???global.info.a_carregar???
Ângela Ferraz holds a PhD in Conservation and Restoration of Cultural Heritage - specialization in Theory, History and Techniques, from Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade NOVA de Lisboa (2018). Her thesis entitled ¿ Documentary Research into the Materials and Techniques of Portuguese Oil Painting from 1836 to 1914 was supported by an individual grant won in a competitive call, funded by the Foundation for Science and Technology (FCT). She holds a Degree in Conservation and Restoration from Instituto Politécnico de Tomar (2001) and a Master degree in Museology and Cultural Heritage (2009) from Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL. Between 2001 and 2011 she has gained extensive experience into the practice of conservation and museum management of various types of collections, as conservator at Câmara Municipal de Tomar. She was an invited professor at FCSH-UNL teaching Inventory and Conservation of Collections (2011-2022), and was an Invited Assistant Professor at the Instituto Politécnico de Tomar (IPT/ 2019-2022), teaching Environmental Control and Contemporary Issues on Conservation. Under this subjects she supervised several Master's thesis. She has participated in several seminars and conferences, in Portugal and abroad, and published articles. She was member of the research group Museum Studies: Art Museums and Collections at Instituto de História da Art of FCSH-UNL (2007-2019). Currently, she is researcher at TECHN&ART - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, at IPT, Collections Manager at Tikva Jewish Museum Lisbon and Associate Editor of peer-reviewed scientific journal Conservar Património (indexed in WoS and Scopus).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ângela Ferraz

Nomes de citação

  • Ferraz, Ângela

Identificadores de autor

Ciência ID
3615-1A59-D617
ORCID iD
0000-0001-8774-7139

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/01/12
Concluído
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Especialização em Teoria, História e Técnicas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Materiais e Técnicas da Pintura a Óleo em Portugal (1836-1914): Estudo das fontes documentais / Documentary Research into the Materials and Techniques of Portuguese Oil Painting from 1836 to 1914" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
2009/07/15
Concluído
Museologia e Património (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Olhar Sobre a Metamorfose: Efeitos do estado de conservação na interpretação da pintura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/07/12
Concluído
Conservação e Restauro (Licenciatura)
Especialização em Tecnologia
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
"Intervenção de Conservação e Restauro de três pinturas de Carlos Reis (1863-1940)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Tomar - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Portugal
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/09 - 2022/12 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2018/02/14 - 2022/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/02/01 - 2017/07/17 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/03 - 2014/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010/02/01 - 2011/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/04/08 - 2011/03/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Tomar, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03 - Atual Associate Editor Revista Conservar Património (Heritage Conservation journal), Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Collections manager Associação Hagadá - Tikvá Museu Judaico Lisboa, Portugal
2019/01/07 - 2019/07/06 Conservator-restorer Benfica Estádio - Departamento de Reserva, Conservação e Restauro, Portugal
2001/06 - 2002/02 Internship (Conservation - Restoration) Câmara Municipal de Tomar, Portugal
1999/06 - 1999/10 Internship (Conservation and restoration of ceramic tiles) BonsOfícios - Restauro e Conservação, Lda, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04/01 - 2018/01/12 Crossing borders: History, materials and techniques of Portuguese painters from 1850-1918 (Romanticism, Naturalism and Modernism).
PTDC/EAT-EAT/113612/2009
Bolseiro de Doutoramento
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/05/01 - Atual POR1FIO: A conservação criativa do património industrial na construção da memória social de Torres Novas
CPFI2020/05
Investigador
Instituto Politécnico de Tomar - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2023/07 MurArte: Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua Preservação Sustentável
CPFI2020/04
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Tomar - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chasqueira, Â.; Ferraz, Ângela; Triães, Ricardo. "El constructor de memorias - Memories Builder. A contribution to the sustainable preservation of industrial heritage". Trabalho apresentado em IX Seminario Tensión Sostenible El Patrimonio En La Transición Energética, Madrid, 2022.
  2. Ferraz, Ângela. "When Small Changes Happen: Exposures environmentally sustainable". Trabalho apresentado em APOYOnline 4th Regional Conference 2021 “Connect, Empower, Transform: a Virtual Conference for Students and Emerging Professionals in Cultural Heritage, 2021.
    Publicado
  3. Chasqueira, Â.; Ferraz, Ângela; Triães, Ricardo. "Remove, repaint or retouch: should the community decided? The case of the outdoor murals of the Riachos village, Portugal.". Valencia, 2021.
    Publicado • 10.4995/rech6.2021.13523
  4. Triães, Ricardo. "Se estas paredes falassem: os murais da vila de Riachos". Porto, 2021.
    Publicado
  5. Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita. "O ensino da pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto: materiais e técnicas (1836-1910)". Trabalho apresentado em Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Lisboa, 2016.
    Publicado
  6. Ferraz, Ângela. "The use of documentary sources for identifying suppliers of painting materials in 19th-century Portugal". Trabalho apresentado em Sources on Art Technology: Back to Basics, Amesterdão, 2014.
    Publicado
  7. Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Rita Macedo. "How to become a painter in three hours: Artists' Training in Nineteenth-Century Portugal". Trabalho apresentado em 5TH International Symposium Painting Techniques History, Materials and Studio Practice, Amesterdão, 2013.
    Publicado
  8. Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita. "No ateliê do pintor naturalista: espaços, equipamentos e materiais". Trabalho apresentado em IV Congresso da História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, 2012.
    Publicado
  9. Ferraz, Ângela; Sanches, Diogo; Vitorino, Tatiana; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita; Melo, Maria João. "A técnica e a cor do romantismo pelas mãos de Tomás da Anunciação". Trabalho apresentado em IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ricardo Triães; Ânia Chasqueira; Ângela Ferraz. "Things rust but memories last forever: creative conservation in the industrial heritage". Conservar Património (2023): https://doi.org/10.14568/cp29453.
    10.14568/cp29453
  2. Ferraz, Ângela. "Crescimento sustentável de coleções: uma reflexão". Revista Electronica Ventilando Acervos 8 2 (2020): 27-38. https://ventilandoacervos.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/06.-Artigo-02-Angela-Ferraz-2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Chasqueira, Ânia; Ferraz, Ângela; Triães, Ricardo. "Meaningful Walls: Issues Surrounding the Preservation of the Murals of the Riachos Village, Portugal". In Arte e Spazio Pubblico, 160-165. Milano, Itália: Direzione Generale Creatività Contemporanea del Ministero della Cultura, Fondazione Scuola dei beni e delle attività culturali, 2023.
    Publicado
  2. Ferraz, Ângela. "Núcleo de arte contemporânea (2000-2010): perspectivar um museu em Tomar". In Cadernos Culturais Nabantinos, 25-30. Tomar, Portugal: Município de Tomar, 2022.
    Publicado
  3. Baião, Joana; Lucia Almeida Matos. "Sustentabilidade ambiental em exposições: os desafios da conservação preventiva". In Estratégias de exposição - história e práticas recentes. Actas do IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos, 81-96. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte, NOVA, FCSH., 2021.
    Publicado
  4. Ferraz, Ângela; Campos, Marta Félix; Sanches, Diogo; Carlyle, Leslie. "The use of pigments in 19th-century oil painting in Portugal: a comparative study of documentary sources and artists' practice". In Expression and Sensibility. Art Technological Sources and the Rise of Modernism. Proceedings of the seventh symposium of the ICOM_CC working group on Art Technological Source Research, 42-49. Londres, Reino Unido: Archetype Publications, 2018.
    Publicado
  5. Ferraz, Ângela. "Os materiais da pintura a aguarela no século XIX e a coleção do Palácio Nacional da Ajuda". In Um Olhar Real: Obra Artística da Rainha D. Maria Pia: Desenho, Aguarela e Fotografia, 148-155. Lisboa, Portugal: Palácio Nacional da Ajuda e Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2016.
    Publicado
  6. Ferraz, Ângela; Faria, José. "Museus em Tomar no século das intenções". In Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar, 150-160. Tomar, Portugal: Câmara Municipal de Tomar, 2005.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Ferraz, Ângela; Inês Santos. Surrealismo Porquê? nos 60 anos da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa. Museu Municipal João de Castilho - Núcleo de Arte Contemporânea, 2009.
Poster em conferência
  1. Ferraz, Ângela; Fragoso, Diana. "Collecting challenges in a challenging collection". Trabalho apresentado em ICOM Prague 2022 The Power of Museums, 2022.
  2. Ferraz, Ângela; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita. "The use of documentary sources for identifying painting materials suppliers in nineteenth century Portugal". Trabalho apresentado em Sources on Art Technology: Back to Basics. Interim Meeting and the Symposium of the ICOM-CC Working Group Art Technological Source Research, 2014.
  3. Ferraz, Ângela; Sanches, Diogo; Montagner, Cristina; Jesus, Rui; Carlyle, Leslie; Macedo, Rita; Vilarigues, Márcia. ""Landscapes behind closed doors": artist's studio practices in nineteenth-century Portugal". Trabalho apresentado em Symposium Van Gogh's Studio Practice in Context, 2013.
Tese / Dissertação
  1. Ferraz, Ângela Sofia Alves. "Materiais e Técnicas da Pintura a Óleo em Portugal (1836-1914): Estudo das fontes documentais". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10362/30468.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Ferraz, Ângela; Triães, Ricardo; Et Al; Tecnh&Art (Produtor); João Luz (Realizador). 2023. Embellished. Polytechnic Institute of Tomar.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/13 Quando pequenas mudanças acontecem: exposições ambientalmente sustentáveis.
APOYOnline Association for Heritage Preservation of the Americas (Santo Domingo, República Dominicana)
2021/11/11 Preservar memórias (s)em muros: o caso de Riachos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa)
2021/11/04 Remove, repaint or retouch: should the community decide? The case of the outdoor murals of the Riachos Village, Portugal.
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
2021/07/07 Museus e Sustentabilidade: o papel da conservação preventiva
Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2021/07/02 Se estas paredes falassem: os murais da vila de Riachos. II Encontro Internacional Todas as Artes, Todos os Nomes
Faculdade de Letras - Universidade do Porto (Porto)
2021/05/12 Conservação Preventiva: acondicionamento de têxteis de grandes dimensões Conservação Preventiva: acondicionamento de têxteis de grandes dimensões
Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2021/03/17 Apresentação do Projeto MurArte: Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua Preservação Sustentável Webinar Apresentação Pública dos Projetos TECHN&ART
Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2020/12/10 Sustentabilidade ambiental em exposições: os desafios da conservação preventiva IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos: Estratégias de exposição - práticas recentes
Faculdade de Belas Artes - Universidade do Porto (Porto)
2020/07/27 Desafios na Gestão de Coleções O Património Cultural em 90 minutos
Direção de Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica (Lisbon, Portugal)
2017/11/09 No melhor pano cai a tinta: suportes da pintura a óleo em Portugal no final do século XIX e início do século XX Ciclo d'Outono 2017
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa, Portugal)
2016/11/11 The use of pigments in 19th-century oil painting in Portugal: a comparative study of documentary sources and artists' practice Seventh symposium of the ICOM-CC working group on Art Technological Source Research
State Academy of Fine Art and Design (Estugarda, Alemanha)
2016/11/07 O Ensino da Pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto: Materiais e Técnicas (1836-1910) III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX
Fundação Calouste Gulbenkian
2015/04/16 A Conservação e Restauro e as Formas do Nosso Museu Imaginário Repensar Museus. Ciclo de Conferências sobre Museologia
Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa, Portugal)
2014/09/25 Materials and Techniques of Portuguese Landscape Painting during the Nineteenth Century: Results of the Crossing Borders research project Crossing Borders International Workshop
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2014/04/16 Aprender a desenhar para aprender a pintar O Desenho e Cor na Obra de Silva Porto
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa, Portugal)
2014/03/13 Esperando o sucesso: o ensino da pintura em Portugal no século XIX Esperando o sucesso: o ensino da pintura em Portugal no século XIX
Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa, Portugal)
2013/09/20 How to Become a Painter in Three Hours: Artists' Training in Nineteenth-Century Portugal 5Th International Symposium Painting Techniques history, Materials and Studio Practice
Rijksmuseum (Amsterdão)
2012/11/22 No ateliê do pintor naturalista: espaços, equipamentos e materiais IV Congresso História da Arte Portuguesa - Homenagem a José-Augusto França
Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (Lisboa, Portugal)
2005/11/03 Intervenções na Fábrica de um Museu Conservação e Restauro - Formação e Percurso Profissional
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/10 - Atual Preservação de espécimes em meio líquido. Intervenção nos exemplares de ginecologia e malformações do Museu de Anatomia Patológica da Universidade de Coimbra
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2022/10 - 2023/12 Estudo e conservação de quatro Alba Amicorum do Tikva Museu Judaico Lisboa
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2022/10 - 2023/11 Intervenção de conservação e restauro e proposta de acondicionamento da coleção de pintura do artista Nikias Skapinakis.
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2021/10/01 - 2023/04 La preservación del patrimonio cultural inmaterial desde la perspectiva del conservador-restaurador, estudio del linguaje silbado en La Gomera y El Hierro.
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/10/01 - 2023/01 Documentação e inventário da coleção do monumento ao Marquês de Pombal do Museu de Lisboa
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/10 - 2022/12 Significado cultural & política de gestão de conservação: proposta para a coleção de Ângelo de Sousa
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/10 - 2022/06 Os Murais de Riachos: Proposta de Documentação
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10 - 2021/11 Análise e diagnóstico do espaço expositivo designado "Sala dos Gessos" do Museu Militar de Lisboa e da sua coleção de modelos de gesso à escala natural
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 Contributos para a elaboração do Plano de Conservação Preventiva do Museu Oceanográfico D. Carlos I do Aquário Vasco da Gama
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019 Proposta de Catálogo On-line para a Coleção Africana do Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2016 Diagnóstico com vista à elaboração de um Plano de Conservação Preventiva para o Museu Arqueológico do Fundão
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/02/26 - 2017/02/27 Workshop Ciência e Arte - História dos materiais e processos de obtenção das tintas a óleo (2017/02/26 - 2017/02/27)
Oficina (workshop)
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Portugal
2014/05 - 2014/05 Workshop "História e Memória do Desporto - Coleções: Identificar e Conservar" (2014/05 - 2014/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Comité Olímpico de Portugal, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2009/05/09 - 2009/09/13 Exhibition: Surrealismo Porquê? nos 60 anos da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa (2009/05/09 - 2009/09/13)
Exposição (Coorganizador)
Câmara Municipal de Tomar, Portugal
2005/10/19 - 2006/01/09 Exhibition: "Santos da Casa... Arte Sacra" (2005/10/19 - 2006/01/09)
Exposição (Coorganizador)
Câmara Municipal de Tomar, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013/03/20 - 2013/03/22 Science Communication Course
Oficina (workshop)
Science Communication Course
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006/01/16 - 2006/04/10 Serviços Educativos na Cultura - Curso de Formação Profissional de Nível V
Oficina (workshop)
Education in culture course

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/20 Alligatoring: an investigation into paint failure and loss of image integrity in the 19th century oil paintings
Arguente
Raquel de Rocha Marques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2023/05/11 Estudos Críticos do Património: Co-criação de um Museu Comunitário na Trafaria
Arguente principal
Marisa Neves Borrego de Sousa Pinheiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/03/24 Contributos para a elaboração do Plano de Conservação Preventiva do Museu Oceanográfico D. Carlos I do Aquário Vasco da Gama
Orientador
Diana Bacharel Martins Bento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/09/30 Proposta de Catálogo On Line para a coleção Africana do Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Orientador
Luana Machado Xavier (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/10/17 Implementação de um Plano de conservação preventiva do Palácio da Quinta da Regaleira: o caso da Coleção Maçónica Pisani Burnay
Arguente principal
Inês Abrantes Ferreira Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2016/02/18 Diagnóstico com vista à elaboração de um Plano de Conservação Preventiva para o Museu Arqueológico do Fundão
Orientador
Sara Raquel da Silva Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 Do Projecto de Inventário do Património Religioso ao objectivo de criação de um museu na diocese da Guarda - diagnóstico e proposta base para a sua programação museológica, ao nível do acervo
Arguente
Joana Pinheiro Lourenço Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 Musealização da Levada de Tomar: subsídios para a conservação do património industrial da moagem A Portuguesa
Arguente
Cláudia Sofia Petulante Duarte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 Conservação Preventiva: construção de uma "checklist" aplicada às áreas de exposição e reserva
Arguente principal
Ana Andreia Alberto Lopes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Conservar Património (2182-9942) Associacao Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
2015 - 2016 Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz. I e II Residências Cisterciences de São Bento de Cástris (2013, 2014) Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades (CIDEHUS) - Universidade de Évora

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/04 - 2016/12 Scientific Committee member of the exhibition: Um Olhar Real - Obra Artística da Rainha D. Maria Pia (Desenho, Aguarela e Fotografia) Palácio Nacional da Ajuda, Portugal

Direção-Geral do Património Cultural, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/05/12 - Atual Invited speaker for the seminar "Conservação Preventiva em museus, espaços e ações sustentáveis" for the master students in Architecture, within the course unit "Teoria da Conservação e Restauro". Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/10/30 - Atual Invited speaker for the seminar "Efeitos do estado de Conservação na interpretação dos bens culturais" for the master students in Conservation and Restoration, within the course unit "Problemas Atuais da Conservação". Instituto Politécnico de Tomar. Conservação e Restauro (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018/04/20 - Atual Invited speaker for the seminar "Materiais e técnicas da pintura em Portugal do romantismo e Naturalismo" for the bachelor students in the Conservation and Restoration, within the course unit "História da Arte Contemporânea". Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Conservação - Restauro (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/02/14 - Atual Inventariação e Conservação de Coleções [Collections' inventory and conservation] Museologia (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/11/25 - 2021/11/25 Invited speaker for the seminar "Preservação de espólios de artistas: desafios e possibilidades" for the master students in Conservation and Restoration, within the course unit "Problemas Atuais da Conservação". Instituto Politécnico de Tomar. Conservação e Restauro (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2020/11/18 - 2020/12/16 Invited speaker for the seminar "Conservação Preventiva de Coleções" for the bachelor students in Conservation and Restoration, within the course unit "Controlo Ambiental". Instituto Politécnico de Tomar. Conservação e Restauro (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2019/09/09 - 2020/02 Controlo ambiental [Environmental control] Conservação e Restauro (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2019 - 2020 Problemas Atuais da Conservação [Contemporary issues in conservation] Conservação e Restauro (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2015/03/05 - 2018/03/07 Invited speaker for the seminar "Evolução do Conceito de Património" for the bachelor students in Conservation and Restoration, within the course unit "Gestão do Património". Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Conservação - Restauro (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013/02/01 - 2017/07/17 Inventariação e Conservação de Coleções [Collections' inventory and conservation] Museologia (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 Gestão do Património [Cultural heritage management] Conservação - Restauro (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010/02/01 - 2011/07/31 Conservação Preventiva [Preventive conservation] Museologia (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007 - 2019 Instituto de História da Arte / Research Group Museum Studies

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02/05 - Atual Júri na unidade curricular "Projecto 1", do Mestrado em Conservação e Restauro, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL. Raquel Pedras: Proposta de Plano de Gestão do Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal