???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marco Brescia

Nomes de citação

  • Brescia, Marco

Identificadores de autor

Ciência ID
4117-23E5-6575
ORCID iD
0000-0002-5789-4493

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Catalão Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/04/01 - 2018/12/31
Concluído
ARQUITETURA SONORA DOS ÓRGÃOS SÊXTUPLOS DA BASÍLICA DE MAFRA À LUZ DE SEU CONTEXTO ARTÍSTICO, LITÚRGICO, POLÍTICO E SOCIAL (Pós-doutoramento)
Especialização em Musicologia histórica
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Não se aplica
2014
Concluído
Formación continuada - Órgano Histórico (Postgraduate Certificate)
Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2013
Concluído
Doctorat en Musicologie (Docteur)
Association Sorbonne Université, França
"L'école Echevarría en Galice et son rayonnement au Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mention très honorable à l'unanimité
2013
Concluído
Master interuniversitario de interpretación de la Música Antigua - especialidad de órgano histórico (Master Universitario)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
"Quis audivit unquam tale - Modos de registrar en España y en Portugal en el siglo XVIII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Matrícula de honor
2009
Concluído
Master de recherche (Master)
Association Sorbonne Université, França
"Catalogue des Orgues Baroques au Brésil: Architecture et Décoration" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mention Très Bien
2000
Concluído
Arquitectura e Urbanismo (Bachelor)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
"Revitalização do Largo do Rosário e Projecto para o Museu de Arte Sacra da Irmandade de N. S. do Rosário de Sabará" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/09 - 2013/09 L'école Echevarría en Galice et son rayonnement au Portugal
SFRH / BD / 62286 / 2009
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2024/08/31 Music in concertato style from the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto 1764-1834
2022.01889.PTDC
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014/04/01 - 2018/12/31 ARQUITETURA SONORA DOS ÓRGÃOS SÊXTUPLOS DA BASÍLICA DE MAFRA Á LUZ DE SEU CONTEXTO ARTÍSTICO, LITÚRGICO, POLÍTICO E SOCIAL
SFRH/BPD/95084/2013
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2013/09/30 A ORGANARIA NA GALIZA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVIII E SUA CONSEQUENTE EXPANSÃO A PORTUGAL E AMÉRICA PORTUGUESA
SFRH/BD/62286/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brescia, Marco. "A Organaria na Galiza no século XVIII e a sua expansão a Portugal". Trabalho apresentado em A Organaria na Galiza no século XVIII e a sua expansão a Portugal, Mafra, 2019.
    Publicado
  2. Marco Brescia. "Órgano Almeida e Silva / Lobo de Mesquita de Diamantina (1787)". 2019.
  3. Brescia, Marco. "Arquitetura sonora dos órgãos sêxtuplos de Mafra à luz do seu contexto artístico, litúrgico, político e social". 2018.
  4. Brescia, Marco. "Órgano Almeida e Silva / Lobo de Mesquita de Diamantina (1787): la restitución de un legado histórico y artístico". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional Órgano Hispano, Santiago de Compostela, 2017.
    Publicado
  5. Marco Brescia. "Simetría visual y sonora de los antiguos órganos de El Escorial". 2016.
  6. "QUIS AUDIVIT UNQUAM TALE / QUIS VIDIT HUIC SIMILE: arquitetura sonora do órgão ibérico no século XVIII". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional "O Órgão Histórico em Portugal" (Mafra, December 4-6, 2015), Mafra, 2015.
    Publicado
  7. Brescia, Marco; João Vaz. "Considerações sobre a criação de uma política de salvaguarda do património de órgãos históricos em Portugal". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional "O Órgão Histórico em Portugal" (Mafra, December 4-6, 2015), Mafra, 2015.
    Publicado
  8. Marco Brescia. "Adriano Banchieri: origen de la devoción y de las acepciones iconográficas de Santa Cecilia y sus representaciones en cajas de órgano en el mundo luso-brasileño". 2011.
Artigo em revista
  1. Marco Brescia. "Manuel de Sá Couto, o “Lagoncinha” (1768-1837), expoente da organaria histórica portuguesa". RHINOCERVS: Cinema Dança (2022): Vol. 1 N.º 1 (2022)-Vol. 1 N.º 1 (2022). https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/473.
    10.34629/RCDMT.VOL.1.N.1.PP87-102
  2. Marco Brescia. "Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX)". Revista Música Hodie (2022): https://doi.org/10.5216/mh.v22.71262.
    10.5216/mh.v22.71262
  3. Brescia, Marco. "Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX)". (2022): http://hdl.handle.net/10362/150286.
    https://doi.org/10.5216/mh.v22.71262
  4. Marco Brescia. "Quis audivit unquam tale / Quis vidit huic simile". Boletim Cultural 2.a s{\'e (2019): 107-125. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/41e20f46-e051-477f-a037-243428213da4.
  5. Marco Brescia. "A organaria na Galiza no século XVIII e a sua expansão a Portugal". Boletim Cultural 2018 / 201 2.a s{\'e (2019): 127-147. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2b2d53cd-d52f-4c9f-bc75-2ecf3dbc5ef8.
  6. Brescia, Marco. "Simão Fernandes Coutinho (¿? – Oporto, 1797): un organero gallego en el Norte de Portugal, y el órgano histórico de Tiradentes, Minas Gerais, Brasil". Neuma - Revista de Música y Docencia Musical Ano 9 1 (2016): 72-97. https://neuma.utalca.cl/wp-content/uploads/2016/08/Marcio-Brescia.pdf.
    Publicado
  7. Marco Brescia. "Simão Fernandes Coutinho (¿? – Oporto, 1797)". Neuma - Revista de Música y Docencia Musical IX 1 (2016): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/8ef7a533-db7e-49ad-9713-25298d568ab5.
  8. Brescia, Marco. "O órgão Almeida e Silva/Lobo de Mesquita do Carmo de Diamantina (1787): exaltação à Fé e à Fortaleza Humana". Koinonia: Revista de Teología y Cultura 4 1 (2014): 13-50.
    Publicado
  9. Marco Brescia. "O órgão Almeida e Silva/Lobo de Mesquita do Carmo de Diamantina (1787): exaltação à Fé e à Fortaleza humana". Koinonia – Revista de Teologia e Cultura V NA (2013): 1-10. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e3c730f7-730c-4877-82ca-f211b70511d0.
  10. Marco Brescia. "Órgãos e organeiros da Real e Imperial Capela do Rio de Janeiro: de António José de Araújo a Pierre Guigon". Revista Ictus 1 12 (2011): 62-98. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/0261fbc1-abf8-4cd4-85b4-e9079a03c871.
  11. Brescia, Marco. "Órgãos e organeiros da Real e Imperial Capela do Rio de Janeiro". Revista Ictus 12 1 (2011): 62-99. https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34369/19864.
  12. Brescia, Marco. "Difusão e aclimatação do órgão ibérico na América Portuguesa entre os séculos XVI e XVIII". REM – Revista Electrônica de Musicologia 15 (2010): http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv14/08/difusao_e_aclimatacao.htm.
Capítulo de livro
  1. Brescia, Marco. "Simetria visual e sonora dos órgãos Sebastiam Ciais Ferraz de Acunha / António José dos Santos da Igreja dos Clérigos do Porto (1779/1864)". In Clerigus, 400-405. Porto, Portugal: Irmandade dos Clérigos, 2019.
    Publicado
  2. Marco Brescia. "Simetria visual e sonora dos órgãos Sebastiam Ciais Ferraz de Acunha / António José dos Santos da Igreja dos Clérigos do Porto (1779/1864)". editado por Am{\'e, 420-425. Irmandade dos Cl{\'e, 2019.
  3. Brescia, Marco. "Simetría visual y sonora de los antiguos órganos de El Escorial: arquitectura sonora o el sonido de una arquitectura?". In Musicología en el siglo XXI. Nuevos retos, nuevos enfoques, 167-184. Madrid, Espanha: Sociedade Española de Musicología, 2018.
    Publicado
  4. Marco Brescia. "Simetría visual y sonora de los antiguos órganos de El Escorial". In arquitectura sonora o el sonido de una arquitectura?, editado por Bego{\~n, 167-184. SEdeM - Sociedad Espa{\~n, 2018.
