Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nuno Dorotea
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Dorotea, Nuno
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4C18-782E-E34D
- ORCID iD
- 0000-0003-2539-060X
- Researcher Id
- N-7080-2013
Endereços de correio eletrónico
- nmdorotea@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 217943691 Ext.: 13691 (Profissional)
Moradas
- Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade., 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/nuno-dorotea (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/07/23
Concluído
|
Educação: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"TRAIL: Transforming Assessment into Learning conceptualização de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção por unanimidade |
2016
Concluído
|
Administração Educacional (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Mestrado em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
|
2013/12/10
Concluído
|
Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos: nota positiva? " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2001
Concluído
|
Profissionalização em Serviço (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
|
1995 - 1997
Concluído
|
Informática (Licenciatura)
Instituto Politécnico Autónomo de Lisboa, Portugal
|
|
1992 - 1995
Concluído
|
Informática de Gestão (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2013 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2015 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/09/01 - 2013 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas de Alves Redol, Portugal |
1995/09/01 - 1999/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 de Sobral de Monte Agraço, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - Atual | Formador: formação contínua de professores | CFAE, Portugal |
2013/09/01 - 2023/08/31 | Professor em mobilidade estatutária | Universidade de Lisboa Instituto de Educação - Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, Portugal |
Direção-Geral da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Em curso
|
2018 - Atual | Makerspace na escola - um projeto para a educação no Séc. XXI
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Ciência Viva
Em curso
|
2013 - Atual | C2Ti - Centro de Competência em Tecnologias e Inovação
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Em curso
|
2023/01/01 - 2026/03/01 | ICSE Science Factory
Project: 101093387
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Horizon 2020
Em curso
|
2023 - 2025 | Avaliação Digital da Aprendizagem
IE
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Em curso
|
2022/12/05 - 2024/12/04 | DIGI ESSA 4 SCHOOL (Erasmus+ KA220)
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2021/02/28 - 2024/02/27 | LOOP - Empowering Teachers
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus |
2021/03/01 - 2024/02/01 | 3C4Life: Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/09/01 - 2023/08/31 | ICTeam - InClusion Team
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2022/01/01 - 2023/07/31 | ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Investigador
Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/03/01 - 2023/07/31 | Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD)
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Direção-Geral da Educação, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Em curso
|
2022/02/01 - 2023/02/01 | NBS4School - Empowering students to act for climate through Nature Based Solutions
KA220-SCH-DB61A4CB
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Desativado
|
2021/01/18 - 2023/01/17 | Era uma vez um peixe chamado bacalhau: para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
PT-INNOVATION-0036
Investigador
|
EEA Grants
Concluído
|
2016 - 2022 | Apps for Good - membro da equipa de monitorização e avaliação externa do projeto. Análise do impacto do mesmo junto dos alunos
e professores.
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/09/01 - 2019/08/31 | Projeto Piloto Competência Digital para Educadores
PPCD
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Ministério da Educação |
2016 - 2019/04/30 | Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores - Technology Enhanced Learning at Future Teacher
Education Lab
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2014/12 | Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
RBE
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2013 - 2014/08/31 | Apoio à Escola Ciência Viva
ECV
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Agência Ciência Viva
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/13 | THE FUTURE OF SCHOOL: A NEW VISION TO CREATE PEDAGOGICAL VALUE IN THE SCHOOL ASSESSMENT FOR THE FUTURE OF LEARNING IN SCHOOLS | 1st International Conference on Education and Training - Thinking education in transition times
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisbon, Portugal)
|
2023/02/10 | Dimensão Inclusiva do Plano de Transição Digital na Educação | Jornada de Investigação – SOCIEDADES INCLUSIVAS E SUSTENTÁVEIS
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisbon, Portugal)
|
2020/04/14 | DigCompEdu e DigCompOrg: Check-in e SELFIE - instrumentos de autorreflexão para Educadores e Organizações Educativas | Seminário de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2020/04 | Ensino não presencial: Dicas para organizar o trabalho com os alunos |
CCTIC IPS Setúbal (Portugal)
|
2020/03/03 | Apresentação do Projeto E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital para Diretores de Escolas da CIM Viseu Dão Lafões |
CIM Viseu Dão Lafões (Viseu, Portugal)
|
2020/01/15 | Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes |
ETI (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Apresentação do Projeto Piloto E2D (Ecossistema de Desenvolvimento Digital) aos AE TEIP Norte. | E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Apresentação do Projeto Piloto E2D (Ecossistema de Desenvolvimento Digital) aos AE TEIP Alentejo e Algarve. | E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Workshop ferramenta SELFIE (E2D) para AE TEIP Norte. | E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Workshop ferramenta SELFIE (E2D) para AE TEIP Alentejo e Algarve. | E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/29 | Avaliação Formativa no Digital: mudar a avaliação para mudar a Escola |
AE de Alcaíns (Alcaíns, Portugal)
|
2019/10/04 | Formative assessment for students’ success | eTwinning - Professional Development Workshop: Empowering Students with eTwinning
EUN | Direção-Geral da Educação (Funchal, Portugal)
|
2019/09/28 | Tecnologias emergentes e Educação | Encontro Regional eTwinning: o trabalho colaborativo em diferentes contextos
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/10 | Ambientes de Aprendizagem e Competências Digitais: avaliação das aprendizagens com o digital | Abertura do Ano Escolar 2019-2020
Câmara Municipal de Valongo (Ermesinde, Portugal)
|
2019/09/06 | O futuro e o desafio das tecnologias digitais. | VI Encontro do CFAE Rómulo de Carvalho
CFAE Rómulo de Carvalho (Mafra, Portugal)
|
2019/09/05 | Estratégias e ferramentas de desenvolvimento de competências digitais. | V Jornadas Pedagógicas do AE Leal da Câmara
AE Leal da Câmara (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/08 | Avaliação formativa digital: atividades e instrumentos. | L2C - Learning Leadership for Change: School Exchange Meeting
Direção-Geral da Educação (Barreiro, Portugal)
|
2019/07/08 | Workshop: SELFIE - instrumento de política estratégica para as Organizações Educativas | L2C - Learning Leadership for Change: School Exchange Meeting
Direção-Geral da Educação (Barreiro, Portugal)
|
2019/06/01 | Robótica para quem não tem Robots | Clubes de Programação e Robótica - Eventos Regionais
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/07 | Tecnologias Emergentes e Inteligência Artificial |
ETIC (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/30 | Emerging Technologies: perspectives and challenges | Workshop for Erasmus+ Students
AE de Vialonga (Vialonga, Portugal)
|
2019/01/21 | Conceção, dinamização e gestão de espaços: Ambientes Educativos Inovadores | Formação de Diretores Escolares
Direção-Geral da Educação (Portugal)
|
2019 | Formative assessment for students success. | eTwinning Professional Development Workshop.
EUN | Direção-Geral da Educação (Funchal, Portugal)
|
2019 | Avaliação Formativa Digital. | L2C (Learning Leadership for Change) - School Exchange Meeting
Direção-Geral da Educação (Barreiro, Portugal)
|
2018/07/10 | Avaliação Formativa Digital Online. | Jornadas Pedagógicas
AE General Humberto Delgado (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/03 | Inteligência Artificial | Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico: Evento Final
Direção-Geral da Educação (Torres Vedras, Portugal)
|
2018/05/25 | Robótica e Tecnologias Emergentes: perspetivas futuras e desafios para a segurança digital | Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico: Evento Regional
Direção-Geral da Educação (Ponta Delgada, Portugal)
|
2018/05/03 | Programação e Robótica – Novas linhas de investigação educacional | Aula Aberta: IEUL e Senac São Paulo
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação
|
2018/04/20 | Palestra: Avaliação Formativa Digital. | II Encontro Projetos de Flexibilização Curricular
CFAE Cenfores (Lisboa, Portugal)
|
2018/04 | Experiences of Master in Digital Technologies in Education and Specialization Program on Coding for teachers. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education. | Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2018/04 | Experiences of Initial Teacher Education in Lisbon University: Master in Teaching Informatics. | Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico: Linhas Orientadoras do Projeto | Encontro Ciência 2018
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/12 | Avaliação Formativa Digital: avaliar para aprender no séc. XXI | V Jornadas Pedagógicas de Vila Franca de Xira: Isto já não é o que era... Os desafios da escola no século XXI
Centro de Formação de Associação de Escolas Infante D. Pedro (Vila Franca de Xira, Portugal)
|
2017/09/05 | Avaliação formativa digital: avaliar para aprender no séc. XXI | Jornadas Pedagógicas do CFAE Lezíria-Oeste
Centro de Formação da Associação de Escolas da Lezíria-Oeste (Rio Maior, Portugal)
|
2017/07/13 | Avaliação formativa digital online. | Jornadas Pedagógicas "Repensar a Educação"
AE Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior, Portugal)
|
2017/06/03 | Workshop: Robótica Educativa com Open Roberta Lab | II Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
CCTIC UA - Universidade de Aveiro (Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2017/05/25 | Workshop: Robótica sem Robots com Open Roberta Lab | Scratch Day
CCTIC - ESE do IPS de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Apresentação das Linhas Orientadoras da Probótica: Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico | Lançamento público das Linhas Orientadoras para a Probótica.
Direção-Geral da Educação - Microsoft Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/13 | Pegada Digital e Segurança na Internet | IV Jornadas Pedagógicas Vila Franca de Xira . BiblioXira
Centro de Formação Infante D. Pedro (Vila Franca de Xira, Portugal)
|
2016/09/05 | Plataforma adaptativa como ambiente de aprendizagem diferenciada. | III Encontro Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho
Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho (Mafra, Portugal)
|
2015/10/16 | Provas digitais na avaliação formativa no ensino médio. | III seminário nacional de práticas de ensino em sala de aula
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação | Editora Positivo (Curitiba, Brasil)
|
2015/04/14 | Workshop: Learning Management System -(Moodle) | Workshop para docentes em Erasmus+
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Provas digitais na avaliação formativa no ensino médio. | I seminário internacional de práticas pedagógicas inovadoras
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação | Editora Positivo (São Paulo, Brasil)
|
2015 | Avaliação de Recursos Educativos Digitais | Seminário “Utilização de Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem"
ISCE (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/08 | Webinar: Avaliação Online com propósitos formativos | Creative Classroom Lab - Flipped Classroom
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/04 | Webinar: Avaliação Online com propósitos formativos | Creative Classroom Lab - Flipped Classroom
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | A Acessibilidade dos Recursos Educativos Digitais – Contributos
Coorientador
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Utilização de Bibliotecas de JavaScript em páginas Web Estáticas
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - Atual | O POTENCIAL DIGITAL DAS ESCOLAS
Coorientador de David Filipe Correia dos Santos Costa
|
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - Atual | AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERCEÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES
Coorientador de Teresa Paula da Silva Fernandes
|
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024 - 2024 | Competências Digitais dos Adolescentes
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2024 | Inteligência Emocional-Digital para Professores
Orientador de Polliana Silva da Fonsêca
|
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2024 | UX/UI DESIGN COMO SUPORTE À MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM EM CURSOS ONLINE
Coorientador
|
E-Learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2024 | As Tecnologias Digitais ao Serviço da Avaliação das Aprendizagens
Orientador
|
E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2024 | Competência digital na formação de professores no âmbito da inovação e da tecnologia para o Ensino Médio público Paulista
Orientador
|
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2024 | Projeto Transforma TI: elaboração de um curso online
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação: Especialização em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2024 | As Potencialidades da Plataforma de Aprendizagem Adaptativa Rhapsode em Contexto Empresarial
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação: Especialização em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2024 | Perfil de utilizador de Cursos MOOC na Plaraforma NAU
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação: especialidade em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | O papel das tecnologias digitais na avaliação formativa do trabalho de projeto, na disciplina de Geografia
Orientador
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | O pensamento computacional no currículo de Matemática do 1º Ciclo
Coorientador
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Comunidades de Prática - O caso de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo
Coorientador
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | A metodologia Project Based Learning e a aprendizagem de edição e manipulação de imagem digital
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Desenvolvimento de projeto de edição e manipulação de imagem digital com o GIMP na disciplina de TIC do 10o ano dos cursos
profissionais
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | A criação de um website na plataforma Wix para o projeto Eco- Escola, no 8.o ano do Ensino Básico
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Robótica educativa numa lógica de aprendizagem baseada em projetos
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | O Ensino de Português como Língua de Herança amparado pela tecnologia digital em tempos de pandemia
Coorientador de Camila Ferreira Ecard
|
MESTRADO EM INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Autoperceção das competências digitais dos professores de uma rede municipal no Brasil
Orientador de Eliane Melo de Souza
|
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | A utilização das Tecnologias Digitais no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Básico em Portugal
Coorientador de IZABELLE GUIMARÃES DINIZ
|
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Contar histórias através de Animação em Stop Motion
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O Potencial do Digital nas Escolas
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | SELFIE como instrumento de apoio à gestão organizacional: um estudo de caso
Coorientador de Magda Isabel De Pedro Barradas
|
Mestrado em Educação: Área de Especialidade em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | A Aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma E-Rede Local
Coorientador de Emanuel Vindeirinho Pereira
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | O contributo do ambiente de programação scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º
ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Mariana Rosa da Silva Hermenegildo Guerreiro
|
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Aprendizagem de Sistemas Operativos através de Problem Based Learning
Coorientador de Sandra Marina Abalde Henriques
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Um projeto de Inclusão Digital em cenário pandémico: Academia Digital para Pais
Coorientador de Susana Márcia da Graça Senos
|
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no Moodle: um estudo com duas unidades curriculares do
Ensino Superior
Coorientador de Fernando Barreira da Silva
|
MESTRADO EM EDUCAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Project Based Learning em produção e edição de áudio
Coorientador de Luís Carlos Silva Sousa
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Tecnologias Digitais na Educação: uma intervenção pedagógica nas aulas de Geografia e História através da utilização do Google
Arts & Culture
Orientador de Josuel Da Silva Nascimento Filho
|
MESTRADO EM EDUCAÇÃO: ESPECIALIDADE: INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | A Produção Audiovisual e o seu Ensino Básico com recurso a Metodologias Ativas de Aprendizagem
Coorientador de Sérgio Manuel Batata
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | As Tecnologias Emergentes e os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Orientador de Mário Duarte Barbosa Lima
|
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | O contributo da formação contínua para o desenvolvimento de competências digitais nos professores
Coorientador de Helena Ribeiro de Oliveira Caetano
|
Mestrado em Educação e Formação: Especialização em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | A integração do digital em contexto educativo no âmbito do Plano de Transição Digital para a Educação
Orientador de Alberto Emanuel Simões dos Santos Fernandes
|
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | Tecnologias digitais na avaliação formativa da aprendizagem
Orientador de Larissa Fonseca Figueira
|
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | Desenvolvimento de projetos de modelação 3D promovendo o desenvolvimento do pensamento criativo e computacional
Coorientador de Fernando Alberto Gomes Bernardo
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2022 | Utilização da plataforma de aprendizagem adaptativa Rhapsode no ensino de conceitos Matemáticos no 8º ano de Escolaridade
Orientador de José Ricardo Santos
|
Mestrado em Educação: Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/12/16 | Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
Coorientador de Bianca Stephani Barone Martins
|
Mestrado em Educação: especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | O desenvolvimento de jogos no ensino da programação a alunos do 1º ano do curso profissional TGPSI
Coorientador de Flávio Fonseca da Silva
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Edição e Tratamento de Imagens Digitais - Projeto Promover Alhandra
Coorientador de Patrícia Alexandra Sardinha Aleixo
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Ensino de Estruturas de Dados Estáticas através do desenvolvimento de um jogo para a promoção da igualdade de género
Coorientador de Rui Delgado
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Pensamento Computacional dos alunos no final do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Helena Sofia Coelho Monge Davide
|
Mestrado em Educação: Especialidade em Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/24 | O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional
Orientador de Dália Pereira
|
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | O Ensino de PHP em páginas web dinâmicas através do desenvolvimento de um Fórum Online sobre património cultural
Coorientador de Graça Cardoso
|
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Avaliação Formativa no projeto iClass
Orientador de Vítor Girão Bastos
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07/07 - Atual | inTEIP 2021. Rede TEIP: Escolas em diálogo. (2021/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2023/01/25 - 2023/01/27 | XXX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2023. Espaços educativos políticas, práticas, atores e aprendizagens (2023/01/25 - 2023/01/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2022/09/07 - 2022/09/09 | IALIC 2022 - A forum for the sharing of thought-provoking perspectives and research around the topics of diversity and interculturality. (2022/09/07 - 2022/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2022/02/09 - 2022/02/11 | XXIX Colóquio AFIRSE 2022 - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: contributos da investigação. (2022/02/09 - 2022/02/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2021/05/25 - 2021/05/26 | Encontro Redescola. Inovação e Inclusão em Educação Escola-Município-Universidade. (2021/05/25 - 2021/05/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2021/01/26 - 2021/01/29 | XXVIII Colóquio AFIRSE 2021 - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
O XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal procura promover um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante
da investigação educacional, em diversos países, sobre a educação nas múltiplas idades da vida, nomeadamente, as políticas,
as práticas e as problemáticas da educação de infância, da educação de jovens, da educação de adultos e da educação de idosos,
nas suas complementaridades e interdependências. (2021/01/26 - 2021/01/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Apresentação do Projeto Piloto E2D: Ecossistema de Desenvolvimento Digital. (2020 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Direção-Geral da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Seminário “Teaching computer science as an integral part of science, mathematics and humanities. (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | ticEDUCAJunior2017, V Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2017 - 2017) (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente" (2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | ticEDUCA2016 - IV Congresso Internacional TIC e Educação (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Seminário “Designing the Future School” (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Inauguração do Future Teacher Education Lab (2016 - 2016)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Seminário de Boas Práticas “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares” (2015 - 2015)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2015 - 2015 | ticEDUCAJunior2015, IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | ticEDUCAJunior2014, III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Seminário de Boas Práticas “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares” (2014 - 2014)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | Seminário eTwinning TTI
Seminário
|
I Seminário Nacional eTwinning Teacher Training Institutions Initiative
Direção-Geral da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | eTwinning Teacher Training Institutions Initiative
Seminário
|
Seminário eTwinning Teacher Training Institutions Initiative - Bruxelas
Comissão Europeia, Bélgica
|
2019 - 2019 | O TeachUp (Teacher UPskilling) é um projeto experimental sobre políticas educativas, que tem como objetivo estudar a aquisição
de competências no novo papel dos professores.
Relator do 3º DialogueLab.
Seminário
|
3º TeachUp DialogueLab
Direção-Geral da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | 1.º círculo de reflexão em torno da educação digital e do desenvolvimento de competências
digitais de alunos e professores
Outro
|
1.º círculo de reflexão em torno da educação digital e do desenvolvimento de competências digitais de alunos e professores
Direção-Geral da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | SLiA 2018
Encontro
|
IV SLiA - Supervisão, Lideranças e Avaliação: Os desafios atuais da Gestão do Currículo
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Seminário sobre metodologias ativas de aprendizagem
Seminário
|
Seminário sobre metodologias ativas de aprendizagem
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais
Seminário
|
Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais
Conselho Nacional de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/24 | Uso de jogos digitais no aprimoramento da aprendizagem escolar no ensino fundamental II no Brasil
Presidente do júri
|
Daniel Fuverki Hey (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/01/12 | A integração do digital em contexto educativo no âmbito do Plano de Transição Digital para a Educação
Orientador
|
Alberto Emanuel Simões dos Santos Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/01/05 | O contributo da formação contínua para o desenvolvimento de competências digitais nos professores
Orientador
|
Helena Ribeiro de Oliveira Caetano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/21 | Utilização da Plataforma de Aprendizagem Adaptativa Rhapsode no ensino de conceitos Matemáticos no 8º ano de escolaridade
Orientador
|
José Ricardo Pereira dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/19 | As Tecnologias Emergentes e os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Orientador
|
Mário Duarte Barbosa Lima (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/07 | Apps For Good: um programa inclusivo em prol da literacia digital
Arguente principal
|
Lukenya Patrícia Pedro Pascoal (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/06 | Elaboração de Infografia com Informação estatística apurada em Excel
Arguente principal
|
Tânia Alexandra Teixeira de Miranda (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/06 | TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE
ARTS & CULTURE
Orientador
|
Josuel da Silva Nascimento Filho (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/05 | A Produção Audiovisual e o seu Ensino Básico com recurso a Metodologias Ativas de Aprendizagem
Orientador
|
Sérgio Manuel Batata (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/11/29 | Project Based Learning em produção e edição de áudio
Orientador
|
Luís Carlos Silva Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/26 | Aprendizagem de Sistemas Operativos através de Problem Based Learning
Orientador
|
Sandra Marina Abalde Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/25 | A Técnica Stop-Motion no Ensino de Criação e Edição de Vídeo Digital no 3º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Márcia Alexandrina Santos Maçãs (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/22 | Desenvolvimento de projetos de modelação 3D promovendo o desenvolvimento do pensamento criativo e computacional
Orientador
|
Fernando Alberto Gomes Bernardo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/21 | A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
Presidente do júri
|
Miguel Jorge Ferreira Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/05 | A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior
brasileiro
Arguente principal
|
Maria Fernanda Tavares Gedeon Bandarra (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/05/09 | Ensino de Sistemas Operativos num curso Pré-Profissionalizante - operador de informática - atividades de instalação e configuração
Arguente principal
|
Andrea Raposo Gonçalves Resendes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/04/11 | Laboratório remoto de tratamento de água como recursodidático para o ensino das ciências
Arguente principal
|
Armando Luiz Costa da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/03/02 | Plataformas de Ensino com uma Componente Lúdica: Um Estudo de Caso
Arguente principal
|
Luciane de Novaes Santos Tosin (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/02/25 | O Uso de Learning Analytics Para a Organização e o Desenvolvimento Curricular em Cursos Online
Presidente do júri
|
Ísis Alves de Farias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/02/22 | As tecnologias digitais na mediação e promoção da leitura: valorações de professores e alunos
Arguente principal
|
Clara Jil Machado Nunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/02/18 | A Aprendizagem entre Pares no Ambiente de Trabalho em Organizações de Tecnologia e Sistemas de Informação
Presidente do júri
|
Emerson Alves Tosin (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/02/15 | Motivação dos Alunos do 3º Ciclo durante o Ensino Remoto de Emergência: um estudo na Disciplina de Geografia
Presidente do júri
|
Ivo Manuel Fontoura Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/14 | Pensamento Computacional dos Alunos no Final do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Helena Sofia Coelho Monge Davide (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/11 | O Contributo do Ambiente de Programação SCRATCH no Desenvolvimento do Pensamento Computacional dos Alunos do 4º Ano do 1º
Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mariana Rosa da Silva Hermenegildo Guerreiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/10 | Edição e Tratamento de Imagens Digitais - Projeto “Promover Alhandra
Orientador
|
Patrícia Alexandra Sardinha Aleixo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/08 | Ensino de Estruturas de Dados Estáticas através do desenvolvimento de um jogo para a promoção da igualdade de género
Orientador
|
Rui Alberto Carvalho Delgado (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/07 | Metodologias Inovadoras e Imersão Virtual para Orientação Prática de Design Instrucional
Arguente principal
|
Carolina Savioli Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/04 | A alteração do regime de ensino e de professor pode influenciar a aprendizagem no ensino da iniciação a programação num curso
profissional
Presidente do júri
|
Renata Andréa Sandes Batista Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/01/31 | A avaliação das aprendizagens com ferramentas digitais
Presidente do júri
|
Laura Maria Arsénio Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/01/27 | Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando ambiente de Programação
Scratch
Presidente do júri
|
Diogo Francisco Pires Diniz (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/01/11 | Tecnologias Digitais na Avaliação Formativa da Aprendizagem
Orientador
|
Larissa Fonseca Figueira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/30 | Ensino de Produção Multimédia: Aumentar a Realidade
Presidente do júri
|
Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/28 | O ensino de programação de sockets na disciplina de Redes de Comunicação
Presidente do júri
|
Dália Mestre Rodrigues Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/27 | Ensino de Sistemas Operativos com recurso à virtualização
Presidente do júri
|
Almerindo Domingues Bogas Morais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/26 | O desenvolvimento de jogos no ensino da programação a alunos do 1o ano do curso profissional TGPSI
Orientador
|
Flávio Fonseca da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/21 | (Des)Ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia
Presidente do júri
|
Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão Pardal (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/19 | Inovação pedagógica e tecnologias digitais: o papel dos professores de Informática
Arguente principal
|
Paula Alexandra Andrade Costa (Outro)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/04/26 | Redes de Comunicação: A liberdade sem fios - Configuração de Redes Wireless
Arguente principal
|
Jorge Costa e Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/04/23 | COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Arguente principal
|
Alice Braun Schneider (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2021/04/13 | ADVANTAGES OF USING USER EXPERIENCE DESIGN CONCEPTS IN THE CREATION OF E-LEARNING COURSES
Arguente principal
|
José Ricardo Gomes da Silva Leite (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/25 | Orientações Curriculares para as TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico e Competências Digitais dos Professores: Um estudo exploratório
Arguente principal
|
Maria de Fátima Tavares de Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/02/19 | Uso das TIC no Aprendizado de Teoria Musical para o Canto Coral
Arguente principal
|
Marcelo Vizani Calazans (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/03 | Potencial do jogo minecraft como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Hugo Miguel Ribeiro Roxo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/02 | Aplicação da Robótica na Resolução de Problemas: Reflexões para a Aprendizagem Inicial de Programação no Ensino Básico
Presidente do júri
|
Ana Maria Germano Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/01/25 | O Ensino de PHP em páginas Web dinâmicas através do desenvolvimento de um Fórum Online sobre património cultural
Orientador
|
Graça Maria Simão Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/01/22 | Ensino de variáveis estruturadas String em linguagem C com recurso à plataforma Arduino
Arguente principal
|
Paulo de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/10/21 | Uso de uma ferramenta para avaliar a utilização das tecnologias digitais em um agrupamento em Portugal : Um estudo de caso
Arguente
|
Ricardo Augusto Marques Da Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/07/24 | O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional
Orientador
|
Dália Lopes Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A formação do professor em comunidades de aprendizagem on line: um estudo de caso sobre os grupos eTwinning.
Arguente principal
|
Mirian Benevides (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Um estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de lógica de programação
para alunos da rede pública do Ensino Médio.
Arguente principal
|
José Vidal (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019 | Avaliação Formativa no projeto iClass
Orientador
|
Vítor Bastos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | O estacionário como ferramenta do processo do design de comunicação.
Arguente principal
|
João Mourato (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Comissão Científica do V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação - WAlgProg / 2019 | Brazilia |
2018 - 2018 | ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação | IEUL - Lisboa |
2017 - 2017 | ticEDUCAJunior2017, V Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Práticas do Futuro na Escola de Hoje” | IEUL - Lisboa |
2015 - 2015 | ticEDUCAJunior2015, IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Educação 3.0” | IEUL - Lisboa |
2014 - 2014 | ticEDUCAJunior2014, III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Aprender, Participar e Inovar”. | IEUL - Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Sysiphus - Journal of Education (2182-8474) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2019 - Atual | Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) | Sociedade Brasileira de Computacao - SB |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Perito externo ao abrigo do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da DGE/ME. Apoio à conceção, implementação, monitorização e avaliação do plano de melhoria TEIP. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Conceção de diversos planos de formação em colaboração com a DGE, no âmbito da formação contínua docente, para a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Direção-Geral da Educação, Portugal |
2020/11/28 - 2020/11/30 | Consultoria na revisão da nova versão SELFIE for Teachers da JRC da EC. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal European Commission Joint Research Centre, Bélgica |
2020/08/12 - 2020/08/15 | Consultoria na revisão da nova versão SELFIE for Schools da JRC da EC. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal European Commission Joint Research Centre, Bélgica |
2019 - 2019 | Participação no grupo de trabalho e discussão no âmbito do Projeto Internacional TeachUp a convite da Direção-geral da educação. | Direção-Geral da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Teach-UP expert assessment. | European Schoolnet, Bélgica |
2018 - 2018 | Participação enquanto membro do centro de competência em tecnologias e inovação no grupo de trabalho que desenvolveu as orientações curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação para o 1º ciclo do ensino básico. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Direção-Geral da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Participação no grupo de trabalho que desenvolveu as linhas orientadoras para a iniciativa de programação e robótica no ensino básico a convite da Direção-geral da Educação. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/09/01 - 2016/07/31 | Colaboração com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito do projeto Museu Virtual da Educação de Cabo Verde | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2013 - 2014 | Colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do protocolo realizado entre o IEUL e a RBE. Esta colaboração operacionaliza-se em reuniões periódicas com os membros da equipa RBE; realização de seminários para professores bibliotecários; desenvolvimento de estudos de avaliação de projetos da Rede de Bibliotecas Escolares | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - 2020 | Robótica Educativa II; Projeto I; Projeto II | Curso de Especialização em Tecnologias e Robótica Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Iniciação à Prática Profissional II; Iniciação à Prática Profissional III; Seminário de Didática de Informática | Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Avaliação Online das Aprendizagens; Seminário de Investigação e Projeto | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Avaliação Online das Aprendizagens | Mestrado em Educação na especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Inovação e Melhoria na Escola | Mestrado em Educação na especialidade em Inovação em Educação (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Ambientes de Programação para Crianças; Programação de Objetos Tangíveis; Projeto | Curso de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Iniciação à Prática Profissional II | Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Avaliação Online das Aprendizagens | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Avaliação Online das Aprendizagens | Mestrado em Educação na especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017/09/01 - 2018/08/31 | Iniciação à Prática Profissional II | Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Ambientes de Programação para Crianças; Programação de Objetos Tangíveis | Curso de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Ambientes de Programação para Crianças; Programação de Objetos Tangíveis | Curso de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Iniciação à Prática Profissional II | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Iniciação à Prática Profissional II; Didática V | Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) | |
2014 - 2015 | Formação à Distância e e-Learning; Avaliação Online das Aprendizagens | Mestrado em Educação na especialidade TIC e Educação a Distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Formação à Distância e e-Learning; Avaliação Online das Aprendizagens | Mestrado em Educação na especialidade TIC e Educação a Distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012 - 2013 | Formação à Distância e e-Learning; Avaliação Online das Aprendizagens | Mestrado em Educação na especialidade TIC e Educação a Distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Associação Nacional de Professores de Informática |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/07/03 - 2019/07/03 | Membro do júri no Evento Nacional: Concurso Clubes de Programação e Robótica | Direção-Geral da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri: 5ª edição do concurso Apps for Good | CDI-Portugal, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri no Evento Regional: Concurso Clubes de Programação e Robótica | Direção-Geral da Educação, Portugal |