???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Barroso

Nomes de citação

  • Barroso, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
3B16-4B6A-0378

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011/11/11 - 2016/11/26
Concluído
Ciências do Desporto - Sports Science (Doutoramento)
Especialização em Comportamento Motor - Motor Behavior
Universidade da Madeira, Portugal
"Orientação com crianças dos 3 aos 5 anos de idade, com fotografia aérea oblíqua num espaço ao ar livre - Influência da familiaridade com o local e com a orientação desportiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2015/03/14 - 2016/02
Concluído
Património Cultural Tradicional e Popular Português/Portuguese Cultural Traditional and Popular Heritage (Pós-Graduação)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
Aprovada
2002/09 - 2006/12/13
Concluído
Desporto de Natureza e Turismo Ativo (Licenciatura)
Especialização em Especialização técnica em Orientação Desportiva e canoagem. Trabalho de Projeto – Bike Tour in Portugal’s History; - 19 valores Seminário - Processamento da Informação e Dislexia – 19 valores Estágio Pedagógico – Eventura - 18 valores
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
"Processamento da Informação e Dislexia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2002 - 2005/07/19
Concluído
Desporto de Natureza e Turismo Ativo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

2014 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação)
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal

Docência no Ensino Superior

2017/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/08/18 - 2017/08/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008/09 - 2016/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Tese / Dissertação
  1. Sousa, Ângela Margarida de. 2016. "Benefícios da Dança no desenvolvimento integral de um indivíduo com Síndrome de Down". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.8/2408.
  2. Barroso, Marisa Daniela Fernandes. 2014. "Orientação com crianças dos 3 aos 5 anos de idade, com fotografia aérea oblíqua num espaço ao ar livre: influência da familiaridade com o local e com a orientação desportiva". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.13/1466.
  3. Barroso, Marisa. 2006. "Processamento da informação e dislexia : estudo das diferenças do tempo de reacção, atenção e memória entre sujeitos disléxicos e não disléxicos". Tese de Licenciatura. http://hdl.handle.net/10400.8/1806.

Outros

Outra produção
  1. Varregoso, Isabel; Machado, Rita; Barroso, Marisa. 2016. A DANÇA COMO CONTRIBUTO PARA A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS. O estudo teve como objetivo verificar o efeito de aulas de dança na qualidade de vida de idosos institucionalizados e não institucionalizados. A amostra constitui-se por 22 idosos Institucionalizados (GI) e 32 Não Institucionalizados (GNI), de ambos os sexos, com id ades entre os 65 e os 92 anos. Foram ministradas aulas de dança durante 4 meses (sessões semanais de 45’-60’), sendo abordadas danças. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/9936.
  2. Barroso, Marisa; Maranhão, Cristiana; Parraça, José; Varregoso, Isabel. 2016. UMA “AVENTURA INCLUSIVA” - ATIVIDADES DE NATUREZA E AVENTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Relata-se uma experiência de atividades de aventura ao ar livre, realizada em Leiria, com pessoas com deficiência, com o objetivo de proporcionar uma vivência enriquecedora e dife-rente aos participantes Com a experiência procurou-se que estes conhecessem os benefícios que estas atividades provocam, bem como sensibilizar a comunidade geral e empresarial para a necessidade de promover mais este tip. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14435.
  3. Matos, Rui; Varregoso, Isabel; Comprido, Ana; Coelho, Luís; Morouço, Pedro; Amaro, Nuno; Barroso, Marisa. 2012. Seniors Road Safety Enhancement through Perceptual-Motor Competences Training Program Impact upon the Performance on the Useful Field of Vision (UFOV). The purpose of this study was to verify the efficacy of a PerceptualMotor Competences Training Program upon the performance on UFOV of an experimental active group of elderly drivers. Program tasks were conceived to force subjects to divide their attention for central and peripheral stimuli, using a visual strategy of gazing at an anchor-point and, from there, detect important clues on peripheral. http://hdl.handle.net/10400.8/1574.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Benefícios da Dança no desenvolvimento integral de um indivíduo com Síndrome de Down Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Distinções

Outra distinção

2018 Homenagem Mérito de Cidadania, Área de Desporto/ Merit of Citizenship, Sports Area
Municipio de Porto de Mós, Portugal