Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Anabela Rodrigues
Nomes de citação
- Rodrigues, Anabela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4A13-0D82-80F6
- ORCID iD
- 0000-0001-8099-2828
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A Definição do Conceito de Grupo e Suas Implicações na Eficácia do Sistema. o Caso das Equipas Cirúrgicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1998
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal | ||
2019 - Atual | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL, Portugal |
2022 - 2023 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal |
2010 - 2011 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2008 - 2011 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2015 | Conselho pedagógico | Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal |
2013 - 2015 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/11/28 - 2025/01/31 | Interdisciplinary Service-Learning: An (im)possible agenda?
c906c85c-2d77-4bf8-a9b6-119b79ca28f3
Outra
|
UNIVERSITATE
Concluído
|
2004/10/01 - 2008/09/30 | TEORIAS DE GRUPO: EFICÁCIA DE GRUPOS DE TRABALHO. O CASO CONCRETO DAS EQUIPAS CIRÚRGICAS
SFRH/BD/17170/2004
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | CApS Catholic University and Service Learning: Innovation and Social Responsibility
GR-068937
Investigador
|
Porticus Amsterdam CV
Em curso
|
2022 - Atual | Restart for Education in a Digital Era through Project-based E-learning
2020-1-RO01-KA226-HE-095772
Investigador
|
Erasmus
Concluído
|
2023 - 2033 | Motivation, engagement and educational aspirations: the roots of academic achievement
ID KA210-SCH-BC0C4819
Investigador
|
Erasmus |
2022 - 2033 | Católica IN: Skills 4 Pós- COVID Competências para o futuro no Ensino Superior
02-5312-FSE 000026
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/27 | The Challenge of evaluating Service Learning projects in Higher Education. A case study | 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education
Lumsa University (Rome, Itália)
|
2023/09/27 | Service Learning and Higher Education: Does it make sense? The students' perspective | 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education
Lumsa University (Rome, Itália)
|
2023/09/27 | Psychology students background, previous volunteer experiences, and Service-Learning participation: Analyzing students social and civic competences and life goals | 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education
Lumsa University (Rome, Itália)
|
2023 | Upstairs works: Working together to combat stigma in psychological health. | International Conference “University as an epicentre for social responsibility: commitment to people and the planet |
2023 | Aprendizagem em Serviço Interdisciplinar: Uma experiência em territórios de baixa densidade | Simpósio Enseñanza-Aprendizaje, comunicación y representaciones para el desarrollo de los ODS |
2023 | Novos caminhos para a sustentabilidade: uma experiência de inovação educativa em Instituições Sociais | Simpósio Diversidad, inclusión y sostenibilidad social a través de la innovación educativa. |
2023 | Inovação educativa no ensino superior: quando a interdisciplinaridade se encontra | Simpósio Innovación docente y educativa en Enseñanza, pedagogía y didáctica |
2023 | Social Responsability and Pedagogical Innovation: A Mision (im)possible | INTED2023 - 17th annual International Technology, Education and Development Conference |
2023 | Combat stigma in psychological health_ an SL experience in higher education | 6ECSLHE |
2023 | Combat stigma in psychological health_ an SL experience in higher education | 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education
Lumsa University (Rome, Itália)
|
2023 | Upstairs works: Working together to combat stigma in psychological health | University as an epicentre for social responsibility
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2023 | More learning in Work and Organizational Psychology. | University as an epicentre for social responsibility
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2023 | Novos caminhos para a sustentabilidade: uma experiência de inovação educativa em Instituições Sociais | Diversidad, inclusión y sostenibilidad social a través de la innovación educativa
Universidad Rey Juan Carlos (Espanha)
|
2023 | Inovação educativa no ensino superior: quando a interdisciplinaridade se encontra | Innovación docente y educativa en Enseñanza, pedagogía y didáctica
Universidad Rey Juan Carlos (Espanha)
|
2023 | Riscos e Desafios na sala de aula |
Projecto Homem
|
2023 | Projeto Mudança de Rota | BNI Best Talks: O Valor das Competências
Faculty of Philosophy and Social Sciences (Braga, Portugal)
|
2023 | Social Responsability and Pedagogical Innovation: A Mision (im)possible | 17th International Technology, Education and Development Conference
International Academy of Technology, Education and Development (Valencia, Espanha)
|
2022 | Projeto Mais aPTO | IX Simpósio de Ensino de Ciências (SEC), Sessão Temática “Educação 5.0: desenvolvimento socioemocional e personalização do ensino” |
2022 | Mais aPTO – Mais aprendizagem em Psicologia do Trabalho e das Organizações | II Seminário ORSIES de Experiências ApS em Portugal |
2022 | “Capacitamente” | II Seminário ORSIES de Experiências ApS em Portugal |
2022 | Práticas de Conciliação Trabalho-Família nas Organizações: Perspetivas de Responsáveis por Recursos Humanos | I Congresso Internacional Experiências e Desafios das Famílias |
2022 | Projeto Mais aPTO | IX Simpósio de Ensino de Ciências: Sessão Temática Educação 5.0: desenvolvimento socioemocional e personalização do ensino
Universidade de São Paulo (Brasil)
|
2022 | Práticas de Conciliação Trabalho-Família nas Organizações: Perspetivas de Responsáveis por Recursos Humanos | Congresso Internacional: Experiências e desafios das Famílias
Faculty of Human Sciences (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Capacitamente | II Seminário ORSIES de Experiências ApS em Portugal
Forum Estudante (Portugal)
|
2022 | Estratégias de gestão de conflitos e satisfação profissional: Estudo com colaboradores de IPSS | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2022 | Práticas de Recursos Humanos e motivação laboral: Uma análise à luz da teoria da autodeterminação | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2022 | Project SELfit: training socio-emotional skills in a school environment in Porto | 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (Funchal, Portugal)
|
2022 | A importância da formação contínua aos colaboradores de respostas sociais para pessoas idosas: Um contributo da Aprendizagem em Serviço | I Congreso Internacional de Innovación Docente, Educación y Transferencia del Conocimiento
Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
|
2022 | What is the cause that inspires you? | IFCU 7th International Psychology Congress "Psychology in Dialogue: Three paths, one goal"
International Federation of Catholic Universities (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Estratégias de gestão de conflitos, satisfação no trabalho e inteligência emocional: um estudo com logistas
Coorientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | Stress ocupacional, compromisso organizacional e satisfação no trabalho: um estudo com logistas
Orientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Stress, Burnount e Estratégias de Coping nos Docentes de Ensino Superior
Orientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Gestão de Conflitos e Satisfação Profissional em Colaboradores de IPSS
Orientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Stresse, Estratégias de Coping e Burnout em Operadores do Setor Industrial de Metalurgia e Metalomecânica
Orientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Os Conflitos e sua gestão em Equipas de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica
Orientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/27 - 2022/10/28 | III Global Symposium Uniservitate
Conferência
|
III Global Symposium Uniservitate |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Frontiers Media SA |
2021 - Atual | SAGE Open (2158-2440) | SAGE Publications Inc. |
2013 - 2017 | Revista Portuguesa de Marketing (0873-2949) | Edições IPAM |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Comportamento Organizacional | Executive Master em Gestão e Administração em Saúde | |
2022 - 2023 | Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos | Mestrado em Psicologia Área de Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho | |
2010 - 2011 | Comportamento Organizacional | Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão | |
2008 - 2011 | Investigação e Métodos de pesquisa Comportamento Organizacional Dinâmica de Grupo | Licenciatura em Gestão de Marketing |
Distinções
Prémio
2010 | Docente do Ano
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2009 | Cidadania Docente
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
Outra distinção
2010 | Docente do Ano
Portuguese Institute of Business Administration and Marketing, Portugal
|