???global.info.a_carregar???
ANA PAULA SILVA is a Professor of Epistemology of Social Sciences of Education, Dialogue and Democracy and Educational Leadership, Equity and Learning at Lusophona University. She started teaching in Higher Education (2009-2014) at ESE Almeida Garrett, where she directed the masters in Sciences of Education: School Administration, and Pedagogical Supervision and Training of Trainers. She was a High School Teacher from 1987 to 2014. In 1998, she became a teacher trainer certified by the Ministry of Education in areas such as educational innovation, project methodology and action research, and recognized in the field of learning and institutional assessment, becoming recently an expert in the process of Portuguese schools' external assessment. Along with her docent duties, she was a Deputy Director General and Pedagogical Director of the Faculdade Conhecimento e Ciência (Faculty of Knowledge and Science), Belém, Pará, Brazil (2017-2022), as well as a co-founder of Almada Mundo International Association of Education, Training and Innovation, Portugal, where she has been part of educational teams addressing issues of school dropout and educational programs for young people who are out of the regular educational system, as well as Erasmus+ projects addressing these issues. Before becoming an integrated research member of the Interdisciplinary Research Centre for Education and Development (CeiED), she integrated CIUHCT (Inter-University Centre for the History of Sciences and Technology) being awarded as an International Scholar by the Society for the History of Technology, USA, in 2002, and was an invited scholar at the Imperial College, London in 2011-2012. As a CeiED member, she was co-responsible for the projects: European Policy Network on School Leadership (EPNoSL) (2011-2015) and the Erasmus + School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement (SLAT4AA) (2014-2016), and responsible for Pedagogy and Practice (PedPack) (2018-2020) and Stakeholders Together Adapting Ideas to Readjust Local Systems to Promote Inclusive Education (STAIRS) (2019-2022). As a researcher and author, she has work published both in the History of Sciences and Technology and in Sciences of Education, both in Portuguese and English and she is a reviewer of the journals Transportes, Servicios y Telecomunicaciones, TST; Revista Educação of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil; the International Journal of Leadership in Education; The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied; and Psicología of the Universidade CES, Colômbia, Medellín.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Lopes da Silva

Nomes de citação

  • SILVA, ANA PAULA

Identificadores de autor

Ciência ID
3D13-A565-A8B4
ORCID iD
0000-0003-4065-9427

Endereços de correio eletrónico

  • profa.ap.silva@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ULHT, Instituto de Educação, Campo Grande 376, 1749-024, LISBOA, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Doutoramento em História e Filosofia das Ciências (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A Introdução das Telecomunicações Eléctricas em Portugal: 1855-1939" (TESE/DISSERTAÇÃO)
por unanimidade
2000
Concluído
História e Filosofia das Ciências (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Portugal nas Exposições Internacionais Coloniais e Universais de 1929 a 1939 - a retórica científica e tecnológica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1992
Concluído
Qualificação em Ciências da Educação (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores (18 out of 20)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/06/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2009/10/01 - 2014/08/31 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
COFAC - COOPERATIVA DE FORMAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL CRL, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1987/09/22 - 2014/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/01 - Atual Professora associada (Associated Professor) Faculdade Conhecimento e Ciência, Brasil
1999/07/12 - Atual Teachers' trainer in History of Sciences and Technology, Philosophy of Sciences and Technology, Philosophy, Didactics of Philosophy, Educational Innovation, Action research Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1997/10/01 - 2023/03/20 Member of the Centro de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (Center for the History of Sciences and Technology) Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/01/01 - 2022/12/31 Diretora Pedagógica (Pedagogical director) Faculdade Conhecimento e Ciência, Brasil
2009/07/01 - 2017/06/30 Postdoctoral researcher undertaking the project ‘The electrification of African Colonies' funded by FCT SFRH/BPD/44257/2008 Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal
2014/09/01 - 2016/08/31 Coordinator of the project Erasmus+, School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement (SLT4AA), grant 2014-1-UK01-KA201-000005. (2014-2016). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2011/07/01 - 2015/07/12 Coordinator of the Project European Policy Network on School Leadership Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2010/06/16 - 2014/12/31 Member in the project Inventing Europe funded by the European Science Foundation Foundation for the History of Technology, , Países Baixos
2001/10/01 - 2010/12/31 Team member in the project Tensions of Europe, The Role of Technology in the Making of 20th Century Europe, in the sub-themes: Networking Europe; Colonization, Decolonization and Development; and Comm Foundation for the History of Technology, , Países Baixos
1997/10/01 - 2005/12/31 Team member in the project Ciência, Tecnologia e Império (Science, Technology and Empire) funded by FCT/MCTES. Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal
2002/10/01 - 2004/12/31 Collaborator member in the project História da Electricidade em Portugal (History of Electricity in Portugal) funded by FCT/MCTES. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/07 - 2017/06 A Electrificação das Colónias Africanas Fundação para a Ciência e Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/31 - 2022/01/31 Stakeholders Together Adapting Ideas to Readjust Local Systems to Promote Inclusive Education (STAIRS)
604668-EPP-1_2018-1-HU-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
European Commission
Em curso
2018/11/01 - 2020/10/31 Pedagogy and Practice (PedPack)
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2014/09/01 - 2016/08/31 School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement (SLT4AA)
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2011/07/01 - 2015/07/12 European Policy Network on School Leadership (EPNoSL)
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gonçalves, Ana Sofia; SILVA, ANA PAULA; Costa, Felisberto Kiluange Fragoso da . Autor correspondente: Gonçalves, Ana Sofia. "Filosofia africana ubuntu na interface do direito universal à educação, ensino público e escola inclusiva". Educação, Sociedade & Culturas 65 (2023): http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi65.606.
    Acesso aberto • 10.24840/esc.vi65.606
  2. Silva, Ana Paula; Khanal, Pabita. "IMMIGRANTS NEED CITIZENSHIP – THE ROLE OF ALMADA MUNDO ASSOCIATION". Revista Contemporânea 3 6 (2023): 7137-7149. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n6-129.
    10.56083/rcv3n6-129
  3. Rocha, Maria João Chainho Ataíde; Silva, Ana Paula Lopes da. "Pedagogia para os bens comuns da humanidade no pré-escolar". Brazilian Journal of Development 8 9 (2022): 61257-61263. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n9-059.
    Acesso aberto • 10.34117/bjdv8n9-059
  4. Silva, Ana Paula. "Book Review: Simone M. Mu¨ller. Wiring the World: The Social and Cultural Creation of Global Telegraph Networks". HoST - Journal of History of Science and Technology 12 1 (2018): 162-164. http://dx.doi.org/10.2478/host-2018-0009.
    10.2478/host-2018-0009
  5. SILVA, ANA PAULA. "Escala de Bem-estar Global: Análise das Suas Características Psicométricas". Health Research Journal 1 1 (2018): 52-62. http://www.healthresearchjournal.com/hrj/index.php/hrj/article/view/19.
    Acesso aberto • Publicado
  6. SILVA, ANA. "Spiritual intelligence self-assessment inventory: Psychrometric properties of the Portuguese version of SISRI-24". Journal of Religion, Spirituality & Aging (2017):
    10.1080/15528030.2017.1324350
  7. SILVA, ANA PAULA. "Planos integrados, lagos artificiais e medicina tropical – o caso de Cahora Bassa nos anos 1960-1970". Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical 16 (2016): 175-182.
    Publicado
  8. SILVA, ANA PAULA. "A good practice in School Leadership – Portuguese case study". Revista Lusófona de Educação 30 30 (2015): 191-197. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5137.
    Acesso aberto • Publicado
  9. SILVA, ANA PAULA. "Nota Introdutória. Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem - perspetivas e percursos.". Revista Lusófona de Educação 30 30 (2015): 9-13. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5126.
    Acesso aberto • Publicado
  10. SILVA, ANA PAULA. "Liderança dos professores para a equidade e a aprendizagem". Revista Lusófona de Educação 30 30 (2015): 73-97. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5130.
    Acesso aberto • Publicado
  11. SILVA, ANA PAULA. "Inteligência espiritual: Um bem educativo". REVISTA EDUSER 7 1 (2015): 30-47. https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/62.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Mara Adelaide; Mouro, João. "Pontes d' Almada para o Mundo - COSMUS(EU)". In Educação e Museus - Uma visão intercultural inclusiva e integrada. Lisboa, Portugal: Edições Piaget, 2023.
    Publicado
  2. Antunes, Roque Rodrigues; SILVA, ANA PAULA. "Global Well-being Scale: Analysis of their psychometric characteristics". In GLOBAL HEALTH TRENDS AND PERSPECTIVES IN HEALTH SCIENCES. Seven Editora, 2023.
    Publicado • 10.56238/globalhealthprespesc-041
  3. "Barragens, planos e ambiente na electificação das colónias portuguesas em África". In Ciência Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal., editado por Maria Paula Diogo; Ana Isabel Simões, 431-455. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2021.
    Publicado
  4. "Anfitrião ou refém: o papel da rede telegráfica portuguesa no xadrez mundial (da Regeneração ao Estado Novo).". In Ciência Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal, editado por Maria Paula Diogo; Ana Isabel Simões, 261-284. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2021.
    Publicado
  5. Cogan, Donard. "Trans-Atlantic telegraph communications via the Azores.". In Valentia the birthplace of world communication. Technical report, editado por Cogan, Donard, 89-94. Castleisland, Irlanda: Kerry County Council, 2021.
    Publicado
  6. SILVA, ANA PAULA. "Promoting collaboration toolset.". 143-159. European Policy Network on School Leadership, 2015.
    Publicado
Livro
  1. SILVA, ANA PAULA. FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NO SÉCULO XXI: Liderança pedagógica, bem-estar docente e inteligência espiritual.. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2019.
    No prelo
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/07 Painel 5 - Com esta tomada de consciência... formação de professores - currículo, pedagogia e avaliação, Encontro Nacional do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica)
Direção Geral de Educação (Figueira da Foz, Portugal)
2023/02/02 O impacto que os professores entendem ter nas aprendizagens dos alunos - desenvolvimento profissional e os desafios da inclusão educativa.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/12/15 Construção do professor estrangeiro em Portugal. Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade"
CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento, em colaboração com a Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultura" (Lisboa, Portugal)
2021/12/14 A vez e a voz das crianças: Um estudo com e para as crianças em idade pré-escolar. 11.º Encontro de Investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Universidade de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Lisboa, Portugal)
2021/04/17 A transformação social da comunidade - o papel da liderança da escola V Encontro Nacional de Jovens Educadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/02/07 Sucesso Educativo e Liderança de Sistemas: Um Estudo no âmbito da Epistemologia da Complexidade. IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em Educação: Desafios Epistemológicos e Metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019/09/24 O desenvolvimento da pessoa na construção da identidade profissional docente: uma resposta aos desafios na formação inicial e contínua de professores. Congresso Internacional Desafios na Formação Inicial e Continua de Professores. TO INN From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias TO INN From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions (Lisboa, Portugal)
2019/07/14 A voz dos alunos, o currículo e a melhoria da escola III International Congresso on Students Involvement
Instituto de Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/05/31 Educação para a Cidadania – um caso de sucesso no combate à indisciplina I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2019/05/31 Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global – uma Nova Formação de Professores I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2019/01/25 Sucesso educativo e redução do abandono escolar: o papel da liderança de topo III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades Sociais e Educativas que Lugar na Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2017/09/08 Pedagogical leadership, wellbeing and spiritual intelligence World Education Leadership Symposium
IBB – Institute for the Management and Economics of Education University of Teacher Education Zug (Zurique, Suiça)
2016/07/01 Creating a Vision. School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement Final International Conference
University of Debrecen (Debrecen, Hungria)
2016/06/26 Liderança na Escola para Acelerar o Sucesso Seminário Nacional. Erasmus+ School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2016/04/12 Portuguese experience on influencing policy on school leadership for equity Conference of the EU Policy Networks: Sustainable Networks for Inclusive Education
European Commission (Bruxelas, Bélgica)
2016/03/31 Docência universitária e formação de professores: dos modelos ao desenvolvimento da pessoa do profissional IX Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. La Universidad en Cambio:Gobernanza y Renovación Pedagógica
2016/01/26 Leadership, learning and equity A Educação Comparada para além dos Números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2016/01/26 School leadership Toolkit for Accelerating Achievement A Educação Comparada para além dos Números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/01/06 - Atual Perfil de competências de liderança a desenvolver na formação dos Oficiais das Forças Armadas Angolanas.
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/09/01 - Atual Liderança e resultados escolares: a importância da liderança centrada nas aprendizagens dos alunos
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/01/06 - Atual A construção da identidade do professor estrangeiro em Portugal
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/01/02 - Atual Pedagogia, Participação e Democracia: um estudo de caso no Jardim de Infância
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Atual A Liderança de Sistemas e Sucesso Educativo nas Escolas Portuguesas
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2019/11/13 - 2021/01/13 Municipalização da Educação em Portugal. A Perceção dos Atores Envolvidos. O Caso do Concelho de Sesimbra
Orientador
Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/06/17 - 2020/07/16 A relação da liderança - gestão da escola com os resultados dos alunos
Orientador
Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2017 Liderança pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/01/20 - Atual TEDxAlmada, Diversity (2017/03/10 - 2018/01/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/01/19 Contributos para um perfil ético das lideranças escolares
Arguente
Rui Manuel Nunes Brandão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/04/20 Liderança pedagógica, bem-estar docente e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário
Orientador
Roque Rodrigues Antunes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2014/02/25 Educação e espiritualidade um estudo de caso ressignificando lideranças
Arguente
Martha Luci Maria Sozo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades, Brasil
2013/12 A mobilidade automóvel em Portugal. A construção do sistema socio-técnico, 1920-1950
Arguente principal
Maria Luísa de Castro Coelho de Oliveira e Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013/03/01 A Implantação do Automóvel em Portugal (1895-1910)
Arguente
José Carlos Barros Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/07 - 2022/07/09 I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia | International Congress School, Identity and Democracy Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2021/12/13 - 2021/12/15 Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade" Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2021/04/14 - 2021/04/17 V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores Universidade de Aveiro
2019 - 2020 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em Educação: Desafios Epistemológicos e Metodológicos Universidade de Évora, Portugal
2019/07/01 - 2019/09 Congresso Internacional Desafios na Formação Inicial e Continua de Professores. TO INN From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2019 - 2019 I Congresso Internacional "Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global" Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
2018 - 2019 III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Desigualdades Sociais e Educativas: que Lugar na Investigação? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01 - Atual Psicologia (2011-3080) Universidade CES Faculdade de Psicologia Colômbia, Medellín
2021/01/21 - Atual Transportes, Servicios y Telecomunicaciones, TST (1578-5777) Asociación Ibérica de Historia Ferroviaria (ASIHF)
2020/01 - Atual The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied (00223980, 19401019) Routledge Taylor & Francis group
2018/07/15 - Atual International Journal of Leadership in Education (1464-5092) Informa UK (Taylor & Francis)
2015/08/25 - Atual Revista Educação (1981-2582) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/03/06 - 2023/03/31 Perita externa, docente da Universidade Lusófona, no processo de Avaliação Externa de Escolas da Inspeção Geral de Educação e Ciência, parte da equipa que avaliou o Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Especialista
Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal Ministério da Educação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Diálogo e Democracia segundo Habermas e Arendt. Que futuro para a Educação? Doutoramento em Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Atual Epistemologia das Ciências Sociais da Educação Doutoramento em Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2016 - Atual Governança da equidade e das aprendizagens: o papel das lideranças Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/21 Tools for change Tools for change Eekhout Academy , Bélgica

AlmadaForma , Portugal
2020/01/15 - 2023/01/18 Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação Formação contínua de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2022/10/24 - 2022/10/28 Diversity in Education Diversity in Education (Outros) AlmadaForma , Portugal

Eekhout Academy , Bélgica
2021/10/25 - 2021/10/29 Diversity in Education Diversity in Education. KA 1 Erasmusplus course ‘Diversity in Education’ AlmadaForma , Portugal

Eekhout Academy , Bélgica
2021/10/11 - 2021/10/15 Bridge the Gap between Education and the Local Community. “Bridge the Gap between Education and the Local Community” International course organised by AlmadaForma (Almada, PT) and Eekhout Academy (Flanders, BE) AlmadaForma , Portugal

Eekhout Academy , Bélgica
2019/09/15 - 2020/03/31 Avaliar em contexto de flexibilização curricular Formação contínua de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2017/01 - 2018/10 O plano de aula e a aquisição das aprendizagens pelos alunos Formação contínua de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2017/06 - 2018/07 A metodologia do trabalho de projeto Formação contínua de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2016/01 - 2018/07 Lideranças nas escolas, equidade e aprendizagens Doutoramento em educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2017/10/11 - 2018/01/11 Boas práticas, trabalho colaborativo e aprendizagens (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2017/09/26 - 2017/10/24 Pedagogia diferenciada: como ensinar para que os alunos aprendam Formação contínua de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2010/03 - 2014/08/31 Projecto de Dissertação Mestrado em Administração Escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2010/03 - 2014/08/31 Projecto de Dissertação Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2009/10 - 2014/08/31 Supervisão Organizacional e Liderança Mestrado em Administração Escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2009/10 - 2014/08/31 Supervisão organizacional e Liderança Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/03/17 - Atual Bandlivros Associação Vice-Presidente da Direção
2016/12 - 2021/09/14 Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação Vice-Presidente da Direção

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013/01 - 2019/07/18 Comissão de Acompanhamento de Tese de Doutoramento Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2001 International Scholar
Society for the History of Technology, Estados Unidos