???global.info.a_carregar???
JOANA ISABEL QUERIDO RODRIGUES SANTOS GOMES. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento en Comunicación em 2020/09/29 pelo(a) Universidade de Vigo - Campus Lagoas Marcosende, Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira em 2010/07 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses em 2005/06 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação. Publicou 14 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 10 evento(s). Orientou 2 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Investigador em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Estudos Gerais da Linguagem, Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Línguas Específicas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Captology; Persuasão; Interação Homem-Computador; Usabilidade; Banner; Persuasion; Interaction Humain-Ordinateur; Utilisabilité; Bannière; Distributed morphology; Grammatical gender system; Formal classes; Implicit and explicit knowledge; Didactics of gender in basic education; Morfologia distribuída; Sistema de género gramatical; Classes formais; Conhecimentos explícitos e implícitos; Didática do género no Ensino Básico; International mobility; Portuguese as a non native language; Academic internationalization; Movilidad internacional; Internacionalización académica; Portugués lengua no materna; Imigração; Mulheres migrantes; Integração; Mercado de trabalho; Empregabilidade; Atores locais; Género gramatical; Processos morfossintáticos; Língua portuguesa - Estudo e ensino (básico); Grammatical gender; Morphosyntactic processes; Portuguese language teaching; 1st Cycle of Basic Education.; Português língua estrangeira - Ensino; Banda desenhada; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOANA ISABEL QUERIDO RODRIGUES SANTOS GOMES

Nomes de citação

  • Querido, Joana
  • Querido Gomes, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
3313-5EB0-FCD4
ORCID iD
0000-0002-0246-6758

Endereços de correio eletrónico

  • joanasantos@ese.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • ESE - Politécnico do Porto: R. Dr. Roberto Frias 602, 4200-465, Paranhos, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015/10/08 - 2020/09/29
Concluído
Doutoramento en Comunicación (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Virtual
Universidade de Vigo - Campus Lagoas Marcosende, Espanha
"Retórica Digital: análise de ferramentas persuasivas em Massive Open Online Courses portugueses e espanhóis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2010/10 - 2011/07
Frequentou
Doutoramento em Linguística (Pós-Graduação)
Especialização em Psicolinguística
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2009/09 - 2010/07
Concluído
Português Língua Segunda / Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2001/09 - 2005/06
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/03/17 - 2023/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009/10/01 - 2020/11/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012/10/01 - 2019/06/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/12/01 - 2023/11/30 Female TCNs Integration in Local Communities through Employability and Entrepreneurship Local Oriented Strategies/ ENFEM
AMIF-2020-AG-CALL
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto CEOS.PP, Portugal
European Union

Asylum Migration and Integration Fund
Concluído
2016/10 - 2017/09 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
FCG PLCP Referência 145558
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2012/09 - 2016/09 Representações de e sobre Género Linguístico
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. FERNANDES, Joana; QUERIDO, JOANA. "Contributos para a observação da paisagem linguística na comunicação pandémica: o caso da app Stayaway COVID-19". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Horizontes do Português, 2021.
    No prelo
  2. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Ribeiro, Iolanda. "Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2019.
Artigo em revista
  1. Martinho, Ana Luisa; Joana Alexandra de Sousa e Castro Teixeira Fernandes; Tiago Fernandes; Bernardino, Susana; Querido, Joana; Salazar, Helena. Autor correspondente: Martinho, Ana Luisa. "Intersectional Discrimination in European Labour Markets in the Voices of TCN Women". 6th International Conference on Gender Research (ICGR 2023) Proceedings 6 1 (2023): https://papers.academic-conferences.org/index.php/icgr/article/view/1030.
  2. Fernandes, Joana; Querido, Joana. "Entre telas e ecrãs... Reflexões em torno de entrelaces linguístico-culturais do Português no espaço digital". 2 9 (2021): https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n9vol2/artigos/Joana%20Fernandes_Joana%20Querido_Entre%20telas%20e%20ecr%C3%A3s.pdf.
    Publicado
  3. Adriana Baptista; Morgado, Celda (Choupina, Celda); José António Ribeiro da Costa; Azevedo, João; Querido, Joana; Inês Oliveira; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. "Antonímia e organização lexical em rede no 1.º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada". Sensos-E 6 3 (2019): 74-91. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3628.
    Publicado
  4. Gomes, Joana Querido. "PERSUASIVE TOOLS OF "CAPTOLOGY" IN "BANNERS" OF "WEB" PAGES OF LIBRARY". (2019): https://doi.org/10.34630/polissema.v0i15.2979.
    https://doi.org/10.34630/polissema.v0i15.2979
  5. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school". (2018): http://hdl.handle.net/10451/41474.
  6. Querido, Joana. "MOOC: Uma análise comparativa de plataformas". Investigacións en comunicación: Actas das III Xornadas de Doutorandos/as en Comunicación (2017): 115-130.
    Publicado
  7. Querido, Joana. "Portugal. Los MOOC en la Educación Politécnica: produción científica y provisión de cursos". Aularia 2 6 (2017): 29-36.
    Publicado
  8. Morgado, Celda (Choupina, Celda); Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; inês oliveira. Autor correspondente: Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório". Actes elétroniques du XXVIIeCongrès international de linguistique et de philologie romanes (2016): https://web-data.atilf.fr/ressources/cilpr2013/actes/section-12/CILPR-2013-12-Choupina-Baptista-Costa-Querido-Oliveira.pdf.
  9. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome". (2016): http://hdl.handle.net/10451/41984.
  10. Albuquerque, Alexandra; Querido, Joana; Castro Fernandes, Joana; Moutinho, Paula. "Um francesinha e uma galão, por favor. O Português para estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAP". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/11743.
  11. Costa, José António; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB". (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/10622.
  12. Adriana Baptista; Celda Choupina; José António Costa; Inês Oliveira; Querido, Joana. "Género Gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1.º Ciclo EB". EXEDRA (2015):
  13. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); José António Costa; Querido, Joana; Inês Oliveira. Autor correspondente: Baptista, Adriana. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos". Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas (2013):
  14. Querido, Joana. "Do impresso ao digital - desafios da hiperleitura. O caso dos e-books". POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP 13 (2013): https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3028.
Capítulo de livro
  1. Querido, Joana. "MOOC de universidades espanholas e o uso de teasers multimédia para captação de alunos". In Estudos culturais e de comunicación: tendencias actuais na investigación. Espanha, 2018.
    Publicado
  2. Adriana Baptista; Morgado, Celda (Choupina, Celda); José António Costa; Inês Oliveira; Querido, Joana. "Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico e suas implicações no ensino". In Ensinar e Aprender Português num mundo plural. 2013.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Alexandra Albuquerque; Célia Tavares; Furtado, Marco; Tallone, Laura; Querido, Joana. "POLISSEMA: Revista De Letras Do ISCAP". POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP 1 23 (2023): https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/5521.
    Editor associado
Livro
  1. Bernardino, Susana; Martinho, Ana Luisa; Salazar, Helena; Castro Fernandes, Joana; Querido, Joana; Moreira Silva, Manuel; Pimenta Fernandes, Tiago; Carvalho, Paula. Práticas de integração de mulheres migrantes. Centro de Estudos Organizacionais e Sociais. 2023.
    10.56002/ceos.0079b
Poster em conferência
  1. Joana Alexandra de Sousa e Castro Teixeira Fernandes; Querido, Joana. "A diversidade intralinguística do Português: desafios de (cons)ciência e de competência". Trabalho apresentado em Fórum Interno IPP: Formação e Inovação Pedagógica no P. Porto, 2019.
  2. Querido, Joana. "Emergência de Estratégias Comunicativas de Cortesia – contributos para o ensino da oralidade no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em VII Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade: investigação e boas práticas, 2014.
Resumo em conferência
  1. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); José António Ribeiro da Costa; João Azevedo; Inês Oliveira; Querido, Joana; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. "Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB". Trabalho apresentado em ICRE’19: 2nd International Conference on Research in Education, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Retórica Digital: análise de ferramentas persuasivas em Massive Open Online Courses portugueses e espanhóis". Doutoramento, Universidade de Vigo, 2020. https://www.investigo.biblioteca.uvigo.es/xmlui/handle/11093/1621.
  2. Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues Santos. "As potencialidades pedagógicas da banda desenhada nas aulas de português língua não materna". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10216/55389.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/14 A dinâmica comunicativa dos MOOC e o seu contributo no âmbito da formação contínua de professores V Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2023/10/17 Icons, Indexes and Symbols: Using infographics to teach semiotics International Language Week
ISCAP (Matosinhos, Portugal)
2023/10/17 O Admirável Mundo Novo do ChatGPT. Um olhar pragmático sobre comandos verbais e textualidade International Language Week
ISCAP (Matosinhos, Portugal)
2023/09/16 Contributions to the preparation of courses in Portuguese as a host language for Ukrainians XVII International CercleS Conference The future of of Language Education in an increasingly digital world: Embracing change
ISCAP
2023 A Agenda para o Trabalho Digno e a integração das mulheres migrantes no mercado de trabalho: o contributo do projeto ENFEM I International Conference on Research and Intervention in Human Resources
ISCAP
2022/12/16 O podcast como oportunidade para experiências educativas III Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2022/11/25 A integração das mulheres migrantes de países terceiros no mercado de trabalho - A perspetiva dos stakeholders em Portugal XI EDaSS International Conference
ISCAP
2022/07/21 A Semiótica ao serviço de uma leitura caleidoscópica: à procura de uma análise poligonal de conteúdos multimodais ICRE'22
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2022/07/08 Em busca de uma cultura humanista e empreendedora: uma visão de mulheres migrantes de países terceiros Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CIEECI 2022)
Instituto Politécnico de Gestão e de Tecnologia (ISLA, Gaia)
2021/05 A construção da motivação pedagógica nas e com as tecnologias II Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2019/12 O Ensino do Português e a formação de professores: dados em análise I ENFL - Encontro Nacional a formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2018/10 Português pluricêntrico ou global? A comunicação externa das PME portuguesas além-fronteiras I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2018)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação
2018/05/16 Port²comm: Português global? Estratégias para a comunicação empresarial Congresso Internacional da ACINNET
Instituto Politécnico do Porto ISCAP
2017 As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia ICRE17
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
2015/07/08 Social Media for Employability pré-conferência do European Conference on Social Media
ISCAP
2014/06/27 Emergência de Estratégias Comunicativas de Cortesia – contributos para o ensino da oralidade no 1.º ciclo o VII Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade: investigação e boas práticas
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Compreender para saber ser/ler melhor: a compreensão inferencial e a compreensão crítica ao serviço da interpretação de valores veiculados em obras literárias
Orientador de Joana Vieira da Costa
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 O eu, o outro e o contexto: o recurso a estratégias de cortesia verbais para a criação de ambientes pedagógicos mais estimulantes para a aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 SONHAR, ALCANÇAR, SER mais: Recortes de uma prática supervisionada nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12 - Atual Membro da Comissão Organizadora das V Jornadas Online de conhecimento, usos e interfaces do Português (2023/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/05 - 2023/12/06 Membro da Comissão Organizadora do I Seminário: Os sentidos do trabalho académico (G.A.T.A.) (2023/12/05 - 2023/12/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/17 Membro da Comissão Organizadora do IV Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras línguas de sinais (2023/11/16 - 2023/11/17)
Congresso
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/20 Membro da Comissão Organizadora do I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/05/31 - 2023/05/31 Membro da Comissão Organizadora do II Vozes do Português: A língua que falamos une-nos ou separa-nos? (2023/05/31 - 2023/05/31)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/05/25 - 2022/05/25 Membro da Comissão Organizadora do I Vozes do Português (2022/05/25 - 2022/05/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020/02/06 - 2020/02/07 Membro da Comissão Organizadora do III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras línguas de sinais (2020/02/06 - 2020/02/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/12/17 - 2019/12/18 Membro da Comissão Organizadora do I ENFL (Encontro Nacional a formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (2019/12/17 - 2019/12/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/07 - 2017/07/08 Membro da Comissão Organizadora do II Encontro Temático APL/ESE - Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua (2017/07/07 - 2017/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/04/15 - 2016/04/15 Membro da Comissão Organizadora do TCEurope Colloquium 2016 (2016/04/15 - 2016/04/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07 - Atual Membro da Equipa de Monitorização e Avaliação do Impacto da Formação dos CFAE Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal