???global.info.a_carregar???
Antonino Pereira. Concluiu o(a) Título de Agregado em Agregação em Ciências do Desporto em 2019/06/18 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Doutoramento em Ciências do Desporto em 2001/09/27 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Mestrado em Ciências do Dsporto em 1996 pelo(a) Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa e Licenciatura em Educação Fisica em 1989 pelo(a) Instituto Superior de Educação Física – Universidade Técnica de Lisboa. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu. Publicou 33 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Orientou 4 tese(s) de doutoramento e coorientou 4. Orientou 25 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 125 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desporto para todos, inclusão social, formação des; Escola, inclusão, necessidades educativas especiai; Soccer, Coaching, Mixed Methods, Performance.; Perceções; Educação Física; Professores; Estudo de; arbitragem; soccer,; metodologia qualitativa; sports ethic; elite sport; critical moments; Portugal; qualitative research; Adapted sport; development of athletes; sporting excellence; paralympic talent; Desporto para todos; inclusão social; formação desportiva; excelência no desporto; Athletes; Athletic Performance; Humans; Male; Personality; Soccer; Aptitude; Football; Perceções; Educação Física; Estudo de Caso; Professores; Perceptions; Physical Education; Teachers, Case Study; Representaciones; Educación Física; Profesores; Estudio de Caso; Perceções; Educação Física; Professores; Estudo de Caso; Escola; inclusão; necessidades educativas especiais; formação; Expertise; Coach; Developing athletes; Sport excellence; População idosa; Atividade física; Avaliação; Aprendizagens; Alunos; Physical Education; Evaluation; Learning; Student; Teachers; Educación Física; Aprendizaje; Evaluación; Estudiante; Desporto; Inclusão social; Etnografia; Estudo de casos; 796(043); Hidroginástica; Sistema cardiovascular; Sistema respiratório; Fibrodisplasia ossificante progressiva; 797(043); 612.1(043); 612.2(043); Coaching; Mixed Methods; Performance; Atletas; Desenvolvimento; Talento; Histórias de vida; 796.015(043); Desportos coletivos; Alto rendimento; Apoios institucionais; Formação académica; 371.38(043); Atividades de enriquecimento curricular; Pais; Coordenadores; Encarregados de educação; 37.064(043); soccer; Futebol; Jovens; Ética; Valores no desporto; 796.33(043); 17.02(043); 37.03(043); Educação física; Ensino; Aprendizagem; Desporto escolar; Delegado de grupo disciplinar; Avaliação de desempenho; 371.13(043); Tutoria; 796.034(043); 371.21(043); Basquetebol; 796.32(043); Deficiência; Formação; 796-056.3(043); Videojogos ativos; Exergames; Consolas; Atividades de Lazer; Capacitação Profissional; Leisure Activities; Professional Training; Ethics; Treinador; 796.33.071(043); expertise; influencing factors; athlete development; coaching.; Estudo; Treino de alto rendimento; Dificuldade; 796.42.015(043); Obesidade; Representações; 796.035-053.6(043); 613.25-053.6(043); Valores; Futsal; Ética no desporto; Fair play; 174(043); Práticas e aspirações; Representações sociais; Sucesso académico; Presidente Conselho Pedagógico; Valorização; 371(043); Diretores escolares; Supervisão padagógica; Comunidade educativa; 371.11(043); Ciências da saúde; Educação; Educação Física; Physical Education; Physical Education; (dis)satisfaction; Perceptions; Students.; educação física; (in)satisfação; perceções; alunos; physical education; (dis)satisfaction; perceptions; students; tempo-livre; lazer; repr
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonino Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
3F1A-82A9-79DA
ORCID iD
0000-0002-3088-8413

Telefones

Telefone
  • 232419000 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação. Rua Maximiano Aragão, 3600, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/06/18
Concluído
Agregação em Ciências do Desporto (Título de Agregado)
Especialização em Ciências do Desporto
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Aprovado
1996/09/01 - 2001/09/27
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"A Excelência Profissional em Educação Física e Desporto em Portugal - Perfil a Partir de Sete Histórias da Vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unânimidade
1992 - 1996
Concluído
Ciências do Dsporto (Mestrado)
Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
"A relação treinador-atleta. Estudo dos comportamentos de entusiasmo em Voleibol." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1984 - 1989
Concluído
Educação Fisica (Licenciatura)
Instituto Superior de Educação Física – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2000/12/03 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1991/10/01 - 2000/12/02 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2018 Valores e ética no desporto de Orientação: representações, práticas e aspirações
PROJ/CI&DETS/2017/0032.
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
2017 - 2018 Viseu InterAge Stories (VIAS): an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
Projeto: 023485 - Código da Operação: CENTRO-01-0145-FEDER-023485
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2016 Geração de Ouro do Futebol Português
Projeto PROJ/CI&DETS/2015/0001
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
2005 - 2006 As atividades físicas e desportivas na região do Alto Douro Vinhateiro - Património Mundial. Representações, práticas e aspirações da sua população
Projeto 286/2005
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "O contributo do associativismo para a valorização da Educação Física no Estado do Ceará –Brasil". Revista Coleção Pesquisa em Educação Física 19 1 (2020):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "A Fundação de Apoio e Mobilização Social (FAMFS), o Esporte e a Inclusão Social". (2020):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  3. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "A Inclusão e a Formação de Professores de Educação Física: um estudo exploratório.". Revista Científica da FPDD 5 1 (2019): 49-54.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Determinantes para a excelência na Orientação: as representações de treinadores e atletas de elite". RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación 35 (2019): 91-96. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/59118.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Celestino, Tadeu; Leitão, José; Pereira, Antonino. "Determinantes para a excelência na Orientação: as representações de treinadores e atletas de elite". RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación 35 (2019): 91-96. http://hdl.handle.net/10400.19/5413.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Sports attitudes of young people practicing orienteering: The influence of the additional practice of another sport". Journal of Human Sport and Exercise 14 4proc (2019): S1169-S1823..
    Acesso aberto • Publicado
  7. Sarmento, H.; Anguera, M.T.; Pereira, A.; Araújo, D.; Sarmento, Hugo; Anguera, M. Teresa; Pereira, Antonino; Araújo, Duarte. "Talent Identification and Development in Male Football: A Systematic Review". Sports Medicine (2018): 1-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040077332&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s40279-017-0851-7
  8. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Processos cognitivos para a escolha da avaliação formativa e sumativa na regulação do ensino". Revista Sul Americana de Psicologia 6 1 (2018): 68-83. http://www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view/165.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). "Em busca da excelência no desporto adaptado: um estudo de caso.". Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD 4 1 (2018): 25-37. http://fpdd.org/wp-content/uploads/2019/01/Em-busca-da-excel%C3%AAncia-no-desporto-adaptado-um-estudo-de-caso.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Values and Ethics in adapted sport: a bibliografic review.". Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Cientifica da FPDD 3 1 (2017): 20-28.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Sarmento, Hugo; Anguera, Maria; Pereira, Antonino. "Patrones de juego en el ataque rápido de F. C. Barcelona, Manchester United y F.C. Internazionale Milano - Un enfoque de Mixed Methods.". Cuadernos de Psicología del Deporte 16 1 (2016): 31-42. http://hdl.handle.net/10400.19/4009.
    Publicado
  12. Pereira, Antonino; Silva, Carla; Pinheiro, Claúdia; Antonino Manuel Pereira; Carla Silva; Cláudia Pinheiro. "Perceções dos professores acerca da Educação Física: um estudo de caso". Motrivivência 28 1 (2016): 160-176. https://doi.org/10.5007%2F2175-8042.2016v28n47p160.
    Publicado • Pereira, A., Silva, C. & Pinheiro, C. (2016). Perceções dos professores acerca da Educação Física: um estudo de caso. Motrivivência, 28(47), 160-176. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p160
  13. Santos, Ricardo; Pereira, Antonino. "Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.". Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD 2 1 (2016): 13-22. http://hdl.handle.net/10400.19/4013.
    Publicado
  14. Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino; Pereira. "A formação e o desenvolvimento do desporto adaptado: uma proposta de intervenção". Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD 2 1 (2016): 24-33. http://hdl.handle.net/10400.19/4014.
    Publicado
  15. Pereira, A.; Pinheiro, M.C.; Carvalhinho, L.; Sequeira, P.; Resende, R.; Liston, K.. "Journeys of Portuguese athletes to sporting success: The peaks and troughs". Journal of Physical Education and Sport 16 2 (2016): 397-406. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84975889690&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2016.02062
  16. Sarmento, H.; Anguera, M.T.; Pereira, A.; Campaniço, J.; Leitão, J.. "Patterns of play in the fast attack of F. C. Barcelona, Manchester united and F. C. internazionale milano-A mixed method approach". Cuadernos de Psicologia del Deporte 16 1 (2016): 31-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84963727179&partnerID=MN8TOARS.
  17. Celestino, T.F.; Leitão, J.C.G.; Sarmento, H.B.; Routen, A.; Pereira, A.A.. "Elite coaches views on factors contributing to excellence in orienteering | Representaciones de entrenadores de elite de los factores que contribuyen para la excelencia en orientación". Cultura, Ciencia y Deporte 10 28 (2015): 77-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84924614035&partnerID=MN8TOARS.
  18. Sarmento, H.M.; Marques, A.; Pereira, A.. "Representations, stimulus and constraints of the football 11 referee | Representações, estímulos e constrangimentos do árbitro de fu-tebol de 11". Motricidade 11 4 (2015): 15-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962258730&partnerID=MN8TOARS.
    10.6063/motricidade.3496
  19. Celestino, T.; Leitão, J.; Sarmento, H.; Marques, A.; Pereira, A.. "The Road to excellence in Orienteering: An analysis of elite athletes’ life stories". Journal of Physical Education and Sport 15 2 (2015): 178-185. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84934753915&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2015.02028
  20. Sarmento, H.; Anguera, M.T.; Pereira, A.; Marques, A.; Campaniço, J.; Leitão, J.. "Patterns of play in the counterattack of elite football teams - A mixed method approach". International Journal of Performance Analysis in Sport 14 2 (2014): 411-427. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84904676005&partnerID=MN8TOARS.
  21. Rossi, R.; De Alencar, R.; Rossi, M.; Pereira, A.. "Sport and social inclusion. Study of the program “segundo tempo” in Feira de Santana, Bahia – Brazil". Journal of Physical Education and Sport 14 4 (2014): 446-454. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920056165&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2014.04068
  22. Vaz, A.T.; Pereira, A.; Vilaça-Alves, J.; Saavedra, F.; Reis, V.M.; Fernandes, H.M.. "Achievement goals and sportsmanlike attitudes in young soccer players and its association with perceived pressure from significant social agents | Orientações motivacionais e atitudes desportivas em jovens futebolistas e suas associações com as pressões percebidas de agentes sociais significativos". Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano 16 6 (2014): 669-679. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908457244&partnerID=MN8TOARS.
    10.5007/1980-0037.2014v16n6p669
  23. Pereira, R.; Osborne, R.; Pereira, A.; Cabral, S.I.. "The importance of high performance sports in social inclusion of blind people: A study centered on Benjamin Constant Institute - Brazil | A importância do desporto de alto rendimento na inclusão social dos cegos: Um estudo centrado no Instituto Benjamin Constant - Brasil". Motricidade 9 2 (2013): 94-105. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880708280&partnerID=MN8TOARS.
    10.6063/motricidade.9(2).2671
  24. Sarmento, H.; Pereira, A.A.; Matos, N.; Campaniço, J.; Anguera, M.T.; Leitão, J.. "English premier league, spains la liga and Italýs seriés a-what´s different?". International Journal of Performance Analysis in Sport 13 3 (2013): 773-779. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893370962&partnerID=MN8TOARS.
  25. Celestino, T.; Pereira, A.. "The sport of orienteering: Representations of leisure sportive physical activity practitioners without any kind of experience on this modality | Deporte de orientación: Representaciones de los practicantes de actividad física deportiva de ocio sin experiencia en esta modalidad". Cultura, Ciencia y Deporte 7 19 (2012): 45-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859046922&partnerID=MN8TOARS.
  26. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "A excelência do treinador desportivo.". FIEP BULLETIN 81 1 (2011): 80-83.
    Publicado
  27. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Dinâmicas sociais dos jovens. Uma visão a partir das representações e das práticas de tempos livres.". FIEP BULLETIN 81 1 (2011): 661-666.
    Publicado
  28. Pereira, A.M.A.. "Parents' social representations about adolescents' leisure | Representaciones sociales de padres sobre el ocio de los adolescents". Cultura, Ciencia y Deporte 6 17 (2011): 85-91. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879111711&partnerID=MN8TOARS.
    10.12800/ccd.v6i17.35
  29. Pereira, Antonino Manuel de Almeida; Pereira, Antonino. "O sentido (pedagógico) do desporto". Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 1 1 (2010): 5-11. http://hdl.handle.net/10400.19/502.
    Publicado
  30. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Physical Education and Environmental Education: Representations of undergraduates of Physical Education and Sport". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 10 1 (2010): 100-100.
    Publicado
  31. Pereira, Antonino Manuel de Almeida; Maria Claudia Pinheiro; José Carlos Leitão. "Young people’s spare time. Family’s representations". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 10 1 (2010): 76-76.
    Publicado
  32. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Os bons profissionais de Educação Física e Desporto e as Histórias de Vida.". www.efdeportes.com/Revista Digital 13 128 (2009): 15-20.
    Publicado
  33. Pereira, Antonino Manuel de Almeida; Pedro Sequeira. "As actividades de lazer dos jovens. Qual o papel da família?". www.efdeportes.com/Revista Digital 13 129 (2009): 25-30.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gallo Junior, Humberto; Olivato, Débora. "Bullying no desporto na região interior norte de Portugal: diferenças entre contextos e modalidades". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 184-184. Covilhã, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    10.14195/978-989-96253-3-4_139
  2. Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). "Ocupação do Tempo de Lazer e Prática de Atividades de Natureza: Relação do Bem-Estar, Lazer e Saúde". 9-18. Portugal: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 2018.
    Publicado
  3. Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). "Os valores e a ética nos cursos de formação de técnicos desportivos". In Desporto, Desenvolvimento e bem-estar, editado por pereira, an, 223-229. Rio Maior, Portugal: REDESPP, 2018.
    Publicado
  4. Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino. "Orientação: Uma Opção na Promoção de Estilos de Vida Ativos". editado por Petrica, João, 31-40. Idanha-a-Nova, Portugal: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 2018.
    Publicado
  5. Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). "Orientação: um Desporto de Inclusão". editado por Petrica, João, 83-91. Idanha-a-Nova, Portugal: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 2018.
    Publicado
  6. Sarmento, Hugo Miguel; Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). "O árbitro de futebol: representações, estímulos e constrangimentos". 109-117. Lisboa, Portugal: Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol., 2014.
    Publicado
  7. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Ética, valores e o jovem atleta. Em busca da vitória ou da excelência?". editado por Michel Renaud, 119-119. Lisboa, Portugal: Edições Afrontamento e IPDJ / Plano Nacional de Ética no Desporto., 2014.
