Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo
Nomes de citação
- Lopo, Teresa Teixeira
- Lopo, Teresa
- Lopo, T. T.
- Lopo, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4C1F-4314-9597
- ORCID iD
- 0000-0001-5483-1975
- Researcher Id
- AAE-7105-2021
- Scopus Author Id
- 57070474600
Endereços de correio eletrónico
- teresa.lopo@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- CeiED - Campo Grande, 376 , 1749 - 02, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/01/22 - 2022/01/22
Concluído
|
Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
|
|
2021/09/07
Concluído
|
Análise de Redes Sociais [Social Network Analysis] (Outros)
Escola Luso-Brasileira de Redes Sociais, Portugal
|
|
2021/07/02
Concluído
|
Ciências da Educação - Educação, Sociedade e Desenvolvimento [PhD in Education Sciences - Education, Society and Development]
(Doutoramento)
Especialização em Educação, Sociedade e Desenvolvimento [Education, Society and Development]. Orientador [Adviser]: Luís Manuel
A. V. Bernardo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Institucionalização das Discussões nas Ciências da Educação no Complexo Parlamentar Português (1976-2009)[The institutionalisation
of discussions around educational sciences in the Portuguese parliamentary complex, 1976-2009]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2019/09/10
Concluído
|
Instrutora certificada de MAXQDA [Certified Professional MAXQDA Trainer] (Outros)
Especialização em Análise de Conteúdo Assistida por Computador [Computer-Assisted Qualitative Data Analysis]
VERBI Software GmbH – MAXQDA, Alemanha
|
|
2019/07/17 - 2019/07/17
Concluído
|
Como realizar análise textual com auxílio do software IRAMUTEQ: noções básicas [Workshop How to perform textual analysis with
the aid of the IRAMUTEQ software: basic notions] (Outros)
CIAIQ 2019 - 8.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Portugal
|
|
2011/12/19
Concluído
|
DEA - Diploma de Estudos Avançados em Ciências da Educação [DEA - Advanced Studies Diploma in Education Sciences] (Curso
de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação, Sociedade e Desenvolvimento [Education, Society and Development]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
|
2010/12/15
Concluído
|
Ciências da Educação - Análise e Intervenção em Educação [Master in Education Sciences - Analysis and Intervention in Education]
(Mestrado)
Especialização em Análise e Intervenção em Educação [Analysis and Intervention in Education]. Orientador [Adviser]: Luís Manuel
A. V. Bernardo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Consenso no Discurso Pedagógico Oficial em Governos Monopartidários e de Coligação [Consensus in the educational discourses
of single-party and coalition governments]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2019/01 - 2022/03 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2015/12 - 2016/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal | ||
2014/05 - 2015/04 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal | ||
2012/01 - 2013/09 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02/17 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal | ||
2016 - 2017 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2011 - 2013 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07 - Atual | Membro Eleito do Conselho Científico da FCSEA - Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração [Elected Member of the Scientific Council of FCSEA] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/06 - Atual | Membro Eleito do Conselho Científico da Universidade Lusófona [Elected Member of the Scientific Council of the Lusófona University] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/03 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal | ||
2019/10 - Atual | Membro Eleito da Comissão Diretiva do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento [Elected member of the Steering Committee of CeiED] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04 - 2022/04 | Estadia de Investigação/Missão de Staff Mobility for Training [Research Stay/Staff Mobility for Training Mission] | Erasmus Plus, Bélgica |
Université de Lille Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille, França |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2022 | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) [A Success Story? Portugal and the PISA (2000-2015)]
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - 2016 | Projeto estratégico, grupo de investigação Poder, Administração e Políticas Públicas [Strategic project, research group Power,
Public Administration and Public Policies]
UID/CPO/00713/2013
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2015 | Curriculum monitor: Para uma sociologia do conhecimento educacional e das políticas educativas [Curriculum Monitor: Towards
a Sociology of Educational Knowledge and of Educational Policies]
PEst-OE/SADG/UI4067/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2013 | Projeto estratégico; grupo de investigação Currículo e Formação de Professores [Strategic project; research group Curriculum
and Teacher Education]
PEst-OE/CED/UI4107/2011/2012
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2012 | Reformulação dos cursos de ciências da educação (1.º ciclo e 2.º ciclo), ministrados no Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa [Redesign of the Courses of Education Sciences (1st Cycle and 2nd Cycle), Taught at the Institute of Education of
the University of Lisbon]
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [And after the pandemic?
Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal]
ILIND/F+/EI/03/2022
Investigador responsável
Universidade Lusófona Centros de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez, Portugal |
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
|
2020 - 2021 | Avaliação pedagógica, resultados escolares e literacia de leitura [Student Assessment, Educational Outcomes and Reading Literacy]
Concurso para Financiamento de Projetos Exploratórios 2020 [Seed Projects Funding 2020]
Investigador
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Concluído
|
2017 - 2021 | IGAP - Innovation, Management, Administration and Public Policy
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2018 | O percurso da Escola Superior de Dança, no contexto do ensino superior, através do mapeamento de objetos escolares [The Pathway
of the Lisbon School of Dance, in the Context of Higher Education, through the Mapping of School Objects]
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2014 - 2014 | Curriculum monitor: Currículo, conhecimento e resultados escolares no ensino superior [Curriculum Monitor: Curriculum, Knowledge
and School Outcomes in Higher Education]
Projetos Semente CESNOVA 2014 [CESNOVA Seed Projects 2014]
Investigador
Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Conto de ficção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09/16 | A educação para a cidadania global nas revistas científicas portuguesas (2012-2021) [Education for global citizenship in Portuguese scientific journals (2012-2021)] | XVI Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas
ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/09/16 | O PISA: Discursos e práticas dos diretores, coordenadores e alunos de escolas portuguesas [PISA: Discourses and practices of the principals, coordinators and students of Portuguese schools] | XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa
CES - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (Coimbra/online, Portugal)
|
2021/09/02 | The role of Portuguese think tanks in shaping education policy |
EERA - European Educational Research Association (Genebra/online, Suiça)
|
2021/07/01 | Deliberation on educational policies in the Portuguese parliament: the enhanced role of subcommittees and working groups | 6th Conference of the ECPR Standing Group on Parliaments
ECPR - European Consortium for Political Research (Colchester/online, Reino Unido)
|
2021/05/26 | The Portuguese participation in the international PISA survey: Discourses and practices of principals, coordinators and students | International Conference Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward (SESE Conference)
Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão/online, Itália)
|
2021/03/29 | A favor e contra: Uma genealogia da decisão política sobre a entrada de Portugal no PISA (1995-2001) [For and against: A genealogy of the political decision on Portugal´s entry into PISA (1995-2001] | XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente
APS - Associação Portuguesa de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de
Lisboa , ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa/online, Portugal)
|
2021/02/27 | PISA as big science | IV ISA Forum of Sociology, Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality
ISA - International Sociological Association (Porto Alegre/online, Brasil)
|
2020/09/10 | Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação [Portuguese thinks tanks and their influence on the political decision in education] | XV Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação
Porto. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/ (Porto/online, Portugal)
|
2019/07/19 | Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português [Sociodiscursiveinteractionism and possibilities of analysis of the official pedagogic discourse: The case of the 2nd Portuguese constitutional government] | VIII CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
ESEL - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/13 | O movimento da evidence-based education policy e as políticas curriculares em Portugal [The evidence-based education policy movement and the curricular policies in Portugal] | II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/05/31 | Os estudos de avaliação comparada sobre a educação cívica e a sua influência na decisão sobre políticas educativas [The comparative assessment studies on civic education and their influence in decision-making on educational policies] | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/23 | Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança [School objects, contexts of use and teaching of dance practices: The ESDmap project of the Lisbon School of Dance] | 6.º EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design
IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2016/01/25 | Os relatórios internacionais, a investigação nacional e o novo regime jurídico da formação inicial de professores [International reports, national research and the new legal regime for the initial teacher education] | Conferência internacional SPCE- SEC A Educação comparada para além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processos
transnacionais
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, SEC - Secção de Educação Comparada (Lisboa, Portugal)
|
2015/04/29 | Formação inicial de professores do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico: Tendências de organização curricular [Initial teacher education for the 1st cycle and 2nd cycle of basic education: Trends in curriculum organisation] | Seminário Formação Inicial de Professores
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2015/02/03 | Quo vadis, formação inicial de professores? [Quo vadis, initial teacher education?] | I Congresso da AILPcsh - Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
FCSH - UNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/12/13 | Ler, escrever e contar nos quatro bairros de Lisboa: A experiência descentralizadora de 1913-1918 [Read, write and count in the four districts of Lisbon: The decentralised experience of 1913-1918] | Encontro Internacional Os Municípios na Modernização Educacional e Cultural
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/06/20 | A institucionalização das discussões nas ciências da educação no complexo parlamentar português (1976-2009) [The institutionalisation of discussions around educational sciences in the portuguese parliamentary complex (1976-2009)] | Fórum Investigação em Educação
FCSH - UNL Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/18 | Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? | European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2013/05/11 | A lei de instrução do povo de Alexandre Herculano [The public instruction Law for the people of Alexandre Herculano] | Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2012/11/26 | A esfera especializada das ciências da educação (1976-1987): Atores, arenas discursivas e contributos [The specialised sphere of educational sciences (1976-1987): Actors, discursive arenas and contributions] | Nova Graduate Conference in Social Sciences and Humanities
FCSH - UNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/23 | A interculturalidade nos planos de estudo dos cursos de Psicologia [Interculturality in the study plans of Psychology courses] | XII Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2012/03/03 | Todos diferentes, todos iguais? O consenso no discurso pedagógico oficial em governos monopartidários e de coligação [All different, all equal? Consensus in the official pedagogic discourses of single-party and coalition governments] | VI Congresso da APCP - Associação Portuguesa de Ciência Política
APCP - Associação Portuguesa de Ciência Política, ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Portugal)
|
2011/07/01 | O valor do saber nos discursos dos governos sobre a educação [The value of knowledge in the governments' discourses on education] | XI Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, IPG - Instituto Politécnico da Guarda. (Guarda, Portugal)
|
2011/06/08 | Entre o tudo ou nada: Valores da educação nos discursos pedagógicos dos governos portugueses [Between all or nothing: Values of education in the pedagogic discourses of portuguese governments] | INTE - International Conference New Horizons in Education
IPG - Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2011/04/19 | The student-teacher relationship: Teen voices | International Congress People Make Places - Ways of Feeling the World
SIEF - International Society of Ethnology and Folklore, FCSH - UNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/24 - 2022/11/24 | Colóquio Sistema educativo e cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas. Evento integrado
na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia 2022 [Colloquium Education System and the Fulfillment of April: Contributions
to Mitigate Socioeducational Inequalities. Event included in the activities of the National Week of Science and Technology
2022]. (2022/11/24 - 2022/11/24)
Outro (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Colégio Doutoral Ciência Cidadã - CeiED, Portugal |
2022/10/27 - 2022/10/27 | Colóquio Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C, Porto) [Colloquium Experiences
of Popular Education: The Education and Culture Study Center (C.E.E.E.C., Porto)]. (2022/10/27 - 2022/10/27)
Outro (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, Portugal |
2022/09/23 - 2022/09/23 | I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate
[1st National Conference on Initial Training of Childhood Educators and Teachers: Realities and Perspectives under Debate] (2022/09/23 - 2022/09/23)
Conferência (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal Universidade Lusófona Instituto de Educação, Portugal |
2022/02/16 - 2022/02/16 | Conferência Internacional Uma história de Sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018) [International Conference A Success Story?
Portugal and the PISA (2000-2018)] (2022/02/16 - 2022/02/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/04/19 - 2021/06/28 | Ciclo de Webinars 2021 Uma história de Sucesso? PISA, Avaliação em Larga Escala e Mudança Educativa [Cycle of Webinars 2021
A Success Story? PISA, Large-Scale Assessments and Educational Change] (2021/04/19 - 2021/06/28)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2019/12/06 - 2019/12/06 | Sessão Pública. Análise dos Resultados do PISA [Public Session. Analysis of PISA Results] (2019/12/06 - 2019/12/06)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Colóquio. O Projeto MapESD - O Percurso da Escola Superior de Dança, no contexto do Ensino Superior, através do Mapeamento
de Objetos Escolares [Colloquium. The MapESD Project] (2018/12/14)
Outro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Cocuradoria. Exposição. Objetos Escolares do Projeto MapESD [Cocurator. Exhibition. School Objects from the MapESD Project] (2018/12/14 - 2018/12/14)
Exposição (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/17 - 2022/11/17 | Aula Aberta [Open Class]. A mudança dos sistemas de educação e os discursos PISA [The Change of Education Systems and the
PISA Discourses]
Outro
|
Seminário de Especialização do Mestrado de Intervenção Social Escolar [Specialization Seminar of the Master Degree in Social
Intervention in Schools]
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/16 - 2022/09/16 | Moderadora [Chair]. Session D4 Linha Temática Educação, cidadania e participação [Session D4 Thematic Line Education, citizenship
and participation]
Congresso
|
XVI Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/07/14 - 2022/07/14 | Moderadora [Chair]. Painel Profissão docente [Panel Teaching profession]
Encontro
|
12.º Encontro de Investigadores do CeiED - A universidade na interface de ciências e políticas
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2022/04/08 - 2022/04/08 | Oradora convidada [Invited speaker]. PISA et "PISA pour le développement": deux programmes, un même discours? [PISA and "PISA
for Development": Two Programmes, One Discourse?]
Seminário
|
Université de Lille - Campus Pont-de-Bois, França
|
2022/02/16 - 2022/02/16 | Moderadora [Chair]. Painel Os futuros possíveis do PISA e de uma governação assente numa avaliação internacional em larga-escala
(ILSA). [Panel The Possible Futures of PISA and Governance Based on International Large-Scale Assessments (ILSA), with João
Costa, NOVA FCSH, Assistant Secretary of State and of Education (XXI and XXII Governments), Camilla Addey, Universitat Autònoma
de Barcelona, Daniel Bart and Bertrand Daunay, Université de Lille].
Conferência
|
Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018) [A success story? Portugal and the PISA (2000-2018)]
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2021/10/29 - 2021/10/29 | Seminar on Democracy: Past, Present, and Future - Democracy without a Majority?
Seminário
|
Harvard University Minda de Gunzburg Center for European Studies, Estados Unidos
|
2021/10/28 - 2021/10/28 | Contentious Interactions: Frontiers in Protest Research. Keynote by Theda Skocpol - Saving America Once Again: Comparing the
Anti-Trump Resistance to the Tea Party.
Conferência
|
Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung gGmbH, Alemanha
|
2021/09/02 - 2021/09/02 | Oradora convidada [Invited speaker]. Invited Symposium What contribution can PISA 2025 make to improving Science education?
with Jonathan Osborne (Graduate School of Education, Stanford University), Louise Archer (University College London) and Knut
Neuman (IPN, Kiel).
Conferência
|
ESERA Conference 2021 Fostering scientific citizenship in an uncertain world
Universidade do Minho, Portugal
European Science Education Research Association, Chipre |
2021/05/21 - 2021/05/21 | Arnaud Esquerre: Langage et censure [Language and Censorship].
Seminário
|
EHESS Spring Talks
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
|
2021/05/05 - 2021/05/05 | Thomas Piketty: Inequality Regimes. A Global History.
Seminário
|
EHESS Spring Talks
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
|
2021/04/19 - 2021/04/19 | Oradora convidada [Keynote speaker]. Participação no PISA e decisão política: O caso de Portugal [Participation in PISA and
Political Decision: The Case of Portugal].
Seminário
|
Ciclo de Webinars 2021 Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa [Cycle of Webinars 2021
A success story? PISA, large-scale assessment and educational change]
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2021/03/23 - 2021/03/23 | Webinar Sedimentation and/or re- politicization of a highly marketized education system.
Seminário
|
EERA Network 23 Policy Studies and Politics of Education
EERA - European Educational Research Association, Alemanha
|
2021/02/09 - 2021/02/09 | Webinar Thinking about higher education with Hannah Arendt
Seminário
|
Roskilde Universitet, Dinamarca
|
2021/02/02 - 2021/02/02 | 2nd House Lecture: How low can you go? Declining standards of democracy in Central and Eastern Europe
Seminário
|
The House Lectures
European Consortium for Political Research, Reino Unido
|
2020/12/15 - 2020/12/15 | Oradora convidada [Keynote speaker] Avaliações internacionais de larga escala: Portugal à procura de uma pertença global [International
large-scale assessments: Portugal in search of a global belonging]
Seminário
|
I Webinar SPCE - SEC
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/07/23 - 2020/07/23 | Moderadora de sessão paralela [Session chair]
Encontro
|
10.º Encontro de Investigadores do CeiED A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2019/06/01 - 2019/06/01 | Moderadora de sessão paralela [Session chair]
Congresso
|
I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/05/17 - 2018/05/17 | Oradora [Speaker]. Panel Show me how it was: Dance practices and memory. The digital collection of school objects from the
Lisbon School of Dance/Escola Superior de Dança with Vanda Nascimento (Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de
Lisboa), João Fernandes (Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa) and Ofélia Cardoso (Escola Superior de
Dança, Instituto Politécnico de Lisboa)
Congresso
|
International Multidisciplinary Congress - Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Universidade de Évora - Grupo CEHFCi – pólo do Instituto de História Contemporânea , Portugal |
2015/04/29 - 2015/04/29 | Oradora convidada. Apresentação do estudo Formação inicial de professores: Instituições, classificações dos docentes e tendências
de organização curricular [Keynote speaker. Presentation of the Study Initial Teacher Education: Institutions, Scores of
the Teachers and Trends in Curriculum Organisation].
Seminário
|
Formação Inicial de Professores
Universidade do Algarve, Portugal
Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2015/02/03 - 2015/02/03 | Oradora. Mesa redonda Currículo, conhecimento e ensino superior: Entre o nacional e o transnacional [Speaker. Round table
Curriculum, Knowledge and Higher Education: Between the National and the Transnational, with David Justino, FCSH-NOVA, Apolinário
Magno, Faculdade de Educação da Universidade Nacional Timor Lorosae, and Sílvia de Almeida, FCSH-NOVA]
Congresso
|
I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013/02/22 - 2013/02/22 | Colóquio O projeto educativo das escolas militares: um olhar entre o passado e o presente [Colloquium The Educational Project
of Military Schools: A Look between the Past and the Present]
Outro
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2011/06/08 - 2011/06/10 | Moderadora de sessão paralela [Session chair]
Conferência
|
International Conference New Horizons in Education - INTE 2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Sakarya Üniversitesi, Turquia |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/07/14 - 2022/07/15 | 12.º Encontro de Investigadores do CeiED - A universidade na interface de ciências e políticas [12th Meeting of CeiED's Researchers - The university at the interface of sciences and policies] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/12/13 - 2021/12/15 | Conferência Internacional Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade [Paulo Freire International Congress: A Centenary of Actuality] | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal & Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/08/17 - Atual | Avaliadora externa Erasmus+ Educação e Formação [Erasmus+ Expert on Quality Assessment]
Avaliador
|
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação , Portugal | Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação |
2016/12/12 - 2017/03/03 | Perita-avaliadora externa. Colaboração na avaliação externa de escolas artísticas da área territorial de inspeção do Sul (Escola
Artística de Dança do Conservatório Nacional) [External expert. Collaboration in the external evaluation of EDCN - National
Conservatory Dance School]
Avaliador
|
IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência, Portugal | IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência |
2016/12/12 - 2017/03/03 | Perita-avaliadora externa. Colaboração na avaliação externa de escolas artísticas da área territorial de inspeção do Sul (Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional) [External expert. Collaboration in the external evaluation of EMCN- National
Conservatory Music School]
Avaliador
|
IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência, Portugal | IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009 - 2009 | Ex-Post Evaluation of the EQUAL Community Initiative. Perita sénior do painel de informação e responsável pelos trabalhos de avaliação em Portugal [Senior expert of the information panel and responsible for the evaluation work in Portugal] | Metis GmBH, Áustria Kantor Management Consultants, Grécia European Commission DG for Employment, Social Affairs & Inclusion, Bélgica |
2007 - 2007 | Relatório do novo modelo de formação da AMDE. Relatório final. Coordenadora executiva [Report on the new training model of AMDE. Final report. Executive coordinator] | AMDE - Associação de Municípios do Distrito de Évora, Portugal |
2006 - 2006 | Actualização do estudo de avaliação intercalar do Programa de Iniciativa Comunitária de Desenvolvimento Rural (LEADER+ ) . [Update of the Mid-Term Evaluation of the Portuguese LEADER+ ]. http://www.rederural.gov.pt/images/Avalia%C3%A7%C3%A3o_intercalar_LEADER_.pdf | IDRHa - Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, Portugal |
2005 - 2005 | Estudo de avaliação do impacto da formação. Coordenadora executiva [Training impact assessment. Executive Coordinator] | Câmara Municipal de Lagos, Portugal |
2005 - 2005 | Estudo de avaliação da rede de centros de formação profissional do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional. Relatório final. [Evaluation of the Portuguese Network of Vocational Training Centres of the IEFP - Portuguese public Institute for Employment and Vocational Training. Final report] | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
2005 - 2005 | Estudo de avaliação da rede de centros de formação profissional do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional. Relatório preliminar [Evaluation of the Portuguese Network of Vocational Training Centres of the IEFP - Portuguese public Institute for Employment and Vocational Training. Preliminary report] | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
2004 - 2005 | Consolidação e especialização da rede de centros de recursos em conhecimento. Relatório intercalar de resultados de caracterização e diagnóstico da rede de centros de recursos em conhecimento [Consolidation and Specialisation of the Network of Knowledge Resource Centers. Mid-term report] | IQF - Instituto para a Qualidade na Formação , Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/02/22 - Atual | Sociologia da Educação [Sociology of Education] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/02/22 - Atual | Introdução às Ciências da Educação [Introduction to Education Sciences] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/09/21 - Atual | Conceção e Monitorização de Projetos [Project Design and Monitoring] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/09/20 - Atual | Sociologia da Educação [Sociology of Education] | Sociologia [Sociology] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/09/20 - Atual | Teoria e Prática do Currículo [Curriculum Theory and Practice] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/02/17 - Atual | Educação e Formação de Adultos [Adult Education and Training] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/07/18 - 2022/07/18 | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução [Content analysis using MAXQDA: Introduction] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/05/23 - 2022/05/23 | Seminário Políticas públicas numa perspetiva comparada: O discurso da OCDE sobre o PISA para o Desenvolvimento (PISA-D) [Public Policies in a Comparative Perspective: The OECD's Discourse on PISA for Development (PISA-D)] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/02/28 - 2022/02/28 | Seminário Escola e democracia. Os contributos da educação política [Seminar School and Democracy. The Contributions of Political Education] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/01/17 - 2022/01/22 | Seminário A distribuição da oportunidade educacional, reprodução, seleção e o efeito escola [Seminar The Distribution of Educational Opportunity, Reproduction, Selection and the School Effect] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/02/18 - 2021/03/24 | Desenvolvimento e Contextos Socioeducativos [Development & Socioeducational Contexts] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2020/09/22 - 2020/09/24 | Bibliografia e fontes de pesquisa [Bibliography and research sources] | (Outros) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2020/01/28 - 2020/01/28 | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução [Content analysis using MAXQDA: Introduction] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2019/09/03 - 2019/09/03 | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução [Content analysis using MAXQDA: Introduction] | Formação interna [Internal training] (Outros) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2011 - 2017 | História da Educação Contemporânea [History of Contemporary Education] | Ensino de Dança (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | APS - Associação Portuguesa de Sociologia [Portuguese Sociological Association] | Membro [Member] |
2019 - Atual | DiscourseNet - International Association for Discourse Studies | Membro [Member] |
2015 - Atual | AILPcsh - Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa [International Association for Social Sciences and Humanities in the Portuguese Language] | Membro [Member] |
2012 - Atual | ECPR - European Consortium for Political Research | Membro [Member] |
2011 - Atual | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] | Membro [Member] |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/04 - Atual | Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (1068-2341) | Arizona State University |
2020/11 - Atual | International Journal of Qualitative Methods (1609-4069) | SAGE Publications |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09/12 - 2022/09/12 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units] | Desirée Nobre Salasar |
2022/09/12 - 2022/09/12 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units] | Henrique Godoy Alves de Souza |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units] | Heloise Pires |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units]. | Josinaldo Araújo |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units]. | Rafael Pequito |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units]. | Roberta Gonçalves |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio Excelência na Investigação (3.º lugar). Programa FAZER+: Apoio à Ciência e Inovação [Excellence in Research Award
(3rd place). FAZER+ Programme: Support to Science and and Innovation]
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
2012 | Prémio Mérito e Excelência Melhores Mestres | Melhor Mestre em Ciências da Educação 2010/2011 [Merit and Excellence Award
| Best Master's Student in Education Sciences 2010/2011]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|