???global.info.a_carregar???
PhD in Sociology of Communication from the University Institute of Lisbon and aggregate in Communication Sciences from the University Beira Interior. He is a Main Coordinator Professor at the School of Communication and Media Studies, part of the Polytechnic Institute of Lisbon, where he also is the president of the Technical-Scientific Council. Previously, he held the position of President (2010-2018) and Vice-president (2005-2010) of the Institution. Additionally, he held the position of the director of the Master's and Bachelor's programs in Advertising and Marketing at this school. He also teaches in the doctoral program of Communication Sciences at the Lisbon University Institute, as an Invited Full Professor. He was the coordinator of the Advertising Observatory (2001-2011) and is a member of the European Advertising Academy and the Portuguese Association of Communication Sciences. He is the author of articles, books, and other scientific publications in the field of advertising.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Domingos Carapinha Verissimo

Nomes de citação

  • Verissimo, Jorge

Identificadores de autor

Ciência ID
4211-A217-E020

Moradas

  • Escola Superior de Comunicação Social - Campus de Benfica do IPL , 1549-014, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/07/14
Concluído
Communication Sciences (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
Approved
2001/10/01 - 2005/04/12
Concluído
Sociology (Doutoramento)
Especialização em Comunication
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinction and Praise
1997/10/01 - 1999/12/07
Concluído
Communication, Culture and Information Technologies (Mestrado)
Especialização em Communication
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Very Good
1995/10/01 - 1997/06/08
Concluído
Communication Sciences (Licenciatura)
Especialização em Publicidade e Marketing
Universidade Independente, Portugal
15
1989/10/01 - 1993/06/30
Concluído
Advertising and Marketing (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
14
1985 - 1992
Concluído
General Music Course (Curso médio)
Especialização em Composição
Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/18 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/10/17 - 2024/03/02 Professor Catedrático Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/10 - 2023/02/28 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2005/12/09 - 2022/04 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005/10 - 2018/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2000/06/08 - 2005/12/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1995/07/01 - 2000/06/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05/02 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/07 - 2022/07 Coordinator of the Advertising and Marketing Bachelor Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010/04/20 - 2018/06/19 Presidente de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2000/10/01 - 2010/05/30 Coordinator of Advertising scientific area Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005/04/21 - 2010/04/20 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2010 Coordinator of the Advertising and Marketing Master Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998/01/10 - 2005/05/30 Deputy director of the advertising and marketing department Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/01 - 2019/12/31 Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza
Instituto Politécnico de Lisboa - 4
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2013/04/01 - 2015/09/01 Webinar Expert – Video Conference use for learning
Lifelong Learning Programme
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Lifelong Learning Programme
Concluído
2001/10/01 - 2010/12/31 Observatório da Publicidade
Instituto do Consumidor
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto do Consumidor
Concluído
2006/04/01 - 2008/04/02 Análise Comparativa dos Telejornais da RTP1, RTP2, SIC e TVI
Instituto Politécnico de Lisboa; RTP e FLAD
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa; Rádio e Televisão de Portugal – RTP; Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – FLAD
Concluído
2007/01 - 2007/10 O Product Placement nas telenovelas de ficção nacional
Instituto Politécnico de Lisboa - 3
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Entidade Reguladora da Comunicação (ERC)
Concluído
2003/04/01 - 2005/04/02 Análise Comparativa dos Telejornais da RTP1, RTP2, SIC e TVI e SIC Notícias em horário nobre
Instituto Politécnico de Lisboa; Alta Autoridade para a Comunicação Social and Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa; Alta Autoridade para a Comunicação Social; Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – FLAD
Concluído
2003 - 2004 Os perfis da publicidade em Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2008 - 2011 Implementação do Código de Autodisciplina na Comunicação Comercial a Bebidas Alcoólicas: estudo da publicidade
Associação Portuguesa de Anunciantes
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN); Associação Portuguesa das Agências de Publicidade e Comunicação (APAP); ViniPortugal; Associação Nacional das Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE)
Concluído
2007 - 2008 Implementação do Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial para Menores: estudo da publicidade
APAN
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA); Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN); Confederação Empresarial de Portugal (CIP)
Concluído
2005/03 - 2006/11 Panorama da Logística em Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa - 2
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Editora AJE; revistas Distribuição Hoje (DH) e Logística Hoje (LH)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Veríssimo, J., Medeiros, C., Correia, M. R., Barros, J. Rosário, J. & David, A.. "Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares. Culturas locales, culturas globales, Madrid, 2020.
    Publicado
  2. Veríssimo, J., Medeiros, C., Correia, M. R., Barros, J. Rosário, J. & David, A.. "A publicidade em Saúde e Beleza em Portugal". Trabalho apresentado em Comunicação, Violências e Transições. XVI Congresso Internacional de Comunicação IBERCOM 2019, Bogotá, 2019.
    Publicado
  3. Veríssimo, J., Medeiros, C., Correia, M. R., Barros, J. Rosário, J. & David, A.. "Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM, Funchal, 2019.
    Publicado
  4. Cardoso, P., Veríssimo, J. & Correia, M.C. (2019). "O ensino do marketing e da comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2019.
    Publicado
  5. Cardoso, P., Veríssimo, J. & Correia, M.C. (2019). "A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2019.
    Publicado
  6. Veríssimo, J. (2014). "Representações corporais e relações de género na publicidade". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas, Lisboa, 2014.
    Publicado
  7. Pereira, F.C., Veríssimo, J., Diaz, A.C., Correia, M.R., Cardoso, P. & Magalhães, L. (2014).. "The prejudice and gender stereotyping in advertising – the receiver perspective". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Research in Advertising, Amsterdam, 2014.
    Publicado
  8. Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, M., (2011). "Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal". Trabalho apresentado em 7º SOPCOM - Meios digitais e indústrias criativas – os efeitos e os desafios da globalização, Porto, 2011.
    Publicado
  9. Cardoso, P., Pereira, F., Veríssimo, J., Correia M. & Gonçalves, G. (2010). "O ensino superior da publicidade: a perspetiva dos docentes e dos profissionais em Portugal". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Publicidade do GT de Publicidade, Braga, 2010.
    Publicado
  10. Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, M., (2010). "New ways of online communication strategies". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA), Madrid, 2010.
    Publicado
  11. Pereira, F., Veríssimo, J., Diaz, A. & Correia, M. (2009). "Gender stereotyping, Sex and Violence in Portuguese and Spanish Advertisement". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Klagenfurt, 2009.
    Publicado
  12. Pereira, F. & Veríssimo, J., (2009). "O Product Placement nas novelas de ficção nacional". Trabalho apresentado em VI Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Lisboa, 2009.
    Publicado
  13. Pereira, F. & Veríssimo, J., (2008). "Women in Portuguese advertising and gender stereotyping". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Antuérpia, 2008.
    Publicado
  14. Pereira, F. & Veríssimo, J., (2008). "Product Placement within National Soap Operas". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Antuérpia, 2008.
    Publicado
  15. Pereira, F. C. & Veríssimo, J. (2007). "A Mulher na Publicidade e os estereótipos de género". Trabalho apresentado em 5º Congresso da SOPCOM, Braga, 2007.
  16. Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2007). "The values of news – advertising and television news". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Lisboa, 2007.
    Publicado
  17. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2006). "Women in the Portuguese advertising". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Bath, 2006.
    Publicado
  18. Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2005). "The body in Portuguese advertising". Trabalho apresentado em 4th international Conference on Research in Advertising (ICORIA), Saarbrücken, 2006.
  19. Veríssimo, J. (2005). "O Corpo na Publicidade Portuguesa". Trabalho apresentado em VII Congresso da Lusocom: cidadania, identidade e democracia na lusofonia, Santiago de Compostela, 2006.
    Publicado
  20. Veríssimo, J. (2005). "A mulher “objecto” na publicidade". Trabalho apresentado em 4º SOPCOM - Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação, Aveiro, 2005.
    Publicado
  21. Veríssimo, J. (1999). "A evolução e as significações do discurso publicitário como discurso organizacional". Trabalho apresentado em As ciências da Comunicação na Viragem do Século - 1º Congresso Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Lisboa, 1999.
    Publicado
Artigo em revista
  1. 1. Veríssimo, J. ., & Balonas, S. (2022). "Publicidade: novos formatos, novos conteúdos". Revista Comunicação Pública 17 32 (2022): 0-7. https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/505/431.
    Publicado
  2. Oliveira, H. & Verissimo, J. (2022). "A relação pandemia e cuidados com a beleza: uma reflexão sobre o comentário da jornalista Ainsley Earhardt no programa Fox & Friends e sua repercussão na opinião pública". Revista Docência e Cibercultura 6 2 (2022): 102-116. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/57849.
    Publicado
  3. Veríssimo, J. (2021). "Classical Rhetoric and Storytelling in Advertising Praxis". Comunicação E Sociedade 40 (2021): 207-223. https://journals.openedition.org/cs/6208.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17231/comsoc.40(2021).3514
  4. Díez, J. L.& Veríssimo, J. (2020). "El storytelling de la campaña presidencial portuguesa de 2016. Rebelo de Sousa vs. Sampaio da Nóvoa". Sociedade e Estado 35 3 (2020): 909-933. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202035030011.
    10.1590/s0102-6992-202035030011
  5. Veríssimo, Jorge. "Francisco Costa Pereira: um homem bom. Um intelectual. Um amigo, e um mentor (1946-2016)". Comunicação pública Vol.11 nº (2016): http://dx.doi.org/10.4000/cp.1298.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/cp.1298
  6. Pereira, F., Veríssimo, J., Diaz, A. & Correia, M. (2013). "Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade portuguesa e espanhola". Comunicação e Sociedade 23 (2013):
    Publicado
  7. Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, M. (2011). "Estratégias de comunicação online dirigidas às crianças portuguesas". Comunicação e Sociedade 19 (2011):
    Publicado
  8. Pereira, F., Veríssimo, J., Cardoso, P., Marques, G. & Correia, M. (2011). "O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal". Revista Questiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación 16 (2011):
    Publicado
  9. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2008). "A Mulher na Publicidade e os Estereótipos de Género". Observatorio (OBS*) Journal 5 (2008): 281-296.
    Publicado
  10. Veríssimo, J. (2005). "A metamorfose da mulher em “objeto” na publicidade". Comunicação Pública 2 (2005):
    Publicado
  11. Veríssimo, J. (2003). "O corpo, a sedução, o erotismo e a sexualidade na publicidade". Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação 1 (2003):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2006). "Panorama da Logística em Portugal", Revista Logística Hoje, 2006, http://hdl.handle.net/10400.21/13064.
  2. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2005). "Panorama da Logística em Portugal", Revista Logística Hoje, 2005, http://hdl.handle.net/10400.21/13084.
Capítulo de livro
  1. Veríssimo, J. & Viegas, M. (2024).. "A Relação da Publicidade com os Conceitos de Igualdade de Género e Empoderamento Feminino: O Caso Nike". In A Publicidade na Era da Hiperestimulação, 33-48. Braga, Portugal: Edição UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2024.
    Publicado
  2. Verissimo, Jorge (2022). "A Retórica e a praxis publicitária". In Retórica Mediatizada - a comunicação persuasiva através dos Media edited by Ferreira, I. & Mateus, S, 15-36. Lisboa, Portugal: Editora Solar Documenta, 2022.
    Publicado
  3. Pereira, F. C. & Veríssimo, J. (2010a). "Quanto valem as notícias? Publicidade e telejornais de horário nobre". In Telejornais no inicio do Século XXI edited by Silveira, J. F., Cardoso, G. & Belo, A. Lisboa, Portugal: Editora Colibri, 2010.
    Publicado
  4. Pereira, F. C. & Veríssimo, J. (2010b). "Quanto valem as notícias? Publicidade em horário nobre". In Telejornais em Exame edited by Silveira, J. F. & Shoemaker, P.. Lisboa, Portugal: Colibri, 2010.
    Publicado
  5. Pereira, F. & Veríssimo, J., (2009). "Product Placement nas telenovelas portuguesas". In Media, Redes e Comunicação: Futuros Presentes, editado por Cardoso, G., Cádima, F. R., e Landerset, L. C.. Lisboa, Portugal: Quimera, 2009.
    Publicado
  6. Pereira, F. C., & Veríssimo, J. (2007). "Os media e a publicidade em Portugal". In Anuário da Comunicação, 2005-2006. Lisboa, Portugal: Obercom, 2007.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Veríssimo, J. (2016). Os acontecimentos do espaço público como tema de publicidade.. Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, 2016.
Edição de livro
  1. 1. Veríssimo, J. ., & Balonas, S. (2022). Autor correspondente: 1. Veríssimo, J. ., & Balonas, S. (2022). Dossiê temático-Publicidade: novos formatos, novos conteúdos. Lisboa, Portugal: Revista Comunicação Pública. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34629/cpublica.v17i32 • Editor
  2. Pereira, F., Veríssimo, J., & Neijens, P. (Eds.). (2008). New trends in Advertising Research. Lisboa, Portugal: Silabo. 2008.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Verissimo, Jorge (2021). A Publicidade e os Cânones Retóricos: da Estratégia à Criatividade. Covilhã, Portugal: Labcom. 2021.
    Publicado
  2. Veríssimo, J. (2008). As representações do corpo na publicidade. Lisboa, Portugal: Colibri. 2008.
    Publicado • Editor
  3. Pereira, F., Veríssimo, J., & Neijens, P. (Eds.). (2008). New trends in Advertising Research. Lisboa, Portugal: Silabo. 2008.
    Publicado
  4. Pereira, F. & Verissimo, J. (2005). A publicidade em Portugal: monitorização e análise. Lisboa, Portugal: Presidência do Conselho de Ministros-Instituto do Consumidor. 2005.
    Publicado
  5. Pereira, F.& Veríssimo, J. (2004). A Publicidade, o estado da arte em Portugal. Lisboa, Portugal: Silabo. 2004.
    Publicado
  6. Pereira, F. & Verissimo, J. (2004). Análise da publicidade em 2002. Lisboa, Portugal: Presidência do Conselho de Ministros-Instituto do Consumidor. 2004.
    Publicado
  7. Veríssimo, J. (2001). A publicidade da Benetton, um discurso sobre o real. Coimbra, Portugal: Minerva/Coimbra. 2001.
    Publicado
Relatório
  1. Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, R. (2010). 2010. Estereótipos de género na publicidade em Portugal. http://hdl.handle.net/10400.21/12684.
  2. Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, R. (2009). 2009. Publicidade nas redes sociais online. http://hdl.handle.net/10400.21/12685.
  3. Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, R. (2008). 2008. Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal. http://hdl.handle.net/10400.21/12686.
  4. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2006). 2006. Estudo da publicidade ao crédito ao consumo. http://hdl.handle.net/10400.21/12687.
  5. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2006). 2006. Tendências da publicidade no mercado automóvel em Portugal. http://hdl.handle.net/10400.21/12689.
  6. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2005). 2005. Estudo da publicidade veiculada pelo setor do imobiliário em Portugal. http://hdl.handle.net/10400.21/12690.
  7. Pereira, F. & Veríssimo, J. (2005). 2005. A presença da mulher na publicidade. http://hdl.handle.net/10400.21/12691.
  8. Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2003). 2003. Estudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003. http://hdl.handle.net/10400.21/12694.
  9. Pereira, F. C. & Veríssimo, J. (2003). 2002. Relatório final: Análise da publicidade - 2002. http://hdl.handle.net/10400.21/12697.
  10. Pereira, F. C. & Veríssimo, J. (2001). 2001. Relatório Final (Análise da Publicidade) Anual 2001. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/12697.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/25 O que existe relativo à regulamentação publicitária e à abordagem da beleza feminina no Brasil e em Portugal? Uma análise documental XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/01/24 Publicidade e sustentabilidade na Fast Fashion: O Caso H&M XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/09/15 Femvertising: Can advertising contribute to the empowerment of women in society? VII International Congress on Sexuality and Sexual Education: Gender, Sexual Diversity and Human Rights
Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/01/05 A relação da Publicidade com os conceitos de igualdade de género e empoderamento feminino: O Caso Nike III Jornadas de Publicidade e Comunicação do GT de Publicidade da SOPCOM
Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2023/01/05 A dimensão social e cultural da publicidade: efeitos sociais TEDxESEV: Ligar ou desligar?
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/10/28 A perceção sobre publicidade a bebidas alcoólicas entre os jovens universitários no arquipélago de Cabo Verde XVII Congresso IBERCOM 2022
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/04/11 O insight: as provas e os argumentos na publicidade XII Congresso da SOPCOM
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/12/07 O Estatuto do Homem na Publicidade em Portugal II Jornadas Internacionais de Publicidade - D.O.P. Denominação de Origem Publicitária/Denominación De Origen Publicitaria
Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2021/09/05 Advertising speech and perceptions aimed to minors in social media in Portugal I Congreso Internacional sobre Menores y Medios Sociales: Desafíos Presentes y Futuros em la Publicidad y los Contenidos de Entretenimiento
Universidad Rey Juan Carlos de Madrid (Madrid, Espanha)
2020/12/10 A quarta onda feminista na publicidade brasileira e portuguesa: beleza feminina, influências e representações VI Congresso Internacional sobre Culturas
Universidade Federal da Bahia (Salvador – Bahia , Brasil)
2020/04/08 Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde II International Congress of Interdisciplinary Cultural Studies (CIECI)
Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2020/02/06 Contributos para uma reflexão sobre o estado atual da publicidade Jornadas Internacionais de Publicidade “High Tech, Right Impact?
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11/27 A Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal Comunicação, Violências e Transições. XVI Congresso Internacional de Comunicação IBERCOM 2019
Pontificia Univervidad Javeriana, Bogotá (Bogotá, Colômbia)
2019/11/13 Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal? XI Congresso da SOPCOM
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019/09/05 A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/09/04 O ensino do marketing e da comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/05/09 A Retórica e a praxis publicitária Conferência Retórica Mediatizada
ICNOVA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/03/06 As questões de género na publicidade do séc. XXI Seminário - Comunicação, Média e Questões de Género,
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Lisboa, Portugal)
2016/09/22 Os subsistemas de ensino superior em Portugal – que futuro? II Conferência - Visão Estratégica para o Ensino das Ciências e Tecnologias
Escola Superior de Tecnologias e Saúde de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/02/05 As estratégias de publicidade em multiplataformas Jornalismo e Comunicação Multiplataforma
Universidade de Cabo Verde (UniCV) (Praia, Cabo Verde)
2014/07/16 Representações corporais e relações de género na publicidade III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/06/27 The prejudice and gender stereotyping in advertising: the receiver perspective 13th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
University of Amsterdam (Amsterdam, Países Baixos)
2014/03/14 Até que ponto a Publicidade é Invasiva? XVIII jornadas de Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012/11/12 Os estereótipos na publicidade: a visão do anunciante IV Jornadas de Publicidade do GT de Publicidade
Universidade Católica em Braga (Braga, Portugal)
2011/12/03 Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal VII SOPCOM
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/11/14 Advertising and Social Media 4ªs Jornadas Internacionales de Publicidad
Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2010/06/25 New ways of online communication strategies 9th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2010/03/26 O corpo feminino como incentivo publicitário XIV Jornadas de Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2009/11/28 Advertising and Consumption: consumer credit Seminário Internacional Territórios Sustentáveis
Goethe Institut (Lisboa, Portugal)
2009/09/07 O ensino superior da publicidade: a perspetiva dos docentes e dos profissionais em Portugal IV Jornadas de Publicidade do GT de Publicidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/06/24 Gender stereotyping, sex and violence in portuguese and spanish advertisement 8th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
Alpen-Adria University of Klagenfurt (Klagenfurt, Áustria)
2009/04/09 O Product Placement nas novelas de ficção nacional VI Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2008/06/26 Product placement within national soap operas 7th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
University of Antwerp - Management School (Antwerp, Bélgica)
2008/06/25 Women in portuguese advertisements and gender stereotyping 7th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
University of Antwerp - Management School (Antwerp, Bélgica)
2008/04/19 Os automóveis e a publicidade: características discursivas III Jornadas de Publicidade e Comunicação do GT de Publicidade da SOPCOM
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2007/12 A Publicidade ao Crédito ao Consumo: panorama e tendências Seminário Publicidade e Consumidor
Instituto do Consumidor - Ministério da Economia (Lisboa, Portugal)
2007/09/27 A Mulher na Publicidade e os estereótipos de género 5º Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007/06/27 The values of news: advertising and television news 6th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2007/03/15 Tendências da Publicidade em 2006: o caso da publicidade do setor do imobiliário Jornadas de Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar
Instituto Politécnico de Tomar (Abrantes, Portugal)
2006/10/24 O ensino da Publicidade: a visão da ESCS III Jornadas de Publicidade e Comunicação do GT de Publicidade da SOPCOM
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2006/06/27 Women in portuguese advertising 5th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
Management School - Bath University (Bath, Reino Unido)
2006/05 Advertising as a vehicle for diversity The strength of Companies Diversity
Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e Fundação Luso-Americana (FLAD) (Lisboa, Portugal)
2006/04/16 O Corpo na Publicidade Portuguesa VII Congresso da Lusocom: cidadania, identidade e democracia na lusofonia
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2005/10/18 A mulher “objecto” na publicidade IV Congresso da “SOPCOM”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2005/09/09 The body in advertising and the consumers 30th Annual IAREP – (International Association for Research in Economic Psychology)
Hotel Congress - Prague (Praga, República Checa)
2005/06/25 The body in portuguese advertising 4th ICORIA - International Conference on Research in Advertising
Saarland University (Saarbrücken, Alemanha)
2002/09/07 A aplicação do modelo de Atitude Relativamente à Marca de John Rossiter à comunicação publicitária portuguesa VII IBERCOM
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2002/09/03 Um olhar pela publicidade em Portugal Sessão Plenária Ética, Deontologia e Liberdades Informativas do VII IBERCOM
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2001/10/02 Os objectivos da comunicação publicitária no modelo de John Rossiter e Larry Percy II Congresso da “SOPCOM”
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
1999/03/16 Evolução e significações do discurso publicitário como discurso organizacional I Congresso da “SOPCOM”
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/07 - Atual Conta-me como és: Storytelling digital na comunicação das marcas da Universidade de Lisboa
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/07 - Atual Jovens adultos portugueses e a (des)conexão digital
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/07 - Atual A mensagem publicitária na internet: um enquadramento sociológico sobre o olhar da Religião e dos Religiosos aos produtos de “entretenimento” em Angola
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/07 - Atual O discurso publicitário e o seu impacto no consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens universitários em Cabo Verde: Análise de anúncios de outdoors e televisão
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/07 - Atual História, Padrões e Discursos sobre a Beleza feminina no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de campanhas publicitárias de vestuário e cosméticas
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/01 - 2023/12/14 Análise do Discurso Publicitário televisivo direcionado a Crianças em Portugal tendo em conta as diferenças de Género
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/10/01 - 2023/10/10 O discurso publicitário dos automóveis elétricos: aumentar a adoção à mobilidade elétrica. O caso Nissan.
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/10/10 - 2023/09/28 Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estudo de caso: Vodafone Portugal
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/10/01 - 2022/07 Atração de talento da Geração Y(Z) – o caso das organizações das Tecnologias da Informação
Orientador
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/02 - 2021/12/17 Narrativa publicitária da marca Nike: igualdade de género e o empoderamento da mulher no mundo do desporto
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020/10/01 - 2021/11/12 A crescente necessidade das marcas de Fast Fashion se tornarem sustentáveis: O Caso da H&M
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/04/02 - 2021/07/31 Advertising regulation on video platforms aimed to minors
Orientador
Postdoctoral Research (University Career - Spain) (Outra)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020/01/02 - 2021/01/17 A comunicação online do vinho em Portugal
Orientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/02 - 2020/12/06 O Estatuto do Homem na Publicidade em Portugal
Orientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/05/02 - 2019/09/30 Discursive narratives and storytelling
Orientador
Supervisor - Postdoctoral Research (University Career - Spain) (Outra)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/01/02 - 2019/07/12 A imagem da beleza feminina no Brasil e em Portugal: Um estudo de caso das Campanhas Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da marca C&A - Diferenças, estereótipos e representações
Coorientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09/02 - 2017/11/06 O Slogan Publicitário: Como as Marcas comunicam com os consumidores
Orientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/24 - 2015/12/04 A importância das marcas no consumo dos jovens
Orientador
Sociologia, especialidade de Sociologia da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009/09/21 - 2013/05/12 Marketing escolar: Comunicação pedagógica ou veículo publicitário
Orientador
Sociologia, especialidade de Sociologia da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09/02 - 2011/12/04 Comunicação Integrada e Redes Sociais: uma questão de Influência
Orientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/01/02 - 2010/12/12 A contribuição do marketing digital para a fidelização de clientes nas PME
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010/01/02 - 2010/12/06 As bandas como marcas que constroem os novos mitos: o caso dos The Doors
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2009/01/03 - 2009/12/12 Marcas contra a indiferença
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2009/01/03 - 2009/12/12 Qual o impacto do CRM na retenção do cliente
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/04/29 - 2022/04/29 3th Health Advertising Conference (2022/04/29 - 2022/04/29)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 2th Health Advertising Conference (2021/04/30 - 2021/04/30)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019/01/08 - 2019/05/05 1th Health Advertising Conference (2019/05/05 - 2019/05/05)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/03/21 - 2018/03/21 Media Sustainability in Portugal (2018/03/21 - 2018/03/21)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/04/05 - 2017/04/08 Working Group HEDCOM, in the context of the network of European Higher Education Institutions BUSINET (European Association of Higher Education Schools) (2017/04/05 - 2017/04/05)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2017 Pedagogical Conferences of Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (2013, 2014, 2015 e 2017) (2013 - 2017)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/05/09 - 2016/05/09 Conference "Portugal Image, in the European Union broadcasted, by the national media ", commemorating Europe Day, co-organized with the Portugal European Movement President (2016/05/09 - 2016/05/09)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/03/17 - 2016/03/17 A Publicidade da Benetton – 25 anos depois, a mesma realidade? (2016/03/17 - 2016/03/17)
Exposição
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013/10/17 - 2013/10/19 Chair of the Organizing Committee of the 8th Congress of SOPCOM – Portuguese Association of Communication Sciences" (2013/10/17 - 2013/10/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012/03/06 - 2012/03/06 The Crisis and the Media (2012/03/06 - 2012/03/06)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2008/02/20 - 2008/02/20 Conference "The future of advertising and regulation", organized by the Advertising Observatory, Advertisers Portuguese Association (APAN), Advertising Agencies Portuguese Association (APAP) and the Self-Discipline Advertising Civil Institute (2008/02/20 - 2008/02/20)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007/06/28 - 2007/06/30 (Co-chairman - 6th International Conference on Research in Advertising (ICORIA) - European Advertising Academy (EAA) (2007/06/28 - 2007/06/30)
Congresso (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/26 A perceção das marcas, pais, meios, agências e juristas sobre a atividade dos kidfluencers como agentes de publicidade
Arguente principal
Joana Santos Isidoro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/12/21 Análise comparativa entre sexos de campanhas publicitárias no Instagram no setor cosmético
Arguente
Maria Inês Sacadura Teixeira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11/28 A música na publicidade: o impacto dos jingles no comportamento do consumidor
Arguente
Carolina Pereira Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/07/25 Calcular o intangível em Relações Públicas? Como medir o retorno com os Media - Estudo da realidade portuguesa na atualidade
Arguente
Rita Alexandra Nunes Ferreira (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/06/26 Comunicação Estratégica
Arguente principal
Ana Margarida Barreto (Agregação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01/30 Inclusão e diversidade racial nas universidades públicas brasileiras: uma análise da representatividade na publicidade institucional em uma década da Lei de Cotas
Arguente principal
Bianca Zanella Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2022/03/25 A adaptação das agências de comunicação ao contexto de pandemia de Covid-19 em Portugal
Arguente
Maria João Ferreira Duarte (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2022/02/24 O papel do cocriadores na construção de uma ligação emocional entre a Geração Z e a marca Sumol
Arguente principal
2 Adriana Morais de Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/04/09 A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930 – Uma análise dos anúncios no Diário de Lisboa
Arguente
Isabella Mello Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/26 A influência da publicidade televisiva e online nos hábitos alimentares dos indivíduos
Arguente
Madalena Simões Rodrigues Patrício Leite (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/04 A Influência da Rede Social Facebook nas Audiências Televisivas da Telenovela “A Teia” da TVI
Arguente
Miguel António Leitão Morais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/12/03 Publicidade nos jogos eletrónicos e a perceção dos jogadores: o caso do FIFA 20
Arguente
Ana Carolina Castelo Branco (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/01/30 A Jornada das Personagens: Da Ideia ao Guião
Arguente
Mariana Canada Gomes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/12/06 1982-2017: 35 anos de telenovela portuguesa: Um estudo sobre as estratégias de produção e programação
Arguente
Lara Cristina de Matos Pimentão Ramalho Fonseca (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/01/28 O Impacto do Product Placement em telenovelas no comportamento dos consumidores – Estudo de caso: Sumol Compal Amor Maior
Arguente
Joana Ramalho Pereira Galvão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/07/19 Temáticas socias na ficção televisiva portuguesa: uma análise da telenovela Amor Maior
Arguente
Ana Filipa Gávea Cabaço (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/11/09 Próteses de Sentido: A Liberdade Totalitária da Publicidade
Arguente principal
José António dos Santos Baço (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/10/14 A participação do consumidor-cidadão na publicidade: percepções, modalidades e regulação
Arguente principal
Ana Guilhermina Seixas Duarte Melo (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2013/04/10 O Impacto do revivalismo das marcas no consumidor
Arguente
Ana Moreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013/02/11 Dis-Simulação e Gestualidade:¿Uma Análise da Relação entre Marketing Político e Credibilidade
