???global.info.a_carregar???
Caterina Cucinotta is a post-doctoral researcher (FCT fellowship) in IHC (Contemporary History Institute) with a project about contemporary Portuguese cinema among fashion theory, sartorial philosophy and materials aesthetic. (Since 2017) She’s doctor in film studies (2015) from New University of Lisbon with a thesis published in 2018 with the title "Viagem ao cinema atraves do seu vestuario." She is one of the coordinators of the working group Materiality and Cinema at AIM (Association of Researchers on the Moving Image). She has a degree in Cinema from Palermo University, DAMS (2003) and a master from Bologna University (2007). From 2009 she writes about cinema with a particular attention to the costume design crafts, extending the research, in the last years, to the material turn in film studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Caterina Cucinotta

Nomes de citação

  • Cucinotta, Caterina

Identificadores de autor

Ciência ID
4314-849B-9EE8
ORCID iD
0000-0002-0572-6930

Websites

  • https://orcid.org/0000-0002-0572-6930 (Profissional)
  • https://ihc.fcsh.unl.pt/caterina-cucinotta/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - História e Arqueologia - História

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Cinema
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Percursos de analises em filmes portugueses de etnoficção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom c/ distinção
2003 - 2007
Concluído
Cinema, televisione e produzione multimediale (Mestrado)
Especialização em cinema
Università degli Studi di Bologna, Itália
"LE CASE DI PRODUZIONE INDIPENDENTE E L’AVVIAMENTO AI MESTIERI DEL CINEMA: ANALISI DI DUE CASI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
108/110
1999 - 2003
Concluído
D.A.M.S. (Discipline delle arti, della musica e dello spettacolo) (Licenciatura)
Especialização em Spettacolo
Università degli Studi - Palermo, Itália
103/110
Percurso profissional

Ciência

2018/08/01 - Atual Pós-doutorado (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2016/06 - 2018/07/30 Pós-doutorado (Investigação)
Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Portugal
2010/01 - 2015/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2019/10/30 Palavras em movimento: testemunho vivo do património cinematográfico
217580
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Cucinotta, Caterina. "Traje de identidade nacional entre documentário etnográfico e narração [national identity in popular costume between ethnographic documentary and fiction]", Avanca/Cinema 2012, 2012
Artigo em conferência
  1. Cucinotta, Caterina. "Rocky Horror Picture Show as a meaning system in the complicated universe of genders". Trabalho apresentado em INTER-DISCIPLINARY.NET A Global Network for Dynamic Research and Publishing, Praga, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cucinotta, Caterina. "Pathways of analysis on costume in Portuguese ethnofiction films". Comunicação e Sociedade 31 (2017): 183-198. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2611.
    Publicado • 10.17231/comsoc.31(2017).2611
  2. Cucinotta, Caterina. "Un italiano tipicamente portoghese: breve storia del cineasta Rino Lupo [A tipically portuguese Italian: a short story about filmaker Rino Lupo]". Estudos Italianos em Portugal 11 (2016): 63-76. http://dx.doi.org/10.14195/0870-8584_11_6.
    10.14195/0870-8584_11_6
  3. Cucinotta, Caterina; Cascais, Antonio Fernando. "Vestuario cinematografico: estudos da Fashion Theory aplicados à Etno-ficção portuguesa". Comunicação e Cultura: I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 1 (2012): 1-11. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/101.
    Acesso aberto • Publicado
  4. cucinotta, caterina. "How do the costumes make the difference in ethno-fiction films: fishermen communities in Sicily and in Portugal". International Journal of Art and Science 05 03 (2011): 20-30.
    Publicado
  5. cucinotta, caterina. "A luta ao obsoleto entre moda e tecnologia". INTERACT: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 18 (2011): 1-5. http://interact.com.pt/18/moda-e-tecnologia/.
    Publicado
  6. cucinotta, caterina. "Vestuario de cinema etno-ficcional: confundir , uniformizar , desidentificar". Cinema em Português: IV Jornadas IV (2011): 67-80. http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20120830-cinema_em_portugues_iv_jornadas_2011.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. cucinotta, caterina. "O vestuario cinematografico como testemunha da verdade da ficcao [Cinema costumes as fiction truth' witness]", INTERACT: revista online de Arte, Cultura e Tecnologia, 2014, http://interact.com.pt/category/21/.
  2. Cucinotta, Caterina; Caldas, Pedro; Raimondo, Sebastiano; Patrício, Catarina; Geraldes, Ricardo; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "A Etnoficção como Género Cinematográfico: Conversa com Manuel Mozos, Catarina Alves Costa, Vasco Pimentel e Ricardo Costa [Ethnofiction as a cinematographic genre: a conversation with ...]", Interact - Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, 2014, http://interact.com.pt/category/21/.
Capítulo de livro
  1. Cucinotta, Caterina. "Costume designers in Portugal: a trade between art and technique being relegated to a woman’s thing". In Women in Iberian Filmic Culture. A Feminist Approach to the Cinemas of Portugal and Spain, editado por Soto-Vasquez, Begoña. Londres: Intellect books, 2020.
    Publicado
  2. Cucinotta, Caterina. "New Frontiers in Art Direction: João Guerra da Mata’s Contribution to Portuguese Cinema as a Case Study". In The Films of João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata, editado por Rosario, Filipa; Duarte, José Alberto. Edinbourgh, Irlanda: Edinburgh University Press, 2020.
    Aceite para publicação
  3. Cucinotta, Caterina. "Materialidades do Cinema: a mulher figurinista em Portugal [Cinema Materialities: woman as costume designer in Portugal]". In XI Jornadas do cinema em português, editado por Cunha, Paulo; PENAFRIA, Manuela; Fernandes, Tiago. Covilhã, Portugal: Labcom, 2018.
    Publicado
  4. cucinotta, caterina. "Sulla tendenza indisciplinare del Cinema Portoghese: esempi di analisi [About indisciplinary tendency of Portuguese Cinema: some exemples]". In Percorsi. Scienze sociali tra Italia e Portogallo, editado por Guya Accornero; Daniele Serapiglia; Gori, Annarita, 1-11. Roma, Itália: BraDypUS Communicating Cultural Heritage, 2016.
    Publicado
  5. Cucinotta, Caterina. "Origens possiveis e desenvolvimentos contemporaneos da longametragem "O fantasma", de Joao Pedro Rodrigues [Possible origins and contemporary developments in "The Ghost" by João Pedro Rodrigues]". In Geração invisivel: novos cineastas portugueses, 105-130. Covilhã, Portugal: Labcom, 2013.
    Publicado
  6. cucinotta, caterina. "Quando filmar o vestuário é tornar público o privado: exemplos portugueses". In Publico Privado: o deslizar de uma fronteira, 265-278. V.N. de Famalicao, Portugal: Humus, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Cucinotta, Caterina. Viagem ao cinema através do seu vestuário. Percursos de analise em filmes portugueses de etnoficção [Trip to cinema through costumes. Analyses pathaways in ethnofiction portuguese movies]. Covilhã, Portugal: Labcom. 2018.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/02/21 O papel da direção de arte na metodologia de analise filmica: o ponto de vista do ofício que materializa as ideias. Seminario “El proceso creativo. Cineastas y investigadores. Sobre el oficio del cineasta.”
Universidade da Beira Interior (Covilhã , Portugal)
2019/11 Incursioni nel cinema portoghese: il punto di vista delle donne costumiste. XXV International Conference of Film Studies
Università degli studi Roma Tre (Roma, Itália)
2019/11 Figurinistas do cinema português entre arquivo e história oral: balanço de uma investigação. "Palavras em movimento". II Congresso Internacional de Historia oral do cinema português.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2019/10 Esboços dos figurinos de Que viva Mexico! Um estudo formal sobre o enquadramento. IV Encontro Internacional Cinema e as outras artes
Universidade da Beira Interior ( Covilhã, Portugal)
2019/05 Approaching the Creative process in the work of Manoel De Oliveira: theatrical space and costumes in cinema. I Congress Creative Process in Portuguese cinema: Materialities,
King’s College of London (London, Reino Unido)
2019/05 Materialidades e ofícios no cinema português: estilistas, figurinistas e diretores de arte ao longo da história. IX encontro da AIM
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2019/02 A condição da mulher cineasta em Portugal: o caso da figurinista Helena Roque Gameiro. Congresso Internacional "História da cultura em Portugal no seculo XX. Industrialização, massificação, mediações"
IHC/Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
2018/11 Lo spazio scenografico in Manoel de Oliveira come spazio teatrale che si immerge nel cinema. XXIV International Conference of Film Studies. From Spectacle to Entertainment. Cinema, media and modes of engagement from modernity to the present.
Universitá di Roma Tre (Roma, Itália)
2018/11 Tempo em movimento nos processos de criação fílmica: uma aproximação à critica genética. International conference “Times and movement of the image”
NOVA FCSH Lisboa, Politecnico Caldas da Rainha (Caldas da Rainha, Portugal)
2018/05 Propostas para uma história do figurino e dos figurinistas de Portugal. VIII encontro AIM
Universidade de Aveiro (aveiro, Portugal)
2018/05 Materialidades do Cinema: a mulher figurinista em Portugal. XI Jornadas do Cinema em português.
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2017/11 Misteries of Lisbon: Literature materialization in images, bodies and atmosphere. Conference “From Text to Screen and Back to Text. Film and Literature: The Portuguese Context”.
King’s College of London (London, Reino Unido)
2017/11 Percursos de analise para um estudo teórico do figurino no Cinema Português. I Congresso Ibérico de Semiótica: moda, modos e maneiras.
ICNova, FCSH/UNL (Lisboa, Portugal)
2017/09 Conceitos visuais que materializam os filmes: figurinos e figurinistas de Portugal. International Conference “Women in Iberian Cinema”
Centro de Estudos comparatistas, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/05 As montanhas também têm textura: Trás-os-Montes de António Reis e Margarida Cordeiro. VII encontro anual da AIM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/09 O vestuário cinematográfico e a etnoficção portuguesa, I Congresso Cinema e as outras artes,
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2016/06 Cinema e Antropologia: percursos de indisciplinaridade em Portugal VI Congresso da APA, Associação Portuguesa de Antropologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016 Cinema e Antropologia: percursos de indisciplinaridade em Portugal VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016 A “questao Japao” em Paulo Rocha ou a recepcao do filme A ilha dos Amores atraves da imprensa Japonesa de 1983 VI encontro anual da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2015 O vestuario no cinema ENCONTROS CIENTÍFICOS CECL
New university of Lisbon (Lisboa, Portugal)
2015 Seminario sobre etnoficcao (ICS) Seminarios "Fora de serie"
ICS - UNiversidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Sulla tendenza indisciplinare del Cinema Portoghese: esempi di analisi. I Lusitanisti Italiani
Dipartimento di Storia - Università di Bologna (Bolonha, Itália)
2014 Seminario sobre etnoficção Seminario tematico sobre "Etnoficção"
ecati - Universidade Lusofona (Lisboa, Portugal)
2014 Rocky Horror Picture Show as A Meaning System in the Complicated Universe of Gender Gender in Focus: New Trends in Media
CECS (Braga, Portugal)
2012/06/22 Constructing memory through the actor body: 2 study cases NECS - Congress European Network for Cinema and Media Studies
New University of Lisbon / Nova Institute of Philosophy and University of Coimbra (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2012 Seminario: Cinema Português - Um pais imaginado com Leonor Areal (2012 - 2012)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 A comunicacao publica da arte e os museus: interacoes, intermedia, interatividade
Congresso (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Vestuario cinematografico como testemunha da verdade da ficcão: percursos possiveis
Seminário
3º Seminario sobre Cinema Português
AIM, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/05 - Atual I Congress Creative Process in Portuguese cinema: Materialities King's College, London

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (2316-9230) REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
2017 - 2017 contemporanea: revista de comunicação e cultura (1809-9386) UFBA - Universidade Federal da Bahia
2016 - 2016 revista comunicação publica Escola superior de comunicação social - Lisboa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/02 - 2019/09/06 O processo criativo nas práticas cinematográficas: materialidades. Curso de verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/07/15 - 2019/07/19 Moda e Sociedade. Percursos entre história, pratica e memoria. Curso de verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/11/27 - 2018/11/27 História e Estética do Cinema Português / Trás-os-Montes de António Reis e Margarida Cordeiro. Cinema (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/21 - 2018/11/21 Clothes on film/ Costumes on Ethnofiction. Clothes on film (Laurea) Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália
2018/04/23 - 2018/04/23 Cinema Português. "Antonio Reis e Margarida Cordeiro". Cinema português (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01 - Atual AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento Coordination of Working group "Materialities and Cinema"
2011/01 - Atual NECS - European Network for Cinema and Media Studies Membro