???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Emília da Conceição Figueiredo Martins

Nomes de citação

  • Martins, Emília

Identificadores de autor

Ciência ID
4119-B43E-DA69
ORCID iD
0000-0002-3438-452X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Ciências da Nutrição (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Portugal
"A recetividade dos técnicos de ação/intervenção social a um MOOC em alimentação saudável a baixo custo - um estudo piloto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Pedagógica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cognição e Desempenho no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Psicologia Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cognição e desempenho no ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada por unanimidade com distinção e louvor
1989 - 1993
Concluído
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Validade Preditiva dos índices utilizados no acesso ao ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Acesso ao ensino superior: validade preditiva de índices utilizados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982 - 1987
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
1987
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2009/06/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1994/01/01 - 2009/06/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1988/12/30 - 1994/04/17 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

1996/10/30 - 1999/11/10 Vogal da Direção da ADIV
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1996 - 1998 Vice- Presidente do Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1995/10 - 1997/03 Coordenadora do Pólo de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

1987/09/30 - 1988/12/30 Psicóloga Conselheira de Orientação Escolar e Profissional
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2021/12/31 IncluES+:Diversidade e inclusão no ensino superior
PROJ/IPV/ID&I/0026
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual Quality of life and functional and cognitive abilities in the elderly: from diagnosis to socio-educational intervention strategies
PROJ/CI&DETS/2016/0020
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Emília; Ribeiro, Tatiana; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  2. Martins, Emília; Gonçalves, Diana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Analise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  3. Martins, Emília; Pinto, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía., 2019.
    Publicado
  4. Martins, Emília; Brito, Inês; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Aguiar, Cristina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". 2019.
    Publicado
  5. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Atividade Física em idosos inseridos na comunidade". Trabalho apresentado em AgeingCongress2019, Coimbra, 2019.
    Publicado
  6. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Proposing A Workplace Meditation Model Based On Evidence-Based Programs: An Integrative Review". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.5
  7. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Contributions To Understanding Portuguese Facebook Consumers’ Behavior: Sociodemographics, Lifestyle And Life Satisfaction". Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.19
  8. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Nutritional Status In A Portuguese Sample Of Institutionalized And Non-Institutionalized Elderly". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.25
  9. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Amante, Maria João; Rosado, António; Molina, Jesús. "Characterization Of The Physical Activity Level In Portuguese Elderly". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.24
  10. Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Emotional Dimensions Of Eating Behavior And Quality Of Life In Adolescents/Youth". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.17
  11. Martins, Emília. "Use of Technology-Based Intervention for Program Delivery and Dissemination of Family Evidence-based programs (EBP).". 2017.
  12. Marques, Carla; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. "Crianças e jovens em risco/perigo: contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal". 2016.
  13. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". 2016.
  14. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Instituição, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". 2016.
  15. Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "O Método das Histórias de Vida na Investigação Qualitativa em Psicologia". 2016.
  16. Fernandes, Rosina; Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Comportamento de jovens consumidores: orientações para a educação social na promoção do consumo frugal, ético e sustentável". 2016.
  17. Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. "Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses". 2015.
  18. Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A importância das barreiras metodológicas na investigação no contexto da inclusão das comunidades ciganas na Europa". 2015.
  19. Lopes, Cristina; Quinteiro, Isabel; Matos, Liane; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina. "Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade". 2015.
  20. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazer". 2012.
  21. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta Mediterrânica". 2012.
  22. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "Satisfação com o trabalho em educadores sociais e professores.". 2011.
  23. Xavier, Paula; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A homoparentalidade na perspectiva de estudantes do Ensino Superior". 2011.
  24. Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa. "UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO". 2009.
Artigo em revista
  1. Martins, Emília; Santos, Ana Maria Pratas; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena". Acta Paulista de Enfermagem (2020):
    Acesso aberto • No prelo
  2. Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Food intake, physical activity and quality of life among children and youth". WORK (2020):
    No prelo
  3. Martins, Emília. "Qualitative studies in community health: a systematic review in the elderly population.". The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences. (2017):
    doi.org/10.15405/epsbs.2017.05.9
  4. Martins, Emília. "The impact of cognitive skills and resilience in social education student’s profile.". The european proceedings of social & behavioral sciences (2017):
    org/10.15405/epsbs(2357-1330).2017.9
  5. Martins, Emília. "Student´s perceptions on the personal impact of a social education degree intership.". European proceedings of social & behavioral sciences (2017):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.28
  6. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". (2017): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10372.