Arguente principal
Antónia Cristina da Cruz Silva Perdigão (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/12/12 O protagonismo do outdoor digital na publicidade: Glossy TV e seu impacto publicitário na cidade de Vila Real
Arguente
Ivo Daniel Silveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2011/04/20 Product Placement: o impacto da familiaridade na memória e atitude
Arguente
Naila Malik Selemane Padamo (Mestrado)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
2009/06/29 Valor da marca no Fitness: estudo da imagem e das associações à marca na lealdade
Arguente
Marisa Isabel dos Santos Ferraz da Costa (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/05/12 A marca Portugal
Arguente
Carla Maria da Cunha Barata (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
2008/01/22 A dualidade da cor na publicidade
Arguente
Babara Teixeira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/01/15 Os Vilões de os Heróis – Impacto na Atitude do Consumidor face ao Product Placemen
Arguente
José António Dias (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/06/20 A publicidade na mediação imobiliária
Arguente
Alfredo Ferreira Saraiva Tavares (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/05/16 A publicidade exterior
Arguente
Susana Galvão (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/02/23 Audiências Cativas: o Product Placement no manual escolar
Arguente
Isabel Maria Bernardo Pereira Farinha (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/02/16 As representações Sociais do Consumidor Ecológico
Arguente principal
Sílvia Alexandre (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/01/27 Os argumentos de saúde e de Bem-Estar na Publicidade em Portugal
Arguente
Carla Medeiros Vieira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/01/27 A dimensão simbólica do discurso publicitário da Young original network
Arguente
Cristina Alexandra Figueiredo Santos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11/14 - 2024/11/16 CMCT&A´24 - The 2024 International Conference on Marketing, Communication, Technologies and Applications Universidad Distrital Francisco José de Caldas, in Bogotá, Colombia
2024/05/21 - 2024/05/23 1º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Comunicações além-mar Universidade Estadual Paulista - UNESP
2024/04/18 - 2024/04/19 I International Conference on Advanced Marketing Practice (ICoAMP) Disruptions, Diversity and Ethics University of Almería, Spain
2022/11/17 - 2022/11/18 II Congreso Internacional de Menores y Medios Sociales: gestión y representación del dolor y las autolesiones Universidad Rey Juan Carlos de Madrid
2022/11/17 - 2022/11/18 I Congreso Internacional de Menores y Medios Sociales: gestión y representación del dolor y las autolesiones Rey Juan Carlos University Campus of Madrid
2021/12/07 - 2021/12/07 II Jornadas Internacionais de Publicidade - D.O.P. Denominação de Origem Publicitária/Denominación De Origen Publicitaria, SOPCOM - Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2020/04/01 - 2020/04/03 II International Congress of Interdisciplinary Cultural Studies (CIECI) Rey Juan Carlos University Campus of Madrid
2018/11/07 - 2018/11/09 I International Congress of Interdisciplinary Cultural Studies (CIECI) Rey Juan Carlos University Campus of Madrid
2016/06/30 - 2016/07/02 15th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Ljubljana - Slovenia
2016/03/21 - 2016/03/23 Ibero-American Congress of Researchers in Advertising: "Thinking and practicing advertising from the South CIESPAL - Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina - Quito - Equador
2015/06/25 - 2015/06/27 14th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) London
2014/06/26 - 2014/06/28 13th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Amsterdam
2013/10/17 - 2013/10/19 VIII Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, SOPCOM e Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa
2013/06/27 - 2013/06/29 12th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Zagreb - Croatia
2012/06/28 - 2012/06/30 11th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Stockholm
2011/06/24 - 2011/06/25 10th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Berlin
2010/06/25 - 2010/06/26 9th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Madrid
2009/06/26 - 2009/06/27 8th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Klagenfurt - Austria
2008/06/27 - 2008/06/28 7th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Antwerp
2008/04/03 - 2008/04/03 3rd Advertising and Communication Conference of the Advertising and Communication Working Group (SOPCOM - Portuguese Association of Communication Sciences) Fernando Pessoa University
2007/06/29 - 2007/06/30 6th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA) Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01/05 - 2024/01/05 Estudos em Comunicação Labcom - Universidade da Beira Interior
2017 - 2024/01/05 Comunicação e Sociedade Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
2012 - 2023 Comunicando SOPCOM
2020 - 2021 Communications: The European Journal of Communication Research. SAGE Publishing
2020 - 2020 Sociální studia/Social Studies MUNI FSS Press
2016 - 2018 Observatorio (OBS*) do Obercom Obercom
2017 - 2017 Revista Gênero & Direito Centro de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal da Paraíba
2006 - 2014 Comunicação Pública Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa
2013 - 2013 Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão Fundação Getulio Vargas
2011 - 2012 Cadernos de Estudos Mediáticos Revista Internacional de Ciências da Comunicação Universidade Fernando Pessoa
2008 - 2009 Pensar la Publicidad: Revista Internacional de Investigaciones publicitarias Ediciones Complutense

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2005/10/02 - Atual Member of the Advisory Committee for the television program E2, a weekly magazine on Espaço Universidades broadcast on RTP2, produced and directed by the School of Communication and Media Studies at the Polytechnic Institute of Lisbon Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Brand management and activation Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
2021/03/07 - Atual Advertising Narratives and Storytelling Publicidade e Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - Atual Advertising and Marketing Trends Publicidade e Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - Atual Advertising System Advertising and Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011 - Atual Strategic Communication Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 - Atual Advertising Language Advertising and Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2021 Advertising Theory and History Advertising and Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2021 Advertising and Marketing Seminar Advertising and Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011 - 2020 Advertising, Innovation and Creativity Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado integrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 - 2020 Advertising and Consumption Advertising and Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2011 Advertising and Marketing Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado integrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 - 2010 Advertising and Marketing Thematic Seminars Advertising and Marketing (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2010 Advertising Principles Advertising and Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1995 - 2008 Advertising Creativity Advertising and Marketing (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2002 - 2006 Advertising Theory and History I Advertising and Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2002 Advertising Creativity Advertising and Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2000 - 2001 Creative Process and Advertising Communication Consumo, Mercados e Consumidores (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1995 - 1998 Advertising Theory and History Advertising and Marketing (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/11/02 - Atual CECS - Center for Communication and Society Studies, at the Institute of Social Sciences, University of Minho Associated researcher
2011/10/01 - Atual CIES-IUL - Center for Research and Studies in Sociology, ISCTE - University Institute of Lisbon Associate Researcher
2005 - Atual European Advertising Academy Scientific Referee
1998 - Atual Communication Sciences Portuguese Association (SOPCOM) Founding Member and Secretary of the General Assembly Board from 2015 to 2021

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/05 - Atual Revista Comunicação Pública
Diretor
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - Atual Editorial Board of the Journal Comunicando, form the Communication Sciences Portuguese Association (SOPCOM)
Membro
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2010 - Atual Scientific Committee on Public Communication Journal
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - Atual Conselho Assessor da revista Pensar La Publicidad, Revista Internacional de Investigações Publicitárias
Membro
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2010/05/10 - 2018/06/30 Member of the HEDCOM Working Group within the context of the BUSINET network (European Association of Higher Education Schools), a European network of higher education institutions
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2015 Scientific Committee of the journal "Cadernos de Estudos Mediaticos" International Journal of Communication Sciences
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2005 - Atual Member of 25 (twenty-five) selection committees for public recruitment and promotion of polytechnic and university professors. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2008/07/03 - 2033/07/26 PhD Project Evaluation Committee in Communication Sciences ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/12/03 - 2019/05/28 Evaluator of 10 (ten) doctoral progress reports in Communication Sciences ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/07/12 - 2018/07/13 Provas públicas de avaliação da competência pedagógica e técnico-científica na área científica do Marketing, nos termos do nº9 do art.º 6º do decreto-Lei nº207/2009 de 31-08, alterado pela Lei nº7/2010 de 13 de maio Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2017 Author of the deliberation to the Doctoral thesis in Communication Sciences, Marketing and Consumption: "Dimensiones Afectivas e rationales de Compra", by Maria do Rosário Correia, as expert evaluator “in the field of Doctoral Thesis for the respective admission (Art 4.9 b) and 4.9 c ) of the Rules for the development of articles 21 and 22 of RD 1393/2007”, presented in April 2017, at the Information Sciences Faculty of the Madrid Complutense University Universidad Complutense de Madrid Facultad de Ciencias de la Información, Espanha
2016/04/06 - 2016/04/07 Provas públicas de avaliação da competência pedagógica e técnico-científica na área científica do Marketing (Marketing e Publicidade), nos termos do nº10 do art.º 6º do decreto-Lei nº207/2009 de 31-08, alterado pela Lei nº7/2010 de 13 de maio Universidade do Algarve, Portugal
2016/04/06 - 2016/04/07 Arguente nas provas públicas de avaliação da competência pedagógica e técnico-científica na área científica do Marketing (Relações Públicas), nos termos do nº10 do art.º 6º do decreto-Lei nº207/2009 de 31-08, alterado pela Lei nº7/2010 de 13 de maio Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2013 Member of the jury for the attribution to “Incentives for research and publication of media works”, appointed by order of the Deputy Secretary of State of the Regional Development Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Portugal
2013 - 2013 Member of the jury of the “Communication Efficacy Awards - 2013” , from APAN - Advertisers Portuguese Association APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes, Portugal
2010 - 2010 Member of the jury for the “Reputation 2010 Awards" from APECOM - Portuguese Association of Advisory Companies in Communication and Public Relations APECOM - Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas, Portugal
Distinções

Prémio

1993 Awarded by the Advertising and Communication Agencies Portuguese Association (APAP) with the prize/scholarship for the best student in the Communication area
Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP) , Portugal

Outra distinção

2019 Silver Medal of Emeritus and Merit, 1st class, for services rendered to the Instituto Politécnico de Lisboa, as Chair of the Escola Superior de Comunicação Social – 2010-2018
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal