???global.info.a_carregar???
Maria do Rosário Correia Pereira Pestana. Concluiu o doutoramento em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa em 2008. É Professora Auxiliar e Directora do curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 5 livros publicados. Participou em 15 eventos no estrangeiro e 25 em Portugal. Orientou 11 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Outras Ciências Sociais e Artes. Orienta 5 teses de doutoramento. Entre 1996 e 2011 participou em 3 projectos de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação, sendo que coordena 2 destes. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Etnomusicologia e Popular Music Studies. Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Práticas musicais de expressão local.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Rosário Pestana

Nomes de citação

  • Maria do Rosário Pestana

Identificadores de autor

Ciência ID
4A19-58AA-FA1C
ORCID iD
0000-0003-4446-3659

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2008
Concluído
Etnomusicologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"“À LUZ DO SOL, AO PÉ DA IGREJA”: MÚSICA, IDENTIDADE E GÉNERO NA CONSTRUÇÃO DO DOURO LITORAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louv
2008
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ciências Musicais-Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"À Luz do Sol, ao Pé da Igreja: Música, Identidade e Género na Construção do Douro Litoral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000
Concluído
Ciências Sociais - Etnomusicologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
" "Vozes da Terra": a folclorização em Manhouce (1938-2000)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção
1989 - 1994
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

2016/06 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
1996/01 - Atual Investigador (Investigação)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

2016/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

2013/02 - Atual Diretora do curso de Mestrado em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2021/08/14 Sustainable practices: a study of the pos-folklorism in Portugal in the 21st century
PTDC/ART-FOL/31782/2017
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2019/05 A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmo´nicas e comunidades locais (1880-2018)
PTDC/CPC-MMU/5720/2014
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2015/05 Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX
PTDC/EAT-MMU/118753/2010
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2014/11 “A música no meio”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
PTDC/EAT-MMU/117788/2010
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Observatório das Actividades Culturais, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008 - 2011/01 Multimedia Dictionary of Expressive Culture in 20th Century Portugal
PRAXIS XXI - POCTI/EAT/841/200
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2008 - 2010/01 A indústria fonográfica em Portugal no século XX
PTDC/HAH/70991/2006
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
1996 - 1999/01 A Revivificação do Património Cultural Expressivo Tradicional em Portugal no Século XX
PLUS/CUL/1163 (1996-1999)
Bolseiro de Mestrado
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Pestana, Maria. 2018. "Texto retrospectivo sobre a minha experie^ncia em torno do Patrimo´nio Cultural e Imaterial". Veduta, 2018/12: 49-53.
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2015. "Ernesto Maia: Un élève au Portugal de Marie Jaëll". Lettre d'Information, 2015/01/27: 1-3.
Artigo em conferência
  1. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2014. "’Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the broadcasting context". In Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing. Proceedings: Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing., Aveiro, Portugal. Lisboa, Portugal: Ex-Libris.
    Publicado
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2014. "’The Portuguese popular song’: Convergences between cultural industries, merchants and the composer Frederico de Freitas, at the turn of the 1930s". In Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing Proceedings: Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing, Aveiro, Portugal. Lisboa, Portugal: Ex-Libris.
    Publicado
  3. Côrte-Real, Maria de São José; Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2012. "Instant and Lasting Ornaments in Traditional Female Polyphony in Portugal". In The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony_. Proceedings.: The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony, Tbilisi, Georgia, 284-297. Tbilisi, Georgia: International Research Center for Traditional Polyphony of Tbilisi State Conservatoire.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria do Rosário Pestana; Helena Paula Marinho Silva de Carvalho. 2015. "Journal on the Art of Record Production ISSN: 1754-9892 Search Results where Key Words contains "pestana" Record Production in the Internet Age Anne Danielsen, Hans-T. Zeiner-Henriksen, Stan Hawkins The ninth Art of Record Production Conference, “Record Production in the Internet Age,” hosted by the University of Oslo, aimed to illuminate the ways in which contemporary culture is characterized t". http://arpjournal.com/?search-class=DB_CustomSearch_Widget-db_customsearch_widget&widget_number=preset-default&cs-all-0=pestana&cs-post_title-1=&cs-Custom_Field_Content_Type-2=&cs-Custom_Field_Content_Type-3=&search=Search 10 (10): 1-10. http://arpjournal.com/?search-class=DB_CustomSearch_Widget-db_customsearch_widget&widget_number=preset-default&cs-all-0=pestana&cs-post_title-1=&cs-Custom_Field_Content_Type-2=&cs-Custom_Field_Content_Type-3=&search=Search.
    Publicado
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2014. "Mapping 'Portuguese music': the Armanda Leça Collcetion (1939/40)". International Forum on Audio-Visual Research. Jahrbuch des Phonogrammarchivs (5): 102-122.
    Publicado
  3. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2011. ""A ‘fala’ é a voz das mulheres”: textos e contextos do feminino em Manhouce (1938-2000)". Trans. Revista Transcultural de Música (15): 2-21. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=82222646027.
    Publicado
  4. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2011. ""O som e a voz em processos de construção do “ser português” (1939-59)"". Revista Artefilosofia (11): 68-81. http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_11/Dossie_Rosario.pdf.
    Publicado
  5. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2011. ""De anjos a mulheres: o coro feminino Pequenas Cantoras do Postigo do Sol. Um estudo de caso.". Faces de Eva (25): 89-109.
    Publicado
  6. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2011. ""Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX"". e-cadernos (8): 93-107. http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/ecadernos8/06%20-%20Rosario%20Pestana%2012.04.11%20FINAL.pdf.
    Publicado
  7. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2009. ""O Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia e museologia na construção do Douro Litoral"". Trabalhos de Antropologia e Etnologia. 49 (1-4): 79-92.
    Publicado
  8. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2008. "“A música na construção do Douro Litoral: colecção, estudo e divulgação de práticas polifónicas de música da tradição oral em Portugal (1947-1959)”". Etno-folk. Revista galega de etnomusicoloxia 1 (12): 31-54.
    Publicado
  9. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2005. "“Vergílio Pereira na Beira Alta: passos de uma etnografia musical crítica”". Beira Alta 44 (1 e 2): 203-220.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Maria do Rosário Pestana. 2018. "Orfeanismo: Local Musicking and the Building of Society in Provincial Portugal". In The Routledge Companion to the Study of Local Musicking, 103-112. New York, Estados Unidos: Routledge.
    Publicado
  2. MISSING-VALUE, MISSING-VALUE. 2018. "Orfeanismo: Local Musicking and the Building of Society in Provincial Portugal". In The Routledge Companion to the Study of Local Musicking, editado por Suzel A. Reily; Katherine Brucher, 13-88. Nova Iorque, Estados Unidos: Routledge. http://dx.doi.org/10.4324/9781315687353-2.
    10.4324/9781315687353-2
  3. Pestana, Maria. 2018. "A fala das mulheres de Manhouce". In Geografias do Canto Rural, 1-8. São Pedro do Sul, Portugal: Binaural.
    Publicado
  4. Maria do Rosário Pestana. 2017. "Mulheres portuguesas migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memória". In Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXIe siècles), 311-322. Paris, França: Editions Hispaniques.
    Publicado
  5. Maria do Rosário Pestana. 2017. "Alentejo, visibilidade e ocultação: scriptualização e institucionalização de práticas musicais rurais". In Cantar no Alentejo: A terra, o passado e o presente, 133-150. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora.
    Publicado
  6. Pestana, Maria do Rosário; Oliveira, Luísa Tiago de. 2017. "Introdução". In Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora.
    Publicado • 10.1524/9783486767292.ix
  7. Pestana, Maria. 2017. "Mulheres portuguesas migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memória". In Exiliance au Féminin dans le monde Lusophone (XXe-XXIe siècles), 311-322. Paris, França: Éditions Hispaniques.
    Publicado
  8. Pestana, Maria do Rosário; Luísa Tiago de Oliveira. 2017. "Introdução". In Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente, editado por Pestana, Maria do Rosário; Luísa Tiago de Oliveira, 15-24. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora.
    Publicado
  9. Pestana, Maria. 2017. "Alentejo, visibilidade e ocultação: scriptualização e institucionalização de práticas musicais rurais". In Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente, editado por Pestana, Maria do Rosário; Luísa Tiago de Oliveira, 133-150. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora.
    Publicado
  10. Maria do Rosário Pestana. 2015. "Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI". In Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções, 1-20. Porto Alegre, Brasil: Sulina.
    Publicado
  11. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2014. "Cidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto (1880-1910)". In A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) Tradição e Inovação, 75-86. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora - Porto.
    Publicado
  12. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2013. "O fado: destinos e oportunidades do 'ser português' Um estudo sobre fado e emigração". In Trago o fado nos sentidos Cantares de um imaginário atlântico, 66-87. São Paulo, Brasil: Letra e Voz.
    Publicado
  13. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2003. "Almeida Campos". In Vozes do Povo A Folclorização em Portugal, 441-447. Lisboa, Portugal: Celta.
    Publicado
  14. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2003. "Folclorização em Manhouce". In Vozes do Povo a Folclorização em Portugal, 387-400. Lisboa, Portugal: Celta.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maria do Rosário Pestana; Jorge Salgado Correia; Alfonso Benetti; Sara Carvalho. 2017. PERFORMA’15: Proceedings of the International Conference on Music Performance. Aveiro, Portugal: UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/20461.
  2. Maria do Rosário Pestana; Luísa Tiago de Oliveira. 2017. Cantar no Alentejo: A terra, o passado e o presente. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora.
  3. Maria do Rosário Pestana; Luísa Tiago de Oliveira; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan; Ema Pires; Dulce Simões; Susana Mareco; Maria José Barriga; Paulo Ferreira da Costa; Fernando Oliveira baptista. 2017. Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente. Editado por Maria do Rosário Pestana; Luísa Tiago de Oliveira. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora.
    Publicado
  4. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2014. Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939-40. Edição crítica de Registos Sonoros de Armando Leça. Vila Verde, Portugal: Tradisom.
  5. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2014. Vozes ao Alto. Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos. Lisboa, Portugal: mpmp.
  6. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2011. Proceedings from Performa 2011. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.
Entrada de enciclopédia
  1. Maria do Rosário Pestana. 2019. "Fado". In The SAGE International Encyclopedia of Music and Culture. Thousand Oaks, Estados Unidos: Oxford University Press. http://dx.doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.09216.
    Aceite para publicação • 10.1093/gmo/9781561592630.article.09216
  2. Pestana, Maria. 2017. "Orfeão". In Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, 562-564. Nova Iorque, Estados Unidos: Bloomsbyry Academic.
    Publicado
Livro
  1. Benetti, Alfonso; Correia, Jorge Salgado; Pestana, Maria do Rosário; Carvalho, Sara. 2017. PERFORMA’15: Proceedings of the International Conference on Music Performance. Portugal: UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/20461.
  2. Correia, Jorge Salgado; Carvalho, Sara; Pestana, Maria do Rosário. 2015. PERFORMA'15: abstracts of the International Conference on Musical Performance. Portugal: UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/21538.
  3. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira; Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro. 2014. Folclore e Folclorização no Montijo: Trânsitos e encontros da música e da dança. Lisboa, Portugal: Colibri.
    Publicado
  4. Marinho, Helena; Pestana, Maria do Rosário. 2014. Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing: abstracts. Portugal: UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/16227.
  5. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2012. Armando Leça e a Música Portuguesa 1910-1940. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Pedro Miguel Cravinho. 2018. "An open window to a different world: encounters with jazz on television in Portugal (1956-1974)". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10773/24261.
  2. Marques, Marcelo Soares. 2018. "A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/24397.
  3. Miranda, Luis Flávio Aguiar. 2017. "Música e vida social na cidade do Serro: o caso da Banda Santíssimo Sacramento". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/22581.
  4. Retana, María Rosa Pampillo. 2017. "Atlântico branco: rotas da música celta e de músicos entre a Costa Rica e a Galiza". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/22580.
  5. Moreira, Moema Macêdo. 2017. "Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/23072.
  6. Wink, Lucas André. 2017. "As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/18596.
  7. Martins, António Alberto Ruivo Ventura. 2016. "Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/17789.
  8. Silva, Julieta Ferreira da. 2015. "Estéticas e políticas do revivalismo da sanfona em Portugal (1976-2015)". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/14843.
  9. Matos, Ana Domingas de Oliveira. 2014. "Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/12730.
  10. Saraiva, Óscar Daniel Santana de Oliveira. 2014. "Experiência em orquestra ligeira: contributos para o desenvolvimento pessoal e curricular". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/13591.
  11. Braga, Catarina Sofia Ribeiro. 2013. "O teatro cantado em Coimbra (1880-1910) : géneros, grupos e contextos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/12326.
  12. Simões, Thays Peneda. 2012. "O gesto corporal na performance coral - estudo de dois grupos corais". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/9630.
  13. Castro Castro, Agustín. 2012. "Improvisación, una herramienta metodológica en la enseñanza del saxofón". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/10046.
  14. Moreno Castaño,Yeny Paola,. 2012. "Canto lírico - complejidad de la clasificación vocal -un estudio de caso". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/10986.
  15. Rufino, Ana Elisa de Almeida Santos. 2012. "Actualização e diversificação de repertórios no ensino do violino". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/9624.
  16. Silva, Maria Emiliana. 2011. "A rabeca chuleira, etnografias, contextos e tocadores". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10773/7560.
Website
  1. Pestana, Maria. 2018. Mpart, Música Participada. https://anossamusica.web.ua.pt/.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Maria do Rosário Pestana. 2017. Encontros com o Património. TSF.
  2. Maria do Rosário Pestana. 2015. MPAGDP - A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Rádio Difusão Portuguesa - Antena 1.

Outros

Outra produção
  1. Maria do Rosário Pestana. 2017. Música e interlocução: “Tão longe, tão perto: Periplus, deambulações luso gregas”, de Amélia Muge e Michales Loukovikas.
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2013. Armando Leça (1891-1977): mapping and constructing the "portuguese music".
  3. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. 2012. "Armando Leça e a Música Portuguesa exhibition.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual O trigo do joio O caso GEFAC: mu´sica de matriz rural, movimentos estudantis e vida social local
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - Atual A sanfona em Portugal (1983-2015): músicos e contextos performativos
Orientador
2013 - Atual Processo de mistura e masterização em contexto de estúdio
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - Atual O Som que Estremece o Coração: As dinâmicas que envolvem a performance e a construção dos Bombos em Lavacolhos.
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - Atual Cantar em Coro: EXpressividade e Sociabilidade
Coorientador
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - Atual “Uma porta aberta” : O Jazz como um discurso de modernidade numa realidade cultural “encenada”, na Ra´dio Televisa~o Portuguesa, entre 1956 e 1974.
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - Atual Estudos Arti´sticos Artistic Studies No Pai´s In Portugal 2. Enderec¸o para corresponde^ncia 2. Mailing address information Rua Dr. Antunes Varela, no 5 - 1oDto 3400-133 Portugal 918860118 rfdmarques@gmail.com 3. Procurador do candidato 3. Candidate's representative (vazio) (void) Facultativo para o caso de bolsas totalmente no pai´s Optional for fellowships totally in Portugal 4. Programa de trab
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 EM BUSCA DE SER MAIS: O CASO DA ORQUESTRA PORTUGUESA DE GUITARRAS E BANDOLINS
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Processos de Tradicionalização em Penha Garcia: Práticas, Protagonistas e Contextos
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Estéticas e políticas do revivalismo da Sanfona em Portugal (1976 - 2015)
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 As 'noites' de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Improvisação e música contemporânea na Orquestra de Cordas
Orientador
2013 - 2013 O teatro cantado em Coimbra (1880-1910): géneros, grupos e contextos
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 “Um por Todos, Todos pela Música Nova”: um Estudo de Caso
Orientador
2013 - 2013 Experiência em Orquestra Ligeira: Contributos para o Desenvolvimento Pessoal e Curricular
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 O Gesto corporal na performance coral: estudo de dois grupos corais
Orientador
2012 - 2012 Improvisação, uma ferramenta metodológica no ensino do saxofone
Orientador
2012 - 2012 Actualização e diversificação de repertórios no ensino do violino
Orientador
2012 - 2012 Canto lírico. Complexidade da classificação vocal: um estudo de caso
Orientador
2012 - 2012 Talento, ansidedade e concursos: estudo do concurso do Fundão
Coorientador
2011 - 2011 A rabeca chuleira, etnografias, contextos e tocadores
Orientador

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Música, religião e convivialidade em espaços públicos
Conferência
A Religiosidade porpular em Portugal
Associação para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Portugal
2017 - 2017 A nosa música, o nosso mundo: associações musicais e a vida social local
Encontro
VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Musicologia, Portugal
2017 - 2017 Armando Leça e a música portuguesa
Outro
Jornadas Armando Leça
Orfeão de Matosinhos, Portugal
2017 - 2017 Dinâmicas da música de matriz rural em Portugal
Encontro
Encontro de Tocadores Entre Margens
aCentral Folque, Portugal
2017 - 2017 A Imprensa como Fonte para a história da interpretação musical
Congresso
V Congresso Internacional Musica y Prensa
2017 - 2017 Mesa redonda
Congresso
III Congresso do Bombo
Toca a Rufar, Portugal
2016 - 2016 Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm
Congresso
Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2016 - 2016 A edição musical: projetos, recursos e problemas.
Encontro
Encuentro Hispano-Luso de Editores Musicales: La edición musical en el s. XXI en España y Portugal
AEDOM, Espanha
2016 - 2016 Práticas de cantar em coro: identificar-se, trabalhar para a distribuição ecológica do poder e expandir a sociedade
Encontro
VI ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Musicologia SPIM, Portugal
2016 - 2016 Mulheres migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos, políticas e práticas de identidade e memória
Outro
Colóquio Internacional EXILIÊNCIA DE MULHERES NO MUNDO LUSÓFONO: Secs. XX-XXI
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 O orfeonismo nas primeiras décadas do século XX, em Portugal: textos e contextos de construção de localidade
Outro
Música em Portugal no Contexto da Arte Nova (II)
Arte no Tempo, Portugal
2016 - 2016 Textos e contextos dos bombos na documentação e estudo de música popular em Portugal
Congresso
II Congresso do Bombo
Câmara Municipal do Fundão, Brasil
2016 - 2016 Música, culto e sociedade: fragmentos de práticas religiosas nas coleções de Armando Leça (1939-40) e Vergílio Pereira (1958-63)”
Outro
III Curso Livre sobre Religiosidade Popular
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Portugal
2016 - 2016 A fala: espaços interlocutórios da voz em contexto rurais
Outro
Fios que tecem a fala das mulheres
Cramol, Brasil
2016 - 2016 Entretenimento e música gravada: Os discos His Master’s Voice em Portugal (1927-30)”
Conferência
Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na 1ª metade do século XX
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015 - 2015 ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Encontro
ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
SPIM - Sociedade Portuguesa de Musicologia, Portugal
2015 - 2015 Local Musicking in Cross-Cultural Perspective
Simpósio
Local Musicking in Cross Cultural Perspective: International Symposium
ICRH Research Group, Queen's University - Belfast, Irlanda
2015 - 2015 Práticas musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património.
Outro
Práticas musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património.
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015 - 2015 1ªs Jornadas para a Salvaguarda Património Cultural Imaterial do Algarve
Outro
1ªs Jornadas para a Salvaguarda Património Cultural Imaterial do Algarve
Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Portugal
2015 - 2015 PERFORMA 2015 – Conference on Musical Performance
Encontro
PERFORMA 2015 – Conference on Musical Performance
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014 - 2014 Music’s in between: the choral singing movement as a social practice in Portugal
Simpósio
ARS CORALIS 2014 3. International Symposium on Chorusology
INTErNATIoNAL CHorAL INSTITUTE, Croácia
2014 - 2014 Songs, memories and other belongings: from the archive to the practice of “Portuguese” music
Encontro
ICTM Study Group on Historical Sources of Traditional Music 20th Meeting in Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014 - 2014 “Um outro modo de ver o mundo: Arte, sociedades privadas e crítica musical nos itinerários de Ernesto Maia (1861-1924)”
Outro
Música em Contexto - A sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação. A questão metodológica
Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md, Portugal
2014 - 2014 ’The Portuguese popular song’: Convergences between the cultural industries, merchants and the composer Frederico de Freitas, at the turn of the 1930s
Congresso
Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 ’Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the broadcasting context (lecture-recital)
Congresso
Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing.
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Invisible network: The making of the Portuguese popular song.
Congresso
In The 9th Art of Record Production Conference - Record Production in the Internet Age.
Universidade de Oslo, Noruega
2014 - 2014 ’Ma fin est mon commencement’: retrospectivas da primeira investigação sistemática sobre o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal
Mesa-redonda
’Ma fin est mon commencement’: retrospectivas da primeira investigação sistemática sobre o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013 - 2013 Músicas, memórias e outras pertenças: mapas da interculturalidade em práticas e consumos musicais
Congresso
COMUNICON 2013 CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2013 - 2013 Consensus and Conflict: The Ambivalence of Choral Practice during the Portuguese Autocratic Regime of Estado Novo
Encontro
http://www.indiana.edu/~folklore/sem2013.shtml
SEM - Society for Ethnomusicology, Estados Unidos
2013 - 2013 Regeneration and transcendence through rituals: the disruptive role of choral singing during the early decades of the twentieth century in Portugal
Conferência
42nd ICTM World Conference
ICTM International Council for Traditional Music, China
2013 - 2013 Radio Voices / Vozes da Rádio: Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the cultural industries in Portugal (1930-1950)
Conferência
Performa -Encontros de Investigação em Performance - 2013
ABRAPEM Associação Brasileira de Performance Musical, Brasil
2013 - 2013 Consenso e conflito: a ambivalência da prática coral durante o regime autocrático do Estado Novo
Encontro
ENIM - 2013 National Conference of Music Research (Portugal)
SPIM-SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Portugal
2013 - 2013 O movimento coral em Portugal: uma realidade intersticial e dinâmica
Encontro
ENIM 2013
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013 - 2013 Music’s in between: the choral singing movement as a social practice in Portugal
Conferência
58th SEM Annual Meeting in Indianapolis
Southeastern Ohio Regional Medical Center, Estados Unidos
2013 - 2013 “Unpopular music”: the comicality and ambivalence of popular music in the early 20th century Portugal
Congresso
17th International Conference IASPM
IASPM, Espanha
2013 - 2013 Frederico de Freitas: Portuguese Popular songs
Conferência
The National Element in Music
Faculty of Music Studies of the University of Athens, Grécia
2013 - 2013 Post-ip'13 - 2.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Encontro
Post-ip Post in Progress
Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md, Portugal
2013 - 2013 Post-ip'13 - 2.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Encontro
Post-ip Post in progress
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013 - 2013 Performa'13 Encontros de Investigação em Performance
Encontro
Performa'13 Encontros de Investigação em Performance
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança e ABRAPEM, Portugal
2013 - 2013 Encontro de Investigação em Canto em Coro
Encontro
Encontro de Investigação em Canto em Coro
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2012 - 2012 Instant and lasting ornaments in traditional female polyphony in Portugal
Simpósio
Tbilisi International Symposium on Traditional Polyphony
Vano Sarajishvili Tbilisi State Conservatoire and the International Centre for Georgian Folk Song, Georgia
2012 - 2012 O arquivo musical do Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: música, conhecimento e memória (1946-59
Congresso
Guimaramus 2012
Sociedade Musical de Guimarães, Portugal
2012 - 2012 'Arte e Progresso': o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal
Encontro
ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música 2012
SPIM Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2012 - 2012 Narrativas multivalentes e multipartilhadas do fado no contexto da emigração portuguesa
Encontro
8º Encontro de música e Mídia
Centro de Estudos em Música e Mídia, Brasil
2012 - 2012 Dar luz às vozes: O levantamento sonoro realizado por Armando Leça em “ 1939-40
Outro
Colóquio PATRIMÓNIO SONORO EM PORTUGAL: PROTAGONISTAS, FUNDOS E INSTITUIÇÕEs
Instituo de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança/INET-md e Museu da Música Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Património Sonoro em Portugal: protagonistas, fundos e instituições
Encontro
Património Sonoro em Portugal: protagonistas, fundos e instituições
INET-md e Museu da Música Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX
Encontro
Colóquio A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX
INET-md e Museu da Música Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A música popular, a imprensa e os discos: mobilização política, crítica social e comicidade nos primeiros anos do século XX
Outro
Colóquio A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX
INET-md e Museu da Música Portuguesa, Brasil
2012 - 2012 2012. 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, A Música Migrante Universidade de São Paulo, Brasil
Encontro
8º Encontro Internacional de Música e Mídia, A Música Migrante
Musimid, Brasil
2011 - 2011 Music in-between: Portuguese emigrants and the construction of place
Conferência
41st World Conference of the ICTM
ICTM - International Council for Traditional Music, Canadá
2011 - 2011 O fado: destinos e oportunidades do ‘ser português’
Congresso
Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos
Conferência
Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Performa 2011
Conferência
Performa 2011
Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md, Portugal
2009 - 2009 Performa’09 Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro.
Conferência
Performa Conference on Performance Studies
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 OBRAS PARA PIANO A SOLO E PIANO COM VIOLINO OU VIOLONCELO DE FREDERICO DE FREITAS: FONTES, CONTEXTOS E EDIÇÃO André Bruno Dias Vaz de Deus Pereira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal, Patrícia Paula Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Francisco Lage MARIA MICAELA DEYRIS DE BARTHEZ DE MARMOURIERES DE BRAGANÇA (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Cantando espalharei por toda parte”: programação, produção musical e o “aportuguesamento” da “música ligeira” na Emissora Nacional de Radiodifusão (1934-1949), Pedro Russo Moreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Location of Repository À sombra de um passado por contar: banda de música de Santiago de Riba-Ul Helena Marisa Matos Lourosa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal Jorge Castro Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012/09/11 - 2012/12/11 Arte e Filosofia

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017 - Atual Performa'17 Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil
2017 - Atual 5º Congreso MUSPRES de la Sociedad Española de Musicología Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2017 - Atual Diálogos Interculturais Portugal-China Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Encontro Nacional da ABET Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2015 - Atual Performa'15 Universidade de Aveiro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - 2016 Folclore e Folclorização Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2015 - 2015 Folclore e Folclorização Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2014 - 2014 Folclore e Folclorização Extensão e divulgação científica (Curso médio)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
2013 - Atual Society for Ethnomusicology
2012 - Atual International Association for the Study of Popular Music
2000 - Atual International Council for Traditional Music