???global.info.a_carregar???
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, CNPq, Brasil. Bacharel em Relações Públicas (2002). Tecnólogo em Gestão de Turismo (2021). Mestre e Doutor em Desenvolvimento Regional UNISC (2014), com doutorado sanduíche no Exterior - PDSE (CAPES nº18017126) na Universidade da Beira Interior - UBI, Portugal (2013). Pós-doutor no CIC.DIGITAL Porto - Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas, Universidade do Porto, Portugal (2018). Pesquisador Ministério da Cultura/CNPq, Economia Criativa no Brasil (2013-2015). Atuou como primeiro coordenador na implementação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa, Unipampa (2017). Pesquisador CNPq Edital Chamada Universal Comunicação Pública e Indicadores Culturais (2016-2020). Pesquisador FAPERGS (2019-2021), Comunicação Pública e Big Data para a Indústria Criativa. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e do Curso de Relações Públicas, Unipampa. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural - UFSM. Membro do Comitê de Assessoramento (Humanas e Socias) da FAPERGS (2022-2024). Avaliador ad-hoc para agências de fomento (CNPq, Fapesq). Investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Universidade do Porto, Portugal. Investigador do Grupo de Pesquisa "Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais"(UNIPAMPA/CNPq). Investigador do Grupo de Pesquisa TuPaC - Turismo e Patrimônio Cultural (UFSM/CNPq). Investigador do Observatório Regional do Sul e Sudeste do Pará - Orssepa (UNIFESSPA/CNPq).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tiago Costa Martins

Nomes de citação

  • Martins, Tiago Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
4C1C-D4A5-7C25
ORCID iD
0000-0003-0927-7148
Formação
Grau Classificação
1998/03/05 - 2002/05/16
Concluído
Relações Públicas (Bachelor)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/06 - 2020/05 Indicadores culturais municipais: uma proposta de articulação entre comunicação pública, política e economia da cultura
CNPq_90daa1c540
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013/01 - 2013/07 A dinâmica da produção cultural: as atribuições das instituições culturais na região das Missões, RS
18017126
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Projeto

Designação Financiadores
2020/11 - Atual Comunicação Pública e Big Data na criação de um sistema de análise da Indústria Criativa no Rio Grande do Sul
19/2551-0002025-2
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
2013/12 - 2015/12 A alocação de recursos públicos e a possibilidade de configuração de um arranjo produtivo da cultura regional: a "Rota Missões" no Rio Grande do Sul
408177/2013-6
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Tiago Costa Martins; Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto; Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva. "Políticas culturais, indicadores e Comunicação Pública". Redes (2022): https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15769.
    10.17058/redes.v26i0.15769
  2. Tiago Costa Martins; Ângela Cristina Trevisan Felippi. "A performance institucional na produção da cultura regional". COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional (2022): https://doi.org/10.26767/1997.
    10.26767/1997
  3. Tiago Costa Martins; Diuliane Valéria Prado dos Santos; Tais Righi Dos Santos. "Projeto experimental em Relações Públicas e a Design Science Research". Cadernos de Comunicação 26 1 (2022): https://doi.org/10.5902/2316882X66524.
    10.5902/2316882X66524
  4. Diuliane Valéria Prado dos Santos; Tiago Costa Martins; Maria Eduarda Fagundes dos Santos. "A inovação em processo: a implementação da lean inception como metodologia de trabalho em relações públicas". Cambiassu: Estudos em Comunicação (2021): https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.32.
    10.18764/2176-5111v16n28.2021.32
  5. Marcela Guimarães; Tiago Costa Martins. "Editorial V.14 N.33". Modapalavra e-periódico 14 33 (2021): https://doi.org/10.5965/1982615x14332021009.
    10.5965/1982615x14332021009
  6. Marcela Guimarães; Tiago Costa Martins. "Editorial V.14 N.33". Modapalavra e-periódico 14 33 (2021): https://doi.org/10.5965/1982615x14332021004.
    10.5965/1982615x14332021004
  7. Tiago-Costa Martins; Victor da Silva Oliveira; Mônica Elisa Dias Pons. "O mercado de trabalho em Relações Públicas: estudo sobre o cenário da atividade trabalhista formal no Brasil (2013-2018)/The job Market in Public Relations: study on the scenario of formal labor activity in Brazil (2013-2018)". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2021): https://doi.org/10.5783/RIRP-21-2021-08-145-166.
    10.5783/RIRP-21-2021-08-145-166
  8. Tiago Costa Martins; Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto; Faculdade de Letras; Martins, Tiago Costa; Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo. "História, escolas e movimentos dos indicadores culturais". Políticas Culturais em Revista (2019): https://doi.org/10.9771/pcr.v12i1.28323.
    10.9771/pcr.v12i1.28323
  9. Tiago Costa Martins. "O “lugar” das Relações Públicas na Indústria Criativa". Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática 18 36 (2019): https://doi.org/10.5902/2175497732684.
    10.5902/2175497732684
  10. Martins, Tiago Costa; Oliveira, Victor da Silva; Grziwinski, Darlan Santos. "A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATIVIDADE TRABALHISTA FORMAL NO BRASIL". (2019): http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4840.
  11. Costa Martins, Tiago; Silva, Marcela Guimarães. "De las teorías a los conceptos: la articulación entre relaciones públicas y producción cultural". (2018): http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5153.
  12. Martins, Tiago Costa; Antunes, Renata Fonseca. "O Design Thinking como empatia, experimentação e colaboração na comunicação". (2018): http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5493.
  13. Martins, Tiago. "Dom Quixote e o gaúcho campeiro: uma leitura fenomenológica na mediação da realidade". ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática (2016):
    10.5902/2175497723001
  14. Oliveira, Victor da Silva; Martins, Tiago Costa. "Repercussões territoriais dos investimentos em cultura na Região “Rota Missões” do Rio Grande do Sul.". (2016): http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/933.
  15. Silva, Marcela Guimarães; Martins, Tiago Costa. "POLÍTICA CULTURAL E O ESTADO: A dinâmica institucional na produção da cultura regional". (2014): https://rlec.pt/article/view/1769.
    10.21814/rlec.68
  16. e Silva, M.G.; Martins, T.C.. "Social participation and development: Regional councils in Chile and Rio Grande do Sul,Participação social e desenvolvimento: Conselhos regionais no Chile e no Rio Grande do Sul". Revista Brasileira de Gestao e Desenvolvimento Regional 9 3 (2013): 130-153. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886784126&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Martins, Tiago Costa; Gonçalves, Gisela Marques Pereira. "Articulações conceituais entre Max Weber e a teoria da excelência nas relações públicas". Edunisc: Santa Cruz, Brasil., 2015.
Livro
  1. Tiago Costa Martins; Claiton Marques Correa; Fernando Luis Oliveira; Ícaro Lins Iglesias. Comunicação & Sistemas de Informação. Vol 02. Brasil: Conceito. 2021.
    10.29327/546769
  2. Tiago Costa Martins; Victor da Silva Oliveira; Ana Thereza Nogueira Soares; Márcio Carneiro dos Santos; Andréia dos Santos Sachete; Priscylla Jordania Pereira de Mesquita; Fábio Diniz Rossi; et al. Comunicação & Sistemas de Informação. Vol 01. Brasil: Conceito. 2021.
    10.29327/539846
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Elisandro Abreu. "Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina". Mestrado, 2019. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4012.
  2. Antunes, Renata Fonseca. "Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens". Mestrado, 2019. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970.
  3. Fernandes, Fabio Frá. "Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul". Mestrado, 2019. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900.
  4. Goldschmidt , Margarida Cristina; Goldschmidt, Margarida Cristina. "Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa". Mestrado, 2018. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3727.
  5. Fontana, Jerson Vicente. "As políticas públicas para a cultura nos municípios de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul: uma análise a partir da percepção dos artistas e dos gestores municipais". Mestrado, 2017. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1672.