???global.info.a_carregar???
António João Cruz. Completed the Doutoramento in Química in 1993 by Universidade de Lisboa and Licenciatura in Química in 1986 by Universidade de Lisboa. Is Adjunct Teacher in Instituto Politécnico de Tomar and Researcher in Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda. Published 85 articles in journals. Has 34 section(s) of books and 2 book(s). Participated in 7 event(s). Supervised 6 PhD thesis(es) e co-supervised 5. Supervised 12 MSc dissertation(s) e co-supervised 6. Participates and/or participated as Researcher in 4 project(s). Works in the area(s) of Humanities with emphasis on Arts, Humanities with emphasis on History and Archaeology and Exact Sciences with emphasis on Chemical Sciences. In their professional activities interacted with 117 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: História da Arte; Ciências do Património; Azulejo; Mercados da Arte; Artes Digitais e Interactivas; Artes Audiovisuais e do Cinema; Estudo e Conservação do Património Cultural; Teoria das Artes; ciências do património; arqueometria; ciências da conservação; salvaguarda e valorização de património; Esculturas em Terracota; Alterabilidade; Consolidantes geopoliméricos; Conservação; Pintura; História; Restauro; Síntese; Reactividade e Novos Materiais; Bioquímica e Biomedicina; Modelação Molecular e de Siatemas; Química Analítica; Artes Digitais; Estudos Musicais; Estudo; Gestão e Conservação de Bens Culturais; Materiais; Tratadística; Portugal; Argamassas Históricas; Caracterização; Porosidade; Polychrome Sculpture; Analysis; Conservation; Polychrome sculpture; Materials; Techniques; Pigments; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António João Cruz

Nomes de citação

  • Cruz, António João

Identificadores de autor

Ciência ID
411C-A14B-142F
ORCID iD
0000-0001-6396-5027
Google Scholar ID
7LaKupMAAAAJ
Researcher Id
A-3764-2008
Scopus Author Id
10039472900

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Ciências Exatas - Química
Formação
Grau Classificação
1993
Concluído
Química (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estudo Geoquímico de Preenchimentos Sedimentares de Grutas da Estremadura com Vestígios de Ocupação Humana Pré-histórica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvo
1986
Concluído
Química (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01 - Atual Investigador (Investigação) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2008/01 - 2013/12 Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
1992/09 - 1997/12 Investigador (Investigação) Instituto José de Figueiredo, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2004/09 - 2010 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2004/01 - 2004/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09 - 2001/08 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1995/09 - 1999/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
UID/EAT/04189/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda
UID/Multi/04449/2019
Universidade Nova de Lisboa Instituto Português de Relações Internacionais, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/01 - 2014/08/31 TACELO - Estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do mosteiro de Alcobaça
PTDC/HIS-HEC/111825/2009
Universidade de Aveiro GeoBioTec Geobiociências Geotecnologias e Geo-engenharias, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Gestao do Patrimonio Arquitectonico e Aqueologico, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/06/30 Eneias - A colecção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação
PTDC/HIS-HEC/113226/2009
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 612 - 2011-2012
PEst-OE/QUI/UI0612/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Química e Bioquímica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/10/01 - 2008/06/30 CATHEDRAL - Caracterização e Conservação de Argamassas Tradicionais Históricas de Edifícios Religiosos do Alentejo
POCI/HEC/57915/2004
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/10/01 - 2008/03/15 As matérias da imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850
POCI/EAT/58065/2004
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2011/03 - 2014/06 TACELO - Estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do mosteiro de Alcobaça
PTDC/CTE-GIX/111825/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Concluído
2011/01 - 2014/06 Eneias - A colecção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação
PTDC/HIS-HEC/113226/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Concluído
2005/10 - 2009/03 The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850
POCTI/EAT/58065/2004
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2005 - 2008 CATHEDRAL – Characterisation and conservation of traditional historical mortars from Alentejo’s religious buildings
POCTI/HEC/57915/2004
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Melo, H. P.; Cruz, António João; Valadas, Sara; Candeias, António. Autor correspondente: Melo, H. P.. "The drawing Hand of a Portuguese Mannerist Painter". Trabalho apresentado em XII SYMPOSIUM FOR THE STUDY OF UNDERDRAWING AND TECHNOLOGY IN PAINTING Alla maniera: technical Art History and the Meaning of Style in 15th and 17th century Painting, Bruges, 2022.
    No prelo
  2. Barata, Carolina; Cruz, António João; Rocha, Fernando Tavares. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal – primeiros resultados". Trabalho apresentado em I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, 2011.
    Publicado
  3. Cruz, António João. "Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária". Trabalho apresentado em I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, 2011.
    Publicado • 10.13140/2.1.2672.3520
  4. Melo, H. P.; Sanyova, Jana; Cruz, António João. "An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions". Trabalho apresentado em ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisboa, 2011.
    Publicado • 10.13140/2.1.3214.4328
  5. Santos, Sónia Barros dos; Cruz, António João. "Green pigments: tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature". Trabalho apresentado em YOCOCU 2010, Rome, 2010.
    Publicado
  6. Cudell, Ana; Moreira, Patrícia; Rossi, Margarida; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Pintado, Manuela; Calvo, Ana; Cruz, António João. "Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos". Trabalho apresentado em Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Madrid, 2010.
    Publicado
  7. Santos, Sónia Barros dos; Cruz, António João. "O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica". Trabalho apresentado em Scientiarum Historia II, Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
  8. Aguiar, Maria; Cruz, António João; Calvo, Ana; Carballo, Jorgelina. "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma artista esquecida num tempo de mudanças técnicas". Trabalho apresentado em III Congreso Ibérico de Arqueometría, Teruel, 2009.
    Publicado
  9. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Coroado, J.; Araújo, Maria Eduarda. "Gilding Materials And Techniques Used In Erudite And Popular Portuguese Polichrome Baroque Wooden Sculptures". 2009.
  10. Cruz, António João; Santos, Sónia Barros dos. "Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature". Trabalho apresentado em YOCOCU 2008, Rome, 2008.
    Publicado
  11. Matias, Lourdes; Carvalho, Ana P.; Pires, João; Cruz, António João; Ramalho, Maria. "Caracterização de argamassas antigas. Estudo de alguns exemplares da igreja de S. Gião (Nazaré)". Trabalho apresentado em 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, 2005.
    Publicado
  12. Cruz, António João. "Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo". Trabalho apresentado em Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, Coimbra, 1995.
    Publicado
  13. Cruz, António João. "Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo". Trabalho apresentado em 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, 1995.
    Publicado
  14. Cruz, António João. "A radiografia no Laboratório para o Exame das Obras de Arte, do Museu Nacional de Arte Antiga (1936-1965)". Trabalho apresentado em 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, 1995.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Cruz, António João. "A Conservação e Restauro em 10 tweets", Público, 2022, https://www.publico.pt/1993394.
  2. Cruz, António João. "Quem tem medo da avaliação por pares?", Público, 2021, https://www.publico.pt/1981104.
  3. Cruz, António João. "O que podem os conservadores-restauradores fazer nos Painéis de São Vicente?", Público, 2020, https://www.publico.pt/1918654.
  4. Cruz, António João. "Autêntico ou falso? Como podem os métodos laboratoriais ajudar a esclarecer", Público, 2017
  5. Cruz, António João. "Quem pode fazer conservação e restauro do património", Público, 2014
Artigo em revista
  1. Helena Pinheiro de Melo; António João Cruz; Sara Valadas; Ana Margarida Cardoso; Yigit Zafer Helvaci; António Candeias. "Italian Influence in a Portuguese Mannerist Painting (Part II): A Matter of Image or a Matter of Technique?". Studies in Conservation (2023): http://dx.doi.org/10.1080/00393630.2022.2119726.
    10.1080/00393630.2022.2119726
  2. Helena Pinheiro de Melo; Sara Valadas; António João Cruz; Ana Margarida Cardoso; Catarina Miguel; Ana Manhita; Yigit Zafer Helvaci; Cristina Barrocas Dias; António Candeias. "Italian Influence in a Portuguese Mannerist Painting (Part I): A New Palette with Original Orange and Green Pigments". Studies in Conservation (2023): http://dx.doi.org/10.1080/00393630.2022.2133917.
    10.1080/00393630.2022.2133917
  3. Helena Melo; António Cruz; Jana Sanyova; Sara Valadas; Ana Cardoso. "Paint, Colour, and Style: The Contribution of Minerals to the Palette of the Descent from the Cross, Attributed to the Portuguese Painter Francisco João (act. 1558–1595)". Minerals (2023): https://doi.org/10.3390/min13091182.
    10.3390/min13091182
  4. Helena P. Melo; António João Cruz; Sara Valadas; António Candeias. "Annunciation or Adoration? The workshop practice and the hesitations of a Portuguese mannerist painter revealed by infrared reflectography". Archaeological and Anthropological Sciences (2023): https://doi.org/10.1007/s12520-023-01757-w.
    10.1007/s12520-023-01757-w
  5. António João Cruz. "Biblioteca Digital Ciarte: literatura histórica técnico-artística em português". ARTis ON (2022): https://doi.org/10.37935/iha.aon2022.0020.
    10.37935/iha.aon2022.0020
  6. Helena Pinheiro de Melo; António João Cruz; Jana Sanyova; Sara Valadas; Ana Margarida Cardoso; António Candeias. "Images in transformation: The color and its change in a group of Portuguese paintings from the second half of the 16th century". Color Research & Application (2022): https://doi.org/10.1002/col.22809.
    10.1002/col.22809
  7. António João Cruz; Helena P. Melo; Sara Valadas; Catarina Miguel; António Candeias. "The Matter from Which an Orange Colour Is Made: On the Arsenic Pigment Used in a Portuguese Mannerist Painting". Heritage (2022): https://doi.org/10.3390/heritage5030138.
    10.3390/heritage5030138
  8. Melo, H.P.; Valadas, S.; Cruz, A.J.; Candeias, A.. "Charcoal or black stone? Reconstructions as a tool to study the behaviour of dry underdrawing materials within the paint structure of sixteenth century panel paintings". Heritage Science 10 1 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85124881224&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s40494-022-00649-x
  9. Elisabete Ferreira; António João Cruz; Carla Rego. "Intervenção nas pinturas maneiristas sobre madeira representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico da ermida de Geraldes, em Peniche". Conservar Património (2021): https://doi.org/10.14568/2020051.
    10.14568/2020051
  10. Luciana Barros; António João Cruz; Leonor Loureiro. "Intervenção de conservação dum bordado com missangas em papel perfurado: problemas e soluções". Conservar Património 34 (2020): 122-133. https://doi.org/10.14568/cp2018072.
    10.14568/cp2018072
  11. António João Cruz; Elisabete Ferreira; Alexandra Lauw; Carla Rego; Helena Pereira. "Oficinas regionais, influências de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal)". Ge-conservacion (2020): https://doi.org/10.37558/gec.v17i1.700.
    10.37558/gec.v17i1.700
  12. Melo, H.P.; Cruz, A.J.; Valadas, S.; Cardoso, A.M.; Candeias, A.. "The use of glass particles and its consequences in late 16th century oil painting: A Portuguese case based on the analytical results and the technical treatises". Journal of Cultural Heritage 43 (2020): 261-270. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076510970&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.culher.2019.11.001
  13. Cruz, A.J.; Barros, L.; Loureiro, L.. "Perforated Cardboards: A Support for Embroidery Used for Various Everyday Objects in the Victorian Age". Restaurator (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063388419&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1515/res-2018-0021
  14. Serrano, A.; Ferreira, M.J.; De Groot, E.C.; Cruz, A.J.. "Textile heritage and interdisciplinarity,O património têxtil e a interdisciplinaridade". Conservar Patrimonio 31 (2019): 13-15. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067819284&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp31fm2
  15. Cruz, António João. "Conservar Património: equilibrios en el presente". Revista PH (2018): https://doi.org/10.33349/2018.0.4235.
    10.33349/2018.0.4235
  16. Cruz, A.J.. "New changes of a journal in transformation,Novas mudanças de uma revista em transformação". Conservar Patrimonio 29 (2018): 9-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054870586&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp29fm2
  17. Cruz, A.J.; Revez, M.J.. "Current and other issues,Este número e os outros". Conservar Patrimonio 28 (2018): 9-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058365851&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp28fm2
  18. Cruz, A.J.; Figueira, F.; Revez, M.J.. "Achievements of the journal in 2017 | Sucessos de uma revista em 2017". Conservar Patrimonio 26 (2017): 7-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85037676551&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp26fm2
  19. De Melo, H.P.; Cruz, A.J.. "What is the meaning of some of the marks incised in the back of old panel paintings? | Qual o significado de algumas marcas incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas?". Conservar Patrimonio 26 (2017): 91-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85037680664&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp2017014
  20. Cruz, A.J.; Revez, M.J.; Figueira, F.. "On the importance of publishing in Heritage conservation | Sobre a importância das publicações para a conservação do Património". Conservar Patrimonio 25 (2017): 7-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020311988&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp25fm2
  21. Cruz, A.J.; Eires, E.; Dias, L.; Desterro, T.; Rego, C.. "Identification of vivianite, an unusual blue pigment, in a sixteenth century painting and its implications". Color Research and Application (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030625626&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/col.22181
  22. Cruz, António João. "A dessacralização de um biombo com características orientais em madeira policromada revelada através do estudo laboratorial e as suas implicações na intervenção de conservação e restauro". ARTis ON 5 (2017): 67-75. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/151.
    Acesso aberto
  23. Cruz, António João. "Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoral". Artis 5 (2017): 104-113.
    Publicado
  24. Eires, E.; Cruz, A.J.; Rego, C.. "O teatro da ética e da memória: Problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys". Conservar Patrimonio 23 (2016): 79-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979947139&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp2015025
  25. Cruz, A.J.; Desterro, M.T.. "O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: O caso do Instituto Politécnico de Tomar". Conservar Patrimonio 23 (2016): 97-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979911434&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp2015026
  26. Cruz, A.J.; Figueira, F.; Revez, M.J.. "The journal "Conservar Património" in an international publishing environment - About the indexing in the "Scopus" database | A revista "Conservar Património" num ambiente de publicação internacional - A propósito da indexação na base de dados "Scopus"". Conservar Patrimonio 24 (2016): 7-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010704961&partnerID=MN8TOARS.
    10.14568/cp24fm2
  27. Morais, A. C. S.; Cruz, A. J.; Rego, C.. "O contributo da conservação e restauro para o conhecimento da história de um objecto: o caso de um biombo com características orientais em madeira policromada". Res Mobilis-International Research Journal of Furniture and Decorative Objects 5 6 (2016): 173-187. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000397419500009&KeyUID=WOS:000397419500009.
  28. Cruz, António João; Rego, Carla. "Para a história do restauro de pintura em Portugal: as antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal". Ge-Conservación 7 (2015):
    Aceite para publicação
  29. Cruz, António João; Sousa, Maria João; Calvo, Ana. "Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca". ECR – Estudos de Conservação e Restauro 6 (2015):
    Aceite para publicação
  30. Cruz, António João; Saraiva, Sandra; Calvo, Ana. "Desenvolvimento de uma metodologia para a interpretação de espectros de microfluorescência de raios x dispersiva de energia (EDXRF): análise de um conjunto de pigmentos de referência e estudo da sua composição elementar". ECR – Estudos de Conservação e Restauro 6 (2015):
    Aceite para publicação
  31. Cruz, António João; Brito, Ana; Calvo, Ana. "Estudo técnico da tela ‘Efeitos de Luz Num Armazém’ de Abel Salazar. Obra de grande formato da sua produção pictórica final". ECR – Estudos de Conservação e Restauro 6 (2015):
    Aceite para publicação
  32. Cruz, António João. "A Química aplicada ao estudo das obras de arte: o passado e os desafios do presente". Química — Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 137 (2015):
    Aceite para publicação
  33. Cruz, A.J.; Rego, C.. "To the history of painting restoration in Portugal: Ancient interventions in the portrait of José António de Oliveira Machado, from the National Library of Portugal | Para a história do restauro de pintura em Portugal: As antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal". Ge-Conservacion 2015 7 (2015): 5-13. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84931053448&partnerID=MN8TOARS.
  34. Barata, C.; Rocha, F.; Cruz, A.J.; Andrejkovicová, S.; Reguer, S.. "Synchrotron X-ray diffraction of bole layers from Portuguese gilded baroque retables". Applied Clay Science 116-117 (2015): 39-45. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939613324&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.clay.2015.08.012
  35. Melo, H. P.; Cruz, António João; Candeias, A.; Mirão, José; Cardoso, A. M.; Oliveira, M. J.; Valadas, S.. "Problems of Analysis by FTIR of Calcium Sulphate-Based Preparatory Layers: The Case of a Group of 16th-Century Portuguese Paintings". Archaeometry 56 3 (2014): 513-526.
    Publicado • 10.1111/arcm.12026
  36. Cruz, A.J.; Rego, C.. "Scientific study of an 18th century portuguese painting on canvas and their old restoration: PROBLEMS of date and authenticity of the current image". International Journal of Conservation Science 5 4 (2014): 479-492. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84916886267&partnerID=MN8TOARS.
  37. Soares Moura Clara; Rute Massano Rodrigues; António João Cruz; Carla Rego. "Preservation and destruction of paintings of extinct monasteries in Portugal during the nineteenth century". Estudos de Conservação e Restauro 1 4 (2013): http://dx.doi.org/10.7559/ecr.4.3095.
    10.7559/ecr.4.3095
  38. Maria João Sousa; António João Cruz. "Materials and Technique of the Panel Representing the Visitation Made for the Altarpiece of the Chapel of St. Elizabeth (Oporto), by the Mannerist Painter Diogo Teixeira". Estudos de Conservação e Restauro 1 4 (2013): http://dx.doi.org/10.7559/ecr.4.3093.
    10.7559/ecr.4.3093
  39. Barata, Carolina; Carballo, Jorgelina; Cruz, António João; Coroado, João; Araújo, Maria Eduarda; Mendonça, Maria Helena. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca". Química Nova 36 1 (2013): 21-26.
    Publicado • 10.1590/S0100-40422013000100005
  40. Cruz, António João. "Conservation Publications - IIC member's reviews of international periodicals: Portugal". News in Conservation 35 (2013): 17-19.
    Publicado
  41. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Cruz, António João; Rego, Carla. "Conservação e destruição de pinturas dos conventos extintos em Portugal durante o século XIX". ECR - Estudos de Conservação e Restauro 4 (2012): 231-241. http://citar.ucp.pt/ecr/ecr_04/ecr_04.pdf.
    Publicado
  42. Sousa, Maria João; Cruz, António João. "Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira". ECR - Estudos de Conservação e Restauro 4 (2012): 210-230. http://citar.ucp.pt/ecr/ecr_04/ecr_04.pdf.
    Publicado
  43. Soares, C. M.; Rodrigues, R. M.; Cruz, António João; Rego, C.. "Historical and Material Approach to the Paintings at the Portugal National Library: Contributions to the History of Conservation and Restoration of Easel Painting in the 19th Century". International Journal of Heritage in the Digital Era 1 0 (2012): 283-288.
    Publicado • 10.1260/2047-4970.1.0.283
  44. Lory, Vera; Figueira, Francisca; Cruz, António João. "Comparative study of washing treatments for pastel drawings". Restaurator 33 2 (2012): 199-219. http://www.degruyter.com/view/j/rest.2012.33.issue-2/res-2012-0009/res-2012-0009.xml.
    Publicado • 10.1515/res-2012-0009
  45. Cruz, António. "Editorial". Conservar Património 15-16 (2012): 7-9. https://doi.org/10.14568/cp17fm3.
    10.14568/cp17fm3
  46. Cruz, António João. "On some problems of the relationship between Science and Conservation". e-Conservation 22 (2011): 8-13. http://www.e-conservationline.com.