    Publicado
  8. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Histórias de vida: um (outro) olhar para o desporto.". editado por Rosado, António; Mesquita, isabel; Colaço, Carlos, 125-148. Cruz Quebrada, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012.
    Publicado
  9. Pinheiro, Claúdia; Resende, Rui; Sequeira, Pedro; Figueiras, Teresa; Santana, Paula; Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). "Excelência e ética no desporto de alto rendimento no contexto português". 137-140. Lisboa, Portugal: Editora Coisas de Ler, 2012.
    Publicado
  10. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Os adolescentes, o lazer e o desporto. Qual o papel dos pais?". In Educação Física, Desporto e Lazer: Perspectivas Luso-Brasileiras, 15-23. Maia, Portugal: ISMAI, 2010.
    Publicado
  11. Pereira, Antonino Manuel de Almeida; Paulo Caria. "A actividade física e desportiva e a transposição das grandes artérias: um estudo de caso". In Promoção da Saúde e Actividade Física: Contributos para Desenvolvimento Humano., 216-228. Vila REal, Portugal: UTAD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, 2010.
    Publicado
  12. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "Estudantes de Educação Física e Desporto. Que perspectivas de inserção no mercado de trabalho?". In Actividade Física, Saúde e Lazer. Modelos de Análise e de Intervenção ., 337-346. Lisboa, Portugal: Libel, 2008.
    Publicado
  13. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "A excelência em Educação Física e Desporto a partir de histórias de vida.". In O desporto entre lugares. O lugar das Ciências Humanas para a compreensão do Desporto., 227-246. Porto, Portugal: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto., 2006.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. Livro de Resumos “Seminário Ética no Desporto: Move-te por valores". Viseu, Portugal: IPV - Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde. 2013.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. Mário Trindade: história de vida de um atleta paralímpico de excelência. Portugal: Comité Paralímpico de Portugal. 2019.
    Publicado
  2. Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). A Excelência no Desporto Orientação. Portugal: Federação Portuguesa de Orientação. 2016.
    Publicado
  3. Sarmento, H.; Pereira, A.; Campaniço, J.; Anguera, M.T.; Leitão, J.. Soccer match analysis: A qualitative study with portuguese first league coaches. 2013.
    10.4324/9780203080443
  4. Pereira, Antonino (3F1A-82A9-79DA). A Metodologia Observacional como Método de Análise do Jogo de Futebol. Estudo dos padrões de jogo ofensivo em equipas de alto rendimento. Portugal: UTAD. 2013.
    Publicado
  5. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. A excelência profissional em Educação Física e Desporto em Portugal. Viseu, Portugal: Instituto Superior Politécnico de Viseu. 2002.
    Publicado
Manual
  1. Pereira, Antonino Manuel de Almeida; José Carlos Leitão; Jorge Campaniço; António Cortinhas; Paula Mota; Jorge Vicente. Revisão Sistemática: introdução à meta-análise.. Portugal. 2010.
  2. Pereira, Antonino Manuel de Almeida; José Carlos Leitão; Jorge Campaniço; Paula Mota; António Cortinhas; Jorge Vicente. Metodologia de Investigação em Educação Física e Desporto: introdução ao estudo das Histórias de Vida.. Portugal. 2008.
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Catarina Nair Mesquita de. "Estudo da influência da caminhada e da hidroginástica no bem-estar do indivíduo adulto e idoso: uma abordagem qualitativa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10348/8508.
  2. Aguiar, Rômulo Carlos de. "Efeito da prática regular monitorada de atividade física no processo de desenvolvimento da fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP): um estudo de caso único". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7904.
  3. Rossi Junior, Renildo. "Desporto e inclusão social. Estudo da Fundação de Apoio ao Cidadão e Mobilização Social (FAMFS), Feira de Santana, Bahia – Brasil". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10348/5533.
  4. Pais, Maria Elisabete Gomes. "A atividade de enriquecimento curricular - atividade física desportiva: representações e constrangimentos: estudo centrado em pais e encarregados de educação e coordenadores dos departamentos de Educação Física do Concelho de Viseu". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6365.
  5. Oliveira, Davide Manuel Fernandes. "Relatório detalhado sobre a atividade profissional". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7059.
  6. Santos, João Tiago Ferreira. "A conciliação entre o desporto de alto rendimento e o sucesso escolar: estudo centrado na Região Autónoma dos Açores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/5745.
  7. Murtinheira, Tiago Xavier Leitão. "O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/5427.
  8. Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa. "Desenvolvimento da excelência em atletas de elite de orientação: uma abordagem qualitativa". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4799.
  9. Castro, Mário Alexandre da Silveira. "O percurso escolar de jovens atletas de alto rendimento: constrangimentos e oportunidades: estudo centrado em atletas de desportos coletivos inseridos num centro de alto rendimento". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/5206.
  10. Matos, Pedro Nuno Vilar de. "Ética, valores e desporto: estudo centrado em jovens (escalão sub 17 – juvenis) praticantes de futebol federado". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/5316.
