???global.info.a_carregar???
António João Cruz. Concluiu o(a) Doutoramento em Química em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Doutoramento em Química em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Licenciatura em Licenciatura em Química em 1986 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Química em 1986 pelo(a) Universidade de Lisboa. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Tomar, Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Tomar e Investigador no(a) Universidade de Évora. Publicou 78 artigos em revistas especializadas. Possui 34 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Participou em 7 evento(s). Orientou 4 tese(s) de doutoramento e coorientou 5. Orientou 3 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 6. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes, Humanidades com ênfase em História e Arqueologia e Ciências Exatas com ênfase em Química. Nas suas atividades profissionais interagiu com 81 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António João Cruz

Nomes de citação

  • Cruz, António João

Identificadores de autor

Ciência ID
411C-A14B-142F
ORCID iD
0000-0001-6396-5027
Google Scholar ID
7LaKupMAAAAJ
Researcher Id
A-3764-2008
Scopus Author Id
10039472900

Websites

  • http://www.cr.estt.ipt.pt/pessoal/ajcruz.html (Profissional)
  • http://www.ciarte.pt (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Ciências Exatas - Química
Formação
Grau Classificação
1993
Concluído
Química (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estudo Geoquímico de Preenchimentos Sedimentares de Grutas da Estremadura com Vestígios de Ocupação Humana Pré-histórica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvo
1986
Concluído
Química (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

2014/01 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade de Évora, Portugal
2008/01 - 2013/12 Investigador (Investigação)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
1992/09 - 1997/12 Investigador (Investigação)
Instituto José de Figueiredo, Portugal

Docência no Ensino Superior

2010 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2004/09 - 2010 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2004/01 - 2004/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa, Portugal

Outros

1999/09 - 2001/08 Outra Situação (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1995/09 - 1999/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2011 - 2014/06 TACELO - Estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do mosteiro de Alcobaça
PTDC/CTE-GIX/111825/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 - 2014/06 Eneias - A colecção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação
PTDC/HIS-HEC/113226/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2005 - 2009/03 The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850
POCTI/EAT/58065/2004
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2008 CATHEDRAL – Characterisation and conservation of traditional historical mortars from Alentejo’s religious buildings
POCTI/HEC/57915/2004
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barata, Carolina; Cruz, António João; Rocha, Fernando Tavares. 2011. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal – primeiros resultados". In Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro: I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, 40-50. Porto: CITAR.
    Publicado
  2. Cruz, António João. 2011. "Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária". In Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro: I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, 15-24. Porto: CITAR.
    Publicado
  3. Melo, H. P.; Sanyova, Jana; Cruz, António João. 2011. "An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions". In Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference: ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisboa. ICOM.
    Publicado
  4. Santos, Sónia Barros dos; Cruz, António João. 2010. "Green pigments: tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature". In YOCOCU. Contribute and Role of Youth in Conservation of Cultural Heritage: YOCOCU 2010, Rome. Rome: Italian Association of Conservation Scientist.
    Publicado
  5. Cudell, Ana; Moreira, Patrícia; Rossi, Margarida; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Pintado, Manuela; Calvo, Ana; Cruz, António João. 2010. "Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos". In Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada: Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Madrid, 271-282. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
    Publicado
  6. Santos, Sónia Barros dos; Cruz, António João. 2009. "O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica". In Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências: Scientiarum Historia II, Rio de Janeiro, 385-391. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Publicado
  7. Aguiar, Maria; Cruz, António João; Calvo, Ana; Carballo, Jorgelina. 2009. "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma artista esquecida num tempo de mudanças técnicas". In III Congreso Ibérico de Arqueometría. Actas: III Congreso Ibérico de Arqueometría, Teruel, 113-122.
    Publicado
  8. Cruz, António João; Santos, Sónia Barros dos. 2008. "Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature". In YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage. Proceedings: YOCOCU 2008, Rome, 44-50. Rome: Italian Association of Conservation Scientists - Italian Society of Chemistry.
    Publicado
  9. Matias, Lourdes; Carvalho, Ana P.; Pires, João; Cruz, António João; Ramalho, Maria. 2005. "Caracterização de argamassas antigas. Estudo de alguns exemplares da igreja de S. Gião (Nazaré)". In 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química: 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, 115-118. Lisboa: SPQ.
    Publicado
  10. Cruz, António João. 1995. "Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo". In Actas do Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X: Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, Coimbra, 83-103. Coimbra: Universidade de Coimbra.
    Publicado
  11. Cruz, António João. 1995. "Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo". In 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade: 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, 32-33. Lisboa: Universidade Nova.
    Publicado
  12. Cruz, António João. 1995. "A radiografia no Laboratório para o Exame das Obras de Arte, do Museu Nacional de Arte Antiga (1936-1965)". In 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade: 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, 62-62. Lisboa: Universidade Nova.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Cruz, António João. "Autêntico ou falso? Como podem os métodos laboratoriais ajudar a esclarecer". Público, 2017/03/17.
  2. Cruz, António João. "Quem pode fazer conservação e restauro do património". Público, 2014/04/11: 49-49.
Artigo em revista
  1. Ana Serrano; Maria João Ferreira; Emmy C. de Groot; António João Cruz. 2019. "Editorial". Conservar Património 32: 1-3. https://doi.org/10.14568/cp32fm2.
    10.14568/cp32fm2
  2. Cruz, A.J.; Barros, L.; Loureiro, L.. 2019. "Perforated Cardboards: A Support for Embroidery Used for Various Everyday Objects in the Victorian Age". Restaurator. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063388419&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1515/res-2018-0021
  3. Serrano, A.; Ferreira, M.J.; De Groot, E.C.; Cruz, A.J.. 2019. "Textile heritage and interdisciplinarity,O património têxtil e a interdisciplinaridade". Conservar Patrimonio (31): 13-15. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067819284&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp31fm2
  4. Melo, H.P.; Cruz, A.J.; Valadas, S.; Cardoso, A.M.; Candeias, A.. 2019. "The use of glass particles and its consequences in late 16th century oil painting: A Portuguese case based on the analytical results and the technical treatises". Journal of Cultural Heritage. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076510970&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.culher.2019.11.001
  5. Cruz, António João. 2018. "Conservar Património: equilibrios en el presente". Revista PH. https://doi.org/10.33349/2018.0.4235.
