Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lucia Almeida Matos
Nomes de citação
- Matos, Lucia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4016-9D8F-637C
- ORCID iD
- 0000-0003-2717-5815
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
Doctorate (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A Escultura em Portugal no Século XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aproved (Aprovado por unanimidade) |
1987
Concluído
|
PhD in Humanities (abd) (Postgraduate Certificate)
Syracuse University, Estados Unidos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1983
Concluído
|
MA in Fine Arts (Master)
Syracuse University, Estados Unidos
"Aurelia de Souza, a Provincial Woman Artist of Portugal (1866-1922)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1978
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2019 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal |
2007 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2011/09 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2003/11/17 - 2011/09/14 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
1987/04/01 - 2003/11/16 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2018/11/29 - Atual | Diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1996 - 2010 | Diretora do Museu da FBAUP | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1999 - 2002 | Administradora Executiva | Sociedade Porto 2001 S.A., Portugal |
1999/09/01 - 2001/09/20 | Diretora do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) | Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal |
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/07 - 2020/06 | Cooperative Holistic view on Internet Content
POCI-01-0247-FEDER-024498
Investigador
|
Agência Nacional de Inovação SA
Em curso
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2015/06 - 2019/05 | New Approaches in the Conservation of Contemporary Art
Orientador
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European Commission
Em curso
|
2014/03 - 2016/04 | German-Portuguese artists' relations as a part of the international artistic networks in the 20th century
6818 - Cooperação Bilateral e Particip. Organ. Internacionais CT
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01 - 2015/09 | Network for Conservation of Contemporary Art Research (NeCCAR)
Investigador
|
Nederlandse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek
Concluído
|
2011/01 - 2014/01 | Documentation of Contemporary art
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
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Artigo em revista |
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Capítulo de livro |
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Catálogo de exposição |
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Edição de número de revista |
|
Livro |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2018/12/05 | Rodin era o ídolo da juventude escolar | "Pose e Variações"
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2016 - 2020 | A presença do Património Cultural Imaterial em Amadeo de Souza-Cardoso
Orientador de Filipa Iglésias
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Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2018 | O campo expandido do ateliê. Interseções e articulações entre o espaço de exposição e o espaço de exposição
Orientador
|
Museologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 - 2016 | Transformar Arte Funcional em Objeto Museal. Alguns Desafios à Musealização de Arte Contemporânea
Orientador
|
Doutoramento em Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2011 - 2016 | Fotografia-História, o pensamento em imagens; contributos para a leitura de História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997,
como hiperdocumento
Orientador
|
Doutoramento em Comunicação e Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2016 | Crítica de arte em Portugal na segunda metade do século XX. Modelos e Práticas
Orientador
|
Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2010 - 2016 | A Disseminação da Imagem em Movimento nos Museus de Arte: da análise da história e musealização à planificação de uma coleção
Orientador
|
Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2008 - 2013 | Fundação Calouste Gulbenkian: Estratégias de Internacionalização da Arte Portuguesa, 1957-1969
Coorientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2007 - 2012 | O coleccionismo privado de arte moderna e contemporânea e os museus. Contributos para a história da museologia em Portugal
Coorientador
|
História (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2007 - 2010 | Escultura contemporânea na paisagem: antecedentes, problemática e práticas
Orientador
|
Ciências da Arte (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2020/12/10 - 2020/12/10 | IV Forum Ibérico de Museologia: Estratégias de Exposição - história e práticas recentes.
Co-organizadora e membro da Comissão Científica (2020/12/10 - 2020/12/10)
Conferência (Coorganizador)
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Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2019/03 - 2019/03 | Organization of the Exhibition "Pedagogy of the Streets: Porto 1977" (2019/03 - 2019/05)
Exposição (Coorganizador)
|
City University of New York, Estados Unidos |
2018/01/15 - 2018/01/19 | Organization of the 3rd Winter School, NACCA - New Approaches in the Conservation of Contemporary Art, EU Funded Project (H2020) (2018/01/15 - 2018/01/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/10 - 2018/01 | Organization of the Exhibition "Mar Novo" (2017/10 - 2018/01)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/03 - 2017/06 | Organization of the Exhibition "Do It" of Hans Ulrich Obrist (2017/03 - 2017/06)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016/04 - 2016/06 | Organization of the Exhibition "Quem te ensinou? - Ninguém. Pena Ventosa 1977" (2016/04 - 2016/06)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2015/11 - 2016/02 | Organization of the Exhibition "Histórias da Presença Portuguesa na Bienal de São Paulo" (2015/11 - 2016/02)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal |
2013/06/20 - 2013/06/21 | Organization of the International Conference "Performing Documentation in the Conservation of Contemporary Art" (2013/06/20 - 2013/06/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2011/03/10 - 2011/03/10 | Organization of the International Seminar "ACCESS2CA: Access to Contemporary Art Conservation", in the context of EU--funded
Project PRACTICs. (2010/03/10 - 2010/03/10)
Seminário (Coorganizador)
|
Fundação Serralves, Portugal |
2007/04/20 - 2007/04/20 | Organization of the International Seminar "Redefining the Museum for Contemporary Art" (2007/04/20 - 2007/04/20)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2018/12/18 | Hein Semke: A German Artist Active in Portugal
Arguente
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Nina Blum de Almeida (Doutoramento)
Jacobs University Bremen gGmbH, Alemanha
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2017/02/07 | A Instalação em Âmbito Museológico: Desafios e Estratégias para o Futuro
Arguente
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Cristina Barros Oliveira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2013/05 | Doutoramento em Belas Artes - Ciências da Arte
Arguente
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Prudência Antão Coimbra (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2013 | Doutoramento em Belas Artes - Escultura
Arguente
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António Marques Matos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2012/09 | Conservação e restauro da arte moderna
Arguente
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Lydia Berkens (Doutoramento)
Radboud Universiteit, Países Baixos
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2011 | Doutoramento em Escultura
Arguente
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Maria Luísa Perienes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2009 | Doutoramento em Arquitetura Paisagista
Arguente
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Teresa Dulce Portela Marques (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia, Portugal
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2009 | Doutoramento em Escultura
Arguente
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José Miguel Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2008 | Doutoramento em Ciências e Teorias da Arte
Arguente
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Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2008 | Doutoramento em Conservação e Restauro - Teoria, História e Técnicas
Arguente
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Rita Andreia Silva Pinto de Macedo Santiago Baptista (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
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2006 | Doutoramento em Estudos de Arte
Arguente
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Paulo Bernardino (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
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Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
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2021/10/22 - 2021/10/23 | V Foro Ibérico de Estudios Museológicos | Instituto Aragonés de Arte y Cultura Contemporáneos Pablo Serrano, Zaragoza, España |
2019/10/18 - 2019/10/19 | III Foro Ibérico de Estudios Museológicos: Historia de los museos. Historia de la Museología | Museo Arqueológico Nacional, Madrid, Espanha |
2018/12/13 - 2018/12/14 | II Forum Ibérico de Investigação em Museologia | Museu Nacional de Arte Antiga; FCSH, Universidade Nova de Lisboa |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
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2016 - 2018 | Comissão Consultiva de Aquisições da Fundação Calouste Gulbenkian
Vogal
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Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2011 - 2019 | Prémio Amadeo Souza-Cardozo, Jury Member. | Câmara Municipal de Amarante, Portugal |
2018 - 2018 | Membro do Júri do Concurso para Professor Adjunto na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto. |
Distinções
Outra distinção
2005 | Honored as first woman to obtain a PhD in Faculdade de Belas Artes UP
Universidade do Porto, Portugal
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