  11. Silva, Paulo Carlos Ferreira da. "Articulação entre formação académica e desporto de alto rendimento: estudo realizado com atletas de basquetebol". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4912.
  12. Santos, Ricardo Joaquim Rodrigues dos. "Diferenciação pedagógica em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo nas aulas de Educação Física: a preparação dos professores. Estudo qualitativo centrado na Ilha Terceira - Açores". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/6262.
  13. Couto, José Carlos de Almeida. "Os jovens e os exergames: estudo centrado em alunos do 9º e 12º anos de escolaridade de Penalva do Castelo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/5207.
  14. Dias, Nelma Cristina Monteiro. "O percurso desportivo de atletas de alta competição no atletismo: conciliação entre sucesso desportivo e sucesso escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4742.
  15. Jesus, Liliana Patrícia Almeida de. "A obesidade, a escola e a educação física: representações de alunos, pais e encarregados de educação e professores de Educação Física do concelho de Viseu". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/5280.
  16. Ribeiro, Nuno Miguel Barbosa. "Ética e valores no desporto escolar: estudo centrado em alunos praticantes da modalidade de futsal na região de Viseu". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3164.
  17. Ribeiro, Sandra Sofia Martins. "Os jovens e a Educação Física: estudo centrado em ex-alunos do 12.º ano com notas excelentes". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3117.
  18. Batista, Carlos Manuel Marques. "Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3118.
  19. Escaroupa, Dalila Inês Costa Lobo Marques. "O papel da Educação Física na escola: estudo centrado em Presidentes do Conselho Pedagógico de Agrupamentos de Escolas da Região do Dão". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3168.
  20. Amaral, Maria Anunciação Costa Pinto. "Supervisão nas organizações escolares: um estudo sobre o papel do diretor de agrupamento". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3241.
  21. Eira, Paulo. "A escola, a família e os contextos na formação para o lazer". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2638.
  22. Claro, Paulo Roberto Simões. "Representações sociais de encarregados de educação e docentes de várias áreas curriculares acerca da Educação Física". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3119.
  23. Silva, Carla Sofia Branco da. "A disciplina de Educação Física nas últimas décadas. Uma visão de professores com mais de 30 anos de serviço". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3130.
  24. Soares, Ana Margarida Coutinho. "O contributo da disciplina de Educação Física para o desenvolvimento de uma Escola de Excelência: Estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10348/2516.
  25. Loureiro, Marcelo Luis Policarpo. "O contributo da Educação Física para a construção de uma escola de excelência: estudo centrado em diretores das escolas do Ensino Secundário do distrito de Viseu". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10348/2484.
  26. Rebelo, Natália Gouveia Ribeiro. "Os jovens e a educação física". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10348/2078.
  27. Silva, Manuel António Pinto da. "Desporto escolar - basquetebol: intervenção e inclusão de jovens imigrantes". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2113.
  28. Ferreira, Vítor Samuel Pina. "A importância da disciplina de Educação Física no Ensino Secundário: estudo centrado em Associações de Pais e Encarregados de Educação da Região de Viseu". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10348/2248.
  29. Pereira, Antonino Manuel de Almeida. "A Excelência profissional em Educação Física e Desporto em Portugal : Perfil a partir de sete histórias de vida". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10216/10006.

Outros

Outra produção
  1. Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino. 2018. Em busca da excelência no desporto adaptado. Um estudo de caso. The adapted sport has gradually to take its place in cultural sports practices of society. Underlying this recognition are the achievement of excellence systematically perpetuated by disabled athletes at major sporting events such as the Paralympic Games, granting them social recognition and inclusion. However, the understanding of excellence in this context is still very incipient. Thus, the obje. http://hdl.handle.net/10400.19/5412.
  2. Gonçalves, F.; Lima, Ricardo; Garrido, Nuno; Mendes, Francisco; Pereira, Antonino; Figueiredo, Abel; Albuquerque, Alberto. 2018. Processos cognitivos para a escolha da avaliação na regulação do ensino. A avaliação consiste na recolha, análise e reflexão de informações, num processo continuo, para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos, conhecer até que ponto os professores do 3º ciclo e ensino secundário recorrem à avaliação formativa; e perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram. http://hdl.handle.net/10400.19/5370.
  3. Resende, Rui; Sequeira, Pedro; Sarmento, Hugo; Pereira, Antonino; Pinheiro, Maria Claúdia; Liston, Katie; Pinheiro, Maria; Carvalhinho, Luis. 2016. Journeys of portuguese athletes to sporting success: the peaks and troughs. This research examined the experiences of eight Portuguese (former) elite athletes from a social scientific perspective. In so doing it attempted to move away from the tentacles of achievement sport and, in particular, the performance efficiency model that dominates elite sport. Rather, it focused on the subjective and qualitative experiences of sportspeople themselves and gave them a forum to ref. http://hdl.handle.net/10400.15/2210.
    Pereira, A.; Pinheiro, M.; Carvalhinho, L.; Sequeira, P.; Resende, R. & Liston, K. (2016). Journeys of portuguese athletes to sporting success: the peaks and troughs. Journal of Physical Education and Sport, 16(2), 397-406. doi:10.7752/jpes.2016.02062
  4. Pereira, Antonino Manuel; Silva, Carla; Pinheiro, Cláudia. 2016. Teachers’ perceptions of Physical Education: a case study. Despite the high potential physical education has for the development of young people, it has been facing several constraints in various countries. Thus, this study has as its main goal to identify the teachers' representations about the current state of PE in a town located in central region of Portugal We conducted semi-structured interviews with 10 teachers from public schools in the municipali. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p160.
  5. Sarmento,Hugo Miguel; Marques,Adilson; Pereira,Antonino; Sarmento, Hugo; Marques, Adilson; Pereira, Antonino; Sarmento, Hugo Miguel. 2015. Representações, estímulos e constrangimentos do árbitro de futebol de 11. O objetivo do estudo foi conhecer as representações, estímulos e constrangimentos de árbitros portugueses de futebol de 11. Através da realização de entrevistas semiestruturadas foram inquiridos 19 árbitros. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com o software Nvivo 10. A análise dos resultados permitiu concluir que a representação do que é ser árbitro se consubstanci. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2015000400003.
    http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.3496
  6. Pereira, Antonino; Cunha, António Camilo; Silva, Marcília de Sousa; Isayama, Hélder Ferreira. 2015. A atuação profissional no campo do lazer: reflexões sobre aspectos éticos. Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação profissional no âmbito da lazer, abordando a intervenção sob ponto de vista da ética. Partimos da premissa que os valores e relações estabelecidos na sociedade moderna, lócus das práticas de lazer, interferem na interpretação e organização de modos de vida. Aproximando a ação do profissional de Educação Física com o campo do lazer, apontamos p. http://hdl.handle.net/1822/39381.
  7. Celestino, Tadeu; Leitão, José; Sarmento, Hugo; Routen, Ash; Pereira, Antonino. 2015. Elite coaches views on factors contributing to excellence in orienteering. In the sport of orienteering, the studies in the context of sporting excellence are still scarce. Investigations carried out to date have been focused on the isolated analysis of specific factors contributing to excellence. The aim of this study therefore was to identify factors that coaches consider most prevalent in the development and maintenance of excellence in this sport. Ten elite level Por. http://hdl.handle.net/10400.19/2807.
    Ferreira Celestino, T., Gomes Leitão, J., Borges Sarmento, H., Routen, A., & Almeida Pereira, A. (2015). Elite coaches views on factors contributing to excellence in orienteering. (Representaciones de entrenadores de elite de los factores que contribuyen
  8. Vaz,António Trindade; Pereira,Antonino; Vilaça-Alves,José; Saavedra,Francisco; Reis,Victor Machado; Fernandes,Helder Miguel. 2014. Achievement goals and sportsmanlike attitudes in young soccer players and its association with perceived pressure from significant social agents. The purposes of this study were to characterize the achievement goals and sportsmanlike attitudes in young soccer players and their association with perceived pressure from different significant social agents (parents/family, coaches, teammates and friends). The sample of the study was comprised of 118 young soccer players, aged between 11 and 19 years (M= 14.68, SD= 2.16). Athletes had 5.40 ±. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-00372014000600669.
  9. Pereira, Ramon; Osborne, Renata; Pereira, Antonino; Cabral, Soraia Izabel. 2013. A importância do desporto de alto rendimento na inclusão social dos cegos: Um estudo centrado no Instituto Benjamin Constant - Brasil. A população de pessoas deficientes vem crescendo a cada dia, gerando problemáticas sociais que interferem diretamente na qualidade de vida deste segmento. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o esporte de alto rendimento como contribuição para inclusão social de atletas cegos do Instituto Benjamin Constant. Observou-se que os alunos egressos do Instituto, até duas décadas atrás, não davam pros. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/2671.
  10. Pinheiro, Maria Claudia; Pinto, Rui; Albuquerque, Alberto; Pereira, Antonino. 2013. “Again, teacher?” students perceptions in relation to Physical Education Abstract. This study had as its main goal to assess the level of (dis) satisfaction of the students ofthe 2/3 cycles Jorge Montemor School and the Montemor Secondary School in relationto the thematic units addressed. A structured interview was administered to 72 studentsbetween 11 and 19 years old. The discipline of EF emerged as the favorite amongst thestudents. In relation to the various sports addressed,. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n40p90.
  11. Pereira, Antonino; Isayama, Hélder Ferreira; Silveira, Luciane; Cunha, António Camilo; Isayama, Helder; Silveira, Luisa; Cunha, Camilo. 2012. Educação física, lazer e multiculturalismo: sentidos e desafios. Existem diversos documentos internacionais e autores de referência que sublinham o papel da Educação Física, Lazer e Desporto na promoção do multiculturalismo. Porém, verifica-se que existem ainda muitas situações onde tais recomendações são ainda ignoradas ou então a sua concretização enfrenta muitos constrangimentos e dificuldades. Por outro lado, a pesquisa efetuada acerca desta temática é aind. http://hdl.handle.net/1822/20986.
  12. Silva, Carla; Pereira, Antonino; Pereira, Antonino Manuel de Almeida. 2010. A actividade física desportiva e a terceira idade. Estudo centrado no concelho de Celorico da Beira. É extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu ident. http://hdl.handle.net/10400.19/473.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2020/04/29 O percurso evolutivo da Educação Física no Estado do Ceará, Brasil: o contributo do associativismo para a valorização profissional
Orientador
Doutoramento em Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2016 - 2019/02/22 A Excelência no Desporto: estudo centrado nas histórias de vida de atletas campeões olímpicos brasileiros
Orientador
2016 - 2018 Estudo da influência da caminhada e da hidroginástica no bem-estar do indivíduo adulto e idoso: uma abordagem qualitativa.
Coorientador de Catarina Nair Mesquita Carvalho
Mestrado em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2014 - 2017 Efeitos da prática regular monitorada de atvidade fisica no Processo de Desenvolvimento da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva. Um Estudo de Caso
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2013 - 2016 Desporto e Inclusão Social. Estudo da Fundação de Apoio Ao Cidadão e Mobilização Social (FAMFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2013 - 2015 Diferenciação pedagógica em alunos com perturbações do espetro de autismo nas aulas de Educação Física: a preparação dos professores. Estudo centrado na ilha Terceira – Açores
Orientador de Ricardo Joaquim Rodrigues Santos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2013 - 2015 A conciliação entre o desporto de alto rendimento e o sucesso escolar. Estudo centrado na Região Autónoma dos Açores
Orientador de João Tiago Ferreira Santos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2013 - 2015 A obesidade, a escola e a Educação Física. Representações de alunos, pais e encarregados de educação e professores de Educação Física do concelho de Viseu
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2013 - 2015 As atividades de enriquecimento curricular: representações e constrangimentos. Estudo centrado em pais e encarregados de educação e Coordenadores dos Departamentos de Educação Física do concelho de Viseu.
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2015 Desenvolvimento da excelência em atletas de elite na Orientação: uma abordagem qualitativa
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2011 - 2014/06/25 A Escola, a Família e o Meio Físico e Social na Formação para o Lazer
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Os jovens e os Exergames. Estudo centrado em alunos do 9º ano de escolaridade de Penalva do Castelo
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2013 - 2014 O bom treinador de futebol. Uma perspetiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado
Orientador de Tiago Xavier Leitão Murtinheira
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2014 Articulação Entre Formação Académica e Desporto de Alto Rendimento. Estudo Realizado com Atletas de Basquetebol
Orientador de Paulo Carlos Ferreira Silva
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 Supervisão e Liderança nas Organizações Escolares: um estudo sobre o papel do diretor de agrupamento
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 O percurso desportivo de atletas de alta competição no atletismo: conciliação entre sucesso desportivo e sucesso escolar.
Orientador de Nelma Cristina Monteiro Dias
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 Ética, valores no desporto escolar. Estudo centrado em alunos praticantes da modalidade futsal na região de Viseu
Orientador de Nuno Miguel Barbosa Ribeiro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 Ética, valores e desporto. Estudo centrado em jovens (escalão sub 17 – juvenis) praticantes de futebol federado
Orientador de Pedro Nuno Vilar Matos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2013 Representações sociais de encarregados de educação e docentes de várias curriculares acerca da Educação Física
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 Representações de alunos excelentes do 12ºano face à disciplina de Educação Física
Orientador de Carlos Manuel Marques Batista
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 Relatório detalhado sobre a atividade profissional.
Orientador de Davide Manuel Fernandes Davide
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 O papel da Educação Física na Escola. Estudo centrado em Presidentes de Conselhos Pedagógicos de Agrupamentos Escolares da Região do Dão
Orientador de Dalila Inês Costa Lobo Marques Escaroupa
Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 Os Jovens e a Educação. Física. Estudo centrado em ex-alunos do 12.º ano com notas excelentes
Orientador de Sandra Sofia Martins Ribeiro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 A disciplina de Educação Física nas últimas décadas. Uma visão de professores com mais de 30 anos de serviço
Orientador de Carla Sofia Branco Branco
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 O contributo da disciplina de Educação Física para o desenvolvimento de uma Escola de Excelência: Estudo de caso.
Orientador de Ana Margarida Coutinho Soares
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 O contributo da Educação Física para a construção de uma escola de excelência. Estudo centrado em Diretores de Escolas do ensino secundário do distrito de Viseu.
Orientador de Marcelo Luís Policarpo Loureiro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2012 - 2013 A importância da disciplina de Educação Física no Ensino Secundário. Estudo centrado em Associações de Pais e Encarregados de Educação da região de Viseu
Orientador de Vítor Samuel Pina Ferreira
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2010 - 2013 “O Papel da Política da Câmara Municipal da Maia para um Desporto Multicultural"
Coorientador
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2010 - 2013 O Papel da Política da Câmara Municipal da Maia para um Desporto Multicultural
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2011 - 2012 O Percurso Escolar de Jovens Atletas de Alto Rendimento: Constrangimentos e Oportunidades. Estudo Centrado em Atletas de Desportos Coletivos Inseridos num Centro Alto Rendimento
Orientador de Mário Alexandre da Silveira Castro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2011 - 2011 Representações, práticas e aspirações de alunos do 12ºano de escolaridade face á disciplina de Educação Física
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 “Os jovens e a Educação Física. Estudo centrado em alunos do 9ºano de escolaridade de uma cidade do Norte Interior"
Orientador
Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Desenvolvimento da Orientação no concelho de Viseu: representações, práticas e aspirações
Orientador de Tadeu Ferreira de Sousa Celestino
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 - 2011 Desporto Escolar - Andebol Infantis Femininos: intervenção e dinâmica da Área Educativa de Viseu
Orientador de Álvaro Manuel Almeida Figueiredo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2008 - 2008 O desporto no concelho de Tarouca. A adequação da politica desportiva da autarquia face aos actuais conceitos desportivos das sociedades contemporâneas
Orientador
Mestrado em Ciência do Desporto, na especialidade em Gestão Desportiva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/07 Rubrica de avaliação de competências para a prática de ensino e estágio supervisionado da licenciatura em Educação Física: adaptação transcultural e validação para o português
Arguente principal
Maria Aldeisa Gadelha (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2019/03/22 Os jogos cooperativos com crianças: construindo caminhos de cidadania
Arguente principal
Christine Vargas Lima (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 Legados e impactos desportivos dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, um estudo de caso do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Unidade Mangueira
Arguente principal
André Felipe Nogueira Seixas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017/04/28 Efeitos da prática regular monitorada de aticidade física no processo de desenvolvimento da fibrodisplasia ossificante progressiva. Um estudo de caso único
Orientador
Rómulo Carlos de Aguiar (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2017/01/05 Significações de alunos e atletas sobre o esporte: uma análise focada num centro esportivo e na educação física escolar
Arguente principal
Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2017 Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Arguente principal
Maridalva Cardoso Maciel (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 Desporto e Inclusão Social. Estudo da Fundação de Apoio Ao Cidadão e Mobilização Social (FAMFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil
Orientador
Renildo Rossi Junior (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2016 Desporto e Inclusão Social. Estudo da Fundação de Apoio Ao Cidadão e Mobilização Social (FAMFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil
Orientador
Renildo Rossi Júnior (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2015 Physical activity to promote mental health: strategies and interventions
Arguente principal
Attilio Carraro (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2015 Desenvolvimento da excelência em atletas de elite na Orientação: uma abordagem qualitativa
Orientador
Tadeu Ferreira de Sousa Celestino (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2015 Desenvolvimento da excelência em atletas de elite na Orientação: uma abordagem qualitativa
Orientador
Tadeu Ferreira de Sousa Celestino (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2014 Handebol e gênero: as relações de poder na dinâmica dos treinos aos jogos no Estado do Pará
Arguente principal
Ivan Gonçalves Reis (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2014 A Escola, a Família e o Meio Físico e Social na Formação para o Lazer
Orientador
Paulo Alexandre Mendes Ribeiro Eira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 A Escola, a Família e o Meio Físico e Social na Formação para o Lazer
Orientador
Paulo Alexandre Mendes Ribeiro Eira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 O Papel da Política da Câmara Municipal da Maia para um Desporto Multicultural
Orientador
André Artur Gomes dos Santos Rodrigues da Conceição (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 Em busca de fatores de excelência no Desporto de Alto Rendimento – Estudo a partir da história de vida de Nuno Delgado
Arguente principal
José Mário Lopes de Sá Cachada (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 Processos atencionais no campo esportivo: um contributo para o ensino e aperfeiçoamento do saque no voleibol
Arguente principal
Gilberto Gaertner (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013 O Papel da Política da Câmara Municipal da Maia para um Desporto Multicultural
Orientador
André Artur Gomes dos Santos Rodrigues da Conceição (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2012 Análise do jogo de futebol. Padrões de jogo ofensivo em equipas de alto rendimento: uma abordagem qualitativa
Arguente principal
Hugo Miguel Borges Sarmento (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2011 O desenvolvimento dos professores universitários de Educação Fisica e os ciclos de vida profissionais. Três estudos de caso. Simone de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Educação Física e Educação Ambiental: uma relação possível e imprescindível. Estudo realizado na região do vale do Rio Doce, Minas Gerais Marley Pereira Barbosa Alvim (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2007 “Educação Física e valores: análise centrada em discursos de professores e alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio da Cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais” Kátia Lúcia Moreira Lemos (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Prémios de Investigação em Ciências do Desporto 2019 - 1º Prémio na Categoria HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO DESPORTO
Comité Olímpico de Portugal, Portugal
2017 Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor – Reconhecimento de Excelência 2017” - 3º Prémio
2016 Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor – Reconhecimento de Excelência 2016” - Menção Honrosa
2016 Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor – Reconhecimento de Excelência 2016” - 3º Prémio
2016 Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor – Reconhecimento de Excelência 2016” - 1º Prémio
2015 Prémio “Conhecer Mais para Incluir Melhor – Reconhecimento de Excelência 2015” - 3º Prémio