    10.33349/2018.0.4235
  6. Cruz, A.J.. 2018. "New changes of a journal in transformation,Novas mudanças de uma revista em transformação". Conservar Patrimonio (29): 9-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054870586&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp29fm2
  7. Cruz, A.J.; Revez, M.J.. 2018. "Current and other issues,Este número e os outros". Conservar Patrimonio 28: 9-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058365851&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp28fm2
  8. Cruz, A.J.; Figueira, F.; Revez, M.J.. 2017. "Achievements of the journal in 2017 | Sucessos de uma revista em 2017". Conservar Patrimonio (26): 7-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85037676551&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp26fm2
  9. De Melo, H.P.; Cruz, A.J.. 2017. "What is the meaning of some of the marks incised in the back of old panel paintings? | Qual o significado de algumas marcas incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas?". Conservar Patrimonio (26): 91-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85037680664&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp2017014
  10. Cruz, A.J.; Revez, M.J.; Figueira, F.. 2017. "On the importance of publishing in Heritage conservation | Sobre a importância das publicações para a conservação do Património". Conservar Patrimonio (25): 7-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020311988&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp25fm2
  11. Cruz, A.J.; Eires, E.; Dias, L.; Desterro, T.; Rego, C.. 2017. "Identification of vivianite, an unusual blue pigment, in a sixteenth century painting and its implications". Color Research and Application. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030625626&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/col.22181
  12. Cruz, António João. 2017. "A dessacralização de um biombo com características orientais em madeira policromada revelada através do estudo laboratorial e as suas implicações na intervenção de conservação e restauro". ARTis ON 5: 67-75. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/151.
    Acesso aberto
  13. Cruz, António João. 2017. "Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoral". Artis 5: 104-113.
    Publicado
  14. Eires, E.; Cruz, A.J.; Rego, C.. 2016. "O teatro da ética e da memória: Problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys". Conservar Patrimonio (23): 79-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979947139&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp2015025
  15. Cruz, A.J.; Desterro, M.T.. 2016. "O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: O caso do Instituto Politécnico de Tomar". Conservar Patrimonio (23): 97-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979911434&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp2015026
  16. Cruz, A.J.; Figueira, F.; Revez, M.J.. 2016. "The journal "Conservar Património" in an international publishing environment - About the indexing in the "Scopus" database | A revista "Conservar Património" num ambiente de publicação internacional - A propósito da indexação na base de dados "Scopus"". Conservar Patrimonio (24): 7-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010704961&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp24fm2
  17. de Morais, A. C. S.; Cruz, A. J.; Rego, C.. 2016. "THE CONTRIBUTION OF CONSERVATION AND RESTORATION TO THE KNOWLEDGE OF AN OBJECT'S HISTORY: THE CASE OF A PAINTED WOODEN SCREEN WITH ORIENTAL FEATURES". Res Mobilis-International Research Journal of Furniture and Decorative Objects 5 (6): 173-187. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000397419500009&KeyUID=WOS:000397419500009.
  18. Cruz, António João; Rego, Carla. 2015. "Para a história do restauro de pintura em Portugal: as antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal". Ge-Conservación (7).
    Aceite para publicação
  19. Cruz, António João; Sousa, Maria João; Calvo, Ana. 2015. "Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca". ECR – Estudos de Conservação e Restauro (6).
    Aceite para publicação
  20. Cruz, António João; Saraiva, Sandra; Calvo, Ana. 2015. "Desenvolvimento de uma metodologia para a interpretação de espectros de microfluorescência de raios x dispersiva de energia (EDXRF): análise de um conjunto de pigmentos de referência e estudo da sua composição elementar". ECR – Estudos de Conservação e Restauro (6).
    Aceite para publicação
  21. Cruz, António João; Brito, Ana; Calvo, Ana. 2015. "Estudo técnico da tela ‘Efeitos de Luz Num Armazém’ de Abel Salazar. Obra de grande formato da sua produção pictórica final". ECR – Estudos de Conservação e Restauro (6).
    Aceite para publicação
  22. Cruz, António João. 2015. "A Química aplicada ao estudo das obras de arte: o passado e os desafios do presente". Química — Boletim da Sociedade Portuguesa de Química (137).
    Aceite para publicação
  23. Cruz, A.J.; Rego, C.. 2015. "To the history of painting restoration in Portugal: Ancient interventions in the portrait of José António de Oliveira Machado, from the National Library of Portugal | Para a história do restauro de pintura em Portugal: As antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal". Ge-Conservacion 2015 (7): 5-13. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84931053448&partnerID=MN8TOARS.
  24. Barata, C.; Rocha, F.; Cruz, A.J.; Andrejkovicová, S.; Reguer, S.. 2015. "Synchrotron X-ray diffraction of bole layers from Portuguese gilded baroque retables". Applied Clay Science 116-117: 39-45. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939613324&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.clay.2015.08.012
  25. Melo, H. P.; Cruz, António João; Candeias, A.; Mirão, José; Cardoso, A. M.; Oliveira, M. J.; Valadas, S.. 2014. "Problems of Analysis by FTIR of Calcium Sulphate-Based Preparatory Layers: The Case of a Group of 16th-Century Portuguese Paintings". Archaeometry 56 (3): 513-526.
    Publicado • 10.1111/arcm.12026
  26. Cruz, António João. 2014. "Scientific Study of an 18th Century Portuguese Painting on Canvas and their Old Restoration: Problems of Date and Authenticity of the Current Image". International Journal of Conservation Science 5 (4): 479-492. http://www.ijcs.uaic.ro/volume_5.html.
    Publicado
  27. Cruz, A.J.; Rego, C.. 2014. "Scientific study of an 18th century portuguese painting on canvas and their old restoration: PROBLEMS of date and authenticity of the current image". International Journal of Conservation Science 5 (4): 479-492. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84916886267&partnerID=MN8TOARS.
  28. António João Cruz. 2013. "Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX". Estudos de Conservação e Restauro 1 (1). http://dx.doi.org/10.7559/ecr.1.3168.
    10.7559/ecr.1.3168
  29. Soares Moura Clara; Rute Massano Rodrigues; António João Cruz; Carla Rego. 2013. "Preservation and destruction of paintings of extinct monasteries in Portugal during the nineteenth century". Estudos de Conservação e Restauro 1 (4). http://dx.doi.org/10.7559/ecr.4.3095.
    10.7559/ecr.4.3095
  30. Maria João Sousa; António João Cruz. 2013. "Materials and Technique of the Panel Representing the Visitation Made for the Altarpiece of the Chapel of St. Elizabeth (Oporto), by the Mannerist Painter Diogo Teixeira". Estudos de Conservação e Restauro 1 (4). http://dx.doi.org/10.7559/ecr.4.3093.
    10.7559/ecr.4.3093
  31. Barata, Carolina; Carballo, Jorgelina; Cruz, António João; Coroado, João; Araújo, Maria Eduarda; Mendonça, Maria Helena. 2013. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca". Química Nova 36 (1): 21-26.
    Publicado • 10.1590/S0100-40422013000100005
  32. Cruz, António João. 2013. "Conservation Publications - IIC member's reviews of international periodicals: Portugal". News in Conservation (35): 17-19.
    Publicado
  33. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Cruz, António João; Rego, Carla. 2012. "Conservação e destruição de pinturas dos conventos extintos em Portugal durante o século XIX". ECR - Estudos de Conservação e Restauro (4): 231-241. http://citar.ucp.pt/ecr/ecr_04/ecr_04.pdf.
    Publicado
  34. Sousa, Maria João; Cruz, António João. 2012. "Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira". ECR - Estudos de Conservação e Restauro (4): 210-230. http://citar.ucp.pt/ecr/ecr_04/ecr_04.pdf.
    Publicado
  35. Soares, C. M.; Rodrigues, R. M.; Cruz, António João; Rego, C.. 2012. "Historical and Material Approach to the Paintings at the Portugal National Library: Contributions to the History of Conservation and Restoration of Easel Painting in the 19th Century". International Journal of Heritage in the Digital Era 1 (0): 283-288.
    Publicado • 10.1260/2047-4970.1.0.283
  36. Lory, Vera; Figueira, Francisca; Cruz, António João. 2012. "Comparative study of washing treatments for pastel drawings". Restaurator 33 (2): 199-219. http://www.degruyter.com/view/j/rest.2012.33.issue-2/res-2012-0009/res-2012-0009.xml.
    Publicado • 10.1515/res-2012-0009
  37. Cruz, António. 2012. "Editorial". Conservar Património 15-16: 7-9. https://doi.org/10.14568/cp17fm3.
    10.14568/cp17fm3
  38. Cruz, António João. 2011. "On some problems of the relationship between Science and Conservation". e-Conservation (22): 8-13. http://www.e-conservationline.com.
    Publicado
  39. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria Eduarda. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal". International Journal of Conservation Science 1 (1): 19-26.
    Publicado
  40. Silva, António Santos; Adriano, Patrícia; Magalhães, Ana; Pires, João; Carvalho, Ana; Cruz, António João; Mirão, José; Candeias, António. 2010. "Characterization of Historical Mortars from Alentejo's Religious Buildings". International Journal of Architectural Heritage 4 (2): 138-154.
    Publicado • 10.1080/15583050903046322
  41. Cruz, António João. 2010. "O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política". Conservar Património (11): 11-32.
    Publicado
  42. Barata, C.; Cruz, A.J.; Carballo, J.; Araújo, M.E.. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: Three works from baião, Portugal". International Journal of Conservation Science 1 (1): 19-26. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871364336&partnerID=MN8TOARS.
  43. Cruz, António. 2010. "O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política". Conservar Património 11: 13-32. https://doi.org/10.14568/cp11_2.
    10.14568/cp11_2
  44. Barata, C.; Cruz, A.J.; Carballo, J.; Araújo, M.E.. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: Three works from baião, Portugal". International Journal of Conservation Science 1 (1): 19-26. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871364336&partnerID=MN8TOARS.
  45. Cruz, António João. 2009. "Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX". ECR – Estudos de Conservação e Restauro (1): 93-112. http://artes.ucp.pt/citar/ecr/.
    Publicado
  46. Melo, H. P.; Cruz, António João. 2009. "As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João". Conservar Património (9): 47-55.
    Publicado
  47. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria Eduarda; Teixeira, Vítor. 2009. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal". Imagem Brasileira (4): 203-208.
    Publicado
  48. Cruz, António João. 2009. "Os materiais usados em pintura em Portugal no início do século XVIII, segundo Rafael Bluteau". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa (7-8): 385-405.
    Publicado
  49. Cruz, António. 2009. "Editorial". Conservar Património 10: 3-4. https://doi.org/10.14568/cp10_1.
    10.14568/cp10_1
  50. Cruz, António. 2009. "As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João". Conservar Património 9: 47-55. https://doi.org/10.14568/cp9_6.
    10.14568/cp9_6
  51. Cruz, António João; Barata, Carolina; Ferro, Marta. 2008. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections". e-Conservation (7): 21-25. http://www.e-conservationline.com.
    Publicado
  52. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Brotas de Carvalho, Manuela. 2008. "Comparison of adsorbent materials for acetic acid removal in showcases". Journal of Cultural Heritage 9 (3): 244-252.
    Publicado • 10.1016/j.culher.2008.03.001
  53. Cruz, António João; Afonso, L. U.. 2008. "On the Date and Contents of a Portuguese Medieval Technical Book on Illumination: O livro de como se fazem as cores". The Medieval History Journal 11 (1): 1-28.
    Publicado • 10.1177/097194580701100101
  54. Cruz, António João. 2007. "Pigmentos e corantes das obras de arte em Portugal, no início do século XVII, segundo o tratado de pintura de Filipe Nunes". Conservar Património (6): 39-51.
    Publicado
  55. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria Eduarda. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos". Conservar Património (6): 21-30.
    Publicado
  56. Cruz, António João. 2007. "A cor e a substância: sobre alguns pigmentos mencionados em antigos tratados portugueses de pintura - pigmentos amarelos". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa (6): 139-160.
    Publicado
  57. Cruz, António João. 2007. "Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900". Conservar Património (5): 53-83.
    Publicado
  58. Carvalho, Ana P.; Pires, João; Cruz, António João; Matias, Lourdes. 2007. "Estudo e caracterização de argamassas, cerâmicas arquitectónicas e materiais pétreos – o contributo da química". Património – Estudos (10): 81-87.
    Publicado
  59. Pires, João; Cruz, António João. 2007. "Techniques of thermal analysis applied to the study of cultural heritage". Journal of Thermal Analysis and Calorimetry 87 (2): 411-415.
    Publicado • 10.1007/s10973-004-6775-0
  60. Cruz, António. 2007. "Pigmentos e corantes das obras de arte em Portugal, no início do século XVII, segundo o tratado de pintura de Filipe Nunes". Conservar Património 6: 39-51. https://doi.org/10.14568/cp6_5.
    10.14568/cp6_5
  61. Cruz, António. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos". Conservar Património 6: 21-30. https://doi.org/10.14568/cp6_3.
    10.14568/cp6_3
  62. Cruz, António. 2007. "Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900". Conservar Património 5: 67-83. https://doi.org/10.14568/cp5_4.
    10.14568/cp5_4
  63. Cruz, António João. 2006. "Sobre o uso e o desuso de alguns termos relacionados com os materiais constituintes das obras de arte". Conservar Património (3-4): 73-78.
    Publicado
  64. Cruz, António João. 2006. "Para que serve à história da arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa (5): 445-462.
    Publicado
  65. Cruz, António João. 2006. "A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem". Interacções (3): 87-101. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/310.
    Publicado
  66. Cruz, António. 2006. "Sobre o uso e o desuso de alguns termos relacionados com os materiais constituintes das obras de arte". Conservar Património 3-4: 73-78. https://doi.org/10.14568/cp3-4_6.
    10.14568/cp3-4_6
  67. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Carvalho, M. Brotas. 2005. "Physical Adsorption of H2S Related to the Conservation of Works of Art: The Role of the Pore Structure at Low Relative Pressure". Adsorption 11 (5-6): 569-576.
    Publicado • 10.1007/s10450-005-5614-3
  68. Cruz, António João. 2005. "Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial". Conservar Património (2): 29-53.
    Publicado
  69. Cruz, António João. 2005. "A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis". Conservar Património (1): 5-19.
    Publicado
  70. Cruz, António. 2005. "Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial". Conservar Património 2: 29-53. https://doi.org/10.14568/cp2_4.
    10.14568/cp2_4
  71. Cruz, António. 2005. "A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis". Conservar Património 1: 5-19. https://doi.org/10.14568/cp1_2.
    10.14568/cp1_2
  72. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Brotas de Carvalho, M.. 2004. "Adsorption of Acetic Acid by Activated Carbons, Zeolites, and Other Adsorbent Materials Related with the Preventive Conservation of Lead Objects in Museum Showcases". Journal of Chemical & Engineering Data 49 (3): 725-731.
    Publicado • 10.1021/je034273w
  73. Cruz, António João. 2004. "As cores vitruvianas. Os materiais da pintura mural romana segundo o tratado de Vitrúvio". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa (3): 67-86.
    Publicado
  74. Cruz, António João. 2002. "A matéria de que é feita a arte. Contribuições para o estudo da pintura portuguesa". Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química (84): 39-44.
    Publicado
  75. Cruz, António João. 2001. "Se cada obra de arte é única, porquê estudar materialmente conjuntos de obras?". Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro (10-11): 28-31.
    Publicado
  76. Cruz, António João. 1998. "As exposições temporárias e o estudo laboratorial das obras de arte". Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro (8-9): 60-63.
    Publicado
  77. Cruz, António João. 1997. "Aplicações não convencionais da radiação infravermelha no exame de objectos museológicos". Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro (6): 4-5.
    Publicado
  78. Cruz, António João. 1993. "Química e arqueologia: os isótopos de oxigénio e a reconstituição do clima". Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química (50): 25-28.
    Publicado
  79. Cruz, António João; Carvalho, M. Brotas. 1992. "Textural characterization of sedimentary deposits from Caldeirão cave and interpretation of the relationship between BET area and chemical properties". Algar - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (3): 19-26.
    Publicado
  80. Cruz, António João. 1990. "A influência atlântica no clima da Estremadura portuguesa durante o Paleolítico Superior: os resultados geoquímicos da gruta do Caldeirão". Finisterra (49): 156-168.
    Publicado
  81. Cruz, António João. 1990. "TAXONOMIA - Um algoritmo simples para a classificação de resultados". Boletim. Sociedade Portuguesa de Química (39): 37-42.
    Publicado
  82. Cruz, António João. 1989. "Geoquímica e paleoambiente: o preenchimento sedimentar da gruta do Caldeirão - primeiros resultados". Arqueologia 20 (20): 124-138.
    Publicado
  83. Cruz, António João. 1989. "O carbono orgânico e a arqueologia - interesse, métodos de doseamento e resultados". Boletim. Sociedade Portuguesa de Química (36): 33-36.
    Publicado
  84. Cruz, António João. 1988. "Geoquímica dos preenchimentos sedimentares de grutas: a matéria orgânica na gruta do Caldeirão". Algar - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (2): 17-26.
    Publicado
  85. Cruz, António João. 1988. "Da datação à paleoclimatologia: o teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão". Arqueologia (17): 208-210.
    Publicado
  86. Cruz, António João. 1988. "Química e arqueologia: o doseamento do flúor nos ossos provenientes de escavações arqueológicas". Boletim. Sociedade Portuguesa de Química (31): 29-31.
    Publicado
  87. Cruz, António João. 1987. "Um projecto interdisciplinar para a arqueologia portuguesa". Arqueologia (16): 130-134.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cruz, António João. 2017. "Caracterização material da escultura de Nossa Senhora de Fátima". In Estudo Científico da Escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, 98-127. Fátima, Portugal: Santuário de Fátima.
    Publicado
  2. Cruz, António João. 2013. "A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ?-?. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  3. Melo, H. P.; Cruz, António João; Candeias, António; Mirão, José; Cardoso, A. M.; Valadas, S.. 2013. "Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595)". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ?-?. Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  4. Mendes, José; Cruz, António João; Carvalho, Maria Luísa; Candeias, António; Mirão, José. 2013. "As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ?-?. Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  5. Calvo, Ana; Santos, Sonia; San Andrés, Margarita; Sousa, Maria João; Cruz, António João. 2013. "Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la Península Ibérica". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ?-?. Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  6. Cruz, António João; Afonso, L. U.; Matos, Débora. 2013. ""O livro de como se fazem as cores" or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a review". In Craft Treatises and Handbooks. The Dissemination of Technical Knowledge in the Middle Ages, 93-105. Turnhout: Brepols Publishers. http://dx.doi.org/10.1484/M.DDA-EB.5.102148.
    Publicado • 10.1484/M.DDA-EB.5.102148
  7. Cruz, António. 2013. "Os estratos preparatórios nas obras do pintor eborense Francisco João (act. 1563-1595)". editado por Serrão, Vítor; Antunes, Vanessa; Seruya, Ana Isabel, 143-153. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. http://dx.doi.org/10.13140/2.1.4156.5123.
    10.13140/2.1.4156.5123
  8. Cruz, António. 2013. "Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la península ibérica". editado por Serrão, Vítor; Antunes, Vanessa; Seruya, Ana Isabel, 95-106. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    10.13140/2.1.4376.2889
  9. Cruz, António. 2013. "A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas". editado por Serrão, Vítor; Antunes, Vanessa; Seruya, Ana Isabel, 297-306. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    10.13140/2.1.1404.0008
  10. Cudell, Ana; Cruz, António João; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Calvo, Ana; Saraiva, Sandra. 2012. "Materials and painting processes of Pedro Cabrita Reis: the artist’s memory versus materials analysis". In The Artist's Process. Technology and Interpretation, 212-214. London: Archetype Publications.
    Publicado
  11. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Coroado, João; Araújo, Maria Eduarda. 2012. "Ground layers in Portuguese Baroque polychrome wooden sculptures: analytical results versus documentary sources". In Artist's Process. Technology and Interpretation, 200-201. London: Archetype Publications.
    Publicado
  12. Melo, H. P.; Cruz, António João; Sanyova, Jana; Candeias, António; Mirão, José; Valadas, S.. 2012. "Regraxar or glazing: aspects of this technique in a group of Portuguese paintings attributed to Francisco João (active 1563–95)". In Artist's Process. Technology and Interpretation, 195-197. London: Archetype Publications.
    Publicado
  13. Cruz, António. 2012. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados". editado por Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Vieira, Eduarda, 40-50. CITAR.
    10.13140/2.1.1361.6325
  14. Cruz, António. 2012. "Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária". editado por Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Vieira, Eduarda, 15-24. CITAR.
    10.13140/2.1.2672.3520
  15. Cruz, António. 2011. "An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions". editado por Bridgland, Janet, paper 0105-paper 0105. ICOM. http://dx.doi.org/10.13140/2.1.3214.4328.
    10.13140/2.1.3214.4328
  16. Monteiro, Patrícia; Cruz, António João. 2010. "Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da ordem de Cristo". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 237-286. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  17. Gonçalves, Paula M.; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Mendonça, Maria Helena; Cruz, António João. 2010. "Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 201-210. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  18. Gonçalves, Paula M.; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Mendonça, Maria Helena; Cruz, António João. 2010. "Theory vs practice: synthesis of white lead following ancient recipes". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 185-200. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  19. Cruz, António João; Monteiro, Patrícia. 2010. "Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o 'Breve Tratado de Iluminação', composto por um religioso da Ordem de Cristo". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 147-169. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  20. Cruz, António João. 2010. "Em busca da origem das cores de 'O Livro de Como se Fazem as Cores': sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 75-85. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
    Publicado
  21. Cruz, António João. 2010. "O restauro de pintura em Portugal no tempo de Luciano Freire". In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, 117-122. Lisboa: IGESPAR.
    Publicado
  22. Cruz, António João. 2010. "Luciano Freire (1864-1934)". In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, 138-139. Lisboa: IGESPAR.
    Publicado
  23. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Brotas de Carvalho, Manuela. 2008. "Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus - O caso do chumbo". In Ligas Metálicas. Investigação e Conservação, 91-105. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
    Publicado
  24. Cruz, António João. 2007. "Os pigmentos naturais utilizados em pintura". In Pigmentos e Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências, 5-23. Évora: Universidade de Évora.
    Publicado
  25. Cruz, António João. 2003. "Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre (Segundo estudo)". In Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, 36-48. Lisboa: Instituto Português de Museus.
    Publicado
  26. Cruz, António João. 2003. "Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre". In Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, 22-35. Lisboa: Instituto Português de Museus.
    Publicado
  27. Cruz, António João. 2002. "O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete". In A Conservação e o Restauro do Património - Riscos, Prevenção, Segurança, Ética, Lei, 27-41. Lisboa: ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.
    Publicado
  28. Cruz, António João. 2002. "A cor de uma escultura". In Introdução ao Estudo Material e à Conservação da Escultura em Pedra e Madeira, 20-22. Coimbra: Instituto de Arqueologia / Faculdade de Letras.
    Publicado
  29. Cruz, António João. 1996. "A matéria de que é feita a pintura: sobre algumas obras de Mário Eloy". In Mário Eloy. Exposição Retrospectiva, 37-57. Lisboa: Museu do Chiado.
    Publicado
  30. Cruz, António João. 1994. "Do certo ao incerto: o estudo laboratorial e os materiais do políptico de S. Vicente". In Nuno Gonçalves. Novos Documentos. Estudo da pintura portuguesa do séc. XV, 41-45. Lisboa: Instituto Português de Museus – Reproscan.
    Publicado
  31. Cabral, João M. Peixoto; Cruz, António João; Ribeiro, Isabel. 1993. "Alguns problemas de autenticidade e datação". In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, 515-527. Lisboa: Instituto Português de Museus.
    Publicado
  32. Cabral, João M. Peixoto; Ribeiro, Isabel; Cruz, António João. 1993. "Características técnicas da pintura de Silva Porto". In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, 495-514. Lisboa: Instituto Português de Museus.
    Publicado
  33. Cabral, João M. Peixoto; Cruz, António João. 1993. "As assinaturas e os formatos das pinturas de Silva Porto". In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, 482-494. Lisboa: Instituto Português de Museus.
    Publicado
  34. Cruz, António João. 1992. "Análise geoquímica da coluna de amostragem D (camadas A/B/C - Eb) da gruta do Caldeirão". In Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, 203-215. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico.
    Publicado
  35. Cruz, António João. 1992. "O teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão". In Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, 217-222. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico.
    Publicado
Livro
  1. Cruz, António. 2004. As Cores dos Artistas. História e Ciência dos Pigmentos Utilizados em Pintura. Lisboa: Apenas Livros. http://www.ciarte.pt/artigos/200401.html.
  2. Cruz, António João. 1999. Da Sombra para a Luz – Materiais e Técnicas da Pintura de Bento Coelho da Silveira. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Cudell, Ana; Carballo, Jorgelina; Cruz, António João; Martins, Ana; Calvo, Ana; Saraiva, Sandra. 2009. "Conservation of a contemporary painting. Scientific analysis and intervention on a neorealist painting by Júlio Pomar". Trabalho apresentado em 13èmes journées d'études de la SFIIC, Paris, 330-331.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Cruz, António João. 2014. Conservar Património, n.º 19. Edição técnica. http://dx.doi.org/10.14568/cp19.
    10.14568/cp19
  2. Cruz, António João. 2014. Conservar Património, n.º 20. Edição técnica. http://dx.doi.org/10.14568/cp20.
    10.14568/cp20
  3. Cruz, António João. 2013. Conservar Património, n.º 17. Edição técnica. http://dx.doi.org/10.14568/cp17.
    10.14568/cp17
  4. Cruz, António João. 2013. Conservar Património, n.º 18. Edição técnica. http://dx.doi.org/10.14568/cp18.
    10.14568/cp18
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014 SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded Baroque retables Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology Conference
Musée du Louvre (Paris)
2014 Study and intervention on two plain chant choir books from the Convent of Christ of Tomar, Portugal: the problems of the treatment of overlarge books Men and Books: From Microorganisms to Megaorganisms
European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration (Horn)
2014 Os materiais da cor no mosteiro de Alcobaça: tradição ou descontinuidade? International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar)
2013 A matéria de que é feita a arte: a cor na pintura portuguesa, do século XV ao século XX, segundo a análise laboratorial Seminários do DQB
Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la Península Ibérica Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595) Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2012 Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves IV Congresso de História da Arte Portuguesa
Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (Lisboa)
2012 Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century Euromed 2012 - International Conference on Cultural Heritage and Digital Libraries
(Lemesos, Chipre)
2012 As cores do Políptico de São Vicente, de Nuno Gonçalves 2nd International Workshop Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2011 Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal: primeiros resultados I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2011 Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2011 A detecção de pinturas falsas Crime no Museu
Ciência Viva (Lisboa)
2011 Verdadeiro ou falso? A química e a falsificação das obras de arte Tertúlias Química e Sociedade
Universidade de Évora (Évora)
2011 An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions ICOM-CC 16th Triennial Conference
ICOM-CC (Lisboa)
2010 The diffusion of modern red pigments during the 19th century: analysis of portuguese technical literature Reusing the Industrial Past, ICOHTEC, TICCIH & Worklab Joint Conference
(Tampere)
2010 Green pigments: Tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature YOCOCU 2010. Youth in Conservation of Cultural Heritage
( Palermo)
2010 Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada
Museo Reina Sofía (Madrid)
2009 Em busca da origem das cores do Livro de Como se Fazem as Cores As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2009 Teoria vs. Prática. Problemas associados à produção artesanal do branco de chumbo As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2009 Teoria vs. Prática.Problemas associados à produção artesanal do vermelho de chumbo As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2009 Painting on cardboard in the beginning of the XX century, in Portugal: Aurélia de Souza, a forgotten artist on a time of technical changes VIII Congreso Ibérico de Arqueometría
(Teruel)
2009 O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
2008 A investigação em Conservação e Restauro na geografia e na prática dos saberes V Jornadas de Arte e Ciência
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2008 Existe investigação em Conservação e Restauro? Da Prática à Teoria - 1.ªs Jornadas ARP: Investigações de Mestrados e Doutoramentos
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (Lisboa)
2008 Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage
Italian Association of Conservation Scientists (Rome)
2008 Energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry study of the paintings attributed to Nuno Gonçalves Cultural Heritage: Applications on Conservation-Restoration
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2008 Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings HMC08 - 1st Historical Mortars Conference
LNEC (Lisboa)
2008 The colours of the 15th century paintings attributed to Nuno Gonçalves Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (de Évora)
2008 New pigments in the 19th century painting according to the technical treatises published in Portugal Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2008 The colours of a 16th century panel painting, attributed to Francisco João, from the Church of Pavia (Mora, Portugal) Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2008 A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese baroque sculpture with non-erudite features Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2008 Pigment identification on artworks by EDXRF Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2007 Ver o não visível: O uso da radiografia no estudo das pinturas de cavalete III Jornadas Técnicas de Imagiologia
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2007 Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira
CEIB (Vitória)
2007 Synthesis of Artists’ Pigments Following Ancient Recipes: White Lead 41th IUPAC World Chemistry Congress
IUPAC (Turin)
2007 Materials and techniques used in three polychrome Baroque wooden sculptures from Baião, Portugal Technart 2007 - Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research
(Lisboa)
2006 Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial II Feira do Livro de Conservação e Restauro
Núcleo de Conservação e Restauro da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Tomar)
2006 Estudos de adsorção de azoto em argamassas antigas da Igreja de S. Gião (Nazaré) XXXI Reunión Ibérica de Adsorción
(Tarragona)
2005 Os pigmentos naturais utilizados em pintura Pigmentos & Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências
Universidade de Évora (Évora)
2005 Ibn Hayyim's O Livro de Como se Fazen as Cores (1262) Craft treatises and handbooks: the Dissemination of technical knowledge in the Middle Ages. International Symposium
(Córdoba)
2003 Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus – O caso do chumbo Encontro Internacional “Ligas metálicas: Investigação e conservação”,
Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
2002 Diálogo imperfeito: problemas de comunicação entre a ciência e a arte manifestados no estudo laboratorial da pintura portuguesa Ciência & Arte
Núcleo de Conservação e Restauro (nCoRes) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Monte da Caparica)
2002 Estudo da capacidade de materiais para adsorver vapores de ácido acético com vista à prevenção da alteração dos objectos de chumbo conservados em museus XVII Reunión Ibérica de Adsorción
Universidad de Léon (Léon)
2000 O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete II Encontro Nacional da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (Lisboa)
2000 A matéria de que é feita a cor – Os pigmentos utilizados em pintura e sua identificação e caracterização 1.os Encontros de Conservação e Restauro – Tecnologias
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar)
1998 A arte e a ciência Viver a Ciência
Escola António Arroio (Lisboa)
1995 Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X
Universidade de Coimbra (Coimbra)
1995 Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo Simpósio Comemorativo dos 100 Anos da Descoberta dos Raios X
Museu da Ciência da Universidade de Lisboa (Lisboa)
1994 O estudo laboratorial das obras de arte: princípios, problemas e limites Ciclo de conferências “Questões contemporâneas sobre conservação e restauro”
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual A Técnica e a Materialidade da Pintura de Abel Salazar e a Crítica de Arte em Portugal na Primeira Metade do Século XX
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2018 - 2019 Estudo e intervenção das pinturas representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico da Ermida de Geraldes, em Peniche
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018 - 2019 Trindade (ou: Padre Eterno): Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira do Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2017 - 2018 Estudo de Materiais e Técnicas Aplicadas em Papéis Perfurados e Intervenção Num Exemplar de Bordado com Missangas
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2015 - 2017 Estudo e Tratamento de Conservação e Restauro de um Biombo Oriental em Madeira Policromada
Orientador de Ana Cristina Seco de Morais
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2016 - 2016 A Matéria da Arte e as Suas Circunstâncias: Estratégias Adaptativas do Pintor Maneirista Diogo Teixeira
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2015 - 2016 Caracterização de Argamassas Históricas do Convento de Cristo - Tomar
Coorientador
Química (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Talha Portuguesa de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca do Noroeste de Portugal
Coorientador
Geociências (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2015 O Tríptico da Vida de Cristo - Estudo e Tratamento de Pintura sobre Madeira da Igreja de São João Baptista, em Tomar, Atribuída À Oficina de Quentin Metsys
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 - 2014 O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 A Obra de Nuno Gonçalves – Estudo Técnico
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII - XVIII do Convento de Cristo, de Tomar
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2010 - 2010 Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Colours 2015: Bridging Science with Art
Conferência
Colours 2015: Bridging Science with Art
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
Encontro
III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art
Conferência
GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Seminário
International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 - 2014 O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade
Conferência
O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
Conferência
1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 HMC08 - Historical Mortars Conference
Congresso
HMC08 - Historical Mortars Conference
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2014 O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI Helena Pinheiro de Melo (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 Policromias sobre Alabastro e Suas Propriedades Físico-químicas. Relevo de São Jerónimo Penitente Raquel Saraiva Nogueira Diogo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Licença de Obras de 1924 do Arquivo Municipal do Porto – Casa do Infante: Intervenções de Conservação e Restauro em Desenhos Técnicos, Impressões e Papéis Manuscritos Ivone Oliveira Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Estudo e intervenção de esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio, em Portalegre Sara Catarina Almeida Mariano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro - Estudo comparativo e intervenção de carácter conservativo Maria Margarida Toscano Lopes Dias Manarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de Aveiro Francesca Paba (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Urania: a conservação e restauro de um teatro de marionetas do final do século XIX Cátia Vanessa Seara e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Estudo, conservação e divulgação do espólio cerâmico do Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho Ânia Liberato Chasqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Estudo iconográfico e técnico da faiança de Coimbra Filipa Antunes Formigo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX Sónia Barros dos Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa Ana Isabel Falcão Burmester Cudell Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação Maria Aguiar (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 A Obra de Nuno Gonçalves – estudo técnico José Manuel de Oliveira Mendes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII – XVIII do Convento de Cristo em Tomar, Ana Cristina Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo, Diagnóstico e Conservação das Esculturas em Terracota da Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça João Miguel Reis Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Atmosfera de Baixo Oxigénio Aplicada a Placas Autochrome em Exibição Maria Luísa da Silveira Casella (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo, Montagem e Conservação e Restauro das Esculturas em Terracota Policromada no Espaço de Reserva do Mosteiro de Alcobaça Sónia Patrícia Guedes Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Conservação e Restauro de Cerâmica Arqueológica. Problemáticas - Estudo - Intervenções Mara Fabiana Portela Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Conservação e Restauro de Talha da Igreja de Freixo de Numão Catarina Patrícia Alves Sério (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Intervenção e Estudo Comparativo de Obras de Joaquim Rodrigo - C4, Quintais, Vau 2 e 6H (1952 a 1964) Ana Sofia Moreira Tavares de Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo e Intervenção de Conservação e Restauro de uma Pintura sobre Madeira, do Museu Municipal de Tomar, Representando uma Natureza-Morta Lígia Salgueiro Coutinho Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Conservação e Restauro de uma Trompa em Marfim e Participação no Tratamento de Conservação e Restauro de um Presépio com Maquineta e Trempe Joana Sofia Quaresma Figueiredo Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 A Representação do Anjo Custódio em Portugal - Estudo e Intervenção de uma Escultura em Madeira Policromada Proveniente de Fronteira, Portalegre Ana Cristina Ferreira Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo, Conservação e Restauro e Divulgação da Cerâmica Utilitária, do Século XVI ao Século XVIII, da Região de Tomar Cristina Margarida Salgueiro da Silva Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Intervenção em Espólio Pétreo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha Ana Margarida Alves Ferreira Quinteira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Quinta da Anunciada Velha - Antigo Convento Franciscano: Estudo dos Materiais de Execução e Proposta de Intervenção Adriano José Mendes Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Escultura de madeira policromada - Pietá (Nossa Senhora da Piedade) Sílvia Luís (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Conjunto escultórico em alabastro: seu estudo e intervenção Marta Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 S. Roque: estudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barroca Susana Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Estudo de uma escultura luso-flamenga do século XV-XVI Helena Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Estudo de esculturas do século XV em madeira, representando a Virgem entronizada, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa Melissa Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Da Teoria à Prática: a musealização do património desportivo. intervenções de conservação e restauro na Reserva de Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica Inês Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Moagem A Nabantina - património industrial a conservar e a musealizar Rita Malaca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Conservação e restauro das pinturas "Retrato de Maria Cristina Bordalo Pinheiro" (1922) e "Alegoria à Poesia" (1893), de Columbano Bordalo Pinheiro Sylvie Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Conservação e restauro de pintura de cavalete Sandra Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Inventário e acondicionamento da colecção de bens móveis do conjunto arqueológico de Carmona Joana Madureira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Preservação de Colecções em Contexto de Arquivo - Projecto para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Diana Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Painel D. Nuno Álvares Pereira Ana Sofia Caldeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Nossa Senhora da Assunção (Escultura em Madeira Policromada – Cristo Crucificado (Escultura em Cartapesta) Leonel Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Azulejaria de Fachada de Ovar - Formas e Agentes de Alteração Liliane Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Museu Municipal de Óbidos - Preservação, Conservação e Restauro de Colecções Museológicas Rute Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Caracterização de suportes em papel vegetal Sofia Vargas Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Conservação e restauro de pergaminho Daniela Alves de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 A caixa de relógio de pé alto com pintura de acharoado Ana Isabel Vilas Boas Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Conservação e restauro de escultura policromada Carina Isabel dos Anjos Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 A Anunciação. Estudo e conservação de uma pintura do séc. XVI Ana Rita Calcado Gonçalves Gordo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do centro histórico de Tomar Carolina Ribeiro de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Painel de Azulejos da Quinta Nova Tânia Cláudia Soares e Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2010 Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão Sílvia Falcão (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel Vera Lory (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 Arquivo Pessoal do Arquitecto José Cottinelli Telmo: Intervenção de Conservação em Duas Peças Complementares Ester Pais Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2009 aracterização dos Taninos Usados na Curtimenta Vegetal de Cabedais Europeus dos Séculos XVII a XIX Lina Paula Bento Falcão (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 A Conservation Study of an Eighteen-century Chinese Wallpaper Rita Castro Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização Tânia Alexandra Lima da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca Carolina Barata (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Caracterização de Faianças Arqueológicas dos Séculos XVI e XVII Maria Júlia Sobral da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Gravura Pré-Histórica da Praia do Pedrógão e sua Alteração Anabela Gomes Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Controlo da Poluição em Espaços Museológicos Alice Isabel de Jesus Mosca (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel Aida Maria Rodrigues Pereira Nunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré Maria de Lourdes de Andrade e Pinto de Almeida Crespo Matias (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 Corrosão do Latão em Água do Mar Sintética e Natural Cláudia Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Journal of Raman Spectroscopy (1097-4555) Wiley (John Wiley & Sons)
2016 - Atual Applied Physics A (1432-0630) Springer-Verlag
2011 - Atual Archaeometry (1475-4754) Wiley (Blackwell Publishing)
2010 - Atual Journal of Cultural Heritage (1296-2074) Elsevier
2009 - Atual Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (1572-8943) Springer-Verlag
2005/01/01 - Atual Conservar Património ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
Atual ECR – Estudos de Conservação e Restauro CITAR
Atual International Journal of Conservation Science
Atual Museologia.pt Instituto dos Museus e da Conservação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Comissão de Avaliação dos relatórios finais dos projectos de IC&DT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2013 - Atual Conselho de Coordenação de Avaliação do Pessoal Docente Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008 - 2008 Escrita de um Artigo e Pesquisa e Gestão Bibliográfica em Conservação e Restauro Especialização (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro Especialização (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Pesquisa Bibliográfica em Conservação e Restauro Especialização (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 A Imagem Não Visível: Métodos Laboratoriais de Exame de Pinturas Aperfeiçoamento (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual IIC - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works