    10.29352/mill0202e.05
  7. Martins, Emília. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession.". European proceedings of social & behavioral sciences (2016):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.19
  8. Martins, Emília. "Student´s perceptions of the community impact of a social education degree intership. European proceedings of social & behavioral sciences, 216-223. DOI.". European proceedings of social & behavioral sciences (2016):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.22
  9. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior". A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, exploran (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4060.
  10. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. "Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3505.
  11. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3517.
  12. Carraça, Bruno; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Personality disorders, anxiety and motives make attenders come to docor´s appointments in primary health care attender". Personality disorders (PD) tend to occur with anxiety (Axis I) and also individuals with PD come to primary health care appointments for different motives. In Portugal there is a dearth of literature about personality disorders and comorbility and also motives they make attenders come to doctor. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4046.
  13. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Well-being and physical activity in health young adults". Recent studies show a positive relationship between physical activity and well-being, although mediated by other variables. The most negative self-reported well-being is in the age group of 18-25 years. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4050.
  14. Lopes, Ana Isabel; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Lopes, Ana. "A atividade processual de uma comissão de proteção de crianças e jovens do centro de Portugal". A Convenção dos Direitos da Criança, a Constituição da República Portuguesa e a Lei 147/99 de 1/9 constituem-se como os bordões legais fundamentais que suportam a intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Este estudo centra-se sobre a atividade processual (2011-2014) duma CPCJ do Centro de Portugal. Metodologia: Foram escrutinados, por análise de conteúdo, 107 processos de (2016): http://hdl.handle.net/11067/3503.
  15. Martins,Emília da Conceição Figueiredo; Ferreira,Joaquim Armando Gomes. "Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior". (2011): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100009.
  16. Martins,Emília da Conceição Figueiredo. "Subsídios para o estudo do impacto do ensino superior no pensamento dos alunos: um estudo realizado na universidade de coimbra". O interesse científico pelo impacto do ensino superior no desenvolvimento dos estudantes afirma-se, progressivamente, quer pela acessibilidade da população alvo, quer pela importância atribuída àquele contexto no desenvolvimento do jovem adulto/adulto emergente. O estudo transversal aqui apresentado sobre o impacto da frequência do ensino superior no pensamento pós-formal, em alunos da Universidad (2010): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200008.
  17. Emília Martins; Maria João Amante; Francisco Mendes; Teresa Oliveira; Rosina Fernandes. "IMPACTO COGNITIVO DO ENSINO SUPERIOR". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2009): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832323049.
Capítulo de livro
  1. Martins, Emília. "Nutrição". In Guia da Pessoa Idosa do Concelho de Viseu, 36-37. Viseu, Portugal: Câmara Municipal de Viseu, 2019.
    Publicado
  2. Martins, Emília; Albuquerque, Eulália; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores". In Olhares sobre a Educação VII, 159-171. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  3. Martins, Emília; Pimenta, Neuza; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores". In Olhares sobre a Educação VII, 116-126. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  4. Martins, Emília; Almeida, Luís Filipe Coronha de; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e satisfação com os serviços de intervenção precoce em famílias de crianças com necessidades educativas especiais". In Olhares sobre a Educação, editado por Figueiredo, Maria; Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara. Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, 2018.
    Publicado
  5. Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Martins, Emília. "Bem-estar subjetivo e trabalho: relevância da satisfação, sucesso e longevidade laborais". In Psicologia do Trabalho e das Organizações: Contributos, 197-208. Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2016.
    Publicado • 10.17990/Axi/2016_9789726972556_197
Edição de livro
  1. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana. Modelos e projetos de inclusão social. Escola Superior de Educação de Viseu. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Figueiredo, Ricardo Manuel Lopes. "Os benefícios do Boccia na incapacidade associada ao processo de envelhecimento". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6032.
  2. Silvestre, Vilma Manuela de Albuquerque. "Vinculação aos Pais e aos Pares, Memórias de Vergonha e Comportamento Antissocial na Adolescência". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6172.
  3. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos. "Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do País". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6056.
  4. Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida. "Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/4917.
  5. Inês Cardoso Garcia. "Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5315.
  6. Pinto, Ana Filipa de melo. "Musicoterapia e competências de comunicação na síndrome de Dravet : uma investigação-ação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5351.
  7. Batista, Vanessa Alexandra Correia. "Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4907.
  8. Simões, Maria Salomé de Almeida. "Formação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4908.
  9. Oliveira, Liliana Gomes. "Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4493.
  10. Ferreira, Cristina Isabel Marques. "Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4495.
  11. Ferreira, Joana Isabel Dias. "Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4508.
  12. Almeida, Luís Filipe Coronha de. "Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4519.
  13. Sousa, Joana Raquel Martins. "O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2955.
  14. Martins, Carla Sofia Sousa. "Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2954.
  15. Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da. "Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3121.
  16. Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de. "Bullying nos espaços escolares". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2975.
  17. Neves, Susana Raquel Martins. "A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2957.
  18. Lázaro, Raquel Maria Henriques. "Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2304.
  19. Páscoa, Dina Maria Pina. "Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3320.
  20. Rei, Ana Patrícia Afonso; Martins, Emília orient.. "Institucionalização de crianças/jovens : obstáculos à desinstitucionalização na perspetiva dos profissionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1841.
  21. Ferreira, Clara Sofia Morgado; Martins, Emília, orient.. "Mediação familiar : a perspetiva dos mediadores familiares". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1881.
  22. Oliveira, Susana Maria dos Remédios; Martins, Emília orient.; Magalhães, Cátia coorient.. "Intervenção na promoção da saúde mental : um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1817.
  23. Pedro, Ana Luísa Morgado Vaz. "Filhos do divórcio : "quando os meus pais se divorciaram"". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1871.
  24. Marques, Ana Cláudia Oliveira. "Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1830.
  25. Martins, Emília da Conceição Figueiredo. "Cognição e desempenho no ensino superior". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/1024.

Outros

Outra produção
  1. Martins, Emília; Silvestre, Vilma; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2020. Comportamento antissocial, memórias de vergonha e tempo de institucionalização em adolescentes em Comunidade Terapêutica.. Comunicação oral apresentada no 4rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 7th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Lisboa, Portugal..
  2. Martins, Emília; Oliveira, Sara; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. 2020. Perceções dos profissionais de acolhimento residencial sobre promoção de autonomia em jovens institucionalizados.. Comunicação oral apresentada no 4rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 7th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Lisboa, Portugal..
  3. Martins, Emília; Ribeiro, Tatiana; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2019. Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha..
  4. Martins, Emília; Gonçalves, Diana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2019. Analise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados.. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha..
  5. Martins, Emília; Pinto, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2019. Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso.. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha..
  6. Martins, Emília; Brito, Inês; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Aguiar, Cristina. 2019. Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso.. Comunicação oral apresentada no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, Portugal..
  7. Martins, Emília; Pratas, Ana; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2019. Educação Parental numa Amostra de Pais da Região Centro: uma Investigação-Ação. Comunicação oral apresentada no e I International Congress Quality of Life, Citizenship and Mental Health and the V Congress of Health Education, Viseu, Portugal.
  8. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2019. Atividade Física em idosos inseridos na comunidade. Comunicação oral apresentada no AGEINGCONGRESS 2019, I Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social e II Congresso Internacional sobre Envelhecimento, Coimbra, Portugal..
  9. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2019. The emergence of Human Resources Marketing framework: How Internal Marketing approach is changing organizational happiness interventions.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal..
  10. Martins, Emília; Peres, Ana Rita; Aguiar, Patrícia; Mendes, Teresa; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia. 2019. Myths, drug consumption and sport practice in adolescents: A research-action.. Comunicação oral apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal..
  11. Martins, Emília; Peres, Ana Rita; Aguiar, Patrícia; Mendes, Teresa; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia. 2019. Impact of Social and Personal Skills Training program in the consumption of drugs among adolescents.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal..
  12. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Rosado, António; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia. 2019. Motivation for the practice of physical activity in adult gym clients.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal..
  13. Martins, Emília. 2019. Dimensões psicológicas do comportamento alimentar no sucesso das intervenções nutricionais no desporto.. Comunicação oral apresentada no I Seminário de Nutrição, Maximização do Rendimento e Composição Corporal, Viseu, Portugal..
  14. Martins, Emília; Albuquerque, Eulália; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2019. Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores.. Comunicação em poster apresentada no Olhares sobre a Educação VII, Viseu, Portugal..
  15. Martins, Emília; Pimenta, Neuza; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2019. Bullying homofóbico em jovens.. Comunicação em poster apresentada no Olhares sobre a Educação VII, Viseu, Portugal..
  16. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2019. Prática de Atividade Física em adultos da região centro de Portugal inseridos na comunidade.. Comunicação em poster apresentada no “4º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde”, Viseu, Portugal..
  17. Martins, Emília; Coelho, F.; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2018. Níveis de atividade física de estudantes do ensino superior da região centro de portugal. Comunicação apresentada em 2.º Fórum REDESPP - DESPORTO (2018, novembro), Leiria, Portugal..
  18. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2018. Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, Portugal.. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology (2018, july), Viseu, Portugal..
  19. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2018. Contributions to understanding Portuguese Facebook consumer’s behavior:lifestyle and life satisfaction. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, (2018, July), iseu, Portugal..
  20. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2018. Nutritional status in a Portuguese sample of institutionalized and noninstitutionalized elderly.. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology (2018, July), Viseu, Portugal..
  21. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Amante, Maria João; Molina, Jesús. 2018. Characterization of the Physical Activity Level (PAL) in Portuguese Elderly.. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology (2018, July), Viseu, Portugal..
  22. Martins, Emília; Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2018. Emotional dimensions of eating behavior and quality of life in adolescents/youth. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology (2018), Viseu, Portugal..
  23. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Rosado, António; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina. 2018. Assessment of motivation for physical activity in gym clients through PALMS. Poster presented at icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology (2018, May), Bucarest, Romania..
  24. Martins, Emília. 2018. Eating habits, physical activity and quality of life in children/youth: gender issues. Poster presented at icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology (2018, May). Bucarest, Romania..
  25. Martins, Emília; Almeida, Luís Filipe Coronha de; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. 2018. Bem-estar subjetivo e satisfação com os serviços de intervenção precoce em famílias de crianças com necessidades educativas especiais. Poster presented at Olhares sobre a Educação, Viseu (2018, abril), Portugal..
  26. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. 2018. Contributions to understanding Portuguese Facebook consumer’s behaviour: lifestyle and life satisfaction. Facebook (FB), founded in 2004, is the most popular social networking site with more than 751 million users. Nevertheless, its relationship to lifestyle and satisfaction has only recently begun to be investigated. To analyze FB users’ routines and understand its relationship with sociodemographic variables, such as lifestyle and satisfaction with life, a non-experimental study was undertaken. An o. http://hdl.handle.net/10400.19/5407.
    Araújo, P., Fernandes, R., Martins, E., & Mendes, F. (2018). Contributions to understanding Portuguese Facebook consumer’s behaviour: lifestyle and life satisfaction. The European Proceedings of Social & Behavioural Science, XLVIII, 173-183. doi:https://d
  27. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Rosado, António; Molina, Jesús. 2018. Characterization of the Physical Activity Level (PAL) in Portuguese Elderly. The positive impact of physical activity on the elderly is so relevant that WHO (2016) encourages it and sets out global recommendations for its practice. This paper describes a non-experimental study with 202 participants, with a mean age of 81.76 ± 7.47 years, of which 70.3% are female. 20.7% live with a spouse and 5.2% with their sons/daughters. The vast majority of participants (92.1%) has dif. http://hdl.handle.net/10400.19/5409.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.24
  28. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. 2018. Nutritional status in a portuguese sample of institutionalized and non-institutionalized elderly. Elderly institutionalization implies changes in the daily life with an impact on nutritional status. It is important to evaluate this impact in order to prevent malnutrition among the elderly. This ex-post facto study aims to evaluate the impact of the institutionalization in the elderly nutrition and health, as well as the influence of sociodemographic variables. Additionally, we intend to reflec. http://hdl.handle.net/10400.19/5408.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.25
  29. Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Martins, Emília; Fernanda, Martins; Mendes, Francisco. 2018. Emotional dimensions of eating behavior and quality of life in adolescents/youth. The importance of eating behavior (EB) in quality of life is unquestionable. Hence, it will be interesting to identify the individual factors related to the emotional dimensions that influence the EB. This nonexperimental study aims to assess the relationship between eating behavior and the quality of life in adolescents and youth, namely the impact of the three eating emotional dimensions (restri. http://hdl.handle.net/10400.19/5406.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.17
  30. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. 2018. Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. Workplace Meditation (WM) practices, focusing on ameliorating occupational-stress, are becoming increasingly popular in organizations. Nevertheless, scientific research is scarce and effective evidence-based programs (EBP) to replicate are hard to find. In this sense, the purpose of this study was to perform a systematic review on WM EBP and to propose a model for interventions using meditation in. http://hdl.handle.net/10400.19/5404.
    Araújo, P., Fernandes, R., Martins, E., & Mendes, F. (2018). Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. The European Proceedings of Social & Behavioural Science, XLVIII, 45-54. doi:https://dx.doi.org/10
  31. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. 2017. Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses. A literatura evidencia o papel da capacidade de regulação emocional no ajustamento e bem-estar dos indivíduos, i.e., para facilitar a ação nas diferentes situações de vida, de modo adaptativo. Há referências a que crianças e adolescentes institucionalizados mostram falhas na capacidade de regulação emocional que radicam na relação com os progenitores, sobretudo em situações de maus tratos. Analiso. http://hdl.handle.net/11067/3505.
  32. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. 2017. Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas. ResumoA crescente valorização do envelhecimento como experiência positiva conduziu à investigação de fatores de qualidade de vida nas pessoas idosas, de onde se destacam o bem-estar subjetivo (BES) e a atividade física (AF). Propomo-nos caracterizar e contrastar níveis de BES e AF, em pessoas idosas portuguesas, em função da idade e género. Recorreu-se a uma amostra de conveniência, com 240 sujeit. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10372.
  33. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. 2017. Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses. A coparentalidade positiva encoraja a criatividade, curiosidade e autoconfiança nas crianças/jovens, promovendo, concomitantemente, um desenvolvimento global ajustado, modelado por adultos que valorizam e respeitam as especificidades e interesses dos seus filhos (Dadam, 2011). No entanto, algumas situações da vida familiar (máxime o divórcio) podem resultar em comportamentos menos ajustados por pa. http://hdl.handle.net/11067/3517.
  34. Marques, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. 2017. Crianças e jovens em risco/perigo : contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal. A promoção e proteção das crianças em risco funda-se na dignidade da pessoa humana que, no nosso ordenamento jurídico, tem consagração constitucional (art.º 1.º CRP) e na lei ordinária, em especial, na Lei 147/99, de 1/9. Na comunidade internacional esta problemática está vazada na Convenção sobre os Direitos da Criança. É objetivo deste trabalho descrever/compreender as situações de perigo da cri. http://hdl.handle.net/11067/3506.
  35. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. 2016. Success factors in food education research and intervention programs/projects with school aged children. In school age years, an adequate diet is a determining factor for health promotion, preventing diseases associated with poor diet habits, such as obesity, one of the main challenges of public health in the 21st century. In this sense, WHO elects eficient food education (FE) programs, whose success is attributed to changes in the school environment that include curriculum, longterm intervention and. http://hdl.handle.net/10400.19/4042.
  36. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia. 2016. Risk of malnutrition in a sample of community-dwelling elderly. Portuguese studies evidence situations of malnutrition risk among the elderly, with negative implications for the aging process. It’s important to increase the diagnosis and to identify variables that may mediate the process, in order to sustain socioeducational interventions.. http://hdl.handle.net/10400.19/4047.
  37. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. 2016. Physical activity and health state selfperception by portuguese adults. According to the World Health Organization (2015) [1], physical activity translates into significant health benefits and the lack of its practice constitutes a fundamental risk factor in non-transmitted diseases. Objectives: to determine physical activity levels in adults that go (N = 150) or do not go (N = 206) to a gym and relate them with health self-perception (from mediocre to very good).. http://hdl.handle.net/10400.19/4048.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  38. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. 2016. Being a vegetarian: A systematic review on the effects of vegetarianism on mental health. Vegetarianism is becoming an increasingly popular choice which can be deined as a belief or practice of eating foods obtained mostly from the vegetable kingdom. Most research focus on physical health and there is a dearth of literature about its effects on mental health.. http://hdl.handle.net/10400.19/4049.
  39. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. 2016. Mediterranean diet, Health and life quality among portuguese children. The Chronic Diseases Global Action Plan 2013-2020, from WHO (2013) [1], denotes the relevance of urgent implementation of strategies promoting a healthy diet. The Mediterranean Diet (MD), recognized in 2013 by UNESCO as Humanity Immaterial Cultural Heritage, is increasingly considered in the literature as a fundamental eating pattern in the prevention of non-transmittable diseases and with a posit. http://hdl.handle.net/10400.19/4058.
  40. Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Alves, Ana Berta; Carraça, Bruno. 2016. Parenting evidence-based programs (EBP): A study with Portuguese parents. It is apparent that improving parent and child relations should be a major goal of any parental EBP. In other words, parents who care and support their children and have a good relationship and involvement are more willing to invest time in monitoring and supervision them and communicating their expectations that their children.. http://hdl.handle.net/10400.19/4044.
  41. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. 2014. A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação. Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público- alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do rec. http://hdl.handle.net/10400.22/10166.
  42. Martins, Emília; Ferreira, Joaquim. 2011. Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior. O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos. http://hdl.handle.net/10400.19/4017.
  43. Martins, Emília da Conceição Figueiredo; Ferreira, Joaquim Armando Gomes. 2011. COGNITIVE DEVELOPMENT, REASONING, AND ACHIEVEMENT IN COLLEGE STUDENTS. In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3046.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 Formação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Bullying nos espaços escolares Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013 Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Ordem dos Psicólogos