???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Kadine Teixeira Lucas

Nomes de citação

  • Lucas, Kadine

Identificadores de autor

Ciência ID
301B-1E11-EC97
ORCID iD
0000-0003-2368-7717

Endereços de correio eletrónico

  • kadineteixeira@yahoo.com.br (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 938771729 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/15 - 2022/04/30
Em curso
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em História da Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Em busca da nação entre Portugal e Brasil: mediação cultural e sociabilidade transatlântica no “Archivo Pittoresco” (1857 - 1868)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/09/15 - 2019/06/30
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em História da Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Aprovada
2014/02/01 - 2016/03/11
Concluído
Mestrado em Educação (Master)
Especialização em Educação, História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
9.5 (máximo 10.0)
2002/02/01 - 2007/07/18
Concluído
História (Licence)
Especialização em Licenciatura em História
Universidade de São Paulo, Brasil
2002/02/01 - 2006/08/25
Concluído
História (Bachelor)
Especialização em História
Universidade de São Paulo, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2021/12/31 Investigador (Investigação) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2014/02 - 2016/03 Investigador (Investigação) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2005 - 2005 Investigador (Investigação) Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01 - 2018/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Lourenço Castanho, Brasil
2005 - 2007 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Nossa Senhora das Graças - Gracinha, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2011 Assistente Pedagógica Instituto Paulo Freire, Brasil
2002 - 2004 Bolseira Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Brasil
NEA - Núcleo de Educação de Adultos e Formação Permanente de Professores, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2003 - 2004 A arte no ensino de História
0000000
Bolseiro de Integração na Investigação
NEA - Núcleo de Educação de Adultos e Formação Permanente de Professores, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lucas, Kadine. "Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil: uma noção sobre educação popular em meados do XIX". Trabalho apresentado em XIV CIHELA (Congresso Ibero-Americano de História da Educação), Lisboa, 2021.
    Publicado
  2. Lucas, Kadine. "'Pelo progresso do paiz': uma visão abolicionista sobre a educação dos ingênuos". Trabalho apresentado em XI Colubhe, Porto, 2016.
    Publicado
  3. Lucas, Kadine; Chiozzini, D.. "O lugar da educação do negro no projeto civilizador paulista do fim do século XIX (1880 - 1900)". Trabalho apresentado em XXVIII Simpósio Nacional de História, Florianópolis, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lucas, Kadine; Chiozzini, Daniel; Kadine Teixeira Lucas; Daniel Ferraz Chiozzini. "Augusto Reis Machado: um professor na crítica do ensino de História em Portugal no início do século XX". Sarmiento 25 (2021): 255-273. https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2021.25.0.8615.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/srgphe.2021.25.0.8615
  2. Kadine Teixeira Lucas; Daniel Ferraz Chiozzini; Lucas, Kadine; Chiozzini, D.. "A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900)". EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 33 69 (2021): 1433-1465. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46672.
    Publicado • 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46672
  3. Lucas, Kadine; Kleinschmidt, Jessica; Schwarz, Jörg; Upenieks, Reins; Adaramola, Adeniyi. "'Professionalisation through further education? An international comparison of non-formal education programmes for adult educators". Andragogical Studies 11 (2020): 63-85. http://www.as.edu.rs/search?l=en.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lucas, Kadine. "Primeira Guerra Mundial e Guerra do Paraguai: semelhanças e diferenças", Revista Nova Escola, 2014
Capítulo de livro
  1. Lucas, Kadine. "Narrativas sobre regimes autoritários: dilemas da memória acerca do que é ensinado e aprendido". In Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, 453-463. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófanas, 2019.
    Publicado
  2. Lucas, Kadine. "Cultura e Círculo de Cultura: as possibilidades de trabalho pedagógico com a cultura popular do Maranhão". In Alfabetização Educadora de Jovens, Adultos e Idosos Maranhense, 140-149. São Paulo, Brasil: Instituto Paulo Freire, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Lucas, Kadine; Martins, A. P.. Caminhar e Transformar - História. São Paulo, Brasil: FTD. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Lucas, Kadine; Graciani, A.. Almanaque Relatos e Retratos do Maranhão. São Paulo, Brasil: Instituto Paulo Freire. 2009.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Lucas, Kadine. "What one is supposed to teach and what one wants to teach: perceptions of a history teacher between the beginning of the Portuguese Republic and the start of the New State". Trabalho apresentado em ISCHE 41st Annual Conference, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Lucas, Kadine. "A História em revistas portuguesas especializadas do século XX: visões sobre o saber científico e o escolar". Trabalho apresentado em X Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Lucas, Kadine. "Os ingênuos nos projetos de educação da elite paulista no fim do século XIX". Trabalho apresentado em IV Encontro do Grupo de Pesquisa 'Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações', São Paulo, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lucas, Kadine. ""Pelo progresso do paiz": projetos para a educação de ingênuos na imprensa paulista em fins do século XIX". Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18945.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/07/21 Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil: uma noção sobre educação popular em meados do XIX XIV CIHELA (Congresso Ibero-Americano de História da Educação)
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/06/03 'Love of fatherland, of mother language and Christian moral': Representations and cultural practices in a mid-eighties 'magazine-book' 11th Histories of Education Summer School,
Université de Lyon (Lyon, França)
2020/02/11 Adult Educators continuing education at work: a Brazilian experience International & Comparative Studies in Adult Education & Lifelong learning
Julius Maximilians University (Würzburg, Alemanha)
2019/12 História da Educação, Ensino e Pesquisa na Universidade de Lisboa Encontro do Grupo de pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2019/07 What one is supposed to teach and what one wants to teach: perceptions of a history teacher between the beginning of the Portuguese Republic and the start of the New State 41th International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) – Spaces and places of education
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/06 A História em revistas portuguesas especializadas do século XX: visões sobre o saber científico e o escolar X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2019 Narrativas sobre regimes autoritários: dilemas da memória acerca do que é ensinado e aprendido 3º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona/ Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação (CeiED) (Lisboa, Portugal)
2017 Práticas Inovadoras adotadas para o ensino das Ciências Humanas. Território Educativo - quando a sala de aula é na rua 24º Congresso do Bett Educar
(São Paulo, Brasil)
2015 O lugar da educação do negro no projeto civilizador paulista do fim do século XIX (1880 - 1900) XXVIII Simpósio Nacional de História
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2015 Os "ingênuos" nos projetos de educação da elite paulista no fim do século XIX IV Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações"
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2014 O ensino de História na Eja: Temas, Conteúdos e Materiais didáticos Tópico da Disciplina Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Universidade Federal Paulista, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Guarulhos, Brasil)
2010 Um novo olhar sobre o ensino de História: linguagens artístico-culturais em sala de aula II Congresso ICLOC - Práticas na sala de aula
Instituto Cultural Lourenço Castanho (São Paulo, Brasil)
2009 Escravidão contemporânea: como abordar em sala de aula por meio de múltiplas linguagens I Encontro Nacional do Escravo Nem Pensar
Repórter Brasil (Açailândia, Brasil)
2008 Teatro e educação: uma experiência artística e formativa de trabalhadores rurais VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Instituto Paulo Freire; Fapesp (São Paulo, Brasil)
2005 Acervo Arnaldo Pedroso d'Horta V Jornada Interna dos Estagiários e bolsistas do IEB
Universidade de São Paulo - Instituto de Estudos Brasileiros (São Paulo, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/07/01 - 2021/07/23 Integrante do secretariado do XIV Cihela (2021/07/20 - 2021/07/23)
Congresso (Outra)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de História da Educação de Portugal, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2019 X Fórum de Jovens Investigadores (2019/06 - 2019/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2008 - 2008 VII Encontro Nacional do MOVA Brasil (Movimento Nacional de Alfabetização) (2008/06/27 - 2008/06/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Brasil

Instituto Paulo Freire, Brasil

Editora Paulus, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/07/20 - 2021/07/23 Moderação das sessões "História, Educação e Cidadania" e "Representações sobre a infância e juventude" no XIV Cihela
Congresso
XIV CIHELA (Congresso Ibero-Americano de História da Educação)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/02/03 - 2020/02/14 Participação na Escola de Inverno "International & Comparative Studies in Adult Education & Lifelong learning", na Julis Maximilians University. Consistiu em duas semanas de trabalho, sendo a primeira focada em aporte teórico e a segundo em estudos comparados. Para essa, escrevemos um artigo sobre uma experiência do nosso país de origem relativa à temática do grupo que integramos, o qual apresentamos aos colegas. Ao longo da semana, realizamos um exercício comparativo, cujas conclusões partilhamos com os outros grupos no último dia do evento.
Outro
International & Comparative Studies in Adult Education & Lifelong learning
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/12/03 - 2018/12/03 Poadcast Alô Ciência Educação Pós Abolição
2010 - 2010 Conexão Futura Paulo Freire e o trabalho de alfabetização na África

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/10/01 - Atual Anpuh - Associação Nacional de História Integrante do Grupo de Trabalho sobre Ensino de História
2018/09 - Atual Associação de História da Educação de Portugal Sócio
2015/02 - Atual Grupo de pesquisa: Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações Pesquisadora