???global.info.a_carregar???
Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio, Brasil) e mestre em Estética e Estudos Artísticos (NOVA FCSH, Portugal). Durante a sua trajetória académica e profissional, privilegiou iniciativas que, através da prática e do pensamento artístico, servissem ao propósito de analisar, imaginar e criar narrativas. Assim, em paralelo ao seu trabalho de investigação em Filosofia, Estética e Estudos Artísticos, tem desenvolvido uma carreira de mais de cinco anos no setor cultural, sobretudo na gestão de projetos em Comunicação Cultural e enquanto autora de resenhas críticas para as artes visuais e cinema. Hoje, colabora com a BoCA - Biennial of Contemporary Arts e o Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, na coordenação de comunicação; a Umbigo Magazine, enquanto crítica, responsável de parcerias e co-editora da revista online; e, na função de assistente de produção e criação de Rita Natálio, a Associação Parasita. Durante o bacharelato, complementou a sua formação com vários cursos livres – dos quais destaca o Laboratório de Prática e Pesquisa em Escrita de Arte (2019), pela EAV | Escola de Artes Visuais do Parque Lage – e um intercâmbio académico no IADE – Creative Europe, em Lisboa, ao longo de um semestre. Neste, participou dos seminários Curadoria e Museografia, Fotografia de Autor e Imagem e Artes Performativas, ao mesmo tempo que conduzia uma pesquisa para conclusão da graduação acerca da obra de Helena Almeida. O contacto com a arte e o território portugueses levou-lhe a seguir a sua carreira académica na NOVA FCSH, que, em 2023, lhe conferiu o título de Mestre em Estética e Estudos Artísticos, com distinção de Melhor Mestre do Curso. Das incontáveis epifanias que o mestrado lhe trouxe, a mais valiosa foi o encontro com o pensamento ecológico associado aos estudos de género e de futuro. A partir da sua dissertação final, intitulada “Intimidade sem proximidade: jornadas do desejo e do toque a partir de Donna J. Haraway e Emmanuel Levinas”, explorou os tópicos do desejo, da ecologia e da ética; do tocar, do cuidar e do fabular – temas que continua a estudar, desde então, também nos textos que produz para revistas e catálogos, nos artigos que publica ou que apresenta em conferências, e no curso de Doutoramento que pretende, agora, perseguir. Entre junho e outubro de 2022, deu vida aos conceitos que investigava teoricamente no Mestrado ao ser selecionada numa convocatória aberta para o Gulbenkian 15-25 Imagina, um laboratório criativo e plataforma de pensamento-ação promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do projeto europeu ADESTE+, orientado pelos artistas e investigadores Rita Natálio e Alina Ruiz Folini. Entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, retorna ao laboratório – sob o nome de Fabulatório –, mas, desta vez, como assessora artística. Com Natálio, propõe e participa de pesquisas que percorrem as interseções entre palavra, performance, imaginação e ativismo ecológico – seja através do projeto para jovens supracitado; do programa anual Terra Batida; de oficinas prático-teóricas, como “Geoeróticas” (Festival Alkantara 2023, Lisboa); ou de criações multidisciplinares, como “Spillovers” (Batalha Centro de Cinema, Porto) ou “Peau Pierre” (least, Genebra).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
LAILA ALGAVES NUÑEZ

Nomes de citação

  • Nuñez, Laila
  • Nuñez, Laila Algaves
  • Nuñez, Laila A.

Identificadores de autor

Ciência ID
3C12-89EA-F7EA
ORCID iD
0000-0001-7048-3907

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2023
Concluído
Estética e Estudos Artísticos (Mestrado integrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Intimidade sem proximidade: percursos do toque e do desejo a partir de Emmanuel Levinas e Donna J. Haraway" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2019/02 - 2019/07
Concluído
Fotografia e Cultura Visual (Licenciatura)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
18
2015 - 2019
Concluído
Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Cinema
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Fotografia, pintura e performance na arte contemporânea: um estudo sobre a obra de Helena Almeida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Co-editora da revista online, Autora e Responsável por Parcerias Umbigo Magazine, Portugal
2023 - Atual Assistente de Direção Artística Rita Natálio / Terra Batida / Associação PARASITA, Portugal
2023/04 - 2024/09 Coordenadora de Comunicação BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas, Portugal
2023/04 - 2024/09 Coordenadora de Comunicação Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, Portugal
2021 - 2023 PR & Comunicação Cultural this is ground control, Portugal
2019 - 2020 PR & Comunicação Cultural Diadorim Ideias, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Dossiê Coletivo; Nuñez, Laila Algaves. "Terra Batida". arte e ensaios 29 46 (2024): 336-339. http://dx.doi.org/10.60001/ae.n46.28.
    10.60001/ae.n46.28
  2. Nuñez, Laila Algaves. "Corpo e cidade capturados para dentro do mapa". (2022): http://hdl.handle.net/10362/150282.
    https://doi.org/10.34619/3s10-y7xt
  3. Nuñez, Laila Algaves. "FOTOGRAFIA, PINTURA E PERFORMANCE NA ARTE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO SOBRE A OBRA DE HELENA ALMEIDA". MIGUEL 5 5 (2021): http://dx.doi.org/10.17771/pucrio.miguel.56073.
    10.17771/pucrio.miguel.56073
  4. Nuñez, Laila Algaves. "Interminável meio-dia". Revista Concinnitas 21 37 (2020): 439-442. http://dx.doi.org/10.12957/concinnitas.2020.47316.
    10.12957/concinnitas.2020.47316
  5. Nuñez, Laila Algaves. "Persona e a inútil busca pelo Ser: um olhar psicanalítico sobre o ofício do ator e o problema da autenticidade". Anãnsi: Revista de Filosofia 1 1 (2020): https://www.revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/9600/6440.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Laila Algaves Nuñez. "ENSAIO SOBRE O ESGOTAMENTO: CORPOS MELANCÓLICOS E NEOLIBERALISMO". 2023.
    10.37572/EdArt_27112306210
Catálogo de exposição
  1. Nuñez, Laila Algaves. "Para gestar o Outro no Mesmo", Contribuição para catálogo da exposição "Braço Cruzado" de Paulo Brighenti e David Correia Gonçalves. 2023.
Tese / Dissertação
  1. Nuñez, Laila Algaves. "Intimidade sem proximidade: percursos do desejo e do toque a partir de Donna J. Haraway e Emmanuel Levinas". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10362/154465.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12 More-than-human literatures: speculating-with from the Anthropocene Painel "“Critical and Speculative exploration of human, non-human, and environmental relationships”" na conferência Response(ability) – II Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2022/09 Essay on tiredness: melancholic bodies and contemporaneity Painel "Rethinking the body as 'under construction' in and beyond a post-pandemic emergency" do VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Associação Portuguesa de Antropologia (Portugal)
2022/07 Isolationship: new practices and lifestyles built from social isolation Keep it Simple, Make it Fast! DIY Cultures, Sustainability and Artistic Ecosystems (KISMIF Conference 2022)
KISMIF Project, Instituto de Sociologia - Universidade do Porto (IS-UP), Departamento de Cultura - Câmara Municipal do Porto e Pé de Cabra (Portugal)
2021/12 Máquinas do capital e máquinas da subversão: corporalidades e tecnologias na com-posição de um outro mundo Painel "Mechanisms of Conditioning and the Commotion of Images" na conferência [e]motion – I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Universidade Católica do Porto (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Organização do ciclo CURAR, com exibição de filmes em co-curadoria com o Corona Short Film Festival de Berlim e rodas de conversa com a participação de João Pedro Cachopo (IFILNOVA), Sílvia Pinto Coelho (IC-NOVA), João Pedro Amorim (CITAR-UCP), Paula Guerra (IS-UP), Tatiana Salem Levy (IFILNOVA), Chiara Prussetti (ICS-UL), Rita Marta (psicanalista), Bárbara Tavares (realizadora), Teresa Leite (musicoterapeuta) e João Pina (fotógrafo). (2022/03 - 2022/06)
Encontro (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09 - 2024/02 Assistência artística em laboratório experimental conduzido por Rita Natálio (PT) e Alina Ruiz Folini (AR), com artistas convidados. O projeto serve como um espaço de pensamento-ação que experimenta os cruzamentos entre a imaginação, a ficção, a justiça social e o engajamento político entre jovens de 18 a 25 anos.
Oficina (workshop)
Fabulatório - Laboratório de práticas ficcionais e performativas
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Melhor Mestre do Curso
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 Bolsa de Estudo por Mérito
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 Bolsa de Estudo por Mérito
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 Bolsa de Estudo por Mérito
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 Bolsa de Estudo por Mérito
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Bolsa de Estudo por Mérito
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Outra distinção

2024 Primeiro lugar no concurso ao programa de doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 Primeiro lugar no concurso ao programa de mestrado em Estética e Estudos Artísticos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal