???global.info.a_carregar???
EN_Ines Correia is a Senior Paper and Book Conservator and has a PhD (2014) in History of Art on the subject of manuscript archaeology. Between 1997 and 2018 worked as Book conservator for the safety and conservation of permanent Manuscripts collections in storage or exhibition.at National Archive of Torre do Tombo (ANTT) in Portugal. Has experience in national and international conservation projects for both public and private institutions including UNESCO, Levantine Foundatiom, Fundação Oriente, B.Safe and EXPM; as conservation specialist, represents Portugal at the European Research Center for Book and Paper Conservation-Restoration. Since 2010, belongs to IEM (Instituto de Estudos Medievais, FCSH, Univesidade Nova de Lisboa) and cooperates within interdisciplinary teams in scientific projects to increase medieval manuscripts knowledge and related conservation activity. She attended the doctoral year in Media Art at Universidade Lusófona (2017/18) and is the commissioner of the exploratory project LivrObjecto ¿ Anatomia e Arquitectura (www.livrobjecto.wordpress.com), whose events recorded since 2017 have already been hosted by the Library of Olivais, Art Library and Gulbenkian Archives, Galeria Diferença, Biblioteca de São Lázaro, Fábrica Braço de Prata and the National Museum of Contemporary Art in Chiado. At the moment is Head Conservator at the Design Museum (MUDE)|CML, Portugal and has particular coordination and curatiorial participation on Graphic Design Collections, developing collections preservation policy and supervising conservation and restoration programs, supervising and monitoring air conditioning installations and all necessary risk mitigation actions. The MUDE conservation department develops partnerships with several academic institutions to study design collections, characterize materials and host internships in the context of master's and doctoral studies. As coordinator and responsible for managing the collection, she develops the tools necessary to systematically record the physical state of design pieces and implements monitoring and prioritization programs. She is a guest lecturer by DELLI at Universidade Lusófona and teaches master's degree courses in design, also supervising students in their dissertations. She is a guest member of the design research unit, COW-Center for Other Worlds, and is part of the IDA-Iberian Design Archives Project, as coordinator and mediator.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
INÊS ISABEL SIMÕES DE ABREU DOS SANTOS CORREIA

Nomes de citação

  • Correia, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
3C18-816C-268C
ORCID iD
0000-0002-2774-8954

Endereços de correio eletrónico

  • inescorreia.mude@gmail.com (Profissional)
  • ines.correia@cm-lisboa.pt (Profissional)
  • livrobjecto@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia dos Materiais - Papel e Madeira
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências Documentais
  • Humanidades - História e Arqueologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte Medieval
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Estudo Arqueológico dos Códices Iluminados do Fundo Laurbanense. As Intervenções de Conservação num Corpus Medieval" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção por unanimidade
2003 - 2004
Concluído
Química Aplicada ao Património Cultural (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1999 - 2002
Concluído
Conservação - Restauro (Licenciatura)
Especialização em Documentos gráficos
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1992 - 1996
Concluído
Curso superior de conservação e restauro (Bacharelato)
Especialização em Documentos gráficos
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2012 - 2015 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - 2018 Técnico Superior (Técnico Superior) Arquivo Nacional Torre do Tombo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Responsável coordenador(a) Camara Municipal de Lisboa, Portugal
MUDE - Museu do Design e da Moda, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/04/01 - 2013/03/31 Estudo Arqueológico dos Códices Laurbanenses – As Intervenções de Conservação num Corpus Medieval
SFRH/BD/44192/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023 Glossy Surfaces: The Conservation of TPUs in Fashion
CJM-CE-20180715
Desenvolvimento técnico
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Estudos Medievais
UID/HIS/00749/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/22 - 2013/12/31 Colour in medieval illuminated manuscripts: between beauty and meaning
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Correia, Inês. "Mapping polyurethane coated fabrics and damages in fashion collections worldwide by optical microscopy and infrared spectroscopy. Semi-synthetic and synthetic textile materials in fashion, design and art". Trabalho apresentado em ICOM-CC Modern Materials & Contemporary Art and Textiles Working Groups. Joint Interim Meeting, 2023.
    Em revisão
  2. França de Sá, Susana; Tomás Ferreira, Joana; Verkens, Kim; van der Velde, Eline; Correia, Inês; Rizzo, Adriana; Peterson, Glenn. "Mapping polyurethane coated fabrics and damages in fashion collections worldwide by infrared spectroscopy". Trabalho apresentado em ICOM-CC Semi-synthetic and Synthetic Textile Materials in Fashion, Design and Art, 2023.
    Em revisão
  3. França de Sá, Susana; Tomás Ferreira, Joana; Eline van der Velde; Correia, Inês; Rizzo, Adriana; Verkens, Kim; França de Sá, Susana; et al. Autor correspondente: França de Sá, Susana. "Mapping polyurethane coated fabrics and damages in fashion collections worldwide by optical microscopy and infrared spectroscopy". Trabalho apresentado em Semi-synthetic and synthetic textile materials in fashion, design and art. ICOM-CC Modern Materials & Contemporary Art and Textiles Working Groups. Joint Interim Meeting, Virtual conference, 2023.
    Submetido
  4. Correia, Inês. "How to Look at the Chronological Effect of Interventions in the Lifespan of Manuscripts". Trabalho apresentado em Book Conservation One Philosophy – Many Interpretations, Viena, 2020.
  5. Correia, Inês. "Between material conservation and identity preservation – the (sacred) life of medieval liturgical books.". Trabalho apresentado em ICOM-CC 16th Triennial Conference Lisbon, Portugal, Lisboa, 2011.
  6. Correia, Inês. "Revelations of a 13th century Bible - from archaeological evidences to digital display". Trabalho apresentado em Care and Conservation of Manuscripts 13, Copenhagen, 2011.
    Publicado
  7. Correia, Inês. "The Minimum Intervention - A quantitative approach to a subjective conservation term". Trabalho apresentado em International Seminar - Preserving documents science and restoration, Coimbra, 2010.
    Em revisão
Artigo em revista
  1. Susana França de Sá; Joana Ferreira; Madalena Carita; Inês Correia; Eline van der Velde; Kim Verkens. "A preliminary approach for blooming removal in polyurethane-coated fabrics". Conservar Património (2024): https://doi.org/10.14568/cp34728.
    10.14568/cp34728
  2. França de Sá, Susana; Carita, Madalena; Correia, Inês; Verkens, Kim; Tomás Ferreira, Joana; Eline van der Velde. "A preliminary approach for blooming removal in polyurethane-coated fabrics". Conservar Património (2024):
    Em revisão
  3. Correia, Inês. "The conservation of a Book of Hours in the use of Rouen - An interdisciplinary approach to understanding its multifaceted identity". Conservation Update: Publication of the ERC, 2/2022 (November) 2/2022 (2022): https://door.donau-uni.ac.at/o:2734.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Correia, Inês. "A imagem como instrumento de identidade", A figuração de São Jerónimo no manuscrito Bíblico ANTT, Lorvão 45 , 2012, http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA11/correia1109.html.
Capítulo de livro
  1. Correia, Inês. "Synthetic Coatings in Fashion Collections: Identification and Preservation Issues". In Handbook of Museum Textiles, 319-344. Scrivener Publishing LLC, 2023.
    Publicado
  2. França de Sá, Susana; Verkens, Kim; Rizzo, Adriana; Scaturro, Sarah; Correia, Inês; Carita, Madalena; Petersen, Glenn. Autor correspondente: França de Sá, Susana. "Synthetic Coatings in Fashion Collections: Identification and Preservation Issues. Invited submission.". In Handbook of Museum Textiles, 319-344. Wiley - Scrivener Publications, 2023.
    Publicado
  3. Correia, Inês. "Archaeological study of the Iluminated Códices from the Portuguese medieval Monastery of Lorvão". In Bookbindings: Theoretical Approaches and Practical Solutions. Brepols, 2017.
    Publicado
  4. Correia, Inês. "Capítulo 3: Preservar o seu arquivo de família". In Arquivos de família: memórias habitadas Guia para salvaguarda e estudo de um património em risco. Portugal: IEM – Instituto de Estudos Medievais (INPRINTOUT), 2014.
    Publicado • 978-989-98749-5-4
Catálogo de exposição
  1. Correia, Inês. "Um Arquivo de Design no MUDE - A Conservação da “Coleção Carlos Rocha" in O mundo vai continuar a não ser como era!. MUDE - Museu do Design e da Moda, 2023.
  2. Falcão, Gonçalo; Coutinho, Bárbara; Correia, Inês. "'The world will go on being not quite as it was´ 100 years of Portuguese graphic design in the Carlos Rocha Collection". MUDE - Museu do Design e da Moda, 2022.
Poster em conferência
  1. Tomás Ferreira, Joana; Damas, Cristiana; Carita, Madalena ; Correia, Inês; van der Velde, Eline; Verkens, Kim; França de Sá, Susana. "OH NO, NOT BLOOMING AGAIN! Assessing the influence of storage conditions in the reappearance of blooming on TPU coated fabrics". Trabalho apresentado em Future Talks 023.Materials Matter: Cold and Current Cases in the Conservation of the Modern, 2023.
Tese / Dissertação
  1. "Estudo Arqueológico dos Códices Iluminados do Fundo Laurbanense". 2014. https://run.unl.pt/handle/10362/14781?mode=full.

Artística / Interpretação

Interpretação artística
  1. Correia, Inês; Irene Buarque. 2017. ‘Leitura’ e produção da exposição “descrito na linha de terra – voume I e II | Floresta de Ana Hatherly”. Galeria Diferença.
  2. 1998. designer de peças de joalharia baseadas no património nacional; Museu de Marinha; Biblioteca Nacional, IAN/TT, Museu do Seixal; Monserrate; Quinta da Regaleira, Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa. Archeofactu - (RE)CRIAÇÃO tanto na concepção e produção de objectos de joalharia contemporânea.

Outros

Norma técnica
  1. Norma ISO 14416: 2003, Informaça~o e Documentaça~o. Requisitos para encadernaça~o de livros, de perio´dicos, folhetos e outros documentos em papel para uso nas bibliotecas e arquivos – Me´todos e materiais in “Novas Vertentes para a Normalização: o caso da área de conservação”. 2024. Correia, Inês. https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjbjp7yhqKEAxWRgf0HHXHaBusQFnoECB4QAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.culturadigital.pt%2Fdocs%2Fbnp_fpais.pdf&usg=AOvVaw3kamAvtCq7W9HTHghJlzKT&opi=89978449.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura Ciclo de Conferências: Praticas e Teorias sobre dos Livros de Artista
Casa Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 A COLEÇÃO DE MODA DE MARIA GAMBINA NO MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA - Levantamento, caracterização material e desenvolvimento de estratégias de acondicionamento. Contemporary fashion collections are extremely complex, and the museums that house them are now beginning to encounter pieces with severe degrees of deterioration due to the presence of highly unstable plastic materials such as thermoplastic polyurethane (TPU) and polyvinyl chloride (PVC), and to be faced with the difficulty of storing pieces with untraditional formats.
Coorientador
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2015 "Preservação e Conservação de Desenhos Técnicos: o Caso da Subcolecção do Bairro caramão da Ajuda (1947-1983) - Arquivo da Divisão de Projectos de Equipamentos da CML)"
Orientador
Mestrada em Ciencias da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2015 Livros de Artista: gestão da colecção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian
Orientador
Ciências da Informação e Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2015 Contributos para um Plano de Preservação no Arquivo Intermédio da Câmara Municipal de Sintra
Orientador
Mestrado em Ciencias da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 “Contribuição do ArqGEx para a preservação do Património”.
Orientador
Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2014 O Arquivo da Rádio da RTP: preservação do seu acervo
Orientador
Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012 'Plano de Emergência do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia'
Orientador
Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - Atual Projecto exploratório: LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura; Artistas Plásticos, Designers Gráficos e outros criativos são convocados para um périplo dedicado à experiência visual e táctil do Livro, explorando a sua dimensão material, comunicante e insubstituível. surge no seguimento de reflexões colhidas ao longo de 20 anos de investigação sobre a arqueologia do códice, da prática de conservação do Livro (documento e objecto). (2017)
Outro (Outra)
2010 - Atual Seminário (I), com o tema: Dos Monges de São Mamede às Monjas de Santa Maria do Lorvão - Continuidades e rupturas na cultura unducentista do Mosteiro Laurbanense, ao qual ficou associada a coordenação de publicação de textos. 31 de Março de 2010 (I&D, FCSH-UNL). (2010 - 2010)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
IEM - Instituto de Estudos Medieviais (FCSH-UNL), Portugal
2023/02 - 2023/04 Exposição "Para além de Página – Palco, Corpo, Tempo" desenvolveu-se a partir da Biblioteca do MNTD e atravessa as paredes da sua sala de leitura. Relançando o olhar sobre as artes cénicas e sobre o papel fundamental do corpo – suporte inesgotável de mensagem – esta exposição configura-se na leitura das obras expostas. Mais do que expor, levar a LER! – pois ler é também ver por dentro e uma forma de activar o que está latente. (LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura) (2023 - 2023)
Exposição (Outra)
Museu Nacional do Teatro e da Dança, Portugal
2020/04/08 - 2020/12/31 Apoio a Curadoria na Exposição "Abrandar o Tempo" - Exposição Online (2020 - 2020)
Exposição (Coorganizador)
MUDE - Museu do Design e da Moda, Portugal
2019 - 2019 A INCONTORNÁVEL TANGIBILIDADE DO LIVRO OU O ANTI-LIVRO Com Curadoria de Luís Alegre e Adelaide Ginga. No âmbito de um projecto exploratório do Livro enquanto Objecto, esta exposição consiste na formulação de uma experiência visual, mas também táctil do Livrobjecto, da sua materialidade, incorporalidade, portabilidade e do seu poder comunicante, esteja ele aberto, ou mesmo fechado. (2019/03/21 - 2019/08/04)
Exposição (Coorganizador)
MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Portugal
2017/11 - 2018 A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian participa no projecto LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura, que pretende abordar o “objecto LIVRO, criado ou alterado pela visão ampliada de artistas plásticos e outros criativos”, de acordo com a sua autora, Inês Correia – conservadora/restauradora de manuscritos e encadernações históricas. Com esta participação, a Biblioteca de Arte terá oportunidade de mostrar e divulgar a sua coleção de Livros de Artista, promovendo ainda momentos de diálogo e de fruição pela experiência visual e táctil. (2017 - 2018)
Exposição (Coorganizador)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2017/11 - 2018 Exposição no contexto do projecto LIVROBJECTO - ANATOMIA E ARQUITECTURA: "Um pentágono, um círculo, oito livros" é o título, que nos fornece as coordenadas para um acesso bibliográfico inusitado. É a formulação de um trilho sugerido com generosidade. A generosidade de quem procura, com a criação de novos livros e, sobretudo, de novas leituras, ampliar a experiência da Biblioteca e do seu testemunho universal. Biblioteca de São Lázaro | Lisboa | PT (2017 - 2018)
Exposição (Outra)
2017/09 - 2017/10 Exposição inaugural do projecto exploratório LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura, em torno da materialidade do livro, veiculo de experiência visual ou táctil. Reune trabalhos de artistas plásticos e outros criativos, que ao longo dos seus percursos, incluíram a forma e a matéria dos livros como meio de expressão. Este ponto de partida, representa-se, não só pela variedade na abordagem do livrobjecto, mas também pela enorme imprevisibilidade da sua ‘leitura’ e fruição. (2017 - 2017)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 Seminário III) Livros e Leitura no Mosteiro de Lorvão - reflexos de uma dinâmica cultural criada na Idade Média, 1 de Julho de 2012 (Mosteiro de Lorvão). (2012 - 2012)
Seminário
IEM - Instituto de Estudos Medieviais (FCSH-UNL), Portugal
2011 - 2011 Seminário II) MSML, Percurso de um fundo monástico - do Mosteiro de Lorvão ao Ciberespaço, 31 de Março de 2011(Arquivo da Universidade de Coimbra * Mosteiro de Lorvão). (2011 - 2011)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
IEM - Instituto de Estudos Medieviais (FCSH-UNL), Portugal
2008 - 2009 Registos do Céu - Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo (2009/09 - 2010/01)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
1999 - Atual Função de Courier em exposições nacionais e internacionais
Exposição
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal
2023/05/25 - 2023/05/25 Invited Speaker | Maria Gambina's collection at MUDE - Museu do Design e da Moda: a special connection with synthetic materials. Inês Correia, Head of Conservation & Madalena Carita, intern at Museu do Design e da Moda, Portugal.
Simpósio
Coated Fabrics Collection Care' Symposium
ModeMuseum Provincie Antwerpen, Bélgica
2018/09 - 2018/09 Responsável pela recuperação do Códice Iluminado do Séc. XIV, ‘Crónica Geral de Espanha’ pertencente à Academia de Ciências de Lisboa; co-autora na apresentação do projecto: Intervenção de Conservação do Códice "Crónica Geral de Espanha, 1344 - Ms. 1 Série Azul" Academia das Ciências de Lisboa.
Encontro
apresentação do cimélio da Crónica Geral de Espanha de 1344, após a sua intervenção na reencadernação e restauro
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 ICCROM Re-ORG Lisboa. Offered a step-by-step approach to help those who work with cultural and heritage collections to reorganize their current storage rooms, with a focus on the creative, yet safe, use of existing resources. The Method has four phases: Getting started: create the best possible conditions for a successful storage reorganization; Condition report: document the current state of storage to identify major threats affecting the collection; Action plan: define the necessary tasks and establish a project timeline and Implementation.
Seminário
- ICCROM Re-ORG Lisboa. Coordenação EGEAC.
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Membro de Júri em Prova de Mestrado sobre "Estudo e intervenção de dez livros de notas do século XVI do 15.º Cartório Notarial de Lisboa"
Arguente
Ana Lara Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2021 Membro de Júri em Prova de Mestrado sobre “O Acervo Documental da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras: Ações de Caracterização Material, Estrutural e Intervenção de Conservação e Restauro num Conjunto de Livros Manuscritos de Registo de Funerais”,
Arguente
Vanessa Alexandra Henriques Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2021 Membro de Júri em Prova de Mestrado sobre "Estudo e intervenção dum conjunto de mapas murais da Biblioteca Real da Bélgica".
Arguente
Laëtitia Jorge da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2020 Membro de Júri em Provas de Mestrado sobre Contribuições para a caracterização do Scriptorium de Alcobaça: estudo e preservação de um códice litúrgico medieval (BNP Alc.11)
Arguente
Samuel Maia Arrojado Rodrigues (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 Conservação e Restauro: "Os Livros de Horas do se´culo XV nas colecco~es portuguesas: mate´ria, forma e significado"
Arguente
Rita Araújo (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Cuidar de Coleções, unidade curricular da Licenciatura em Conservação e Restauro Licenciatura em Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 - Atual Seminário de Projecto II - Anatomia do LivrObjecto; Fundamentos sobre a Materialidade do Livro. Suporte, Estrutura e Funcionamento. Forma, Sistema e Eficiência; Arquitetura do LivrObjecto; Construção do Plano ao Espaço. Projeto de Execução; Livro como Lugar Habitado. Design (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - Atual Seminário de Projecto III - representa um período de consciência da imagem enquanto linguagem primordial e a prática incide em exercícios de Visualização. A metodologia de base encontra ligação teórica à metodologia das Artes Visuais, nomeadamente no campo de percepção e identificação de audiências; o modelo de gestão de conteúdos é feito através da selecção de binómios, em torno dos quais se explora a transdisciplina e vem alargar a capacidade dos alunos para a "apreensão" e "abstração", em processos de "atuação", "realização" e "materialização". Design (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2023/05/26 - 2023/05/26 The Damage Assessment Workshop A visual approach to introduce systematic assessment of damage on coated fabrics in fashion collections. A selection of fashion objects from MoMu’s collection will be presented and participants will examine their appearance, material properties, construction and condition. proposes methodologies to help correlate and characterize the degree of degradation and relative affected areas. Aiding safe handling and storage; prioritizing conservation; resource for further analysis; generate an archival record. Coated Fabrics Collection Care Symposium: The Damage Assessment Workshop ModeMuseum Provincie Antwerpen, Bélgica
2018 - 2018 Curso Livre - Preservação e Conservação de Manuscritos - Novos Desafios Curso Livre (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Understanding Parchment Manuscripts and Book Archaeology Understanding Parchment Manuscripts and Book Archaeology European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration, Áustria

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1995 - Atual ARP- Associação de Conservadores Restauradores de Portugal desde a sua fundação; integrou os Órgãos Sociais como Secretaria da Mesa da Assembleia Geral; Integrou a Mesa da Assembleia Geral entre 2010 e 2012. Foi co-editora da revista on-line “Binocular”.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Desenvolve investigação, prática de curadora e produção, com autoria do projecto “LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura” com o qual explora a materialidade do Livro a partir de diferentes áreas artísticas e criativas, destacando-se a curadoria de um ciclo de eventos: exposições individuais e colectivas; palestras; ciclo de conversas/conferências; ciclo de cinema.
Diretor
2020 - 2020 Apoio na Curadoria da Exposição "Abrandar o Tempo" apresentada pelo MUDE - Museu do Design e da Moda
Membro
MUDE - Museu do Design e da Moda, Portugal
1999 - 2018 Courrier – projecto e acompanhamento de embalagem, acompanhamento de transporte, monitorização de condições expositivas, montagem e desmontagem em vitrina - em exposições nacionais e internacionais: Centro Cultural de Macau; Castelo de Sines e Ermida da Nossa Senhora das Salas; Museu de Arte de São Paulo, São Paulo; Pavilhão Manoel da Nóbrega, São Paulo; Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa; Deutsches Historisches Museum, Berlim; Musée National d´histoire et d´art, Luxemburgo; Metropolitan Museum of Art; Museu Nacional de Soares do Reis, Porto.
Consultor
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Portugal
2014 - 2015 Responsável pelo Dossier de candidatura bem-sucedida dos Beatus Portugueses no Registo de Memória do Mundo da UNESCO. A Nomeação dos “Manuscritos do Comentário ao Apocalipse (Beato de Liébana) na tradição ibérica” foi divulgada em Outubro de 2015
Coordenador
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2021 Membro de Júri (1º vogal efetivo) no Procedimento Concursal para Ingresso nas Carreiras Parlamentares (RPCICP), com vista ao preenchimento de dois (2) postos de trabalho para a categoria de assessor parlamentar do mapa de pessoal da Assembleia da República na área de Conservação/Restauro/Museologia (PC/AP/01/2020). ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Divisão Museológica e para a Cidadania, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Caiana, Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA)
2020 - 2020 Conservar Património