???global.info.a_carregar???
Fátima Pereira is Full Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP), where she acted as Director of the Master Degree in Education, member of the Ethics Committee, and deputy coordinator of the Office of Continuing Education at the same faculty. Fátima is an integrated member of the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE). She is co-coordinator of CIIE's strategic area 'Training, Equity and the Teaching Profession' and Co-Head of CIIE's IDEAFor - Identity, Democracy, School, Administration and Training research group. She served also as coordinator of the CIIE’s Observatory of Schools Life. Her research interests include teacher education and professional development, school education, ethics and justice in school education. Since 1993, she has been involved in several national and international research projects and networks, in several of them, acting as coordinator, regarding school education, teacher profession, teacher education Currently, she is leading the UPorto team of EU-funded DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education (2021-2024), focusing on the element of internationalisation to increase capabilities of future teachers by sensitising TE students to international perspectives.. She has been acting as reviewer to international bodies and funding schemes (as Horizon 2020 of European Commission) and national agencies, including to the Portuguese Foundation for Science and Technology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fátima Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Fátima

Identificadores de autor

Ciência ID
4314-397B-F0F3
ORCID iD
0000-0003-1107-7583

Endereços de correio eletrónico

  • fpereira@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226079700 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Galego Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Habilitation in Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Formação de Professores, trabalho docente e justiças em educação: terceiro espaço e epistemologia de mediação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade/ Approved by unanimity
2007
Concluído
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Idealizing life, managing the present and projecting the future: the government of childhood in discourses in the initial teachers´ training (in Portuguese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade / Approved by unanimity
1999
Concluído
Master in Education Sciences (Specialization in Animation and Training Management) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Education Transformation and continuous teachers´ training: misunderstandings and possibilities (in Portuguese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom / Very Good
1994
Concluído
Degree Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16
1979
Concluído
Degree Primary School Teacher (Bacharelato)
Magistério Primário, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/04/01 - 2017/12/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2000/09/01 - 2003/09/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997/09/01 - 2000/08/31 Leitor (Docente Universitário) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Co-coordinator of CIIE's strategic area 'Training, Equity and the Teaching Profession' Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - Atual Co-Head of CIIE's IDEAFor - Identity, Democracy, School, Administration and Training group Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - Atual Director of the Master Programme in Educational Sciences of the University of Porto Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/09/01 - 1997/08/31 Primary School Teacher Ministério da Educação, Portugal
1979/09/01 - 1990/08/31 Primary School Teacher Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/10/01 - 2024/11/01 DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2018/12/15 - 2022/12/14 EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders
EAC-2018-0612
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
European Social Fund
Em curso
2018/07/02 - 2021/02/01 REKINDLE+50 – Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50
PTDC/CED-EDG/28017/2017
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Regional Development Fund

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - 2019 Enhancing Children’s Oral Language Skills Across Europe and Beyond. A Collaboration Focusing on Interventions for Children with Difficulties Learning Their First Language
COST Action IS1406
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2014/04 - 2018/04 COST Action IS1307 - New Materialism: Networking European Scholarship on 'How Matter Comes to Matter'
ISCH COST Action IS1307
European Commission
2016/02/01 - 2018/01/31 Curriculum, Politics and Culture
FCT/CAPES 4.4.1.00/2854
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2015/09 - 2017/09 Xeno Tolerance – Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation
2015-1-FR01-KA202-015143
European Commission
2014 - 2016 Teoria(s) crítica(s) e formação de professores: para um mapeamento da investigação em Portugal
PEst-OE/CED/UI0167/2014
2013 - 2015 Formação de professores e trabalho docente: para um aprofundamento das suas mediações na articulação de saberes Portugal-Brasil
BEX 14557134
2012 - 2014 A centralidade da experiência escolar na vida dos jovens: narrativas biográficas de alunos/as do 3º CEB
IJUPPP-IJUP2011-18
2011 - 2014 EPNoSL – European Policy Network on School Leadership
EAC-2012-1388
European Commission
2011/03 - 2013/09 Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2024/12/31 Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (FYT-ID)
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Freires, Thiago; Dotta, Leanete Thomas; Pereira, Fátima. "Young People’s Construction of Identity in the Context of Southern Europe: Finding Leads for Citizenship Education". Societies 14 1 (2024): 9. http://dx.doi.org/10.3390/soc14010009.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/soc14010009
  2. Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Pereira, Fátima. "Factors Influencing Teachers’ Uses of New Technologies: Mindsets and Professional Identities as Crucial Variables". International Journal of Instruction 16 4 (2023): 521-542. http://dx.doi.org/10.29333/iji.2023.16430a.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/iji.2023.16430a
  3. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Parental and Family Involvement in Schools: Perceptions of Young Brazilian and Portuguese People from Underprivileged Contexts". Studia paedagogica 28 2 (2023): 29-48. http://dx.doi.org/10.5817/sp2023-2-2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5817/sp2023-2-2
  4. Rivas Flores, José Ignacio; Pereira, Fátima. "Editorial - Escola pública e justiça em educação: Um lugar democrático para a transformação social [special issue]". Educação, Sociedade & Culturas 65 (2023): 1-7. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi65.588.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24840/esc.vi65.588
  5. da Silva, Cláudio; Pereira, Fátima; Amorim, José Pedro. "The integration of indigenous knowledge in school: a systematic review". Compare: A Journal of Comparative and International Education (2023): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/03057925.2023.2184200.
    Publicado • 10.1080/03057925.2023.2184200
  6. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Pensar o lugar das periferias no desenvolvimento de trajetórias educativas: apontamentos a partir de um estudo narrativo com jovens do Brasil e de Portugal". Revista Brasileira de Educação 28 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782023280118.
    Acesso aberto • 10.1590/s1413-24782023280118
  7. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas. "Saberes e identidades profissionais em formação de professores com mais de 50 anos em novas tecnologias digitais [Professional knowledge and identities of teachers over 50 years old in teacher education on new digital technologies]". Revista Portuguesa de Educação 35 1 (2022): 449-470. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.22309.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.22309
  8. Moucherek, Katharine; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Perspectivas de professores do ensino fundamental sobre a formação continuada - a relação saber e prática transformadora: um estudo de caso". Conjecturas 21 4 (2021): 633-649. http://dx.doi.org/10.53660/conj-233-815.
    Acesso aberto • Publicado • 10.53660/conj-233-815
  9. Cavalo, Augusto Chipalanga M.; Pereira, Fátima. "Saberes profissionais e formação inicial de professores, em Angola [Professional knowledge in initial teacher education in Angola]". Cadernos de Educação 64 (2021): http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20654.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15210/caduc.v0i64.20654
  10. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Reconceptualizing Expressive Arts Education in Portugal through a Biographical Narrative Approach". Education Sciences 10 12 (2020): http://dx.doi.org/10.3390/educsci10120388.
    Acesso aberto • 10.3390/educsci10120388
  11. Valasques, Daiane; Pereira, Fátima. "O PERCURSO DE CINCO RAPAZES INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO EM PORTUGAL". Práxis Educacional 16 40 (2020): 509. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6911.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22481/praxisedu.v16i40.6911
  12. Freitas, André; Pereira, Fátima; Mouraz, Ana. "Controversies of Expressive Arts Education in Portugal: Insights from Policies and Practices". Knowledge Cultures 8 1 (2020): 77-93. http://dx.doi.org/10.22381/kc8120206.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22381/kc8120206
  13. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Perspectivas históricas de la formación docente para la expresión artística del cuerpo en los caminos educativos de tres profesoras primarias [Historical perspectives of teacher education for artistic expression of the body in educational pathways of three primary teachers].". Infancia, Educación y Aprendizaje 6 1 (2020): 105-128. https://ieya.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/1921/2094.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22370/ieya.2020.6.1.1921
  14. Pereira, Fátima. "Teacher education, teachers' work, and justice in education: Third space and mediation epistemology". Australian Journal of Teacher Education 44 3 (2019): 77-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064050407&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.14221/ajte.2018v44n3.5
  15. Casian, Silvia; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "(Re) thinking Emotions in Visual Education Activities: Students' Experiences". International Journal of Art & Design Education 37 3 (2018): 399-412. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jade.12141.
    Publicado • 10.1111/jade.12141
  16. Fernandes, Rita; Araújo, Beatriz; Pereira, Fátima. "Dinâmicas, transições identitárias e desenvolvimento profissional de enfermeiros na mercantilização da saúde [Nurses’ dynamics, identity transitions and professional development in the commodification of health]". Aquichan 18 3 (2018): 263-274. http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2018.18.3.2.
    Acesso aberto • 10.5294/aqui.2018.18.3.2
  17. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal". Educação e Pesquisa 44 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201707160053.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1678-4634201707160053
  18. Santos, Carolina da Costa; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Experiências da Gestão Acadêmica da Docência Universitária". Educação & Realidade 43 3 (2018): 989-1008. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623674106.
    10.1590/2175-623674106
  19. Rita Fernandes; Beatriz Araújo; Pereira, Fátima. "Nursing management and leadership approaches from the perspective of registered nurses in Portugal". Journal of Hospital Administration 7 3 (2018): 1-1. https://doi.org/10.5430%2Fjha.v7n3p1.
    Publicado • 10.5430/jha.v7n3p1
  20. Freires, T.; Pereira, F.. "Secondary specialist arts education: Perceptions of youths in Northern Portugal". Educacao e Pesquisa 44 1 (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85041554768&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1678-4634201707160053
  21. Freires, T.; Pereira, Fátima; Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Living in between: Schooling processes of working-class students in Northern Portugal". Educar 54 1 (2018): 31-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061398531&partnerID=MN8TOARS.
    10.5565/rev/educar.918
  22. Fernandes, Rita; Araújo, Beatriz; Pereira, Fátima. "Formação e transições laborais em enfermagem: efeitos na identidade e no desenvolvimento profissional". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 006. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2168.
    10.17979/reipe.2017.0.14.2168
  23. Freitas, André; Mouraz, Ana; Pereira, Fátima. "ORIENTAÇÃO DO MOVIMENTO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO DAS EXPRESSÕES: PERCEÇÕES DE PROFESSORES EM PORTUGAL". Movimento (ESEFID/UFRGS) 23 4 (2017): 1435-1448. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.69218.
    10.22456/1982-8918.69218
  24. Coutinho, Verónica; Martins, José Carlos; Pereira, Fátima. "Student’s opinion about feedback vs structured debriefing:a randomized controlled trial". International Journal of Nursing Didactics 7 4 (2017): 63-68. http://dx.doi.org/10.15520/ijnd.2017.vol7.iss4.215.63-68.
    10.15520/ijnd.2017.vol7.iss4.215.63-68
  25. Bento, Maria Cecília; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Perspetivas sobre práticas de reflexão no estágio em 1º CEB: a voz dos estudantes". Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 8 15 (2016): 109-128. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.144.
    10.31639/rbpfp.v8i15.144
  26. Batista, Rui; Martins, José; Pereira, Fátima. "Construction and validation of the Scale of Perceived Gains from High-Fidelity Simulation (Escala de Ganhos Percebidos com a Simulação de Alta Fidelidade – EGPSA)". Revista de Enfermagem Referência IV Série 10 (2016): 29-38. http://dx.doi.org/10.12707/riv16002.
    10.12707/riv16002
  27. Verónica Rita Dias Coutinho; José Carlos Amado Martins; Fátima Pereira. "Structured debriefing in nursing simulation: students’ perceptions". Journal of Nursing Education and Practice 6 9 (2016): 127-134. https://doi.org/10.5430%2Fjnep.v6n9p127.
    10.5430/jnep.v6n9p127
  28. Rui Baptista; Fátima Pereira; José Martins. "Perception of nursing students on high-fidelity practices: a phenomenological study". Journal of Nursing Education and Practice 6 8 (2016): 10-21. https://doi.org/10.5430%2Fjnep.v6n8p10.
    10.5430/jnep.v6n8p10
  29. Santos, Carolina Costa; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Efeitos da intensificação do trabalho no ensino superior: da fragmentação à articulação entre investigação, ensino, gestão académica e transferência de conhecimento". Revista Portuguesa de Educação 29 1 (2016): 295-321. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872016000100013&KeyUID=SCIELO:S0871-91872016000100013.
    10.21814/rpe.6820
  30. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Family involvement in schooling. A north Portugal portrait by elementary students". New Educational Review 44 2 (2016): 52-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977542266&partnerID=MN8TOARS.
    10.15804/tner.2016.44.2.04
  31. Batista, R.; Paiva, L.; Gonçalves, R.; Oliveira, L.; Pereira, Fátima; Martins, J.. "Satisfaction and gains perceived by nursing students with medium and high-fidelity simulation: A randomized controlled trial". Nurse Education Today 46 (2016): 127-132. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988000545&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.nedt.2016.08.027
  32. Fabiana Cristina Frigieri de Vitta; Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira; Beatriz Aparecida Barboza do Nascimento; Bárbara Solana Scarlassara; Claudia Regina Mosca Giroto; Alberto de Vitta. "Training and Practice of Occupationals Who Work with Children Aged from Zero to Two in Institutions of Childhood Education". Creative Education 07 10 (2016): 1508-1517. https://doi.org/10.4236%2Fce.2016.710156.
    10.4236/ce.2016.710156
  33. Pimenta, P.; Pereira, Fátima. "Uma profissionalidade reclamada no 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais 1 (2016): 55-69.
  34. Fernandes, Rita; Pereira, Fátima; Araújo, Beatriz. "Riscos para a identidade de enfermeiros decorrentes das condições de trabalho". Servir 59 4 (2016): 75-79.
  35. Fátima Pereira; Ana Mouraz. "CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL E CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE". Educação em Revista 31 1 (2015): 115-138. https://doi.org/10.1590%2F0102-4698129348.
    10.1590/0102-4698129348
  36. Rosimê da Conceição Meguins; Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira. "Subjectivity Versus Brazilians Universities’ Demand for Objectivity; from Sublimation to Psychoneurosis". Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015): 3454-3461. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2015.01.1018.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.1018
  37. Lopes, Amelia; Neiva, Manuel; Pereira, Fatima. "AN ACTION-BASED STUDY ON THE CHANNELS OF DRAMATIC ACTIVITY IN CHILDHOOD EDUCATION". Perspectiva Educacional 54 2 (2015): 41-58. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000364023100004&KeyUID=WOS:000364023100004.
    10.4151/07189729-Vol.54-Iss.2-Art.278
  38. Pereira, F.; Lopes, A.; Marta, M.. "Being a teacher educator: professional identities and conceptions of professional education". Educational Research 57 4 (2015): 451-469. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945439529&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00131881.2015.1078142
  39. Coutinho, Verónica; Martins, José Carlos; Pereira, Fátima. "Impacto do Debriefing Estruturado". Arquivos de Medicina 29 1 (2015): 33.
  40. Coutinho, Verónica; Martins, José; Pereira, Fátima. "Construção e Validação da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação (EADaS)". Revista de Enfermagem Referência IV Série Nº 2 (2014): 41-50. http://dx.doi.org/10.12707/riii1392.
    10.12707/riii1392
  41. Santos, Carolina; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "A construção da identidade profissional entre percursos e escol(h)as". Educere et Educare 9 (2014): 405-417.
  42. Pereira, Fátima; Mouraz, Ana; Figueiredo, C.. "Student participation in school life: The “student voice” and mitigated  democracy". Croatian Journal of Education 16 4 (2014): 935-975. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920918319&partnerID=MN8TOARS.
    10.15516/cje.v16i4.742
  43. Marta, M.; Lopes, A.; Pereira, F.; Leite, M.. "The professional relevance of initial education of teachers and nurses in higher education,La pertinence de la formation professionnelle des enseignants et des infirmiers dans l’enseignement supérieur: une analyse des identityés des formateurs,A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: Uma análise a partir das identidades dos formadores". Revista Lusofona de Educacao 27 27 (2014): 75-91. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908509013&partnerID=MN8TOARS.
  44. Baptista, R.C.N.; Martins, J.C.A.; Pereira, M.F.C.R.; Mazzo, A.. "Students’ satisfaction with simulated clinical experiences: Validation of an assessment scale". Revista Latino-Americana de Enfermagem 22 5 (2014): 709-715. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84918530230&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/0104-1169.3295.2471
  45. Andrew, N.; Lopes, A.; Pereira, F.; Lima, I.. "Building communities in higher education: the case of nursing". Teaching in Higher Education 19 1 (2014): 72-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84890430225&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13562517.2013.859850
  46. Lopes, A.; Boyd, P.; Andrew, N.; Pereira, F.. "The research-teaching nexus in nurse and teacher education: Contributions of an ecological approach to academic identities in professional fields". Higher Education 68 2 (2014): 167-183. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84903126206&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10734-013-9700-2
  47. Baptista, Rui Carlos Negrão; Martins, José Carlos Amado; Pereira, Maria Fátima Carneiro Ribeiro; Mazzo, Alessandra. "Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes". Revista de Enfermagem Referência serIV 1 (2014): 135-144. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0874-02832014000100015&KeyUID=SCIELO:S0874-02832014000100015.
    10.12707/RIII13169
  48. Manarte, J.; Lopes, A.; Pereira, F.. "Contributions to the empirical study of immediacy in the pedagogical relationship through self-narratives". Journal of Pedagogy 5 2 (2014): 209-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84965123248&partnerID=MN8TOARS.
    10.2478/jped-2014-0010
  49. Batista, Rui; Martins, José Carlos; Pereira, Fátima; Mazzo, Alessandra. "High-fidelity simulation in the Nursing Degree: Gains perceived by students". Revista de Enfermagem Referência 4 1 (2014): 131-140. http://www.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2434&id_revista=24&id_edicao=60.
  50. Coutinho, Verónica; Martins, José Carlos; Pereira, Fátima. "Construction and validation of the Simulation Debriefing Assessment Scale (Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação - EADaS)". Revista de Enfermagem Referência 4 2 (2014): 41-50. http://www.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2445&id_revista=24&id_edicao=66.
  51. Neiva, Manuel; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Potencialidades da investigação narrativa na construção de uma investigação-ação-expressão dramática e desenvolvimento profissional de educadores/as de infância". Tendencias Pedagógicas 24 (2014): 165-184.
  52. Roesch, Isabel; Fortes, Valeska; Pereira, Fátima. "Memórias de professores: os significados da escolha profissional". Tendencias Pedagógicas 24 (2014): 251-264.
  53. Pereira, Fátima; Mouraz, Ana; Figueiredo, Carla. "Sudjelovanje ucenika u životu škole: „ucenicki glas” i ublažena demokracija". Croatian Journal of Education - Hrvatski casopis za odgoj i obrazovanje 16 4 (2014): 958-975. https://doi.org/10.15516/cje.v16i4.742.
  54. Pereira, F.. "Concepts, policies and practices of teacher education: an analysis of studies on teacher education in Portugal". Journal of Education for Teaching 39 5 (2013): 474-491. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887096820&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02607476.2013.844957
  55. Pereira, F.. "Initial teacher education for social justice and teaching work in urban schools: An (im)pertinent reflection". Alberta Journal of Educational Research 59 2 (2013): 162-180. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901295471&partnerID=MN8TOARS.
  56. Pereira, Fátima; Silva, Anabela. "Gestão da formação contínua de professores em agrupamento de escolas: Dinâmicas e desafios". Revista Profissão Docente 13 28 (2013): 6-28. http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/541.
  57. Dias, Regina; Correia, José Alberto; Pereira, Fátima. "A construção da cidadania de mulheres e crianças na experiência de pais e mães com filhos na creche". Revista de Educação Pública 22 50 (2013): 665-685. http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/download/1237/985.
  58. Dias, Regina Célia; Pereira, Fátima; Correia, José Alberto. "Day care services, gender equality and children’s right to education". Revista Portuguesa de Pedagogia 47 2 (2013): 21-42. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_2.
    10.14195/1647-8614_47-2_2
  59. Lopes, A.; Pereira, F.. "Everyday life and everyday learning: The ways in which pre-service teacher education curriculum can encourage personal dimensions of teacher identity". European Journal of Teacher Education 35 1 (2012): 17-38. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858192960&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619768.2011.633995
  60. Bento, Cecília; Pereira, Fátima. "A avaliação na formação inicial de professores: Um estudo de caso". Revista Contemporânea de Educação 7 14 (2012): 440-463. http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/view/281.
  61. Pereira, Fátima; Freires, Thiago; Santos, Carolina. "Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: Nas entrelinhas da narrativa". Soletras: Revista do Departamento de Letras da FFP/UERJ 24 (2012): 341-356. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/5047.
  62. Pereira, F.. "In-service teacher education and scholar innovation: The semantics of action and reflection on action as a mediation device". Australian Journal of Teacher Education 36 11 (2011): 33-50. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84870041643&partnerID=MN8TOARS.
    10.14221/ajte.2011v36n3.3
  63. Pereira, F.; Bodergat, J.-Y.. "Childhood schooling. Narratives and conceptions on childhood in initial teacher training in Portugal,Éducation scolaire de l'enfance. Récits et significations dans la formation initiale des enseignants au Portugal". Sciences de l'Education pour l'Ere Nouvelle 44 1 (2011): 87-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875665352&partnerID=MN8TOARS.
    10.3917/lsdle.441.0087
  64. Pereira, Fátima; Carlos, Lígia. "A escrita como dispositivo de formação em educação". Cadernos de Educação 39 (2011): 32-46. http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1532/1438.
  65. Mouraz, Ana; Pereira, Fátima. "Cognitive work developed by students: From the importance to the promotion". International Online Journal of Educational Sciences 3 3 (2011): 849-864.
  66. Pereira, Fátima. "Childhood narratives in initial teacher training: Childhood government and its re-institutionalisation". Research in Education 83 1 (2010): 1-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78149375646&partnerID=MN8TOARS.
  67. Pereira, Fátima; Alves, S.. "A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: Formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português". Revista Educação em Questão 39 25 (2010): 32-56.
  68. Pereira Fátima; Amélia Lopes; Fátima, Pereira; Lopes, Amélia. "Ser criança e ser aluno: concepções das professoras do 1° ciclo do ensino básico". Educação em Revista 25 1 (2009): 37-62. https://doi.org/10.1590%2Fs0102-46982009000100003.
    10.1590/s0102-46982009000100003
  69. Pereira, F.. "Conceptions and knowledge about childhood in initial teacher training: Changes in recent decades and their impact on teacher professionality, and on schooling in childhood". Teaching and Teacher Education 25 8 (2009): 1009-1017. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349209111&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tate.2009.03.014
  70. Pereira, Fátima. "Governo da infância e profissionalidade docente: Narrativas em formação inicial de professores". Educação, Sociedade & Culturas 29 (2009): 89-108. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC29/29FatimaP.pdf.
  71. Pereira, Fátima. "Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas". Linhas Críticas 13 25 (2007): 165-184. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v13i25.3373.
    10.26512/lc.v13i25.3373
  72. Pereira, Fátima; Carolino, Ana Maria; Lopes, Amélia. "A formação inicial de professores do 1º CEB nas últimas três décadas do séc. XX: transformações curriculares, conceptualização educativa e profissionalização docente". Revista Portuguesa de Educação 20 1 (2007): 191-219. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872007000100008&KeyUID=SCIELO:S0871-91872007000100008.
  73. Lopes, A.; Pereira, F.; Sousa, C.; Carolino, A.M.; Tormenta, R.. "Initial teacher education curricula, basic professional identities and professional trajectory,Currículos de formación inicial identidades profesionales de base y trayectoria profesional". Revista Espanola de Pedagogia 65 236 (2007): 139-155. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-37149054989&partnerID=MN8TOARS.
  74. Pereira, Fátima. "A formação dos profissionais para a infância: uma análise dos discursos em formação inicial de professores, em tempos de democracia em Portugal". Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado 11 1 (2007): 1-25.
  75. Pereira, Fátima. "La formación de los profesionales para la infancia: Un análises de los discursos en formación inicial de profesores, en tiempos de democracia en Portugal [Childhood professionals' formation: an analysis of speeches within teachers' initial formation, in times of democracy in Portuga]". Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado 11 1 (2007): https://www.ugr.es/~recfpro/rev111ART3.pdf.
  76. Lopes, Amélia; Coelho, Rita; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Leal, Rui; Leite, Carlinda. "Os processos e os produtos da investigação em Ciências da Educação na FPCE-UP: Caracterização e prospectiva". Educação, Sociedade, & Culturas 24 (2007): 107-134. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC24/24_4_AmeliaLopes.pdf.
  77. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "As crianças são importantes: A reorganização curricular no 1º CEB e as concepções de criança das professoras". Psicologia e Educação 3 2 (2004): 71-89.
  78. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Infância, educação escolar e concepções das professoras: Ser criança e ser aluno: Categorias sociais em conflito". Psicologia e Educação 3 2 (2004): 71-90.
  79. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; et al.. "Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: Indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação". Revista Portuguesa de Educação 16 1 (2004): 63-95.
  80. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Silva, Manuel; et al.. "Envolvimento na gestão do currículo de formação inicial e identidades profissionais no ensino primário português". Educação em Debate 48 2 (2004): 50-63.
  81. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: (E)feitos de um processo de Investigação-Acção". Educação, Sociedade & Culturas 22 (2004): 109-132. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC22/22-6.pdf.
  82. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Silva, Manuel. "Formação inicial e identidade profissional". Psicologia e Educação: Revista do Departamento de Psicologia e Educação, Universidade da Beira Interior (2003):
  83. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho. "Projecto CRIA-SE ou a criatividade na escola de todos os dias". Psicologia, Teoria, Investigação e Prática 6 1 (2001): 227-243.
Capítulo de livro
  1. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "O som, a cor e o sentimento do corpo integral na escola a tempo inteiro". In Escola Anísio Teixeira. 2020.
    No prelo
  2. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Ocupar a escola e o mundo: Sobre a heterogeneidade do ensino público contemporâneo no Brasil e em Portugal". In Currículo, política e cultura: Conversas entre Brasil e Portugal, 249-268. Paraná: CRV, 2019.
    Publicado
  3. Sousa, Carolina; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Espaços para a reconstrução das identidades acadêmicas e da universidade". In Identidades profissionais de professores: Construções em curso, 35-60. São Paulo: Paulo Junquera e Marín Editores, 2019.
    Publicado
  4. Pereira, F.. "Critical theories and teacher education in Portugal: New possibilities for teacher education to make the difference". In International critical pedagogy reader, 243-252. London, Reino Unido: Routledge, 2017.
    Publicado
  5. Pereira, Fátima. "Formação de professores e epistemologia do trabalho docente: Novos e velhos desafios sobre a justiça social-escolar". In Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 97-108. Ramada e Santo Tirso: Pedago e Facto, 2017.
    Publicado
  6. Pereira, Fátima. "Formação de professores e epistemologia do trabalho docente". In Currículo e formação de professores: sobre fronteiras e atravessamentos, 169-178. Paraná: CRV, 2017.
    Publicado
  7. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Fernandes, Preciosa; Dotta, Leanete Thomas; Sousa, Rita. "How Can Teacher Education Fulfill Its More Generous Intentions? Reflections Concerning the Pernicious Effects of Educational Evaluation". In Reimagining the Purpose of Schools and Educational Organisations, 207-219. Dordrecht: Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-24699-4_15
  8. Pereira, Fátima; Freires, Thiago; Santos, Carolina; Magalhães, Dulce; Mouraz, Ana; Sousa, Soraia. "Students’ voices about how schooling affects their lives". In Reimagining the Purpose of Schools and Educational Organisations, 145-160. Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-24699-4
  9. Pereira, Fátima. "Critical theory(ies) and teacher education in Portugal: for new understandings of the possibilities of teacher education to make the difference". In International Critical Pedagogy Reader, 243-252. New York: Routledge, 2015.
    Publicado
  10. Pereira, Fátima. "Tensões e desafios na formação inicial de professores: (pre)textos de investigação para refletir a mudança". In Trabalho docente, subjetividade e formação, 147-155. Porto: Mais Leituras, 2015.
    Publicado
  11. Casian, Sílvia; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "From expected curriculum to operational curriculum: pathways, spaces, agents for curricular (re)configuration and visual education discourses". In Curriculum studies: policies, perspectives and practices. Porto: FPCEUP, 2015.
    Publicado
  12. Bento, C.; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Reflection and investigation on Primary School Teachers’ Internships". In Curriculum studies: policies, perspectives and practices. Porto, Portugal: FPCEUP, 2015.
    Publicado
  13. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "Especificidades da formação de professores e profissão docente: reflexões a partir de um estudo sobre os formadores de professores e enfermeiros". In Trabalho docente, subjetividade e formação, 135-145. P, Portugal: Mais Leituras, 2015.
    Publicado
  14. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Para além dos muros da escola: os estudantes e a periferia". In Historias de vida em educación. Voces silenciadas, 113-124. Almeria, Espanha: Universidade de Almeria, 2015.
    Publicado
  15. Manarte, Joana; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "O corpo silenciado". In Historias de vida em educación. Voces silenciadas, 412-428. Almeria, Espanha: Universidade de Almeria, 2015.
    Publicado
  16. Röesch, I.; Oliveira, V.; Pereira, Fátima. "O Imaginário dos docentes negros no ensino universitário". In Historias de vida em educación. Voces silenciadas, 97-112. Almeria, Espanha: Universidade de Almeria, 2015.
    Publicado
  17. Pereira, Fátima. "Formação de professores e epistemologia do trabalho docente: Novos e velhos desafios sobre a justiça social-escolar". In Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 63-74. Ramada: Pedago, 2015.
    Publicado
  18. Lopes, Amélia; Pereira, F.; Sousa, Cristina. "Internship and teacher education in Portugal in the new millennium". In Practical knowledge in teacher education: Approaches to teacher internship programmes, 75-89. London, Reino Unido: Routledge, 2014.
    Publicado • 10.4324/9781315814056
  19. Pereira, Fátima. "Formação de professores e trabalho docente em Portugal: para uma reflexão crítica". In Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos, 13-32. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014.
    Publicado
  20. Pereira, Fátima; Leite, Analia. "A criação de conhecimento na investigação com histórias de vida: Relato de uma vivência". In Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir de histórias de vida, 360-363. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2014.
    Publicado
  21. Baptista, R.; Pereira, Fátima; Martins, J. C.. "Simulação no ensino de graduação em enfermagem: evidências científicas". In A simulação no ensino de enfermagem, 65-81. Ribeirão Preto: SOBRACEN, 2014.
    Publicado
  22. Rodrigues, T.; Pereira, Fátima; Santos, C.. "A composição da figura docente: entre memórias e narrativas por outros olhares". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, 375-397. Porto, Portugal: FLUP, 2014.
    Publicado
  23. Santos, C.; Rodrigues, F.; Pereira, Fátima. "(Re)composição do trabalho do professor do ensino superior: o contexto português em desafio". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, 223-236. Porto, Portugal: FLUP, 2014.
    Publicado
  24. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia; Marta, Margarida; Sousa, Cristina. "Identidades formadoras e profissões de ajuda: O caso do ensino". In Saber e formação no trabalho profissional de relação, 229-246. Salvador: EDUFBA, 2013.
    Publicado
  25. Pereira, Fátima; Mouraz, Ana; Lopes, Amélia. "Identidades situadas e climas em formação inicial de professores: identidades profissionais em transição". In Formação inicial de professores e de enfermeiros: identidades e ambientes. Initial Education of Teachers and Nurses: Identities and environments, 69-82. Porto: Livpsic, 2013.
    Publicado
  26. Duarte, Filipa; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Os efeitos do percurso de vida numa identidade docente valorizada". In Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir de histórias de vida, 190-196. Barcelona: Esbrina, Universitat de Barcelona, 2013.
    Publicado
  27. Lopes, Amélia; Lima, Ilda; Pereira, Fátima; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Elisabete; Sousa, Rita. "Identidades formadoras em enfermagem: Novos académicos em novos ambientes do ensino superior". In Saber e formação no trabalho profissional relacional, 165-186. Salvador da Bahia: EDUFBA, 2013.
    Publicado
  28. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Mouraz, Ana; Sousa, Rita. "Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: O caso da enfermagem". In Formação inicial de professores e de enfermeiros: Identidades e ambientes / Initial education of teachers and nurses: Identities and environments, 121-134. Porto: Mais Leituras, 2013.
    Publicado
  29. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Mouraz, Ana. "A formação inicial de profissionais de ajuda: A enfermagem e o ensino: Unidade e diversidade". In Formação inicial de professores e de enfermeiros: Identidades e ambientes / Initial education of teachers and nurses: Identities and environments, 169-179. Porto: Mais Leituras, 2013.
  30. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Mouraz, Ana. "The initial education of helping professionals: Nursing and teaching: Unity and diversity". In Formação inicial de professores e de enfermeiros: Identidades e ambientes / Initial education of teachers and nurses: Identities and environments, 181-191. Porto: Mais Leituras, 2013.
    Publicado
  31. Gaspar, M.; Pereira, Fátima; Passegi, C.. "As narrativas autobiográficas e a formação de professores: uma reflexão sobre o diário de acompanhamento". In Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir de histórias de vida, 218-223. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2013.
    Publicado
  32. Dias, R.; Pereira, Fátima; Correia, J. "Novos sujeitos sociais e produção de conhecimento". In Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir de histórias de vida, 304-310. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2013.
    Publicado
  33. Pereira, Fátima. "Childhood government and scholar Education. The emergency of new student and teacher identities". In Research on teacher education and training, 27-36. Athens: ATINER, 2012.
    Publicado
  34. Pereira, Fátima. "Formação de professores e justiça em educação: um contributo para a reflexão". In Formação docente em contextos de mudanças, 75-89. Maceió: EDUFAL, 2012.
    Publicado
  35. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia; Marta, Margarida. "Identidades formadoras em formação inicial de professores no ensino superior". In Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, 5846-5860. Porto: FPCEUP/CIIE, 2012.
    Publicado
  36. Lima, I.; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Freitas, A.. "Identidades formadoras em formação inicial em enfermagem". In Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, 5345-5362. Porto, Portugal: FPCEUP/CIIE, 2012.
    Publicado
  37. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia. "A infância no contexto da educação escolar: sentidos e significados de transformações incertas". In Professores e infâncias. Estudos e experiências, 84-102. São Paulo: Junqueira e Marin, 2011.
    Publicado
  38. Pereira, Fátima. "Conceções e práticas de formação contínua de professores em Portugal: Tendências e controvérsias". In Políticas, fundamentos e práticas do currículo, 184-194. Porto: Porto Editora, 2011.
    Publicado
  39. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Como as identidades configuram a formação: Uma análise a partir da opinião de professores portugueses sobre efeitos da formação contínua.". In Formação e profissão docente, 34-59. São Paulo: Junqueira & Marin, 2011.
    Publicado
  40. Pereira, Fátima; Frangella, Rita de Cássia. "A infância e o trabalho docente: discursos e implicações na formação de professores". In Questões de currículo e trabalho docente, 265-288. Rio de Janeiro: Quartet, 2010.
    Publicado
  41. Lopes, Amélia; Vaz, Henrique; Pereira, Fátima; Neves, Tiago. "Concretização do processo de Bolonha e ajustamentos na docência universitária: Dados e reflexões sobre uma experiência". In La docencia en el nuevo escenario del Espacio Europeo de Educación Superior/A docencia no novo escenario do Espazo Europeo de Educación Superior, 227-232. Vigo: Universidade de Vigo, Vicerreitoria en Formación e Innovación Educativa, 2010.
    Publicado
  42. Pereira, Fátima. "Les réformes dans la formation initiale des enseignants dans les dernières trente années, au Portugal". In Réformes et recherches en éducation: Paradoxes, dialectiques, compromis?, 451-463. Montréal: Université du Québec, 2009.
    Publicado
  43. Pereira, Fátima. "Narratives of childhood in initial teacher training and the reconfiguration of its social place in scholar education". In Local and global perspectives on change in teacher education. International Yearbook on Teacher Education, 471-478. Wheeling: ICET, 2008.
    Publicado
  44. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Culturas escolares, perspectivas curriculares e identidades profissionais dos professores portugueses". In Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil, 471-478. Porto: CIIE/Livpsic, 2008.
    Publicado
  45. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Culturas escolares, perspectivas curriculares e identidades profissionais dos professores portugueses". In Políticas educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal, 115-138. Rio de Janeiro: DP et Alii/Faperj, 2008.
    Publicado
  46. Pereira, Fátima. "Amar ou constranger: Escola e infância: Os discursos das professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico". In Escola, currículo e formação de identidades, 193-212. Porto, Portugal: ASA, 2007.
    Publicado
  47. Pereira, Fátima. "Infância e profissionalização dos professores: a história de uma relação conturbada". In De uma escola a outra. Temas para pensar a formação inicial de professores, 97-108. Porto, Portugal: Afrontamento, 2007.
    Publicado
  48. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, A.; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea. "A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio/política". In De uma escola a outra. Temas para pensar a formação inicial de professores, 27-34. Porto, Portugal: CIIE/Afrontamento, 2007.
    Publicado
  49. Pereira, Fátima. "A propósito de uma pretensa reorganização curricular". In Pensar o Ensino Básico, 61-64. Porto, Portugal: Profedições, 2001.
    Publicado
  50. Pereira, Fátima. "Projecto CRIA-(SE): Um projecto que se cria". In Formar professores para a escola cultural no horizonte dos anos 2000, 343-347. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pereira, Fátima. Escola, identidades e democracia: Livro de resumos do I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia. Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Freitas, Marinaide; Freitas, António. Trabalho docente, subjetividade e formação. Porto, Portugal: Mais Leituras. 2015.
    Publicado
  2. Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Mouraz, Ana; Pereira, Fátima; Fernandes, Preciosa; Moreira, Jacinta; Lima, Lurdes; Rodrigues, Lurdes. Formação contínua de professores, 1992-2007. Contributos de investigação para uma apreciação retrospectiva. Porto, Portugal: CCPFC, Livpsic. 2011.
    Publicado
  3. Pereira, Fátima. Infância, educação escolar e profissionalidade docente. Um mapeamento social dos discursos em formação inicial de professores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2010.
    Publicado
  4. Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Silva, M.; Sá, M.. Fazer da formação um projecto. Formação inicial e identidades profissionais docentes. Porto: Livpsic. 2007.
    Publicado
  5. Lopes, Amélia; Sousa, C.; Pereira, Fátima; Tormenta, Rafael; Rocha, R.. Uma revolução na formação inicial de professores. Porto: Profedições. 2006.
    Publicado
  6. Pereira, Fátima. Transformação educativa e formação contínua de professores: os equívocos e as possibilidades. Lisboa: Ministério da Educação – IIE. 2001.
    Publicado
  7. Ribeiro, A.; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Barbosa, L.; Fidalgo, M.; Sousa, M.. PROJECTO CRIA-SE, educar e formar para a criatividade. Porto: Afrontamento. 1997.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Pereira, Fátima. "A relação com o saber nos meios populares, de Bernard Charlot. Recensão. A educação em instituições de custódia". Revisão de A relação com o saber nos meios populares 30, (2010): 177-180.

Outros

Conjunto de dados
  1. Pereira, Fátima. Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas.
    10.1037/t54768-000
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/01/15 Invited - Professional Identities and conceptions about professional education I Seminario Internacional en Psocopedagogía. Mobilización del conociemento en la investigación y acción Psicopedagógica
Universidade de Sevilla, Facultad de Ciencias de la Educación (Sevilla, Espanha)
2016 Invited, opening conference - Formação, trabalho docente e justiça(s) em educação pública em tempos de crise. III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho Docente e Formação
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brasil)
2015 Invited - Formação de professores e epistemologia do trabalho docente: novos e velhos desafios sobre a justiça social-escolar Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Formação de professores e identidades dos formadores
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2012 Invited - Mediação socioeducativa: o contexto escolar em análise IV Encontros de Pedagogia Social
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2011 Invited - Políticas de formação contínua de professores em Portugal. Entre a regulação do Estado e a autonomia das escolas e dos centros de formação de associação de escolas Mesa Redonda sobre o tema Trabalho Docente e Formação e Professores/as. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brasil)
2010 Invited - Concepções e práticas de formação contínua de professores em Portugal: tendências e controvérsias Mesa Redonda sobre o tema Currículo e Formação de Professores / Formadores IX Colóquio sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos e Práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Investigação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2009 Invited - Conceções sobre a Infância e Currículo de Formação de Professores em Portugal Conferência no Programa de Pós-graduação em Educação
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Articulação universidade e escola para a formação inicial e continuada de professores da educação básica: um estudo exploratório e comparativo de modelos inovadores [Articulation between university and school for initial and continuing education of basic education teachers: an exploratory and comparative study of innovative models]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - Atual Identidad docente y trayectorias de aprendizaje invisible [Teaching identity and invisible learning trajectories]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - Atual (In)visibilidades de movimentos expressivos do corpo nos primeiros anos de educação básica: perceções de experiências de professores e alunos [(In) visibilities of expressive body movements in the first years of basic education: perceptions of teachers and students' experiences]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - Atual Formação contínua em contextos escolares e desenvolvimento profissional de professores/as: um estudo de caso
Orientador
2014 - Atual A Linguagem Escrita: implicações do uso do computador e das TDIC na aprendizagem e na relação com escrita, em alunos do 5º ano do 2ª CEB
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - Atual Formação contínua em contextos escolares e desenvolvimento profissional de professores/as: um estudo de caso [Continuing education in school contexts and professional development of teachers: a case study]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - Atual Dimensões pessoais e contextuais que suportam práticas de investigação bem-sucedidas no ensino da matemática: recomendações para a formação e para a gestão das escolas [Personal and contextual dimensions that support successful research practices in the teaching of mathematics: recommendations for training and school management]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - Atual A dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio
Orientador
2012 - Atual A dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio [Reflection as an investigation in the initial training of primary teachers in the context of an internship]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - Atual Competências dramáticas na heterogeneidade do desenvolvimento profissional do(a) educador(a) de infância [Drama skills in the heterogeneity of professional development of the childhood educator]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2019 Currículo como um projeto de infância: afinal o que as crianças têm a dizer? [Curriculum as a childhood project: after all, what do children have to say?]
Coorientador
Education (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2019 Sentidos da escola em contextos periféricos: narrativas de jovens brasileiros e portugueses [School's meanings in peripheral contexts: narratives of Brazilian and Portuguese youth]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 A influência da liderança na identidade profissional dos enfermeiros [The influence of leadership on the professional identity of nurses].
Orientador
Administração de Serviços de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2015 - 2018 A construção das identidades académicas: percursos e tendências no Brasil e em Portugal [The construction of academic identities: paths and trends in Brazil and in Portugal]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2018 Memoria y reconstrucción de la educación franquista en Segovia. La voz de la infancia de las clases populares [Memory and reconstruction of Francoist education in Segovia. The voice of the childhood of the popular classes]
Coorientador
Education (Doutoramento)
Universidad De Valladolid Facultad de Educación Campus La Yutera, Espanha
2012 - 2018 Coreografias da relação educativa: Um estudo narrativo sobre o corpo na escola [Choreographies of the educational relation: a narrative study about the body in the school]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2017 Simulação de alta-fidelidade no ensino de enfermagem: satisfação e ganhos percebidos pelos estudantes [High-fidelity simulation in nursing education: satisfaction and gains perceived by students]
Coorientador
Ciências de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2014 - 2017 Impacto do debriefing associado às práticas simuladas no desenvolvimento de competências em estudantes de enfermagem [Impact of the debriefing associated with the simulated practices in the development of competences in nursing students]
Coorientador
Ciências de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2014 - 2017 Desenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo de criação e receção de imagens nas aulas de Educação Visual [Development of artistic communication skills in Basic Education students in the process of images creation and reception in visual education classes]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2017 Governo da Infância: a implementação da avaliação da aprendizagem na educação infantil. Narrativas cotidianas em curso de formação de professores, Brasil /Portugal [Childhood Government: the implementation of learning assessment in early childhood education. Daily narratives in a teacher training course, Brazil / Portugal]
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Sorocaba, Brasil
2014 - 2017 Enhancing Pedagogical Content Knowledge of Science teacher in rural schools for teaching STEM
Coorientador
Educação
Kasetsart University, Tailândia
2013 - 2015 Influence of Institutional factors on the use of student management information system in management of teacher education programmes by distance learning in selected universities in Kenya
Coorientador
Philosophy of distance education (Doutoramento)
University of Nairobi, Quénia
2010 - 2015 Como se manifestam os profissionais da educação sobre a política de avaliação de desempenho docente em vigência na rede de ensino pública do Estado de São Paulo” [How education professionals manifest themselves on the policy of evaluation of teaching performance in force in the public education network of the State of São Paulo]
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2010 - 2015 Docentes negros: Imaginário, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário” [Black teachers: Imaginary, territories and borders in University Teaching]
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2010 - 2015 Concepções de Infâncias e Formação Docente Continuada em Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (UUFEI): desafios e potencialidades [Conceptions of Childhood and Continuing Teacher Training in Federal University of Early Childhood Education (UUFEI): challenges and potentialities]
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2014 Ethos, logos e pathos da reconfiguração da subjetividade docente [Ethos, logos and pathos of the reconfiguration of teaching subjectivity]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2014 O acompanhamento na escrita do memorial de formação [The accompaniment in the writing of the training memorial].
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Educação, Brasil
2010 - 2013 Educação da criança de 0 a 2 anos, em creche, e maternidade: conceções e direitos em discursos de educadoras, mães e pais [Education of children from 0 to 2 years old, in daycare, and maternity: conceptions and rights in discourses of educators, mothers and fathers]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2012 A participação e os processos de construção, desenvolvimento e avaliação de projectos educativos e curriculares, como estratégias formativas, organizativas e educativas pós-modernas [The participation and processes of construction, development and evaluation of educational and curricular projects, such as post-modern training, organizational and educational strategies]
Orientador
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2010 Saberes docentes em movimento: formação inicial e continuada em um curso de pedagogia para professores em exercício [Teaching knowledge on the move: initial and continuing education in a pedagogy course for practicing teachers]
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2004 - 2008 O currículo e as políticas curriculares para a formação de professores [The curriculum and curriculum policies for teacher education]
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Curriculum as a childhood project: after all, what do children have to say?
Arguente principal
Maria Clara de Lima Santiago Camões (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Centro de Educação e Humanidades, Brasil
2019 Sentidos da escola em contextos periféricos: narrativas de jovens portugueses e brasileiros [School meanings in peripheral contexts: narratives of Portuguese and Brazilian youth]
Orientador
Thiago Freires (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Educação do campo: de resistência à alternativa. Narrativas biográficas da formação dos educadores do campo no Brasil e do meio rural em Portugal [Rural education: from resistance to alternative. Biographical narratives of the training of rural educators in Brazil and rural areas in Portugal]
Arguente principal
Ana Maria Sotero (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 The family-school relationship: the specific case of families of students with specific needs for educational support
Arguente
Ana Parada Gañete (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
2018 Identidade(s) dos professores do ensino superior: percursos e tendências no Brasil e em Portugal [Identity(ies) of higher education teachers: paths and trends in Brazil and Portugal]
Orientador
Carolina Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Paper cities, militant ethnography on the culture of youth participation in the house of young Maranya
Arguente principal
Arecia Aguirre García-Carpintero (Doutoramento)
Universitat Jaume I Facultat de Ciències Humanes i Socials, Espanha
2017 The production of children's teaching subjectivities in the records of pedagogical documentation
Arguente principal
Cláudia Inês Horn (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2017 The place of pedagogical practice in the training of childhood educators in courses reorganized under the Bologna Process
Arguente principal
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2016 Supervised Teaching Practice: What possibilities for professional development in initial training
Arguente principal
João Manuel de Oliveira Rocha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Continuing teacher education in the health area of higher education: knowledge, skills and attitudes. The case study of a college in the interior of Ceará
Arguente principal
Marisa Pascarelli Agrello (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 Formación del professorado, políticas en educación y tecnologias. Dos modelos en análisis: Uruguay en el contexto latinoamericano y Portugal en el contexto europeo [Teacher training, education policies and technologies. Two models under analysis: Uruguay in the Latin American context and Portugal in the European context]
Orientador
Rosana Elizabeth Martinez Barcellos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 The policy of promotion by merit in the São Paulo state education network: a complex and multifaceted process
Arguente principal
Valéria Souza (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2015 Continuing teacher training in a federal university unit of early childhood education: concepts, challenges and potentialities at the UUFEI-Creche UFF
Arguente principal
Josiane Fonseca de Barros (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Curricular management in basic education schools of a Group of Schools: projects, discourses and practices
Arguente principal
Maria Adelina da Conceição Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 A contribuição da formação docente na potencialização da dialogicidade da educação nas turmas de educação de jovens e adultos [The contribution of teacher training in enhancing the dialogicity of education in youth and adult education classes]
Arguente principal
Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Monitoring the training memorial: between training and becoming
Arguente principal
Monica Maria Gadêlha de Souza Gaspar (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2014 Vozes silenciadas: a violência sexual infanto-juvenil em Natal /Brasil [Silenced voices : child and youth sexual violence in Natal / Brazil]
Arguente principal
Renata Rocha Leal de Miranda Pinheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 O insucesso a Matemática na transição para o 10º ano: um estudo centrado nos percursos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar [Failure of Mathematics in the transition to 10th grade: a study centered on the teaching and learning pathways in the school context]
Arguente principal
João Manuel Teixeira Nunes de Viveiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Educação da criança de 0 a 2 anos, em creche, e maternidade: conceções e direitos em discursos de educadoras, mães e pais [Education of children from 0 to 2 years old, in daycare, and motherhood: conceptions and rights in the speeches of educators, mothers and fathers]
Arguente principal
Regina Célia Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Música bem temperada na escola: narrativas de vida na construção da profissionalidade de um educador musical [Well-tempered music at school: life narratives in the construction of a music educator's professionalism]
Arguente principal
Pedro Filipe Morais Duarte (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 A formação de professores no processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo [Teacher training in the Bologna process: an analysis centered on curriculum changes]
Arguente principal
Maria de Fátima de Sousa Pereira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 From practice to praxis: the experiential knowledge of teachers in the construction of being a teacher in primary education
Arguente principal
Maria Leonor Alexandre Borges Santos Terremoto (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2012 Identity(ies), career and professional development. A study with teachers of primary school
Arguente principal
Rosalinda Herdeiro de Brito Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 A construção do tempo escolar na modernidade portuguesa: modelos, processos e instrumentos de uma arquitectura social e cultural [The construction of school time in Portuguese modernity: models, processes and instruments of a social and cultural architecture]
Arguente principal
José Carlos de Magalhães Loureiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 Identidade, formação inicial e profissão docente: perceções de professores de turma e de professores de disciplina [Identity, initial training and teaching profession: perceptions of class teachers and discipline teachers]
Arguente principal
Maria Cristina Faria de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 Network of school libraries in Porto as a community of practice and the identity of librarian teachers: a case study
Arguente principal
Maria Natividade da Rocha Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 Initial training: Training methodologies based on life experiences during which personal and professional identity in nursing are formed. A contribution to know the body we are
Arguente principal
Ilda Maria Gomes Barbosa Lima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2010 - Atual International Journal of Higher Education (1927-6052) Sciedu Press
2010 - Atual International Education Studies (1913-9039) Canadian Center of Science and Education
2010 - Atual Athens Journal of Education
2010 - Atual Athens Journal of Education (2241-7958) Athens Institute for Education and Research ATINER
2010 - Atual Despre revista (1582-1129) Stefan cel Mare, University Annals, Science Education Series, University Publishing House
2010 - Atual Revista Internacional de Formação de Professores (2447-8288) Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo do Campus de Itapetininga
2010 - Atual Revista Internacional de Formação de Professores (1984-5332) Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA)
2010 - Atual Alteridad: Revista de Educación (1390-325X)
2010 - 2018/12/31 Asian Social Science (1911-2025) Canadian Center of Science and Education
2012 - 2016 Journal of Education and Training Studies (2324-805X )

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - 2017 Evaluating member of the Marie Sklodowska-Curie Programme [European Commission Decision C(2016)1349]
2014 - 2014 Member of the evaluation panel for doctoral and postdoctoral fellowship application projects, Foundation for Science and Technology (FCT)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Consultant for CNPq (Brazil)
2014 - Atual Journal Revista Imagens da educação
2012 - 2013 Consultora do projeto TEIP do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2012 Consultora do Projeto TEIP do Agrupamento de Escolas de Ramalho Ortigão
2011 - 2011 Arguente principal no júri de avaliação do Trabalho de natureza científico-pedagógica intitulado “As práticas profissionais docentes” de Maria Paula de Almeida Borges, professora do Quadro de Escola da EB 2,3 Ramalho Ortigão (de acordo com o previsto no nº1 do artº 2º de Despacho Normativo nº 24/2010 de 23 de Setembro e no nº 1 do artº 3º da Portaria 926/20010 de 20 de Setembro) – Porto: EB 2, 3 Ramalho Ortigão
2010 - 2011 Consultora científico-pedagógica no Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua do Projeto “Espaços de partilha: um processo de melhoria do sucesso educativo a Língua Portuguesa e a Matemática no 1º CEB”
2010 - 2011 Consultora científico-pedagógica no CCPFC do projeto “Articulação curricular entre ciclos: um processo de melhoria de práticas educativas e de promoção do sucesso educativo”
2010 - 2011 Consultora científico-pedagógica no CCPFC do projeto “Gestão curricular e diferenciação pedagógica”
2010 - 2010 Redatora convidada da Plataforma Barómetro Social – Plataforma virtual de reflexão e de análise sobre a sociedade portuguesa e o seu posicionamento no contexto internacional. Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2001 - 2001 Avaliadora externa do Centro de Formação Contínua de Professores do Sindicato dos Professores do Norte – Plano de formação de 2001
2000 - 2001 Avaliadora externa do Centro de Formação Contínua de Professores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP – Plano de Formação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1999 - 1999 Avaliadora do Centro de Formação Contínua de Professores do Instituto Irene Lisboa - Plano de formação de 1999
1998 - 1999 Consultora do Projeto “Fazer Escola para o século XXI – nº 3” – Associação de Escolas do 1º CEB (Escolas nº 9 e nº 12 do Porto), aprovado e financiado pelo Instituto de Inovação Educacional Instituto de Inovação Educacional, Portugal
1996 - 1996 Dinamização da Equipa de conceção e implementação do projeto Fazer Escola para Século XXI, constituída por todos os professores (22) de uma das escolas do 1º CEB envolvidas no Projeto CRIA-SE. O projeto, liderado por Rosália Rocha, focalizou o prosseguimento pelos atores dos adquiridos com o Projeto CRIA-SE.
1995 - 1996 Avaliadora externa do Centro de Formação Contínua de Professores do Sindicato dos Professores do Norte – Plano de formação
1993 - 1995 Avaliadora do Centro de Formação Contínua de Professores do Instituto Irene Lisboa

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Associate member
2010 - Atual Association Francophone Internationale de Recherche -Scientifique en Education (AFIRSE) Associated member
2010 - Atual Asociación Iberoamericana de Didática Universitaria Associated member
2010 - Atual Athens Institute for Education and Research Associated member
2010 - Atual International Council of Education for Teaching Associated member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016 - Atual Elected member of the International Scientific Council of the International Scientific Council of CIIE/FPCEUP - Centre for Research and Intervention in Education at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - Atual Advisory Committee to the Scientific Council of the Doctoral Program in Education
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - Atual Board Member of the Observatory of School Lives - Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE)
2015 - 2016 Selection panel of candidates for the Doctoral Program in Educational Sciences
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2016 Selection panel of scholarship candidates from FCT - Foundation for Science and Technology, within the scope of the Doctoral Program in Education
Membro
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2010 - 2015 Coordinating Committee of the Scientific Council
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2012 Observatório da Vida nas Escolas - OBVIE
Coordenador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - 2014 Jury awarding equivalence to the degree of Doctor in Education of the Doctoral degree in Education attributed to the Thesis “Identity paths of teacher educators: the role of the institutional context of the different areas of knowledge and disciplines”, by Leanete Teresinha Thomas Dotta, by the Pontifical Catholic University of São Paulo Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Outra distinção

2016 Alpha Sigma Nu Book Award
2015 Melhor comunicação apresentada ao III Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde: