Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cristina Pratas Cruzeiro
Nomes de citação
- Cruzeiro, Cristina Pratas
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3E10-6B81-6614
- ORCID iD
- 0000-0001-7836-9148
- Scopus Author Id
- 57222428504
Websites
- https://colaboracaoecolisaonaarte.weebly.com (Profissional)
- https://fcsh-unl.academia.edu/CristinaPratasCruzeiro (Académico)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008 - 2014
Concluído
|
Doutoramento em Belas Artes, Especialização em Ciências da Arte [PHD in Fine Arts, Specialization in Art Sciences] (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Arte e Realidade: Aproximação, diluição e simbiose no século XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
2004 - 2007
Concluído
|
Mestrado em Teorias da Arte [Master Degree in Art Theory] (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A caminho da dissolução: A problemática da autoria na arte contemporânea" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998 - 2002
Concluído
|
História, variante de História da Arte [Art History] (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/08/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal | ||
2009/03 - 2014/02 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | Colaboração e Colisão: Intervenção pública e política da arte [Collaboration and Collision: Public and political intervention
of art]
SFRH/BPD/116916/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2008 - 2014 | Arte e Realidade: Aproximação, diluição e simbiose no século XX [Art and Reality: Approach, dilution and symbiosis in the
20th century]
SFRH / BD / 46939 / 2008
Bolseiro de Doutoramento
CIEBA- Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | !PAHC: Projecto artístico de homenagem à mulher cigana [!PAHC: Artistic project in homage to gypsy women]
SFRH/BPD/116916/2016
Investigador
|
Câmara Municipal do Seixal
Em curso
|
2021 - 2023 | Dentes de Leão/ Dandelions [Projecto no âmbito das artes participativas/Project in the scope of participatory arts]
010221
Bolseiro de Investigação
Materiais Diversos, Portugal
Pó de Vir a Ser, Portugal Academy of Senses, Islândia Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Culturgest, Portugal OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega Câmara Municipal Sardoal, Portugal Câmara Municipal de Évora, Portugal |
EEA Grants
Em curso
|
2021 - 2022/04/30 | Práticas Artísticas Confinadas: Resistência e Colectivismo na Pandemia COVID-19 em Portugal [Confined Artistic Practices:
Resistance and Collectivism in the COVID-19 Pandemic in Portugal]
seed project IHA
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte Centro de Artes e Criatividade Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural Em curso
|
2021 - 2022/03 | Manual de Acção Política [Political Action Manual]
SFRH/BPD/116916/2016
Bolseiro de Cientista Convidado
Ministério da Cultura - Programa Garantir Cultura, Portugal
|
Ministério da Cultura - Programa Garantir Cultura
Concluído
|
2018 - 2019/12 | Projecto de arte pública 'Um monumento para o Lousal' [Art Public Project 'Um monumento para o Lousal]
SFRH/BPD/116916/2016
Investigador
|
Câmara Municipal de Grândola Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/05/23 | Graduate Seminar 'Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms', organised by IHC/NOVA, the IN2Past Associated Laboratory, and the Department of History of Art at UCL. Workshop presentation about the 'Práticas Artísticas Confinadas: Resistência e Colectivismo na pandemia COVID-19 em Portugal', with Alexandra do Carmo, Cristina Pratas Cruzeiro and Daniela Salazar | Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms
Universidade de Évora
|
2021/12/06 | "Com a arte para transformar a vida": o PCP e a actividade artística no período pós 25 de Abril (1974-1977) | 1921-2021: Nos 100 anos do PCP Imaginários Políticos e Expressões Culturais
Ceis20 - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
|
2021/09/25 | Atravessar fronteiras: Processos migratórios e práticas artísticas em tempo de guerra [Crossing Borders: Migratory Processes and Artistic Practices in Wartime] | II Encontro De Famalicão para o Mundo: Migrações e trabalho forçado em contexto de guerra
Câmara Municipal de Famalicão; FLUP/CITCEM; IHC/NOVA FCSH; Galeria Municipal Ala da Frente; APH (Vila Nova Famalicão, Portugal)
|
2021/07/13 | Performing between the table and the washing line: Curatorship and sustainability in SACOM 2 (Vostell Malpartida Museum, 1979) | Theatre Ecologies: Environment, Sustainability and Politics
IFTR Conference 2021 (Galway, Irlanda)
|
2021/06/28 | SACOM 2: Activation of sharing in the exercise of Curatorship [SACOM 2: Ativação da partilha no exercício da curadoria] | International Conference II Combart: Arts, Activism and Citizenship
Artcitizenship - Young people and the arts of citizenship (PTDC/SOC -SOC/28655/2017) CICSNova - Universidade Nova de Lisboa
(CICSNova) EXCEL - The Pursuit of Excellence (PTDC/SOC-ANT/30572/2017) Instituto de Ciências Sociais ¿ Universidade de Lisboa
(I
|
2019/11/16 | Produzir em comum: Processos artísticos colaborativos [Producing in common: collaborative artistic processes] | Seminário internacional: Os processos participativos e a CERÂMICA
CIEBA - Faculdade de Belas Artes de Lisboa/ Câmara Municipal de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/11/15 | O Cidadão escultor da Memória. A arte pública na aldeia mineira do Lousal [The citizen sculptor of memory. Public art in the mining village of Lousal] | 1.º ENCONTRO MEMÓRIA PARA TODOS: HISTÓRIA, PATRIMÓNIO E COMUNIDADE(S)
Instituto de História Contemporânea/ NOVA FCSH (Portugal)
|
2019/06/20 | Power to the People! A Citizen Art Project in Portugal (Lousal) | Fourteenth International Conference on the Arts in Society: Special Focus "Art as Communication: The Impact of Art as a Catalyst
for Social Change"
The Arts in Society Research Network/ Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/10 | Metáforas do dizer: os retratos de Fernando Lemos [Metaphors of saying: the portraits of Fernando Lemos] | Ditaduras, Resistências e Memórias: Ditaduras Iberoamericanas numa perspectiva comparada
CIDEHUS - UÉvora (Évora, Portugal)
|
2018 | Os muralistas mexicanos e a intervenção no espaço público [Mexican muralists and intervention in the public space] | Mestrado Sobre Universos Ibéricos e Ibero-Americanos
FCSH-NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Intervenção social e política da arte: conceitos e práticas [Social and political intervention of art: concepts and practices] | Doutoramento Estudos Artísticos - Arte e Mediações
IHA - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Beuys | Há um psicanalista na plateia! O trauma no cinema (ciclo de cinema comentado)
Instituto de História da Arte-FCSH NOVA, Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Medeia Filmes e Leopardo Filmes (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Desenho técnico e vanguardas artísticas no século XX [Technical drawing and artistic vanguards in the 20th century] | Desenho técnico no Técnico 1911-2018
Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | "10. 10. 10. Arte entre Cidades" - Conferência 2 [10.10.10. Art between cities - Conference 2] | 10.10.10 Arte entre Cidades - Torres Vedras/Alenquer
Câmara Municipal de Torres Vedras/Câmara Municipal de Alenquer (Torres Vedras, Portugal)
|
2018 | Artisticidade e poética de acção: As Toupeiras [Artisticity and action poetics: As Toupeiras] | Jornada «Mulheres no cruzamento da literatura e de outras artes: mundos ibéricos e ibero-americanos»
CHAM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2017 | As dinâmicas artísticas nascidas da Revolução de Outubro [The artistic dynamics born from the October Revolution] | Colóquio Internacional 100 anos de Outubro na Sociedade e nas Artes
CET, CH, Centro de Línguas e Culturas Eslavas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | As artes visuais e a Revolução de Outubro [The visual arts and October Revolution] | Celebrações dos 10 anos da Fundação José Saramago
Fundação José Saramago (Lisboa, Portugal)
|
2017 | As artes visuais em tempo de Revolução [Visual arts in times of Revolution] | FOLIO-Festival Literário Internacional de Óbidos
FOLIO-Festival Literário Internacional de Óbidos (Óbidos, Portugal)
|
2017 | Mário Cesariny e Luís Buñuel: Exemplos da poesia nas artes visuais [Mário Cesariny and Luís Buñuel: Examples of poetry in the visual arts] | Colóquio «Poesia, Paz e Guerra»
CHAM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Do Espaço ao Lugar na Arte Pública [From Space to Place in Public Art] | Conferência Lugares e Territórios: O Espírito da Arte Pública
Jornadas Europeias do Património 2017, Câmara Municipal de Cascais (Portugal)
|
2017 | The image of ditactorship in is baggage: The Photographs of Fernando Lemos | Modernism Today
(Amsterdam, Países Baixos)
|
2017 | Vítor Pomar | O Fotógrafo Acidental: Serialismo e experimentação em Portugal 1968-1980
Photography and Film Studies, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A noção de esfera pública em Francis Alÿs [The notion of public sphere in Francis Alÿs] | Doutoramento em Belas Artes, Núcleo no Seminário da Especialidade
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Colaboração e Colisão: posicionamentos de intervenção social e política da arte [Collaboration and Collision: positions of social and political intervention of art] | Doutoramento Estudos Artísticos – Arte e Mediações
FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2016 | As vanguardas artísticas em Espanha [The artistic vanguards in Spain] |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Práticas artísticas colaborativas em tempo de Revolução [Collaborative artistic practices in times of Revolution] |
Análise Associativa, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Arte Comunitária e Activista [Community and Activist Art] | Doutoramento em Belas Artes, Núcleo no Seminário da Especialidade
FBAUL (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Do Espaço ao Lugar [From Space to Place] | Mestrado em Crítica, Curadoria e Teoria da Arte, disciplina Estudos de Arte Avançados II
FBAUL (Lisboa, Portugal)
|
2016 | A noção de Espaço social nas intervenções da Internacional Situacionista e de Gordon Matta-Clark [The Social Understanding of Space in the Artistic Practice of the Situacionist International and Gordon Matta-Clark] | Doutoramento em Belas Artes, Núcleo no Seminário da Especialidade
FBAUL (Lisboa, Portugal)
|
2015 | O entendimento social de Espaço nas práticas artísticas da Internacional Situacionista e de Gordon Matta-Clark [The Social Understanding of Space in the Artistic Practice of the Situacionist International and Gordon Matta-Clark] | Public Art, Place, context and participation [Arte Pública, Lugar, Contexto e Participação]
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Fundação para a Ciência
e Tecnologia e Câmara Municipal de S. Tirso (S. Tirso, Portugal)
|
2015 | Noções de espaço e de esfera pública [Notions of space and public sphere] | Doutoramento em Belas Artes, Núcleo no Seminário da Especialidade
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A Humanidade não está em ruínas. Está em obras: Dara Birnbaum e a construção da realidade social | Ciclo de Conferências Arte & Género
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Arte e Realidade | Doutoramento em Belas Artes, Núcleo no Seminário da Especialidade
FBAUL (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Arte e Práxis Social | Ciclo de Conferências Arte & Sociedade
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | O real na arte contemporânea |
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | A condição protésica na arte contemporânea | II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual
(Goiânia, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Dança em pandemia: as consequências económicas e artísticas provocadas pelo covid-19 no sector da dança em
Portugal
Orientador de Isis Magro de Sá
|
Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - Atual | A arte urbana como tática ativista e a estratégia do projeto artístico Pixa Bixa na produção do discurso queer em Lisboa
Coorientador de Frederico Alves Caiafa
|
Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
2020 - Atual | O Poder da Imagem como Ferramenta Política: do Estado Novo ao PREC
Coorientador de Armando Manuel Mendes Madeira
|
Mestrado em História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - Atual | Ativismo feminista e o corpo performativo
Coorientador de Ana Catarina Bizarro
|
Mestrado em História da Arte, Área de Especialização em Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
2019 - Atual | PIGS: Espaços de Exaustão como Prática Artística no Sul da Europa
Orientador de Rita Barreira
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
2018 - Atual | A violência e a produção artística do início do século XXI: um diálogo entre Arte e Ética
Coorientador de Marília Paes de Andrade França
|
História da Arte – especialidade História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - Atual | Arte e Direitos Humanos: desafios globais / artistas em desafio - a influência do ativismo artístico na agenda dos direitos
humanos (2011-2017)
Orientador de Susana C. Gaspar
|
Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - Atual | Transformação e subversão: Resistência nas práticas artísticas contemporâneas
Orientador de Catarina Martins Carneiro Pires
|
Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - Atual | O documentário propositivo-relacional: A linguagem cinematográfica do documentário a partir da estética relacional e do estímulo
à coautoria nas produções contemporâneas
Coorientador de Pablo da Cunha
|
Doutoramento em Belas Artes na Área de Especialização de Audiovisuais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2020/01/14 | Pintura Urbana e o projeto da Quinta do Mocho: dinâmicas em comunidade
Orientador de Cláudia Lopes
|
Mestrado em História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2017 | Jay De Feo, Wallace Berman e Bruce Conner: Do DIY à transcendência da matéria no circuito de Filmore Street
Coorientador de Rita Barreira
|
Mestrado em Crítica, Curadoria e Teoria da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Espaço enquanto matéria da arte, Espaço enquanto matéria do Museu: (Re) Configurações da Experiência Site-Specific
Orientador de Sofia Mendes Caetano
|
Mestrado em Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/04/05 - 2022/04/05 | Conversa pública com os artistas Alexandra do Carmo e Joshua Schwebel, no contexto do Projecto Práticas Artísticas Confinadas:
Resistência e Colectivismo na pandemia COVID-19 em Portugal. Organização: Alexandra do Carmo, Catarina Pires, Cristina Pratas
Cruzeiro, Daniela Salazar, Raquel Ermida e Rita Barreira (2022/04/05)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2020/01/01 - 2021/05/21 | Art and Human Rights International Conference (2021/05/20 - 2021/05/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal International Amnesty Portugal , Portugal Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural, Portugal |
2021/03/16 - 2021/03/30 | Seminários Colaboração e Colisão: Intervenção pública e política da arte
Parte I – Do 25 de Abril de 1974 à entrada na CEE
[Collaboration and Collision Seminars: Public and political intervention of art
Part I - From the 25th of April 1974 to the entry into the EEC] (organiser) (2021/03/16 - 2021/03/30)
Seminário
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2020/12/08 - 2020/12/10 | Seminário de Investigação em Escultura e Estudos Artísticos [Research Seminar in Sculpture and Art Studies] (2020/12/08 - 2020/12/10)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal CIEBA - FBAUL, Portugal Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2020/02/02 - 2020/03/06 | Livro dos Sintomas: Investigação artística. [Symptoms Book: Artistic research.] (2020/02/02 - 2020/03/06)
Encontro (Coorganizador)
|
VICARTE - FBAUL e IHA - NOVA FCSH, Portugal |
2019/10/21 - 2019/10/22 | What will be? Strategies, practices and performances in social arts (2019/10/21 - 2019/10/22)
Conferência (Coorganizador)
|
ICNOVA/ NOVA - FCSH; IHA/NOVA- FCSH; CIEBA/FBAUL; VICARTE – FBAUL (Portugal); AiRS and Skövde Art Museum (Sweden), Portugal |
2019/04/03 - 2019/04/03 | Dia do Paraguai [Paraguai Day] (2019/04/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
CHAM / FCSH/NOVA | UAc - Embaixada Paraguai, Portugal |
2019/02/22 - 2019/02/22 | II Simpósio de Investigadores-Fundadores da R3iAP [II Symposium of Researchers-Founders of R3iAP] (2019/02/22 - 2019/02/22)
Simpósio (Coorganizador)
|
Porto: UCP-CITAR; FAUP-CEAU; FBAUP- i2ADS ; Lisboa: FBAUL-CIEBA; FCSH-IHA; VICARTE-FBAUL/FCT; ULHT-HEI-LAB; Évora: UE-HERCULES;
Covilhã: UBI-CIES; Caldas da Rainha: MJM, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2018/04/24 - 2018/04/24 | Jornadas Internacionais de Arte Pública: Palimpsestos urbanos [Public Art International Seminar: Urban Palimpsests] (2018/04/24)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/04/17 - 2018/04/17 | TRANS_URB_ARTS – Performance e Activismo no Espaço Público [TRANS_URB_ARTS – Performance and Activism in the Public sphere] (2018/04/17)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017/11/27 - 2017/11/28 | Through, From, To Latin America: Networks, circulations and artistic transits from the 1960s to the present (2017/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
IHA-FCSH; CIEBA-FBAUL; Programa 'Modes'; Lisboa-Capital Ibero Americana da Cultura 2017, Portugal |
2012 - 2012 | Arte & Género – Mulheres e criação artística
Congresso (Outra)
|
CIEBA- Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FCT, Portugal |
2010 - 2010 | Arte & Sociedade
Congresso (Outra)
|
CIEBA-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FCT, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/18 - 2021/02/18 | Apresentação da edição digital do livro O Brasil Contemporâneo e a Democracia com os autores Cristina Pratas Cruzeiro (IHA
- NOVA FCSH/Portugal) e Ruy Braga (USP/ Brasil): Conversa Arte e Trabalho [Presentation of the digital edition of the book
O Brasil Contemporâneo e a Democracia with the authors Cristina Pratas Cruzeiro (IHA - NOVA FCSH / Portugal) and Ruy Braga
(USP / Brazil): Art and work]
Encontro
|
Apresentação do livro O Brasil Contemporâneo e a Democracia
Colectivo Andorinha, Portugal
Outro Modo - Editora, Portugal |
2019/10/24 - 2020/07 | Oficina de Escultura: Apresentam-se as diversas fases de uma encomenda de escultura no tempo de Ruy Gameiro e as tecnologias
e técnicas de escultura e experimentam-se os materiais os materiais utilizados pelo escultor. Organização: Cristina Pratas
Cruzeiro e Helena Elias [Sculpture Workshop: The various phases of a sculpture order in Ruy Gameiro's time and the technologies
and techniques of sculpture are presented, testing the materials used by the sculptor. Organization: Cristina Pratas Cruzeiro
and Helena Elias]
Oficina (workshop)
|
Oficina de Escultura (Programa da Exposição Operário & Artista: Ruy Gameiro pára. A obra não.
Câmara Municipal da Amadora, Portugal
|
2019/05/10 - 2019/05/10 | Moderadora da Sessão 5: DITADURAS E MEMÓRIA (PARAGUAI E BRASIL)
ENCONTRO INTERNACIONAL Ditaduras, Resistências e Memórias: Ditaduras Iberoamericanas numa perspectiva comparada
Encontro
|
ENCONTRO INTERNACIONAL Ditaduras, Resistências e Memórias: Ditaduras Iberoamericanas numa perspectiva comparada
CIDEHUS - UÉvora, Portugal
|
2018 - 2018 | Homenagem a Santa Rita Pintor nos Cem anos do seu falecimento - Polémicas e controvérsias (Moderadora)
Encontro
|
HOMENAGEM A SANTA RITA PINTOR NOS CEM ANOS DO SEU FALECIMENTO – POLÉMICAS E CONTROVÉRSIAS
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Jornadas Internacionais de Arte Pública - Palimpsestos Urbanos
Seminário
|
Jornadas Internacionais de Arte Pública
CIEBA - FBAUL, Portugal
|
2018 - 2018 | Performance e Activismo no Espaço Público
Oficina (workshop)
|
Performance e Activismo no Espaço Público
CICS.NOVA - FCSH, Portugal
|
2018 - 2018 | Times and Movements of the Image
Conferência
|
Times and Movements of the Image
Instituto de História da Arte, FCSH/NOVA Instituto de Comunicação, FCSH/NOVA LIDA – Laboratório de Investigação em Design
e Artes, ESAD.CR – IPLeiria, Portugal
|
2014 - 2014 | Modern Perspectives on Gesamtkunstwerk (Moderadora do Painel)
Conferência
|
The Gesamtkunstwerk. A concept for all times and places
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | Creative Processes in Art: International Colloquium
Congresso
|
Creative Processes in Art: International Colloquium, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/14 | Arte contemporânea na sala de aula “Uma abordagem ao Site Specific numa turma de 12º ano de Artes Visuais”
Arguente principal
|
Sérgio Eduardo Martins Cóias (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019/12/12 | Provas de Trabalho de Final de Curso de Doutoramento em Estudos Artísticos
Arguente
|
Daniela Cordovil Corrêa dos Santos (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
2019 | Topografia DIY na Baía de São Francisco (1945-1965) Do Surgimento da Cultura Activista às Práticas Artísticas em Painterland
no Vórtice de Jay DeFeo
Orientador
|
Rita Andreia Bernardes de Almeida Barreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | LA IDEA COMO MATERIA: Lucas Ospina ejemplo de la condición artesanal de las ideas
Arguente principal
|
Jaime Alejandro Carmona Múnera (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 | Arte Multimédia e Curadoria – Análise de questões curatoriais e museológicas no âmbito da arte dos novos média e estudos
de caso
Arguente principal
|
Carina Sofia Elias Fonseca (Mestrado)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Seminário de Orientação II | (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016/03/10 | Espaço enquanto matéria da arte, Espaço enquanto matéria do Museu: (Re) Configurações da Experiência Site-Specific
Orientador
|
Sofia Mendes Caetano (Mestrado)
CIEBA- Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FCT, Portugal
|
2016 | A Obra de Cruzeiro Seixas na Perspectiva da Colagem Contemporânea Portuguesa
Arguente
|
Pedro Miguel Domingos Jorge de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | O Corpo é o Zero: Experimentalismo e Participação. Os anos 90 da Arte Portuguesa
Arguente principal
|
Mafalda Marcos Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Performance Art: Proposta de formação no âmbito da Educação Não-Formal
Arguente principal
|
Ana Rita Nunes Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Seminário de Especialidades I | (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - Atual | Campos de Colaboração/Fields of Collaboration | Culturgest |
2022/11/17 - 2022/11/18 | International Conference Public Art as a Bridge over Troubled Places | UCP – CITAR – R3iAP |
2021/01 - 2021/02 | Art and Human Rights International Conference | Calouste Gulbenkian Foundation |
2019/10/21 - 2019/10/22 | What will be? Strategies, practices and performances in social art | FBAUL/NOVA FCSH |
2018/04/24 - 2018/04/24 | Jornadas Internacionais de Arte Pública: Palimpsestos urbanos | FBAUL |
2017/11/27 - 2017/11/28 | Através, Desde, Para a América Latina Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade | NOVA FCSH |
2012 - 2012 | Arte & Género – Mulheres e criação artística | FBAUL |
2010 - 2010 | Arte & Sociedade | FBAUL |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/07/01 - Atual | Revista de História da Arte Série W | IHA - NOVA FCSH |
2019 - Atual | Revista de História da Arte (1646 -1762) | IHA - NOVA FCSH |
2019 - Atual | PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais (2179-8001) | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
2019 - Atual | CAP - Cadernos de Arte Pública / Public Art Scientific Journal | Urban Creativity /AP2 e CIEBA |
2019 - Atual | Rethinking the Past: Memory / Archive / Document - Arts and Architecture | |
2018 - Atual | CULTURA. REVISTA DE HISTÓRIA E TEORIA DAS IDEIAS (2183-2021) | CHAM - Centro de Humanidades NOVA FCSH |
2017/01/08 - Atual | Convocarte | Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FCT |
2015/12/08 - Atual | Análise Associativa | Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto |
2021/01 - 2021/02 | RCL - Revista de Comunicação e Linguagens (2183-7198) | Communication Institute of NOVA - ICNOVA |
2018/10/04 - 2018/12/04 | Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium | |
2018/10/01 - 2018/12/01 | Cidades Comunidades e Territórios | DINÂMIA'CET-IUL |
2018/09/01 - 2018/11/04 | Arte Teoria | Faculdade de Belas Artes - UL |
2018/07/01 - 2018/10/04 | Vista - Revista de Cultura Visual | SOPCOM |
2017/01/01 - 2018/05/01 | CONVOCARTE - Arte e Activismo Político | CIEBA - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/01/09 - 2019/02/08 | O Brasil contemporâneo e a democracia: problemas políticos, jurídicos e culturais | Especialização (Outros) | NOVA FCSH, Portugal |
2017/09 - 2018/11 | Estudos de Arte Contemporânea I | (Outros) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/11 | Estudos de Arte Contemporânea II | (Outros) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/11 - 2017/08 | Estudos de Arte Contemporânea I | Licenciatura em Arte Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/11 - 2017/08 | Estudos de Arte Contemporânea II | Licenciatura em Arte Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no Espaço Português e Ibero-Americano | Especialização (Curso médio) | Centro de Estudos Comparatistas e Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Artes urbanas, cidade e cultura digital | Especialização (Curso médio) | Lusófona Summer School 2017, Universidade Lusófona, Portugal |
2017 - 2017 | Através, Desde, Para a América Latina Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade | Especialização (Curso médio) | IHA-FCSH; CIEBA-FBAUL; Programa Modes, Portugal |
2014/02 - 2015/06 | Projecto: estratégia, metodologias, práticas e implementação | (Outros) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Do Projecto em Museologia | Especialização (Curso médio) | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | As imagens com que a ciência se faz | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | The Arts in Society Research Network | |
2017/08 - 2019 | MSA - Modernist Studies Association |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | R3iAP - Rede de Informação, Investigação e Intervenção em Arte Pública [Network in Public Art Information, Research and Intervention]
Coordenação geral: José Guilherme Abreu
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09 - Atual | Membro do Júri de selecção (Vogal suplente) para 1 Bolsa de Doutoramento do projecto exploratório “Artists and Radical Education in Latin America, 1960s- 1970s”/Instituto de História da Arte, IF/00537/2015, coordenado por Giulia Lamoni | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |