???global.info.a_carregar???
Guilherme Gonçalves. Completed the Mestrado in Comunicação e Multimédia in 2017 by Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia. Is Researcher in Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia. Published 1 articles in journals. Has received 1 awards and/or honors. In their professional activities interacted with 8 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: virtual reality; games; presence; cybersickness; interaction; narrative; gender; multisensory; immersion; path selection; credibility; decisions awareness; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Guilherme Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Guilherme

Identificadores de autor

Ciência ID
3E10-25E9-49D5
ORCID iD
0000-0002-3264-587X

Endereços de correio eletrónico

  • guilhermeg@utad.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/10/02 - 2022
Em curso
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2017
Concluído
Comunicação e Multimédia (Mestrado)
Especialização em Realidade Virtual
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"DESENHO E AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS MULTISSENSORIAIS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2012 - 2015
Concluído
Comunicação e Multimédia (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

2020/03/01 - Atual Investigador (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019/12/01 - 2020/02/29 Investigador (Investigação)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2018/04/26 - 2019/11/30 Investigador (Investigação)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/01/24 - 2018/04/24 Investigador (Investigação)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2017/06/01 - 2017/12/31 Investigador (Investigação)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/10/01 - 2016/12/31 Investigador (Investigação)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

2015 - 2017 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Outros

2018/05/10 - 2018/07/31 Formador
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2016 - 2016 Videographer
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 3D Modeler
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - Atual Cooperative Holistic View on Internet and Content
24498
Investigador
2019 - 2020/02/29 HDR4RTT - HDR for Real-time tracking
AE2019-0227
Bolseiro de Investigação
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2018 - 2018/04/30 The Biomedical Simulation Centre of the Future
NORTE-01-0247-FEDER-017566
Investigador
2017 - 2017/12/31 Tourism and technological innovation in the Douro
NORTE-01-0145-FEDER-000014
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gonçalves, Guilherme. "Correlation between Game Experience and Presence in immersive virtual reality games". Trabalho apresentado em ICGI 2019, Faro, 2019.
    Aceite para publicação
  2. Gonçalves, Guilherme. "Evaluation of the impact of different body tracking configurations for animation of avatars in the sense of presence and embodiment". Trabalho apresentado em ICGI 2019, Faro, 2019.
    Aceite para publicação
  3. Gonçalves, Guilherme. "Developing Training Applications for Hydrogen Emergency Response Training". Trabalho apresentado em ICGI 2019, Faro, 2019.
    Aceite para publicação
  4. Gonçalves, Guilherme; Melo, Miguel; Martins, José; Vasconcelos-Raposo, José; Bessa, Maximino. "The effect of multisensory stimuli on path selection in virtual reality environments". Trabalho apresentado em 7th World Conference on Information Systems and Technologies, La Toja Island, 2019.
    Aceite para publicação
  5. Goncalves, Guilherme; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "Virtual Reality Games: A Study About the Level of Interaction vs. Narrative and the Gender in Presence and Cybersickness". 2018.
    10.1109/itcgi.2018.8602686
Artigo em revista
  1. Gonçalves, Guilherme; Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, José; Bessa, Maximino. "A novel method to enhance the touristic 360° promotional video experience". Multimedia Tools and Applications (2020):
    Aceite para publicação
  2. Goncalves, Guilherme; Monteiro, Pedro; Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, Jose; Bessa, Maximino. "A comparative study between wired and wireless virtual reality setups". IEEE Access (2020): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/access.2020.2970921.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1109/access.2020.2970921
  3. Melo, Miguel; Goncalves, Guilherme; Monteiro, Pedro; Coelho, Hugo; Vasconcelos-Raposo, Jose; Bessa, Maximino. "Do Multisensory stimuli benefit the virtual reality experience? A systematic review". IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics (2020): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/tvcg.2020.3010088.
    Aceite para publicação • 10.1109/tvcg.2020.3010088
  4. Gonçalves, Guilherme; Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, José; Bessa, Maximino. "Impact of different sensory stimuli on presence in credible virtual environments". IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics (2019): https://www.computer.org/csdl/journal/tg/5555/01/08756096/1bpYGVRBVYc.
    Aceite para publicação
  5. Monteiro, Pedro; Coelho, Hugo; Goncalves, Guilherme; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "Comparison of Radial and Panel Menus in Virtual Reality". IEEE Access 7 (2019): 116370-116379. http://dx.doi.org/10.1109/access.2019.2933055.
    10.1109/access.2019.2933055
Poster em conferência
  1. Gonçalves, Guilherme. "Menus for virtual Environments". Trabalho apresentado em ICGI 2019, 2019.
  2. Amorim, Vasco; Melo, Miguel; Gonçalves, Guilherme; Bessa, Maximino. "Virtual Reality Training and Certification for Firefighters for Hydrogen Applications". Trabalho apresentado em European Hydrogen Energy Conference, 2018.
  3. Melo, Miguel; Coelho, Hugo; Pinto, Manuel; Goncalves, Guilherme; Bessa, Maximino. "Estimativa de distâncias egocêntricas: mundo real vs. ambientes virtuais". Trabalho apresentado em Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, 2017.
    10.1109/epcgi.2017.8124300
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/22 Correlation between Game Experience and Presence in immersive virtual reality games International Conference on Graphics and Interaction 2019
Faro University (Portugal)
2019/11/15 Organização e Acompanhamento da visita ao MASSIVE Virtual Reality Laboratory na Universidade de Trás-os-Montes à Escola Secundária Morgado Mateus (21 alunos do 12º ano do CP de multimédia)
2019/07/15 Organização e Acompanhamento da visita ao MASSIVE Virtual Reality Laboratory na Universidade de Trás-os-Montes Agrupamento de Escolas de Arouca (10 alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico)
(Portugal)
2019/06/07 Organização e Acompanhamento da visita ao MASSIVE Virtual Reality Laboratory na Universidade de Trás-os-Montes Agrupamento de Escolas de Arouca (43 alunos do 10º ano)
(Portugal)
2019/05/10 Organização e Acompanhamento da visita ao MASSIVE Virtual Reality Laboratory na Universidade de Trás-os-Montes à Escola Secundária de Penafiel (40 alunos do 11º ano) Visita ao Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE
(Portugal)
2018/11/15 Virtual Reality Games: a study about the level of interaction vs. narrative and the gender in presence and cybersickness. 2018 International Conference on Graphics and Interaction (ICGI)
IEEE (Lisboa, Portugal)
2018 Modelação e Animação 3D SPAM - Sound, Pictures and Multimedia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências e Tecnologias (Vila Real, Portugal)
2017/02/07 Realidade Virtual/3D CMYK'17 - Communication is More than you Know
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências e Tecnologias (Vila Real, Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/11/21 - 2019/11/22 2019 International Conference on Graphics and Interaction (ICGI) Universidade do Algarve

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/06/21 - 2018/07/06 Composição e efeitos audiovisuais Técnico/ a Especialista em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso de Especialização Tecnológica)
2018/06/06 - 2018/06/22 Iluminação e renderização 3D Técnico/ a Especialista em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso de Especialização Tecnológica) Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2018/05/10 - 2018/06/04 Animação 3D Técnico/ a Especialista em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso de Especialização Tecnológica) Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2016 - 2017 Modelação e Animação 3D (Prática) Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Ferramentas e Aplicações Multimédia (Prática) Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Professor José Luís Encarnação 2019
Eurographics portuguese chapter, Portugal

Outra distinção

2016 Diploma de Mérito "Criatividade"
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal