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Mariana Gaio Alves, has a PhD in education (2004) and the academic title of aggregation in education, society and development (2015) from Universidade Nova de Lisboa (NOVA). She has a master in education (1997) from NOVA and a first degree in sociology (1993) from Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL). Currently she is associate professor at Institute of Education, University of Lisbon (IE-ULisboa and a researcher at UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação) at the same faculty. Previously, she was an assistant professor at Faculdade de Ciências e Tecnologia at UNL and coordinator of the research unit in education (UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento) at FCT/UNL. She has been teaching various courses in the areas of sociology of education, teachers¿ supervision, adult education, educational policies and methodology of educational research within first-degree, master degree and doctoral programs in Education. Presently, she is also teaching in a pos-graduation degree in Pedagogy in Higher Education at IE-ULisboa. Her research has been focusing themes such as higher education, teachers¿ professional learning, transition to work of higher education graduates and lifelong learning. Currently she is devoting the larger part of her research work to issues around professional development and identities of teachers, namely in higher education. Mariana Gaio Alves é doutorada em ciências de educação (especialidade educação e desenvolvimento) desde 2004 e obteve o título de agregação em ciências da educação (especialidade educação, sociedade e desenvolvimento) em 2015 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu mestrado em ciências da educação na mesma Faculdade em 1997 e licenciatura em sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) em 1992. Atualmente é professora associada no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e investigadora na UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação) na mesma faculdade. Anteriormente, foi professora auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora do centro de investigação UIED (Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento) na mesma faculdade. Tem vindo a lecionar várias unidades curriculares nas áreas de sociologia da educação, supervisão de professores, educação de adultos, políticas educativas e metodologia da investigação em educação em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Educação. Atualmente, é também docente na Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior do IE-ULisboa. A pesquisa educativa que vem realizando centra-se no ensino superior, desenvolvimento e aprendizagem profissionais dos professores, inserção profissional de diplomados do ensino superior e educação ao longo da vida. Presentemente, a maior parte do seu trabalho de investigação dirige-se às questões do desenvolvimento profissional e identidade de professores, com destaque para os de ensino superior.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Gaio Alves

Nomes de citação

  • Alves, Mariana
  • Mariana Gaio Alves

Identificadores de autor

Ciência ID
3C1D-6ADA-4118
ORCID iD
0000-0001-8895-0796
Scopus Author Id
36349655900

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1997
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1992
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018/07/01 - 2021/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2004/01/13 - 2018/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1997 - 2004 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/03/01 - 1997/06/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Ministério da Qualificação e do Emprego, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2007 - 2009/12/31 Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2006/05/31 TELOS II - APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: AVALIAÇÃO DE EFEITOS EM DIPLOMADOS DE ENSINO SUPERIOR
POCTI/CED/46747/2002
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2013 - 2015/12/30 UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento/Research Center in Education and Development
PEst-OE/CED/UI2861/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Alves, Mariana Gaio. "Towards a critical approach to the sociology of education in Portugal". 2019.
  2. Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro. "A sociologia da educação na Península Ibérica: constrangimentos e desafios". 2016.
  3. Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro. "A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos". 2016.
Artigo em revista
  1. Mariana Gaio Alves; Ana Matias Diogo. "Encruzilhadas no ensino de sociologia da educação: análise de currículos de licenciaturas e mestrados em Portugal". Perspectiva (2021): https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72144.
    10.5007/2175-795X.2021.e72144
  2. Mariana Gaio Alves; Michael Tomlinson. "The changing value of higher education in England and Portugal: Massification, marketization and public good". European Educational Research Journal (2021): 147490412096757-147490412096757. https://doi.org/10.1177/1474904120967574.
    10.1177/1474904120967574
  3. Alves, Mariana Gaio; Morais, César. "A inserção profissional de licenciados e mestres: efeitos paradoxais da feminização do ensino superior em tempos de incerteza". Sociologia, Problemas e Práticas 95 (2020): http://dx.doi.org/10.7458/spp20219514578.
