???global.info.a_carregar???
António José Meneses Osório. Concluiu o(a) Doutoramento em Estudos da Criança em 1998 pelo(a) Universidade do Minho. É Professor Associado no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Competências digitais; Formação de professores; Referenciais de competências; Educación Infantil; Pensamiento computacional; Programación; Robótica educativa; Tecnologías; ScratchJr; Childhood education; Computational thinking; Programming; Educational robotics; Technologies; Game-Based Learning; Gamification; Erasmus+; Formação Contínua de Professores; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Referenciais de competâncias; Realidade Aumentada (RA); Tecnologias de Informação Geográfica (TIG); Pensamento espacial; Educação geográfica; Tecnologia Educativa; Game-based learning; Pedagogical practices; Innovative pedagogical scenarios; Manuais escolares; Conectivismo; Desenvolvimento profissional de professores; Massive open online courses (MOOC); Sociedade em rede; Technological pedagogical and content knowledge (TPACK); Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Aprendizagem de Biologia; Formação de Professores; Ensino de Biologia; Scratch; Formac¸a~o; Aprendizagem; TIG; Patrimo´nio natural; Aprendizagem Baseada em Jogos; Gamificação; Jogos educativos; Jogos digitais; Práticas Pedagógicas com Jogos; Interdisciplinaridade; Pensamento computacional; Programação; Interdisciplinarity; Ensino; Informática; B-learning; Computação na nuvem; Teaching; Computer science; Cloud computing; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANTÓNIO JOSÉ MENESES OSÓRIO

Nomes de citação

  • Osório, António
  • Osório, António J.
  • Osório, A. J.

Identificadores de autor

Ciência ID
331D-35D1-293E

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Currículo e Tecnologias da Educação Básica
Universidade do Minho, Portugal
"Telematics for the Education and Professional Development of Teachers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2015 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/10/31 EKT - Improving Educational innovation, competitiveness and quality of higher education throught collaboration between University and Companies. (Educational Knowledge Transfer)
400612414
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
European Comission
Em curso
2018 - 2022/07/31 Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (KML II)
PTDC/CED-EDG/28710/2017
Co-investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - 2020/08/26 TEACH-UP: TEACHer Upskilling Policy experimentation
582948-EPP-1-2016-2-BE-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 - 2019 Games2Learn & Gamification2 Engage
2017-1-PT01-KA201-035921
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016 - 2018/09/30 BRINGING LIFE INTO THE CLASSROOM: innovative use of mobile devices in the educational process
2016-1-RO01-KA201-024659
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2018 Mais Cidadania
+Cidadania
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Loureiro; Manuel Meirinhos; Osório, António. "A emergência dos referenciais de competências para a capacitação digital docente". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional Formação na Docência, 2020. Bragança., Bragança, 2020.
    Publicado
  2. Osório, António; Pinto, Maribel; Cubillas, Pilar; Osório, António José. "SOCIAL NETWORKS FOR THE DISSEMINATION OF RESEARCH PROJECTS: THE CASE OF KIDS MEDIA LAB 2". Trabalho apresentado em ICERI2020 - International Education Conference, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1242
  3. Pinto, Maribel; Osório, António José. "SCRATCHJR APP IN PORTUGUESE SCHOOLS: KIDS MEDIA LAB PROJECT". Trabalho apresentado em ICERI2020 - International Education Conference, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1227
  4. Meirinhos, Manuel; Osório, António. "Referenciais de competências digitais para a formação de professores". 2019.
  5. Silva, Bento Duarte da; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Osório, António José. "Desenho colaborativo de um plano de formação sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação". 2019.
  6. Silva, Bento Duarte da; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Osório, António José. "Conhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeus". 2019.
  7. Catarina Liane Araújo; Ana Paula Loução Martins; Osório, António. "Writing Classroom Intervention for All - Portuguese Practical Example". Trabalho apresentado em VI CONGRESSO INTERNACIONAL Educação Inclusiva Olhares pelo Caminho, Santarém, 2019.
    Publicado
  8. Araújo, Catarina Liane; Osório, António; Ana Paula Loução Martins. "Education for all students: The experience of implementing inclusive curriculum and universal design in Portuguese schools". Trabalho apresentado em Challenges 2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2019.
    Publicado
  9. Manuel, E.; Osório, António. "Modelos para Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação". 2019.
    Publicado
  10. Amante, Lúcia; Batista de Souza, Elizabeth; Quintas-Mendes, António; Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS IN BASIC EDUCATION: EVALUATION OF AN IN-SERVICE TEACHER’S TRAINING B-LEARNING EXPERIENCE". Trabalho apresentado em ICERI2019 - International Education Conference, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2626
  11. Araújo, Catarina; Osório, António; Martins, Ana Paula; Miranda-Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca. "“YES, I KNOW WHAT TO DO!”- AN EXPLORATORY STUDY USING SELF-REGULATED SELF-DEVELOPMENT (SRSD) AND TECHNOLOGY IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM". Trabalho apresentado em ICERI2019 - International Education Conference, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2035
  12. Araújo, Catarina; Pereira, Luís; Osório, António; Ferreira, Luís; Martins, Ana Paula; Miranda-Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca. "ARGUMENTUS - AN EDUCATIONAL GAME FOR WRITING USING SELF-REGULATED STRATEGY DEVELOPMENT (SRSD)". Trabalho apresentado em ICERI2019 - International Education Conference, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2046
  13. Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "CURRICULAR INTEGRATION OF COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS IN BASIC EDUCATION: A PROPOSAL FOR TEACHER TRAINING". Trabalho apresentado em ICERI2019 - International Education Conference, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.0232
  14. Luísa Azevedo; Osório, António; Vítor Gonçalves. "Promoção do pensamento espacial na educação geográfica: análise de manuais escolares do ensino básico". Trabalho apresentado em IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía: La reconfiguración del medio rural en la sociedad de la información Nuevos desafíos en la educación geográfica, Santiago de Compostela, 2019.
    Publicado
  15. Figueiredo, D.; Osório, António. "Estado da arte da Robótica Educativa na escolaridade inicial". Coruña, 2019.
    Publicado
  16. Ceres Morais; Osório, António; Mendes Neto, F. M.. "O processo de ensino e aprendizagem de programação no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía. II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Publicado
  17. Luísa Azevedo; Osório, António; Vítor Gonçalves; Alline Bettin de Oliveira; Luís Dourado; Azevedo, Luísa; Osório, António José; et al. "Laboratório de Tecnologias de Informação Geográfica". Trabalho apresentado em Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018), 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Morais, Ceres Germanna Braga; Mendes Neto, Francisco Milton; Osório, António José Meneses. "Dificuldades e desafios do processo de aprendizagem de algoritmos e programação no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura". Research, Society and Development 9 10 (2020): e9429109287. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9287.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33448/rsd-v9i10.9287
  2. Loureiro, Ana Claudia; Meirinhos, Manuel; Osório, António José. "Competência digital docente". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 13 2 (2020): 163-181. http://dx.doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35699/1983-3652.2020.24401
  3. Brito, Luciana Pereira; Almeida, Leandro Silva; Osório, António José Meneses. "Reasoning Abilities and Learning Math: A Möbius Strip?". International Electronic Journal of Mathematics Education 15 2 (2019): http://dx.doi.org/10.29333/iejme/6259.
    Publicado • 10.29333/iejme/6259
  4. Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. "Aprender a programar en educación infantil: análisis con la escala de participación". (2019): http://hdl.handle.net/1822/61926.
    10.12795/pixelbit.2019.i55.08
  5. Azevedo, Luísa; Osório, António; Ribeiro, Vítor. "As TIG e a Realidade Aumentada como ferramentas de promoção e desenvolvimento do pensamento espacial". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2861.
    10.23919/CISTI.2019.8760995
  6. Azevedo, Luísa; Osório, António; Ribeiro, Vítor. "Promoção do pensamento espacial na educação geográfica: análise de manuais escolares do ensino básico". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2856.
  7. Bruno Gonçalves; Osório, António. "Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 1 1 (2018): 52-63.
    Publicado
  8. Osório, António; Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Pilar Ibáñez-Cubillas. "Comunidades virtuales en Blended Learning: Estudio de casos en @rcaComum". Digital Education Review 34 (2018): 91-108.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Ribeiro, V.; Azevedo, L.; Osório, A.. "Teaching and learning with geotechnologies on primary education: Students’ perceptions". EAI Endorsed Transactions on e-Learning 4 16 (2017): 154461. http://dx.doi.org/10.4108/eai.19-12-2017.154461.
    Publicado • 10.4108/eai.19-12-2017.154461
Capítulo de livro
  1. Osório, António José. "Reflexões sobre tecnologia e educação em tempo de pandemia". In A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: Re(Ações), 211-224. Braga, Portugal: UMinho Editora, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.9
  2. Silva, Bento Duarte da; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Osório, António José. "Editors’ introduction [to book Experiences and perceptions of pedagogical practices with Game-based learning & Gamification]". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2019.
  3. Araújo, Catarina Liane; Osório, António José; Martins, Ana Paula Loução. "Primary School Classroom Writing Interventions Using Technologies". In Encyclopedia of Education and Information Technologies, 1-11. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60013-0_206-1
  4. Bruno Gonçalves; Osório, António. "Contributo dos MOOC para a implementação de comunidades de aprendizagem". In Educação e Tecnologias na Sociedade Digital, editado por Vítor Gonçalves; José António Moreira; Ygor Corrêa. WH!TEBOOKS, 2019.
    Publicado
  5. Osório, António. "ESTADO DA ARTE DE CADA PAÍS PARCEIRO EM EXPERIÊNCIAS SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO". In Experiências e Percepções de Práticas Pedagógicas com Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação, editado por Bento Silva; José Alberto Lencastre; Marco Bento; Osório, António (331D-35D1-293E). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2019.
    Publicado • Editor
  6. Osório, António. "STATE OF THE ART OF EACH PARTNER COUNTRY ON EXPERIENCES IN GAME-BASED LEARNING AND GAMIFICATION". In Experiences and perceptions of pedagogical practices with Game-Based Learning & Gamification, editado por Bento Silva; José Alberto Lencastre; Marco Bento; Osório, António (331D-35D1-293E). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2019.
    Publicado • Editor
  7. Araújo, Catarina Liane; Osório, António José; Martins, Ana Paula Loução. "Exploratory Study Using Self-Regulated Self-Development (SRSD) and Technology in the Context of the Classroom". In Encyclopedia of Education and Information Technologies, 1-12. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60013-0_230-1
  8. Osório, António J.. "Assisting Elderly Non-computer-Literate People with Computer-Based Communications". In Encyclopedia of Education and Information Technologies, editado por A.Tatnall, 1-4. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60013-0_63-1
  9. Dias de Castro, Teresa Sofia Pereira; Osório, António; Bond, Emma. "The Networked Effect of Children and Online Digital Technologies". In Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition, editado por M. Khosrow-Pour, D.B.A., 7312-7326. IGI Global, 2018.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-2255-3.ch636
Edição de livro
  1. Osório, António. Experiências e Percepções de Práticas Pedagógicas com Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação.. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Osório, António. Experiences and perceptions of pedagogical practices with Game- Based Learning & Gamification.. Braga, Portugal: Research Centre on Education (CIEd), Institute of Education, University of Minho. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Osório, António. Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência. 2019.
    Publicado • Editor
  4. Osório, António. Challenges 2017: Aprender nas nuvens - Learning in the clouds – Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga, Portugal: Centro de Competência TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. 2017.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Osório, António. Intergeracionalidade e o mundo digital: Propostas de atividades. Portugal: Edic¸ões Universitárias Lusófonas. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Bruno Gonçalves; Osório, António. "MOOC, TPACK e desenvolvimento profissional de professores". Trabalho apresentado em V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019, 2019.
Tese / Dissertação
  1. Cunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e. "O Scratch e a interdisciplinaridade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62125.
  2. Gonçalves, Ivo Octávio Moreda. "O ensino na nuvem como forma de melhorar a organização, autonomia e responsabilidade dos alunos no ensino profissional". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/59501.

Outros

Outra produção
  1. Cursos MOOC Plataforma NAU. Coordenação do projeto de conceção e realização de dois cursos de formação, com 4 edições de cada um dos cursos, contratualizados entre a UMinho e a Direção-Geral da Educação, no âmbito das Atividades P2 - Aconselhamento e capacitação de integração das entidades na Plataforma NAU - Plataforma On-Line da Administração Pública para Ensino e Formação a Distância de Grandes Audiências.. 2020. Osório, António.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual What is the role of technological advances in learning entrepreneurship skills in the educational context of the Middle East?
Orientador de Marius Panxhi
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 - Atual A tecnologia assistiva na rede regular de ensino: em prol da melhoria da comunicação entre surdos e ouvintes
Orientador de Conceição Costa Leite Batalha
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativ (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 - Atual Participação Computacional na Aprendizagem de uma linguagem de programação no ensino superior: Estudo Multicasos
Orientador de Gabryella R. Rodrigues da Silva.
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 - Atual Contributos para a avaliação da aquisição do pensamento computacional nos anos iniciais de escolaridade
Orientador de Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer.
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 - Atual A HISTÓRIA DA GRAVITAÇÃO: UMA EXPLORAÇÃO EDUCATIVA COM O INSTAGRAM
Orientador de Djalma Rodrigues Filho
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 - Atual Robótica educacional: Levantamento de práticas pedagógicas e de formação continuada de professores
Orientador de Fabíola Bento Soares
Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Educação aberta e em rede: aprender a escola do futuro
Orientador de Elisabete Passos Barros
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa - (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Produção de jogos digitais como estratégia de aprendizagem na formação inicial de professores de Biologia
Orientador de Alline Bettin de Oliveira.
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Utilização de agentes inteligentes no processo de ensino e aprendizagem de algoritmos no ensino superior.
Orientador de Ceres Germanna Braga Morais
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis por crianças (3-6 anos) do Recanto das Emas
Orientador de Ana Rita do Nascimento Cunha
Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Importância do uso das TDIC no ensino de inglês: percepções de professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Pernambuco
Orientador de Bruna Stefânia Cavalcanti de Souza.
Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual A Robótica Educativa e as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Daniela Paes Figueiredo
Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Novas literacias na aprendizagem das Ciências Naturais
Orientador de Maria de Jesus Campos Nunes Couto e Sá
Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Scenario-based Approach and Social Media to Support High School Students Learning
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Estudo do uso de software profissional no ensino de construção civil. Doutoramento em Ciências da Educação
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Oman Higher Education Institutions dealing with Artificial Intelligence
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Contribuições para Implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior Pedagógico em Angola
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual Children's Language and Intercultural Competencies and Enhancing their Abilities by Using Educational Technology for New Learning and Teaching Methods
Orientador de Sigrun Peil.
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual “(Re)Inovar no Ensino Básico: Contributos das Geotecnologias e da Realidade Aumentada para o ensino/aprendizagem
Orientador de Luísa Maria Pinto de Azevedo.
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual Uso das TIC por idosos: possibilidades e desafios
Orientador de Maria de Fátima Cavalcanti de Souza.
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: Um estudo experimental
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 O uso das tecnologias de informação no ensino de pessoas com deficiência visual: um estudo de caso
Orientador de Victor Rafael Rodrigues de Oliveira
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 A utilização da Robótica Educacional nas Escolas do Rio Grande do Norte
Orientador de Alfredo Gama de Carvalho Júnior.
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 INFLUÊNCIA DAS TIC NO COTIDIANO DAS PESSOAS NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO NO CURSO DE INFORMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL
Orientador de Ana Márcia Melo De Carvalho
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2020 Educação para a utilização de tecnologias digitais de deteção de movimento na promoção de um envelhecimento ativo
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2020 O TRABALHO DO DESIGN DA EAD NA CONVERGÊNCIA DE MODALIDADES EDUCATIVAS: ENTRE SABERES, PENSAMENTOS E ATIVIDADES EM COMUNIDADE
Orientador de Carmen Maria Cipriani Pandini.
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O PROFESSOR NO SÉCULO XXI, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Orientador de Diana Raquel Schneider Gottschalck.
Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 O ensino na nuvem como forma de melhorar a organização, autonomia e responsabilidade dos alunos no ensino profissional
Orientador de Ivo Octávio Moreda Gonçalves.
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 O Scratch e a Interdisciplinaridade
Orientador de Carla Rute da Costa Oliveira Machado e Cunha
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2018 . Estudo da Metodologia Projetual no Desenvolvimento de um Projeto de Redes
Orientador de Luís Miguel da Silveira Vilaça
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2018 Gamificação” no ensino de programação: estudo de uma estratégia pedagógica para sucesso na aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2018 Formação e Atualização Pedagógica de Docentes Universitários: pensando uma comunidade de prática online para a comunidade lusófona
Orientador de Ana Cecília Jorge de Souza Hilário
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2018 Manual Digital: um estudo de caso de conceção, desenvolvimento e difusão de recursos educativos digitais para crianças
Orientador de Carlos Manuel Neves Moreira
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2018 Can Connectivism Explain How Students Learn?
Orientador de Alaa Ahmad Mustafa AlDahdouh
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - Atual Seminário sobre “Tecnologia educativa em tempo de pandemia – reflexões soltas, mas pensadas” no Programa de Doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, Universidade do Minho, 19 de Junho de 2020.
Oficina (workshop)
Programa de Doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2010/09 - Atual RELATEC – Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Membro da Comissão de Avaliação Externa do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, de 13 a 23 de janeiro de 2020.
Avaliador
2020 - Atual Membro da Comissão de Avaliação Externa do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, de 13 a 20 de fevereiro de 2020.
Avaliador

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Membro da Comissão Científica da VI edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019), Ponta Delgada, Açores, 27 e 28 de fevereiro de 2020.
Membro
2020 - Atual Membro da Comissão Científica do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, FPCE da Universidade de Coimbra. 15 e 16 de maio de 2020.
Membro
2020 - Atual Membro da Comissão Científica do IV Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competência TIC da Universidade do Minho, 11 e 12 de setembro de 2020.
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Membro do Programme Committee do SIIE 2020 (International Symposium on Computers in Education), Málaga, Espanha, 23 a 25 de setembro de 2020.
Membro
2020 - Atual Membro do painel de debate “Novas propostas pedagógicas”, no IV Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competência TIC da Universidade do Minho, 11 e 12 de setembro de 2020.
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Membro da Comissão Científica da V edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019), Instituto Politécnico de Bragança, 7 e 8 de fevereiro de 2019.
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Membro da comissão editorial do International Editorial Advisory Board International Journal of Educational Excellence (ISSN 2373- 5929) https://cupey.uagm.edu/international_journal_educational_excellence - Sistema Universitario Ana G. Méndez | Universidad Metropolitana | Escuela de Educación, PO Box 21150 San Juan, PR 00928-1150 (Porto Rico)
Membro
Universidad Ana G. Méndez, Recinto de Cupey - Escuela de Educación, México
2014 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Sensos-e (Sensos eletrónica), http://sensos-e.ese.ipp.pt/?page_id=263, revista do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, desde fevereiro de 2014.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013/02 - Atual Membro do Conselho de Redação da Revista Investigar em Educação (2.ª Série)
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2009 - Atual Membro da Comissão Científica da Revista EDUSER – revista de educação, https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/editorialTeam, desde o seu início em 2009.
Membro
2020/01/01 - 2020/12/31 Membro do Conselho de Departamento, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, 12 meses em 2020.
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/01/01 - 2020/12/31 Doutoramento em Ciências da Educação, Membro da Comissão Diretiva, 12 meses em 2020.
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2019 Presidente de comissão organizadora da IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019. Braga, U. Minho, 13 a 15 de maio de 2019.
Presidente / Vice-presidente
Centro de Competência TIC da Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica da XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019, U. Minho, 13 a 15 de maio de 2019
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do III Encontro Professores Inovadores com TIC, Escola Superior de Educação de Bragança, 14 e 15 de junho de 2019
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Membro do Programme Committee for EMPOWER 2019 - 1st Workshop on ICT for the Empowerment of Older Adults, ISCAC - Coimbra Business School, 19 a 22 de junho de 2019
Membro
2019 - 2019 Membro do Programme Committee for 21st International Symposium on Computers in Education in Portugal, Instituto Politécnico de Tomar, 21 a 23 novembro de 2019
Membro
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2019 - 2019 Membro do Comitê Científico do VI Seminário Web Currículo, realização do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 4 a 6 de novembro de 2019 Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil