Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- INÊS ISABEL SIMÕES DE ABREU DOS SANTOS CORREIA
Nomes de citação
- Correia, Inês
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3C18-816C-268C
- ORCID iD
- 0000-0002-2774-8954
Endereços de correio eletrónico
- inescorreia.mude@gmail.com (Profissional)
- ines.correia@cm-lisboa.pt (Profissional)
- livrobjecto@gmail.com (Profissional)
Websites
- www.livrobjecto.wordpress.com (Profissional)
- https://iem.fcsh.unl.pt/investigador/ines-correia/ (Académico)
- https://delli.pt/Ines-Correia (Académico)
- https://lisboa.academia.edu/InesCorreia (Académico)
- https://www.mude.pt/mude/equipa_7 (Profissional)
- https://www.ulusofona.pt/lisboa/mestrados/design/docentes (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia dos Materiais - Papel e Madeira
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências Documentais
- Humanidades - História e Arqueologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009 - 2014
Concluído
|
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte Medieval
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Estudo Arqueológico dos Códices Iluminados do Fundo Laurbanense. As Intervenções de Conservação num Corpus Medieval" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção por unanimidade |
2003 - 2004
Concluído
|
Química Aplicada ao Património Cultural (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
1999 - 2002
Concluído
|
Conservação - Restauro (Licenciatura)
Especialização em Documentos gráficos
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
|
1992 - 1996
Concluído
|
Curso superior de conservação e restauro (Bacharelato)
Especialização em Documentos gráficos
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal | ||
2012 - 2015 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997 - 2018 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Arquivo Nacional Torre do Tombo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Responsável coordenador(a) | Camara Municipal de Lisboa, Portugal |
MUDE - Museu do Design e da Moda, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009/04/01 - 2013/03/31 | Estudo Arqueológico dos Códices Laurbanenses – As Intervenções de Conservação num Corpus Medieval
SFRH/BD/44192/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023 | Glossy Surfaces: The Conservation of TPUs in Fashion
CJM-CE-20180715
Desenvolvimento técnico
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Estudos Medievais
UID/HIS/00749/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/01/22 - 2013/12/31 | Colour in medieval illuminated manuscripts: between beauty and meaning
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação artística |
|
Outros
Norma técnica |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura | Ciclo de Conferências: Praticas e Teorias sobre dos Livros de Artista
Casa Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022 | A COLEÇÃO DE MODA DE MARIA GAMBINA NO MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA - Levantamento, caracterização material e desenvolvimento
de estratégias de acondicionamento.
Contemporary fashion collections are extremely complex, and the museums that house them are now beginning to encounter pieces
with severe degrees of deterioration due to the presence of highly unstable plastic materials such as thermoplastic polyurethane
(TPU) and polyvinyl chloride (PVC), and to be faced with the difficulty of storing pieces with untraditional formats.
Coorientador
|
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2015 | "Preservação e Conservação de Desenhos Técnicos: o Caso da Subcolecção do Bairro caramão da Ajuda (1947-1983) - Arquivo da
Divisão de Projectos de Equipamentos da CML)"
Orientador
|
Mestrada em Ciencias da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2015 | Livros de Artista: gestão da colecção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian
Orientador
|
Ciências da Informação e Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2015 | Contributos para um Plano de Preservação no Arquivo Intermédio da Câmara Municipal de Sintra
Orientador
|
Mestrado em Ciencias da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | “Contribuição do ArqGEx para a preservação do
Património”.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2014 | O Arquivo da Rádio da RTP: preservação do seu acervo
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012 | 'Plano de Emergência do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia'
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Projecto exploratório: LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura; Artistas Plásticos, Designers Gráficos e outros criativos são
convocados para um périplo dedicado à experiência visual e táctil do Livro, explorando a sua dimensão material, comunicante
e insubstituível. surge no seguimento de reflexões colhidas ao longo de 20 anos de investigação sobre a arqueologia do códice,
da prática de conservação do Livro (documento e objecto). (2017)
Outro (Outra)
|
|
2010 - Atual | Seminário (I), com o tema: Dos Monges de São Mamede às Monjas de Santa Maria do Lorvão - Continuidades e rupturas na cultura
unducentista do Mosteiro Laurbanense, ao qual ficou associada a coordenação de publicação de textos. 31 de Março de 2010 (I&D,
FCSH-UNL). (2010 - 2010)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
IEM - Instituto de Estudos Medieviais (FCSH-UNL), Portugal |
2023/02 - 2023/04 | Exposição "Para além de Página – Palco, Corpo, Tempo" desenvolveu-se a partir da Biblioteca do MNTD e atravessa as paredes
da sua sala de leitura. Relançando o olhar sobre as artes cénicas e sobre o papel fundamental do corpo – suporte inesgotável
de mensagem – esta exposição configura-se na leitura das obras expostas. Mais do que expor, levar a LER! – pois ler é também
ver por dentro e uma forma de activar o que está latente. (LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura) (2023 - 2023)
Exposição (Outra)
|
Museu Nacional do Teatro e da Dança, Portugal |
2020/04/08 - 2020/12/31 | Apoio a Curadoria na Exposição "Abrandar o Tempo" - Exposição Online
(2020 - 2020)
Exposição (Coorganizador)
|
MUDE - Museu do Design e da Moda, Portugal |
2019 - 2019 | A INCONTORNÁVEL TANGIBILIDADE DO LIVRO OU O ANTI-LIVRO
Com Curadoria de Luís Alegre e Adelaide Ginga. No âmbito de um projecto exploratório do Livro enquanto Objecto, esta exposição
consiste na formulação de uma experiência visual, mas também táctil do Livrobjecto, da sua materialidade, incorporalidade,
portabilidade e do seu poder comunicante, esteja ele aberto, ou mesmo fechado. (2019/03/21 - 2019/08/04)
Exposição (Coorganizador)
|
MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Portugal |
2017/11 - 2018 | A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian participa no projecto LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura, que pretende
abordar o “objecto LIVRO, criado ou alterado pela visão ampliada de artistas plásticos e outros criativos”, de acordo com
a sua autora, Inês Correia – conservadora/restauradora de manuscritos e encadernações históricas. Com esta participação,
a Biblioteca de Arte terá oportunidade de mostrar e divulgar a sua coleção de Livros de Artista, promovendo ainda momentos
de diálogo e de fruição pela experiência visual e táctil. (2017 - 2018)
Exposição (Coorganizador)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2017/11 - 2018 | Exposição no contexto do projecto LIVROBJECTO - ANATOMIA E ARQUITECTURA: "Um pentágono, um círculo, oito livros" é o título,
que nos fornece as coordenadas para um acesso bibliográfico inusitado. É a formulação de um trilho sugerido com generosidade.
A generosidade de quem procura, com a criação de novos livros e, sobretudo, de novas leituras, ampliar a experiência da Biblioteca
e do seu testemunho universal. Biblioteca de São Lázaro | Lisboa | PT (2017 - 2018)
Exposição (Outra)
|
|
2017/09 - 2017/10 | Exposição inaugural do projecto exploratório LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura, em torno da materialidade do livro, veiculo
de experiência visual ou táctil. Reune trabalhos de artistas plásticos e outros criativos, que ao longo dos seus percursos,
incluíram a forma e a matéria dos livros como meio de expressão. Este ponto de partida, representa-se, não só pela variedade
na abordagem do livrobjecto, mas também pela enorme imprevisibilidade da sua ‘leitura’ e fruição. (2017 - 2017)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2012 - 2012 | Seminário III) Livros e Leitura no Mosteiro de Lorvão - reflexos de uma dinâmica cultural criada na Idade Média, 1 de Julho
de 2012 (Mosteiro de Lorvão). (2012 - 2012)
Seminário
|
IEM - Instituto de Estudos Medieviais (FCSH-UNL), Portugal |
2011 - 2011 | Seminário II) MSML, Percurso de um fundo monástico - do Mosteiro de Lorvão ao Ciberespaço, 31 de Março de 2011(Arquivo da
Universidade de Coimbra * Mosteiro de Lorvão). (2011 - 2011)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
IEM - Instituto de Estudos Medieviais (FCSH-UNL), Portugal |
2008 - 2009 | Registos do Céu - Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo (2009/09 - 2010/01)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
1999 - Atual | Função de Courier em exposições nacionais e internacionais
Exposição
|
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal
|
2023/05/25 - 2023/05/25 | Invited Speaker | Maria Gambina's collection at MUDE - Museu do Design e da Moda: a special
connection with synthetic materials. Inês Correia, Head of Conservation & Madalena Carita, intern at Museu do Design e da
Moda, Portugal.
Simpósio
|
Coated Fabrics Collection Care' Symposium
ModeMuseum Provincie Antwerpen, Bélgica
|
2018/09 - 2018/09 | Responsável pela recuperação do Códice Iluminado do Séc. XIV, ‘Crónica Geral de Espanha’ pertencente à Academia de Ciências
de Lisboa; co-autora na apresentação do projecto: Intervenção de Conservação do Códice "Crónica Geral de Espanha, 1344 - Ms.
1 Série Azul" Academia das Ciências de Lisboa.
Encontro
|
apresentação do cimélio da Crónica Geral de Espanha de 1344, após a sua intervenção na reencadernação e restauro
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | ICCROM Re-ORG Lisboa. Offered a step-by-step approach to help those who work with cultural and heritage collections to reorganize
their current storage rooms, with a focus on the creative, yet safe, use of existing resources. The Method has four phases:
Getting started: create the best possible conditions for a successful storage reorganization; Condition report: document the
current state of storage to identify major threats affecting the collection; Action plan: define the necessary tasks and establish
a project timeline and Implementation.
Seminário
|
- ICCROM Re-ORG Lisboa. Coordenação EGEAC.
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Membro de Júri em Prova de Mestrado sobre "Estudo e intervenção de dez livros de notas do século XVI do 15.º Cartório Notarial
de Lisboa"
Arguente
|
Ana Lara Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2021 | Membro de Júri em Prova de Mestrado sobre “O Acervo Documental da Santa Casa da
Misericórdia de Torres Vedras: Ações de Caracterização Material, Estrutural e
Intervenção de Conservação e Restauro num Conjunto de Livros Manuscritos de
Registo de Funerais”,
Arguente
|
Vanessa Alexandra Henriques Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2021 | Membro de Júri em Prova de Mestrado sobre "Estudo e intervenção dum conjunto de mapas murais da Biblioteca Real da Bélgica".
Arguente
|
Laëtitia Jorge da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2020 | Membro de Júri em Provas de Mestrado sobre Contribuições para a caracterização do Scriptorium de Alcobaça: estudo e
preservação de um códice litúrgico medieval (BNP Alc.11)
Arguente
|
Samuel Maia Arrojado Rodrigues (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018 | Conservação e Restauro: "Os Livros de Horas do se´culo XV nas colecco~es portuguesas: mate´ria, forma e significado"
Arguente
|
Rita Araújo (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Cuidar de Coleções, unidade curricular da Licenciatura em Conservação e Restauro | Licenciatura em Conservação e Restauro (Licenciatura) | Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2019 - Atual | Seminário de Projecto II - Anatomia do LivrObjecto; Fundamentos sobre a Materialidade do Livro. Suporte, Estrutura e Funcionamento. Forma, Sistema e Eficiência; Arquitetura do LivrObjecto; Construção do Plano ao Espaço. Projeto de Execução; Livro como Lugar Habitado. | Design (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2019 - Atual | Seminário de Projecto III - representa um período de consciência da imagem enquanto linguagem primordial e a prática incide em exercícios de Visualização. A metodologia de base encontra ligação teórica à metodologia das Artes Visuais, nomeadamente no campo de percepção e identificação de audiências; o modelo de gestão de conteúdos é feito através da selecção de binómios, em torno dos quais se explora a transdisciplina e vem alargar a capacidade dos alunos para a "apreensão" e "abstração", em processos de "atuação", "realização" e "materialização". | Design (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2023/05/26 - 2023/05/26 | The Damage Assessment Workshop A visual approach to introduce systematic assessment of damage on coated fabrics in fashion collections. A selection of fashion objects from MoMu’s collection will be presented and participants will examine their appearance, material properties, construction and condition. proposes methodologies to help correlate and characterize the degree of degradation and relative affected areas. Aiding safe handling and storage; prioritizing conservation; resource for further analysis; generate an archival record. | Coated Fabrics Collection Care Symposium: The Damage Assessment Workshop | ModeMuseum Provincie Antwerpen, Bélgica |
2018 - 2018 | Curso Livre - Preservação e Conservação de Manuscritos - Novos Desafios | Curso Livre (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2012 - 2012 | Understanding Parchment Manuscripts and Book Archaeology | Understanding Parchment Manuscripts and Book Archaeology | European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration, Áustria |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1995 - Atual | ARP- Associação de Conservadores Restauradores de Portugal | desde a sua fundação; integrou os Órgãos Sociais como Secretaria da Mesa da Assembleia Geral; Integrou a Mesa da Assembleia Geral entre 2010 e 2012. Foi co-editora da revista on-line “Binocular”. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Desenvolve investigação, prática de curadora e produção, com autoria do projecto “LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura” com
o qual explora a materialidade do Livro a partir de diferentes áreas artísticas e criativas, destacando-se a curadoria de
um ciclo de eventos: exposições individuais e colectivas; palestras; ciclo de conversas/conferências; ciclo de cinema.
Diretor
|
|
2020 - 2020 | Apoio na Curadoria da Exposição "Abrandar o Tempo" apresentada pelo MUDE - Museu do Design e da Moda
Membro
|
MUDE - Museu do Design e da Moda, Portugal |
1999 - 2018 | Courrier – projecto e acompanhamento de embalagem, acompanhamento de transporte, monitorização de condições expositivas, montagem
e desmontagem em vitrina - em exposições nacionais e internacionais: Centro Cultural de Macau; Castelo de Sines e Ermida da
Nossa Senhora das Salas; Museu de Arte de São Paulo, São Paulo; Pavilhão Manoel da Nóbrega, São Paulo; Museu Nacional de Arte
Antiga, Lisboa; Deutsches Historisches Museum, Berlim; Musée National d´histoire et d´art, Luxemburgo; Metropolitan Museum
of Art; Museu Nacional de Soares do Reis, Porto.
Consultor
|
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Portugal |
2014 - 2015 | Responsável pelo Dossier de candidatura bem-sucedida dos Beatus Portugueses no Registo de Memória do Mundo da UNESCO. A Nomeação
dos “Manuscritos do Comentário ao Apocalipse (Beato de Liébana) na tradição ibérica” foi divulgada em Outubro de 2015
Coordenador
|
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Membro de Júri (1º vogal efetivo) no Procedimento Concursal para Ingresso nas Carreiras Parlamentares (RPCICP), com vista ao preenchimento de dois (2) postos de trabalho para a categoria de assessor parlamentar do mapa de pessoal da Assembleia da República na área de Conservação/Restauro/Museologia (PC/AP/01/2020). | ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Divisão Museológica e para a Cidadania, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Caiana, Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA) | |
2020 - 2020 | Conservar Património |