???global.info.a_carregar???
Rui Pina Coelho (1975) is Assistant Professor at the School of Arts and Humanities (University of Lisbon). He is the Director of the Centre for Theatre Studies (Lisbon) and Director of Sinais de cena – Performing Arts and Theatre Studies Journal. He has a PhD in Theatre Studies with a research on the representation of violence in post-World War II British realist drama. Since 2010, he works with Teatro Experimental do Porto (TEP) as a playwright and dramaturg. He is the author of, among other titles, A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951–1967) (Peter Lang, 2016), Casa da Comédia (1946–1975): Um palco para uma ideia de teatro (IN-CM, 2009). He recently coordinated the volume Contemporary Portuguese Theatre: Experimentalism, Politics and Utopia [Working Title](TNDMII/Bicho do Mato, 2017).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Pina Coelho
Data de nascimento
1975/06/18

Nomes de citação

  • Coelho, Rui Pina
  • Coelho, R.P.
  • Coelho, RP
  • Coelho, Rui
  • Rui Pina Coelho

Identificadores de autor

Ciência ID
4A14-F64A-49BE
ORCID iD
0000-0002-4065-6421
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=1-kszLEAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57193638680

Endereços de correio eletrónico

  • ruicoelho@campus.ul.pt (Profissional)
  • rmcoelho@letras.ulisboa.pt (Profissional)
  • ruipinacoelho@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 912319786 (Pessoal)

Moradas

  • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de Teatro, Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2013/02/28
Concluído
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Estudos de Teatro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Dias Difíceis: A representação da violência na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-segunda guerra mundial (1951-1965)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good, unanimously, Cum laude
2003 - 2006/06/02
Concluído
Estudos de Teatro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Casa da Comédia: Um palco para uma ideia de teatro (1946-1975)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
2000 - 2002
Concluído
Estudos de Teatro (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Very Good
1993 - 1997/07/21
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/13 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2017/02/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2017/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/08 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2017 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Director of Sinais de Cena: Revista de estudos de teatro e artes performativas / Performing Arts and Theatre Studies Journal, série II Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Centre for Theatre Studies
UIDP/00279/2020
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/01/01 - 2023/12/31 Centre for Theatre Studies
UIDB/00279/2020
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Theatre Studies
UID/EAT/00279/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2011/01/30 Theatre History in Portugal online
PTDC/HAH/72397/2006
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Coelho, Rui Pina. "Amor ao futuro". (2020): http://hdl.handle.net/10451/48001.
  2. Coelho, Rui Pina. "Um carro, queimado, na berma da estrada : a experiência de um Laboratório de Escrita Para Teatro". (2020): http://hdl.handle.net/10451/47809.
    10.11606/issn.2175-3180.v12i23p166-184
  3. Rui Pina Coelho; Coelho, Rui Pina. "Irresistível violência: A representação da violência na dramaturgia do pós-Segunda Guerra Mundial". Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 3 5 (2017): 47-47. https://doi.org/10.18542%2Farteriais.v3i5.5354.
    10.18542/arteriais.v3i5.5354
  4. Coelho, Rui Pina. "Caminhar". (2017): http://hdl.handle.net/10451/48000.
  5. Coelho, Rui Pina. "A estética da resistência". (2017): http://hdl.handle.net/10451/47999.
  6. Coelho, Rui Pina. "Be Violent Again: Violence, Realism and Consumerism in Arthur Miller’s Death of a Salesman and Mark Ravenhill’s Shopping and Fucking". Cartaphilus – Revista de investigación y crítica estética. Violencia y Teatro – Perspectivas de la representación violenta en escena 14 (2016): 363-375. http://hdl.handle.net/10451/30730.
    Acesso aberto
  7. Coelho, Rui Pina. "Cartografia imprecisa do teatro em Portugal". Alicerces – Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte, Ensaios sobre prática e pedagogia nas artes performativas VI 6 (2016): 89-100. http://hdl.handle.net/10400.21/6774.
    Publicado
  8. Coelho, Rui Pina. "Olhar para trás, olhar para a frente". (2016): http://hdl.handle.net/10451/47952.
  9. Coelho, Rui Pina; Coelho, Rui Pina. "The Living Museum of my Generation’s Failure: On The Living Museum of Small, Forgotten and Unwanted Memories by Joana Craveiro/ Teatro do Vestido". Critical Stages/Scènes Critiques: The IATC journal/Revue de i'AICT (2015): http://hdl.handle.net/10451/30540.
  10. Coelho, Rui Pina. "Crítica teatral". (2015): http://hdl.handle.net/10451/29707.
  11. Coelho, Rui Pina. "“A vida como de costume: A representação da violência sistémica na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-67)”". Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura (org.), Conflito e Trauma: XVI Colóquio de Outono. Vila Nova de Famalicão: Húmus / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2015, pp. 265-275. (2015):
  12. Coelho, Rui Pina. "“A vida como de costume: A representação da violência sistémica na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-67)”". Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura (org.), Conflito e Trauma: XVI Colóquio de Outono. Vila Nova de Famalicão: Húmus / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2015, pp. 265-275. (2015):
  13. "“A vida como de costume: A representação da violência sistémica na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-67)”". Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura (org.), Conflito e Trauma: XVI Colóquio de Outono. Vila Nova de Famalicão: Húmus / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2015, pp. 265-275. (2015):
  14. "“A vida como de costume: A representação da violência sistémica na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-67)”". Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura (org.), Conflito e Trauma: XVI Colóquio de Outono. Vila Nova de Famalicão: Húmus / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2015, pp. 265-275. (2015):
  15. Coelho, Rui Pina. "Alkantara Festival: Uma pérola entre as mais belas". Sinais de Cena 22 (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/5588.
    Publicado
  16. Coelho, Rui Pina; Fadda, Sebastiana; Martins, Rita. "Desafios do Teatro Amador do Vale do Minho: Terceira edição dos Seminários para Novos Críticos da APCT". Sinais de Cena 20 (2013): 95-102. http://hdl.handle.net/10451/30082.
    Publicado • Editor
  17. Coelho, Rui Pina. "Os sessenta anos do Teatro Experimental do Porto (1953-2013)". Sinais de Cena 20 (2013): 25-40. http://hdl.handle.net/10400.21/5587.
    Publicado
  18. Coelho, Rui Pina. "O tempo, foda-se, o tempo: Algumas notas soltas sobre Já passaram quantos anos, perguntou ele". Cine Qua Non 6 (2012): 158-167. http://hdl.handle.net/10400.21/5590.
    Publicado
  19. Coelho, Rui Pina. "Where is my mind? : a propósito da necessidade do teatro, dos Pixies, de Pasolini e da Polónia". Sinais de Cena 17 (2012): 79-83. http://hdl.handle.net/10400.21/5583.
    Publicado
  20. Coelho, Rui Pina. "A natureza do amor". Sinais de Cena 17 (2012): 101-102. http://hdl.handle.net/10400.21/5584.
    Publicado
  21. Coelho, Rui Pina. "Miguel Guilherme: A causa dos divertimentos". Sinais de Cena 15 (2011): 12-13. http://hdl.handle.net/10400.21/5581.
    Publicado
  22. Coelho, Rui Pina. "A beleza, joder, a beleza". Sinais de Cena 15 (2011): 102-105. http://hdl.handle.net/10451/29064.
    Publicado
  23. Coelho, Rui Pina. "A causa dos divertimentos". (2011): http://hdl.handle.net/10400.21/5581.
  24. Coelho, Rui Pina. "Um festival é um festival: Em Yerevan e no Rio de Janeiro". Sinais de Cena 14 (2010): 77-80. http://hdl.handle.net/10400.21/5579.
    Publicado
  25. Coelho, Rui Pina. "O realismo está morto. Viva o realismo!". Sinais de Cena 13 (2010): 99-102. http://hdl.handle.net/10400.21/5578.
    Publicado
  26. Coelho, Rui Pina. "Niedokladna mapa teatralna portugallii". Dialog 11 (2010): 48-57. http://hdl.handle.net/10400.21/5599.
  27. Coelho, Rui Pina; Martins, Rita. "Exercícios de coralidade: a APCT em Guimarães". Sinais de Cena 14 (2010): http://hdl.handle.net/10451/29755.
  28. Coelho, Rui Pina. "Utopia de um teatro de textura romanesca: adaptações de romances na recente cena portuguesa". Transbordamentos Infinitos: Dramaturgia Contemporânea, Cadernos de Literatura Comparada 22/23 (2010): http://hdl.handle.net/10400.21/5597.
  29. Rui Pina Coelho; Coelho, Rui Pina. "O estranho caso do romancista e dos livros pretos que ele escreveu". Sala Preta 9 (2009): 27-35. https://doi.org/10.11606%2Fissn.2238-3867.v9i0p27-35.
    Publicado • 10.11606/issn.2238-3867.v9i0p27-35
  30. Coelho, Rui Pina. "Vigiando manifestações de juventude: o caso da antologia "Novíssimo teatro"". Sinais de cena 12 (2009): 36-39. http://hdl.handle.net/10400.21/5575.
    Publicado
  31. Coelho, Rui Pina. "Coisas sérias e muito verdadeiras". Sinais de Cena 12 (2009): 109-112. http://hdl.handle.net/10400.21/5577.
    Publicado
  32. Coelho, Rui Pina. "Carla Galvão: uma arquitecta das mágoas boas". Sinais de Cena 11 (2009): 13-14. http://hdl.handle.net/10400.21/5573.
    Publicado
  33. Coelho, Rui Pina; Coelho, Rui Pina. "Duas vezes Enda Walsh". Anglo-Saxónica. Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa 27 (2009): 237-240. http://hdl.handle.net/10400.21/5591.
    Publicado
  34. Coelho, Rui Pina. "Hacia una introducción selectiva al teatro en Portugal: breve encuadramiento". Pygmalion: Revista de Teatro general y comparado 6 (2009): 9-22. http://hdl.handle.net/10400.21/5600.
    Publicado
  35. Coelho, Rui Pina. "O estranho caso do romancista e dos livros pretos que ele escreveu: a propósito da obra de Gonçalo M. Tavares e dos espectáculos "Sobreviver" e "Jerusalém"". (2009): http://hdl.handle.net/10400.21/5595.
  36. Coelho, Rui Pina. "Sem corpo, sem problemas: Narradores e contadores de histórias". Sinais de Cena 10 (2008): 18-21. http://hdl.handle.net/10400.21/5571.
    Publicado
  37. Coelho, Rui Pina. "A inevitável política de um gesto". Sinais de Cena 9 (2008): 11-12. http://hdl.handle.net/10400.21/5567.
    Publicado
  38. Coelho, Rui Pina. "Estamos provavelmente no teatro". Sinais de Cena 10 (2008): 18-21. http://hdl.handle.net/10400.21/5572.
    Publicado
  39. Coelho, Rui Pina. "A dramaturgia goldoniana em Portugal no século XX: o mundo e o teatro". Estudos Italianos em Portugal: Dossiê Carlo Goldoni 2 (2007): 95-114. https://doi.org/10.14195%2F0870-8584_2_6.
    Publicado • 10.14195/0870-8584_2_6
  40. Fadda, Sebastiana; Coelho, Rui Pina. "Palcos de afecto: o Festival Internacional de Teatro de Almada". Sinais de Cena 7 (2007): 23-34. http://hdl.handle.net/10451/30099.
  41. Coelho, Rui Pina. "Em Edimburgo (Inglaterra?) mas com o coração em Damasco (Iraque?)". Sinais de Cena 8 (2007): http://hdl.handle.net/10400.21/5566.
    Publicado
  42. Fadda, Sebastiana; Coelho, Rui Pina. "Samuel Beckett: Imagens roubadas ao tempo: 1959-2006". Sinais de Cena 5 (2006): 25-40. http://hdl.handle.net/10451/30100.
  43. Coelho, Rui Pina. "A Casa da Comédia (1946-1975): de Fernando Amado a Bertolt Brecht". Sinais de Cena 6 (2006): 121-128. http://hdl.handle.net/10400.21/5668.
    Publicado
  44. Coelho, Rui Pina. "Como sobreviver: o último segredo de Lúcia". Sinais de Cena 5 (2006): 95-98. http://hdl.handle.net/10400.21/5559.
    Publicado
  45. Fadda, Sebastiana; Coelho, Rui Pina. "Samuel Beckett em Portugal: imagens roubadas ao tempo: 1959-2006". (2006): http://hdl.handle.net/10451/30100.
  46. Coelho, Rui Pina. "Henrik Ibsen em Portugal: figuras, fascínios e renovações". Adágio ¿ Revista do Centro Dramático de Évora 40/41 (2006): 143-151. http://hdl.handle.net/10400.21/940.
    Publicado
  47. Coelho, Rui Pina. "Tchekov em Portugal". Sinais de Cena 3 (2005): 61-68. http://hdl.handle.net/10400.21/5557.
    Publicado
  48. Coelho, Rui Pina. "Algo sobre a Europa: Thomas More". Sinais de Cena 4 (2005): 86-88. http://hdl.handle.net/10451/28944.
    Publicado
  49. Coelho, Rui Pina. "Como se fosse a primeira vez: "O cerejal"". Sinais de Cena 2 (2004): 87-89. http://hdl.handle.net/10400.21/5556.
    Publicado
  50. Coelho, Rui Pina. "Efémeros sinais". Sinais de Cena 1 (2004): 58-60. http://hdl.handle.net/10400.21/5555.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Coelho, Rui Pina. "Salvar o país: o repertório nacional no FATAL de 2006 a 2010", Revista FATAL, Publicação Anual de Teatro Universitário,, 2010, http://hdl.handle.net/10400.21/944.
  2. Coelho, Rui Pina. "Da vida para a cultura: o repertório do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (1999-2005)", Programa da 7ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa – FATAL 2006, 2006, http://hdl.handle.net/10400.21/942.
Capítulo de livro
  1. Coelho, Rui Pina. "A Journey Around Tiago Rodrigues’ Room". Institute of Art Studies at the Bulgarian Academy of Sciences, 2021.
  2. Coelho, Rui Pina. "Laboratório de Escrita para Teatro (2018/19) : Interromper o real para a ele regressar". Bicho do Mato, Teatro Nacional D. Maria II, 2019.
  3. Coelho, Rui Pina. "Uma pequena história do experimentalismo no teatro português do início do século XX ao dealbar do novo milénio". Universidade Federal do Pará, 2018.
  4. Coelho, Rui Pina. "Grandes migrações : em torno do romance The Great Gatsby (1926) de F. Scott Fitzgerald, do filme The Great Gatsby de Jack Clayton (1974) e do espectáculo Gatz dos Elevator Repair Service (2006)". Éditions Le Manuscrit, 2018.
  5. Coelho, Rui Pina. "Laboratório de Escrita para Teatro (2017/18) : O quotidiano do homem comum e outras coisas sem importância". Bicho do Mato, Teatro Nacional D. Maria II, 2018.
  6. Coelho, Rui Pina. "The Geographic and Affective Territories of Comédias do Minho and Teatro do Vestido". In Contemporary Portuguese Theatre: Experimentalism, Politics and Utopia [Working Title]. Portugal: Bicho do Mato, 2017.
    Publicado
  7. Coelho, Rui Pina. "Experimentalism, Politics and Utopia: Portuguese Theatre at the Beginning of the 20th Century and on the Threshold of the New Millenium [Introduction]". In Contemporary Portuguese Theatre: Experimentalism, Politics and Utopia [Working Title]. Portugal: Bicho do Mato, 2017.
    Publicado
  8. Coelho, Rui Pina. "Os territórios geográficos e afectivos das Comédias do Minho e do Teatro do Vestido". In Teatro Português Contemporâneo: Experimentalismo, Política, Utopia [Título Provisório]. Bicho do Mato, 2017.
    Publicado
  9. Coelho, Rui Pina. "Experimentalismo, Política e Utopia: Um teatro português do início do século XX ao dealbar no novo milénio [Introdução]". In Teatro Português Contemporâneo: Experimentalismo, Política, Utopia [Título Provisório]. Portugal: Bicho do Mato, 2017.
    Publicado
  10. Monteiro, Luísa; Romão, Valério; Coelho, Rui Pina. "Olya ou Um poema irresponsável sobre o trabalho". In Irina/Macha/Olga. Colecção Cénica, 55-72. Portugal: Não (edições), 2016.
    Publicado
  11. Coelho, Rui Pina; Coelho, Rui Pina. "Irresistible Wound: the representation of violence in post-Second World War drama". In Théâtre: Esthétique et Pouvoir. Tome 2 (XXe et XXIe siècles), 101-113. Portugal: Éditions Le Manuscrit, 2016.
    Publicado
  12. Coelho, Rui Pina. "Um crítico nunca está errado". In Nós pensamos todos em nós. Portugal: Fundação Centro Cultural de Belém, 2016.
    Publicado
  13. Coelho, Rui Pina. "Laboratório de escrita para teatro (2015/16) : um estado de excepção permanente". Bicho do Mato, Teatro Nacional D. Maria II, 2016.
  14. Coelho, Rui Pina. "Gonçalo Amorim: em busca de um teatro popular". In Teatro e Escenas del Siglo XXI, 157-170. Madrid, Espanha: Editorial Academia del Hispanismo, 2016.
    Publicado
  15. Coelho, Rui Pina. "Somewhere near reality: artistic portrayal of violence in post WWII British realistic drama". In S¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿ S¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ T¿¿¿¿¿: S¿¿¿¿¿¿¿S ¿¿¿ ¿¿¿¿¿S, ¿¿¿¿¿ T¿¿¿¿¿¿/ S¿¿¿¿ ¿¿¿O¿ ¿¿¿¿O¿ / ¿¿¿S¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿S¿¿¿¿¿ T¿SS¿¿¿¿¿¿¿S, 459-472. Grécia, 2014.
    Publicado
  16. Coelho, Rui Pina. "Safe Shakespeare: Performing Shakespeare during the Portuguese Fascist Dictatorship (1926-74)". In Translation Under Fascism, 215-231. London: Palgrave Macmillan, 2010.
    Publicado • 10.1057/9780230292444_9
  17. Coelho, Rui Pina. "Tudo excepto a pia da cozinha? A Kitchen Sink School e o Kitchen Sink Drama: figurações realistas no pós-guerra". In Texto e Imagem: Estudos de Teatro, 104-120. Brasil: Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
  18. Coelho, Rui Pina. "O que é que tem o actor?: figurações de personagens shakespearianas por actores e actrizes portugueses ao longo do século XX (... e um bocadinho do XXI)". In Shakespeare entre nós, 59-70. Portugal: Húmus, 2009.
    Publicado
  19. Coelho, Rui Pina. "Shakespeare Surveilled by Salazar: Anatomy of a Story of Censorship". In Translation and Censorship in Different Times and Landscapes. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Press, 2008.
    Publicado
  20. Coelho, Rui Pina. "Ariel o renovador: a crítica teatral de Fernando Amado como expressão de um ideário de teatro". In ACT 15: Teatro e Tradução: Palcos de Encontro, 321-334. Portugal: Campo das Letras, 2007.
    Publicado
  21. Coelho, Rui Pina. "Tchekov em Portugal, um caminho". In Tchekov em cena, 87-99. Portugal: Casa do Sul : Centro de História da Arte da Universidade de Évora, 2006.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Coelho, Rui Pina. 2013. "Os Amantes Magníficos (1670): uma comédia-bailado para nos subtrair ao mundo". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.21/2341.
  2. Coelho, Rui Pina. 2012. "Narradores, actores e contadores de histórias". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.21/5574.
  3. Coelho, Rui Pina. 2006. "Um longo fôlego: notas sobre a presença de Samuel Beckett em Portugal". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.21/946.
Entrada de dicionário
  1. Coelho, Rui Pina. "Critica de teatro". In Léxico de Pedagogia do Teatro. Perspectiva, 2015. http://hdl.handle.net/10451/29707.
Livro
  1. Coelho, Rui Pina; Coelho, Rui Pina. Teatro português contemporâneo : experimentalismo, política, utopia [Título Provisório]. Lisboa, Portugal: Bicho do Mato, Teatro Nacional D. Maria II. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Coelho, Rui Pina; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana Isabel. António Pedro. INCM. 2017.
  3. Coelho, Rui Pina. A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967). Brussels, Bélgica: Peter Lang. 2016.
    Publicado • 10.3726/978-3-0352-6594-1
  4. Monteiro, Luísa; Romão, Valério; Coelho, Rui Pina. Irina Macha Olga. Não (edições). 2016.
  5. Coelho, Rui Pina. Inesgotável Koltès: dois ensaios sobre "Na solidão dos campos de algodão" de Bernard-Marie Koltès. Portugal: Escola Superior de Teatro e Cinema. 2009.
    Publicado
  6. Coelho, Rui Pina. Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro.. Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. 2006.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Coelho, Rui Pina. "Dire les Guerres : performance et création. ed. by Martin Mégevand, 2019". http://hdl.handle.net/10451/47950.
  2. Coelho, Rui Pina. "Do precipício tempestuoso do teatro mestriano". Revisão de Do precipício tempestuoso de Ricardo III 18 (2013): 115-116. http://hdl.handle.net/10400.21/5586.
    Publicado
  3. Coelho, Rui Pina. "A memorabilia esquiva do Teatro do Vestido". Revisão de AA.VV., Teatro do Vestido: E agora já tinham passado 10 anos 18 (2012): 115-116. http://hdl.handle.net/10400.21/5585.
    Publicado
  4. Coelho, Rui Pina. "A difícil vida da encenação em Portugal". Revisão de Para a história da encenação em Portugal, de Eugénia Vasques 14 (2010): 117-118. http://hdl.handle.net/10400.21/5580.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Rui Pina, 1975-; Serôdio, Maria Helena, 1948-. "Dias dificeis: A representação da violência na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-segunda guerra mundial". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9644.
Tradução
  1. Coelho, Rui Pina. Morte de um caixeiro-viajante / Do alto da ponte, de Arthur Miller. Portugal: Cotovia. 2016.
    Publicado

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2018. Verdade ou Consequência.
  2. 2018. Maioria Absoluta.
  3. 2017. A tececeira que lia Zola.
  4. 2017. Um espectáculo para os meus filhos ou a vida e obra de Karl Marx contada às crianças e lembrada ao Povo.
  5. 2017. O Grande Tratado de Encenação.
  6. 2016. What a Rogue am I!.
  7. 2016. Toda a gente.
  8. 2015. Casa Vaga.
  9. 2014. Onde é que eu já vi isto, perguntou ele.
  10. 2014. Nós somos os Rolling Stones.
  11. 2012. Um espectáculo para os meus compatriotas.
  12. 2011. Já passaram quantos anos, perguntou ele.
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/09/23 - 2019/09/25 II EASTAP Conference: European Association for the Study of Theatre and Performance: Shared Memory(ies): Creation, Research and Politics in the European Contemporary Stage Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2018/06/20 - 2018/06/22 Colóquio Internacional: O Corpo Nu nas Artes Cénicas: Perspectivas Trans-históricas e Críticas / Colloque International: Le Corps Nu dans les Arts de la Scène: Perspectives Transhistoriques et Critiques Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX (Ceis20 – Universidade de Coimbra / Centro de Estudos de Teatro (CET – Universidade de Lisboa) / Institut de Recherche en Études Théâtrales (IRET – Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3
2018/05/24 - 2018/05/26 Colóquio Internacional: A Presença Do Texto Na Dança E No Teatro Contemporâneos: Do Centro À Margem Da Cena Centro de Estudos de Teatro / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança / Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
2016/06/08 - 2016/06/11 Lançar Diálogos: Crítica de Artes do Espectáculo e Esfera Pública Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e APCT – Associação Portuguesa de Críticos de Teatro

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual EASTAP - European Association for the Study of Theatre and Performance Member
2004 - Atual APCT - Associação Portuguesa de Críticos de Teatro member