???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Brigite Carvalho Silva
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Silva, Brigite

Identificadores de autor

Ciência ID
4716-3FE7-B363
ORCID iD
0000-0002-3476-7803

Endereços de correio eletrónico

  • bcs@esepf.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Educación, Identidad Y Futuro (Doctor)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
2006
Concluído
Educación, Identidad y Futuro (DEA)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
2003
Concluído
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Membro Conselho Técnico-Científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2019 Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Responsável pelo Centro de Relações Internacionais Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2021 Responsável pela Formação Contínua Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2008 - 2011/10/31 ANÁLISE DA EXPRESSÃO PLÁSTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO CURRICULAR
SFRH/BD/43561/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
ESELX/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Em curso
2011 - Atual Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
000/
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2021 Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo Moçambique
000
Outra
2015 - 2020 Othukumana / Juntos - Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-Escolar na Província do Niassa
000//
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Sousa, Júlio; Aires, Ana; Neves, Ana Isa Paiva das; Patrício, André; et al. "Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa". 2019.
  2. Silva, Brigite. "THE ROLE OF PRACTICUM FOR EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION: THE PERSPECTIVES OF STUDENT TEACHERS". 2018.
    10.21125/iceri.2018.1746
  3. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – projeto EQUAP". 2017.
  4. Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "A consideração pela opinião da criança em contextos e quotidianos de educação de infância". 2016.
  5. Gouveia, João; Craveiro, Clara; Santos, Alice; Silva, Brigite; Santos, Cecília; Brandão, Isabel; Martins, Marta. "Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica". 2014.
  6. Gouveia, João; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Santos, Cecília; Brandão, Isabel; Martins, Marta. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico : o futuro como razão de ser do presente". 2014.
  7. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite; Silva, Brigite. "A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas". Trabalho apresentado em 26º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 2014.
  8. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite; Silva, Brigite. "Ilustração : diálogo entre arte e educação". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
Artigo em revista
  1. Sandra Filipe; Brigite Silva; Ana Gomes. "Perspetivas sobre a participação da criança no ambiente educativo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2021): https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003.
    10.17979/reipe.2021.8.1.7003
  2. Silva, Brigite; Morais, Catarina. "Potencialidades dos portefólios de crianças: o estímulo à reflexão sobre a aprendizagem". RELAdEI. Revista Latinoamericana De Educación Infantil 10 1 (2021): 123-135. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3052.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Pequito, Paula; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Pinheiro, Ana Cristina; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Silva, Brigite; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Craveiro, Clara; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Gonçalves, Daniela; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Cortesão, Irene; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Neves, Ivone; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF); Medeiros, Paula; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). "Nota introdutória". (2021): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/442.
    10.17346/se.vol30.442
  4. Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula; Silva, Brigite. "Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique". (2021): http://hdl.handle.net/20.500.11796/3098.
    doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle54.07
  5. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de educadores de infância: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2743.
    10.22533/at.ed.039190402
  6. Lino, Dalila; Friães, Rita; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Practical learning and professional development of preschool teachers: the role of practicum". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/11833.
    10.21125/iceri.2019.1424
  7. Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Friães, Rita; Parente, Cristina; Lino, Dalila. "The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers". (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2742.
    10.21125/iceri.2018.1746
  8. Mónica Oliveira; Clara Craveiro; Brigite Silva. "Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 164-164. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2418.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  9. Prata Gomes, Miguel; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Brigite Silva; Miguel Prata Gomes; Ivone Neves. "Qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQuaP". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 264-264. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2545.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  10. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/24153.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  11. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – projeto EQUAP". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/27336.
  12. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental: projeto EQuaP". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/33485.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  13. Oliveira, Mónica; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/24153.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2418
  14. Silva, Brigite; Craveiro, Clara. "O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática". Zero-a-Seis 16 29 (2014): 33. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2153.
    10.5007/1980-4512.2014n29p33
  15. Oliveira, Mónica; Silva, Brigite. "Una imagen sobre la educación artística en la actualidad". (2013): http://hdl.handle.net/20.500.11796/1426.
    10.37334/eras.v4i1.76
  16. Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Silva, Brigite Carvalho da. "A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação inicial de Educadores de Infância: uma experiência em sistema de blended-learning". (2007): http://hdl.handle.net/20.500.11796/905.
Capítulo de livro
  1. Silva, Brigite. "Do lúdico ao brincar: uma abordagem às orientações curriculares em Portugal 1997-2016". In Brincar e Tchovar pela Infância, editado por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 50-57. 2021.
  2. Silva, Brigite. "Sistemas de organização, gestão e pilotagem cooperada em educação de infância". In Brincar e Tchovar pela Infância, 29-45. 2021.
  3. Silva, Brigite. "Construção social do brincar". In Brincar e Tchovar pela Infância. 2021.
  4. Medeiros, Paula; Pinheiro, Ana; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Cunha, Ana Isabel. "Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de educação de infância em Maputo". Atena, 2021.
    10.22533/at.ed.318212503
  5. Silva, Brigite. "FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA: PERCEÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A SUA FORMAÇÃO". 2019.
    10.22533/at.ed.03919040212
  6. Oliveira, Mónica; Craveiro, Maria Clara de Faria Guedes Vaz; Silva, Brigite Carvalho da; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "Formação de Educadores de Infância: Perceção de Estudantes sobre a sua Formação". Atena Editora, 2019.
    10.22533/at.ed.03919040212
  7. Silva, Brigite; Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. "Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – Projeto EQualP". In O Outro lado do espelho: percursos de investigação. Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. 2017. "Projeto EQUAP: Toolbox das práticas". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3022.
Livro
  1. Silva, Brigite; Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; et al. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  2. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al. Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  3. Pinheiro, Ana; Chauque, Diovargildio; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Banze, Décimo; Medeiros, Paula; Silva, Brigite. Brincar e tchovar pela infância. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
    Publicado
  4. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Medeiros, Paula. Educação de Infância em Moçambique: um estudo sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
  5. Silva, Brigite; Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone. “Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2020.
  6. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Santos, Ana Inês. I3 - Intervenção, Interação e Infância : Interação das instituições de Educação de Infância e famílias no período de confinamento devido à Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2020.
  7. Silva, Brigite; Clara Craveiro; Ana Pinheiro; Júlio Sousa; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; et al. Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
    Publicado
  8. Gomes, Ana Paula; Silva, Brigite; Gouveia, João. Práticas Pedagógicas : objetivos, métodos e avaliação. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
  9. Teodoro, António, ed.. 05 - O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017). Edições Universitárias Lusófonas. 2018.
  10. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Santos, Alice; Craveiro, Clara. Tecnologias dos mais pequenos. 2010.
Tese / Dissertação
  1. Lourenço, Filipa Isabel Malheiro. "A participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuro". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3012.
  2. Santos, Maria da Conceição Oliveira. "Os portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafios". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2970.
  3. Fontes, Ana Daniel de Carvalho Torres. "(Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2965.
  4. Teixeira, Catarina Alexandra Oliveira. "Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3085.
  5. Reis, Rita Andrade Hortas. "O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2890.
  6. Morais, Catarina Silva Carvalho. "As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875.
  7. Silva, Ana Isabel Pinto da. "Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750.
  8. Campos, Marta Ferreira Moutinho Araújo de. "O Educador de Infância como agente interativo na promoção do potencial criador da criança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2837.
  9. Silva, Liliana Marisa Pinto Gomes. "A promoção de ambientes educativos favoráveis ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2851.
  10. Bessa, Sandra Liliana Barros. "A avaliação para a aprendizagem na educação de infância: O portefólio como estratégia". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2852.
  11. Cardoso, Ana Maria Miranda. "A promoção da reflexão sobre a aprendizagem nas crianças". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2807.
  12. Dias, Joana Catarina Bastos. "A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2806.
  13. Pinto, Daniela Filipa Borges. "A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2686.
  14. Silva, Inês da Cunha Vale de Vitorino. "A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452.
  15. Borges, Carina Moreira Santos. "“Eu estou aqui, sabias?” Promoção da participação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2499.
  16. Cunha, Jéssica Correia Martins da. "Contextos promotores de iniciativa na educação de infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2439.
  17. Miranda, Luz Fátima Monteiro. "O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2436.
  18. Carvalho, Patrícia Joana Cabral de. "A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2425.
  19. Pinto, Sara Isabel Ventura Martins. "O Impacto do Envolvimento Parental numa Pedagogia Participativa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2299.
  20. Abreu, Daniela Sofia Casanova. "A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2300.
  21. Rodrigues, Andreia Cristina Pinto. "O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2307.
  22. Ferreira, Maria Teresa Teixeira. "A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2284.
  23. Campos, Inês Isabel Ferreira. "A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2283.
  24. Filipe, Sandra Cristina Babo. "A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298.
  25. Silva, Ana luísa. "Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2088.
  26. Teixeira, Débora. "Refletir para agir: processo essencial na profissionalização docente". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2117.
  27. Ribeiro, Patrícia. "O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2106.
  28. Martins, Cátia. "Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094.
  29. Ferreira, Karina. "O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2103.
  30. Martins, Lígia. "Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097.
  31. Martins, Cristina. "A importância da aprendizagem ativa e diferenciada". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2121.
  32. Ribeiro, Anita. "A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2109.
  33. Ávila, Isabel. "(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1519.
  34. Moura, Ana. "Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1518.
  35. Correia, Francisca. "Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2112.
  36. Ferreira, Cláudia. "O lúdico na aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2116.
  37. Lima, Joana. "A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2092.
  38. Soares, Tânia. "Desafios na descoberta de talento(s)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1521.
  39. Moreira, Alexandra. "A aprendizagem como ação estratégica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1364.
  40. Montenegro, Catarina. "Os dez mandamentos da aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1375.
  41. Lucas, Raquel. "A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390.
  42. Hipólito, Magna. "As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1401.
  43. Rebelo, Maria Isabel. "A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1369.
  44. Abreu, Juliana. "Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1457.
  45. Araújo, Cristina. "Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373.
  46. Sousa, Joana. "A intervenção educativa no processo de aprendizagem: a agência da criança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1366.
  47. Teixeira, Sílvia. "Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386.
  48. Silva, Ana Catarina. "O jardim de infância como meio propulsor do desenvolvimento de ciatividade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1479.
  49. Ribeiro, Mariana. "Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1367.
  50. Costa, Joana Andreia. "A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379.
  51. Lima, Ana Patrícia. "Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1454.
  52. Reis, Rita. "Desafios da dupla habilitação". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395.
  53. Sousa, Telma. "A Construção da Profissionalidade e a Importância dos Valores em Contexto Educativo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1453.
  54. Moreira, Liliana. "A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1397.
  55. Pinho, Vanessa. "Educação para os valores:(des)continuidades entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1408.
  56. Molho, Cristiana. "Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1400.
  57. Carvalho, Bruna Daniela. "O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389.
  58. Cunha, Tânia Sofia. "Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1394.
  59. Carvalho, Gilda. "Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1452.
  60. Tavares, Vera Betânia. "Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1398.
  61. Carvalho, Andreia Filipa. "Pontes entre estratégias de ensino e ritmos de aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1409.
  62. Rodrigues, Andreia Catarina. "O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392.
  63. Saraiva, Inês Oliveira. "As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2210.
  64. Lopes, Lara Isabel. "Processo de (re)construção da identidade profissional docente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1403.
  65. Machado, Isabel Alexandra. "A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1391.
  66. Leite, Joana Pinto. "A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396.
  67. Soares, Maria João. "A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407.
  68. Paixão, Joana. "O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475.
  69. Lopes, Joana Sofia da Silva. "Participação democrática em contexto de Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2207.
  70. Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral. "Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208.
  71. Araújo, Maria Helena. "Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1361.
  72. Cunha, Mónica. "Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229.
  73. Ferreira, Ângela. "A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224.
  74. Monteiro, Joana Gil. "O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236.
  75. Rocha, Susana. "O ato de educar na construção da profissionalização". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1248.
  76. Rodrigues, Juliana Pinto. "Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223.
  77. Fangueiro, Paula. "A construção da profissionalização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1254.
  78. Gomes, Joana Barbosa. "Gestão da disciplina : um desafio a refletir na formação do docente generalista". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1227.
