Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vânia Gabriela Dias Graça
Nomes de citação
- Graça, Vânia Gabriela Dias
- Graça, V.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 471C-80B5-4DB0
- ORCID iD
- 0000-0002-7000-7211
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019 - 2023
Em curso
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2018/12/17
Concluído
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Especialização em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Relatório de estágio - Os vários olhares de um professor multifacetado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
2016/07/11
Concluído
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/04 - Atual | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Investigadora | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2018 - Atual | Investigadora | Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
BD/150425/2019
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | IFITIC- Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º
e 2º CEB
UIDB/05198/2020
Investigador colaborador
Instituto Politécnico do Porto, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2023 | Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PD/BD/150425/2019
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12 | The integration of the digital platform Educaplay in interdisciplinary paths in the 1st and 2nd Basic Education Cycles | Athens International Symposium on Education and Research, 18-21 December 2020, Athens, Greece¿
(Atenas, Grécia)
|
2021/12 | The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training | ICETELE 2020 : XIV. International Conference onE-Technologies and E-Learning for Education, Dubai
(Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
|
2021/09 | O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
|
2021/09 | Ensinar em Tempos de Pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros |
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
|
2021/09 | Padlet and Google Forms integrated in the classroom-workshop for the development of historical consciousness in the Digital Age: primary school students' ideas about national identity | HEIRNET CONFERENCE 2021 |
2021/07/24 | O valor do investigador colaborador num projeto de investigação | Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação
Centro de Investigação de Inovação em Educação (InED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/07 | O desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Iberoamericano
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/07 | O valor do investigador colaborador num projeto de investigação |
Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto (Porto)
|
2021/05 | Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem | X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, Múrcia, Espanha
(Múrcia, Espanha)
|
2021/04 | O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História | V ENJIE- Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal
(Évora, Portugal)
|
2021/03 | Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree | 15th International Technology, Education and Development Conference, INTED, Espanha
(Valência, Espanha)
|
2021/03 | The challenges of initial teacher training | 3rd International Conference on Advanced Research in Education, Oxford, United Kingdom
(Oxford, Reino Unido)
|
2021 | Educação em tempos de pandemia: experiências e desafios nas escolas portuguesas | 7º Colóquio de ¿Pesquisas em ¿Educação e Mídia ¿(7º CPEM)- UNIRIO, PUC-RIO, Brasil
(Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/11 | A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente | International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20), Valência, Espanha
(Valência, Espanha)
|
2020/11 | Poster: The promotion of Historical Consciousness in emerging learnin environment: a study with elementary school students | The Graz Conference 2020: Historical Consciousness – Historical Thinking - Historical Culture, The Graz, Áustria
(Graz, Áustria)
|
2020/09 | A plataforma digital Padlet - potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber | Webinar: “Incrementar e sustentar atividades de docência online”, organizado pelo Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0
do Politécnico de Castelo Branco
(Castelo Branco, Portugal)
|
2020/05/09 | Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica. | V Encontro Internacional Formação na Docência
Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2020/05 | Relatos de experiência sobre ensino online no Ensino Básico em tempos de pandemia | Roda de Conversa Intercultural entre professores do Brasil, Moçambique e Portugal
(Brasil)
|
2020/04 | Formação em metodologias da pesquisa: o caso das universidades portuguesas | Webinar: Formação em metodologias de pesquisa: desafios e experiências nas universidades portuguesas e brasileiras
(Brasil)
|
2020/02/27 | Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História | VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/10/30 | O uso das aplicações Educaplay, bubbl.us, learningapps.org e realidade aumentada com crianças e jovens | Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/10/27 | Ensinar História na era digital: potencialidades de dispositivos móveis numa visita de estudo. | Colóquio Inovação e educação: balanços e perspetivas futuras
Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE), Escola Superior de Educação do Porto, da Universidade
do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/24 | Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? | II Seminário Internacional EXPRESSA,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/24 | O uso de meios digitais nas Práticas Pedagógicas de História no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico: vantagens e impedimentos. | Oficina para estudantes de Licenciatura e Mestrado
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/18 | A História e o desenvolvimento do espírito crítico: um estudo com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB | 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto
Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/05 | Poster: Aprender com criatividade numa visita de estudo: "As voltas que Abril deu" um roteiro para o 2.º ciclo do Ensino Básico | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/30 | Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do espírito crítico: Um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. | Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial – (CIEHP)
UTC Estudos Culturais e Sociais da Escola Superior de Educação do Porto, Porto. (Porto, Portugal)
|
2019/05/17 | Potencialidades da realidade aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º ciclo do ensino básico | I Congreso Internacional de Tecnologías Emergentes en Educación
Faculdad ciencias de la educacíon, Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019/04/12 | Do perfil do professor estagiário ao perfil do aluno: atividades, reflexões e resultados | Conferência Internacional INTERNETWORKING CONFERENCE/INTERCULTURAL WEEK 2019
Escola Superior de Educação do Porto, Porto (Porto, Portugal)
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/06 - Atual | Aula aberta: Ensinar e aprender história com recurso ao Padlet | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2021/05 - Atual | Aula aberta: O padlet como ferramenta cognitiva para o ensino e aprendizagem de História | Mestrado (Mestrado) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2021/10/22 - 2021/10/22 | Seminário: CULTURA MAKER NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: uma contribuição para o desenvolvimento profissional | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico, (Mestrado) | Escola Superior de Educação do Porto, Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal |
Distinções
Prémio
2020 | Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training"
ICETELE 2020 : XIV International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education,, Emiratos Árabes Unidos
|
2020 | Prémio de melhor apresentação com a comunicação: "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma
nova profissionalidade docente"
International Conference on Innovation, Documentation and Education, Portugal
|