???global.info.a_carregar???
Vânia Gabriela Dias Graça é Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal). É Licenciada em Educação Básica pelo Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal) . Encontra-se a realizar o doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, desenvolvendo um projeto sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), denominado "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico". É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, no qual desenvolve o seu projeto de doutoramento. Desde 2018 é investigadora colaboradora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). Possui algumas comunicações e publicações na área da Educação. As suas áreas de estudo são: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vânia Gabriela Dias Graça

Nomes de citação

  • Graça, Vânia Gabriela Dias
  • Graça, V.

Identificadores de autor

Ciência ID
471C-80B5-4DB0
ORCID iD
0000-0002-7000-7211

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Vania_Gabriela_Dias_Graca (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019 - 2022
Em curso
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/12/17
Concluído
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Relatório de estágio - Os vários olhares de um professor multifacetado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2016/07/11
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigadora/colaboradora Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Investigadora/colaboradora Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual IFITIC- Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB
UIDB/05198/2020
Investigador colaborador
Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2019 - 2023 Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PD/BD/150425/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vânia Graça; Paula Quadros-Flores; Altina Ramos. "BEING A TEACHER IN DISTANCE EDUCATION: THE PERCEPTION OF STUDENTS IN BASIC EDUCATION DEGREE". 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1710
  2. Vânia Dias Graça; Paula Alves Quadros-Flores; Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11911
  3. Graça, V.; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História". Trabalho apresentado em VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020, Ponta Delgada, Açores, 2020.
    Publicado
  4. Graça, Vânia Gabriela Dias; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa Ribeiro. "Aprender História com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu". Um roteiro para o 2.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em V Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado • 10.19146/pibic-2017-78738
Artigo em revista
  1. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "The Challenges of Initial Teacher Training". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 16 18 (2021): 85. http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v16i18.24237.
    10.3991/ijet.v16i18.24237
  2. Vânia Gabriela Graça; Paula Maria Quadros-Flores; Manuela Raposo-Rivas; Maria Altina Ramos. "As TIC na formação inicial de educadores e professores". Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC (2021): https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.27.
    Publicado • 10.17398/1695-288X.20.1.27
  3. Graça, V.; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1 st and 2 nd Basic Education Cycles". Athens Journal of Education 8 (2021): 1-16.
    Publicado
  4. Graça, V.; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The pedagogical integration of digital technologies in initial teacher training". International Journal of Educational and Pedagogical Sciences 15 4 (2021): 340-348.
    Publicado
  5. Graça, V.; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º ciclo do ensino básico". 2 (2021): 81-94.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Graça, V.; Silva, Cátia; Ramos, Maria Altina. "Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses". Revista Temas & Matizes 14 25 (2020): 179-203.
    Publicado
  7. Graça, Vânia Gabriela Dias; Flores, Paula; Ramos, Maria Altina da Silva. "Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário". Sensos E 6 2 (2019): 124-133.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada". 2020.
Tese / Dissertação
  1. Graça, Vânia Gabriela Dias. "Os vários olhares de um professor multifacetado - Relatório da Prática Educativa Supervisionada". Mestrado, Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12618.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12 The integration of the digital platform Educaplay in interdisciplinary paths in the 1st and 2nd Basic Education Cycles Athens International Symposium on Education and Research, 18-21 December 2020, Athens, Greece¿
(Atenas, Grécia)
2021/12 The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training ICETELE 2020 : XIV. International Conference onE-Technologies and E-Learning for Education, Dubai
(Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
2021/09 O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
2021/09 Ensinar em Tempos de Pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
2021/09 Padlet and Google Forms integrated in the classroom-workshop for the development of historical consciousness in the Digital Age: primary school students' ideas about national identity HEIRNET CONFERENCE 2021
2021/07/24 O valor do investigador colaborador num projeto de investigação Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação
Centro de Investigação de Inovação em Educação (InED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/07 O desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Iberoamericano
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07 O valor do investigador colaborador num projeto de investigação
Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto)
2021/05 Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, Múrcia, Espanha
(Múrcia, Espanha)
2021/04 O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História V ENJIE- Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal
(Évora, Portugal)
2021/03 Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree 15th International Technology, Education and Development Conference, INTED, Espanha
(Valência, Espanha)
2021/03 The challenges of initial teacher training 3rd International Conference on Advanced Research in Education, Oxford, United Kingdom
(Oxford, Reino Unido)
2021 Educação em tempos de pandemia: experiências e desafios nas escolas portuguesas 7º Colóquio de ¿Pesquisas em ¿Educação e Mídia ¿(7º CPEM)- UNIRIO, PUC-RIO, Brasil
(Rio de Janeiro, Brasil)
2020/11 A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20), Valência, Espanha
(Valência, Espanha)
2020/11 Poster: The promotion of Historical Consciousness in emerging learnin environment: a study with elementary school students The Graz Conference 2020: Historical Consciousness – Historical Thinking - Historical Culture, The Graz, Áustria
(Graz, Áustria)
2020/09 A plataforma digital Padlet - potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber Webinar: “Incrementar e sustentar atividades de docência online”, organizado pelo Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco
(Castelo Branco, Portugal)
2020/05/09 Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica. V Encontro Internacional Formação na Docência
Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2020/05 Relatos de experiência sobre ensino online no Ensino Básico em tempos de pandemia Roda de Conversa Intercultural entre professores do Brasil, Moçambique e Portugal
(Brasil)
2020/04 Formação em metodologias da pesquisa: o caso das universidades portuguesas Webinar: Formação em metodologias de pesquisa: desafios e experiências nas universidades portuguesas e brasileiras
(Brasil)
2020/02/27 Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2019/10/30 O uso das aplicações Educaplay, bubbl.us, learningapps.org e realidade aumentada com crianças e jovens Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/27 Ensinar História na era digital: potencialidades de dispositivos móveis numa visita de estudo. Colóquio Inovação e educação: balanços e perspetivas futuras
Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE), Escola Superior de Educação do Porto, da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? II Seminário Internacional EXPRESSA,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 O uso de meios digitais nas Práticas Pedagógicas de História no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico: vantagens e impedimentos. Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/07/18 A História e o desenvolvimento do espírito crítico: um estudo com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto
Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto (Porto, Portugal)
2019/07/05 Poster: Aprender com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu" um roteiro para o 2.º ciclo do Ensino Básico VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/30 Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do espírito crítico: Um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial – (CIEHP)
UTC Estudos Culturais e Sociais da Escola Superior de Educação do Porto, Porto. (Porto, Portugal)
2019/05/17 Potencialidades da realidade aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º ciclo do ensino básico I Congreso Internacional de Tecnologías Emergentes en Educación
Faculdad ciencias de la educacíon, Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2019/04/12 Do perfil do professor estagiário ao perfil do aluno: atividades, reflexões e resultados Conferência Internacional INTERNETWORKING CONFERENCE/INTERCULTURAL WEEK 2019
Escola Superior de Educação do Porto, Porto (Porto, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/06 - Atual Aula aberta: Ensinar e aprender história com recurso ao Padlet Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2021/05 - Atual Aula aberta: O padlet como ferramenta cognitiva para o ensino e aprendizagem de História Mestrado (Mestrado) Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training"
ICETELE 2020 : XIV International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education,, Emiratos Árabes Unidos
2020 Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente"
International Conference on Innovation, Documentation and Education, Portugal