  79. Rocha, Ana Rita Afonso. "A formação de um docente generalista : um novo paradigma do ensino". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1240.
  80. Guimarães, Ana Isabel. "A transversalidade da motivação na docência". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1246.
  81. Marques, Joana Filipa. "O docente generalista rumo ao desenvolvimento sustentado entre ciclos de aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1253.
  82. Soares, Ana Rita. "Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1296.
  83. Monteiro, Joana. "Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176.
  84. Silva, Marlene. "A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175.
  85. Caio, Ana Patrícia. "Iniciação da prática da docência generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1164.
  86. Martins, Helena Romani. "Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163.
  87. Monteiro, Catarina de Bessa. "Construção da profissionalização para a educação e ensino". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1161.
  88. Antunes, Maria Romão. "Profissional generalista: um paradigma emergente". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1169.
  89. Pereira, Luísa Lopes. "De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182.
  90. Vieira, Catarina Filipa. "O papel do professor generalista na sequencialidade educativa: reflexão sobre a prática pedagógica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1184.
  91. Cunha, Diana Patrícia. "O educador de infância e o professor do 1º ciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contexto". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188.
  92. Barbosa, Soraia Fernandes. "Educar e aprender em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: semelhanças e especificidades". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1174.
  93. Damasceno, Ana Filipa. "Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179.
  94. Carvalho, Maria Monteiro. "Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: a missão do profissional generalista". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1172.
  95. Castro, Marta Patrícia. "Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159.
  96. Leal, Mónica da Costa. "Aprender agindo : prática que norteia um profissional da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1166.
  97. Cabral, Helena. "Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181.
  98. Sousa, Joana Raquel. "O caminho da aprendizagem". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1160.
  99. Ferreira, Brigite Margarete de Jesus. "Expressão de marcadores inflamatórios na patologia intersticial pulmonar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10316/35322.
  100. Moreira, Isabel; Stanislau, Sandra. "Currículo e avaliação em creche". Licenciatura, 2009. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1068.
  101. Costa, Nádia. "Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1523.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 Os portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafios.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 (Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infância.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 A participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuro.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2020 As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
Orientador
2019 - 2020 O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
2019 - 2019 A promoção da reflexão sobre a aprendizagem nas crianças.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 O Educador de Infância como agente interativo na promoção do potencial criador da criança.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A promoção de ambientes educativos favoráveis ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 A avaliação para a aprendizagem na educação de infância: O portefólio como estratégia.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2019 Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2019 A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções
Orientador
2018 - 2018 A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Contextos promotores de iniciativa na educação de infância.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Eu estou aqui, sabias? – Promoção da participação das crianças na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Refletir para agir: processo essencial na profissionalização docente
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O lúdico na aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A importância da aprendizagem ativa e diferenciada
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Desafios na descoberta de talento(s)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 (re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A Construção da Profissionalidade e a Importância dos Valores em Contexto Educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A intervenção educativa no processo de aprendizagem: a agência da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Os dez mandamentos da aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Pontes entre estratégias de ensino e ritmos de aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A metodologia de trabalho desenvolvido pelo professor generalista
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Educação para os valores:(des)continuidades entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Desafios da dupla habilitação
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A aprendizagem como ação estratégica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Processo de (re)construção da identidade profissional docente
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O jardim-de-infância como meio propulsor do desenvolvimento da criatividade
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Participação democrática em contexto de Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - Atual Licenciatura em Educação Básica: Iniciação à Prática Profissional I; Iniciação à Prática Profissional IV; Temáticas Contemporâneas de Educação
2010 - Atual Mestrado em Educação Pré-Escolar: Estágio; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II; Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada em Creche; Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância; Pedagogia da Infância (2019/2020) (Mestrado)
2010 - Atual Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Estágio I (em Educação Pré-escolar) (2010-2015); Estágio II (Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) (2010-2015); Teoria e Gestão Curricular (2010-2015); Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II; Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Teoria e Desenvolvimento Curricular (2019/2020) (Mestrado)
2010 - Atual Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2005 - 2010 Licenciatura em Educação de Infância (2005 - 2010): Estágio II, III e IV; Seminário Interdisciplinar; Seminário de Estágio; Metodologias de Intervenção Educativa II (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal