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Ana Castro concluiu o Doutoramento em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa e Université Paris 8 (programa em cotutela) em 2006 e um Pós-Doutoramento em 2009 na Universidade Nova de Lisboa e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (ambos com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal). É Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2013 e Investigadora do Grupo LiFE (Linguística Formal e Experimental) no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Foi Visiting Student no Massachussetts Institute of Technology e na Université Paris 8, e Visiting Scholar na Stanford University e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 2007 e 2009 foi Affiliated Lecturer na University of Cambridge. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em atas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 1 produto registado e outros 30 itens de produção técnica. Orientou 9 dissertações de mestrado concluídas (uma em co-orientação), e 24 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura na área da Terapia da Fala. Entre 1996 e 2015 participou em 10 projetos de investigação (a maioria com financiamento autónomo), sendo coordenadora de 2. Atualmente participa em 3 projetos de investigação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Lúcia Alvito dos Santos Furtado de Castro

Nomes de citação

  • Castro, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
3118-CFAC-6C9A
ORCID iD
0000-0002-5635-9915

Websites

  • http://clunl.fcsh.unl.pt/equipa/castro-ana/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2009
Concluído
Linguística (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2008
Concluído
TechPreneur - Entrepreneurship Training (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006/01
Concluído
Doutoramento em Linguística / Sciences du Langage (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Université Paris 8 UFR Sciences du Langage, França
"On Possessives in Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada por unanimidade (com distinção e louvor)
2000/09 - 2002/07
Concluído
Ciências da Linguagem e da Comunicação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito Bom
1997 - 1998
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Português e Latim) (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
17/20
1993 - 1997
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
17/20
Percurso profissional

Ciência

2004/01/22 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2000/09 - 2006/05 Estagiário de Investigação (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2002/09/01 - 2003/07/01 Investigador visitante (Investigação)
Massachusetts Institute of Technology, Department of Linguistics and Philosophy, Estados Unidos
1996/07 - 2000/08 Estagiário de Investigação (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

2013/12 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2008/12/01 - 2013/12/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2007/09 - 2009/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
University of Cambridge, Reino Unido
2006/09/01 - 2008/12/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2007/03 - 2007/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2005/09/01 - 2006/03/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2004/09/01 - 2005/03/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2002/01/01 - 2002/03/01 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

2005/08 - 2007/06 Técnico Superior (Técnico Superior)
The Butler-Hill Group / Microsoft Natural Language Processing Group, Estados Unidos
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2019/04/16 IS1406: Enhancing children's oral language skills across Europe and beyond - a collaboration focusing on interventions for children with difficulties learning their first language
COST Action IS1406
Investigador
COST - European Cooperation in Science & Technology

Outro

Designação Financiadores
2013 - Atual LARSP-PE – Adaptation of Language Assessment Remediation and Screening Procedure (LARSP) into Portuguese
LARSP-PE
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - Atual Phonological awareness – tools for clinical and educational intervention
[3CP-IPS-12-2009]
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2019/04 Enhancing children's oral language skills across Europe and beyond - A collaboration focusing on interventions for children with difficulties learning their first language (COST Action IS1406)
COST Action IS1406
Investigador
European Cooperation in Science and Technology (COST)
2015 - 2019 Enhancing children's oral language skills across Europe and beyond - a collaboration focusing on interventions for children with difficulties learning their first language
COST Action IS1406
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2016/12 MABILIN – Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas; adaptação para o português europeu
FCG
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2015 Crosslinguistic and Crosspopulation Approaches to the Acquisition of Dependencies
PTDC/MHC-LIN/4812-2012
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Avaliação de Habilidades Linguísticas em português brasileiro e português europeu - contributos para a Terapia da Fala
PBSU-IPS2012
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2013 Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
[PTDC/CLE- LIN/099802/2008]
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2009 On the acquisition of nominal structures in European Portuguese – experimental studies on comprehension and production
[SFRH/BPD/20364/2004]
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2009 Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
[POCTI/LIN/57377/2004]
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 - 2006 LANGVAR - Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
CLUNL
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2000 - 2006 A gramática das formas possessiva em português
[PRAXIS XXI/BD/21603/99]
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2001 - 2004 Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval
[POCTI/LIN/35524/2000]
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1996 - 1999 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e Segmentação Automática
[PRAXIS XXI/2/2.1/CSH/778/95]
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1993 - 1997 A Gramática do Português Medieval - Contributos para a sua caracterização
[PCSH/C/LIN/537/93]
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, Ana; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. "Análise de discurso infantil: da avaliação à intervenção – ferramentas para o português". Trabalho apresentado em XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia Online, São Paulo (online), 2020.
  2. Castro, Ana; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. "From the assessment of speech samples to intervention in language impairment of European Portuguese speaking children". 2018.
  3. Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Pinelas, Ana. "Language and speech disorders in kindergarten children study of prevalence and associated factors". 2018.
  4. Coutinho, Ana; Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Pinelas, Ana. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factor". 2018.
  5. Castro, Ana; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. "A procedure for morphosyntactic analysis of European Portuguese speaking children's spontaneous language samples". 2018.
  6. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia. "Phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". 2018.
  7. Castro, Ana; Branco, Telma; Moreira, Miriam. "Sobre concordância nominal em crianças com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem". Trabalho apresentado em XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2010.
    Publicado
  8. Alves, Dina ; Castro, Ana ; Correia, S.. "Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica". Trabalho apresentado em XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Letícia Maria Sicuro Corrêa; Marina Ana Rosa Augusto; Castro, Ana. "Agreement and markedness in the ascription of gender to novel animate nouns by children acquiring Portuguese". Journal of Portuguese Linguistics 9 2 (2010): 121-142.
    Publicado
  2. Castro, Ana; Ferrari-Neto, José. "Um estudo contrastivo do PE e do PB com relação à identificação de informação de número no DP". Letras Hoje 42 1 (2007): 65-76. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/issue/view/61.
    Publicado
  3. Castro, Ana. "Possessivos e artigo definido expletivo em PE e PB". Revista Veredas 10 1-2 (2006): sp-sp. https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/issue/view/22.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Castro, Ana; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. "LARSP-PE: A Developmental Language Profile for European Portuguese". In Grammatical Profiles; Further Languages of LARSP, editado por Ball, Martin J.; Fletcher, Paul; Crystal, David, 151-173. Multilingual Matters, 2019.
    Publicado
  2. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, S.; Célia Soares. "Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto". In O universal e o particular: uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, 95-102. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2015.
    Publicado
  3. Castro, Ana; Augusto, Marina Rosa Ana; Corrêa, Letícia Maria Sicuro. "The role of D in the ascription of gender to novel animate nouns in early language acquisition: evidence from Brazilian and European Portuguese". In Language Acquisition and Development; Proceedings of GALA 2009, 84-95. Cambridge, UK, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2010.
    Publicado
  4. Castro, Ana; Pratas, Fernanda. "Cape-verdian DP-internal agreement: additional arguments for a Distributed Morphology analysis". In Studies on Agreement, 11-24. Amsterdam & Philadelphia, Estados Unidos: John Benjamins, 2006.
    Publicado
  5. Castro, Ana; Costa, João. "Weak forms as Xº: prenominal possessives and preverbal adverbs in Portuguese". In Romance Linguistics: theory and acquisition, 95-110. Amsterdam & Philadelphia, Estados Unidos: John Benjamins, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Castro, Ana; João Costa; Maria Lobo; Fernanda Pratas. Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2009. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2010.
  2. Castro, Ana; Ferreira, Marcelo; Hacquard, Valentine; Salanova, Andres P.. Romance, Op. 47: Collected Papers on Romance Syntax. Cambridge, MA, Estados Unidos: MIT Working Papers in Linguistics. 2004.
Entrada de enciclopédia
  1. Castro, Ana. "Naming". In The SAGE Encyclopedia of Human Communication Sciences and Disorders, editado por Damico, Jack S.; Ball, Martin J.. SAGE Publications, 2019. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/the-sage-encyclopedia-of-human-communication-sciences-and-disorders/book245001.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Castro, Ana. "Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos da Linguística para o diagnóstico em Terapia da Fala". Trabalho apresentado em XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (28 a 30 de outubro de 2020), 2020.
  2. Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Coutinho, Clara. "COST IS1406 Practitioner Survey on Intervention with Language Impairment results of Portugal". Trabalho apresentado em Final COST Action IS1406 Conference, 2019.
  3. Pereira Coutinho, Ana; Castro, Ana; Pinelas, Ana; Alves, Dina. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  4. Castro, Ana; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. "A procedure for morphosyntactic analysis of european portuguese speaking children’s spontaneous language samples". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  5. Castro, Ana; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. "From the assessment of speech samples to intervention in language impairment of european portuguese speaking children". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  6. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. "A phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  7. Alves, Dina; Castro, Ana; Pereira Coutinho, Clara. "COST IS1406 Practitioner survey on intervention with language impairment: results of Portugal". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  8. Castro, Ana; Alves, Dina; Soares, Célia; Correia, Susana. "A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, 2017.
  9. Castro, Ana; Alves, Dina; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. "Language samples analysis in Language Impairment: bridging 20th and 21st century competences". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, 2017.
  10. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana; Wertzner, Haydée. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of European and Brazilian Portuguese". Trabalho apresentado em 30th World Congress f the IALP, 2016.
  11. Castro, Ana; Ribeiro, Vânia. "Assessment of Pseudowords Repetition in European Portuguese: A Pilot Study". Trabalho apresentado em 2012 ASHA Convention, 2012.
  12. Castro, Ana; Cardoso, Sónia. "Prosodic status matters for word segmentation". Trabalho apresentado em 12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL), 2011.
  13. Castro, Ana; Corrêa, Letícia Maria Sicuro; Augusto, Marina Rosa Ana; Ferrari-Neto, José. "The interpretation of number morphology in Portuguese". Trabalho apresentado em Workshop in tribute to Celia Jakubowicz - Theoretical Syntax and (a)typical Child Language Acquisition, 2009.
  14. Castro, Ana; Corrêa, Letícia Maria Sicuro; Augusto, Marina Rosa Ana. "Agreement and marked morphology in the ascription of gender to novel words". Trabalho apresentado em Workshop in tribute to Celia Jakubowicz - Theoretical Syntax and (a)typical Child Language Acquisition, 2009.
Resumo em conferência
  1. Pereira Coutinho, Ana; Castro, Ana; Pinelas, Ana; Alves, Dina. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  2. Castro, Ana; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. "A procedure for morphosyntactic analysis of European Portuguese speaking children’s spontaneous language samples". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  3. Castro, Ana; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. "From the assessment of speech samples to intervention in language impairment of european portuguese speaking children". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  4. Alves, Dina; Castro, Ana; Pereira Coutinho, Clara. "COST IS1406 Practitioner survey on intervention with language impairment: results of Portugal". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  5. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. "A phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, 2018.
    Publicado
  6. Castro, Ana; Alves, Dina; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. "Language samples analysis in Language Impairment: bridging 20th and 21st century competences". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal, 2017.
    Publicado
  7. Castro, Ana; Saldaña, David; Law, James; Alves, Dina. "Developing a coherent picture of the evidence underpinning practice for children with language impairment: early findings from a pan European COST Action network". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal, 2017.
    Publicado
  8. Castro, Ana; Alves, Dina; Soares, Célia; Correia, Susana. "A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects". Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal, 2017.
    Publicado
  9. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana ; Wertzner, Haydée. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of european and brazilian portuguese.". Trabalho apresentado em 30th World Congress f the IALP, Dublin, 2016.
    Publicado
  10. Castro, Ana; Cardoso, Sónia. "Prosodic status matters for word segmentation". Trabalho apresentado em 12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL), Montreal, 2011.
    Publicado

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. 2015. "Teste de Consciência Fonológica". Portugal.

Outros

Outra produção
  1. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano. 2018. 10 elementos-chave sobre a COST Action IS1406. Tradução para português de "Ten Key Features of COST Action IS1406". https://research.ncl.ac.uk/costis1406/.
  2. Pauline Frizelle; Carol-Anne Murphy; Jan de Jong; Edith Kouba; Castro, Ana; Virve Vihman; Filip Smolik; Dagmar Bittner. 2017. Interventions for children with primary language impairment: a COST IS1406 systematic review of the evidence for interventions addressing grammatical language difficulties and the theoretical foundations of those interventions. http://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/display_record.php?ID=CRD42017069628.
  3. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. 2009. Teste de Consciência Fonológica. Produto.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/12/13 + Consciência Fonológica: o projeto, o programa e resultados preliminares 1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Linguagem
Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2017 Developing a coherent picture of the evidence underpinning practice for children with language impairment: early findings from a pan European COST Action network COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship
Consortium of Institutes of Higher Education in Health and Rehabilitation in Europe (COHEHRE) (Setúbal, Portugal, Portugal)
2009 Learning plural morphology in Portuguese: on the productivity of rules 5 Encuentro de Grama´tica Generativa
(General Roca, Argentina, Argentina)
2009 The role of D in the ascription of gender to novel animate nouns in early language acquisition: evidence from Brazilian and European Portuguese GALA 2009 – Generative Approaches to Language Acquisition
(Lisboa, Portugal, Portugal)
2009 Consciência Fonológica – instrumentos para a intervenção clínica e pegadógica V Congresso da Associac¸a~o Portuguesa de Terapeutas de Fala
(Lisboa, Portugal, Portugal)
2006 Os possessivos em Português I Fo´rum de Partilha Lingui´stica
Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal, Portugal)
2005 Possessives, definite article and number: European and Brazilian Portuguese 15th Colloquium on Generative Grammar
(Barcelona, Espanha, Espanha)
2004 A non uniform analysis of adjectives: evidence from European Portuguese EVELIN’04
(Campinas, Brasil, Brasil)
2003 Cape-verdian DP-internal agreement: additional arguments for a Dis- tributed Morphology analysis International Workshop on the Phonology and Morphology of Creole Languages
(Siegen, Alemanha, Alemanha)
2003 Cape-verdian DP-internal agreement: additional arguments for a Dis- tributed Morphology analysis Lisboa Workshop on Agreement
(Lisboa, Portugal, Portugal)
2002 Weak forms as Xº: prenominal possessives and preverbal adverbs in Portuguese The 32nd Linguistic Symposium on Romance Languages (LSRL)
(Toronto, Canadá, Canadá)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Competências Morfossintácticas em Crianças com Perturbação Específica de Desenvolvimento da Linguagem do Subtipo Sintáctico
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - Atual Aquisição dos artigos definidos e indefinidos por aprendentes de português como língua não materna
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
Coorientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 LARSP-PE: Language Assessment, Remediation and Screening Procedure para o português europeu
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Contributo para a validação do Protocolo para Diagnóstico Diferencial das Perturbações da Linguagem na criança (ProDiPL)
Coorientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de dupla via
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Contributo para a validação da grelha LARSP para o português europeu
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Medidas Fonológicas em Crianças com Perturbação dos Sons da Fala. Estudo comparativo entre o português europeu e o português brasileiro
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 LARSP-PE – Avaliação Morfossintática
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Intervenção em consciência fonológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Caracterização do nível de consciência fonológica em idade escolar
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Contributo para a validação de um instrumento de avaliação de consciência fonológica em idade pré-escolar e escolar
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Contributos para a adaptação do perfil linguístico LARSP: Language Assessment, Remediation and Screening Procedure para o português europeu
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Guidelines para intervenção na linguagem em crianças portuguesas de idade pré-escolar e escolar
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 - 2011 Consciência de palavra em crianças de idade pré-escolar e escolar
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 - 2011 Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL – tempo e precisão na nomeação
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 - 2011 Instrumento de avaliação de repetição de pseudo-palavras
Orientador
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 - 2011 Propriedades morfológicas e capacidade de repetição em indivíduos afásicos
Coorientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2010 - 2010 Conscie^ncia fonológica – proposta de actividades para o ensino pré-escolar e escolar
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 Consciência Fonológica; Estudo Piloto do Protótipo de um Instrumento de Avaliação
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 Concordância Nominal na PEDL
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Avaliação da consciência silábica
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 A influêcia de variáveis linguísticas em tarefas de síntese e segmentação fonémica em alunos do 2º e 3º anos de escolaridade
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Segmentação silábica e os segmentos [r] e [l] no constituinte coda em crianças em idade pré-escolar e escolar
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Segmentação, Identificação e Exclusão Silábica em crianças em idade pré- escolar e escolar dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Elaboração de um Modelo para a Aferição de um Instrumento de Avaliação de Consciência Fonológica
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 Identificação de sílaba inicial em crianças de idade escolar e pré-escolar - dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses de idade
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 Exclusão Silábica em crianças em idade escolar e pré-escolar – dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses de idade
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 Segmentação silábica em crianças em idade escolar e pré-escolar – dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses de idade
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 Aquisição de morfologia nominal de número em crianças portuguesas de 2 anos: percepção e produção
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 Sobre a aquisição de possessivos: um estudo de produção em crianc¸as com desenvolvimento típico dos 5;00 aos 6;00
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 Sobre a aquisição de possessivos: um estudo de produção em crianc¸as com desenvolvimento típico dos 2;00 aos 3;6
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 Sobre a aquisição de possessivos: um estudo de produção em crianc¸as com desenvolvimento típico dos 3;7 aos 5;00
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 Consciênca silábica e segmental em crianças de idade pré-escolar
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 COST Action IS1406 - Management Committee Meeting e Core Group Meeting
Encontro (Outra)
COST, Portugal
2018 - 2018 Aula aberta do curso de licenciatura em Terapia da Fala: James Law (Intervention for children with speech and language disorders: the interaction between external evidence and professional judgement) e Elin Thordardottir (Dialogic book reading to stimulate oral language abilities)
Outro (Outra)
2017 - 2017 COST Action IS1406 - Short Term Scientific Mission (Working Group 1 - Systematic Reviews)
Encontro (Outra)
COST, Portugal
2017 - 2017 Aula Aberta do curso de licenciatura em Terapia da Fala: Haydée Fiszbein Wertzner (USP, São Paulo, Brasil), "Medidas fonológicas aplicadas à avaliação fonoaudiológica e Caraterísticas fonológicas de crianças com perturbações dos sons da fala falantes de português europeu e português brasileiro" (com David Nascimento, Catarina Martins, Sofia Pinto, Dina Caetano Alves e Ana Castro)
Outro (Outra)
2017 - 2017 Seminário de Haydée Fiszbein Wertzner (USP, São Paulo, Brasil), "O uso de equipamentos na avaliação da fala", inserido na 10ª Semana Internacional, sobre Mudança e Tecnologia,
Simpósio (Outra)
2012 - 2012 Romance Turn V - Workshop on the Acquisition of Syntax of Romance Languages
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa & Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 GALA 2009 – Generative Approaches to Language Acquisition
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Workshop on Language Acquisition: methods and results
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 Lisbon Workshop on Production versus Comprehension in Language Acquisition
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2004 - 2004 Lisbon Workshop on Alternative Views on the Functional Domain
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2003 - 2003 Lisbon Workshop on Agreement
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 17th Conference of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association
Congresso
17th Conference of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association
International Clinical Phonetics and Linguistics Association, Reino Unido
2012 - 2012 XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2012 - 2012 Workshop on Crosslinguistic Influence in Non-native Language Acquisition
Conferência
Workshop on Crosslinguistic Influence in Non-native Language Acquisition
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa & Universidade de Macau, Portugal
2011 - 2011 XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2010 - 2010 XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2010 - 2010 V Fórum de Partilha Linguística
Conferência
V Fórum de Partilha Linguística
Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 IV Fórum de Partilha Linguística
Conferência
IV Fórum de Partilha Linguística
Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 III Fórum de Partilha Linguística
Conferência
III Fórum de Partilha Linguística
Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Propriedades das imagens e avaliação de comportamentos linguísticos Ana Paula dos Santos Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 Avaliação de narrativas orais em crianças falantes de português europeu Stéphanie Dias Vaz (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 A extensão média de enunciado como indicador de desenvolvimentoo linguístico no português europeu Ana Rita Coimbra Pina de Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Rácio Type-token e D como indicador de desenvolevimento linguístico no português europeu Raquel João Pinheiro Marques de Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o Modelo de Dupla-Via Ana Rita Lourenço Martins dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A aquisição/aprendizagem do sintagma nominal do português em contacto com o ibinda, numa perspetiva contrastiva e de aplicação ao ensino Filipe Camilo Miaca (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Processing Cost and Language Acquisition: passive sentences and implications for SLI João Cláudio de Lima Júnior (Outro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 Competências Morfossintácticas em Crianças com Perturbação Específica de Desenvolvimento da Linguagem do Subtipo Sintáctico Maria Alexandra Lourenço Afonso (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação Gina Alexandra Vinagre Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar. Contributo para validação de um instrumento de avaliação Célia Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 Intervenção em consciência fonológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita Karla Lusitano Cysne (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 Produção e Compreensão de Interrogativas Parciais em Crianças com Português Língua Não Materna Vanda Lúcia Rosa Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 Implicaturas Escalares e Propriedades Semânticas Sandra Isabel Santos Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 Flexão Nominal e nominalizações agentivas instrumentais em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem. Estudo de caso comparativo Ana Cristina Fernandes Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 Compreensão e produção de interrogativas parciais em crianças do português europeu com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem Carla Rafael Fernandes José (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 Compreensão e produção de orações relativas por crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem Ana Rita Costa Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 Análise de itens sintácticos em provas de avaliação da linguagem - Relevância para identificação de perturbação específica do desenvolvimento Maria Alexandra Lourenço Afonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL Ana Cristina Fernandes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 Compreensão e Produção de Orações Relativas em Crianças Falantes do Português Europeu Portadoras de Deficiência Auditiva Vera Lúcia Horta Mangas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011 Instrumento de Avaliação de Repetição de Pseudo-palavras Vânia Isabel da Cunha Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 A aquisição da elipse nominal em português europeu - produção e compreensão Daniela Clara (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 Estudo da competência comunicativa de crianças do 4º ano de escolaridade através da análise de narrativas orais Cristina Maria da Silva Vareda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2009/11/18 - 2009/12/08 In-Mind_Português
2007/05/01 - 2007/05/31 Language

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Comissão de auto-avaliação do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Acreditação de ciclos de estudos pela A3ES) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - Atual Comissão de auto-avaliação do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Acreditação de ciclos de estudos pela A3ES) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/09 - Atual Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem I Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Introdução à Linguística, Fonética e Fonologia Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Introdução à Terapia da Fala Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Léxico, Semântica, Morfologia, Sintaxe e Pragmática Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Psicolinguística e Linguística Clínica Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Projeto de Intervenção Comunitária Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Educação para a Prática V Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/09 - Atual Projeto de Investigação em Terapia da Fala Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Experiência e Técnicas I Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Experiência e Técnicas II Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Experiência e Técnicas III Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Experiência e Técnicas V Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Experiência e Técnicas IX Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Ciências da Fala e da Linguagem I Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Ciências da Fala e da Linguagem II Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Ciências da Fala e da Linguagem III Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Ciências da Fala e da Linguagem IV Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Trabalho de Projeto Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/09 - 2017/07 Tema Aprofundado Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Metodologias de Investigação I Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Metodologias de Investigação II Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Experiência e Técnicas II Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Ciências da Fala e da Linguagem I Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Ciências da Fala e da Linguagem II Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Ciências da Fala e da Linguagem III Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Ciências da Fala e da Linguagem IV Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Trabalho de Projeto Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/07 Tema Aprofundado Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007/09 - 2009/06 Introduction to the Structure and Varieties of Modern Portuguese Portuguese Studies (Licenciatura) University of Cambridge, Reino Unido
2007/03 - 2007/07 Fonética Clínica Terapia da Fala (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação Portuguesa de Linguística
Atual Linguistic Society of America

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/04 - Atual Membro do Conselho de Representantes
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2014/05 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2014/05 - 2018/04 Membro do Conselho de Representantes
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2010/05 - 2014/05 Membro do Conselho Técnico-Científico
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2010/05 - 2014/05 Membro do Conselho de Representantes
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Júri de avaliação do período experimental do docente João Miguel Lima Ferreira (Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - Atual Professor Adjunto (área disciplinar: Terapia da Fala) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Best Poster COHEHRE Conference 2017
Consortium of Institutes of Higher Education in Health and Rehabilitation in Europe (COHEHRE), Portugal
2012 Programa de Bolsas Ibero-americanas Santander Universidades - Prémio Jovens Professores e Investigadores (Instituto Politécnico de Setúbal)
Banco Santander Totta, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal