???global.info.a_carregar???
É atualmente assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. É mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal) e licenciada em Educação Básica pelo Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal).Encontra-se a realizar o doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, desenvolvendo um projeto sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), denominado "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico". É investigadora no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, no qual desenvolve o seu projeto de doutoramento. Desde 2018 é investigadora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). Possui algumas comunicações e publicações na área da Educação. As suas áreas de estudo são: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vânia Gabriela Dias Graça

Nomes de citação

  • Graça, Vânia Gabriela Dias
  • Graça, V.

Identificadores de autor

Ciência ID
471C-80B5-4DB0
ORCID iD
0000-0002-7000-7211

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019 - 2023
Em curso
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/12/17
Concluído
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Relatório de estágio - Os vários olhares de um professor multifacetado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2016/07/11
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/04 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigadora Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Investigadora Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
BD/150425/2019
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual IFITIC- Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB
UIDB/05198/2020
Investigador colaborador
Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2019 - 2023 Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PD/BD/150425/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vânia Graça; Paula Quadros-Flores; Altina Ramos. "BEING A TEACHER IN DISTANCE EDUCATION: THE PERCEPTION OF STUDENTS IN BASIC EDUCATION DEGREE". 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1710
  2. Graça, Vânia Gabriela Dias; Altina Ramos; Maria Glória Parra Santos Solé. "O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História". 2021.
    Publicado
  3. Vânia Dias Graça; Paula Alves Quadros-Flores; Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11911
  4. Graça, V.; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História". Trabalho apresentado em VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020, Ponta Delgada, Açores, 2020.
    Publicado
  5. Graça, Vânia Gabriela Dias; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa Ribeiro. "Aprender História com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu". Um roteiro para o 2.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em V Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado • 10.19146/pibic-2017-78738
Artigo em revista
  1. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "The Challenges of Initial Teacher Training". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 16 18 (2021): 85. http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v16i18.24237.
    10.3991/ijet.v16i18.24237
  2. Vânia Gabriela Graça; Paula Maria Quadros-Flores; Manuela Raposo-Rivas; Maria Altina Ramos. "As TIC na formação inicial de educadores e professores". Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC (2021): https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.27.
    Publicado • 10.17398/1695-288X.20.1.27
  3. Graça, V.; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1 st and 2 nd Basic Education Cycles". Athens Journal of Education 8 (2021): 1-16.
    Publicado
  4. Graça, V.; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Maria Altina. "The pedagogical integration of digital technologies in initial teacher training". International Journal of Educational and Pedagogical Sciences 15 4 (2021): 340-348.
    Publicado
  5. Graça, V.; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º ciclo do ensino básico". 2 (2021): 81-94.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Graça, V.; Silva, Cátia; Ramos, Maria Altina. "Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses". Revista Temas & Matizes 14 25 (2020): 179-203.
    Publicado
  7. Graça, Vânia Gabriela Dias; Flores, Paula; Ramos, Maria Altina da Silva. "Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário". Sensos E 6 2 (2019): 124-133.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "(RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO". In Educação enquanto fenômeno social: Democracia e emancipação humana, 166-179. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado • 10.22533/at.ed.52921031113
  2. Graça, V.; Paula Maria Quadros-Flores; Altina Ramos. "O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes". 98-110. Portugal: Editorial DYKINSON, 2021.
    Publicado
  3. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada". 2020.
Tese / Dissertação
  1. Graça, Vânia Gabriela Dias. "Os vários olhares de um professor multifacetado - Relatório da Prática Educativa Supervisionada". Mestrado, Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12618.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12 The integration of the digital platform Educaplay in interdisciplinary paths in the 1st and 2nd Basic Education Cycles Athens International Symposium on Education and Research, 18-21 December 2020, Athens, Greece¿
(Atenas, Grécia)
2021/12 The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training ICETELE 2020 : XIV. International Conference onE-Technologies and E-Learning for Education, Dubai
(Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
2021/09 O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
2021/09 Ensinar em Tempos de Pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
2021/09 Padlet and Google Forms integrated in the classroom-workshop for the development of historical consciousness in the Digital Age: primary school students' ideas about national identity HEIRNET CONFERENCE 2021
2021/07/24 O valor do investigador colaborador num projeto de investigação Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação
Centro de Investigação de Inovação em Educação (InED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/07 O desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Iberoamericano
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07 O valor do investigador colaborador num projeto de investigação
Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto)
2021/05 Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, Múrcia, Espanha
(Múrcia, Espanha)
2021/04 O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História V ENJIE- Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal
(Évora, Portugal)
2021/03 Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree 15th International Technology, Education and Development Conference, INTED, Espanha
(Valência, Espanha)
2021/03 The challenges of initial teacher training 3rd International Conference on Advanced Research in Education, Oxford, United Kingdom
(Oxford, Reino Unido)
2021 Educação em tempos de pandemia: experiências e desafios nas escolas portuguesas 7º Colóquio de ¿Pesquisas em ¿Educação e Mídia ¿(7º CPEM)- UNIRIO, PUC-RIO, Brasil
(Rio de Janeiro, Brasil)
2020/11 A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20), Valência, Espanha
(Valência, Espanha)
2020/11 Poster: The promotion of Historical Consciousness in emerging learnin environment: a study with elementary school students The Graz Conference 2020: Historical Consciousness – Historical Thinking - Historical Culture, The Graz, Áustria
(Graz, Áustria)
2020/09 A plataforma digital Padlet - potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber Webinar: “Incrementar e sustentar atividades de docência online”, organizado pelo Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco
(Castelo Branco, Portugal)
2020/05/09 Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica. V Encontro Internacional Formação na Docência
Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2020/05 Relatos de experiência sobre ensino online no Ensino Básico em tempos de pandemia Roda de Conversa Intercultural entre professores do Brasil, Moçambique e Portugal
(Brasil)
2020/04 Formação em metodologias da pesquisa: o caso das universidades portuguesas Webinar: Formação em metodologias de pesquisa: desafios e experiências nas universidades portuguesas e brasileiras
(Brasil)
2020/02/27 Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2019/10/30 O uso das aplicações Educaplay, bubbl.us, learningapps.org e realidade aumentada com crianças e jovens Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/27 Ensinar História na era digital: potencialidades de dispositivos móveis numa visita de estudo. Colóquio Inovação e educação: balanços e perspetivas futuras
Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE), Escola Superior de Educação do Porto, da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? II Seminário Internacional EXPRESSA,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 O uso de meios digitais nas Práticas Pedagógicas de História no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico: vantagens e impedimentos. Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/07/18 A História e o desenvolvimento do espírito crítico: um estudo com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto
Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto (Porto, Portugal)
2019/07/05 Poster: Aprender com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu" um roteiro para o 2.º ciclo do Ensino Básico VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/30 Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do espírito crítico: Um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial – (CIEHP)
UTC Estudos Culturais e Sociais da Escola Superior de Educação do Porto, Porto. (Porto, Portugal)
2019/05/17 Potencialidades da realidade aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º ciclo do ensino básico I Congreso Internacional de Tecnologías Emergentes en Educación
Faculdad ciencias de la educacíon, Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2019/04/12 Do perfil do professor estagiário ao perfil do aluno: atividades, reflexões e resultados Conferência Internacional INTERNETWORKING CONFERENCE/INTERCULTURAL WEEK 2019
Escola Superior de Educação do Porto, Porto (Porto, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/06 - Atual Aula aberta: Ensinar e aprender história com recurso ao Padlet Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2021/05 - Atual Aula aberta: O padlet como ferramenta cognitiva para o ensino e aprendizagem de História Mestrado (Mestrado) Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2021/10/22 - 2021/10/22 Seminário: CULTURA MAKER NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: uma contribuição para o desenvolvimento profissional Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico, (Mestrado) Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training"
ICETELE 2020 : XIV International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education,, Emiratos Árabes Unidos
2020 Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente"
International Conference on Innovation, Documentation and Education, Portugal