Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Leonor Pereira da Costa
Nomes de citação
- Leonor Pereira da Costa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4D1C-725A-936B
- ORCID iD
- 0000-0003-3326-9957
- Google Scholar ID
- 2b76HpQAAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- leonor.costa@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Lusófona, Campo Grande 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
| Português (Idioma materno) | |||||
| Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2022/07/18 - 2022/07/22 Concluído | Análise De Dados com R - Estatística Descritiva e Inferencial (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | |
| 2013 - 2020/01/09 Concluído | Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal "Navigating Social Class in Childhood: Development of Intergroup Relations and Self-Categorization" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovado com Distinção | 
| 2010 - 2010 Concluído | Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros) SInASE, Portugal | |
| 2010 - 2010 Concluído | Curso de Análise de Conteúdo Assistida por Computador (Outros) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
| 2008 - 2010 Concluído | Prospecção e Análise de Dados (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal "Percepções das causas da pobreza na Europa: Uma aplicação de modelos multinível com classes latentes" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 18 | 
| 2009 - 2009 Concluído | Curso de Representação gráfica de informação estatística (Outros) Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal | |
| 2007 - 2007 Concluído | Modelos de Equação Estrutural: Teste de hipóteses de mediação e moderação (Outros) Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal | |
| 2001 - 2006 Concluído | Psicologia (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 16 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/03 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal | 
| 2006/10 - 2015/02/28 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal | 
| 2012/03 - 2013/11 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2009 - 2010 | Investigador (Investigação) | Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2019/03/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
| 2016/02/01 - 2020/02/29 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
| 2018 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2013/09/01 - 2020/01/09 | PhD Candidate | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Passengers on the BUS: The use of a serious game to enhance treatment's compliance in pediatric chronic conditions - Investigador
                                    
                                  | Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento | 
| 2020/12/01 - Atual | Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings ILIND/F+/EI/03/2020 Investigador responsável
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal | Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento Em curso | 
| 2015/03 - 2019/02 | Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated
                                 by age and socioeconomic status. SFRH/BD/99553/2014 Bolseiro de Doutoramento
                                     ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/11/01 - 2025/10/31 | TechMap: Assessment of minimum level of proficiency in digital literacy SUBC 003127 Investigador
                                    
                                  | Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento Em curso | 
| 2023/06/27 - 2024/06/27 | Status Fit: Multi-level Mapping of Children's Vulnerability to Social Class-Based Discrimination Investigador responsável
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal | Fundação 'la Caixa' Em curso | 
| 2022/01/01 - 2024/05/31 | WeARTolerance: Using an arts-based program to reduce mental health-related stigma in young people | Fundação 'la Caixa' Em curso | 
| 2023/04/01 - 2024/03/30 | ALQUI- An intelligent chatbot to explore new literacies in the age of algorithms and AI xxx | Em curso | 
| 2020/01/01 - 2023/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs UIDB/05380/2020 Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2020/01/01 - 2023/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs UIDP/05380/2020 Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Research and Social Intervention UID/PSI/03125/2019 ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 315 - 2011-2012 PEst-OE/EGE/UI0315/2011 ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/03/01 - Atual | The social development of Human Values in Childhood and Adolescence Investigador
                                     Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2020/02/01 - Atual | Animals in Disasters: Liminal Becomings, reframing human-animal relations in natural disasters. CEECIND/02719/2017 Investigador
                                     Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2020 - Atual | Erasmus +: ALERRT: Autism on the Line! Educating first Responders on how to Recognise and Treat Individuals with autism. ALERRT- 2020-1-ES01-KA202-082056 Investigador
                                    
                                  | Erasmus Plus Em curso | 
| 2008 - Atual | ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E CRIAÇÃO DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE ARTE: UM ESTUDO INTERCULTURAL PTDC/CPE-CED/099280/2008 Desenvolvimento técnico
                                     Universidade de Lisboa, Portugal | Concluído | 
| 2006 - Atual | ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO NACIONAL DE MORBILIDADE PSIQUIÁTRICA : PREVALÊNCIA, FACTORES DE RISCO, CARGA SOCIAL E ECONÓMICA E UTILIZAÇÃO
                                 DE SERVIÇOS PTDC/SAU-ESA/64632/2006 Desenvolvimento técnico
                                     Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal | Concluído | 
| 2023/03 - 2033/05 | PlayersAll: Media Agency and Empowerment Universidade do Porto, Portugal Ensino Lusófona, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2011 - 2016 | EpiReumaPt: Epidemiological study of rheumatic and musculoskeletal diseases in Portugal - Desenvolvimento técnico
                                     Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Portugal | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em jornal | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2024/06/05 | Project ‘WeARTolerance’: Exploring the Effects of an Arts-Based Intervention on Youth Mental Health Stigma | World Psychiatric Associations Together Against Stigma Conference World Psychiatric Association (Reiquiavique, Islândia) | 
| 2024/02/08 | Social disadvantaged neighborhoods: violence, collective efficacy, and collective action | Annual Convention of SPSP THE SOCIETY FOR PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGY (Virtual) | 
| 2024/02/08 | A Meta-Analytical Review on Digital Intergroup Contact and Prejudice Reduction | Annual Convention of SPSP THE SOCIETY FOR PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGY | 
| 2023/04/14 | Social disadvantaged neighborhoods: violence, collective efficacy, and collective action | 4th meeting of the SRAE-Iberian Chapter Society for Risk Analysis-Europe Iberian Chapter (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/04/14 | The impact of inequality on mental health: meritocratic beliefs and the internalization of shame | 4th meeting of the SRAE-Iberian Chapter Society for Risk Analysis-Europe Iberian Chapter (Lisboa, Portugal) | 
| 2022/06/21 | The development of social values in childhood and early adolescence: A systematic review | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal) | 
| 2022/06/21 | The role of human values in children and adolescents’ gender inclusion in peer preferences: The moderating role of age and gender | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal) | 
| 2021/09/23 | GBL for Psychological Intervention Related Skills: What Challenges? What Paths? | 15th European Conference on Games Based Learning University of Brighton | 
| 2021/09/09 | Research on Value Development and Values Education in Schools | European Conference on Educational Research European Educational Research Association (EERA) | 
| 2021/09 | Conformity in times of COVID-19: Virtual Adaptation of Asch¿s Classic Psychology Experiment | Paper presented at the 25th Annual International Cyberpsychology, Cybertherapy & Social Networking Conference | 
| 2021/09 | Feed or Unfeed: The role of social networking use in the link between identity development and psychological functioning in emerging adulthood. | 25th Annual International Cyberpsychology, Cybertherapy & Social Networking Conference | 
| 2021/07/16 | Predictors of subjective well-being of parents and children/ adolescents during COVID-19’s first wave in Portugal | 9th Conference of the European Survey Research Association European Survey Research Association | 
| 2021/04 | Managing a threatening social identity: implicit and explicit social class self-categorization in childhood. | Virtual Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development | 
| 2020/10 | Does coping and affect mediate the relation between self-compassion and stress during COVID-19 epidemic? | European Conference on Mental Health | 
| 2019 | Of love, fear and pity: How to study relationally meaningful stereotype change | EASP meeting on ¿The evolution, emergence, development, and maintenance of stereotypes¿  (Alemanha) | 
| 2018/11 | ¿Diz-me quem são as crianças pobres¿. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância | Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta
                                 Monteiro)  (Portugal) | 
| 2017/09 | Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood. | 18th European Conference on Developmental Psychology  (Países Baixos) | 
| 2017/03 | Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood | Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development  (Estados Unidos) | 
| 2017 | Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood | 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP) | 
| 2014 | Representações desenhadas e faladas sobre a pobreza na infância |  (Portugal) | 
| 2010 | Modelos multinível com classes latentes: Uma aplicação às percepções das causas da pobreza na Europa. - See more at: http://orcid.org/0000-0003-3326-9957#sthash.YMODUryX.dpuf |  (Portugal) | 
| 2006 | Inclusão Social do Ex-Toxicodependente: Efeito do Rótulo na Avaliação, Aceitação e Confiança Interpessoal. - See more at: http://orcid.org/0000-0003-3326-9957#sthash.YMODUryX.dpuf | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/09 - Atual | O papel da classe social nas crenças e atitudes face aos imigrantes sul-asiáticos Orientador | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Percepções de Discriminação na Imigração Brasileira Qualificada: Uma Análise do Contexto Laboral Orientador | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2022/09 - Atual | Bairros economicamente desfavorecidos e violência: efeitos sobre a ação coletiva Coorientador | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2022/09 - Atual | Criação de um Instrumento de Avaliação Psicológica para medir a Motivação para ingressar na GNR: Identificação de Dimensões Coorientador | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2020 - 2023/07/04 | Embodiment em aplicações digitais para redução do preconceito: uma meta-análise Orientador | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2020 - 2022/07/13 | REDUÇÃO DO PRECONCEITO POR VIA DO CONTACTO INDIRETO EM CONTEXTO VIRTUAL: UMA META-ANÁLISE Coorientador | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2019 - 2020 | SER PERFEITO OU SER REAL? O PERFECCIONISMO NO DESAJUSTAMENTO EMOCIONAL: O EFEITO MEDIADOR DA PREOCUPAÇÃO Coorientador | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2016 - 2018 | Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental
                                 para a Divisão Estereotípica das Tarefas Coorientador | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Validação do Programa de Mobilização Social para a Implementação de Microinfluenciadores no âmbito da pandemia por COVID-19’ da Direção Geral de Saúde, Portugal. Projeto financiado e feito em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. | |
| 2020 - Atual | Comissão de Ética e Deontologia da Investigação Científica - Universidade Lusófona (Lisboa) | |
| 2012 - Atual | Relatório do Estudo sobre os Utentes das Instituições de Solidariedade Social - Parceria com Banco Alimentar e Entrajuda | |
| 2010 - Atual | Relatório do Estudo sobre os Utentes das Instituições de Solidariedade Social - Parceria com Banco Alimentar e Entrajuda | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2024/02 - Atual | Métodos de Investigação em Psicologia Social e das Organizações II | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | Metodologias de Investigação Quantitativa | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2022/09 - Atual | Dinâmicas Grupais e Intergrupais | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2022/09 - Atual | Research Methods in Cyberspace, Behavior and e-Therapy | Joint Master in Cyberspace Behavior and E-therapy (Erasmus Mundus) (Master) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal Universitat de Barcelona Facultat de Psicologia, Espanha Université Paris Cité, França | 
| 2019/09/01 - Atual | Estatística III | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2019/09 - Atual | Estatística II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2019/03/01 - Atual | Estatística I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2019/09 - 2023/06 | Análise de Dados em Psicologia Social e das Organizações | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Research Methods in Psychology I | MSc Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Master) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2016 - 2020 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations - Seminars | MSc Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Master) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2019/03/01 - 2019/07/01 | Laboratório de Competências Académicas | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Diversity and Intercultural Relations in the School Context | MSc Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Master) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2013/10 - 2013/11 | Métodos de Investigação | (Outros) | Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal | 
| 2012/02 - 2012/06 | Sondagens e Opinião Pública | (Outros) | Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2023/12/01 - 2024/12/31 | THE SOCIETY FOR PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGY | Early Career Member | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | Social Sciences (2076-0760) | MDPI | 
| 2019 - Atual | Social Indicators Research (0303-8300) | Springer (International) | 
| 2017 - Atual | Journal of Youth Studies (1367-6261) | Taylor & Francis | 
Distinções
            Prémio
| 2020 | Prémio Excelência na Investigação Fazer+ Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2020 | Good Practices in Research in Teaching Award, given to the project "HEI-LAB STUDIO - Experiential Museum of Psychology", in
                                 the scope of the Program of support to Science and Innovation, FAZER + Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2017 | EADP travel fellowship 2017 | 
| 2016 | Best communication PhD meeting CIS-IUL- ISCTE-IUL | 
| 2009 | Prémio Melhor Aluna do Mestrado de Prospeção e Análise de Dados (ISCTE-IUL) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