    Publicado
  47. Silva, António Santos; Adriano, Patrícia; Magalhães, Ana; Pires, João; Carvalho, Ana; Cruz, António João; Mirão, José; Candeias, António. "Characterization of Historical Mortars from Alentejo's Religious Buildings". International Journal of Architectural Heritage 4 2 (2010): 138-154.
    Publicado • 10.1080/15583050903046322
  48. Barata, C.; Cruz, A.J.; Carballo, J.; Araújo, M.E.; Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria Eduarda. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: Three works from baião, Portugal". International Journal of Conservation Science 1 1 (2010): 19-26. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871364336&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  49. Cruz, António; Cruz, António João. "O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política". Conservar Património 11 11 (2010): 13-32. https://doi.org/10.14568/cp11_2.
    Publicado • 10.14568/cp11_2
  50. Cruz, António João; António João Cruz. "Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX". ECR – Estudos de Conservação e Restauro 1 1 (2009): 93-112. http://artes.ucp.pt/citar/ecr/.
    Publicado • 10.7559/ecr.1.3168
  51. Melo, H. P.; Cruz, António João; Cruz, António. "As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João". Conservar Património 9 9 (2009): 47-55. https://doi.org/10.14568/cp9_6.
    Publicado • 10.14568/cp9_6
  52. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria Eduarda; Teixeira, Vítor. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal". Imagem Brasileira 4 (2009): 203-208.
    Publicado
  53. Cruz, António João. "Os materiais usados em pintura em Portugal no início do século XVIII, segundo Rafael Bluteau". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa 7-8 (2009): 385-405.
    Publicado
  54. Cruz, António. "Editorial". Conservar Património 10 (2009): 3-4. https://doi.org/10.14568/cp10_1.
    10.14568/cp10_1
  55. Cruz, António João; Barata, Carolina; Ferro, Marta. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections". e-Conservation 7 (2008): 21-25. http://www.e-conservationline.com.
    Publicado
  56. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Brotas de Carvalho, Manuela. "Comparison of adsorbent materials for acetic acid removal in showcases". Journal of Cultural Heritage 9 3 (2008): 244-252.
    Publicado • 10.1016/j.culher.2008.03.001
  57. Cruz, António João; Afonso, L. U.. "On the Date and Contents of a Portuguese Medieval Technical Book on Illumination: O livro de como se fazem as cores". The Medieval History Journal 11 1 (2008): 1-28.
    Publicado • 10.1177/097194580701100101
  58. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria Eduarda; Cruz, António. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos". Conservar Património 6 6 (2007): 21-30. https://doi.org/10.14568/cp6_3.
    Publicado • 10.14568/cp6_3
  59. Cruz, António João. "A cor e a substância: sobre alguns pigmentos mencionados em antigos tratados portugueses de pintura - pigmentos amarelos". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa 6 (2007): 139-160.
    Publicado
  60. Cruz, António João; Cruz, António. "Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900". Conservar Património 5 5 (2007): 53-83. https://doi.org/10.14568/cp5_4.
    Publicado • 10.14568/cp5_4
  61. Carvalho, Ana P.; Pires, João; Cruz, António João; Matias, Lourdes. "Estudo e caracterização de argamassas, cerâmicas arquitectónicas e materiais pétreos – o contributo da química". Património – Estudos 10 (2007): 81-87.
    Publicado
  62. Pires, João; Cruz, António João. "Techniques of thermal analysis applied to the study of cultural heritage". Journal of Thermal Analysis and Calorimetry 87 2 (2007): 411-415.
    Publicado • 10.1007/s10973-004-6775-0
  63. Cruz, António; Cruz, António João. "Pigmentos e corantes das obras de arte em Portugal, no início do século XVII, segundo o tratado de pintura de Filipe Nunes". Conservar Património 6 6 (2007): 39-51. https://doi.org/10.14568/cp6_5.
    Publicado • 10.14568/cp6_5
  64. Cruz, António João; Cruz, António. "Sobre o uso e o desuso de alguns termos relacionados com os materiais constituintes das obras de arte". Conservar Património 3-4 3-4 (2006): 73-78. https://doi.org/10.14568/cp3-4_6.
    Publicado • 10.14568/cp3-4_6
  65. Cruz, António João. "Para que serve à história da arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa 5 (2006): 445-462.
    Publicado
  66. Cruz, António João. "A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem". Interacções 3 (2006): 87-101. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/310.
    Publicado
  67. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Carvalho, M. Brotas. "Physical Adsorption of H2S Related to the Conservation of Works of Art: The Role of the Pore Structure at Low Relative Pressure". Adsorption 11 5-6 (2005): 569-576.
    Publicado • 10.1007/s10450-005-5614-3
  68. Cruz, António João; Cruz, António. "Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial". Conservar Património 2 2 (2005): 29-53. https://doi.org/10.14568/cp2_4.
    Publicado • 10.14568/cp2_4
  69. Cruz, António; Cruz, António João. "A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis". Conservar Património 1 1 (2005): 5-19. https://doi.org/10.14568/cp1_2.
    Publicado • 10.14568/cp1_2
  70. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Brotas de Carvalho, M.. "Adsorption of Acetic Acid by Activated Carbons, Zeolites, and Other Adsorbent Materials Related with the Preventive Conservation of Lead Objects in Museum Showcases". Journal of Chemical & Engineering Data 49 3 (2004): 725-731.
    Publicado • 10.1021/je034273w
  71. Cruz, António João. "As cores vitruvianas. Os materiais da pintura mural romana segundo o tratado de Vitrúvio". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa 3 (2004): 67-86.
    Publicado
  72. Cruz, António João. "A matéria de que é feita a arte. Contribuições para o estudo da pintura portuguesa". Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 84 (2002): 39-44.
    Publicado
  73. Cruz, António João. "Se cada obra de arte é única, porquê estudar materialmente conjuntos de obras?". Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro 10-11 (2001): 28-31.
    Publicado
  74. Cruz, António João. "As exposições temporárias e o estudo laboratorial das obras de arte". Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro 8-9 (1998): 60-63.
    Publicado
  75. Cruz, António João. "Aplicações não convencionais da radiação infravermelha no exame de objectos museológicos". Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro 6 (1997): 4-5.
    Publicado
  76. Cruz, António João. "Química e arqueologia: os isótopos de oxigénio e a reconstituição do clima". Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 50 (1993): 25-28.
    Publicado
  77. Cruz, António João; Carvalho, M. Brotas. "Textural characterization of sedimentary deposits from Caldeirão cave and interpretation of the relationship between BET area and chemical properties". Algar - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia 3 (1992): 19-26.
    Publicado
  78. Cruz, António João. "A influência atlântica no clima da Estremadura portuguesa durante o Paleolítico Superior: os resultados geoquímicos da gruta do Caldeirão". Finisterra 49 (1990): 156-168.
    Publicado
  79. Cruz, António João. "TAXONOMIA - Um algoritmo simples para a classificação de resultados". Boletim. Sociedade Portuguesa de Química 39 (1990): 37-42.
    Publicado
  80. Cruz, António João. "Geoquímica e paleoambiente: o preenchimento sedimentar da gruta do Caldeirão - primeiros resultados". Arqueologia 20 20 (1989): 124-138.
    Publicado
  81. Cruz, António João. "O carbono orgânico e a arqueologia - interesse, métodos de doseamento e resultados". Boletim. Sociedade Portuguesa de Química 36 (1989): 33-36.
    Publicado
  82. Cruz, António João. "Geoquímica dos preenchimentos sedimentares de grutas: a matéria orgânica na gruta do Caldeirão". Algar - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia 2 (1988): 17-26.
    Publicado
  83. Cruz, António João. "Da datação à paleoclimatologia: o teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão". Arqueologia 17 (1988): 208-210.
    Publicado
  84. Cruz, António João. "Química e arqueologia: o doseamento do flúor nos ossos provenientes de escavações arqueológicas". Boletim. Sociedade Portuguesa de Química 31 (1988): 29-31.
    Publicado
  85. Cruz, António João. "Um projecto interdisciplinar para a arqueologia portuguesa". Arqueologia 16 (1987): 130-134.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Melo, Helena Pinheiro de; Cruz, António João; Valadas, Sara; Candeias, António. Autor correspondente: Melo, Helena Pinheiro de. "The Drawing Hand of a Portuguese Mannerist Painter". In Alla maniera: Technical Art History and the Meaning of Style in 15th to 17th Century Painting, 177-187. Leuven, Bélgica: Peeters, 2024.
    Publicado
  2. Cruz, António João. "Os painéis de Tavira: vicissitudes de quatro pinturas sobre madeira encontradas, em 1945, na ermida de São Pedro". In A Principal do Reino do Algarve. Tavira nos Séculos XV e XVI, 223-233. Tavira, Portugal: Museu Municipal de Tavira, 2020.
    Publicado
  3. Cruz, António João. "And after the master's? Some issues regarding the access to the profession of conservator-restorer in Portugal". In The Impact of the Conservation-Restoration Education on the Development of the Profession, 108-124. Copenhagen, Dinamarca: ENCoRE, 2020.
    Publicado
  4. Cruz, António João. "Caracterização material da escultura de Nossa Senhora de Fátima". In Estudo Científico da Escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, 98-127. Fátima, Portugal: Santuário de Fátima, 2017.
    Publicado
  5. Mendes, José; Cruz, António João; Carvalho, Maria Luísa; Candeias, António; Mirão, José. "As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ?-?. Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  6. Cruz, António João; Afonso, L. U.; Matos, Débora; Luís U. Afonso; António J. Cruz; Débora Matos. ""O livro de como se fazem as cores" or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a review". In Craft Treatises and Handbooks. The Dissemination of Technical Knowledge in the Middle Ages, 93-105. Turnhout: Brepols Publishers, 2013.
    Publicado • 10.1484/M.DDA-EB.5.102148
  7. Cruz, António; Melo, H. P.; Cruz, António João; Candeias, António; Mirão, José; Cardoso, A. M.; Valadas, S.. "Os estratos preparatórios nas obras do pintor eborense Francisco João (act. 1563-1595)". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, editado por Serrão, Vítor; Antunes, Vanessa; Seruya, Ana Isabel, 143-153. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado • 10.13140/2.1.4156.5123
  8. Cruz, António; Calvo, Ana; Santos, Sonia; San Andrés, Margarita; Sousa, Maria João; Cruz, António João. "Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la península ibérica". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, editado por Serrão, Vítor; Antunes, Vanessa; Seruya, Ana Isabel, 95-106. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado • 10.13140/2.1.4376.2889
  9. Cruz, António; Cruz, António João. "A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas". In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, editado por Serrão, Vítor; Antunes, Vanessa; Seruya, Ana Isabel, 297-306. Lisboa, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado • 10.13140/2.1.1404.0008
  10. Cudell, Ana; Cruz, António João; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Calvo, Ana; Saraiva, Sandra. "Materials and painting processes of Pedro Cabrita Reis: the artist’s memory versus materials analysis". In The Artist's Process. Technology and Interpretation, 212-214. London: Archetype Publications, 2012.
    Publicado
  11. Barata, Carolina; Cruz, António João; Carballo, Jorgelina; Coroado, João; Araújo, Maria Eduarda. "Ground layers in Portuguese Baroque polychrome wooden sculptures: analytical results versus documentary sources". In Artist's Process. Technology and Interpretation, 200-201. London: Archetype Publications, 2012.
    Publicado
  12. Melo, H. P.; Cruz, António João; Sanyova, Jana; Candeias, António; Mirão, José; Valadas, S.. "Regraxar or glazing: aspects of this technique in a group of Portuguese paintings attributed to Francisco João (active 1563–95)". In Artist's Process. Technology and Interpretation, 195-197. London: Archetype Publications, 2012.
    Publicado
  13. Cruz, António. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados". editado por Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Vieira, Eduarda, 40-50. CITAR, 2012.
    10.13140/2.1.1361.6325
  14. Cruz, António. "Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária". editado por Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Vieira, Eduarda, 15-24. CITAR, 2012.
    10.13140/2.1.2672.3520
  15. Cruz, António. "An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions". editado por Bridgland, Janet, paper 0105-paper 0105. ICOM, 2011.
    10.13140/2.1.3214.4328
  16. Monteiro, Patrícia; Cruz, António João. "Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da ordem de Cristo". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 237-286. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010.
    Publicado
  17. Gonçalves, Paula M.; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Mendonça, Maria Helena; Cruz, António João. "Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 201-210. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010.
    Publicado
  18. Cruz, António João; Monteiro, Patrícia. "Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o 'Breve Tratado de Iluminação', composto por um religioso da Ordem de Cristo". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 147-169. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010.
    Publicado
  19. Cruz, António João. "Em busca da origem das cores de 'O Livro de Como se Fazem as Cores': sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 75-85. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010.
    Publicado
  20. Cruz, António João. "O restauro de pintura em Portugal no tempo de Luciano Freire". In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, 117-122. Lisboa: IGESPAR, 2010.
    Publicado
  21. Cruz, António João. "Luciano Freire (1864-1934)". In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, 138-139. Lisboa: IGESPAR, 2010.
    Publicado
  22. Cruz, António João; Pires, João; Carvalho, Ana P.; Brotas de Carvalho, Manuela. "Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus - O caso do chumbo". In Ligas Metálicas. Investigação e Conservação, 91-105. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008.
    Publicado
  23. Cruz, António João. "Os pigmentos naturais utilizados em pintura". In Pigmentos e Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências, 5-23. Évora: Universidade de Évora, 2007.
    Publicado
  24. Cruz, António João. "Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre (Segundo estudo)". In Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, 36-48. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2003.
    Publicado
  25. Cruz, António João. "Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre". In Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, 22-35. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2003.
    Publicado
  26. Cruz, António João. "O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete". In A Conservação e o Restauro do Património - Riscos, Prevenção, Segurança, Ética, Lei, 27-41. Lisboa: ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, 2002.
    Publicado
  27. Cruz, António João. "A cor de uma escultura". In Introdução ao Estudo Material e à Conservação da Escultura em Pedra e Madeira, 20-22. Coimbra: Instituto de Arqueologia / Faculdade de Letras, 2002.
    Publicado
  28. Cruz, António João. "A matéria de que é feita a pintura: sobre algumas obras de Mário Eloy". In Mário Eloy. Exposição Retrospectiva, 37-57. Lisboa: Museu do Chiado, 1996.
    Publicado
  29. Cruz, António João. "Do certo ao incerto: o estudo laboratorial e os materiais do políptico de S. Vicente". In Nuno Gonçalves. Novos Documentos. Estudo da pintura portuguesa do séc. XV, 41-45. Lisboa: Instituto Português de Museus – Reproscan, 1994.
    Publicado
  30. Cabral, João M. Peixoto; Cruz, António João; Ribeiro, Isabel. "Alguns problemas de autenticidade e datação". In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, 515-527. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993.
    Publicado
  31. Cabral, João M. Peixoto; Ribeiro, Isabel; Cruz, António João. "Características técnicas da pintura de Silva Porto". In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, 495-514. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993.
    Publicado
  32. Cabral, João M. Peixoto; Cruz, António João. "As assinaturas e os formatos das pinturas de Silva Porto". In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, 482-494. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993.
    Publicado
  33. Cruz, António João. "Análise geoquímica da coluna de amostragem D (camadas A/B/C - Eb) da gruta do Caldeirão". In Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, 203-215. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1992.
    Publicado
  34. Cruz, António João. "O teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão". In Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, 217-222. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1992.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cruz, António João. Luciano Freire - Memórias. Tomar, Portugal: Ciarte – Instituto Politécnico de Tomar. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Cruz, António João. Luís de Ortigão Burnay - Sobre o Restauro das Pinturas Antigas. Tomar: Ciarte – Instituto Politécnico de Tomar. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cruz, António. As Cores dos Artistas. História e Ciência dos Pigmentos Utilizados em Pintura. Lisboa: Apenas Livros. 2004.
  2. Cruz, António João. Da Sombra para a Luz – Materiais e Técnicas da Pintura de Bento Coelho da Silveira. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico. 1999.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Melo, H. P.; Cruz, António João; Sanyova, J.; Candeias, António; Mirao, Jose; Valadas, Sara. Autor correspondente: Melo, H. P.. "Regraxar or Glazing: Aspects of this technique in a group of Portuguese panel paintings from the second half of the 16th century attributed to Francisco João". Trabalho apresentado em Art Technological Source Research 4th International Symposium ¿ Technology and Interpretation: Reflecting the artist¿s Process, 2010.
Resumo em conferência
  1. Barros, Luciana; Loureiro, Leonor; Cruz, António João. "Intervenção conservativa num bordado com missangas em papel perfurado: problemas e soluções.". Trabalho apresentado em II Colóquio Investigações em Conservação do Património, Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Cudell, Ana; Carballo, Jorgelina; Cruz, António João; Martins, Ana; Calvo, Ana; Saraiva, Sandra. "Conservation of a contemporary painting. Scientific analysis and intervention on a neorealist painting by Júlio Pomar". Trabalho apresentado em 13èmes journées d'études de la SFIIC, Paris, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barata, Carolina Sofia Sarrazola; Cruz, António João; Araújo, Maria Eduarda Machado de. "Caracterização de materiais e de técnicas de policromia da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da Época Barroca". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2008. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559120.

Outros

Outra produção
  1. Conservar Património, n.º 19. Edição técnica. 2014. Cruz, António João. http://dx.doi.org/10.14568/cp19.
    10.14568/cp19
  2. Conservar Património, n.º 20. Edição técnica. 2014. Cruz, António João. http://dx.doi.org/10.14568/cp20.
    10.14568/cp20
  3. Conservar Património, n.º 17. Edição técnica. 2013. Cruz, António João. http://dx.doi.org/10.14568/cp17.
    10.14568/cp17
  4. Conservar Património, n.º 18. Edição técnica. 2013. Cruz, António João. http://dx.doi.org/10.14568/cp18.
    10.14568/cp18
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014 SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded Baroque retables Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology Conference
Musée du Louvre (Paris)
2014 Study and intervention on two plain chant choir books from the Convent of Christ of Tomar, Portugal: the problems of the treatment of overlarge books Men and Books: From Microorganisms to Megaorganisms
European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration (Horn)
2014 Os materiais da cor no mosteiro de Alcobaça: tradição ou descontinuidade? International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar)
2013 A matéria de que é feita a arte: a cor na pintura portuguesa, do século XV ao século XX, segundo a análise laboratorial Seminários do DQB
Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la Península Ibérica Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595) Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013 A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2012 Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves IV Congresso de História da Arte Portuguesa
Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (Lisboa)
2012 Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century Euromed 2012 - International Conference on Cultural Heritage and Digital Libraries
(Lemesos, Chipre)
2012 As cores do Políptico de São Vicente, de Nuno Gonçalves 2nd International Workshop Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2011 Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal: primeiros resultados I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2011 Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2011 A detecção de pinturas falsas Crime no Museu
Ciência Viva (Lisboa)
2011 Verdadeiro ou falso? A química e a falsificação das obras de arte Tertúlias Química e Sociedade
Universidade de Évora (Évora)
2011 An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions ICOM-CC 16th Triennial Conference
ICOM-CC (Lisboa)
2010 The diffusion of modern red pigments during the 19th century: analysis of portuguese technical literature Reusing the Industrial Past, ICOHTEC, TICCIH & Worklab Joint Conference
(Tampere)
2010 Green pigments: Tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature YOCOCU 2010. Youth in Conservation of Cultural Heritage
( Palermo)
2010 Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada
Museo Reina Sofía (Madrid)
2009 Em busca da origem das cores do Livro de Como se Fazem as Cores As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2009 Teoria vs. Prática. Problemas associados à produção artesanal do branco de chumbo As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2009 Teoria vs. Prática.Problemas associados à produção artesanal do vermelho de chumbo As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2009 Painting on cardboard in the beginning of the XX century, in Portugal: Aurélia de Souza, a forgotten artist on a time of technical changes VIII Congreso Ibérico de Arqueometría
(Teruel)
2009 O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
2008 A investigação em Conservação e Restauro na geografia e na prática dos saberes V Jornadas de Arte e Ciência
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2008 Existe investigação em Conservação e Restauro? Da Prática à Teoria - 1.ªs Jornadas ARP: Investigações de Mestrados e Doutoramentos
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (Lisboa)
2008 Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage
Italian Association of Conservation Scientists (Rome)
2008 Energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry study of the paintings attributed to Nuno Gonçalves Cultural Heritage: Applications on Conservation-Restoration
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2008 Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings HMC08 - 1st Historical Mortars Conference
LNEC (Lisboa)
2008 The colours of the 15th century paintings attributed to Nuno Gonçalves Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (de Évora)
2008 New pigments in the 19th century painting according to the technical treatises published in Portugal Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2008 The colours of a 16th century panel painting, attributed to Francisco João, from the Church of Pavia (Mora, Portugal) Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2008 A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese baroque sculpture with non-erudite features Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2008 Pigment identification on artworks by EDXRF Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
2007 Ver o não visível: O uso da radiografia no estudo das pinturas de cavalete III Jornadas Técnicas de Imagiologia
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2007 Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira
CEIB (Vitória)
2007 Synthesis of Artists’ Pigments Following Ancient Recipes: White Lead 41th IUPAC World Chemistry Congress
IUPAC (Turin)
2007 Materials and techniques used in three polychrome Baroque wooden sculptures from Baião, Portugal Technart 2007 - Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research
(Lisboa)
2006 Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial II Feira do Livro de Conservação e Restauro
Núcleo de Conservação e Restauro da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Tomar)
2006 Estudos de adsorção de azoto em argamassas antigas da Igreja de S. Gião (Nazaré) XXXI Reunión Ibérica de Adsorción
(Tarragona)
2005 Os pigmentos naturais utilizados em pintura Pigmentos & Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências
Universidade de Évora (Évora)
2005 Ibn Hayyim's O Livro de Como se Fazen as Cores (1262) Craft treatises and handbooks: the Dissemination of technical knowledge in the Middle Ages. International Symposium
(Córdoba)
2003 Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus – O caso do chumbo Encontro Internacional “Ligas metálicas: Investigação e conservação”,
Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
2002 Diálogo imperfeito: problemas de comunicação entre a ciência e a arte manifestados no estudo laboratorial da pintura portuguesa Ciência & Arte
Núcleo de Conservação e Restauro (nCoRes) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Monte da Caparica)
2002 Estudo da capacidade de materiais para adsorver vapores de ácido acético com vista à prevenção da alteração dos objectos de chumbo conservados em museus XVII Reunión Ibérica de Adsorción
Universidad de Léon (Léon)
2000 O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete II Encontro Nacional da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (Lisboa)
2000 A matéria de que é feita a cor – Os pigmentos utilizados em pintura e sua identificação e caracterização 1.os Encontros de Conservação e Restauro – Tecnologias
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar)
1998 A arte e a ciência Viver a Ciência
Escola António Arroio (Lisboa)
1995 Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X
Universidade de Coimbra (Coimbra)
1995 Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo Simpósio Comemorativo dos 100 Anos da Descoberta dos Raios X
Museu da Ciência da Universidade de Lisboa (Lisboa)
1994 O estudo laboratorial das obras de arte: princípios, problemas e limites Ciclo de conferências “Questões contemporâneas sobre conservação e restauro”
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual A Técnica e a Materialidade da Pintura de Abel Salazar e a Crítica de Arte em Portugal na Primeira Metade do Século XX
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2021 - 2021 "Estudo e intervenção dum conjunto de mapas murais da Biblioteca Real da Bélgica"
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018/09/01 - 2020/01/15 Estudo e Intervenção Dum Conjunto de Mapas Murais da Biblioteca Real da Bélgica
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
2019 - 2019 Estudo e intervenção das pinturas representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico da Ermida de Geraldes, em Peniche
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2019 - 2019 Trindade (ou: Padre Eterno): Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira do Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018 - 2019 Estudo e intervenção das pinturas representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico da Ermida de Geraldes, em Peniche
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018 - 2019 Trindade (ou: Padre Eterno): Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira do Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018 - 2018 Estudo dos materiais e técnicas aplicadas em papéis perfurados e intervenção num exemplar de bordado com missangas
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2017 - 2018 Estudo de Materiais e Técnicas Aplicadas em Papéis Perfurados e Intervenção Num Exemplar de Bordado com Missangas
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2015 - 2017 Estudo e Tratamento de Conservação e Restauro de um Biombo Oriental em Madeira Policromada
Orientador de Ana Cristina Seco de Morais
Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2016 - 2016 A Matéria da Arte e as Suas Circunstâncias: Estratégias Adaptativas do Pintor Maneirista Diogo Teixeira
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2015 - 2016 Caracterização de Argamassas Históricas do Convento de Cristo - Tomar
Coorientador
Química (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Talha Portuguesa de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca do Noroeste de Portugal
Coorientador
Geociências (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2015 O Tríptico da Vida de Cristo - Estudo e Tratamento de Pintura sobre Madeira da Igreja de São João Baptista, em Tomar, Atribuída À Oficina de Quentin Metsys
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 - 2014 O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação
Coorientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 A Obra de Nuno Gonçalves – Estudo Técnico
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII - XVIII do Convento de Cristo, de Tomar
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2010 - 2010 Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 O pintor Francisco João (act.1563-1595). Materiais e técnicas na pinturas de cavalete em Évora na segunda metade do século XVI
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007 - 2007 A Obra de Nuno Gonçalves - Estudo Técnico
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007 - 2007 Introdução e circulação de novos materiais de pintura em Portugal no Século XIX
Orientador
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2006 - 2006 Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré
Coorientador
Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Colours 2015: Bridging Science with Art
Conferência
Colours 2015: Bridging Science with Art
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
Encontro
III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art
Conferência
GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Seminário
International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 - 2014 O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade
Conferência
O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
Conferência
1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 HMC08 - Historical Mortars Conference
Congresso
HMC08 - Historical Mortars Conference
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2014 O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI Helena Pinheiro de Melo (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 Policromias sobre Alabastro e Suas Propriedades Físico-químicas. Relevo de São Jerónimo Penitente Raquel Saraiva Nogueira Diogo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Licença de Obras de 1924 do Arquivo Municipal do Porto – Casa do Infante: Intervenções de Conservação e Restauro em Desenhos Técnicos, Impressões e Papéis Manuscritos Ivone Oliveira Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Estudo e intervenção de esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio, em Portalegre Sara Catarina Almeida Mariano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro - Estudo comparativo e intervenção de carácter conservativo Maria Margarida Toscano Lopes Dias Manarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de Aveiro Francesca Paba (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Urania: a conservação e restauro de um teatro de marionetas do final do século XIX Cátia Vanessa Seara e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Estudo, conservação e divulgação do espólio cerâmico do Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho Ânia Liberato Chasqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2014 Estudo iconográfico e técnico da faiança de Coimbra Filipa Antunes Formigo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX Sónia Barros dos Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa Ana Isabel Falcão Burmester Cudell Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação Maria Aguiar (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 A Obra de Nuno Gonçalves – estudo técnico José Manuel de Oliveira Mendes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII – XVIII do Convento de Cristo em Tomar, Ana Cristina Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo, Diagnóstico e Conservação das Esculturas em Terracota da Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça João Miguel Reis Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Atmosfera de Baixo Oxigénio Aplicada a Placas Autochrome em Exibição Maria Luísa da Silveira Casella (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo, Montagem e Conservação e Restauro das Esculturas em Terracota Policromada no Espaço de Reserva do Mosteiro de Alcobaça Sónia Patrícia Guedes Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Conservação e Restauro de Cerâmica Arqueológica. Problemáticas - Estudo - Intervenções Mara Fabiana Portela Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Conservação e Restauro de Talha da Igreja de Freixo de Numão Catarina Patrícia Alves Sério (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Intervenção e Estudo Comparativo de Obras de Joaquim Rodrigo - C4, Quintais, Vau 2 e 6H (1952 a 1964) Ana Sofia Moreira Tavares de Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo e Intervenção de Conservação e Restauro de uma Pintura sobre Madeira, do Museu Municipal de Tomar, Representando uma Natureza-Morta Lígia Salgueiro Coutinho Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Conservação e Restauro de uma Trompa em Marfim e Participação no Tratamento de Conservação e Restauro de um Presépio com Maquineta e Trempe Joana Sofia Quaresma Figueiredo Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 A Representação do Anjo Custódio em Portugal - Estudo e Intervenção de uma Escultura em Madeira Policromada Proveniente de Fronteira, Portalegre Ana Cristina Ferreira Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Estudo, Conservação e Restauro e Divulgação da Cerâmica Utilitária, do Século XVI ao Século XVIII, da Região de Tomar Cristina Margarida Salgueiro da Silva Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Intervenção em Espólio Pétreo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha Ana Margarida Alves Ferreira Quinteira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2013 Quinta da Anunciada Velha - Antigo Convento Franciscano: Estudo dos Materiais de Execução e Proposta de Intervenção Adriano José Mendes Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Escultura de madeira policromada - Pietá (Nossa Senhora da Piedade) Sílvia Luís (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Conjunto escultórico em alabastro: seu estudo e intervenção Marta Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 S. Roque: estudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barroca Susana Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Estudo de uma escultura luso-flamenga do século XV-XVI Helena Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Estudo de esculturas do século XV em madeira, representando a Virgem entronizada, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa Melissa Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Da Teoria à Prática: a musealização do património desportivo. intervenções de conservação e restauro na Reserva de Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica Inês Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Moagem A Nabantina - património industrial a conservar e a musealizar Rita Malaca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Conservação e restauro das pinturas "Retrato de Maria Cristina Bordalo Pinheiro" (1922) e "Alegoria à Poesia" (1893), de Columbano Bordalo Pinheiro Sylvie Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Conservação e restauro de pintura de cavalete Sandra Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2012 Inventário e acondicionamento da colecção de bens móveis do conjunto arqueológico de Carmona Joana Madureira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Preservação de Colecções em Contexto de Arquivo - Projecto para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Diana Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Painel D. Nuno Álvares Pereira Ana Sofia Caldeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Nossa Senhora da Assunção (Escultura em Madeira Policromada – Cristo Crucificado (Escultura em Cartapesta) Leonel Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Azulejaria de Fachada de Ovar - Formas e Agentes de Alteração Liliane Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Museu Municipal de Óbidos - Preservação, Conservação e Restauro de Colecções Museológicas Rute Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Caracterização de suportes em papel vegetal Sofia Vargas Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Conservação e restauro de pergaminho Daniela Alves de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 A caixa de relógio de pé alto com pintura de acharoado Ana Isabel Vilas Boas Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Conservação e restauro de escultura policromada Carina Isabel dos Anjos Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 A Anunciação. Estudo e conservação de uma pintura do séc. XVI Ana Rita Calcado Gonçalves Gordo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do centro histórico de Tomar Carolina Ribeiro de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2011 Painel de Azulejos da Quinta Nova Tânia Cláudia Soares e Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2010 Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão Sílvia Falcão (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel Vera Lory (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 Arquivo Pessoal do Arquitecto José Cottinelli Telmo: Intervenção de Conservação em Duas Peças Complementares Ester Pais Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2009 aracterização dos Taninos Usados na Curtimenta Vegetal de Cabedais Europeus dos Séculos XVII a XIX Lina Paula Bento Falcão (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 A Conservation Study of an Eighteen-century Chinese Wallpaper Rita Castro Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização Tânia Alexandra Lima da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca Carolina Barata (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Caracterização de Faianças Arqueológicas dos Séculos XVI e XVII Maria Júlia Sobral da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Gravura Pré-Histórica da Praia do Pedrógão e sua Alteração Anabela Gomes Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Controlo da Poluição em Espaços Museológicos Alice Isabel de Jesus Mosca (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel Aida Maria Rodrigues Pereira Nunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré Maria de Lourdes de Andrade e Pinto de Almeida Crespo Matias (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 Corrosão do Latão em Água do Mar Sintética e Natural Cláudia Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Scientific Reports (2045-2322) Springer Nature
2020 - Atual Minerals (2075-163X) MDPI
2018 - Atual Journal of Raman Spectroscopy (1097-4555) Wiley (John Wiley & Sons)
2016 - Atual Applied Physics A (1432-0630) Springer-Verlag
2011 - Atual Archaeometry (1475-4754) Wiley (Blackwell Publishing)
2010 - Atual Journal of Cultural Heritage (1296-2074) Elsevier
2009 - Atual Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (1572-8943) Springer-Verlag
2005/01/01 - Atual Conservar Património ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
Atual ECR – Estudos de Conservação e Restauro CITAR
Atual International Journal of Conservation Science
Atual Museologia.pt Instituto dos Museus e da Conservação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Comissão de Avaliação dos relatórios finais dos projectos de IC&DT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2013 - Atual Conselho de Coordenação de Avaliação do Pessoal Docente Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008 - 2008 Escrita de um Artigo e Pesquisa e Gestão Bibliográfica em Conservação e Restauro Especialização (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro Especialização (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Pesquisa Bibliográfica em Conservação e Restauro Especialização (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 A Imagem Não Visível: Métodos Laboratoriais de Exame de Pinturas Aperfeiçoamento (Curso médio) ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/03/07 - Atual IIC - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works Fellow