???global.info.a_carregar???
Patrícia Silveirinha Castello Branco works as a researcher at CineLab/Ifilnova. She is the author of several essays as well as the book Image, Body, Technology. Haptics in New Technological Images (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013) (Portuguese). She obtained her Ph.D in 2009 with a doctoral thesis on haptic visuality and technological images. She subsequently obtained a post-doctoral fellowship at IFILNOVA on the theme ' Cinema and Philosophy: Thinking the camera in Post-human, Post-photographic and Post-Darwinian Age'. Later, she held a position as Assistant Professor at University of Beira Interior, where she served as the Director of the MA in Cinema and were responsible for several courses on philosophy and film, film theory and film history. She works mainly on haptic visuality and embodied perception, investigating on the sensory awareness and the role of the body in the artistic discourses of contemporary and classical art in relation with non-human perception, post-humanism and a new eco-sensorial criticism. Central to her research is the ongoing dialogue between philosophy and the arts. She is co-editor and founder of Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image. Her most recent publications include: "Haptic Visuality, Sensation and Politics in Eisenstein’s film theory", Studies in Russian & Soviet Cinema (Published by Taylor & Francis), 16,, no 2 (forthcoming); "The Titans at the Heart of the Anthropocene. Diving into the non-human imagery of Leviathan" in Intimate Relations: Communicating in the Anthropocene, Lexington Books (2021); "The awakening of the body. ¿Film as Sensation¿ in the first French avant-garde", The Senses and Society, (Published by Taylor & Francis) (2020); "Herzog¿s Sublime and Ecstatic Truth. From Burke¿s Physiological Aesthesis to the Dionysian Unveiling " in the Philosophy of Werner Herzog, Lexington Books (2020); "Haptics, Body and Landscape in three key films of Portuguese Cinema", Revista Cinema & Território (2019); "An Eco-Posthuman Reading of Avatar, in Audiovisual Poshumanism", Cambridge Scholars Publishing (2017); "The Physiological Sublime in Aguirre in Klaus Kinski, Best of Cinema". McFarland and Co. (2016); POSTHUMANISM. HUMAN AND NON-HUMAN: LINKS, CONTINUUM, INTERPLAY ( Editor) Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image (2015); "Post- and Transhumanism. An Introduction". Nanoethics, Springer (2015).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Silveirinha Castello-Branco

Nomes de citação

  • Branco, Patrícia
  • Patrícia Silveirinha
  • Patrícia Castello Branco
  • Patrícia Silveirinha Castello Branco

Identificadores de autor

Ciência ID
4819-9AC6-A751
ORCID iD
0000-0003-2949-9290

Endereços de correio eletrónico

  • ps.castellobranco@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • IFILNOVA Av. de Berna, 26 - 4º Piso , 1069-061 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação e Cultura
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Imagem, Campo, Tecnologia. A Função Háptica das Novas Linguagens Visuais Image, Body, technology. The Haptical functioning of the new visual languages" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade com Distinção e Louvor
1999/04
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Abstracção nas Linguagens Visuais. Pintura, Cinema, Arte Vídeo e Videoclips" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04 - 2014/04 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2018 Bolsa de Pós-Doutoramento Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2023/07/12 Philosophy and Documentary Film. Medizing Reality.
EXPL/FER-FIL/0045/2021
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2010 - 2013/08/31 Cinema e Filosofia - mapa de um encontro
PTDC/FIL-FIL/098143/2008
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Patrícia Castello Branco. "Kant and Burke’s Sublime in Werner Herzog’s Films: The Quest for an Ecstatic Truth.". Film- Philosophy (Edinburgh University Press) 26 2 (2022): 149-170. https://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/film.2022.0193.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Branco, Patrícia Silveirinha Castello. "Haptic visuality, sensation and politics in Eisenstein’s film theory". Studies in Russian and Soviet Cinema (2022): 1-17. http://dx.doi.org/10.1080/17503132.2022.2056992.
    Publicado • 10.1080/17503132.2022.2056992
  3. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Imagem e Tecnologia". SCAENA 1 (2022): 57-67. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/100555fe-a9af-4f84-9fe1-8f061bdb2887.
  4. Castello Branco, Patrícia. "The awakening of the body: “Film as Sensation” in the first French avant-garde". The Senses and Society 15 2 (2020): 125-138. http://dx.doi.org/10.1080/17458927.2020.1719745.
    Publicado • 10.1080/17458927.2020.1719745
  5. Patrícia Silveirinha Castello Branco; Patrícia Castello Branco. "Háptico, Corpo e Paisagem em três filmes chave do cinema português". Cinema & Território 4 (2019): 2-12. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/d7f8a572-a268-4b22-ad02-405e675d237c.
    Publicado
  6. Patrícia Castello Branco. "Post- and Transhumanism. An Introduction". NanoEthics (2015): http://link.springer.com/article/10.1007/s11569-015-0228-z.
    10.1007/s11569-015-0228-z
  7. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Tiszta érzékek? Az absztrakt filmtol a digitális képekig". Apertúra. Film–Visuality–Theory (2012): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a7e743a6-7bcb-43dd-a60f-b1cc95e1b225.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Patrícia Castello Branco; Patrícia Silveirinha Castello Branco; Sérgio Dias Branco; Susana Viegas. "Cinema Abstracto: Da vanguarda europeia às primeiras manipulações digitais da imagem". BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, (2010): http://www.bocc.uff.br/_listas/tematica.php?codtema=4.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Patrícia Castello Branco. "Revistando a pintura abstracta: de Kandinsky ao Minimalismo". Artciencia, Revista de Arte. Ciência e Comunicação, (2010): http://www.artciencia.com/.
  10. Castello-Branco, P.. "Pure sensations? from abstract film to digital images". Animation 5 1 (2010): 25-40. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950109868&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1746847709356644
  11. Branco, P.C.. "A physicalist approach to images: Alexandre Estrela's Journey to the Center". Millennium Film Journal 53 (2010): 6-8. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79952609626&partnerID=MN8TOARS.
  12. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "The Difficult Task of Art in the Technological Era.". Sztuka i Filozofia 36 (2010): 114-128. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/38fcbed5-e245-46b0-8211-aa3abb402320.
  13. Patrícia Castello Branco. "A visualidade háptica da televisão contemporânea". Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (2009): http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/rbcc/issue/view/396.
    http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v32i2.257
  14. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Martin Heidegger. A Técnica como possibilidade de Poiésis". Parte Rei. Revista de Filosofia 63 (2009): 1-16. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/c1ae4dbb-e7c0-47d6-b54e-ffff44b7d803.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "A arte vídeo. Processos de abstracção e domínio da sensorialidade nas novas linguagens visuais tecnológicas.". Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (1999): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/baeceee1-ce1e-420a-b873-1bb27ab0183d.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. "Imagem e Tecnologia: Ocularcentrismo Háptico e Não-Humano.". In O Fim da Verdade Objetiva, editado por João Mateus, 57-67. Lisboa, Portugal: Atelier-Museu Júlio Pomar EGEAC, 2022.
    Publicado
  2. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "The Titans at the Heart of the Anthropocene. Diving into the non-human imagery of Leviathan". In Intimate Relations: Communicating in the Anthropocene, editado por Dare, Alexa M.; M. & Fletcher, 299-320. Estados Unidos: Lexington Books, 2021.
    Publicado
  3. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Herzog's Sublime and Ecstatic Truth. From Burke's Physiological Aesthesis to the Dionysian Unveiling". In The Philosophy of Werner Herzog, editado por Blake Wilson; Christopher Turner, 21-38. Lexington Books, Rowman & Littlefield, 2020.
    Publicado
  4. Patrícia Castello Branco. "O Quadrado do sueco Ruben Östlund e a dimensão moral da Arte.". In Linhas Direitas, editado por Rui Ramos; Miguel Morgado. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2019.
    Publicado
  5. Patrícia Castello Branco; Patrícia Silveirinha Castello Branco. "An Eco-Posthuman Reading of Avatar". In Audiovisual Posthumanism, editado por Evi D. Sampanikou; Evi Sampanikou, 291-209. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambrigde Scholars Publishing, 2017.
    Publicado
  6. Patrícia Silveirinha Castello Branco; Patrícia Castello Branco. "The Physiological Sublime in Aguirre". In Klaus Kinski, Beast of Cinema, editado por Matthew Edwards; Edwards, Matthew, 27-39. Jefferson, North Carolina, Estados Unidos: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2016.
    Publicado
  7. Patrícia Castello Branco. "A fisicalidade inalienável do real: reinterpretando mudar de vida à luz do debate contemporâneo sobre o háptico". In VI Jornadas do Cinema em Português, editado por Frederico Lopes, 11-20. Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2014.
    Publicado
  8. Patrícia Castello Branco. "Cinema e Abstração: da matematização à sensorialidade pura.". In Cinema & Filosofia: Compêndio, Lisboa: Colibri., editado por João Mário Grilo; Maria Irene Aparício. Lisboa, Portugal: Colibri, 2013.
    Publicado
  9. Patrícia Castello Branco. "Walter Ruttmann: Melody of the World". In Directory of World Cinema: Germany 2, editado por Langford, Michelle, 286-287. Intellect, 2013.
    Publicado
  10. Patrícia Castello Branco; Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Walter Ruttmann: Weekend". In Directory of World Cinema: Germany, editado por Michelle Langford, 286-287. Bristol: Intellect, 2013.
    Publicado
  11. Patrícia Castello Branco. "Hans Richter: Rythmus 21". In The Directory of World Cinema. German 2, editado por Michelle Langford. Bristol, Reino Unido: Intellect, 2013.
    Publicado
  12. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Imagem, Corpo, Tecnologia. Um futuro Pós-Humano". In Atas do II Encontro Anual da AIM, 27-39. Lisboa, Portugal: AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2013.
    Publicado
  13. Patrícia Castello Branco. "A Dança dos Paroxismos e a desorganização da paisagem rural portuguesa". In Filmes Falados: Cinema em Português, V Jornadas, editado por ana catarina pereira; Frederico Lopes, 15-25. Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2013.
    Publicado
  14. Patrícia Castello Branco. "Um caso do mal-amado Cinema Experimental Português. Revisitando Roda- lume (1968/69) de Ernesto de Melo e Castro.". In Cinema em Português. IV Jornadas, editado por Frederico Lopes, 335-347. Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2012.
    Publicado
  15. Patrícia Silveirinha Castello Branco. "Haptic Visuality and Neuroscience". editado por Ondrej Dadejik; Jakub Stejskal, 98-111. Cambridge Scolars Publishers, 2010.
Edição de número de revista
  1. Patrícia Silveirinha Castello Branco; Susana Viegas. "FILM AND ETHICS. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 11.". Cinema : Journal of Philosophy and the Moving Image 11 (2019): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/23ed303c-9c5e-405f-9e12-42087130a111.
    https://doi.org/10.34619/d4gc-zq53
  2. Patrícia Castello Branco; Sérgio Dias Branco. "ISLAM AND IMAGES. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 9.". Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image 9 (2017): http://cjpmi.ifilnova.pt/9-contents.
    Publicado • Co-editor
  3. Patrícia Castello Branco. "POSTHUMANISM. HUMAN AND NON-HUMAN: LINKS, CONTINUUM, INTERPLAY. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 7.". Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image 7 (2015): http://static1.1.sqspcdn.com/static/f/906805/27799191/1515770566553/7.pdf?token=hrX3LyJS4v%2FcsHjzkto3%2BZ0RCgY%3D.
    Publicado • Editor
  4. Patrícia Silveirinha Castello Branco; Susana Viegas. "PORTUGUESE CINEMA AND PHILOSOPHY. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 5.". Cinema : Journal of Philosophy and the Moving Image 5 (2014): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/b75a705a-96ac-4596-917d-a4cfc678dec7.
  5. Patrícia Castello Branco. "EMBODIMENT AND THE BODY. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 3.". Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image 3 (2012): http://static1.1.sqspcdn.com/static/f/906805/25604307/1414697715347/3.pdf?token=4QKycHoaQn9H2A7xxKvPwlohOww%3D.
    Publicado
  6. Patrícia Castello Branco. "Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 2". Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image 2 (2011): http://cjpmi.ifilnova.pt/2-contents.
    Publicado • Co-editor
  7. Patrícia Castello Branco; Susana Viegas; Branco, Sérgio Dias. "Cinema 1. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 1.". Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image 1 (2010): http://cjpmi.ifl.pt/storage/1/C1.pdf.
    Publicado
Livro
  1. Patrícia Castello Branco. Imagem, Corpo, Tecnologia. A Função Háptica das Novas Imagens Tecnológicas.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2013.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Patrícia Castello Branco; Branco, Sérgio Dias; Saeed Zeydabadi-Nejad. "EDITORIAL: (RE)THINKING ISLAMIC IMAGERY". Prefácio para Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, 1-3. Lisboa, Portugal. 2017.
    Publicado
  2. Patrícia Silveirinha Castello Branco; Susana Viegas. "Editorial. Portuguese Cinema and Philosophy". Prefácio para Cinema : Journal of Philosophy and the Moving Image. 2014.
    Publicado
  3. Patrícia Castello Branco. "Editorial: Cinema, the Body and Embodiment". Prefácio para Cinema Journal of Philosophy and the Moving Image, 1-9. Lisboa, Portugal. 2012.
    Publicado
  4. Patrícia Castello Branco; Susana Viegas; Branco, Sérgio Dias. "Editorial. Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image. Issue 1". Prefácio para Cinema - Journal of Philosophy and the Moving Image, 1-6. Lisboa, Portugal. 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05/07 O Experimental e o Popular no Cinema Português. Representação e visualidade: De A Dança dos Paroxismos a À Janela de Maryalva (Mix)”. Colóquio sobre Literatura e Cinema, "Era uma vez... em Trás-os-Montes” Colóquio sobre Literatura e Cinema, "Era uma vez... em Trás-os-Montes”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL (Lisboa, Portugal)
2020/10/24 Kant and Contemporary Cinema Kant, Aesthetics and Contemporary Art,
Cardiff Metropolitan University (Reino Unido)
2019/12/18 O texto e o corpo: evocação, presença e revelação na docuficção de Acto da Primavera (Manoel de Oliveira, 1963) Seminário RIAL — O Cinema na Fronteira: Passagens entre Ficção e Documentário
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/12/18 O texto e o corpo: evocação, presença e revelação na docuficção de Acto da Primavera (Manoel de Oliveira, 1963) Seminário RIAL O Cinema na Fronteira: Passagens entre Ficção e Documentário.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2019/12/07 Comentário a A JANELA (MARYALVA MIX) Topografias Imaginárias
Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca (Lisboa, Portugal)
2019/11/09 Háptico, Corpo e Paisagem em três filmes chave do cinema português V Encontro Internacional Cinema & Território
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018/12/03 ‘Montage’ as the main aesthetic and political element in the sonorous landscape of Weekend (1930), and the visual landscape of Berlin (1927) INTERNATIONAL CONFERENCE ON LANDSCAPE AND CINEMA
SCHOOL OF ARTS AND HUMANITIES UNIVERSITY OF LISBON (Lisboa, Portugal)
2015/05/22 'The Strict Physicality of the Sublime in Herzog's Aguirre, the Wrath of God' V Encontro Anual da AIM -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/05/10 'A Zona’ de Sandro Aguilar: excepção ou paradigma?' IV Encontro Anual AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade de Coimbra
2013/02/27 'Dança dos Paroxismos' e a desorganização da paisagem rural portuguesa.' 2º Seminário de Trabalhos sobre Cinema Português
CEIS20, Universidade de Coimbra
2012/10/23 'Imagem, Corpo, Tecnologia. Um futuro Pós-Humano?' III Encontro anual AIM -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2012/10/22 Sensações ou sentimentos? em ‘A Dança dos Paroxismos. V Jornadas do Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2012/09/12 Nature, Technology and Eco-Poshumanism. The 4th Conference on Beyond Humanism: Trans-and Posthumanism
Inter-University Center (Dubrovnik, Croácia)
2011/10/24 Um caso do mal-amado Cinema Experimental Português. Revisitando Roda-lume (1968/69 de Ernesto de Melo e Castro.’ IV Jornadas do Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2011/10/22 Technology as an ally of Nature. Posthumanist ecology and anthropology in Ernst Jünger’s thought . Transforming Human Nature in Science, Technology, and the Arts.
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2010/09/25 Am I Human?’, International Conference on Audiovisual Posthumanism: Aesthetics, Cultural Theory and the Arts
University of the Aegean (Mytilene , Grécia)
2010/07/03 Ernst Junger and the Posthuman Suject: Technology as an ally of Nature The Emergence of the Posthuman Subject,
The University of Surrey (Surrey, Reino Unido)
2009/10/21 'Haptic visuality. Phenomenology and neuroscience. The Aesthetic Dimension of Visual Culture
Academy of Fine Arts, Prague (org. Aesthetics and Film Studies Departments of the Faculty of Arts, Charles University (Prague, República Checa)
2009/07/17 Film as embodied or disembodied experience?~Overcoming Dualism: early abstract cinematographic experiences as ‘pure sensation The Second Film-Philosophy Conference
University of Dundee
2009/04/14 A imagem como acontecimento fenomenológico VI Congresso SOPCOM. Sociedade dos Media. Comunicação, Política e Tecnologia
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/04 - Atual Space of transgression: aesthetical strategies in the oeuvre of Philippe Grandrieux and Terre Theamlitz (provisório)
Orientador
doutoramento em estudos artísticos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 Pré-Produção
Orientador
Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 Relatório de Projector Curta- Metragem "O Homem que Remava Barco"
Orientador
Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Mestrado em Cinema
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 - 2013 Estudos de Cinema
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 - 2013 Estudos de Cinema
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/09/26 - Atual Participação em mesa redonda sobre o Ensaio Audovisual
Mesa-redonda
O ensaio audiovisual na era digital: investigação, pedagogia e artivismo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/02/14 Tecnologia, Heidegger, Política
Arguente
Bruno Pedroso Silva Lima (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2016 O Figural no Cinema: Articulações e Disjunções do Visível e do Dizível.
Arguente
Susana Nascimento Duarte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/12 Realização: Cinema e Televisão
Arguente principal
Ricardo Salgado (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2013/07 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Erinaldo Évora (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Lígia Benevides Batista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Tiago Fernandes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Filipe André Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Humberto Guedes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
António Lopes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Fernando Cabral (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Pedro Bandeiras (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Arguente principal
Bruno Rosa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Arguente principal
Claúdia Laranjeira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Arguente principal
Pedro Bessa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Mestrado em Cinema
Arguente principal
Daniel Sousa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 Videoclips, Imagem; som
Arguente principal
Ana Marta Batista (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 Multimédia
Arguente principal
Pedro Daniel da Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2012/12/11 Filosofia, Teoria do Cinema
Arguente principal
Luís Filipe Silva Gouveia Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/03 Teorias do Cinema; Filosofia do Cinema; Teorias da Imagem
Arguente principal
Sandra Moutinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Joaquim António Dos Santos Matos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Ricardo Filipe Batalheiro C. R. Ferreira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Mauro Santos Moura (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Michell Karina Ferros da Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Débora Monteiro Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Daniel da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 Mestrado em Cinema
Presidente do júri
Maribel de Oliveira Espinal (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2011 teorias do Cinema e da Imagem
Arguente principal
Nuno Rodrigues de Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 Estudos de Cinema
Arguente
Pedro Falcão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2010 Estudos de Cinema
Arguente
Luís Batista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2009 Estudos da Imagem Cinema
Arguente principal
Ana Duarte Cabral Martins Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) "Escola das Artes, Universidade Catolica Portuguesa"
2013 - Atual Aniki Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) Associacao de Investigadores da Imagem em Movimento
2010 - Atual Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image (1647-8991)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/01 - 2015/01 Haptics, ‘materiality’ and the body: from Riegl to New media Design e Belas Artes (Master) Universitetet i Bergen Fakultet for kunst musikk og design, Noruega
2013 - 2014 Filosofia do Cinema Mestrado em Cinema (Mestrado) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 - 2014 Crítica do Cinema Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2011 - 2014 Teoria do Cinema II Cinema (Licenciatura) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2011 - 2014 Seminário de Investigação Mestrado Cinema (Mestrado) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 - 2013 Teoria dos Cineastas Mestrado em Cinema (Mestrado) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2012 - 2013 Estudos Fílmicos Mestrado em Cinema (Mestrado) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2011 - 2013 História e Estética do Cinema Português Mestrado em Cinema (Mestrado) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Post- Doctoral Grant
2000 PhD Grant
1996 Master Degree Grant