    10.7458/spp20219514578
  4. César Morais; Mariana Gaio Alves. "Do doutoramento para o mercado de trabalho? O percurso de inserção profissional de um grupo altamente qualificado". SOCIOLOGIA ON LINE (2019): https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2019.20.2.
    10.30553/sociologiaonline.2019.20.2
  5. Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno. "The sociology of education in Portugal: towards a renewed critical space". (2019): http://hdl.handle.net/1822/62931.
    10.14658/pupjijse-2019-3-3
  6. Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor L.; Dionísio, Bruno; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH). "The sociology of education in Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10362/95585.
    https://doi.org/10.14658/pupj-ijse-2019-3-3
  7. Morais, César; Gaio Alves, Mariana; Departamento de Sociologia (DS); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH); DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. "Do doutoramento para o mercado de trabalho?". (2019): http://hdl.handle.net/10362/94531.
    https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2019.20.2
  8. Rodrigo De Macedo Lopes; Camila Ferreira da Silva; Mariana Gaio Alves. "Carlos Alberto Torres em entrevista: da Educação Comparada aos planos futuros de um “intelectual do mundo”". Educação 41 3 (2018): 411-411. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.27509.
    10.15448/1981-2582.2018.3.27509
  9. MARIANA GAIO ALVES. "O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida". Rev. Bras. Educ. 21 64 (2016): 101-120. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782016216406.
    10.1590/s1413-24782016216406
  10. Mariana Gaio Alves. "As universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?". Educ. rev. 57 (2015): 49-64. http://dx.doi.org/10.1590/0101-4360.42071.
    10.1590/0101-4360.42071
  11. Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Teresa N. R. Gonçalves. "Satisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira". Educ. Pesqui. 40 2 (2014): 365-382. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014005000002.
    10.1590/s1517-97022014005000002
  12. Constança Mendonça; Isabel Huet; Mariana Gaio Alves. "Da construção à validação de um referencial de competências para uma Licenciatura em Enfermagem". RPP 48 2 (2014): 109-132. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_6.
    10.14195/1647-8614_48-2_6
  13. Teresa N.R. Gonçalves; Nair Rios Azevedo; Mariana Gaio Alves. "Teachers’ beliefs about teaching and learning: an exploratory study". EREJ 2 1 (2013): 54-70. http://dx.doi.org/10.5838/erej.2013.21.05.
    10.5838/erej.2013.21.05
  14. Mariana Gaio Alves; Natália Alves; Miguel Chaves; Alves, Mariana Gaio; Alves, Natália; Chaves, Miguel. "Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto". Sociologia PP 2012 69 (2012): http://dx.doi.org/10.7458/spp201269789.
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  15. Alves, M.G.; Azevedo, N.R.; Gonçalves, T.N.R.. "Educational Research and Doctoral Dissertations: A Review Within a Research Community". Qualitative Inquiry 18 7 (2012): 626-637. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864382861&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1077800412450156
  16. Alves, M.G.; Neves, C.; Azevedo, N.R.; Gonçalves, T.N.R.. "Reconstructing higher education? The case of master's and phD programmes in education in a Portuguese institution". European Educational Research Journal 11 4 (2012): 520-533. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871363816&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2012.11.4.520
  17. Gonçalves, T.N.R.; Gomes, E.X.; Alves, M.G.; Azevedo, N.R.. "Theory and Texts of Educational Policy: Possibilities and Constraints". Studies in Philosophy and Education 31 3 (2012): 275-288. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84861006949&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11217-012-9294-7
  18. Mariana Gaio Alves; Teresa Varela. "Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada". Revista Portuguesa de Educação (2012): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37425876003.
  19. Alves, Mariana Gaio; Alves, Natália; Chaves, Miguel. "Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior". (2012): http://hdl.handle.net/10451/8134.
    DOI: 10.7458/SPP201269789
  20. Mariana Gaio Alves. "Ensino Superior e inserção profissional – uma análise comparativa de percursos de licenciados". configuracoes 7 (2010): 47-64. http://dx.doi.org/10.4000/configuracoes.175.
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  21. Alves, M.G.; Azevedo, N.R.. "Third-cycle studies in educational sciences: Expectations and competences development". European Educational Research Journal 9 1 (2010): 69-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955742118&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2010.9.1.69
  22. Alves, M.G.; Neves, C.; Gomes, E.X.. "Lifelong learning: Conceptualizations in European educational policy documents". European Educational Research Journal 9 3 (2010): 332-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956072385&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2010.9.3.332
  23. Stiwne, E.E.; Alves, M.G.. "Higher education and employability of graduates: Will Bologna make a difference?". European Educational Research Journal 9 1 (2010): 32-44. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955757955&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2010.9.1.32
  24. Mariana Gaio Alves. "Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades". Revista Portuguesa de Educação (2010): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37417089002.
  25. Sebastião,João; Alves,Mariana Gaio; Campos,Joana. "Violência na escola: das políticas aos quotidianos". (2003): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292003000100003.
  26. Alves, Mariana Gaio. "Inserção na vida activa de licenciados: a construção de identidades sociais e profissionais". (1998): http://hdl.handle.net/10071/787.
  27. Ávila, Patrícia; Mauritti, Rosário; Alves, Mariana Gaio; Martinho, João; Amâncio, Lígia. "Discriminação etária no trabalho: uma perspectiva psicossociológica". (1992): http://hdl.handle.net/10071/1131.
Capítulo de livro
  1. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Alves, Mariana Gaio; Gomes, Elisabete Xavier. "Entre escolas e equipamentos de arte e cultura: em busca de outros tempos e espaços de educação". 2020.
  2. Alves, Mariana. "Theorizing education and educating researchers: one experience at UIED/FCT/UNL". Portugal, 2013.
Livro
  1. Alves, Mariana. Investigação em Educação: pesquisas em desenvolvimento no programa doutoral em associação entre UNL e ISPA. Portugal. 2014.
  2. Alves, Mariana. Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação. Portugal. 2014.
  3. Alves, Mariana Gaio; Fátima, Antunes; Gomes, Elisabete Xavier; Afonso, Clarisse Costa; Pires, Ana Luísa. Aprendizagem ao longo da vida e políticas educativas europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos. UIED. 2011.
  4. Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Alves, Mariana Gaio; Gonçalves, Teresa; Nascimento, Ana; Couceiro, Maria; Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier; et al. Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. UIED. 2010.
  5. Alves, Mariana Gaio; Cabrito, B. G.; Lopes, M. C.; Martins, A. M.; Pires, A. L.. Universidade e Formação ao Longo da Vida. Celta Editora. 2008.
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Ana Paula Faria. "Os cursos de educação e formação de adultos, nível secundário: impacto e novos desafios". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19121.
  2. Mendonça, Maria Constança de Castro Duarte de Barbosa. "Referencias de competências: uma proposta para avaliar a adequabilidade da formação superior em saúde ao mercado de trabalho". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16819.
  3. Peça, Inês Isabel Silva Nobre; Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  4. Varela, Maria Teresa Bellino de Athayde Antunes. "“Escola (con)vida”: um estudo sobre a construção da comunidade educativa". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7966.
  5. Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira. "Perspectivar as cidades como "espaços públicos de educação" de crianças". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7779.
  6. Valverde, Dulce Maria Rodrigues. "Turmas de percurso curricular alternativo: um processo possivel de inclusão de jovens em risco?". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2663.
  7. Neves, Cláudia. "Estratégias de aprendizagem ao longo da vida na União Europeia: análise crítica e comparativa das estratégias de aprendizagem ao longo da vida de cinco estados-membros". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2693.
  8. Luz, Maria Manuela Espadinha Cunha. "Os EFA na escola pública e a sua eficácia na empregabilidade.". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10362/4956.
  9. Teixeira, Leonor de Lemos Fernandes Dias. "Trajectórias e cenários de inserção profissional de diplomados em Educação Social do Ensino Superior Politécnico: Pontes e vazios na relação entre percursos de formação e percursos de inserção profissional". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1956.
  10. Alves, Mariana Gaio. "A inserção profissional de diplomados de ensino superior numa perspectiva educativa: o caso da Faculdade de Ciências e Tecnologia". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10362/1389.
  11. Alves, Mariana Gaio. "A inserção na vida activa de jovens diplomados do ensino superior: contributo para o estudo das relações entre percursos educativos, formativos e profissionais e processos de construção de identidades sociais e profissionais". Mestrado, 1997. http://hdl.handle.net/10362/69.

Outros

Outra produção
  1. Conflitos em escolas públicas em Portugal: análise de um programa de governo. Resumo Este artigo examina elementos no processo de constituição de significados atribuídos por atores escolares de escolas públicas localizadas em contextos vulneráveis, em Portugal, às situações de indisciplina, conflito e violência, em torno do seguinte questionamento: quais são as ações encetadas para enfrentá-las e suas percepções acerca desses fenômenos? As escolas selecionadas para o estudo. 2019. Martins,Ângela Maria; Alves,Mariana Gaio. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000100009.
  2. Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escrita. A ideia de aprendizagem ao longo da vida assumiu grande centralidade em Portugal através da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), que mobilizou amplamente a população e muito em particular os adultos. No artigo explora-se o modo como a INO foi interpretada, enquanto notícia e reportagem, em dois jornais - Expresso e Correio da Manhã - entre 2005 e 2013, analisando o papel de mediação e mediatizaçã. 2019. Natal, Ana Paula; Alves, Mariana Gaio. http://journals.openedition.org/cp/4134.
  3. A sociologia da educação em Portugal. Perspetivar o futuro da sociologia da educação requer que se examine o passado e o presente deste campo científico. Com base nesse pressuposto, neste artigo apresentam-se resultados de uma análise de conteúdo de dez entrevistas a sociólogos da educação de diferentes gerações e filiações institucionais. Essa análise é complementada com estudos sobre a evolução da sociologia da educação realizados p. 2018. Dionísio, Bruno; Lima Torres, Leonor; Alves, Mariana Gaio; Departamento de Sociologia (DS); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - FCSH/NOVA); DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. http://journals.openedition.org/sociologico/2098.
    PURE: 12110925PURE UUID: 3e9bd8b3-e8b2-4dd0-bad0-0ae5f4be4206crossref: 10.4000/sociologico.2098
  4. Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. A apologia da aprendizagem ao longo da vida, designadamente ao nível dos discursos políticos da Comissão Europeia, parece traduzir a crença de que se trata de uma nova orientação estratégica que permitirá solucionar muitos dos velhos problemas que se vêm colocando aos sistemas de educação e formação. Neste artigo, pretende-se debater em que medida a aprendizagem ao longo da vida corresponde, de fa. 2018. Alves, Mariana Gaio. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13976.
  5. As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil. RESUMO: Refletir sobre os fenômenos educacionais não constitui exercício recente no contexto brasileiro. Porém os processos de autonomização e institucionalização de um espaço específico para pensar, investigar e formar novos quadros no âmbito estrito da Educação ganham materialidade na primeira metade do século XX e influenciam o ganho paulatino de pujança da área. Com o intuito de compreender as. 2018. Silva,Camila Ferreira da; Alves,Mariana Gaio. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000100280.
  6. Editorial [Fórum Sociológico, n.º 32, 2018]. Editorial de dossiê temático de Revista Forum Sociológico - Fraturas sociais e educativas: Desafios para a sociologia da educação. Dos seis textos que compõem o dossiê, três são de autores portugueses, dois de autores espanhóis e um de autor brasileiro. Partindo de objetos e problemas de pesquisa diversificados, eles são um barómetro (naturalmente muito parcial) da agenda a que uma parte da sociol. 2018. Dionísio, Bruno; Torres, Leonor Lima; Alves, Mariana Gaio. http://hdl.handle.net/1822/55521.
  7. A sociologia da educação em Portugal: perspetivas de futuro. Perspetivar o futuro da sociologia da educação requer que se examine o passado e o presente deste campo científico. Com base nesse pressuposto, neste artigo apresentam-se resultados de uma análise de conteúdo de dez entrevistas a sociólogos da educação de diferentes gerações e filiações institucionais. Essa análise é complementada com estudos sobre a evolução da sociologia da educação realizados p. 2018. Dionísio, Bruno; Torres, Leonor Lima; Alves, Mariana Gaio. http://hdl.handle.net/1822/55515.
  8. Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. A apologia da aprendizagem ao longo da vida, designadamente ao nível dos discursos políticos da Comissão Europeia, parece traduzir a crença de que se trata de uma nova orientação estratégica que permitirá solucionar muitos dos velhos problemas que se vêm colocando aos sistemas de educação e formação. Neste artigo, pretende-se debater em que medida a aprendizagem ao longo da vida corresponde, de fa. 2018. Alves, Mariana Gaio. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13976.
  9. Employability of higher education graduates in Portugal. This paper focuses on the employability of graduates and assuming an approach in which em­ployability is understood as the result of the interaction between higher education and the labour market. This interaction is framed by various factors and variables including the ones related to the characteristics of the social and economic contexts and specific policies. Drawing on statis­tical data avail. 2017. Gaio Alves, Mariana; Morais, César; Chaves, Miguel; DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - FCSH/NOVA); Departamento de Sociologia (DS). http://hdl.handle.net/10362/39586.
  10. Enseigner, chercher, intervenir : explorer les horizons possibles de la sociologie de l’éducation au Portugal. Est-ce-qu’il y a une spécificité nationale de la sociologie de l'éducation qui est faite au Portugal? S'il est vrai qu'elle est conditionnée par des variables locales qui la rendent singulière (sa consolidation tardive après la révolution démocratique de 1974, sa condition initiatique et périphérique), d'autre part, elle souffre d'influences internationales qui diluent la spécificité locale: soit. 2017. Torres, Leonor Lima; Alves, Mariana Gaio; Dionísio, Bruno. http://hdl.handle.net/1822/56166.
    10.3917/es.040.0185
  11. Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional. Tendo por base a investigação que realizamos sobre os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior, o artigo pretende clarificar de que modo estes processos assumem diferentes configurações pelo facto de os seus protagonistas serem homens ou mulheres. Constata-se que as diplomadas vivenciam percursos em que é mais frequente o desemprego, a precariedade contratual e os níveis. 2017. Alves, Mariana Gaio. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2467.
  12. O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida. RESUMO Neste artigo, analisa-se o regresso de licenciados ao ensino superior para continuarem a formação académica, discutindo-se e interrogando-se as razões pelas quais os licenciados escolhem continuar uma formação pós-graduada. A análise apoia-se em dados empíricos resultantes de uma amostra representativa de licenciados que em 2004/2005 terminaram os respectivos cursos na Universidade de Lisbo. 2016. ALVES,MARIANA GAIO. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100101.
  13. Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos. Portugal e Espanha partilham características comuns no plano dos processos de implantação e desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, defrontando-se atualmente com alguns dilemas decorrentes da aproximação tardia à modernidade educativa ocidental. A análise dos constrangimentos políticos, sociais e culturais que assolam as sociedades contemporâneas da Europa do Sul (com particular incid. 2016. Torres, Leonor Lima; Alves, Mariana Gaio; Torres,Leonor L.; Alves,Mariana Gaio. http://hdl.handle.net/1822/44265.
    10.21814/rpe.10275
  14. Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. Resumo Indisciplina, violência e bullying nas escolas são hoje preocupações significativas da sociedade em geral e objeto de elevada atenção pelos meios de comunicação social. Neste artigo realiza-se uma sistematização global de resultados de investigação, apresentando, designadamente, a etapa exploratória de uma meta-análise de pesquisas de doutoramento. Essa etapa considera, apenas, as dissertaç. 2016. Alves,Mariana Gaio. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742016000300594.
  15. Políticas de aprendizagem ao longo da vida em Portugal: Controvérsias na esfera pública em torno da Iniciativa Novas Oportunidades (2005-2013). Este artigo procura contribuir para uma compreensão mais aprofundada das políticas desenvolvidas em Portugal, a partir de 2005, em torno da ideia de aprendizagem  ao  longo  da  vida,  a  qual  foi  considerada  pelos  diversos Estados-membros da União Europeia como a melhor via para atingir os objetivos  da  Agenda  de  Lisboa.  Neste  contexto,  identificou-se  um protagonismo mediático assinalá. 2016. Natal, Ana Paula; Alves, Mariana Gaio; Natal,Ana Paula; Alves,Mariana Gaio. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/rpe.7434.
  16. The Return of Graduates to Higher Education. In this article, we analyse the return of graduates to higher education to continue academic training, discussing and considering the reasons that lead them to continue postgraduate training. This discussion draws on the analysis of empirical data resulting from a statistical representative sample of graduates who completed their first degrees in 2004/2005 at the Universidade de Lisboa e Universid. 2016. Gaio Alves, Mariana; DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. http://hdl.handle.net/10362/21153.
    https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216406
  17. As universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?. Resumo:A universidade, enquanto instituição formadora, tem preocupações profissionais desde as suas origens medievais, no sentido em que, entre as suas missões, se inclui a preparação dos alunos para o exercício de atividades profissionais. Contudo, na contemporaneidade, essas preocupações têm sido objeto de uma atenção e preocupação crescentes no quadro das políticas educativas, bem como por part. 2015. Alves,Mariana Gaio. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000300049.
  18. Satisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira. O ingresso em uma profissão e as motivações para a sua escolha, os primeiros anos de carreira e o estatuto da profissão, em especial a docente, têm sido objeto de diversas investigações. Porém, tanto no caso português como no âmbito internacional, a inserção profissional dos professores tem sido negligenciada pelas pesquisas acadêmicas. Assim sendo, neste artigo, propomo-nos a contribuir com o con. 2014. Alves,Mariana Gaio; Azevedo,Nair Rios; Gonçalves,Teresa N. R.. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000200005.
  19. What is professional learning about? Framing an educational point of view. The paper’s main goal is to sketch an approach to professional learning that allows for a deeper understanding of its dynamics, dimensions and challenges. In doing so, an educational point of view is adopted whereby: (a) the focus is on the process of learning to be a professional; (b) this process is understood as the result of an interaction between individuals, knowledge and different learning. 2014. Alves, Mariana Gaio. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3929.
  20. Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro. A preocupação generalizada com os percursos profissionais e de emprego dos licenciados, face à atual competitividade e instabilidade do mercado de trabalho, tem incitado as Instituições do Ensino Superior a promover uma formação orientada para o desenvolvimento de competências dos seus diplomados. Sabe-se que a par dos conhecimentos específicos, habilitadores de um exercício técnico competente das. 2014. Mendonça, Constança; Universidade de Aveiro -Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores"; Huet, Isabel; Universidade de Aveiro -Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores"; Alves, Mariana Gaio. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2982.
  21. Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto. O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é f. 2012. Alves,Mariana Gaio; Alves,Natália; Chaves,Miguel. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200007.
  22. Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada. O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de. 2012. Alves,Mariana Gaio; Varela,Teresa. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003.
  23. Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. A apologia da aprendizagem ao longo da vida, designadamente ao nível dos discursos políticos da Comissão Europeia, parece traduzir a crença de que se trata de uma nova orientação estratégica que permitirá solucionar muitos dos velhos problemas que se vêm colocando aos sistemas de educação e formação. Neste artigo, pretende-se debater em que medida a aprendizagem ao longo da vida corresponde, de fa. 2010. Alves,Mariana Gaio. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100002.
  24. Aprendizagem ao longo da vida e ensino superior. 2009. Alves, Mariana Gaio; Pires, Ana Luísa de Oliveira. http://hdl.handle.net/10400.26/17304.
  25. Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores. Num contexto de crescente incerteza e instabilidade, designadamente no plano profissional, que contribui para a ideia de vivermos em sociedades “de risco”, a procura de diplomas escolares cada vez mais elevados é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia para enfrentar essas dificuldades, assegurando recursos para que se alcancem posições sociais e profissionais mais favorecidas e estabiliza. 2009. Alves, Mariana Gaio; Alves,Mariana Gaio. http://hdl.handle.net/10071/1618.
  26. Continuing vocational training in local government in Portugal, 2000-05. What has changed?. Local government in Portugal had a good opportunity to modernise through the Programa de Formação para as Autarquias Locais (Foral) [Training programme for local authorities], implemented between 2000 and 2005. Substantial financial resources were made available through the programme to retrain local government human resources in order to improve coordination between services, respond to requests. 2009. Cabrito, Belmiro; Veiga Simão, Ana; Alves, Mariana Gaio; Almeida, António. http://hdl.handle.net/10451/5551.
  27. Editorial. Os artigos reunidos neste primeiro número da Revista Interacções pretendem contribuir para uma compreensão mais aprofundada da problemática das transições entre os diferentes ciclos de ensino e entre a educação e o trabalho. Trata-se de reflectir sobre realidades que constituem “fronteiras” entre ciclos ou entre sistemas, pelo que frequentemente permanecem ao abandono no panorama científico nacion. 2005. Alves, Mariana Gaio; Campos, Joana. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/279.
  28. Como se entrelaçam a educação e o emprego? Contributos da investigação sobre licenciados, mestres e doutores. As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem. 2005. Alves, Mariana Gaio. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/287.
  29. Violência na escola: das políticas aos quotidianos. A existência de um alargado conjunto de situações, que designamos globalmente por violência na escola, tem dado origem, nos anos mais recentes, a diversos debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Foi neste contexto que se desenhou no CIES uma linha de investigação que questionou, dum ponto de vista sociológico, as concepções presentes no debate, procurando um con. 2003. Sebastião, João; Alves, Mariana Gaio; Campos, Joana. http://hdl.handle.net/10071/318.
  30. Dimensions of "Work Process Knowledge". 2000. Oliveira, Maria Teresa; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Alves, Mariana Gaio. http://hdl.handle.net/10400.26/17273.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/06/01 - Atual A Supervisão Colaborativa na Formação do Professor de Educaçao Infantil
Orientador
2020/06/01 - Atual Narrativas de Professores sobre Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente
Orientador
2019 - 2019 " Students Choice of Disciplinary Field From 1st to 2nd Cycle - A Study at the University of Lisbon"
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 "Formação Inicial de Professores- Relação Pedagógica e Prevenção da Indisciplina no 1º CEB"
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2019 Supervisão doutoral na Universidade Nova de Lisboa: Caracterização, monitorização e avaliação.
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2018 Arquitetura e Urbanismo em Educação. A apropriação dos espaços escolares, uma discussão físico-ambiental com duas vertentes: os espaços da escola e os da vizinhança.
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 - 2017 Ciências da Educação no Brasil e em Portugal: Autonomização dos Espaços Académicos Específicos
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2016 A Mediação e a Mediatização das Políticas Educativas: O Papel da Imprensa Escrita na Iniciativa Novas Oportunidades
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2016 Desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: percepções em diferentes períodos da carreira
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2012 "Escola (con)vida": um estudo sobre a construção da comunidade educativa
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2007 - 2011 Contributo da Sociedade Educativa em Portugqal: o Contributo da Educação Não Escolar
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2005 - 2010 Estratégias da Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Melhor Professor do Departamento (DCSA)
FCT/UNL - Associação de Estudantes, Portugal
2011 Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa
Banco Santander Totta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Título

2015 Agregação em Ciências de Educação - Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2007 Publicação da Tese de Doutoramento na Série "Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas"
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal