???global.info.a_carregar???
LUISA MAGALHÃES. Completed the Doutoramento in Ciências da Comunicação in 2009 by Universidade do Minho and Licenciatura in Estudos Portugueses e Ingleses in 1990 by Universidade do Minho. Is Assistant Professor in Universidade Católica Portuguesa. Published 9 articles in journals. Has 8 section(s) of books and 1 book(s). Organized 17 event(s). Participated in 9 event(s). Participates and/or participated as Principal investigator in 1 project(s), Scientific Initiation Fellow in 1 project(s) and Supervisor in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Economics and Business with emphasis on Business and Management, Social Sciences with emphasis on Media and Communications, Social Sciences with emphasis on Political Sciences with emphasis on Organisation Theory, Humanities with emphasis on Arts with emphasis on Studies on Film, Radio and Television, Social Sciences with emphasis on Sociology with emphasis on Social Topics and Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 11 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Bonecas; Manequim; Publicidade; Televisão; Crianças; Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; Brinquedos; Infantil; Portugal; Saúde; Posicionamento; Imagem; Unidades de saúde; Publicidade televisiva; Brinquedos para crianças; Sugestão; Inquérito; "Transmedia Storytelling"; "Marketing infantil"; "Publicidade de brinquedos"; "Crianças e consumo"; "toys"; "play"; "culture"; "media"; Branding ; multimodal communication; semiotics; media; merchandising; cinema; Responsabilidade Social; Processos de crise; Grupos e organizações; Tecnologia; eficacia empresarial; processos sociais; Marketing; Branding; Consumo; Gestão; children ; toys; advertising; schooling; television; play; reading literacy; media literacy; storytelling; cibersafety; online literacy; parenthood; relações humanas; interacção lúdica; jogo infantil; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA LUISA PEIXOTO DE MAGALHÃES DA GRAÇA BRANCO

Nomes de citação

  • MAGALHÃES, LUISA

Identificadores de autor

Ciência ID
3A15-99E3-479C
ORCID iD
0000-0003-3296-2856
Google Scholar ID
zsQ21oAAAAAJ
Researcher Id
AAH-1670-2021
Scopus Author Id
57200797215

Endereços de correio eletrónico

  • luisamagalhaes@braga.ucp.pt (Profissional)
  • luisamagal@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 962522867 (Pessoal)

Moradas

  • RUA DE S. JOSÉ, 122, 2D, 4710-436, S. VICTOR, BRAGA, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas - Teoria das Organizações
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Sociologia - Assuntos sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2002 - 2009/11/23
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Artes e técnicas da comunicação / Comunicação publicitária
Universidade do Minho, Portugal
Aprovação por unanimidade
1990
Concluído
Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Universidade do Minho, Portugal
15 valores
1982 - 1986
Frequentou
Relações Internacionais, ramo de Relações Culturais e Políticas (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/08/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2007 - 2011 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2008 - 2010 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
1993 - 2007 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - 2022/10 Membro da Comissão Pedagógica Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Plano Local de Leitura de Braga
PTDC/CED-EDG/4189/2020

Outro

Designação Financiadores
2020/11/20 - Atual REVISTA MINHA . Secção "Perspectiva Zero"
MINHA. 2020.
Orientador
2017 - 2017 LIPSION / Literacia Informática Parental e Segurança Infantil Online - [In]forming Parents: adult web literacy and youth safety online
SAICT /2017
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
2015 - 2017 Laboratório -DM
LAB-DM-15-17
Orientador
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Concluído
2012/01 - 2014/05 Periscópio
RFF / 2012-14
Orientador
Universidade Católica Portuguesa - Rádio FF , Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. MAGALHÃES, LUISA; Fernando Morant. Autor correspondente: Fernando Morant. "Edutainment on YouTube: Tom Scott channel". Trabalho apresentado em 8th European Conference on Social Media, Larnaca, 2021.
    Publicado
  2. Fernando Morant; Luísa Magalhães. "Edutainment on YouTube: Tom Scott channel". Trabalho apresentado em 8th European Conference on Social Media, ECSM 2021, Larnaca, 2021.
    Publicado • 10.34190/ESM.21.059
  3. MAGALHÃES, LUISA. ""Children as toy makers and toy users: Television relevance in Moroccan rural child play"". Trabalho apresentado em Childhood remixed, IPSWICH, 2014.
    Publicado
  4. Luísa Magalhães. "Representações televisivas do espaço privado urbano nos anúncios de brinquedos para crianças". Trabalho apresentado em 8º Congresso SOPCOM, Lisboa, 2013.
    Publicado
  5. MAGALHÃES, LUISA. "Micro:narrativas publicitárias dedicadas ao público infantil: um estudo de caso". Trabalho apresentado em VII Lusocom - Comunicación local: da pesquisa à producción, SANTIAGO DE COMPOSTELA, 2006.
    Publicado
  6. Luísa Peixoto de Magalhães. "Brinquedos para crianças, anúncios para todos: o aporte lúdico da publicidade infantil televisiva em Portugal". Trabalho apresentado em 4º Congresso SOPCOM, Aveiro, 2005.
    Publicado
  7. Magalhães, Luísa Peixoto de. "Bonecas – manequim e figuras de acção: estudo comparativo sobre publicidade televisiva de brinquedos". 2005.
  8. Magalhães, Luísa Peixoto de. "Brinquedos para crianças, anúncios para todos: o aporte lúdico da publicidade infantil televisiva em Portugal". 2005.
Artigo em revista
  1. Antía María López-Gómez; Luísa Magalhães. "Capítulo 4. La tradicional docencia presencial y la virtual a distancia: sustitución y/o complementariedad". Espejo de Monografías de Comunicación Social (2022): https://doi.org/10.52495/c4.emcs.15.c45.
    10.52495/c4.emcs.15.c45
  2. Luísa Magalhães. "Comunicação multimodal: o caso da abordagem sócio-semiótica às narrativas transmediáticas". Observatorio (OBS*) (2021): https://doi.org/10.15847/obsOBS15320211795.
    10.15847/obsOBS15320211795
  3. MAGALHÃES, LUISA. "WRAITH: Seduction and glamour in advertising for luxury cars". Forma Breve 15 (2019): 375-384.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34624/fb.v0i15.2149
  4. MAGALHÃES, LUISA. ""Representações televisivas do espaço privado urbano nos anúncios de brinquedos para crianças"". Publicidade e Comunicação (2013): 806-815.
    Publicado
  5. Magalhães, Luísa Peixoto de. "“Este ano, no Natal, eu gostaria muito de receber…” Estudo empírico sobre a relação crianças-publicidade televisiva de brinquedos". (2005): http://hdl.handle.net/1822/59974.
    10.17231/comsoc.8(2005).1195
  6. Magalhães, Luísa Peixoto de; Universidade do Minho. "Brinquedos para crianças, anúncios para todos: o aporte lúdico da publicidade infantil televisiva em Portugal". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3314.
  7. Gonçalves, Helena; Lázaro, Maria Alexandra Jesus; Magalhães, Luísa; Mota-Ribeiro, Silvana; Pires, Helena; Xavier, Paulo. "Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para construir uma imagem. Um estudo de caso junto das Unidades de saúde do Baixo Cávado". (2000): http://hdl.handle.net/1822/60022.
    10.17231/comsoc.2(2000).1416
  8. Gonçalves, Helena; Lázaro, Alexandra; Magalhães, Luísa; Mota-Ribeiro, Silvana; Pires, Helena; Xavier, Paulo. "«Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para construir uma imagem. Um estudo de caso junto das Unidades de saúde do Baixo Cávado»". (2000): https://revistacomsoc.pt/article/view/926.
  9. MAGALHÃES, LUISA. ""Representamen, objecto, interpretante: ligações intermináveis"". Comunicação e Sociedade 12 1 (1999): 61-73.
    Publicado
  10. Luísa Magalhães. "Representamen, objecto, interpretante: ligações intermináveis". Comunicação e Sociedade (1999):
    Acesso aberto • Publicado
  11. MAGALHÃES, LUISA. "Practical Application of Peirce's Theory of Signs to visual messages". Tropelías Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada III 4 (1998): 343-347.
    Publicado
  12. Luísa Magalhães. "Practical application of Peirce's theory of signs to visual messages". Tropelías Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada (1998):
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. MAGALHÃES, LUISA. "The communicative role of TV toy advertising in fostering children’s happiness through play interaction". In Humanistic Perspectives in Happiness Research. Suiça: Springer International Publishing, 2024.
    No prelo
  2. Luísa Magalhães. "The communicative role of TV toy advertising in fostering children’s happiness through play interaction". In Humanistic perspectives in happiness research. Springer, 2024.
    Publicado
  3. Luísa Magalhães; Onur Ergünay; Mioara-Jeanina Lungu; Mädälina Botinä; Florica Bra¿oveanu; MAGALHÃES, LUISA; Onur Ergunay; et al. "Higher Education Students as PBL Receivers in Interdisciplinary Teaching Experiences". In Restart for Education in a Digital Era through Project-based E-learning (RESTART4EDU). Braga, Portugal, 2023.
    Aceite para publicação • 10.17990/Axi/2023_9789726973676_201
  4. Luísa Magalhães. "The ambiguity of masks as transformative conveyors of meaning: protection, disguise, and interactive performance". In Masks and human connections: disruptive meanings and cultural challenges, 225-241. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-16673-0_14
  5. Luísa Magalhães; Cândido Oliveira Martins. "Masks and human connections: an introduction". In Masks and human connections: disruptive meanings and cultural challenges, 3-13. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-16673-0_1
  6. MAGALHÃES, LUISA. "Brand-related content in Portuguese Youtube channels produced by minors". In Interpretando los nuevos lenguages comunicativos del siglo XXI, editado por Javier Muñoz Maestro. Madrid, Espanha: Editorial Frágua - Libros de Comunicación, 2022.
    Aceite para publicação
  7. Antía López-Gómez; MAGALHÃES, LUISA. Autor correspondente: Antía López-Gómez. "La tradicional docencia presencial y la virtual a distancia: sustitución y/o complementariedad". In Cloudclass - Comunicación virtual para la innovación docente, editado por Enrique Castelló-Mayo; Roi Méndez Fernández, 67-86. Salamanca, Espanha: Comunicación social, ediciones y publicaciones., 2022.
    Publicado
  8. Antía López-Gómez; Maria Luísa Peixoto de Magalhães da Graça Branco; Autor correspondente: Antía López-Gómez. "La tradicional docencia presencial y la virtual a distancia: sustitución y/o complementariedad". In Cloudclass - Comunicación virtual para la innovación docente. 2022.
    Publicado
  9. MAGALHÃES, LUISA. ""O recorte social presente nos jogos com casas de bonecas"". In Lugares Secretos da Infância, 89-100. BRAGA, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho, 2021.
    Publicado
  10. Luísa Magalhães. "Arte e cultura lúdica em fotografia de instalação – o caso dos souvenirs "Braga a brincar"". In Transartes, arte expandida e novas linguagens, 181-199. Universidade do Minho, 2021.
    Publicado
  11. Luísa Magalhães. "Brand-related content in Portuguese Youtube channels produced by minors". In Interpretando los nuevos lenguages comunicativos del siglo XXI. Fragua, 2020.
    Publicado
  12. Luísa Magalhães. "Work and play in a theme park". In Toys and communication, 235-253. Palgrave Macmillan, 2017.
    Publicado • 10.1057/978-1-137-59136-4_14
  13. MAGALHÃES, LUISA. ""Desafios da comunicação empresarial em contexto de crise económica"". In "Comunicação Política e Económica - dimensões cognitivas e discursivas", 439-449. BRAGA, Portugal: ALETHEIA -Associação Científica e Cultural, 2013.
    Publicado
  14. MAGALHÃES, LUISA. ""Papéis femininos em narrativas televisivas: poder e significado"". In Narrativas do Poder Feminino, 609-616. BRAGA, Portugal: ALETHEIA - Associação Científica e Cultural, 2012.
    Publicado
  15. Luísa Magalhães. "Papéis femininos em narrativas televisivas: poder e significado". In Narrativas do poder feminino. 2012.
    Publicado
  16. MAGALHÃES, LUISA. ""Television toy advertising and health representations along child play"". In "Comunicação, Cognição e Media", 441-456. Braga, Portugal: ALETHEIA - Associação Científica e Cultural, 2010.
    Publicado
  17. Luísa Magalhães. "Television toy advertising and health representations along child play". In Comunicação, cognição e media. 2010.
    Publicado
  18. MAGALHÃES, LUISA. ""Publicidade televisiva e obesidade infantil"". In "Comunicação e Cidadania", 1827-1843. BRAGA, Portugal: Universidade do Minho, 2007.
    Publicado
  19. Luísa Magalhães. "Publicidade televisiva e obesidade infantil". In Comunicação e Cidadania. 2007.
    Publicado
  20. MAGALHÃES, LUISA. ""Iconicidade e conhecimento: Peirce no limiar do 3º milénio"". In "As ciências da comunicação na viragem do século", 468-475. LISBOA, Portugal: VEGA, 2002.
    Publicado
  21. Luísa Magalhães. "Iconicidade e conhecimento: Peirce no limiar do 3º milénio". In As ciências da comunicação na viragem do século. 2002.
    Publicado
Edição de livro
  1. MAGALHÃES, LUISA. Humanistic Perspectives in Happiness Research. Suiça: Springer International Publishing. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Luísa Magalhães; Maria José Ferreira Lopes; Bruno Nobre; João Carlos Onofre Pinto. Humanistic perspectives in happiness research. Springer. 2024.
  3. MAGALHÃES, LUISA. Masks and Human Connections - Disruptive Meanings and Cultural Challenges. Londres, Reino Unido: Springer International Publishing. 2023.
    Publicado • Editor
  4. Luísa Magalhães; José Cândido de Oliveira Martins. Masks and human connections. Springer International Publishing. 2023.
    10.1007/978-3-031-16673-0
  5. MAGALHÃES, LUISA. Toys and Communication. LONDON, Reino Unido: Palgrave Macmillan UK. 2018.
    Editor
  6. MAGALHÃES, LUISA. "Comunicação, Cognição, Media". BRAGA, Portugal: ALETHEIA - Associação Científica e Cultural. 2010.
    Publicado • Editor
  7. MAGALHÃES, LUISA. "Comunicação, Cognição, Media". BRAGA, Portugal: ALETHEIA - Associação Científica e Cultural. 2010.
    Publicado • Editor
Livro
  1. MAGALHÃES, LUISA. "Brinquedos no Intervalo - Publicidade Infantil na Televisão Portuguesa". Vila Nova de Famalicão, Portugal: EDITORIAL NOVEMBRO. 2017.
    Publicado
  2. Magalhães, L.; Goldstein, J.. Preface. 2017.
  3. Luísa Magalhães. Brinquedos no intervalo: publicidade infantil na televisão portuguesa. Editorial Novembro. 2017.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. MAGALHÃES, LUISA. "Prefácio". Prefácio para Tratado da Brinquedoteca Hospitalar. Humanização, Teoria e Prática. S. Paulo, Brasil: Wak. 2021.
    Aceite para publicação
  2. MAGALHÃES, LUISA; ROSSIE, Jean-Pierre. "Foreword". Prefácio para Make-believe play among Amazigh children of the Moroccan Anti-Atlas. BRAGA, Portugal: CEFH - UCP Braga. 2021.
    Aceite para publicação
  3. Luísa Magalhães; Rossie Jean-Pierre. "Foreword". Prefácio para Revista Portuguesa de Filosofia. 2021.
    Publicado
  4. Luísa Magalhães. "Prefácio". Prefácio para Revista Portuguesa de Filosofia. 2021.
    Publicado
  5. LuísaMagalhães; Jeffrey Goldstein. "Preface". Prefácio para Toys and communication, v-vi. Palgrave Macmillan. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. MAGALHÃES, LUISA. "Child use of toys and mass media: toy advertising and infantile play". Trabalho apresentado em 4th ITRA World Congress - Toys and Innovation, ALICANTE, 2008.
    Publicado
  2. Luísa Magalhães. "Child use of toys and mass media: toy advertising and infantile play". 2008.
    Publicado
Revisão de livro
  1. MAGALHÃES, LUISA; Giddings, Seth. "Toy Theory". Revisão de Toy Theory (2020): https://mitpress.mit.edu/.
    Submetido
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/08/09 Powerful toys for the playful Other: Advertising for inclusion Toys matter: the power of playthings
International Toy Research Association (Rochester, Estados Unidos)
2022/09/13 The child’s right to play from the perspective of human rights and education I International Conference on Child Studies
Universidade do MINHO IEducação (Braga, Portugal)
2022/02/23 "Multimodalidade e acesso à obra narrativa - o caso Harry Potter" I Jornadas de Educação Literária e Culturas Narrativas
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2022/02/10 O direito infantil à brincadeira na perspetiva dos direitos humanos, educação e jogo "Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação"
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2022/01/20 Storytelling corporativo: elementos para uma campanha publicitária no grupo DST SA XII Congresso SOPCOM - Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos
NOVA FCSH, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/04/22 Processos de incentivo à leitura e estratégias de gestão de marca – o caso DST Group I Jornadas de Educação Literária - Acordar a Primavera
Universidade do Minho - CIEC -IE (Braga, Portugal)
2020/12/04 Brand related content in Portuguese Youtube Channels Produced by Minors XII Congreso Internacional Latina de Comunicación Social
ESERP - Business and Law School (Madrid, Espanha)
2019/05/04 Jogo interactivo em telemóveis na Escola Básica - respostas emocionais e expectativas valorativas V Congresso Literacia, Media e Cidadania - Tecnologia, Desinformação e Ética
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/04/10 Valores e funções sociais em publicidade infantil televisiva: o caso dos brinquedos para crianças Seminário " Educação e valores: conversas em torno da literatura e da publicidade"
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018 Ler anúncios, gerir frustrações publicidade televisiva de brinquedos no quotidiano infantil Colóquio Práticas de Promoção da Leitura
Instituto de educação Universidade do Minho (BRAGA, Portugal)
2017 “New modes of narrative complexity in comedy and drama series ” TRANS TV
University of Westminster (LONDRES, Reino Unido)
2017 “The LEGO brand 2003 crisis and strategic management: storytelling approach ” [ECREA] 5th International Crisis Communication Conference, Risk and Crisis Communication in the Digital Age
Universidade Católica Pportuguesa (LISBOA, Portugal)
2017 “Social media within the classroom: possibilities and disadvantages ” [ECREA](Mediated) Social Interaction in Groups, Networks and Organizations
University of Helsinki (HELSINQUIA, Finlândia)
2017 “Transmediastorytelling na publicidade televisiva de brinquedos 10º Congresso Sopcom. Ciências da Comunicação: 20 anos de Investigação em Portugal
Escola Superior de Educação (VISEU, Portugal)
2017 "O recorte social presente no Jogo Infantil com casas de bonecas” I Congresso do Brinquedo Português -Património Material e Imaterial
Museu dos Biscaínhos - Braga e Museu do Brinquedo e da Brincadeira -Vila Verde (BRAGA, Portugal)
2016 Apresentação do Projecto "Brincar pelo País", lançamento das normativas e condições de fotografia necessárias com vista à edição de um livro de viagens / roteiro turístico. Jornada ILUSTRADA
Departamento de Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior (COVILHÃ, Portugal)
2016 “Senso e contra-senso: espirais de sentido nas mensagens publicitárias em televisão” Sessão de Homenagem ao semiólogo Umberto Eco Coordenação da Licenciatura e Mestrado em Comunicação e Publicidade
Escola Superior de Educação de Viseu (VISEU, Portugal)
2015 "Dumb ways to die: carácter lúdico e transformativo de uma campanha de prevenção ferroviária" 9º SOPCOM Comunicação e transformações sociais
Universidade de Coimbra (COIMBRA, Portugal)
2015 "Quando os anúncios brilham: metáforas de luz em televisão" COMLIGHT , International Conference on Communication and Light
ICS / Departamento de Ciências da Comunicação Universidade do Minho (BRAGA, Portugal)
2014 "Figuração fotográfica da Morte – um Spectrum de silêncio e de Vida eterna." Do reino das sombras -Figurações da Morte
Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa (BRAGA, Portugal)
2011 Rural non-western children as active receivers of TV contents 2nd international conference - Interpersonal Communication and Social Interaction
School of Communication, University of Ulster (BELFAST, Irlanda)
2011 Toy play of Moroccan children influenced bt TV contents: analysis based on etnographic observation and communication theories 6th ITRA World congress - Toys and learning in different cultures
Burkon Tourism and Congress (BURSA, Turquia)
2011 Marcas infantis e consumo dirigido num mercado global: a mensagem das marcas para o receptor infantil 7º SOPCOM -MEIOS DIGITAIS E INDÚSTRIAS CRIATIVAS OS EFEITOS E OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO
Universidade do Porto (PORTO)
2011 Aúncios de brinquedos na televisão Portuguesa Seminário de Comunicação Empresarial em Marketing Infantil Brincar é uma coisa muito séria! [ORG]
Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa. (BRAGA, Portugal)
2008 Toy adverts on Portuguese television: features and strategies for enchanting children 5th ITRA World Congress - Toys and culture
Peleponnesian Folklore Foundation (NAPFLION, Grécia)
2007 Registos textuais nos spots de brinquedos: a ausência do Real 5º SOPCOM - Comunicação e cidadania
Universidade do Minho (BRAGA, Portugal)
2005 Entrar em linha: o papel do Receptor em comunicação Incontro Romano
Universidade Católica Portuguesa (PORTO, Portugal)
2005 O papel dos media na obesidade infantil Jornadas "Sociedade e Obesidade"
ATTAC - Braga (B, Portugal)
2005 Child use of toys and mass media: toy advertising and children's play 4th ITRA World Congress - Toys and Innovation
AIJU -Associación Ibérica del Juguete (ALICANTE, Espanha)
2005 Teorias da Comunicação: uma ponte para a compreensão do mundo e dos seus fenómenos 4º SOPCOM - Repensar os Media: novos contextos da comunicação e da informação
Universidade de Aveiro (AVEIRO, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/11 - Atual Desenvolvimento da aplicação digital "Zunga" na formação e aumento da literacia digital das mulheres zungueiras em Luanda
Orientador de Kénia Rossina Camotim Albuquerque Soares
Mestrado em Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021/09 - 2022/04 A configuração do website empresarial e sua adequada colocação em rede como fatores de sucesso corporativo: o caso HIGIGUIMA nas redes sociais LinkedIn e Facebook
Orientador
Mestrado em Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021/11 - 2022/01/27 Análise de conteúdo sobre canais YouTube com incidência no entretenimento, Educação para o consumo e formação da memória histórica nas audiências juvenis
Orientador de Fernando José Peixoto Rodrigues de Aguiã Morant
Mestrado em Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03/29 - 2023/05/24 Conferências de Comunicação Empresarial Ciclo de 3 conferências, organizado no âmbito da disciplina semestral de COMUNICAÇÂO EMPRESARIAL, Licenciatura em Ciências da Comunicação, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Centro Regional de Braga, Universidade Católica Portuguesa I - Cultura Organizacional e Responsabilidade Social II - Processos Sociais e Gestão de Crise III - Tecnologia e Eficácia Empresarial (2023/03/29 - 2023/05/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2023/02/08 - 2023/02/08 II Jornadas Internacionais de Educação Literária e Culturas Narrativas - objetivo : apresentar um conjunto de reflexões interdisciplinares, baseadas na Educação Literária e no seu cruzamento interdisciplinar com as várias culturas narrativas contemporâneas, das artes à educação e aos média. destina-se a um público amplo ¿ estudantes universitários, professores, profissionais de comunicação e público em geral. Estas Jornadas têm equivalência a uma Ação de Curta Duração (ACD) creditada, no âmbito da Formação Contínua de Professores. (2023/02/08 - 2023/02/08)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Científica)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/02/23 - 2022/02/23 I Jornadas Internacionais de Educação Literária e Culturas Narrativas - objetivo : apresentar um conjunto de reflexões interdisciplinares, baseadas na Educação Literária e no seu cruzamento interdisciplinar com as várias culturas narrativas contemporâneas, das artes à educação e aos média. destina-se a um público amplo – estudantes universitários, professores, profissionais de comunicação e público em geral. Estas Jornadas têm equivalência a uma Ação de Curta Duração (ACD) creditada, no âmbito da Formação Contínua de Professores. (2022/02/23 - 2022/02/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021/11/17 - 2021/11/17 Jornadas Hospitalidade e Academia - Perspectivas sobre comunicação e integração de novos estudantes com a problematização de casos relacionados com as vertentes de sociologia e criminologia. Investigadores convidados das áreas indicadas, Psicologia e Comunicação (UCP), Sociologia (Universidade do Minho) e Criminologia (ISMAI). (2021/11/17 - 2021/11/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020/05/06 - 2020/05/06 Celebrating Europe III Event regarding the celebration of the Europe Day. ONLINE - powered by ZOOM -Colibri Presentation and discussion of student papers (2020/05/06 - 2020/05/06)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020/04/05 - 2020/04/15 Mesa Redonda Perspectivas Integradas de Gestão de Marketing Evento organizado no âmbito da UC Marketing e Relações Públicas, na Licenciatura em Ciências da Comunicação, 3º ano. 6 sessões temáticas: 1 - Branding e gestão de marca 2 - Marketing Infantil 3 - Marketing de Saúde 4 - Marketing de Serviços Públicos 5 - Marketing e Tendências de Consumo 6 - Ecomarketing (2020/04/05 - 2020/04/15)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/10/30 - 2019/12/18 Conferências de Comunicação Empresarial Ciclo de 3 conferências, organizado no âmbito da disciplina semestral de COMUNICAÇÂO EMPRESARIAL, Licenciatura em Ciências da Comunicação, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Centro Regional de Braga, Universidade Católica Portuguesa I - Cultura Organizacional e Responsabilidade Social II - Processos Sociais e Gestão de Crise III - Tecnologia e Eficácia Empresarial (2019/10/30 - 2019/12/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/05/09 - 2019/05/09 Celebrating Europe II Event regarding the celebration of the Europe Day. Invited speakers from the Erasmus National Agency. invited lecturers from International House / British Council. Presentation and discussion of student papers (2019/05/09 - 2019/05/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018/05/09 - 2018/05/09 Celebrating Europe I Event regarding the celebration of the Europe Day. Invited speakers from the Erasmus National Agency. Presentation and discussion of student papers (2018/05/09 - 2018/05/09) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017/07/10 - 2017/07/14 CATÓLICA JÚNIOR II - Actividade de Verão, para os alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade. O programa é composto por ateliers temáticos nas áreas da Comunicação, Património, Design, Estudos Portugueses e Espanhóis, Filosofia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologias da Informação e Turismo, através de uma iniciação formativa, de cariz prático e multidisciplinar, no âmbito das matérias leccionadas nos cursos da FFCS. (2017/07/10 - 2017/07/14)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016/04/20 - 2016/04/20 DIA ABERTO FFCS Organização de recepção a alunos do Ensino Secundário (360). 20 docentes envolvidos em simultâneo em sessões exemplificativas de acções lectivas de curta duração. Actividade de competição (pedipaper) realizada nas instalações da FFCS (Estúdio TV, Rádio FF, redacção do Jornal Comunica*te, salas de informática, equipamentos gerais). Espectáculo musical (com performance dos estudantes PALOP e ERASMUS residentes) e entrega de Certificados de presença. (2016/04/20 - 2016/04/20)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016/02/25 - 2016/04/01 Exposição "Braga a Brincar" Photoplay / colocação de brinquedos em áreas estratégicas da Cidade, com o objectivo de criar narrativas lúdicas sobre as áreas turísticas de Braga. Produção de 20 telas em exibição no salão de Exposições do LabCom, Universidade da Beira Interior, Covilhã. (2016/02/25 - 2016/04/01)
Exposição (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016/03/16 - 2016/03/16 Workshop em Comunicação e Psicologia Aplicada "O mundo das relações humanas no universo lúdico Playmobil" Apresentação de padrões comunicativos referentes à manipulação discursiva de atitudese comportamentos através da interacção lúdica operada em contexto de jogo. Colaboração do psicólogo Paulo Xavier, coordenador do Projecto Guerreiros do Eu. (2016/03/16 - 2016/03/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015/07/04 - 2015/07/08 CATÓLICA JÚNIOR - Actividade de Verão, para os alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade. O programa é composto por ateliers temáticos nas áreas da Comunicação, Património, Design, Estudos Portugueses e Espanhóis, Filosofia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologias da Informação e Turismo, através de uma iniciação formativa, de cariz prático e multidisciplinar, no âmbito das matérias leccionadas nos cursos da FFCS. (2015/07/04 - 2015/07/08)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015/04/27 - 2015/04/29 Celebração da Semana de África Colóquio com a participação dos escritores Ana Paula Tavares, Luís Carlos Patraquim e José Manuel Mendes (APE) (2015/04/27 - 2015/04/29)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014/07/23 - 2014/07/25 7Th ITRA Congress Toys and Communication The International Toy Research Association (ITRA) is an association, which was created in 1993 for the purpose of promoting, stimulating and encouraging toy and plaything research all over the world in order to broaden and spread knowledge about toys and promote the development of good toys for children (and adults). purpose of the association. The International Toy Research Association currently comprises 96 members from 18 countries (2014/07/23 - 2014/07/25)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
International Toy Research Association, Reino Unido
2014/03/05 - 2014/03/05 IV Ciclo de Ciências de Comunicação 05-03- 2014 - Media e Migrações - Albertino Gonçalves (UM); Isabel Férin (U Coimbra); Manuel Cunha (UCP- Braga) (2014/03/05 - 2014/03/05)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013/02/20 - 2013/04/17 III Ciclo de Conferências da Comunicação 20-02-2013 - Estudos de Mercado e Tendências de Consumo - António Paraíso (Consultor de Marketing de Luxo); Paula Sousa (Munna Design); Luís Queirós (Marktest); António Azevedo (UM) 13-03-2013 - A União Europeia e a Política em Portugal - José Gama ; José Miguel Dias Costa; José Lobo (UCP Braga) 10-04-2013 - Comunicação e Saúde - Adalberto Campos Fernandes (Min. Saúde); Constantino Sakellarides (DGS); Mons. Vítor Feytor Pinto 17-04-2013 -Jornalismo Impresso - Manuel Carvalho (Publico); David Pontes (LUSA (2013/02/20 - 2013/04/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012/11/28 - 2012/11/28 V Jornadas de Publicidade GT Publicidade Sopcom - Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação (2012/11/28 - 2012/11/28)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012/01/11 - 2012/05/09 II Ciclo de Conferências de Comunicação (série 1 / 4 eventos) 11-01-2012 - Publicidade - Duarte Ávila Abreu (Publicis); Helena Pires (UM); Sara Balonas (B+ comunicação); Luisa Magalhães (UCP-Braga) 29-02-2012 - Fotografia - Alfredo Cunha (Global Imagens); Rui Coutinho (Diário de Notícias); Rui Prata (Museu da Imagem de Braga) 21-03-2012 - Multimédia - Simone Petrella (UCP-Braga); Gonçalo Cruz (Platforme); Jorge Batista (Primavera BSS) 09-05-2012 - Marketing - Paula Arriscado (Toyota Caetano Portugal); Paulo Morais (IPAM); António Santiago (RepRisk) (2012/01/11 - 2012/05/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011/10/19 - 2011/12/07 I ciclo de Conferências de Comunicação Evento organizado no último triénio de 2011. Conjunto de 3 conferencias com convidados do respectivo sector: 19-10-2011 - A Rádio em debate [com os jornalistas Pedro Cruz (SIC), Manuel Bento e José Araújo (Mediacapital), Artur Carvalho (TSF) e Ricardo Carvalho (RUM) ] 23 -11-2011 - Comunicação Empresarial [ com Teresa Ruão (UM), Gabriel Andrade (UCP-Lisboa), António Marques (AIMinho) ] 07-12-2011 - Televisão - [com os jornalistas Luís Castro (RTP) e Philippe Vieira (CNN)] (2011/10/19 - 2011/12/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/08/10 - 2023/08/10 Mesa redonda com participantes de Editoras Internacionais "Publishing Toy Research: Meet the authors / editors Discussion Roundtable"
Mesa-redonda
Toys matter: the power of playhtings
International Toy Research Association, Reino Unido
2023/05/08 - 2023/05/12 ERASMUS + BIP Programme "Multimedia and Real-Life Representations of Global Englishes"
Seminário
BIP Programme "Multimedia and Real-Life Representations of Global Englishes"
Kodolányi János Egyetem, Hungria
2022/06/04 - 2022/06/10 The Project Restart for Education in a Digital Era through Project-based E-learning (RESTART4EDU) advances solutions for implementation of European policies regarding increasing the quality of higher education. The Project stands for innovating teaching and learning methods at academic level by integrating the digital technology in the educational process.
Outro
Restart for Education in a Digital Era through Project-based E-learning (RESTART4EDU)
Eskisehir Osmangazi Üniversitesi, Turquia
2022/02/10 - 2022/02/10 Moderação se sessão paralela
Congresso
IV Congresso Internacional de Pedagogia "Educação, Justiça e Direitos Humanos"
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020/07/16 - 2020/07/16 Conversa sobre livro e formação de leitores PLL de Braga / Feira do Livro
Mesa-redonda
Feira do Livro de Braga - Plano Local de Leitura
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2019/10/10 - 2019/10/12 III Congresso Internacional de Pedagogia Moderação de sessão paralela
Congresso
Educação em tempos incertos - O lugar do Humanismo cristão e da pedagogia da Companhia de Jesus
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018/03/22 - 2018/03/24 Transmedia Literacy International Conference This event brings together a vibrant and global community of media and education researchers and innovators. The conference is organized as a part of the dissemination activities of the TRANSLITERACY H2020 action, a project that involves researchers from Europe, Latin America and Australia.The main topics are: Transmedia literacy Transmedia education Transmedia skills and informal learning strategies Educommunication
Conferência
Transmedia Literacy International Conference
Universitat Pompeu Fabra - Campus de la Comunicació Poblenou, Espanha
2017/04/26 - 2017/04/28 The Conference is organized in the frame of European Commission's Erasmus+: Youth in Action Programme and hosted by the ‘Service National de la Jeunesse’ as National Agency of Luxembourg and University of Luxembourg. It brings together international experts who share the same goal—to monitor and understand the use of online media of the younger generations, to foster digital media education and to protect children and youths at cross-country levels.
Seminário
“Children and Youth on the Net” - European Expert Conference on Youth and Digital Media and Youth
Université du Luxembourg, Luxemburgo
2016/02/10 - 2016/02/10 Colóquio Internacional "Mulheres Proféticas na Literatura, História e Cultura" Moderação de mesa temática
Simpósio
Colóquio Internacional "Mulheres Proféticas na Literatura, História e Cultura"
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013/06/03 - 2013/06/07 8ª Semana da Responsabilidade Social (SRS) Mesa Redonda - Dilemas e Orientações Éticas Evento técnico de entrada livre, composto por vários workshops, desenvolvidos e promovidos por várias partes interessadas. Participação por convite, no âmbito da coordenação do Master em Comunicação Empresarial. Local: Fundação Cidade de Lisboa.
Mesa-redonda
8ª Semana da Responsabilidade Social (SRS)
Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) , Portugal
2013/03/05 - 2013/03/05 Expocarreiras 2013 Seminário " Ensino Superior e empresa: oportunidades e constrangimentos", a convite da organização da FCH -UCP Lisboa
Seminário
Expocarreiras 2013
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2012/10/25 - 2012/10/27 Congresso Internacional Do Reino das Sombras: Figurações da Morte apoio à organização, comunicação e moderação de mesa temática
Congresso
Congresso Internacional Do Reino das Sombras: Figurações da Morte
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2006/02/11 - 2006/02/20 Missão Socrates /Erasmus Manchester Metropolitan University Organização Prof John Cawood
Seminário
TV toy adverts: features and strategies
Manchester Metropolitan University, Reino Unido
2005/03/11 - 2005/03/18 Missão Sócrates / Erasmus Seminário / Manchester Metropolitan University / Organização Prof John Cawood
Seminário
Children's use of television
Manchester Metropolitan University, Reino Unido

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/31 A mística da femininidade em Mad Men
Arguente principal
José António Cascudo Rodriguez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade da Ciencias da Comunicación, Espanha
2021/05/31 A mística da femininidade em Mad Men
Arguente principal
José António Cascudo Rodriguez (Doutoramento)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal

Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH), Portugal
2015 Os estereótipos de género na publicidade televisiva. Uma comparação entre spots publicitários Brasileiros e Portugueses
Arguente
simone Freitas de Araújo Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2015 Os estereótipos de género na publicidade televisiva. Uma comparação entre spots publicitários Brasileiros e Portugueses
Arguente
Simone Freitas de Araújo Fernandes (Doutoramento)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal

Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH), Portugal
2014 A imagem feminina; os apelos na publicidade dirigida ao público infantil
Arguente
Renata Domingos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 A imagem feminina; os apelos na publicidade dirigida ao público infantil
Arguente
Renata Domingos (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal

Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH), Portugal
2013/06/08 Principles of adult play(fulness) in contemporary toy culture
Arguente principal
Katriina Heljakka (Doutoramento)
Aalto-universitetet Högskola för konst design och arkitektur, Finlândia
2013/06/08 Principles of adult play(fulness) in contemporary toy culture
Arguente principal
Katriina Heljakka (Doutoramento)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal

Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH), Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/10/02 - 2021/10/05 ECREA 8thEuropean Communication Conference - Communication and Trust Universidade do Minho
2019/07/03 - 2019/07/05 Congresso Internacional: "Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital" Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga
2018/10/31 - 2018/11/03 ECREA - 7th European Communication Conference - Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation Palazzo dei Congressi, Villa Ciani, Ex-Asilo Ciani and Liceo Cantonale Lugano
2018/07/11 - 2018/07/13 8th World Congress International Toy Research Association - Toys and Material Culture, Hybridization, Design and Consumption Université Paris 13
2016/11/09 - 2016/11/12 ECREA - 6 th European Communication Conference, Mediating (Dis)continuities: contesting Past, Presents and Futures Prague Congress Centre, Czech Republic
2014/07/23 - 2014/07/25 7th world congress - International Toy Research Association - Toys and Communication Universidade Católica Portuguesa - faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
2013/04/01 - 2013/04/30 ICA 63rd Annual Conference, "Challenging Communication Research" ICA -International Communication Association
2012 - 2012 CICOM II - Comunicação Política e Económica Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/12/03 - Atual Revista VISTA (e-ISSN 2184-1284) Universidade do MINHO
2022/03/05 - Atual Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (2358-0194) Universidade do Estado da Bahia
2020/04/06 - Atual Revista Portuguesa de Humanidades (0874-0321) Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
2019/05/22 - Atual Revista Portuguesa de Humanidades Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
2019 - Atual CLUNL - online journal Centro de Linguistica da Universidade Nova de Lisboa
2018 - Atual Media e Jornalismo CIMJ/ CIC.Digital FCSH/NOVA
2021/01 - 2021/02 Convergence Sage

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual DOCENTE CONVIDADO EXTRAORDINÁRIO DA CÁTEDRA TMKF - The Modern Kids and Family - UNIVERSIDADE COMPLUTENSE DE MADRID Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2022/07/01 - 2022/09/23 MIT Press - Consultadoria e revisão de provas do livro "Toy Theory" (2022), de Seth Giddins MIT Press, Estados Unidos

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09/16 - Atual Teoria e Práticas de Publicidade Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2016 - Atual Estudos de Mercado Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - Atual Media, Sociedade e Cognição Mestrado em Comunicação Digital (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - Atual Língua Estrangeira I e II - Inglês 1º e 2º semestres Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012/09 - Atual Teorias da Comunicação Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - Atual Master em Comunicação Empresarial Curso de 330h, leccionado em módulos de 30h, em regime presencial, com a colaboração de peritos do sector de Comunicação Estratégica; destina-se a profissionais, licenciados ou académicos, que pretendam adquirir uma valorização profissional à escala dos desafios empresariais contemporâneos. Objectivo: Desenvolver sistemas de resposta e de informação capazes de enfrentar o mercado no que diz respeito à elaboração de planos estratégicos, ao nível da gestão de marketing, relações públicas e publicidade. Master em Comunicação Empresarial (Pós-Graduação) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010/09/16 - Atual Fotojornalismo Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2009/09 - Atual Fotojornalismo Licenciatura em Ciencias da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2009/09 - Atual Marketing e Relações Públicas Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2007/09 - Atual Comunicação Empresarial Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021/11/17 - 2021/11/17 Campanhas publicitárias sobre brinquedos: aporte lúdico na televisão para a infância - lição integrada no Curso EAD "Políticas Públicas para a Educação Infantil a partir da Legislação Brasileira", para os servidores do Sistema Municipal de Ensino de Bauru / UNESP / Brasil "Políticas Públicas para a Educação Infantil a partir da Legislação Brasileira", (Graduado) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2021/11/05 - 2021/11/05 Brinquedos interativos e comunicação infantil - lição integrada no Curso EAD "Políticas Públicas para a Educação Infantil a partir da Legislação Brasileira", para os servidores do Sistema Municipal de Ensino de Bauru / UNESP / Brasil Curso EAD "Políticas Públicas para a Educação Infantil a partir da Legislação Brasileira" (Graduado) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2011/09/16 - 2020/07/23 Marketing and Public Relations Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/09/20 - 2019/12/21 Storytelling "Das Humanidades à liderança: formação humana de quadros superiores". Curso interdisciplinar centrado no desenvolvimento integral de quadros superiores do Grupo Empresarial DST, mais concretamente economistas e engenheiros, cruzando diferentes áreas de estudo. (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Doctoral Programme in Linguistics – Knowledge, Representation and Use Unlocking the power of imagination: Multimodal analysis of transmedia narrative and storytelling approach to the Harry Potter blockbuster series Lisbon Summer School in Linguistics (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Doctoral Programme in Linguistics Pensar ironicamente? O papel do trinómio Linguagem – Cognição – Cultura na conceptualização e construção da ironia no discurso Lisbon Summer School in Linguistics (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2018/03/05 - 2018/04/16 "Comunicação: modalidades, meios e modos" Articulação de diferentes modalidades de comunicação com os seus modos de expressão e meios de funcionamento estratégico e organizacional. Inclui a comunicação escrita, visual e audiovisual nas suas vertentes de informação e persuasão. Introduz modalidades de escrita criativa e reportagem no âmbito dos modos de expressão integrados na categoria “Narrativa”. Aborda a comunicação televisiva, rematando com uma curta digressão sobre o problema da sedução e influência na comunicação publicitária. SOPHIA - Programa de Extensão Universitária para 50+
2016 - 2017 Métodos de Investigação Mestrado em Comunicação Digital (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2009/09 - 2015/07 Sociologia da Comunicação Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2008 - 2011 Sociologia I e II 1º e 2º semestres Licenciatura em Criminologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
1993/09/02 - 2006/07/30 Teorias da Comunicação Licenciatura em Comunicação Social - 2º ano Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
1993/09/02 - 2006/07/30 Teorias da Comunicação Licenciatura em Sociologia das Organizações Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2003/02 - 2004/07 Pragmática da Comunicação Mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
1994/09/02 - 1995/07/30 Semiótica Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
1993/09 - 1995/07 Teoria e Métodos em Relações Públicas Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012/07/20 - 2012/07/20 Primeira Hora Master em Comunicação Empresarial - Universidade Católica Portuguesa
2012/03/29 - 2012/03/29 RTP Informação Entrevista MCE Tarde Informativa Master de Comunicação Empresarial
1999 - 2001 Digressões Programa de rádio, estilo talk show, com José Manuel Mendes, António Durães e Sofia Saldanha Cultura e actualidade, entrevistas e crónicas radiofónicas

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/08/09 - Atual International Toy Research Association Membro da Direção / Secretária / Editor-in Chief
2012 - Atual ECREA EUROPEAN COMMUNICATION RESEARCH AND EDUCATION ASSOCIATION member of sections: Children, Youth and Media /
2005 - Atual ITRA International Toy Research Association Board member / 2011 - 2018
1994 - Atual SOPCOM ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO FOUNDING MEMBER

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/04/21 - 2023/04/21 III Jornadas Internacionais de Educação Literária e Culturas Narrativas - objetivo : apresentar um conjunto de reflexões interdisciplinares, baseadas na Educação Literária e no seu cruzamento interdisciplinar com as várias culturas narrativas contemporâneas, das artes à educação e aos média. destina-se a um público amplo ¿ estudantes universitários, professores, profissionais de comunicação e público em geral. Estas Jornadas têm equivalência a uma Ação de Curta Duração (ACD) creditada, no âmbito da Formação Contínua de Professores.
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/04/20 - 2022/04/21 II Jornadas Internacionais de Educação Literária - Acordar a Primavera Membro da Comissão Científica
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/02/23 - 2022/02/23 I Jornadas Internacionais de Educação Literária e Culturas Narrativas Comissão Científica
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2021/04/22 - 2021/04/23 Comissão Científica I Jornadas de Educação Literária - Acordar a Primavera
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/10/23 - 2018/10/25 4th International Conference on Figurative Thought and Language
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2018/09/10 - 2018/09/12 Congresso Internacional de Filosofia da Natureza As Entranhas da Natureza Causalidades, Processos Causais e Concepções de Natureza
Membro
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012/09/19 - 2012/09/21 II Congresso Internacional de Comunicação, Cognição e Media – Discurso Político e Económico
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2009/09/23 - 2009/09/25 I Congresso Internacional de Comunicação, Cognição e Media
Membro
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
1995 - 2006 Comissão de Curso da Licenciatura em Comunicação Social
Membro
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
1995 - 2000 ERASMUS Coordinator in-coming out-going Departamento de Ciências da Comunicação Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho
Coordenador
Universidade do Minho, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
1999 - 2000 Arguente externa - CESE: Cursos de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica Inicial - Ramo de Novas Tecnologias e Imagem - Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho "A criança e a imagem - testemunho de uma experiência de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico" "Percursos do olhar - Experiência de leitura da imagem com crianças do jardim de infância" "Contributos do alfabeto gráfico para a formação perceptiva das crianças" Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2015 - 2017 Coordenação Académica do Mestrado em Comunicação Digital Coordenação - Mestrado em Comunicação Digital
2006 - 2017 Estágios curriculares em Ciências da Comunicação Estudantes do 3º ano, 2º semestre, em final de Licenciatura