???global.info.a_carregar???
[pt] Catarina Casais, 1997, Porto. Professora de Artes Visuais do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Investigadora no campo da Educação Artística. Licenciada em Teatro no ramo de Figurinos pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), mestre em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e mestre em Ensino de Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Atualmente é candidata aprovada ao Doutoramento em Educação Artística na FBAUP e é investigadora bolseira no projeto [in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974, financiado pela FCT (2022.05056.PTDC) no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Artista residente no Atelier Sem Forma. Participa enquanto investigadora nos grupos ID_CAI - IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação do i2ADS e enREDE - Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação onde trabalha sobre questões decoloniais e antidiscriminatórias na Educação Artística. ________ [en] Catarina Casais, 1997, Porto. Visual Arts teacher at middle school and high school in Portugal. Researcher in the field of Arts Education. She has a degree in Theatre - Costume Design from the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE – P. Porto), a master's degree in Drawing from the Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) and a master's degree in Teaching Visual Arts from the Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). She is an approved PhD candidate in Arts Education at the FBAUP. She is a fellowship holder of the project “[in]visibility of identities in Portuguese 1st grade elementary textbooks of Social & Environmental Studies after 1974”, funded by FCT (2022.05056.PTDC) at the Institute for Research in Art, Design and Society (i2ADS). Resident Artist at Atelier Sem Forma. Participates as a researcher in the groups ID_CAI - IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação do i2ADS and enREDE - Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação where she works on decolonial and anti-discriminatory issues in Art Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
catarina de sousa casais

Nomes de citação

  • Casais, C.
  • Casais, Catarina.

Identificadores de autor

Ciência ID
371B-E0A2-4EF4
ORCID iD
0009-0006-3473-9868

Endereços de correio eletrónico

  • cscasais@fba.up.pt (Profissional)
  • c.sousacasais@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/09/18 - 2028
Em curso
Doctoral Degree in Arts Education | Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento) (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística / Arts Education
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/11/17
Concluído
Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Master in Teaching of Visual Arts for Teachers of the 3rd cycle of Basic Education and of Secondary Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Desenho como Verbo - Reflexões sobre linguagem na disciplina de Desenho A | The Drawing as Verb - Reflections on Language in the Subject of Drawing" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20 valores na tese / 19 valores de média
2020/11/20
Concluído
Mestrado em Artes Plásticas - Desenho | Master in Fine Arts - Drawing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A Casa como Metáfora - O Desenho e o Têxtil como Metodologias na reflexão de Experiências Sensoriais | The House as Metaphor - Drawing and Textile as Methodologies in the Reflection of Sensory Experiences" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores na tese / 17 valores de média
2018/07/13
Concluído
Teatro - Variante: Figurino (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
""n/a" " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores de média
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/11 - 2023/04/13 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/14 - 2024/08/14 Investigadora do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade / Researcher of i2ADS - Research Institute in Art, Design and Society Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2023/01/16 - 2023/06/27 Perita de Acreditação e Auditoria da Comissão de Avaliação na A3es Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES, Portugal
2022/11/09 - 2023/04/14 Professora do Grupo 600 (Artes Visuais) e Secretária de Turma no 3º ciclo do Ensino Básico - Educação Visual (7º e 8º ano) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2022/04/11 - 2022/08/31 Professora do Grupo 600 (Artes Visuais) no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário - Desenho, Oficina de Artes e Educação Visual (9º, 10º, 11º e 12ºano) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2022/03/29 - 2022/04/08 Professora do Grupo 600 (Artes Visuais) e Diretora de Turma no 3º ciclo do Ensino Básico - Educação Visual (7ºano) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2021/01/11 - 2021/08/31 Professora do grupo 600 (Artes Visuais) e Secretária de Turma no 3ºciclo - Educação Visual (7º, 8º e 9º anos) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/04/15 - 2024/08/14 [in]visible - invisibility of identities in Portuguese 1st grade elementary textbooks of Social & Environmental Studies after 1974
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2023/04/15 - 2024/08/14 [in]visible - [in]visibility of identities in Portuguese 1st grade elementary textbooks of Social & Environmental Studies after 1974 ([in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974)
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Casais, C.. "O discurso Enquanto Imagem - A prática Docente como impulsionadora Imagética | Discourse as Image - Teaching Practice as an Imagistic Driver". Trabalho apresentado em 9º Encontro em práticas de Investigação em Educação Artística, Lisboa, 2023.
    Em revisão
Artigo em revista (magazine)
  1. Casais, C.. "Paisagens Bordadas II | Embroidered Landscapes II", II edição da revista Vaga - Ambiente e Sustentabilidade, 2021
Capítulo de livro
  1. Casais, C.. "A casa como metáfora: o Desenho e o Têxtil como metodologias de reflexão de experiências sensoriais. | The House as Metaphor - Drawing and Textiles as Methodologies for Reflecting on Sensory Experiences". In II Congresso de Artes Manuais na Academia [Livro Eletrónico]: Anais dos trabalhos científicos, editado por Veiga, Ana Lygia Vieira Schil da. Brasil: Nina Veiga. Atelier de Educação., 2022.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Casais, Catarina. Prémio Árvore das Virtudes. 2ºEdição/2022. Concurso de Artes Visuais.. Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas CRL, 2022.
  2. Casais, Catarina. Coletiva MAP FBAUP. Entretanto. Curadoria Annie Martins, Carlos Reis, Flávia Carmagnanis, Lidia Valles, Rita Pimentel, Rita Marinho.. CACE Cultural - Porto. 2019.
Resumo em conferência
  1. Casais, C.. "[In]visibilidades do discurso. O manual escolar como catalisador na prática do Desenho | [In]visibilities of discourse. The school textbook as a catalyst for drawing practice". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspectivas históricas nacionais e globais, Coimbra, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Casais, C.. "Rage as a process of transformation - Reflection on the student's position in the learning context". 2022.
    Publicado
  3. Casais, Catarina. "A linguagem enquanto Potência Colonizadora - Reflexão sobre Linguagem Quotidiana e o seu Poder Simbólico | Language as a Colonising Power - Reflection on Everyday Language and its Symbolic Power". Trabalho apresentado em International Conference Education Gender and Prevention, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O Desenho como Verbo - Reflexões sobre linguagem na disciplina de Desenho A | Drawing as a Verb - Reflections on language in the subject of Drawing A". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2023. https://hdl.handle.net/10216/155082.
  2. "A Casa como Metáfora - O Desenho e o Têxtil como Metodologias na reflexão de Experiências Sensoriais | The House as Metaphor - Drawing and Textiles as Methodologies for Reflecting on Sensory Experiences". Mestrado, 2020. https://hdl.handle.net/10216/130318.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. O Desenho como Verbo. 2023.
  2. Exposição Prémio Árvore das Virtudes. Concurso de Artes Visuais. 2022.
  3. Entorno (exposição coletiva), Espaço AL859, Porto. 2020.
  4. Opacidade e Transparência - Desenho em Contexto (exposição coletiva) Lugar do Desenho: Fundação Júlio Resende, Gondomar. 2019.
  5. NoroesteSudoeste: Novas Perspectivas do Desenho (exposição coletiva) Lugar do Desenho: Fundação Júlio Resende, Gondomar. 2019.
  6. Entretanto (exposição coletiva) CACE Cultural, Porto. 2019.
  7. Infinite Regress of Time Continuum, Festival SET. 2018.
Obra teatral
  1. 2018. Manifesto Sem Teino de Voz, FIMP'18..
  2. 2018. Apoio de Guarda Roupa para o Filme "A lenda do Galo de Barcelos" de Carlos Araújo.
  3. 2017. Desenho e Confecção de Figurinos para "Artistas da Fome", Encenação de António Durães.
  4. 2017. Desenho e Confecção de Figurinos para "Cloud Nine" de Caryl Churchill, criação e encenação independente..
  5. 2016. Desenho e Confecção de Figurinos para "Trilogia de Guerra" de Edward Bond, Encenação de Paulo Calatré.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/26 Encontro entre projetos Queeres Leben e [in]visible] Encontro entre projetos Queeres Leben e [in]visible] | Meeting between Queeres Leben & [in]visible]
The Leibniz Institute for Educational Media | Georg Eckert Institute (Braunschweig, Alemanha)
2023/11/10 [In]visibilidades do discurso. O manual escolar como catalisador na prática do Desenho | [In]visibilities of discourse. The school textbook as a catalyst for drawing practice I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspectivas históricas nacionais e globais | 1st Internacional Conference "On Textbooks: National and Global Historical Perspectives"
Universidade de Coimbra (coimbra, Portugal)
2023/02/18 O discurso enquanto Imagem | Discourse as Image EPRAE 9 - 9° Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística | 9TH MEETING ON RESEARCH PRACTICES IN ART EDUCATION
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
2022/07/09 A fúria como Processo de Transformação: Reflexão sobre a posição do estudante em contexto de aprendizagem - na Sessão Paralela Implicação e Participação das e dos estudantes na sua educação | Anger as a Process of Transformation: Reflection on the position of the student in a learning context - in the Parallel Session Involvement and Participation of students in their education Seminário Final do Projeto EduTransfer | EduTransfer Project Final Seminar
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
2022/05/05 Rage as a process of transformation: Reflection on the student's position in the learning context IJUP'22
Universidade do Porto
2022/03/25 A linguagem enquanto Potência Colonizadora - Reflexão sobre Linguagem Quotidiana e o seu Poder Simbólico | Language as a Colonising Power - Reflection on Everyday Language and its Symbolic Power International Conference Education Gender and Prevention
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
2022/01/27 A fúria como Processo de Transformação: Reflexão sobre a posição do estudante em contexto de aprendizagem - Sessão Paralela 1.5 "Lugar e Tempo da Arte na Educação" | Rage as a Process of Transformation: Reflection on the position of the student in the context of learning - Parallel Session 1.5 "Place and Time of Art in Education" I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia | International Congress School, Identity and Democracy
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
2020/01/24 A casa como Metáfora | The House as Metaphor II congresso de Artes Manuais na Academia, Brasil | II Manual Arts Congress at the Academy, Brazil
Nina Veiga Atelier de Educação

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01 - 2024/02 2st Seminar_illustrating the absence | 2º Seminário_Ilustratando a ausência (2024/02/19 - 2024/02/19)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2022/09/19 - 2022/09/19 ARENA #5 – Recomeçar pelo sítio a que chamamos início, pressupõe a ideia da potência subjacente ao começo, a força suplementar do início, o ponto que produz começos. Por onde se começa? Onde se acaba? O fragmento é sempre o início, o sítio por onde começa, o ritual que repete. Como reencontro, impõe-nos a urgência, obriga a que o relevante apareça logo, acelera-nos o pensamento. Diante do começo, o que esta edição da ARENA #5 pretende é acolher-nos, o mais próximo possível desse centro para onde se quer caminhar. (2022/09/19 - 2022/09/19)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/04/26 - 2023/04/26 Workshop, The Historicization of the Creative Child: working with and against an archive
Oficina (workshop)
Workshop, The Historicization of the Creative Child: working with and against an archive
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2023/03/14 - 2023/03/14 O 1º seminário_ver o invisível do projeto [in]visible [2022.05056.PTDC] decorreu no dia 14 de março de 2023 na Faculdade de Belas Artes da UP, contando com a colaboração: das ilustradoras Catarina Casais, Daniela Fraga Gomes, Inês Capelo, Joana Carneiro (i2ADS); dos ilustradores Júlio Dolbeth (ID+/i2ADS), Rui Vitorino Santos(ID+/i2ADS), Samuel Moura; com a equipa e o consultor Fernando Hernández-Hernández (U. Barcelona). O seminário foi fotografado por Cristina Ferreira (i2ADS) e Fabrício Fava (i2ADS).
Seminário
1º seminário_ver o invisível | 1st seminar_seeing the invisible
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2022/11/26 - 2022/11/26 Na roda de conversa com Anabela Paiva (Escola Artística Soares dos Reis), Lídia Castro e Aurora Rocha (Escola Secundária da Maia), Raquel Morais (Escola Artística e Profissional Árvore) e Sara Sottomayor (Escola Secundária Garcia da Orta) enfrentaremos um diálogo plural partindo dos lugares que, na escola, inscrevem modos de relação distintos enquanto professoras de artes visuais e das ações que, a esse nível, têm vindo a configurar as suas experiências como cooperantes do MEAV, antes e agora.
Mesa-redonda
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/03/02 - 2022/03/04 CREAT_ED kick-off seminar - A Historicização da Criança Criativa na Educação | CREAT_ED kick-off seminar - The Historicization of the Creative Child in Education
Seminário
CREAT_ED
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/12/10 - 2021/12/10 Oficinas MedCrafts - ciclo de conferências e hands-on workshops. Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais. | MedCrafts Workshops - cycle of conferences and hands-on workshops. University of Minho - Institute of Social Sciences.
Oficina (workshop)
Oficinas MedCrafts - ciclo de conferência e hands-on workshops | MedCrafts Workshops - cycle of conferences and hands-on workshops.
2021/09/21 - 2021/09/24 IV Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias - PRÁTICAS ARTÍSTICAS E RISCO NO CONTEMPORÂNEO | IV International Meeting of Reflection on Community Artistic Practices - ARTISTIC PRACTICES AND RISK IN THE CONTEMPORARY
Encontro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/06/04 - 2021/06/06 #3 IMMER - International Meeting on Museum Education and Research
Encontro
International Meeting on Museum Education and Research Rethinking Museum Theory and Practices
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Fundação Museu do Douro, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/01/16 - 2023/06/27 Perita de Acreditação e Auditoria da Comissão de Avaliação na A3ES.
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01/19 - 2024/01/19 Workshop "STENCIL DE INTERVENÇÃO" _ 13ª edição VIV'A SOARES_Comemorações dos 139 anos da EASR (Ensino secundário) Escola Artística Soares dos Reis, Portugal
2023/04/20 - 2023/05/04 Colaboração entre PING! (Programa de Incursão à Galeria) e EASR (Escola Artística Soares dos Reis. Actividades relacionadas com a disciplina de Desenho A. (Ensino secundário) Escola Artística Soares dos Reis, Portugal

Galeria Municipal do Porto, Portugal