???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Rita Faria
Data de nascimento
1988/11/09
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Faria, Ana Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
3E11-811D-28C5
ORCID iD
0000-0002-6565-8757

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2017
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009 - 2011
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em especialização em Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2006 - 2009
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - Atual School Manager Happy Code, Portugal
Happy Code, Portugal
2020/05 - 2021/06 Consultora de Recursos Humanos Go4Mobility, Portugal
Go4Mobility, Portugal
2013 - 2020 Membro efetivo da direção Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, Portugal
Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2019/12 Consultora Grow-ing, Portugal
Grow-ing, Portugal
2017/10 - 2019/09 Diretora Técnica Residência Geriátrica do Vale Pequeno, Portugal
2011/01 - 2012/01 Formadora EspiralSoft, Portugal
EspiralSoft, Portugal
2010/09 - 2011/08 Estagiária no Projeto Metas de Aprendizagem Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01 - 2016/12 Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas
SFRH/ BD/ 87243/ 2012
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Projeto

Designação Financiadores
2010 - 2011 Projeto Metas de Aprendizagem
00000
Estagiária
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2020 Projeto FAINA 1:1
00000
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Concluído
2017 - 2017 Mapping of Whole Child Development (WCD) pedagogies and models in Western Europe - American Institutes for Research (AIR)
00000
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal
Concluído
2014 - 2014 Projeto Educativo Local do Fundão – Educação para a Cidadania
00000
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Faria, Ana. "Novas Abordagens ao Conceito de Manual Escolar (em digital): Evidencias, Conclusões e Desafios do Projeto FAINA". Integral Education On Digital Era 6 (2021): 76-93.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Ana Rita Faria; Pedro Guilherme Rocha do Reis; Maria Helena Peralta. "Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas". Revista Diálogo Educacional 17 54 (2017): 1183-1206. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/e0fe8104-2fca-4398-abfd-09bb685fb343.
    10.7213/1981-416x.17.054.ds06
  3. Ana Rita Faria; Pedro Guilherme Rocha dos Reis; Maria Helena Peralta. "O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 25 94 (2017): 238-256-238-256. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/5c830f87-d64d-4a0b-9ddc-a785aa1d723f.
  4. Faria, Ana. "O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2016):
    Publicado
  5. Faria, Ana. "A Formação Pós-Graduada dos Professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso". CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (2016):
    Publicado
  6. Faria, Ana. "O impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores. Resultados preliminares de dois estudos de caso". VII FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES (2016):
    Publicado
  7. Faria, Ana. "Avaliação do impacto da Formação Pós-Graduada nos professores e nas escolas". Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação (2015):
    Publicado
  8. Faria, Ana. "A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores". CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (2015):
    Publicado
  9. Faria, Ana. "Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas: Dois estudos de caso". XXII COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO (2015):
  10. Faria, Ana. "O Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas". VI FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES (2015):
    Publicado
  11. Faria, Ana. "Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação". Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013):
  12. Faria, Ana. "Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas?". Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013): 1316-1326.
    Publicado
  13. Faria, Ana. "Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas". IV FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES (2013):
  14. Faria, Ana. "Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas?". XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS (2013):
  15. Faria, Ana. "Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação". XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS (2013):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Faria, Ana. "The impact of post-graduate programmes on teachers and schools. Two case studies: post-graduate teachers - perceptions", 2017
  2. Faria, Ana. "La formación de profesores: formación continua o formación postgraduada? Perspectivas de profesores y de líderes de las escuelas", 2016
Documento de trabalho
  1. Faria, Ana. 2015. "A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores".
Livro
  1. José Lagarto; Ana Rita Faria; Jorge Mata. Projeto Faina 1:1 - (re)pensar manuais digitais. Portugal: Universidade Católica Portuguesa. 2021.
    Publicado • 10.34632/9789895471935
Tese / Dissertação
  1. Faria, Ana. "A avaliação do impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas". Doutoramento, 2017. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f4b3c6b0-6006-4b96-8fe5-5e4b2205f6a2.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/04/09 Novas Abordagens ao Conceito de Manual Escolar (em digital): Evidencias, Conclusões e Desafios do Projeto FAINA XXXI ACISE International Conference
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2017/05/19 O impacto do currículo da formação pós-graduada nos professores e nas escolas ENCONTRO SOBRE CURRÍCULO: O CURRÍCULO ESTÁ MORTO?
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07/07 O impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores. Resultados preliminares de dois estudos de caso VII FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05/06 A Formação Pós-Graduada dos Professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2016 A formação pós-graduada dos professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/07/08 O Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas VI FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05/09 A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/01/30 Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas: Dois estudos de caso XXII COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Avaliação do impacto da Formação Pós-Graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso – resultados preliminares XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores V Conferência Internacional: Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/02/01 Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar: Dados para a construção de um instrumento de caracterização – perspetiva transversal num ano de 3.º ciclo SEMINÁRIO TEMÁTICO
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2013/11/30 A Visão dos Professores: Resultado dos questionários a docentes com pós-graduação SEMINÁRIO 2: QUE FAZEMOS COM O SABER ADQUIRIDO PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÕES PÓS-GRADUADAS?
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2013/07/04 Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas IV FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/02/02 Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/01/31 Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/09/01 - 2020 Supervisão e Administração Escolar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01/26 - 2021/01/29 XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida (2021/01/26 - 2021/01/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/01/30 - 2020/02/01 XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Bem-estar (2020/01/30 - 2020/02/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/06/03 - 2019/06/05 IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos (2019/06/03 - 2019/06/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/01/31 - 2019/02/02 XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação (2019/01/31 - 2019/02/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09/10 - 2018/09/12 IV Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade (2019/09/10 - 2019/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/02/01 - 2018/02/03 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. (2018/02/01 - 2018/02/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/05/19 - 2017/05/19 Encontro sobre Currículo. O currículo está morto? (2017/05/19 - 2017/05/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/02/02 - 2017/02/04 XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal A Escola: Dinâmicas e Atores (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/01/28 - 2016/01/30 XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores (2016/01/28 - 2016/01/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/09/10 - 2015/09/12 XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências O diálogo intercultural: estudo comparativo das concepções de professores do Brasil e de Portugal (2015/09/10 - 2015/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/01/29 - 2015/01/31 XXII Colóquio da AFIRSE Portugal Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação (2015/01/29 - 2015/01/31)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/01/30 - 2014/02/01 XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Educação, Economia e Território: O lugar da educação no desenvolvimento (2014/01/30 - 2014/02/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013/01/31 - 2013/02/02 XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013/01/31 - 2013/02/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012/07/12 - 2012/07/15 IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares (2012/07/12 - 2012/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/05 Diferentes perspetivas sobre o processo de ensino-aprendizagem à luz dos paradigmas pedagógicos
Arguente principal
Lyubov Clemens (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/09/01 - 2020/11/01 XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2019/09/01 - 2019/11/01 XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2019/01/03 - 2019/03/03 IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2018/09/01 - 2018/11/01 XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2017/09/01 - 2017/11/01 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2016/09/01 - 2016/11/01 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2015/09/01 - 2015/11/01 XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2014/09/01 - 2014/11/01 XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2019 Avaliadora externa de políticas públicas. V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação; V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, III Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina, III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Avaliador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/01/05 - Atual Programação e Robótica Programação e Robótica (Menos de 4 anos de escolaridade)
2020/01/05 - Atual Programação e Robótica Programação e Robótica (Ensino básico 1º ciclo) Happy Code, Portugal
2017/09 - Atual Sociologia e Ética em Educação mestrado em Educação Moral e Religiosa Católica Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
2020/10 - 2021/01 Teorias e Modelos em Educação mestrado em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017/09 - 2019/06 Metodologias de Investigação em Educação mestrado em Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/09 - 2019 Avaliação do Desempenho Docente mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09 - 2019 Temas Atuais de Educação mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2019 Metodologias de Investigação licenciatura em Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual CRC-W: Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing