Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Clara Maria da Silva de Vasconcelos
Nomes de citação
- Vasconcelos, Clara
- Vasconcelos, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3313-76C3-8F08
- ORCID iD
- 0000-0002-4524-9788
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=czRyj-8AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Researcher Id
- HCI-4238-2022
- Scopus Author Id
- 35957427600
Endereços de correio eletrónico
- csvascon@fc.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 220402462 (Profissional)
 
Moradas
- Rua do Campo Alegre, nº 687, 4169-007, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2015 Concluído | Análise Qualitatica com apoio do NVIVO e do WebQDA (Outros) Especialização em Análse Qualitatica com apoio do NVIVO e do WebQDA UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, Portugal | |
| 2011 - 2011 Concluído | Ciências da Educação (Educação em Ciências) (Título de Agregado) Especialização em Educação em Ciências Universidade do Minho, Portugal | Aprovada | 
| 2009 Concluído | La teoría de los campos conceptuales como referente para la investigación en enseñanza de las Ciencias. Ejemplos de campos
                                 conceptuales (Outros) Especialização em Educação em Ciências Universidad de Burgos, Espanha | |
| 2007 - 2008 Concluído | Educação (Pós-doutoramento) Especialização em Metodologias do Ensino das Ciências Universidade do Minho, Portugal | Aprovada | 
| 2005 Concluído | O N6 – NUDIST – Non-numerical Unstructed Data Index, Searching and Theorizing – tratamento qualitativo de dados em Ciências
                                 Sociais (Outros) Especialização em Metodologias de Investigação Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal | |
| 2002 Concluído | Análise estatística com o SPSS (Outros) Especialização em Metodologias de Investigação Centro de Formação SPSS-Lisboa, Portugal | |
| 1998 - 2001 Concluído | Educação (Doutoramento) Especialização em Psicologia da Educação Universidade do Minho, Portugal "Métodos de estudo em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Um contributo à intervenção educativa dos professores" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovada | 
| 1999 Concluído | Uso de clusters na identificação de perfis (Outros) Especialização em Metodologias de Investigação Universidade do Minho, Portugal Centro de Formação SPSS-Lisboa, Portugal | |
| 1999 Concluído | Teoria de resposta ao Item (TRI) (Outros) Especialização em Educação Universidade do Minho, Portugal Centro de Formação SPSS-Lisboa, Portugal | |
| 1999 Concluído | Análise Estatística de Dados (Outros) Especialização em Metodologias de Investigação Universidade Católica Portuguesa Escola Superior de Biotecnologia, Portugal | |
| 1994 - 1996 Concluído | Administração e Planificação da Educação  (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal "Uso e Organização do Espaço Escolar como Fator Ativo do Currículo - Um Estudo Etnográfico" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Muito Bom | 
| 1986 - 1991 Concluído | Geologia (Licenciatura) Especialização em Ramo de Formação Educacional Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 15 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2001 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 1999 - 2001 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1991 - 1999 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/05/01 - Atual | GREENPEG - New Exploration Tools for European Pegmatite Green-Tech Resources 869274 Investigador
                                    
                                  | Horizon 2020 Em curso | 
| 2021/11/01 - 2024/10/31 | DITE: Diverse Internationalization of Teacher Education 2021-1-PL01-KA220-HED-000031129 Investigador
                                     Faculty of Sciences of university of Porto, Portugal | Erasmus Plus Em curso | 
| 2019/10 - 2022/09/30 | PHERECLOS - Partnerships for pathways to Higher Education and science engagement in Regional Clusters of Open Schooling 824630 Investigador
                                    
                                  | Horizon 2020 Em curso | 
| 2019/10 - 2022/09 | PASSION - Partnership for Sustainable Development and Social Innovation Nr PPI/APM/2019/1/00096/DEC/01 Investigador responsável
                                     Collegium Civitas, Polónia | NAWA - THE POLISH NATIONAL AGENCY FOR ACADEMIC EXCHANGE Em curso | 
| 2017/12 - 2020/08 | GOAL - Geoethics Outcomes and Awareness Learning 2017-1-PT01-KA203-035967 Investigador responsável
                                    
                                  | Erasmus Plus Em curso | 
| 2016/01 - 2018/01 | WISE - Widening Interdisciplinary Sustainability Education 2015-1-PL01-KA203-016621 Investigador responsável
                                    
                                  | Erasmus Plus Concluído | 
| 2014/01 - 2015/12 | SUSMIN - Tools for sustainable gold mining in EU ERA-MIN/0002/2013 Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Concluído | 
| 2014/09 - 2015/03 | MIE - A modelação na aula de geologia do ensino superior: investigação e ensino Processo 113/ID/2014 Investigador responsável
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2010/05 - 2013/10 | Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. | 
| 2010/01 - 2013/07 | Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. | 
| 2007/01 - 2008/06 | Passeio Geológico da Foz do Douro: Divulgação do Percurso Outdoor e Criação do Centro Interpretativo POCI/CV/2006/144/0116 Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2005/01 - 2007/06 | Divulgação Científica sobre as Minas de Ouro de Castromil POCI/DIV/2005/00078 Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2003/04 - 2006/04 | Trabalho Prático e Formação de Professores Ciência Viva V: PW054 Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Ciência Viva Concluído | 
| 2003/04 - 2004/12 | Da investigação sobre Resolução de Problemas em Educação em Ciência ao desenho curricular e ao desenvolvimento de materiais
                                 numa perspetiva de interdisciplinaridade P1/CIDTFF/2003 Investigador responsável
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2001/09 - 2004/09 | O estudo acompanhado em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Contributos para o sucesso escolar em Ciências Naturais Fundação Calouste Gulbenkian - 46947 Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
| 2002 - 2003 | Cultura de Investigação e Cultura de Ação: Como aproximá-las? POCTI/CED/42720/2001 Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2001 - 2002 | O Ensino Experimental em Geociências na Net FCT/(Ciência Viva)/PW054 Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 1998/10 - 1999/10 | Avaliação e intervenção nos métodos de estudo dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico Instituto de Inovação Educacional (nº57/98) Investigador responsável
                                     Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | Instituto de Inovação Educacional Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Manual | 
 | 
| Recurso online | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Website | 
 | 
Atividades
            Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Integração Curricular da Bio e da Geoética no Ensino das Ciências:  Contributos para uma Cidadania Participativa através da
                                 Aprendizagem por Projetos Orientador | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2021 - Atual | Abordagem ao Sistema Terra: do desenvolvimento profissional à mudança atitudinal na prática letiva em Ciências Naturais Orientador | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - Atual | A proporção áurea e a visão holística da ciência: uma abordagem interdisciplinar no ensino não-formal Coorientador de Nuno Teles | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - Atual | Reprodução humana assistida e dilemas bioéticos: Intervenção educativa no ensino secundário Coorientador de Ana Aleixo | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - Atual | Avaliar o potencial do Parque Biológico de Gaia como espaço de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Divulgação Científica Orientador de Telma Cruz | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - Atual | Avaliação de Kits de Ciência na promoção da Literacia Científica e do Ensino Contextualizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador de Rita Rocha | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - Atual | Impactes da Ação Antrópica nos Solos e a Sustentabilidade: um Estudo com Alunos de Ciências Naturais do 8º ano de Escolaridade Coorientador | Ensino de Biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - Atual | Abordar o Sistema Terra numa perspetiva Geoética: da Educação em Ciências à Ciência Cidadã Orientador de Tiago Ribeiro | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências)  (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - Atual | A literacia científica e o quotidiano de cidadãos seniores: contributos da educação em ciência para a emergente quarta geração Orientador de Leonor Monteiro | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - Atual | Geoética no Desenvolvimento Sustentável: implementação e avaliação de um programa curricular no ensino superior Orientador de Alexandra Cardoso | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências)  (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017 - Atual | Earth-Systems field trip subject to use of augmented reality: a study focused on biology and geology high school students Orientador de Vitor Silva | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências)  (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - Atual | Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Entre o Dizer e o Fazer Coorientador de Marina Barros | Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade do Porto, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Science Communicators As Leaders Of Change: Profile And Attitudes Towards Social Innovation Orientador de Joana Silva | Ensino e Divulgação das Ciências (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Crime School Investigation ( CSI): Aprendizagem Baseada em Jogos no Ensino de Biologia e de Geologia no 11º ano de E scolaridade Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Impacto dos incêndios nos solos. Erosão e Mitigação dos seus fatores. Ensino para o desenvolvimento de competências do domínio
                                 cognitivo e atitudinal dos (as) alunos (as) Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | O papel dos elementos-traço no organismo humano: ensino contextualizado aplicado ao 9º ano de escolaridade Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | O sódio: do sal-gema até às células. Metodologia de Ensino Baseado em Casos no 11º ano de escolaridade. Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Bio e Geodiversidade do Gerês: utilização do Google Earth como recurso educativo Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | O vulcanismo e o Sistema Terra: uma aplicação da geoética com recurso ao Ensino Baseado em Casos Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Impactes nos subsistemas associados à exploração de recursos minerais: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no ensino
                                 secundário Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | O caso das implicações das erupções vulcânicas nas doenças de pele Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2021 | À procura de fósseis em Portugal: Promoção da aprendizagem significativa em alunos do 7º ano de Ciências Naturais Coorientador | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2021 | Mitos, Estórias e Ciência: Divulgar para Desmistificar Coorientador de Ana Laranja | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Divulgação das Ciências) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2020 | A Vida Entremarés: uma Saída de Campo à Praia do Castelo do Queijo Coorientador de Beatriz Moreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Aprender com Sentido: a Aprendizagem Multissensorial no Estudo dos Minerais como Ligação entre a Terra e a Saúde Humana Coorientador de Fábio Ferreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2020 | A Qualidade do Ar como um Determinante Ambiental da Saúde dos Indivíduos e das Populações: um Estudo sobre a Aplicação do
                                 Ensino Baseado em Casos Coorientador de Lúcia Ferreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Vulcanismo nos Açores e os seus Impactes nos Ecossistemas: um Ensino Baseado em Casos Coorientador de Mariana Melo | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Recursos Hídricos e Sustentabilidade Planetária: Ensino Baseado em Casos no 8º ano de Escolaridade Coorientador | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Impactes da Ação Antrópica nos Solos e a Sustentabilidade: um Estudo com Alunos de Ciências Naturais do 8º ano de Escolaridade Coorientador | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2020 | Envolvimento público na proposta de criação de um geoparque: o caso da Figueira da Foz Coorientador de Estefânia Lopes | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Divulgação das Ciências) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Aprendizagem Baseada na Resolução e Problemas: Um estudo de caso no âmbito da Geologia e Ambiente Orientador de Tânia Pinto | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências)  (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Ensino Baseado em Casos no 9º ano de Ciências Naturais: Fito-ETAR, Uma Eco-Tecnologia Aplicada ao Tratamento de Águas Residuais Coorientador de Maria Inês Teixeira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Ensino Baseado em Casos no 9º ano de Ciências Naturais: Fito-ETAR, Uma Eco-Tecnologia Aplicada ao Tratamento de Águas Residuais Coorientador de Maria Inês Teixeira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade Coorientador de Maria João Mendonça | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Sismologia: efeito na Biosfera. Ensino Baseado em Casos Coorientador de Bernardo Monteiro | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | O papel da cobertura vegetal na proteção do solo contra a erosão através do Ensino Baseado em Casos Coorientador de Pedro Ferreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Viva la Geoethics: o ensino da Geoética e da Sustentabilidade de Águas Subterrâneas através de um projeto Coorientador de Marta Paz | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Perceção da poluição dos solos e impacto na biodiversidade: uma abordagem segundo a Apredizagem Baseada na Resolução de Problemas Coorientador de Maria de Lurdes Abrunhosa | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Promover o desenvolvimentos do Raciocínio no Ensino das Ciências Naturais: O valor heurístico dos modelos e do V de Gowin Orientador de Marta Ribeiro | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Ensino Baseado em Casos aplicado a alunos do 8º ano de escolaridade: o impacte dos smartphones no planeta Terra Coorientador de Cristiana Queiróz | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário  (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Do controlo da erosão dunar ao controlo da invasão biológica: um estudo centrado no ensino baseado em casos Coorientador de Gabriel Pereira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Incêndios Florestais, erosão dos soos e ambientes aquáticos: o estudo no âmbito da ABRP Coorientador de Marta Figueiredo | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Quimissiosintese é uma espécie de fostossintese? O ensino baseado na resolução e problemas e o desenvolvimento do conhecimento
                                 científico Coorientador de João Couto | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Ensino Baseado em Modelos no 7º ano de Ciências Naturais: Fósseis Marinhos em Cadeias Montanhosas Coorientador de Tiago Ribeiro | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Gestão Sustentável do Recurso água: Impacte na sua contaminação por metais pesados nos ecossistemas e na saúde humana Coorientador de Daniela Peixoto | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no 8ºano de escolaridade: uso das energias renováveis e não renováveis Coorientador de Sara Simões | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018 - 2018 | O impacte das secas nos ecossistemas: o ensino do uso sustentável da água através de casos Coorientador de Jorge Marques | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | 
| 2017 - 2017 | Dos Modelos Mentais dos Estudantes aos Modelos Curriculares através da Modelação: Um estudo na temática dos Riscos Naturais Orientador de Sara Moutinho | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Desenvolvimento de Conceções sobre a Natureza da Ciência de estudantes em formação inicial de professores de biologia e de
                                 geologia: O caso particular dos modelos científicos Orientador de Joana Torres | Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade em Ensino das Ciências) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Rochas Biogénicas: os Modelos como Recurso Educativo Coorientador de Gabriela Santos | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Geologia para a saúde – uma abordagem descritiva de um caso de contaminação de água por alumínio Coorientador de Ana Ribeiro | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Os fósseis na reconstituição de paleoambientes: aplicação de um jogo didático como recursos educativo Coorientador de Ana Magalhães | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Gestão Sustentável de Recursos Hídricos: Um estudo com alunos de Ciências Naturais Coorientador de Liliana Magalhães | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário  (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Perigos Naturais em zonas de vertente. O jogo didático como recurso educativo Coorientador de Cátia Santos | nsino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | A Influencia da litologia na intensidade sísmica: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade Coorientador de Micaela Prior | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Seleção Natural e Movimentos de Massa: Investigação-ação baseada em modelos Coorientador de Marcos Lobo | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Rochas Sedimentares Biogénicas. O papel do jogo na aprendizagem científica Coorientador de Joana Faria | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | As Catástrofes e o (des)equilíbrio nos Ecossistema: Um estudo com alunos de Ciências Naturais Coorientador de Bárbara Cristovão | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Evolução Científico-Tecnológica e o seu Contributo no Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com alunos de Ciências Naturais Coorientador de Verónica Azevedo | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Recursos Geológicos e Saúde Humana. O uso de Cobalto na Radioterapia Coorientador | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Os campos conceptuais e a aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do ensino secundário Coorientador de Sandra Oliveira | Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Ensinar e Aprender Biologia Humana: um estudo centrado na aprendizagem baseada na resolução de problemas Coorientador de Maria Lemos | Evolução e Biologia Humanas (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Impactes ambientais associados à Exploração Mineira: Estudo de alguns riscos Coorientador de Ana Caldeira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Conservação da Bio e da Geodiversidade: O Quadro Interativo Multimédia como Recurso Educativo Coorientador de Quitéria Coelho | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Gestão de residuos sólidos urbanos: O quadro interativo multimédia como recurso educativo Coorientador de Ana Nunes | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Impactes Ambientais da Utilização de Combustíveis Fósseis: O Quadro Interativo Multimédia como Recurso Educativo Coorientador de Ana Gomes | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário  (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Impactes Saída De Campo A Lavadores: Estudo de avaliação sobre a interação Biosfera e Geosfera na Pré e na Saída de Campo Coorientador de Ana Gonçalves | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Estudo de avaliação de uma saída de campo a Lavadores: A interação biosfera e geosfera na pós-saída de campo Coorientador de Joana Vanessa | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | A Exploração Mineira e os Impactes na Saúde Humana: Um Estudo com alunos do 7º ano de escolaridade Coorientador de Joana Ferreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Educação Sexual e a Geomedicina: O Vírus do Papiloma Humano e a sua relação com o Alumínio Coorientador de João Costa | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Educação Sexual e a Geomedicina: A sífilis e o seu tratamento com mercúrio. Coorientador de Mariana Pereira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Contributos da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável em espaços de
                                 educação não formal Orientador de Manuella Amado | Pós-doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade Ensino das Ciências) (Outra) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Saída de campo ao Geoparque Arouca: Um estudo com alunos de Ciências do 10º ano de escolaridade Coorientador de Marta Sousa | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2014 | A modelação no Ensino da Biologia e da Geologia: modelos da estrutura interna da Terra e da célula no 10º ano de escolaridade Coorientador de  João Ribeiro | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2014 | As trilobites gigantes do geoparque Arouca: Um estudo sobre a aprendizagem baseada na resolução de problemas Coorientador de Filipa Sousa | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Recurso a Modelos no Ensino da Biologia e da Geologia: Exploração das temáticas Ciclos de Vida e ¿Bacias Hidrográficas Coorientador de Cátia Soares | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Utilização de modelos didáticos no ensino da Biologia e da Geologia: Exploração das temáticas Ciclos de Vida e ¿Bacias Hidrográficas" Coorientador de Pedro Ribeiro | Estágio em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Geoética: Contributos para a formação inicial de professores Orientador de António Almeida | Pós-doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (especialidade Ensino das Ciências)  (Outra) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Aprender com problemas, estimular o questionamento. Um estudo nas temáticas de hidrotermalismo, biossíntese de compostos de
                                 carbono e formação de hidrocarbonetos Coorientador de Daniel Reis | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Questionar e resolver problemas: Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade Coorientador de Raquel Martins | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Consciencializar para a necessidade de preservar o recurso água: A investigação-acção na Iniciação à Prática Profissional Coorientador de Joana Campos | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Aprender com problemas do quotidiano no Ambito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: A floresta como recurso vital Coorientador de Raquel Canário | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Aprender com problemas do quotidiano para uma utilização sustentada dos recursos: A investigação-acção no desenvolvimento
                                 profissional Coorientador de Joana Barbosa | nsino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Importância do feedback formativo no ensino da Biologia e da Geologia: Investigação-acção com alunos do 10º ano de escolaridade Coorientador de André Rodrigues | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Ensinar Biologia e Geologia com cenários do quotidiano: Investigação-Acção com alunos do 7º e do 10º ano de escolaridade Coorientador de Ana Araújo | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2012 | A Modelação Análoga no Ensino da Geologia: Um estudo centrado na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Coorientador de Ana Alencoão | Geociências (especialidade em Geodinâmica) (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
| 2012 - 2012 | (2012) Coorientadora do Relatório de Estágio em  de Ana Araújo, com orientação de Luís Calafate, na temática “Recurso a mapas
                                 concetuais para avaliar exigências concetuais: Um estudo com alunos de 9º e 10º anos de escolaridade”, defenfido a 4 de julho
                                 de 2012. Coorientador de Ana Araújo | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Mapas de conceitos: Meios para compreender a estrutura cognitiva dos alunos Coorientador de Sónia Vaz | nsino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Mapas de conceitos e a aprendizagem significativa de Ausubel: Um estudo de caso com alunos do ensino  secundário Coorientador de Ana Abreu | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Mapas de conceitos e aprendizagem significativa: Um estudo com conteúdos de biologia e geologia Coorientador de Andreia Fernandes | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Avaliar exigências concetuais através de mapas de conceitos: Um estudo nas temáticas ¿sistema neuro-hormonal e rochas metamórficas Coorientador de Dora Alves | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Ensino da biologia e da geologia com recurso a mapas concetuais: Um estudo nas temáticas sistema cardiorrespiratório e rochas
                                 magmáticas Coorientador de Joana Machado | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Promoção do questionamento a partir de diferentes contextos de problematização: Um estudo com alunos do 12º ano na área da
                                 Educação Ambiental Coorientador de Joana Torres | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 - 2011 | O Recurso à banda desenhada conceptual na estratégia do questionamento no ensino da Biologia e da Geologia: Um estudo com
                                 alunos do 10º ano de escolaridade Coorientador de Francisco Ferreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário  (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 - 2011 | O Recurso à banda desenhada conceptual na estratégia do questionamento: Um estudo com alunos na disciplina de Biologia e Geologia
                                 do 10º ano de escolaridade Coorientador de Natasha Pinto | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2010 - 2010 | Atividades Lúdicas em Geologia: do seu Ensino à Divulgação Científica Orientador de Andreia Constante | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Minerais constituintes de um computador: Um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico Coorientador de Ana Teixeira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Material didático sobre minerais constituintes de um computador e Educação Ambiental: Estudo de Avaliação com professores
                                 do 3º ciclo do ensino básico Coorientador de Fernanda Ferreira | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 - 2009 | A Interdisciplinaridade Biologia/Geologia - o caso das fontes hidrotermais: Um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade Coorientador de Joana Terras | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 - 2009 | A Interdisciplinaridade Biologia/Geologia – o caso das fontes hidrotermais: Um estudo com professores de Ciências Naturais Coorientador de Marília Dias | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2008 | A Investigação Educacional e as Práticas Letivas em Ciências: Contributos de um estudo de avaliação do impacte de um Ensino
                                 por Resolução de Problemas Coorientador de Susana Carrasquinho | Didática (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Construção de materiais didáticos sobre a problemática ambiental das Ribeiras
                                 de Gaia Orientador de Aida Olívia  | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - 2006 | Geodiversidade e seu valor educativo: estudo de casos em contexto europeu Orientador de Isabel Silva | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - 2006 | Desenvolvimento sustentável e educação científica: um estudo com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico Orientador de Cristina Antunes | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - 2006 | O trabalho de campo no Ensino Secundário: Ao encontro da Geologia da Praia da Luz Coorientador de Patrícia de Jesus | Biologia e Geologia para a Educação (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2005 - 2005 | O Trabalho Prático na Tectónica Experimental: os diários de aula como instrumento de investigação e de desenvolvimento profissional Orientador de Sónia Barreiras | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2004 - 2004 | A Resolução de Problemas em Geologia: o problema da dinâmica sedimentar entre as praias da Aguda e Granja Orientador de Deolinda Silva | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2003 - 2003 | O Trabalho de Campo em Geologia na Formação Inicial de Professores: uma nova orientação Didática Coorientador de Maria do Rosário Chaves | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Perspetivas de Ensino no âmbito das Práticas Letivas: um estudo com professores do 7º ano de escolaridade no tema “A Terra
                                 e a sua História" Orientador de Sandra Lucas | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Avaliação do impacte de atividades outdoor. Contributo dos clubes de Ciências para a alfabetização científica Orientador de Paula Salvador | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2002 - 2002 | Prática de Ensino em Programas de formação inicial de professores: Trabalho Laboratorial no Ensino Por Pesquisa Orientador de Manuel Conceição | Geologia para o Ensino (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/05/18 - 2020/05/22 | Geoethics & Ground Water Management Congress: theory and practice for a sustainable development (2020) Congresso (Membro da Comissão Organizadora) | International Association of Hydrogeologists, Reino Unido | 
| 2019/09/05 - 2019/09/07 | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) & III Seminário Internacional de Educação em Ciências (III ISSE) (2019) Conferência (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019/05/30 - 2019/06/01 | 1º Congresso Internacional de História para a Ciência no Ensino (1CIHCE) (2019) Congresso (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade de S. Paulo (USP), Brasil | 
| 2019/01/21 - 2019/01/23 | Workshop "Earth Systems" by Professor Nir Orion (Department of Science Teaching, Weizmann Institute of Science, Israel), funded
                                 by Reitoria UP/Santander Universidades Programme (2019) Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018/07/06 - 2018/07/07 | IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (UEC) (2018) Conferência (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017/07/07 - 2017/07/07 | III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (UEC) (2017) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017/05/26 - 2017/05/27 | II Encontro em História da Ciência no Ensino (2017) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2016/07/08 - 2016/07/08 | II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (UEC) (2016) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015/07/03 - 2015/07/04 | I Colóquio Educação em Ciências (2015) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2015/06/08 - 2015/06/08 | I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (UEC) (2015) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015/05/27 - 2015/05/27 | I Encontro em História da Ciência no Ensino (2015) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
| 2014/10/03 - 2014/10/04 | II Colóquio em História das Ciências para o Ensino (2014) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2007/09/06 - 2007/09/08 | XXVII Curso de Atualização de Professores de Geociências (2007) Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2007/06/05 - 2007/06/09 | 11th Euroseminar on Microscopy Applied to Building Materials (2007 - 2007) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/10/27 - 2020/10/27 | Invited speaker "Especial Geoética: Uma discussão Necessária" Outro | Juntos e à Distância Sociedade Brasileira de Geologia, Brasil | 
| 2020/10/07 - 2020/10/07 | Invited speaker "Pandemics and citizens’ need for a holistic view of planet Earth" Congresso | USERN Congress - Science to Society Universal Scientific Education and Research Network USERN, Irão | 
| 2018/12/13 - 2018/12/13 | Invited speaker "Metodologias de Investigação Educacional" Outro | Programa EDUCIMAT Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil | 
| 2018/12/10 - 2018/12/12 | Workshop "Problem-Based Learning no Ensino das Ciências¿" Oficina (workshop) | Programa EDUCIMAT Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil | 
| 2017/11/26 - 2017/12/02 | Scientific Meeting in Maputo within the scope of a possible Project Erasmus Capacity Building (Mozambique) Outro | Scientific Meeting in Maputo, within the scope of a possible Project Erasmus Capacity Building (Mozambique) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017/09/16 - 2017/09/16 | Invited speaker "GeoEducação e Sustentabilidade" Outro | Museu do Quartzo , Portugal | 
| 2017/04/21 - 2017/04/21 | Invited speaker "Tectónica de Placas – a teoria unificadora da Geologia" Outro | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 1998 - 2017 | (1998-2017) Invited speaker in 13 national schools Outro | |
| 2015/07/21 - 2015/07/21 | Invited speaker "Modelling in Research and Geoscience Teaching" Outro | Programa Erasmus+ mobility agreement University of Keele, Reino Unido | 
| 2015/07/03 - 2015/07/04 | Invited speaker "Analogias, similaridades e réplicas: Diferentes modelos para o ensino da geologia" Outro | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2015/07/03 - 2015/07/04 | Invited speaker "Os Modelos e a Modelação no Ensino das Ciências: Uma Intervenção no ensino superior" Outro | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2015/05/27 - 2015/05/27 | Invited speaker "Analogias, similaridades e réplicas: Diferentes modelos para o ensino da Geologia" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Invited speaker "A Modelação na aula de Geologia do Ensino Superior: Investigação e Ensino" Outro | Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português” Instituto Politécnico de Leiria, Portugal | 
| 2014/07/11 - 2014/07/20 | Workshop "A modelação na aula de Geologia" Oficina (workshop) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014/05/02 - 2014/05/05 | Invited speaker "Os modelos e a estratégia da modelação no ensino da Geologia: novas questões para a investigação educacional" Outro | Universidade do Algarve, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Invited speaker "Aplicação de um programa de intervenção em História da Ciência dirigido a estudantes do Mestrado em Ensino
                                 da Biologia e da Geologia" Outro | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Workshop "A modelação nas Ciências da Terra" Oficina (workshop) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Invited speaker "Modelos e Modelação no Ensino das Ciências" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Invited speaker "Geomedicina na Educação para a Saúde e na promoção da Literacia Científica" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Invited speaker "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Educação Ambiental" Outro | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Invited speaker "Evolução Histórica dos modelos da estrutura da Terra" Outro | Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Invited speaker "O papel dos modelos na construção do conhecimento científico: O caso particular dos modelos da estrutura
                                 da Terra" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Invited speaker "O papel dos modelos na construção do conhecimento científico: o caso particular dos modelos da estrutura
                                 da Terra" Outro | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Invited speaker Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Questionamento e competenciação" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Invited speaker "Problem-Based Learning" Outro | Federação Académica do Porto, Portugal | 
| 2011 - 2011 | Invited speaker "Metodologias de Ensino das Ciências: Fundamentação e aplicação no Ensino da Geologia" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2010 - 2010 | Invited speaker "Educação em Ciência e Ensino da Geologia: Referência a linhas de investigação" Outro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Invited speaker "A Geologia na Educação Ambiental: dos saberes científicos à intervenção pedagógica" Outro | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Invited speaker "Análise de dados de um inquérito recorrendo ao SPSS: notas introdutórias" Outro | Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2006 - 2006 | Invited speaker "O Ensino Pré-Universitário da Geologia" Outro | Associação Portuguesa de Geólogos, Portugal | 
| 2005 - 2005 | Invited speaker "SPSS: Análise estatística de dados em Educação em Ciência" Outro | Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2005 - 2005 | Invited speaker "Metodologia de Investigação em Educação em Ciência" Outro | Universidade do Algarve, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Invited speaker "Estudo Acompanhado: área curricular do ensino básico" Outro | Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Invited speaker "Tratamento estatístico de dados - SPSS" Outro | Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Invited speaker "Análise de dados de um inquérito recorrendo ao SPSS: notas introdutórias" Outro | Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Invited speaker "Metodologia de Investigação Quantitativa" Outro | Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2000 - 2000 | Invited speaker "Construção e validação de uma Escala de Avaliação dos Métodos de Estudo" Outro | Universidade do Minho, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022 | Utilização do Transmedia no Ensino das Geociências Arguente principal | Elisabete Peixoto  (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2021 | Conceção, construção e avaliação de materiais de apoio para o ensino da Física, enculturados na realidade moçambicana:  um
                                 estudo sobre o voluntariado internacional no âmbito da formação de professores Arguente | Conceição Milhais (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2020 | Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Bioma caatinga: uma investigação com alunos do ensino médio Arguente | Ana Britto Costa (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2019 | A construção dos espaços participativos em comitês de bacia hidrográfica por meio dos projetos de educação ambiental e na
                                 perspectiva da geoética Arguente | Moisés Almeida (Doutoramento) Universidade de São Paulo, Brasil | 
| 2019 | A Interpretação Ambiental na promoção da Educação Ambiental para a Sustentabilidade Arguente | Piedade Catoto (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2019 | Literacia científica sobre sismos: um estudo com  alunos açorianos no final do 1º CEB e respetivos pais Arguente | Maria da Graça Tavares (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2018 | Ambiente interdisciplinar de geociências: desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender Arguente | Vlander Signoretti (Doutoramento) Universidade de São Paulo, Brasil | 
| 2018 | Ensino de ciências no recôncavo da Bahia – Brasil: estágio curricular na formação de professores para os anos finais no ensino
                                 fundamental Arguente | Rosana Almassy (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2018 | Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas a partir de questões socioambientais na reserva Concha D’Ostra: uma proposta
                                 de Educação Ambiental Crítica no Ensino Médio Arguente | Juliana Rocha (Mestrado) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil | 
| 2017 | Educação Ambiental para a Sustentabilidade: um estudo sobre a formação de futuros Licenciados em Biologia centrada no uso
                                 de aquários em projetos orientados para a ação ambiental sustentável no ensino médio Arguente | Leopoldo Barreto (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2017 | Sismologia e a sua relação com a Sociedade. Jogo Didático: um recurso educativo! Presidente do júri | Leandro Santos (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017 | A influência do ciclo litológico na disponibilidade de recursos geológicos: Contributos do jogo didático para a aprendizagem Presidente do júri | Marta Ferreira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017 | Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: a pele e o uso de areias no seu cuidado Presidente do júri | Alexandra Cardoso (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2017 | Ensino Baseado em Estudos de Caso: Os impactes da exploração mineira no sistema respiratório Presidente do júri | Fanny Barbosa (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2016 | Formação e Profissionalidade: um estudo na Formação Inicial de Professores do Ensino Básico em Moçambique Arguente | Hilária Matavele (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2014 | Modelos de Dinâmica da Terra aplicados à Geologia de Portugal: Relevância da Experimentação Análoga no Ensino e na Divulgação
                                 da Geologia Arguente | Edite Bolacha (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 | O jogo interativo como recurso didático para a melhoria do processo ensino-aprendizagem Presidente do júri | Tiago Areias (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 | Aplicação de uma saída de campo num percurso em Formações do Ordovícico do Anticlinal de Valongo, segundo o modelo de Nir
                                 Orion (1993) a uma turma de 10º ano: Um estudo de caso sobre as perceções dos alunos e aprendizagens. Presidente do júri | Joana Pinheiro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 | O jogo interativo como recurso didático para a amelhoria do processo ensino-aprendizagem Presidente do júri | Isabel Bessa (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 | Impacte da avaliação externa no ensino secundário de Biologia e Geologia: Um estudo exploratório Presidente do júri | Fátima Mota (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 | As saídas de campo segundo o modelo de Nir orion (1993): Um estudo de caso na Ribeira da Granja Presidente do júri | Sofia Camarinha (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 | Educational Policy for Sustainable Development in Kazakhstan Arguente | Anara Kakimova (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2013 | A importância do erro na progressão do aluno: Promoção da mudança concetual através de Visita de Estudo ao Palácio e Convento
                                 de Mafra: Um estudo sobre percepções de alunos de Biologia e Geologia do ensino secundário Presidente do júri | Ana Almeida (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 | Incrementar o sucesso escolar em Ciências Naturais, através do uso de crucigramas na preparação para os testes de avaliação Presidente do júri | Cátia Marques (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 | A sopa de letras como instrumento para incrementar o sucesso escolar, na temática Sustentbilidade da Terra Presidente do júri | Ana Cardoso (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2013 | As visitas de estudo e aprendizagens não formais nas ciências da Terra e da Vida: Um estudo sobre perceções dos professores
                                 do ensino secundário Presidente do júri | Manuel Mota (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 | Integrar a IPSS no seu projeto a componente de cidadania ambiental - Um estudo de caso Arguente | Jorge Ramalho (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal | 
| 2012 | Caraterísticas do trabalho prático e presença de conceções acerca da ciência nos novos manuais escolares para o 5º ano de
                                 escolaridade Arguente | Natércia Barbosa (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa , Portugal | 
| 2012 | A importância do erro na progressão do aluno: Promoção da mudança concetual através da banda desenhada conceptual Presidente do júri | Gabriela Gaspar (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 | Promoção da mudança concetual a partir da banda desenhada concetual Presidente do júri | Ana Silva (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 | Importância da pós-visita no processo de consolidação de conhecimentos desenvolvidos durante a visita de estudo ao museu de
                                 História Natural da Universidade do Porto, com alunos do 7º ano, na disciplina de Ciências Naturais Presidente do júri | Sara Moutinho (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 | Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para os ensino da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico Arguente | Carla Morais (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 | Riscos Naturais e ordenamento do território na disciplina de Biologia e Geologia do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências
                                 e Tecnologias do Ensino secundário: Uma análise a partir de mapas conceptuais Arguente | Maria José Andrade (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2011 | “A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem da Geohistória: um estudo de avaliação de estratégias
                                 com professores Presidente do júri | Lígia Fonseca (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 | Desenvolvimento de competências através da implementação de materiais didáticos construídos segundo a metodologia ABRP: Um
                                 estudo com alunos do 12º ano de geologia na temática da Geohistória Presidente do júri | Cristiana Teixeira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 | Educar para a Sustentabilidade: Avaliar a implementação do modelo organizacional de Nir Orion com recurso a uma plataforma
                                 e-learning, numa saída de campo ao parque da cidade, com alunos do 12º ano – o caso da pré-viagem Presidente do júri | Sónia Coelho (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 | Educar para a Sustentabilidade: Avaliar a implementação do modelo organizacional de Nir Orion com recurso a uma plataforma
                                 e-learning, numa saída de campo ao parque da cidade, com alunos do 12º ano – o caso da pré-viagem Presidente do júri | José Maio (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2010 | Desenvolvimento de um Programa de Formação de Professores do 2º CEB em Ciências Arguente | Beatriz Gomes (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2010 | Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciências para Professores do 2º CEB Arguente | Carla Reis (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2010 | Impacto Ambiental da Central Termoelétrica do Pego: Aplicação aos alunos do 8º ano de escolaridade Presidente do júri | Ivone Macedo (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 | A importância atribuída pelos Professores à Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico Arguente | Carla Reis (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2009 | Planificação e implementação de campanhas de sensibilização ambiental Arguente | Sara Louro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 | As visitas de Estudo e o Ensino e a Aprendizagem das Ciências Naturais: Um estudo sobre representações de professores e alunos
                                 do 9º ano de escolaridade Arguente | Cristina Varela (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2009 | A Interdisciplinaridade Biologia/Geologia: Ciclo de Wilson e Evolução Biológica: Um estudo com alunos do 11ºano de escolaridade Presidente do júri | Michelle Moreira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 | A Interdisciplinaridade Biologia/Geologia: Ciclo de Wilson e o Evolucionismo: Um estudo com professores do 11º ano de escolaridade Presidente do júri | Marco Moutela (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 | Impacto das atividades outdoor no desenvolvimento de competências: Visita de estudo ao Estuário do Douro Presidente do júri | Carina Martins (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 | O contributo das Atividades Outdoor no Desenvolvimento de competências: A opinião dos alunos Presidente do júri | Inês Pereira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 | Trabalho de campo no Ensino da Geologia: Diagnóstico de competências de formação inicial versus experiência docente Presidente do júri | Gilda Lopes (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 | Reduzir, Reutilizar, Reciclar: Os resíduos Sólidos Urbanos e a Sustentabilidade na Terra – Um estudo com alunos do 3º Ciclo
                                 do Ensino Básico. Presidente do júri | Ana Paula Campos (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 | O Interesse do Tungsténio (W) e Estanho (Sn) da Mina da Panasqueira: Contributo para o ensino das Ciências da Natureza Arguente | Carla Silveira (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
| 2008 | Interdisciplinaridade na área curricular Ciências Físicas e Naturais Arguente | Cristina Marques (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2008 | Atitudes Face ao Ambiente de Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico: Uma contribuição para a década das Nações Unidas
                                 de Educação para o Desenvolvimento Sustentável Arguente | Mara Vaz (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2007 | A Interpretação Ambiental na promoção da Educação Ambiental para a Sustentabilidade Arguente | Maria José Quintela Branco (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | 
| 2007 | Dinâmica Costeira durante o Holocénico da Região Norte de Portugal: Uma prática pedagógica numa perspetiva ambiental Presidente do júri | Claúdia Moreno Pereira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2007 | Conceção espacial no Ensino das Geociências: o contributo do Trabalho de Campo num segmento varisco (Trás-os-Montes Ocidental) Presidente do júri | Nuno Almeida (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2007 | O Ensino das Ciências da Natureza nas escolas Secundárias Timorenses: Opiniões de alunos, de professores e de um membro do
                                 Ministério da Educação e Cultura Arguente | Pedro Soares (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2007 | A Criatividade em Manuais Escolares de Ciências do Ensino Básico Arguente | Isabel Perreira (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2007 | A Educação Ambiental nos Manuais Escolares: Um Estudo com Manuais do 8º ano de Escolaridade Arguente | Elsa Morgado (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
| 2006 | Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico Arguente | Diana Oliveira (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2006 | O Trabalho de Campo nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza das Escolas Superiores de Educação: Da formação
                                 facultada às representações sobre as práticas implementadas Arguente | Liliana Marques (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2006 | Geologia e Sociedade no Ensino Secundário: Um caso de aplicação na região de Anadia-Mealhada Arguente | Sofia Duarte (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2006 | O Ciclo Litológico: Construção de um documento hipermédia e avaliação do seu impacte junto de alunos do Ensino Secundário Presidente do júri | Cristiana Alves (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 | Das conceções às práticas de professores mestres de ciências: um estudo de avaliação de impacte Arguente | Dulce Veríssimo (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal | 
| 2006 | O Trabalho de Projeto na aquisição de competências no 3º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo sobre a radioatividade natural
                                 na região de Figueira de Castelo Rodrigo Arguente | Rosa Marques (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2006 | O trabalho de Campo no Ensino da Geologia. Um caso de aplicação na Serra da Estrela Arguente | Maria Pinto (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2005 | Estudo da deterioração da pedra da Igreja de Santa Maria de Leça do Mosteiro do Balio: contributo para o ensino das Geociências Arguente | Ana Moutinho (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2022/11/22 - 2022/11/24 | VIII SIACTS-Seminário Ibero-Americano de CTS com o tema: Interações CTS: impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação. | Universidade do Cruzeiro do Sul - Brasil | 
| 2022/09/16 - 2022/09/17 | II ESAVE Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e do V ISSE - Internacional Seminar on Science Education | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco | 
| 2022/03/11 - 2022/03/12 | Inovação no Ensino das Ciências e da Matemática | Escola Superior de Educação de Santarém | 
| 2022/03/11 - 2022/03/12 | Congresso ESSE Inovação no Ensino das Ciências e da Matemática | Escola Superior de Educação do instituto Politécnico de Santarém | 
| 2021/11/23 - 2021/11/26 | X Congresso Jovens Investigadores em Geociências | Universidade de Évora, Polo de Estremoz. | 
| 2021/10/21 - 2021/10/21 | II Congresso Paulista de Ensino de Ciências | Universidade de São Paulo | 
| 2021/09/16 - 2021/09/18 | XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências e do IV ISSE - International Seminar on Science Education | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra | 
| 2021 - 2021 | XI Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências | Lisboa | 
| 2020 - 2020 | Congresso Geoethics & Ground Water Management Congress: theory and practice for a sustainable development | Porto | 
| 2020 - 2020 | VPCT2020 (A voz dos professores de C&T Encontro Internacional) | Vila Real | 
| 2019 - 2019 | IX Congresso Jovens Investigadores em Geociências | Estremoz | 
| 2019 - 2019 | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Santarém | 
| 2019 - 2019 | Academic Committee of the Education in Europe (ATEE) Winter Conference 2019 | Braga | 
| 2019 - 2019 | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) & III International Seminar of Science Education (III ISSE) | Porto | 
| 2019 - 2019 | 1º Congresso Internacional de História para a Ciência no Ensino (1CIHCE) | Vila Real | 
| 2018 - 2018 | VIII GeoSciEd 2018 - the 8th International Conference on Geoscience Education (GeoSciEd) - Geoscience for Everyone / VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018 ¿ Geociências para Todos | Brasil | 
| 2018 - 2018 | Encontro Internacional ¿A voz dos professores de C&T (VPCT2018) | Vila Real | 
| 2017 - 2017 | Congreso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias/Ensenanza de las Ciencias | Espanha | 
| 2017 - 2017 | VII Congresso Jovens Investigadores em Geociências, LEG | Estremoz | 
| 2017 - 2017 | Congresso "O Tempo dos Professores" | Porto | 
| 2017 - 2017 | XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências & I Seminário Internacional de Educação em Ciências | Viana do Castelo | 
| 2017 - 2017 | II Encontro em História da Ciência no Ensino Universidade de Coimbra | Coimbra | 
| 2017 - 2017 | III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências – UEC | Porto | 
| 2016 - 2016 | VI Congresso Jovens Investigadores em Geociências | Estremoz | 
| 2016 - 2016 | Encontro "A voz dos professores de C&T" (VPCT2016) - Encontro Internacional" | Vila Real | 
| 2016 - 2016 | 3º Encontro Internacional da Casa das Ciências | Porto | 
| 2016 - 2016 | II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências – UEC | Porto | 
| 2015 - 2015 | V Edição do Congresso de Jovens Investigadores em Geociências | Estremoz | 
| 2015 - 2015 | I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências - UEC | Porto | 
| 2015 - 2015 | Colóquio em Educação em Ciências | Coimbra | 
| 2015 - 2015 | I Encontro em História da Ciência no Ensino | Vila Real | 
| 2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência | Lisboa | 
| 2014 - 2014 | IV Edição do Congresso de Jovens Investigadores em Geociências | Estremoz | 
| 2014 - 2014 | II Colóquio em História da Ciência para o Ensino | Coimbra | 
| 2014 - 2014 | do IX Congresso Nacional de Geologia (IX CNG) e 2º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa (2º CoGePLiP) | Brasil | 
| 2014 - 2014 | 2º Encontro Internacional da Casa das Ciências | Porto | 
| 2014 - 2014 | Congreso Internacional de Aprendizaje Basado en Problemas (Pan-PBL) | Chile | 
| 2014 - 2014 | XV Encontro Nacional de Educação em Ciência | Algarve | 
| 2013 - 2013 | I Colóquio em História da Ciência | Coimbra | 
| 2013 - 2013 | Encontro Sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas | Braga | 
| 2011 - 2011 | XIV Encontro Nacional de Educação em Ciência | Braga | 
| 2010 - 2010 | VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias | Espanha | 
| 2010 - 2010 | VIII Congresso Nacional de Geologia | Braga | 
| 2006 - 2006 | XIV Simpósio sobre Ensenanza de la Geologia & XXVI Curso de Atualização de Professores de Geociências | Aveiro | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | Journal of Geoethics and Social Geosciences (e-ISSN: registration) | |
| 2020 - Atual | Geoscience (Guest Editor the Collection “Education on Geocience”) | |
| 2019 - Atual | Interacções (Editorial Member) | |
| 2019 - Atual | EACH, Editora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Editorial Member) | |
| 2018 - Atual | Terræ Didatica (Editorial Member) | |
| 2017 - Atual | European Geologist Journal (Reviewer Board Member) | |
| 2016 - Atual | Enseñanza de las Ciencias de la Tierra (Editorial Member) | |
| 2014 - Atual | Episodes (Editorial Member) (0705-3797) | International Union of Geological Sciences | 
| 2014 - Atual | ENCITEC - Revista de Ensino de Ciência e Tecnologia (Adhoc Reviewer) | |
| 2012 - Atual | Journal of Education and Learning (Reviewer Board Member) (1927-5269) | Canadian Center of Science and Education | 
| 2021 - 2021 | Boletim Paranaense de Geociências (BPG) | Universidade Federal do Paraná | 
| 2020 - 2020 | Science Education (Adhoc Reviewer) | |
| 2020 - 2020 | Geoscience Communication (EGU Journal) (Adhoc Reviewer) | |
| 2020 - 2020 | Aula, Museos y Colecciones de Ciencias Naturales, de la Real Sociedad Española de Historia Natural (Adhoc Reviewer) | |
| 2020 - 2020 | Revista Online Indagatio Didactica (Editorial Member) | |
| 2020 - 2020 | Higher Education Research and Development (Editorial Member) | |
| 2017 - 2020 | Sustainability (Adhoc Reviewer) | |
| 2019 - 2019 | Journal of Geoscience Education (Adhoc Reviewer) (2158-1428) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2018 - 2018 | Research in Science Education (Adhoc Reviewer) (1573-1898) | Springer-Verlag | 
| 2017 - 2017 | Revista Portuguesa de Educação (Adhoc Reviewer) | |
| 2017 - 2017 | Ensenanza de las Ciencias (Adhoc Reviewer) | |
| 2016 - 2016 | Science Activities (Adhoc Reviewer) | |
| 2012 - 2016 | The International Journal of Management Education (Adhoc Reviewer) (1472-8117) | Elsevier | 
| 2015 - 2015 | Cogent Education (Adhoc Reviewer) (2331-186X) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2013 - 2015 | Journal of Biological Education (Adhoc Reviewer) (2157-6009) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2012 - 2015 | Journal of Education and Training Studies (Editorial Member) (2324-8068) | Redfame Publishing | 
| 2013 - 2013 | Revista Portuguesa de Pedagogia (Adhoc Reviewer) (1647-8614) | Coimbra University Press | 
| 2013 - 2013 | Revista de Educação, Psicologia e Cultura (Adhoc Reviewer) | |
| 2012 - 2012 | Journal of Geoscience Education (Adhoc Reviewer) (2158-1428) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2012 - 2012 | Revista Lusófona de Educação (Adhoc Reviewer) (1646-401X) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias | 
| 2012 - 2012 | Current Issues in Education (Adhoc Reviewer) | |
| 2009 - 2009 | Journal of Research in Science Teaching (Adhoc Reviewer) (1098-2736) | Wiley (John Wiley & Sons) | 
| 2009 - 2009 | International Journal of Science Education (Adhoc Reviewer) (1464-5289) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2009 - 2009 | e-Terra (Adhoc Reviewer) | |
| 2008 - 2008 | GeoNovas (Adhoc Reviewer) | |
| 2007 - 2007 | Enseñanza de las Ciencias (Adhoc Reviewer) | |
| 2006 - 2006 | International Journal of Science Education (Adhoc Reviewer) (1464-5289) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria | Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2021 - Atual | Vogal da Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES no âmbito da avaliação de cursos de Ensino: 2021 - curso de Ensino da Biologia e da Geologia na Universidade de Lisboa | ||
| 2022 - 2022 | European Union
                                 Function in the Committee: Expert Evaluator Avaliador | European Union | |
| 2013 - 2013 | Member of "Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
                                 na área das Ciências de Educação" Avaliador | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2012 - Atual | Revisora Científica e Didática do Projeto "Casa das Ciências" (portal da Fundação Calouste Gulbenkian para professores) - Revisora Efetiva | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2011 - Atual | Membro da Comissão Científica do website “Ciências com Todos” | Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2019 - Atual | Epistemologia e Educação em Ciências (regência partilhada com Rosa Antónia Ferreira); Ensino e Divulgação da Biologia e da Geologia (componente Geologia; regência partilhada com Luís Calafate); Metodologias de Investigação em Educação e Divulgação das Ciências (regente). | Ensino e Divulgação das Ciências (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - Atual | Didática da Geologia I (regente); Didática da Geologia II (regente); Educação para a Sustentabilidade (regente); Projeto (regente individual desde início do processo de Bolonha até 2017/18; em 2019/20 regência partilhada com Luís Calafate); Iniciação à Prática Profissional (regente da IPP em 2011 e 2012). | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2009 - Atual | Ensino das Ciências (regente deste 2009); Epistemologia e História das Ciências (regente de 2009 até 2013, incluindo a lecionação dos módulos de Epistemologia das Ciências e o módulo de História da Geologia); Filosofia e Histórias das Ciências (a partir de 2013, lecionando o módulo de História da Geologia); Divulgação Científica (em alguns anos, alternando com dois colegas do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território); Projeto; Teses. | Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Estágio (na temática de Ensino da Geologia). | Geologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Estágio (na temática de Ensino da Geologia). | Geologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2014 | Didática da Geologia I (regente); Didática da Geologia II (regente); Metodologia de Investigação Educacional (regente); Educação para o Desenvolvimento Sustentável (regente); Projeto (regente); Iniciação à Prática Profissional. | Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2011 | Metodologia do Ensino da Geologia (regente); Metodologia de Investigação Educacional (regente); Dissertações. | Biologia e Geologia em Contexto Escolar (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 1999 - 2008 | Didática da Geologia I; Didática da Geologia II; Informática Aplicada ao Ensino da Geologia. | Geologia – Ramo Educacional (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 1999 - 2008 | Didática da Geologia; Elementos de Geologia. | Biologia – Ramo Educacional (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 1999 - 2008 | Didática da Geologia I; Didática da Geologia II; Monografia; Estágio Pedagógico | Geologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 1999 - 2008 | Educação Ambiental; Metodologia de Investigação e Projeto; Metodologia do Ensino da Geologia; Dissertações. | Geologia para o Ensino (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 1999 - 2008 | Tese (na temática de Ensino da Geologia) | Geociências (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2004 - 2007 | Didática da Biologia e Geologia | Biologia e Geologia para a Educação (Mestrado) | Universidade do Algarve, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Integrated Science Association (ISA) - Universal Scientific Education and Research Network (USERN), | Member | 
| 2020 - Atual | Friendly Rock Network of the Panel of Experts of Education of the European Federation of Geology | Member | 
| 2019 - Atual | Comissão de Geoética na Sociedade Brasileira de Geologia | Member | 
| 2018 - Atual | International Union of Geological Sciences' Commission on Geoscience Education, Training and Technology Transfer (IUGS-COGE) | Member | 
| 2015 - Atual | International Association for Promoting Geoethics | Coordinator of the Portuguese National Section | 
| 2014 - Atual | Panel of Experts of Education of the European Federation of Geology | Member | 
| 2010 - Atual | International Geoscience Education Organization | Portuguese Council Member | 
| 2012 - 2016 | Associação Portuguesa de Geólogos | Secretary of the General Assembly | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | International Geoscience Education Organization: President of the Ethical Commission Coordenador | |
| 2021 - Atual | Diretora do do Mestrado em ensino da Biologia e da Geologia no 3º ciclo do ensino básico e  secundário da FCUP Diretor | |
| 2019 - Atual | Diretora do Curso do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP Diretor | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2012 - Atual | Membro Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Membro | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2019 - 2023 | Membro da Comissão de Ética da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Membro | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2018/09 - 2021/02 | International Geoscience Education Organization (IGEO) - Vice-Chair Presidente / Vice-presidente | |
| 2019 - 2021 | Membro (vogal) da Comissão do 2º Ciclo de Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FCUP. | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2019 | Membro (vogal) da Comissão do Curso do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2019 | Diretora do 2º Ciclo de Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FCUP Diretor | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2014 - 2017 | Membro (vogal) da Comissão Científica do Curso de 1º Ciclo em Geologia da FCUP. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2010 - 2014 | Membro da Comissão de Acompanhamento do 1º Ciclo em Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Membro | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2011 - 2012 | Presidente da Comissão da Iniciação à Prática Pedagógica (IPP) do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º ciclo
                                 do ensino básico e no ensino secundário. Presidente / Vice-presidente | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2010 | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Biologia e Geologia em Contexto Escolar da FCUP nos biénios 2008/10 (nº clausus
                                 de zero, desde 2010). Membro | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - 2010 | Coordenadora do Mestrado em Geologia para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo iniciado funções
                                 em fevereiro de 2006 e terminou em fevereiro de 2010. Coordenador | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2008 - 2009 | Vogal da Comissão Executiva do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a Presidência
                                 da Professora Doutora Deolinda Flores, no ano letivo 2008/2009. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - 2008 | Vogal da Comissão Executiva do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a Presidência
                                 do Professor Doutor Fernando Noronha, no biénio 2006/2008. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - 2008 | Diretora da Universidade Júnior (em representação da FCUP) – projeto da Reitoria da Universidade do Porto, nas edições 2006/2007
                                 e 2007/2008. Diretor | Universidade do Porto, Portugal | 
| 2005 - 2006 | Colaboradora Oficial da Universidade Júnior – projecto da Reitoria da Universidade do Porto, edição do ano lectivo 2005/2006. Outro | Universidade do Porto, Portugal | 
| 2004 - 2006 | Vogal da Comissão Executiva do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto sob a Presidência
                                 do Professor Doutor Fernando Noronha, no biénio 2004/2006. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2004 - 2006 | Membro do Conselho Pedagógico como representante do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,
                                 no biénio 2004-2006. Membro | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2004 - 2005 | Presidente da Comissão da Prática Pedagógica Supervisionada da área de Biologia/Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade
                                 do Porto, no ano letivo de 2004/05. Presidente / Vice-presidente | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2004 - 2005 | Presidente da Comissão de Estágios Pedagógicos de Biologia/Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no
                                 ano letivo de 2004/05. Presidente / Vice-presidente | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2003 - 2004 | Presidente da Comissão de Estágios Pedagógicos de Biologia/Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no
                                 ano letivo de 2003/04. Presidente / Vice-presidente | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2002 - 2004 | Vogal da Comissão Coordenadora do Mestrado em Geologia para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no
                                 biénio 2002/04. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2001 - 2002 | Vogal da Comissão Coordenadora do Mestrado em Geologia para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no
                                 ano letivo de 2001/02. Vogal | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | ENCITEC - Revista de Ensino de Ciência e Tecnologia | 
Distinções
            Prémio
| 2010 | Best Poster in VIII Congresso Nacional de Geologia/30º Curso de Atualização de Professores (co-authorship) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2009 | Geoconservação 2009 attributed to Camara Municipal do Porto (aligned with project POCI/CV/2006/144/0116) Pro-Geo, Portugal | 
Outra distinção
| 2005 | Honorable Mention attributed to Câmara Municipal de Paredes (aligned with project POCI/DIV/2005/00078) Pro-Geo, Portugal | 
