???global.info.a_carregar???
Nuno Dorotea is an invited assistant professor and researcher at the Institute of Education of Lisbon University (IEUL), where integrates the R&D Unit Education and Training Research and Development Unit (UIDEF). Holds a Ph.D. in Education - Information and Communication Technologies in Education, a Master degree in E-learning Technologies and Methodologies and a postgraduate degree in Educational Administration. Member of the Network of Portuguese Centers of ICT Competences of the Ministry of Education, supports Directorate-General for Education and educational institutions in projects integrating digital technologies. He teaches in curricular units of the Master¿s in Computer Science Teaching, Master¿s in Education and Training, Master¿s in Innovation in Education and in the Postgraduate Specialization Course in Programming Technologies and Methodologies in Basic Education. He designs and conceives training actions in the scope of professional teacher development in the area of digital technologies in education and in the formative assessment of learning with technologies. Develops projects within the scope of educators' digital skills (DigCompEdu, Check-In), educational organizations (DigCompOrg, SELFIE) and in the integration of digital technologies in innovation and school management processes. His research interests include artificial intelligence in education, personalised learning and assessment, technology-enhanced learning, online learning, computer science initial teacher training, computer science education, teacher training in digital technologies, educational programming and robotics, computational thinking, assessment of learning with digital technologies, adaptive platforms in learning and assessment, assessment of the impact of the Apps for Good project in the national context, and digital technologies in school administration and management.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Dorotea
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Dorotea, Nuno

Identificadores de autor

Ciência ID
4C18-782E-E34D
ORCID iD
0000-0003-2539-060X
Researcher Id
N-7080-2013

Endereços de correio eletrónico

  • nmdorotea@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 217943691 Ext.: 13691 (Profissional)

Moradas

  • Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade., 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/07/23
Concluído
Educação: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"TRAIL: Transforming Assessment into Learning conceptualização de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção por unanimidade
2016
Concluído
Administração Educacional (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Mestrado em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/12/10
Concluído
Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos: nota positiva? " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Profissionalização em Serviço (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1995 - 1997
Concluído
Informática (Licenciatura)
Instituto Politécnico Autónomo de Lisboa, Portugal
1992 - 1995
Concluído
Informática de Gestão (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2015 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09/01 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Alves Redol, Portugal
1995/09/01 - 1999/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2,3 de Sobral de Monte Agraço, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Formador: formação contínua de professores CFAE, Portugal
2013/09/01 - 2023/08/31 Professor em mobilidade estatutária Universidade de Lisboa Instituto de Educação - Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, Portugal
Direção-Geral da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Em curso
2018 - Atual Makerspace na escola - um projeto para a educação no Séc. XXI
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Ciência Viva
Em curso
2013 - Atual C2Ti - Centro de Competência em Tecnologias e Inovação
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Direção-Geral da Educação
Em curso
2023/01/01 - 2026/03/01 ICSE Science Factory
Project: 101093387
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Horizon 2020
Em curso
2023 - 2025 Avaliação Digital da Aprendizagem
IE
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Em curso
2022/12/05 - 2024/12/04 DIGI ESSA 4 SCHOOL (Erasmus+ KA220)
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2021/02/28 - 2024/02/27 LOOP - Empowering Teachers
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Erasmus Plus
2021/03/01 - 2024/02/01 3C4Life: Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/09/01 - 2023/08/31 ICTeam - InClusion Team
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2022/01/01 - 2023/07/31 ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Investigador
Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/03/01 - 2023/07/31 Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD)
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Direção-Geral da Educação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2022/02/01 - 2023/02/01 NBS4School - Empowering students to act for climate through Nature Based Solutions
KA220-SCH-DB61A4CB
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Desativado
2021/01/18 - 2023/01/17 Era uma vez um peixe chamado bacalhau: para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
PT-INNOVATION-0036
Investigador
EEA Grants
Concluído
2016 - 2022 Apps for Good - membro da equipa de monitorização e avaliação externa do projeto. Análise do impacto do mesmo junto dos alunos e professores.
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Concluído
2019 - 2020 E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - 2019/08/31 Projeto Piloto Competência Digital para Educadores
PPCD
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Ministério da Educação
2016 - 2019/04/30 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores - Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2014/12 Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
RBE
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2013 - 2014/08/31 Apoio à Escola Ciência Viva
ECV
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Agência Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dorotea, Nuno. "Desenho conceptual de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa das aprendizagens.". 2018.
    Publicado
  2. Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. "Design of an adaptive e­assessment system for formative assessment: TRAiL.". Trabalho apresentado em ICICTE 2018, 2018.
    Publicado
  3. Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. "Provas digitais online na avaliação formativa: exploração das práticas e conceções dos professores.". 2015.
  4. Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. "Online digital tests in formative assessment: Exploring beneficts and pitfalls through students and teachers perpective.". 2014.
    Publicado • 10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.082.
  5. Pedro, Ana; Piedade, João; Matos, João Filipe; Dorotea, Nuno; Patrocínio, Pedro. "Guidelines for technology-enhanced learning activities in a live science school setting.". 2014.
    Publicado • 10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.138
  6. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Patrocínio, Pedro; Piedade, João; Dorotea, Nuno. "Guidelines para o desenvolvimento de atividades em espaços interativos de ciência.". 2014.
    Publicado
  7. Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. "Provas digitais online na avaliação com propósitos formativos.". 2014.
    Publicado
  8. Oliveira, Carla; Franco, Gualter; Dorotea, Nuno; Moita, Pedro; Carvalho, Sérgio; Pedro, Neuza; Lemos, Susana. "Aprendizagem em ambientes LMS – Estudo comparativo entre o grau de satisfação de alunos de ensino presencial e alunos de ensino online". 2012.
Artigo em revista
  1. Bárbara Azevedo; Ana Pedro; Nuno Dorotea. "Massive Open Online Courses in Higher Education Institutions: The Pedagogical Model of the Instituto Superior Técnico". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14111215.
    10.3390/educsci14111215
  2. João Grácio; Nuno Dorotea; Maria Rosário Rodrigues. "A community of practice of primary school teachers – 2nd year of implementation". Educational Media International (2024): https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2357961.
    10.1080/09523987.2024.2357961
  3. Susana Senos; Neuza Pedro; Nuno Dorotea. "Digital inclusion for parents: preliminary results of the digital academy project". Educational Media International (2024): https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2358660.
    10.1080/09523987.2024.2358660
  4. Tirado-Olivares, Sergio; Cózar-Gutiérrez, Ramón; González-Calero, José Antonio; Dorotea, Nuno. "Evaluating the Impact of Learning Management Systems in Geographical Education in Primary School: An Experimental Study on the Importance of Learning Analytics-Based Feedback". Sustainability 16 7 (2024): 2616. http://dx.doi.org/10.3390/su16072616.
    10.3390/su16072616
  5. Piedade, João; Dorotea, Nuno. "Effects of Scratch-based activities on 4th-grade students’ computational thinking skills". Informatics in Education 22 3 (2023): 499-523. http://dx.doi.org/10.15388/infedu.2023.19.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15388/infedu.2023.19
  6. João Filipe Matos; João Piedade; André Freitas; Neuza Pedro; Nuno Dorotea; Ana Pedro; Carla Galego. "Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13020173.
    10.3390/educsci13020173
  7. Larissa Fonseca Figueira; Nuno Dorotea. "Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores". Educ. Form. (2022): https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332.
    10.25053/redufor.v7.e8332
  8. Carolina Amado; Nuno Dorotea; Ana Pedro; João Piedade. "MOOCs Design: A Conceptual Framework for Continuous Teacher Training in Portugal". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12050308.
    10.3390/educsci12050308
  9. Piedade, J; Dorotea, Nuno. "Validação da escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar. Educação Temática Digital". Educação Temática Digitais (2021):
    Aceite para publicação
  10. Nuno Dorotea; João Piedade; Ana Pedro. "Mapping K-12 Computer Science Teacher’s Interest, Self-Confidence, and Knowledge about the Use of Educational Robotics to Teach". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11080443.
    10.3390/educsci11080443
  11. João Piedade; Nuno Dorotea. "Validação da escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar". ETD - Educação Temática Digital (2021): https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850.
    10.20396/etd.v23i3.8657850
  12. Margarida Lucas; Dorotea, Nuno; Joao Piedade. "Developing Teachers Digital Competence: Results From a Pilot in Portugal". IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 16 1 (2021): 84-92. https://doi.org/10.1109/RITA.2021.3052654.
    10.1109/RITA.2021.3052654
  13. Piedade, João; Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Matos, João Filipe. "On Teaching Programming Fundamentals and Computational Thinking with Educational Robotics: A Didactic Experience with Pre-Service Teachers". Education Sciences 10 9 (2020): 214. http://dx.doi.org/10.3390/educsci10090214.
    Publicado • 10.3390/educsci10090214
  14. Piedade, João; Dorotea, Nuno; Fábio, S.F.; Pedro, Ana; Piedade, João; Pedro, Ana; Sampaio, Fábio Ferrentini; Dorotea, Nuno. "A Cross-analysis of Block-based and Visual Programming Apps with Computer Science Student-teachers.". Education Sciences (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070624654&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.3390/educsci9030181
Capítulo de livro
  1. Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Piedade, João. "CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS: ESTRATÉGIA PORTUGUESA PARA A INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E ORGANIZACIONAL DO DIGITAL". In COMPETÊNCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO e IMPACTO na EDUCAÇÃO ATUAL, 107-126. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, 2023.
    Publicado
  2. Dorotea, Nuno; Piedade, João; Pedro, Ana. "Capacitação Digital das Escolas: Estratégia Portuguesa para a Integração Pedagógica e Organizacional do Digital". In COMPETÊNCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO E IMPACTO NA EDUCAÇÃO ATUAL, editado por Pedro, Neuza; Santos, Cassio; Mattar, João. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa [ebook], 2023.
    Publicado
  3. Dorotea, Nuno. "Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria". In 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., 2022.
    Publicado
  4. Costa, Estela; Baptista, Monica; Dorotea, Nuno. "Supporting Schools in Times of Crisis: A Case of Partnerships and Networking with Schools by the Institute of Education at the University of Lisbon". In University and School Collaborations during a Pandemic, 211-224. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-82159-3_14
  5. Grácio, João; Dorotea, Nuno; Rodrigues, Maria do Rosário. "A community of practice of primary school teachers ¿ 2nd year of implementation". In Moving on Towards «New Normal» in Education ICEM2022 Conference, 117-119. Santarém, Portugal: ESE de Santarém, 2022.
    Publicado
Edição de livro
  1. Dorotea, Nuno. TECNOLOGIAS E ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - REDESCOLA. 2023.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. João Filipe de Lacerda Matos; Piedade, João; Ana Pedro; Dorotea, Nuno. "Artificial Intelligence and Education". Revista Lusófona de Educação (2025): https://revistas.ulusofona.pt/.
    No prelo
  2. Piedade, J; Dorotea, Nuno. "New Challenges on Computational Thinking, Programming and Robotics in Education". Education Sciences (2021): https://tinyurl.com/ycpuhap9.
    Aceite para publicação
Livro
  1. João Filipe Matos; Freitas, André; Ana Pedro; Carla Galego; Amado, Carolina; Elsa Estrela; Piedade, João; et al. Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE Framework. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. 2023.
    Publicado
  2. Pedro, Ana; Piedade, João; Matos, João Filipe; Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. Technology Enhanced Learning.. Lisboa, Portugal: Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação- artigos selecionados.. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Pedro, Ana; Piedade, João; Matos, João Filipe; Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. Livro de Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2018.
    Publicado
  4. Dorotea, Nuno. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. Portugal. 2016.
  5. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Piedade, João; Dorotea, Nuno; Patrocínio, Pedro. Atas do IV Encontro ticEDUCA Júnior. Lisboa, Portugal. 2015.
    Publicado • Editor
  6. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Piedade, João; Dorotea, Nuno; Patrocínio, Pedro. Atas do III Encontro ticEDUCA Júnior. Lisboa, Portugal. 2014.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Dorotea, Nuno; Pedro, Neuza. "Online digital tests in formative assessment: exploring benefits and pitfalls through students and teachers¿ perspective". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014.
Relatório
  1. João Filipe Matos; Freitas, André; Ana Pedro; Galego, Carla; Amado, Carolina; Estrela, Elsa; Piedade, João; et al. 2023. Project ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education - Final report.
  2. João Filipe Matos; Ana Pedro; Freitas, André; Piedade, João; Dorotea, Nuno; Teodoro, Vitor Duarte. 2023. Avaliação do Projeto Manuais Digitais da Região Autónoma da Madeira [Evaluation of the Autonomous Region of Madeira's Digital Manuals Project]. https://md.madeira.gov.pt/images/Estudos/Volume1_2023-11-24.pdf.
  3. Matos, J.F.; Pedro, A.; Dorotea, Nuno; Piedade, J; Teodoro, Vitor. 2023. Avaliação do Projeto Manuais Digitais da Região Autónoma da Madeira. https://md.madeira.gov.pt/images/Estudos/Volume1_2023-11-24.pdf.
  4. Costa, Estela; Almeida, Marta; Dorotea, Nuno; Viana, Joana. 2023. Effective digital self-assessment report for continuous school development. WP2 Report. Erasmus+ Project: Digital Effective School Self-Assessment for Sustainable School Improvement.
  5. Costa, Estela; Almeia, Marta; Gonçalves, Catarina; Dorotea, Nuno. 2023. Systematic Literature Review on self-evaluation – Portugal. WP2 Report. Erasmus+ Project: Digital Effective School Self-Assessment for Sustainable School Improvement.
  6. Costa, Estela ; Almeida, Marta ; Gonçalves, Catarina; Dorotea, Nuno. 2023. Systematic Literature Review: Portugal. Digital Effective School Self-Assessment for School Improvement..
  7. Dorotea, Nuno. 2022. Programa Apps for Good: Relatório de Avaliação Externa - 2021/2022. https://cdi.org.pt/wp-content/uploads/2022/12/Relatório-de-Avaliação-Externa-8a-Edição-Apps-for-Good-20212022.pdf.
  8. Dorotea, Nuno. 2021. Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/confianca_dos_docentes_na_utilizacao_do_digital_na_transicao_para_o_ensino_a_distancia.pdf.
  9. Dorotea, Nuno. 2021. Programa Apps for Good: Relatório de Avaliação Externa - 2020/2021. https://cdi.org.pt/wp-content/uploads/2021/10/AFG-Relatorio_20_21_Completo.pdf.
  10. Dorotea, Nuno. 2020. Estudo de avaliação da reorganização do calendário escolar. https://www.anqep.gov.pt/np4/file/532/estudo_de_avaliacao_da_reorganizacao_do_.pdf.
  11. Costa, Estela; Almeida, Marta; Viana, Joana; Dorotea, Nuno. 2020. Relatório de Avaliação Externa da reorganização do calendário escolar. https://tinyurl.com/brdeaypa.
  12. Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Piedade, João; Matos, João Filipe. 2017. Linhas Orientadoras para a Programação e Robótica no Ensino Básico. http://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdf.
  13. Matos, João Filipe; Pedro, Ana; Piedade, João; Dorotea, Nuno. 2014. Escola Ciência Viva – perspetivas para 2014/2015. Avaliação do projeto Escola Ciência Viva.
Tese / Dissertação
  1. Senos, Susana Márcia da Graça. "Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57230.
  2. Lima, Mário Duarte Barbosa. "As tecnologias emergentes e os planos de ação para o desenvolvimento digital das escolas". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/56616.
  3. Filho, Josuel da Silva Nascimento. "Tecnologias digitais na educação : uma intervenção pedagógica nas aulas de geografia e história através da utilização do google arts & culture". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/56660.
  4. Sousa, Luís Carlos Silva. "Project based learning em produção e edição de áudio". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57701.
  5. Caetano, Helena Ribeiro de Oliveira. "O contributo da formação contínua para o desenvolvimento de competências digitais nos professores". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57055.
  6. Henriques, Sandra Marina Abalde. "Aprendizagem de sistemas operativos através de Problem Based Learning". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57704.
  7. Santos, José Ricardo. "Utilização da plataforma de aprendizagem adaptativa Rhapsode no ensino dos conceitos matemáticos no 8º ano de escolaridade". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/56950.
  8. Fernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos. "A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/56646.
  9. Bernardo, Fernando Alberto Gomes. "Desenvolvimento de projetos de modelação 3D promovendo o desenvolvimento do pensamento criativo e computacional". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57852.
  10. Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo. "O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/52451.
  11. Pereira, Emanuel Vindeirinho. "A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma e-rede local". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57748.
  12. Silva, Fernando Barreira da. "Práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no moodle : um estudo com duas unidades curriculares do ensino superior". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57201.
  13. Batata, Sérgio Manuel. "A produção audiovisual e o seu ensino básico com recurso a metodologias ativas de aprendizagem". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10451/57487.
  14. Silva, Flávio Fonseca da. "O desenvolvimento de jogos no ensino da programação a alunos do 1º ciclo do curso profissional TGPSI". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/53711.
  15. Davide, Helena Sofia Coelho Monge. "Pensamento computacional dos alunos no final do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/52209.
  16. Figueira, Larissa Fonseca. "Tecnologias digitais na avaliação formativa da aprendizagem". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/53119.
  17. Aleixo, Patrícia Alexandra Sardinha. "Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra"". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/53727.
  18. Martins, Bianca Stephani Barone. "Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/47107.
  19. Barradas, Magda Isabel de Pedro. "Selfie como instrumento de apoio à gestão organizacional : um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10451/52456.
  20. Pereira, Dália Lopes. "O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/47036.
  21. Cardoso, Graça Maria Simão. "O ensino de PHP em páginas web dinâmicas através do desenvolvimento de um "fórum online sobre património cultural"". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/49002.
  22. Dorotea, Nuno. "Bastos, Vítor. 2019. Avaliação formativa no projeto iClass". Mestrado, Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 2019.
  23. Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-. "Trail: Transforming Assessment into Learning - conceptualização de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa". Doutoramento, Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34873.
  24. Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-. "Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos : nota positiva?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10319.
Website
  1. Dorotea, Nuno. E2D: Ecossistema de Desenvolvimento Digital. 2020. http://c2ti.ie.ulisboa.pt/e2d/.
  2. Dorotea, Nuno. mLab: Makerspace Digital. 2019. http://mlab.ie.ulisboa.pt/mlab/.
  3. Dorotea, Nuno. Guidebook – Design de Cenários de Aprendizagem. Ferramenta digital para a formação inicial e contínua de professores.. 2018. http://ftelab.ie.ulisboa.pt/tel/gbook.
  4. Dorotea, Nuno. C2Ti: Centro de Competência em Tecnologias e Inovação. 2018. http://c2ti.ie.ulisboa.pt/centro/.
  5. Dorotea, Nuno. FTE-Lab: Future Teacher E-ducation Lab. 2016. http://ftelab.ie.ulisboa.pt.
  6. Dorotea, Nuno. Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab. 2016. http://ftelab.ie.ulisboa.pt/tel.
  7. Dorotea, Nuno. Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico. 2016. http://c2ti.ie.ulisboa.pt/tmpeb/.
  8. Dorotea, Nuno. Framework de Análise de Inovação Didática em Práticas de Ensino com Tecnologias Digitais. 2015. http://iptel-el.ie.ulisboa.pt/framework.
  9. Dorotea, Nuno. Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais - Programa de Doutoramento. 2014. http://telsc.ie.ulisboa.pt/.
  10. Dorotea, Nuno. Museu Virtual da Educação | Cabo Verde. 2014. http://mvecv.ie.ulisboa.pt/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/13 THE FUTURE OF SCHOOL: A NEW VISION TO CREATE PEDAGOGICAL VALUE IN THE SCHOOL ASSESSMENT FOR THE FUTURE OF LEARNING IN SCHOOLS 1st International Conference on Education and Training - Thinking education in transition times
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisbon, Portugal)
2023/02/10 Dimensão Inclusiva do Plano de Transição Digital na Educação Jornada de Investigação – SOCIEDADES INCLUSIVAS E SUSTENTÁVEIS
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisbon, Portugal)
2020/04/14 DigCompEdu e DigCompOrg: Check-in e SELFIE - instrumentos de autorreflexão para Educadores e Organizações Educativas Seminário de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2020/04 Ensino não presencial: Dicas para organizar o trabalho com os alunos
CCTIC IPS Setúbal (Portugal)
2020/03/03 Apresentação do Projeto E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital para Diretores de Escolas da CIM Viseu Dão Lafões
CIM Viseu Dão Lafões (Viseu, Portugal)
2020/01/15 Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes
ETI (Lisboa, Portugal)
2020 Apresentação do Projeto Piloto E2D (Ecossistema de Desenvolvimento Digital) aos AE TEIP Norte. E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2020 Apresentação do Projeto Piloto E2D (Ecossistema de Desenvolvimento Digital) aos AE TEIP Alentejo e Algarve. E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2020 Workshop ferramenta SELFIE (E2D) para AE TEIP Norte. E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2020 Workshop ferramenta SELFIE (E2D) para AE TEIP Alentejo e Algarve. E2D - Ecossistema de Desenvolvimento Digital
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/10/29 Avaliação Formativa no Digital: mudar a avaliação para mudar a Escola
AE de Alcaíns (Alcaíns, Portugal)
2019/10/04 Formative assessment for students’ success eTwinning - Professional Development Workshop: Empowering Students with eTwinning
EUN | Direção-Geral da Educação (Funchal, Portugal)
2019/09/28 Tecnologias emergentes e Educação Encontro Regional eTwinning: o trabalho colaborativo em diferentes contextos
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/09/10 Ambientes de Aprendizagem e Competências Digitais: avaliação das aprendizagens com o digital Abertura do Ano Escolar 2019-2020
Câmara Municipal de Valongo (Ermesinde, Portugal)
2019/09/06 O futuro e o desafio das tecnologias digitais. VI Encontro do CFAE Rómulo de Carvalho
CFAE Rómulo de Carvalho (Mafra, Portugal)
2019/09/05 Estratégias e ferramentas de desenvolvimento de competências digitais. V Jornadas Pedagógicas do AE Leal da Câmara
AE Leal da Câmara (Lisboa, Portugal)
2019/07/08 Avaliação formativa digital: atividades e instrumentos. L2C - Learning Leadership for Change: School Exchange Meeting
Direção-Geral da Educação (Barreiro, Portugal)
2019/07/08 Workshop: SELFIE - instrumento de política estratégica para as Organizações Educativas L2C - Learning Leadership for Change: School Exchange Meeting
Direção-Geral da Educação (Barreiro, Portugal)
2019/06/01 Robótica para quem não tem Robots Clubes de Programação e Robótica - Eventos Regionais
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/05/07 Tecnologias Emergentes e Inteligência Artificial
ETIC (Lisboa, Portugal)
2019/04/30 Emerging Technologies: perspectives and challenges Workshop for Erasmus+ Students
AE de Vialonga (Vialonga, Portugal)
2019/01/21 Conceção, dinamização e gestão de espaços: Ambientes Educativos Inovadores Formação de Diretores Escolares
Direção-Geral da Educação (Portugal)
2019 Formative assessment for students success. eTwinning Professional Development Workshop.
EUN | Direção-Geral da Educação (Funchal, Portugal)
2019 Avaliação Formativa Digital. L2C (Learning Leadership for Change) - School Exchange Meeting
Direção-Geral da Educação (Barreiro, Portugal)
2018/07/10 Avaliação Formativa Digital Online. Jornadas Pedagógicas
AE General Humberto Delgado (Lisboa, Portugal)
2018/07/03 Inteligência Artificial Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico: Evento Final
Direção-Geral da Educação (Torres Vedras, Portugal)
2018/05/25 Robótica e Tecnologias Emergentes: perspetivas futuras e desafios para a segurança digital Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico: Evento Regional
Direção-Geral da Educação (Ponta Delgada, Portugal)
2018/05/03 Programação e Robótica – Novas linhas de investigação educacional Aula Aberta: IEUL e Senac São Paulo
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação
2018/04/20 Palestra: Avaliação Formativa Digital. II Encontro Projetos de Flexibilização Curricular
CFAE Cenfores (Lisboa, Portugal)
2018/04 Experiences of Master in Digital Technologies in Education and Specialization Program on Coding for teachers. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
2018/04 Experiences of Initial Teacher Education in Lisbon University: Master in Teaching Informatics. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
2018 Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico: Linhas Orientadoras do Projeto Encontro Ciência 2018
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2017/09/12 Avaliação Formativa Digital: avaliar para aprender no séc. XXI V Jornadas Pedagógicas de Vila Franca de Xira: Isto já não é o que era... Os desafios da escola no século XXI
Centro de Formação de Associação de Escolas Infante D. Pedro (Vila Franca de Xira, Portugal)
2017/09/05 Avaliação formativa digital: avaliar para aprender no séc. XXI Jornadas Pedagógicas do CFAE Lezíria-Oeste
Centro de Formação da Associação de Escolas da Lezíria-Oeste (Rio Maior, Portugal)
2017/07/13 Avaliação formativa digital online. Jornadas Pedagógicas "Repensar a Educação"
AE Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior, Portugal)
2017/06/03 Workshop: Robótica Educativa com Open Roberta Lab II Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
CCTIC UA - Universidade de Aveiro (Santa Maria da Feira, Portugal)
2017/05/25 Workshop: Robótica sem Robots com Open Roberta Lab Scratch Day
CCTIC - ESE do IPS de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017 Apresentação das Linhas Orientadoras da Probótica: Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico Lançamento público das Linhas Orientadoras para a Probótica.
Direção-Geral da Educação - Microsoft Portugal (Lisboa, Portugal)
2016/09/13 Pegada Digital e Segurança na Internet IV Jornadas Pedagógicas Vila Franca de Xira . BiblioXira
Centro de Formação Infante D. Pedro (Vila Franca de Xira, Portugal)
2016/09/05 Plataforma adaptativa como ambiente de aprendizagem diferenciada. III Encontro Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho
Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho (Mafra, Portugal)
2015/10/16 Provas digitais na avaliação formativa no ensino médio. III seminário nacional de práticas de ensino em sala de aula
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação | Editora Positivo (Curitiba, Brasil)
2015/04/14 Workshop: Learning Management System -(Moodle) Workshop para docentes em Erasmus+
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2015 Provas digitais na avaliação formativa no ensino médio. I seminário internacional de práticas pedagógicas inovadoras
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação | Editora Positivo (São Paulo, Brasil)
2015 Avaliação de Recursos Educativos Digitais Seminário “Utilização de Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem"
ISCE (Lisboa, Portugal)
2013/11/08 Webinar: Avaliação Online com propósitos formativos Creative Classroom Lab - Flipped Classroom
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2013/11/04 Webinar: Avaliação Online com propósitos formativos Creative Classroom Lab - Flipped Classroom
Direção-Geral da Educação (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual A Acessibilidade dos Recursos Educativos Digitais – Contributos
Coorientador
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - Atual Utilização de Bibliotecas de JavaScript em páginas Web Estáticas
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - Atual O POTENCIAL DIGITAL DAS ESCOLAS
Coorientador de David Filipe Correia dos Santos Costa
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - Atual AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERCEÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES
Coorientador de Teresa Paula da Silva Fernandes
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2024 - 2024 Competências Digitais dos Adolescentes
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2024 Inteligência Emocional-Digital para Professores
Orientador de Polliana Silva da Fonsêca
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2024 UX/UI DESIGN COMO SUPORTE À MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM EM CURSOS ONLINE
Coorientador
E-Learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2024 As Tecnologias Digitais ao Serviço da Avaliação das Aprendizagens
Orientador
E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2024 Competência digital na formação de professores no âmbito da inovação e da tecnologia para o Ensino Médio público Paulista
Orientador
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2024 Projeto Transforma TI: elaboração de um curso online
Orientador
Mestrado em Educação e Formação: Especialização em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2024 As Potencialidades da Plataforma de Aprendizagem Adaptativa Rhapsode em Contexto Empresarial
Orientador
Mestrado em Educação e Formação: Especialização em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2024 Perfil de utilizador de Cursos MOOC na Plaraforma NAU
Orientador
Mestrado em Educação e Formação: especialidade em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2023 O papel das tecnologias digitais na avaliação formativa do trabalho de projeto, na disciplina de Geografia
Orientador
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2023 O pensamento computacional no currículo de Matemática do 1º Ciclo
Coorientador
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2023 Comunidades de Prática - O caso de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo
Coorientador
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2023 A metodologia Project Based Learning e a aprendizagem de edição e manipulação de imagem digital
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2023 Desenvolvimento de projeto de edição e manipulação de imagem digital com o GIMP na disciplina de TIC do 10o ano dos cursos profissionais
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2023 A criação de um website na plataforma Wix para o projeto Eco- Escola, no 8.o ano do Ensino Básico
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2023 Robótica educativa numa lógica de aprendizagem baseada em projetos
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2023 O Ensino de Português como Língua de Herança amparado pela tecnologia digital em tempos de pandemia
Coorientador de Camila Ferreira Ecard
MESTRADO EM INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2023 Autoperceção das competências digitais dos professores de uma rede municipal no Brasil
Orientador de Eliane Melo de Souza
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2023 A utilização das Tecnologias Digitais no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Básico em Portugal
Coorientador de IZABELLE GUIMARÃES DINIZ
Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2023 Contar histórias através de Animação em Stop Motion
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022 - 2022 O Potencial do Digital nas Escolas
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2022 SELFIE como instrumento de apoio à gestão organizacional: um estudo de caso
Coorientador de Magda Isabel De Pedro Barradas
Mestrado em Educação: Área de Especialidade em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 A Aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma E-Rede Local
Coorientador de Emanuel Vindeirinho Pereira
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 O contributo do ambiente de programação scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Mariana Rosa da Silva Hermenegildo Guerreiro
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Aprendizagem de Sistemas Operativos através de Problem Based Learning
Coorientador de Sandra Marina Abalde Henriques
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Um projeto de Inclusão Digital em cenário pandémico: Academia Digital para Pais
Coorientador de Susana Márcia da Graça Senos
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no Moodle: um estudo com duas unidades curriculares do Ensino Superior
Coorientador de Fernando Barreira da Silva
MESTRADO EM EDUCAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Project Based Learning em produção e edição de áudio
Coorientador de Luís Carlos Silva Sousa
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 Tecnologias Digitais na Educação: uma intervenção pedagógica nas aulas de Geografia e História através da utilização do Google Arts & Culture
Orientador de Josuel Da Silva Nascimento Filho
MESTRADO EM EDUCAÇÃO: ESPECIALIDADE: INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 A Produção Audiovisual e o seu Ensino Básico com recurso a Metodologias Ativas de Aprendizagem
Coorientador de Sérgio Manuel Batata
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 As Tecnologias Emergentes e os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Orientador de Mário Duarte Barbosa Lima
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 O contributo da formação contínua para o desenvolvimento de competências digitais nos professores
Coorientador de Helena Ribeiro de Oliveira Caetano
Mestrado em Educação e Formação: Especialização em E-learning e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021 - 2022 A integração do digital em contexto educativo no âmbito do Plano de Transição Digital para a Educação
Orientador de Alberto Emanuel Simões dos Santos Fernandes
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2022 Tecnologias digitais na avaliação formativa da aprendizagem
Orientador de Larissa Fonseca Figueira
Mestrado em Educação: Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2022 Desenvolvimento de projetos de modelação 3D promovendo o desenvolvimento do pensamento criativo e computacional
Coorientador de Fernando Alberto Gomes Bernardo
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2022 Utilização da plataforma de aprendizagem adaptativa Rhapsode no ensino de conceitos Matemáticos no 8º ano de Escolaridade
Orientador de José Ricardo Santos
Mestrado em Educação: Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/16 Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
Coorientador de Bianca Stephani Barone Martins
Mestrado em Educação: especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2021 O desenvolvimento de jogos no ensino da programação a alunos do 1º ano do curso profissional TGPSI
Coorientador de Flávio Fonseca da Silva
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2021 Edição e Tratamento de Imagens Digitais - Projeto Promover Alhandra
Coorientador de Patrícia Alexandra Sardinha Aleixo
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2021 Ensino de Estruturas de Dados Estáticas através do desenvolvimento de um jogo para a promoção da igualdade de género
Coorientador de Rui Delgado
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2021 Pensamento Computacional dos alunos no final do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Helena Sofia Coelho Monge Davide
Mestrado em Educação: Especialidade em Inovação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/24 O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional
Orientador de Dália Pereira
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 O Ensino de PHP em páginas web dinâmicas através do desenvolvimento de um Fórum Online sobre património cultural
Coorientador de Graça Cardoso
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2019 Avaliação Formativa no projeto iClass
Orientador de Vítor Girão Bastos
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/07 - Atual inTEIP 2021. Rede TEIP: Escolas em diálogo. (2021/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2023/01/25 - 2023/01/27 XXX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2023. Espaços educativos políticas, práticas, atores e aprendizagens (2023/01/25 - 2023/01/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/09/07 - 2022/09/09 IALIC 2022 - A forum for the sharing of thought-provoking perspectives and research around the topics of diversity and interculturality. (2022/09/07 - 2022/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/09 - 2022/02/11 XXIX Colóquio AFIRSE 2022 - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: contributos da investigação. (2022/02/09 - 2022/02/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/05/25 - 2021/05/26 Encontro Redescola. Inovação e Inclusão em Educação Escola-Município-Universidade. (2021/05/25 - 2021/05/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01/26 - 2021/01/29 XXVIII Colóquio AFIRSE 2021 - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal procura promover um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional, em diversos países, sobre a educação nas múltiplas idades da vida, nomeadamente, as políticas, as práticas e as problemáticas da educação de infância, da educação de jovens, da educação de adultos e da educação de idosos, nas suas complementaridades e interdependências. (2021/01/26 - 2021/01/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - 2020 Apresentação do Projeto Piloto E2D: Ecossistema de Desenvolvimento Digital. (2020 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Direção-Geral da Educação, Portugal
2019 - 2019 Seminário “Teaching computer science as an integral part of science, mathematics and humanities. (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2018 ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2017 ticEDUCAJunior2017, V Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2017 - 2017) (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2017 Seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente" (2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
2016 - 2016 ticEDUCA2016 - IV Congresso Internacional TIC e Educação (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2016 Seminário “Designing the Future School” (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2016 Inauguração do Future Teacher Education Lab (2016 - 2016)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2016 Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2015 Seminário de Boas Práticas “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares” (2015 - 2015)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2015 ticEDUCAJunior2015, IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2014 - 2014 ticEDUCAJunior2014, III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2014 - 2014 Seminário de Boas Práticas “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares” (2014 - 2014)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2019 Seminário eTwinning TTI
Seminário
I Seminário Nacional eTwinning Teacher Training Institutions Initiative
Direção-Geral da Educação, Portugal
2019 - 2019 eTwinning Teacher Training Institutions Initiative
Seminário
Seminário eTwinning Teacher Training Institutions Initiative - Bruxelas
Comissão Europeia, Bélgica
2019 - 2019 O TeachUp (Teacher UPskilling) é um projeto experimental sobre políticas educativas, que tem como objetivo estudar a aquisição de competências no novo papel dos professores. Relator do 3º DialogueLab.
Seminário
3º TeachUp DialogueLab
Direção-Geral da Educação, Portugal
2018 - 2018 1.º círculo de reflexão em torno da educação digital e do desenvolvimento de competências digitais de alunos e professores
Outro
1.º círculo de reflexão em torno da educação digital e do desenvolvimento de competências digitais de alunos e professores
Direção-Geral da Educação, Portugal
2018 - 2018 SLiA 2018
Encontro
IV SLiA - Supervisão, Lideranças e Avaliação: Os desafios atuais da Gestão do Currículo
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2017 Seminário sobre metodologias ativas de aprendizagem
Seminário
Seminário sobre metodologias ativas de aprendizagem
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais
Seminário
Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais
Conselho Nacional de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/24 Uso de jogos digitais no aprimoramento da aprendizagem escolar no ensino fundamental II no Brasil
Presidente do júri
Daniel Fuverki Hey (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/01/12 A integração do digital em contexto educativo no âmbito do Plano de Transição Digital para a Educação
Orientador
Alberto Emanuel Simões dos Santos Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/01/05 O contributo da formação contínua para o desenvolvimento de competências digitais nos professores
Orientador
Helena Ribeiro de Oliveira Caetano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/12/21 Utilização da Plataforma de Aprendizagem Adaptativa Rhapsode no ensino de conceitos Matemáticos no 8º ano de escolaridade
Orientador
José Ricardo Pereira dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/12/19 As Tecnologias Emergentes e os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Orientador
Mário Duarte Barbosa Lima (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/12/07 Apps For Good: um programa inclusivo em prol da literacia digital
Arguente principal
Lukenya Patrícia Pedro Pascoal (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/12/06 Elaboração de Infografia com Informação estatística apurada em Excel
Arguente principal
Tânia Alexandra Teixeira de Miranda (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/12/06 TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE ARTS & CULTURE
Orientador
Josuel da Silva Nascimento Filho (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/12/05 A Produção Audiovisual e o seu Ensino Básico com recurso a Metodologias Ativas de Aprendizagem
Orientador
Sérgio Manuel Batata (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/11/29 Project Based Learning em produção e edição de áudio
Orientador
Luís Carlos Silva Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/26 Aprendizagem de Sistemas Operativos através de Problem Based Learning
Orientador
Sandra Marina Abalde Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/25 A Técnica Stop-Motion no Ensino de Criação e Edição de Vídeo Digital no 3º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Márcia Alexandrina Santos Maçãs (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/22 Desenvolvimento de projetos de modelação 3D promovendo o desenvolvimento do pensamento criativo e computacional
Orientador
Fernando Alberto Gomes Bernardo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/21 A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
Presidente do júri
Miguel Jorge Ferreira Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/05 A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
Arguente principal
Maria Fernanda Tavares Gedeon Bandarra (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/05/09 Ensino de Sistemas Operativos num curso Pré-Profissionalizante - operador de informática - atividades de instalação e configuração
Arguente principal
Andrea Raposo Gonçalves Resendes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/04/11 Laboratório remoto de tratamento de água como recursodidático para o ensino das ciências
Arguente principal
Armando Luiz Costa da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/03/02 Plataformas de Ensino com uma Componente Lúdica: Um Estudo de Caso
Arguente principal
Luciane de Novaes Santos Tosin (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/02/25 O Uso de Learning Analytics Para a Organização e o Desenvolvimento Curricular em Cursos Online
Presidente do júri
Ísis Alves de Farias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/02/22 As tecnologias digitais na mediação e promoção da leitura: valorações de professores e alunos
Arguente principal
Clara Jil Machado Nunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/02/18 A Aprendizagem entre Pares no Ambiente de Trabalho em Organizações de Tecnologia e Sistemas de Informação
Presidente do júri
Emerson Alves Tosin (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/02/15 Motivação dos Alunos do 3º Ciclo durante o Ensino Remoto de Emergência: um estudo na Disciplina de Geografia
Presidente do júri
Ivo Manuel Fontoura Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/14 Pensamento Computacional dos Alunos no Final do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Helena Sofia Coelho Monge Davide (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/11 O Contributo do Ambiente de Programação SCRATCH no Desenvolvimento do Pensamento Computacional dos Alunos do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mariana Rosa da Silva Hermenegildo Guerreiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/10 Edição e Tratamento de Imagens Digitais - Projeto “Promover Alhandra
Orientador
Patrícia Alexandra Sardinha Aleixo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/08 Ensino de Estruturas de Dados Estáticas através do desenvolvimento de um jogo para a promoção da igualdade de género
Orientador
Rui Alberto Carvalho Delgado (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/07 Metodologias Inovadoras e Imersão Virtual para Orientação Prática de Design Instrucional
Arguente principal
Carolina Savioli Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/04 A alteração do regime de ensino e de professor pode influenciar a aprendizagem no ensino da iniciação a programação num curso profissional
Presidente do júri
Renata Andréa Sandes Batista Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/01/31 A avaliação das aprendizagens com ferramentas digitais
Presidente do júri
Laura Maria Arsénio Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/01/27 Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando ambiente de Programação Scratch
Presidente do júri
Diogo Francisco Pires Diniz (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/01/11 Tecnologias Digitais na Avaliação Formativa da Aprendizagem
Orientador
Larissa Fonseca Figueira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/30 Ensino de Produção Multimédia: Aumentar a Realidade
Presidente do júri
Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/28 O ensino de programação de sockets na disciplina de Redes de Comunicação
Presidente do júri
Dália Mestre Rodrigues Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/27 Ensino de Sistemas Operativos com recurso à virtualização
Presidente do júri
Almerindo Domingues Bogas Morais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/26 O desenvolvimento de jogos no ensino da programação a alunos do 1o ano do curso profissional TGPSI
Orientador
Flávio Fonseca da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/21 (Des)Ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia
Presidente do júri
Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão Pardal (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/19 Inovação pedagógica e tecnologias digitais: o papel dos professores de Informática
Arguente principal
Paula Alexandra Andrade Costa (Outro)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/04/26 Redes de Comunicação: A liberdade sem fios - Configuração de Redes Wireless
Arguente principal
Jorge Costa e Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/04/23 COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Arguente principal
Alice Braun Schneider (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
2021/04/13 ADVANTAGES OF USING USER EXPERIENCE DESIGN CONCEPTS IN THE CREATION OF E-LEARNING COURSES
Arguente principal
José Ricardo Gomes da Silva Leite (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/02/25 Orientações Curriculares para as TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico e Competências Digitais dos Professores: Um estudo exploratório
Arguente principal
Maria de Fátima Tavares de Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/02/19 Uso das TIC no Aprendizado de Teoria Musical para o Canto Coral
Arguente principal
Marcelo Vizani Calazans (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/02/03 Potencial do jogo minecraft como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Hugo Miguel Ribeiro Roxo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/02/02 Aplicação da Robótica na Resolução de Problemas: Reflexões para a Aprendizagem Inicial de Programação no Ensino Básico
Presidente do júri
Ana Maria Germano Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01/25 O Ensino de PHP em páginas Web dinâmicas através do desenvolvimento de um Fórum Online sobre património cultural
Orientador
Graça Maria Simão Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01/22 Ensino de variáveis estruturadas String em linguagem C com recurso à plataforma Arduino
Arguente principal
Paulo de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/10/21 Uso de uma ferramenta para avaliar a utilização das tecnologias digitais em um agrupamento em Portugal : Um estudo de caso
Arguente
Ricardo Augusto Marques Da Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/07/24 O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional
Orientador
Dália Lopes Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 A formação do professor em comunidades de aprendizagem on line: um estudo de caso sobre os grupos eTwinning.
Arguente principal
Mirian Benevides (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 Um estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de lógica de programação para alunos da rede pública do Ensino Médio.
Arguente principal
José Vidal (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2019 Avaliação Formativa no projeto iClass
Orientador
Vítor Bastos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 O estacionário como ferramenta do processo do design de comunicação.
Arguente principal
João Mourato (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 Comissão Científica do V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação - WAlgProg / 2019 Brazilia
2018 - 2018 ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação IEUL - Lisboa
2017 - 2017 ticEDUCAJunior2017, V Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Práticas do Futuro na Escola de Hoje” IEUL - Lisboa
2015 - 2015 ticEDUCAJunior2015, IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Educação 3.0” IEUL - Lisboa
2014 - 2014 ticEDUCAJunior2014, III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Aprender, Participar e Inovar”. IEUL - Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Sysiphus - Journal of Education (2182-8474) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2019 - Atual Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) Sociedade Brasileira de Computacao - SB

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Perito externo ao abrigo do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da DGE/ME. Apoio à conceção, implementação, monitorização e avaliação do plano de melhoria TEIP. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - Atual Conceção de diversos planos de formação em colaboração com a DGE, no âmbito da formação contínua docente, para a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Direção-Geral da Educação, Portugal
2020/11/28 - 2020/11/30 Consultoria na revisão da nova versão SELFIE for Teachers da JRC da EC. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

European Commission Joint Research Centre, Bélgica
2020/08/12 - 2020/08/15 Consultoria na revisão da nova versão SELFIE for Schools da JRC da EC. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

European Commission Joint Research Centre, Bélgica
2019 - 2019 Participação no grupo de trabalho e discussão no âmbito do Projeto Internacional TeachUp a convite da Direção-geral da educação. Direção-Geral da Educação, Portugal
2019 - 2019 Teach-UP expert assessment. European Schoolnet, Bélgica
2018 - 2018 Participação enquanto membro do centro de competência em tecnologias e inovação no grupo de trabalho que desenvolveu as orientações curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação para o 1º ciclo do ensino básico. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Direção-Geral da Educação, Portugal
2017 - 2017 Participação no grupo de trabalho que desenvolveu as linhas orientadoras para a iniciativa de programação e robótica no ensino básico a convite da Direção-geral da Educação. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013/09/01 - 2016/07/31 Colaboração com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito do projeto Museu Virtual da Educação de Cabo Verde Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2013 - 2014 Colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do protocolo realizado entre o IEUL e a RBE. Esta colaboração operacionaliza-se em reuniões periódicas com os membros da equipa RBE; realização de seminários para professores bibliotecários; desenvolvimento de estudos de avaliação de projetos da Rede de Bibliotecas Escolares Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - 2020 Robótica Educativa II; Projeto I; Projeto II Curso de Especialização em Tecnologias e Robótica Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 Iniciação à Prática Profissional II; Iniciação à Prática Profissional III; Seminário de Didática de Informática Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 Avaliação Online das Aprendizagens; Seminário de Investigação e Projeto Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 Avaliação Online das Aprendizagens Mestrado em Educação na especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 Inovação e Melhoria na Escola Mestrado em Educação na especialidade em Inovação em Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 Ambientes de Programação para Crianças; Programação de Objetos Tangíveis; Projeto Curso de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 Iniciação à Prática Profissional II Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 Avaliação Online das Aprendizagens Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 Avaliação Online das Aprendizagens Mestrado em Educação na especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Iniciação à Prática Profissional II Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2018 Ambientes de Programação para Crianças; Programação de Objetos Tangíveis Curso de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2017 Ambientes de Programação para Crianças; Programação de Objetos Tangíveis Curso de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2017 Iniciação à Prática Profissional II Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2016 Iniciação à Prática Profissional II; Didática V Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
2014 - 2015 Formação à Distância e e-Learning; Avaliação Online das Aprendizagens Mestrado em Educação na especialidade TIC e Educação a Distância (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2014 Formação à Distância e e-Learning; Avaliação Online das Aprendizagens Mestrado em Educação na especialidade TIC e Educação a Distância (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2013 Formação à Distância e e-Learning; Avaliação Online das Aprendizagens Mestrado em Educação na especialidade TIC e Educação a Distância (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Associação Nacional de Professores de Informática

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07/03 - 2019/07/03 Membro do júri no Evento Nacional: Concurso Clubes de Programação e Robótica Direção-Geral da Educação, Portugal
2019 - 2019 Membro do júri: 5ª edição do concurso Apps for Good CDI-Portugal, Portugal
2019 - 2019 Membro do júri no Evento Regional: Concurso Clubes de Programação e Robótica Direção-Geral da Educação, Portugal