  5. Brescia, Marco. "Manoel Lourenço da Conceição e os órgãos da Sé do Porto: rumo à plena afirmação do órgão ibérico em Portugal". Portugal, 2017.
  6. Marco Brescia. "Simetria visual e sonora do órgão ibérico em Portugal". In o pioneirismo da Sé do Porto, 43-52. Cabido Portucalense | Letras e Coisas, 2017.
  7. Marco Brescia. "Manoel Lourenço da Conceição e os órgãos da Sé do Porto". In rumo à plena afirmação do órgão ibérico em Portugal, 53-67. Cabido Portucalense | Letras e Coisas, 2017.
  8. Marco Brescia. "El órgano Almeida e Silva/Lobo de Mesquita de Diamantina (1782-1787): ingenio autóctono en el ultramar lusitano". editado por L{\'o, 241-253. Andavira Editora, 2014.
  9. Marco Brescia. "Manuel de la Viña, maestro de órganos vecino de Salamanca: eslabón entre la escuela echevarría y la organería desarrollada en el noroeste de la península en la primera mitad del siglo XVIII". editado por Mar{\'i, 2377-2394. SEdeM - Sociedad Espa{\~n, 2014.
  10. Brescia, Marco. "El órgano Almeida e Silva/Lobo de Mesquita de Diamantina (1782-1787): ingenio autóctono en el ultramar lusitano". In Barroco Iberoamericano: identidades culturales de un imperio, 241-253. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2013.
    Publicado
  11. Brescia, Marco. "Manuel de la Viña, maestro de órganos vecino de Salamanca eslabón entre la escuela Echevarría y la organería desarrollada en el Noroeste de la Península en la primera mitad del siglo XVIII". In Musicología global, musicología local, 2377-2394. Madrid, Espanha: Sociedad Española de Musicología, 2013.
    Publicado
  12. Marco Brescia. "El Libro de órgano de Melchor Lopez (1781) – edición crítica". 660-674. Tagus-Atlanticus Associa{\c c, 2012.
Edição de livro
  1. Brescia, Marco. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Portugal. 2016.
  2. Brescia, Marco. Actas do II Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2014.
  3. Brescia, Marco. Actas do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2012.
Livro
  1. Fonseca, Fernando Taveira da; Antunes, José; Vaquinhas, Irene; Vargues, Isabel Nobre; Torgal, Luís Reis. Órgão José Joaquim da Fonseca (c. 1863) e a Organaria Histórica Portuguesa / Organ José Joaquim da Fonseca (c. 1863) and the Portuguese Historic Organ-making. Lisboa, Portugal: Castelpor. 2020.
    Publicado
  2. Brescia, Marco Aurélio; Brescia, Rosana Marreco. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos (Sevilla, 10-11 March 2016). Tagus-Atlanticus Associação Cultural. 2016.
  3. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos (Sevilla, 10-11 March 2016). Tagus-Atlanticus Associa{\c c. 2016.
  4. Rosana Marreco Brescia; Marco Brescia. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos (Oporto, 26-27 February, 2014). CESEM / Tagus-Atlanticus Associa{\c c. 2014.
  5. Brescia, Marco. Libro de órgano de Melchor López (1781). Espanha. 2011.
Relatório
  1. Marco Brescia. 2018. Relatório de intervenção de conservação e restauro realizada no realejo histórico (c. 1819-1822) do Mosteiro de Santo Tirso. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/bcdf3c44-8ecb-4b28-8bb7-f450c5629a8b.
  2. Brescia, Marco. 2018. Relatório de intervenção de conservação e restauro realizada no realejo histórico (c. 1819-1822) do Mosteiro de Santo Tirso. http://hdl.handle.net/10362/63126.
  3. Brescia, Marco. 2014. Relatório final acerca do restauro do órgão de Diamantina (1782-1787), PRONAC 062802, Ministério da Cultura (BRA).
  4. Marco Brescia. 2014. Relatório final acerca do restauro do órgão histórico de Diamantina (1782-87) (Brasília, Ministério da Cultura, Projecto de restauro do órgão Almeida e Silva/Lobo de Mesquita, PRONAC 062802, 2014). https://novaresearch.unl.pt/en/publications/d5dc1ded-8c08-44df-9b23-2435354469ab.
Resumo em conferência
  1. Marco Brescia. "Arquitetura sonora dos órgãos sêxtuplos de Mafra à luz do seu contexto artístico, litúrgico, político e social". 2018.
Tese / Dissertação
  1. "Quis audivit unquam tale: Modos de registrar el órgano en España y Portugal en el siglo XVIII". Mestrado, Universitat Autònoma de Barcelona, 2013. https://www.academia.edu/7757148/Marco_Brescia_Quis_audivit_unquam_tale_Modos_de_registrar_el_%C3%B3rgano_en_Espa%C3%B1a_y_Portugal_en_el_siglo_XVIII_Barcelona_ESMUC_UAB_M%C3%A1ster_Interuniversitario_de_Interpretaci%C3%B3n_de_la_M%C3%BAsica_Antigua_%C3%9.
  2. Brescia, Marco Aurelio. "L'école echevarría en Galice et son rayonnement au Portugal". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/52148.
  3. Brescia, Marco Aurelio. "L’ecole echevarría en Galice et son rayonnement au Portugal". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/52148.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Brescia, Marco; Paraty (Produtor). 2020. "CD Zipoli in Diamantina: Complete organ works". In Zipoli in Diamantina: Complete organ works, PIAS / Harmonia Mundi.
  2. Brescia, Marco; Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano; Luciano Botelho; Castelpor (Produtor). 2020. "CD Sacred Belcanto". In Sacred Belcanto.
  3. Brescia, Marco; Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano; Arkhé Music (Produtor). 2016. "CD Angels and Mermaids: religious music in Oporto and Santiago de Compostela (18th/19th century)". In CD Angels and Mermaids: religious music in Oporto and Santiago de Compostela (18th/19th century), Launch Music International (UK).
Interpretação musical
  1. Camille Saint-Saëns: Une nuit à Lisbonne, recital de piano no enquadramento da exposição temporária "Recordações de Camille Saint-Saëns (1835-1921): Músico e Homem". 2022.
    Instrumentista
  2. Marco Brescia; Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano. In festo Beatae Mariae Viriginis Lauretanea, recital de canto e órgão, Concerti Spirituali, Lugano (CHE). 2021.
    Instrumentista
  3. Recital de órgão, Asamkirche Maria de Victoria, Ingolstadt (DEU). 2021.
    Instrumentista
  4. Recital de Órgão, Liebfrauenmünster, Ingolstadt (DEU). 2021.
    Instrumentista
  5. Musica organistica portoghese d'ispirazione italiana a cavallo dei secoli XVIII e XIX, recital de órgão, Autunno Organistico nel Lodigiano, (ITA). 2021.
    Instrumentista
  6. Marco Brescia; Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano. Désir de l'Orient: oeuvres de Camille Saint-Saëns et Georges Bizet, recital de canto e piano, Les Concerts Vaudois (CHE). 2021.
    Instrumentista
  7. Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano. O Canto da Terra: homenagem a Heitor Villa-Lobos, recital de canto e piano, VI Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG (BRA). 2020.
    Instrumentista
  8. Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano. Il Pianto della Madonna, recital de canto e cravo, XXXI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (BRA). 2020.
    Instrumentista
  9. L'organo in Europa Meridionale nella prima metà dell'Ottocento, recital de órgão, Settimana Organistica Internazionale di Piacenza (ITA). 2020.
    Instrumentista
  10. Saint-Saëns: les sept Improvisations pour l'orgue, recital de órgão, Landsberger Orgel Sommer (DEU). 2020.
    Instrumentista
  11. O caminho para Monteverdi, recital de canto e órgão, Festival de Órgão da Madeira (PRT). 2019.
    Instrumentista
  12. Marco Brescia; Andrea Macinanti; José Luis González Uriol. Pablo Bruna y sus contemporaneos europeos en el IV centenario de su nascimiento, recital de órgão, Festival Internacional de Música Antigua de Daroca (ESP). 2019.
    Instrumentista
  13. En torno al libro de órgano de Melchor López (1781), recital de órgão, Festival Espazos Sonoros (ESP). 2014.
    Instrumentista
Programa de rádio / tv
  1. Rosana Orsini Marreco Brescia, soprano; Joel Cleto, autor / apresentador. 2020. "Programa Especial de Natal". Os Caminhos da História - Porto Canal (PRT). Porto Canal.

Outros

Outra produção
  1. Zipoli in Diamantina. Complete organ works. 2020. Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/37c3ba5e-b2c8-459e-ba80-dfff77770314.
  2. Sacred Belcanto. Historic organ José Joaquim da Fonseca (c. 1863). 2020. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia; Luciano Botelho. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/04ea4d22-f2f9-4a87-a4e6-0f61e2396651.
  3. Musica del Primo Seicento italiano per Soprano e Organo. 2018. Rosana Marreco Brescia; Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/54ef076a-1292-4b14-8d2a-2993a31950c3.
  4. Giovanni Battista Pergolesi. Stabat Mater. 2018. Rosana Marreco Brescia; Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/15a4f535-35c0-42ab-8a29-aff574c3aa37.
  5. Double organs in the Iberian Peninsula and the organs of the Clérigos Church of Oporto. 2016. Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/efcf6e9b-5dc5-464b-a08f-9621a2a548ee.
  6. Libro de órgano de Melchor López (1781) – edición crítica.. 2011. Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/41570ca9-e351-462b-8f63-08063bdc9f69.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/08/25 O órgano colonial e as relacións musicais co alén mar Festival C: de de lugares e órganos, música e outras paisaxes de Compostela
Museo do Pobo Galego (Santiago de Compostela, Espanha)
2021/06/10 A simetria visual e sonora dos órgãos da Igreja dos Clérigos Passo a Passo: Encontros com história, n. 8
Irmandade dos Clérigos do Porto (Porto, Portugal)
2019/11/14 ETIAM MONIALIBUS PERMITTITUR ORGANUM: as freiras organistas e os órgãos do antigo Convento de Santa Clara do Porto entre os séculos XVIII e XIX¿ ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música
Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/07/07 Organ music at the Cathedral of Santiago de Compostela (18th and 19th centuries): repertoire, instruments and musical practice Agency and Identity in Music – IMS Intercongressional Symposium
Lucerne University of Applied Sciences and Arts – School of Music (Lucerna, Suiça)
2016/11/16 Simetría visual y sonora de los antiguos órganos de El Escorial: ¿arquitectura sonora o el sonido de una arquitectura? IX Congreso Nacional de la Sociedad Española de Musicología, SEdeM Musicología en el siglo XXI: nuevos retos, nuevos enfoques
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2014/10/12 As Varias mezclas que se pueden hacer con los registros repartidos en los tres teclados del órgano [del Evangelio de la Catedral de Segovia] (c. 1770) à luz do repertório organístico com registação original temporal e/ou esteticamente coetâneo em Portugal e Espanha III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2013/04/25 La nueva composición del órgano de la Catedral Nueva de Salamanca, in Cornu Epistolae (1700-1702): punto de llegada y de expansión de la actividad de Manuel de la Viña Congreso Internacional De Fortis a Magna: 500 años de historia
Catedral de Salamanca / Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2012/09/06 Manuel de la Viña, maestro de órganos vecino de Salamanca: eslabón entre la escuela echevarría y la organería desarrollada en el Noroeste de la Península en la primera mitad del siglo XVIII VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicología
Universidad de La Rioja (Logroño, Espanha)
2012/07/01 Il fenomeno della collocazione simmetrica di organi gemelli nelle chiese portoghesi del Settecento: a cavallo tra l'organaria italiana e iberica 19th International Musicological Society Congress
Parco della Musica (Roma, Itália)
2011/07 Adriano Banchieri: origen de la devoción y de las acepciones iconográficas de Santa Cecilia y sus representaciones en cajas de órgano en el mundo luso-brasileño 13th International RIdIM Conference and 1st Brazilian Conference on Music Iconography
Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil)
2010/06/30 Organ making in Galicia at the beginning of the 18th century and its expansion to Portugal and Portuguese America 14th Biennial International Conference on Baroque Music
Queen's University (Belfast, Irlanda)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/11/06 - Atual Diretor artístico - Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (2015/10/06)
Festival (Outra)
2015/12/04 - 2015/12/06 Simpósio Internacional O Órgão Histórico em Portugal (2015/12/04 - 2015/12/06)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/12/04 - 2015/12/06 Simpósio Internacional O Órgão Histórico em Portugal (2015/12/04 - 2015/12/06)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/09/22 Preservação e valorização do órgão de tubos da Igreja de Santa Catarina em Lisboa
Arguente
Ilda Margarida Santos Nunes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018/06/27 Os orgãos históricos dos Açores (1788-1892): construtores, caraterísticas e repertório
Arguente
Maria Isabel Albergaria Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/03/24 Estudo histórico e organológico em torno do órgão de tubos de Laranjeiras (SE)
Orientador
Thais Fernanda Vicente Rabelo (Mestrado)
Universidade Federal da Bahia, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/08/23 - 2021/08/26 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO: Iconografia da cultura musical e(m) seus espaços de apresentação/representação Universidade Federal da Bahia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/04/16 - Atual Coordenador-adjunto do Grupo de Música no Período Moderno
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10/10 - 2020/10/11 II Concurso Nacional de Órgano Francisco Salinas - VIII Centenario de la Catedral de Burgos
2019/06/07 - 2019/06/09 I Concurso Nacional de Órgano Francisco Salinas - VIII Centenario de la Catedral de Burgos
Distinções

Outra distinção

2021 CD Zipoli in Diamantina, "Disque Reccomandé"; Revue Diapason (FRA)
2020 CD Zipoli in Diamantina, "Disco Destacado", Revista Scherzo (ESP)
2016 Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek, Governo do Estado de Minas Gerais (BRA)
2014 Posdoc grant, FCT (PRT)
2009 PhD scholarship, FCT (PRT)
2000 Artistic Studies Scholarship, International Piano Masterclasses, Escola Superior de Música Reina Sofía (ESP)
1999 Prize "Melhor Pianista Acompanhador", VIII Concurso Nacional de Cordas Pró-Música (BRA)
1998 Second place and prize "Melhor Intérprete de Música Moderna", VIII Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares (BRA)
1997 Winner, X Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella (BRA)