???global.info.a_carregar???
Leonor Costa is an Auxiliary Professor at Lusófona University, and an integrated member of the HEI-Lab (Digital Human-environment Research Lab) R&D unit, where she coordinates the new Laboratory “Social, Behavior, Environment and Culture Lab”. She is the PI of the the project “Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings”, funded by Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (Peer reviewed Fazer+ Program; ILIND/F+/EI/03/2020). She collaborated in the implementation of a pedagogical project aimed at students' involvement in research, which was awarded with the distinction of Good Practices of Research in Teaching, by ILIND (2020). Leonor Costa holds a PhD in Psychology from CIS-IUL of ISCTE (2020), with a thesis titled "Navigating social class in childhood: Development of Intergroup relations and Self-Categorization". Completed her degree in Psychology in University of Porto (2006) and her master's degree in Data Mining and Data Analysis at ISCTE (2010). She was an Applied Research Assistant at the Research Center of Public Opinion of the Catholic University of Portugal (2006-2015), where she coordinated and collaborated in numerous research projects (e.g., EpireumaPT; International Social Survey Program; National Epidemiological Study of Psychiatric Morbidity). Her research focuses on intergroup relations and behaviors of social inclusion and exclusion, and how digital environments can be used towards a more inclusive society. Given her strong background in research methodology and data analysis, she is involved in research in other domains working closely with researchers from different fields of research. Leonor Costa has been collaborating in several R&D projects funded by FCT, such as “The social development of Human Values in Childhood and Adolescence” (PTDC/SOC-SOC/30635/2017) and “Animals in Disasters: Liminal Becomings, reframing human-animal relations in natural disasters” (CEECIND/02719/2017), and in Erasmus + Projects such as “ALERRT: Autism on the Line! Educating first Responders on how to Recognise and Treat Individuals with autism”. She also has helped organize Summer Schools for training young researchers ("Verão com Ciência" initiative of the FCT).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Leonor Pereira da Costa

Nomes de citação

  • Leonor Pereira da Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
4D1C-725A-936B
ORCID iD
0000-0003-3326-9957
Google Scholar ID
2b76HpQAAAAJ&hl

Endereços de correio eletrónico

  • leonor.costa@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Campo Grande 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2020/01/09
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Navigating Social Class in Childhood: Development of Intergroup Relations and Self-Categorization" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção
2010 - 2010
Concluído
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
SInASE, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Curso de Análise de Conteúdo Assistida por Computador (Curso médio)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008 - 2010
Concluído
Prospecção e Análise de Dados (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Percepções das causas da pobreza na Europa: Uma aplicação de modelos multinível com classes latentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009 - 2009
Concluído
Curso de Representação gráfica de informação estatística (Curso médio)
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Modelos de Equação Estrutural: Teste de hipóteses de mediação e moderação (Outros)
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
2001 - 2006
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal
2006/10 - 2015/02/28 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/03 - 2013/11 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Investigador (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/02/01 - 2020/02/29 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - 2020/01/09 PhD Student in Psychology ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual ‘Passengers on the BUS: The use of a serious game to enhance treatment's compliance in pediatric chronic conditions’
-
Investigador
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
2020/12/01 - Atual Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings
ILIND/F+/EI/03/2020
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
2015/03 - 2019/02 Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated by age and socioeconomic status.
SFRH/BD/99553/2014
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/03/01 - Atual The social development of Human Values in Childhood and Adolescence
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/02/01 - Atual Animals in Disasters: Liminal Becomings, reframing human-animal relations in natural disasters.
CEECIND/02719/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020 - Atual Erasmus +: ALERRT: Autism on the Line! Educating first Responders on how to Recognise and Treat Individuals with autism.
ALERRT- 2020-1-ES01-KA202-082056
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2008 - Atual ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E CRIAÇÃO DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE ARTE: UM ESTUDO INTERCULTURAL
PTDC/CPE-CED/099280/2008
Desenvolvimento técnico
Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2006 - Atual ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO NACIONAL DE MORBILIDADE PSIQUIÁTRICA : PREVALÊNCIA, FACTORES DE RISCO, CARGA SOCIAL E ECONÓMICA E UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS
PTDC/SAU-ESA/64632/2006
Desenvolvimento técnico
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Concluído
2011 - 2016 EpiReumaPt: Epidemiological study of rheumatic and musculoskeletal diseases in Portugal
-
Desenvolvimento técnico
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Leonor. "Modelos multinível com classes latentes: Uma aplicação às percepções das causas da pobreza na Europa.". 2010.
  2. Costa, Leonor. "Inclusão Social do Ex-Toxicodependente: Efeito do Rótulo na Avaliação, Aceitação e Confiança Interpessoal.". 2006.
Artigo em revista
  1. Ana Filipa Beato; Leonor Pereira da Costa; Rita Nogueira. "“Everything Is Gonna Be Alright with Me”: The Role of Self-Compassion, Affect, and Coping in Negative Emotional Symptoms during Coronavirus Quarantine". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 4 (2021): 2017-2017. https://doi.org/10.3390/ijerph18042017.
    10.3390/ijerph18042017
  2. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. "É cada um para o que nasce?”: Desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza". Psicologia (2020):
    No prelo
  3. Branco, Jaime C.; Rodrigues, Ana M.; Gouveia, Nélia; Eusébio, Mónica; Ramiro, Sofia; Machado, Pedro M.; Da Costa, Leonor Pereira; et al. "Prevalence of rheumatic and musculoskeletal diseases and their impact on health-related quality of life, physical function and mental health in Portugal". (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84987962040&partnerID=8YFLogxK.
    https://doi.org/10.1136/rmdopen-2015-000166
  4. Branco, Jaime C.; Rodrigues, Ana M.; Gouveia, Nélia; Eusébio, Mónica; Ramiro, Sofia; Machado, Pedro M.; Costa, Leonor Pereira da; et al. "Prevalence of rheumatic and musculoskeletal diseases and their impact on health-related quality of life, physical function and mental health in Portugal: results from EpiReumaPt– a national health survey". (2016): http://hdl.handle.net/10451/33622.
    10.1136/rmdopen-2015-000166
  5. Gouveia, Nélia; Rodrigues, Ana M.; Ramiro, Sofia; Machado, Pedro; Da Costa, Leonor Pereira; Mourão, Ana Filipa; Silva, Inês; et al. "EpiReumaPt: how to perform a national population based study - a practical guide". (2015): http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85014460039&partnerID=8YFLogxK.
  6. Costa, Leonor P.; Dias, José G.. "What do Europeans Believe to be the Causes of Poverty? A Multilevel Analysis of Heterogeneity Within and Between Countries". Social Indicators Research 0 (2014): 0-0.
    Publicado • 10.1007/s11205-014-0672-0
  7. Costa, Leonor P.; Dias, José G.. "Perceptions of poverty attributions in Europe: a multilevel mixture model approach". Quality & Quantity 48 3 (2013): 1409-1419.
    Publicado • 10.1007/s11135-013-9843-3
Capítulo de livro
  1. Policarpo, Verónica; Costa, Leonor P.. "Imigração Feminina: contacto e percepções de realidades diversas.". In Os imigrantes e a imigração aos olhos dos Portugueses: manifestações de preconceito e perspectivas sobre a inserção de imigrantes, 135-165. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  2. Correia, Tânia; Costa, Leonor P.. "Caracterização da amostra". In Os imigrantes e a imigração aos olhos dos Portugueses: manifestações de preconceito e perspectivas sobre a inserção de imigrantes, 23-36. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  3. Correira, T.; Costa, L.P.. "Caracterização da amostra". 2012.
  4. Policarpo, V.; Costa, L.P.. "Imigração Feminina: contacto e percepções de realidades diversas.". 2012.
Livro
  1. Ana Valente; António, J.; Correia, T.; Costa, L.P.. Imigrantes desempregados em Portugal e os desafios das políticas ativas de emprego. Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para as Migrações (ACM). 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Costa, Leonor. "Modelos multinível com classes latentes: Um estudo de simulação.". 2010.
  2. Costa, Leonor P.; Dias, José G.. "Modelos multinível com classes latentes: Um estudo de simulação.". 2010.
Tese / Dissertação
  1. Cavadas, Margarida Gonçalves. "Development of ambivalent sexism and gender stereotypes among children and adolescents: effects on behavioral intention to stereotypic task divison". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10071/18648.
  2. Costa, Leonor Pereira da. "Percepções das causas da pobreza na europa: uma aplicação de modelos multinível com classes latentes". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/4409.

Outros

Outra produção
  1. Projecto Piloto “Mecânica I faz a diferença!”: Estratégias de Comunicação no desenvolvimento de um modelo para a gestão de resíduos no IST.. Poster presented at the CCS2020: 2ª Conferência Campus Sustentável, Tomar, Portugal.. 2020. Silvia di Salvatore; Ribeiro, Inês.
  2. EpiReumaPt- the study of rheumatic and musculoskeletal diseases in Portugal. Rheumatic and musculoskeletal diseases (RMD) are prevalent and leading causes of disability and consumption of healthcare and social resources. EpiReumaPt is a national population-based survey developed by the Portuguese Society of Rheumatology that aimed to estimate the prevalence of RMDs and determine their impact on function, quality of life, mental health and use of healthcare resources. This. 2015. Rodrigues, Ana M; Gouveia, Nélia; Da Costa, Leonor Pereira; Eusébio, Mónica; Ramiro, Sofia; Machado, Pedro; Mourão, Ana Filipa; et al. http://hdl.handle.net/10362/21974.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09 Conformity in times of COVID-19: Virtual Adaptation of Asch¿s Classic Psychology Experiment Paper presented at the 25th Annual International Cyberpsychology, Cybertherapy & Social Networking Conference
2021/09 Feed or Unfeed: The role of social networking use in the link between identity development and psychological functioning in emerging adulthood. 25th Annual International Cyberpsychology, Cybertherapy & Social Networking Conference
2021/04 Managing a threatening social identity: implicit and explicit social class self-categorization in childhood. Virtual Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
2020/10 Does coping and affect mediate the relation between self-compassion and stress during COVID-19 epidemic? European Conference on Mental Health
2019 Of love, fear and pity: How to study relationally meaningful stereotype change EASP meeting on ¿The evolution, emergence, development, and maintenance of stereotypes¿
(Alemanha)
2018/11 ¿Diz-me quem são as crianças pobres¿. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta Monteiro)
(Portugal)
2017/09 Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood. 18th European Conference on Developmental Psychology
(Países Baixos)
2017/03 Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
(Estados Unidos)
2017 Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP)
2014 Representações desenhadas e faladas sobre a pobreza na infância
(Portugal)
2010 Modelos multinível com classes latentes: Uma aplicação às percepções das causas da pobreza na Europa. - See more at: http://orcid.org/0000-0003-3326-9957#sthash.YMODUryX.dpuf
(Portugal)
2006 Inclusão Social do Ex-Toxicodependente: Efeito do Rótulo na Avaliação, Aceitação e Confiança Interpessoal. - See more at: http://orcid.org/0000-0003-3326-9957#sthash.YMODUryX.dpuf

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual REDUÇÃO DO PRECONCEITO POR VIA DO CONTACTO INDIRETO EM CONTEXTO VIRTUAL: UMA META-ANÁLISE
Coorientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - Atual Embodiment em aplicações digitais para redução do preconceito: uma meta-análise
Coorientador
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2020 SER PERFEITO OU SER REAL? O PERFECCIONISMO NO DESAJUSTAMENTO EMOCIONAL: O EFEITO MEDIADOR DA PREOCUPAÇÃO
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Coorientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Validação do Programa de Mobilização Social para a Implementação de Microinfluenciadores no âmbito da pandemia por COVID-19’ da Direção Geral de Saúde, Portugal. Projeto financiado e feito em colaboração com a Organização Mundial de Saúde.
2012 - Atual Relatório do Estudo sobre os Utentes das Instituições de Solidariedade Social - Parceria com Banco Alimentar e Entrajuda
2010 - Atual Relatório do Estudo sobre os Utentes das Instituições de Solidariedade Social - Parceria com Banco Alimentar e Entrajuda

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/10 - 2013/11 Métodos de Investigação (Outros) Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/02 - 2012/06 Sondagens e Opinião Pública (Outros) Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Social Sciences (2076-0760) MDPI
2019 - Atual Social Indicators Research (0303-8300) Springer (International)
2017 - Atual Journal of Youth Studies (1367-6261) Taylor & Francis
Distinções

Prémio

2020 Prémio Excelência na Investigação Fazer+
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal
2020 Good Practices in Research in Teaching Award, given to the project "HEI-LAB STUDIO - Experiential Museum of Psychology", in the scope of the Program of support to Science and Innovation, FAZER +
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal
2017 EADP travel fellowship 2017
2016 Best communication PhD meeting CIS-IUL- ISCTE-IUL