???global.info.a_carregar???
Atualmente, é Assistente Convidada da ESECS, do Politécnico de Leiria, desde 2021, lecionando Unidades Curriculares (UCs) relacionadas com Matemática e Didática da Matemática na Licenciatura e Mestrados de Educação Básica. Exerce, nesse contexto, o papel de Supervisora de várias Práticas Pedagógicas. Frequenta o Doutoramento em Educação (especialização em Didática da Matemática) pela Universidade de Lisboa - Instituto de Educação desde 2018/19, com orientação dos professores João Pedro da Ponte e Marisa Quaresma. Entre 2017 e 2021 foi Assistente Convidada da ESTM do Politécnico de Leiria, onde lecionou, de entre outras, as UCs de Matemática I e II da Licenciatura em Biotecnologia. Foi docente da Escola Superior de Educação de Torres Novas entre 2007 e 2016, onde lecionou diversas Unidades Curriculares nas Licenciaturas em Educação Básica, Educação Social e Educação Física e Desporto, orientou, ainda, 13 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato e na Pós-Graduação em Educação Especial. Concluiu o Mestrado em Matemática em 2006 (Ramo da História da Matemática) e a Licenciatura em Ensino de Matemática em 2003, ambos pela Universidade de Aveiro, e o Curso de Especialização em Educação Especial pela ESECS do Politécnico de Leiria em 2018. Atua na área de Ciências da Educação com ênfase na Formação de Professores e Didática da Matemática.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Sofia Antunes Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
2E1F-C95B-E9CD
ORCID iD
0000-0001-6699-9652

Endereços de correio eletrónico

  • raquelsvieira@campus.ul.pt (Profissional)
  • raquel.vieira@ipleiria.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Campus 1 - Rua Dr. João Soares Apt 4045, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2018/09 - 2025
Em curso
Programa de Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2018/06/22
Concluído
Educação Especial (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Domínio Cognitivo-Motor
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
17
2007 - 2014
Frequentou
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação e Formação de Adultos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
17
2010/07/22
Concluído
Certificado de Registo de Formador (Outros)
Especialização em Educação em (Matemática),Didácticas Específicas (Matemática), Matemática / Métodos Quantitativos”
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, Portugal
2008/12/03
Concluído
Certificado de Aptidão Profissional (Outros)
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2008
Frequentou
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ciências da Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Educação e Formação ao Longo da Vida: uma Perspectiva Situada da Literacia e Desenvolvimento de Competências (O Caso Específico da Matemática)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003/03/08 - 2006/07/17
Concluído
Matemática (Mestrado)
Especialização em História da Matemática
Universidade de Aveiro, Portugal
""As secções cónicas na obra da José Anastácio da Cunha: um estudo comparativo”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2005/10/31 - 2006/01/31
Concluído
Certificado de Formação Profissional (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Webdesign e Multimédia
ACISO - Associação Empresarial de Ourém-Fátima, Portugal
17
1997 - 2003/06/03
Concluído
Ensino de Matemática (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/10/27 - 2021/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2007/09/01 - 2016/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Diocesano Andrade Corvo, Portugal
2014/09/01 - 2015/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Navegantes, Portugal
2006/06 - 2012/02 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Formação Profissional de Tomar (IEFP), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/09/01 - 2023/08/31 Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática dos primeiros anos
SFRH/BD/146837/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 284 - 2011-2012
PEst-C/MAR/UI0284/2011
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2013/09/01 - 2015/08/31 Recipes for an active life ( Grundtvig Learning Partnership)
2013 -1-HR1-GU06-03254 5
Desenvolvimento técnico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, Raquel; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers researching on practice through lesson study". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapest, 2023.
    Publicado
  2. Vieira, Raquel; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula na formação inicial: aprendizagens de duas futuras professoras no campo do conhecimento matemático". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, Online, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Raquel Vieira; João Pedro da Ponte. "Researching on practice through lesson study: developing prospective teachers’ knowledge of student learning". International Journal for Lesson & Learning Studies (2024): https://doi.org/10.1108/IJLLS-08-2023-0110.
    10.1108/IJLLS-08-2023-0110
  2. Vieira, Raquel; Ponte, João Pedro da. "Mathematical Discourse in Research Lessons from a Lesson Study with Two Prospective Teachers". Acta Scientiae 26 1 (2024): 233-250. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/7846.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Raquel Vieira; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira. "Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a10.
    10.1590/1980-4415v36n73a10
Capítulo de livro
  1. Vieira, Raquel. "Re-Construções e Re-Visitações em torno dos Seminários Investigar em Educação.". In Investigar em Educação: Desafios da Construção de Conhecimento e da Formação de Investigadores num Campo Multi-Referenciado, editado por Mariana Gaio; Naír Azevedo, 149-155. Óbidos: UIED, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Alves, Mariana Gaio; Gonçalves, Teresa; Nascimento, Ana; Couceiro, Maria; Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier; et al. Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. UIED. 2010.
Poster em conferência
  1. Vieira, Raquel; Ana Rita Serras. "Histórias e o desenvolvimento de Sentido de Número no pré-escolar". Trabalho apresentado em XX Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2010.
Resumo em conferência
  1. Crespo, Bárbara; Fontes, Carolina; Patrício, Natalina; Reis, Susana; Vieira, Raquel. "Da antecipação à análise de respostas dos alunos: uma experiência educativa na formação inicial". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), Leiria (Evento Online), 2021.
    No prelo
  2. Vieira, Raquel. "Dançando com a Iva: uma experiência de intervenção transdisciplinar com uma jovem com NEE”". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos de Educação, Leiria, 2018.
    Publicado
  3. Vieira, Raquel. "Educação e formação ao longo da vida: Uma perspetiva situada da literacia matemática e tecnológica". Trabalho apresentado em Fórum de Projectos de Investigação em Educação, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Raquel. "Secções cónicas na obra da José Anastácio da Cunha: um estudo comparativo". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2006. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/2894/1/2008000865.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/02/15 Da preparação à condução da aula de investigação: um estudo de aula com futuras professoras dos primeiros anos III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (III SILSEM)
Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (Brasil)
2023/10/27 O que conhecemos dos nossos alunos e do modo como estes aprendem? XXVI Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, (Leiria, Portugal)
2023/07/11 Prospective teachers researching on practice through lesson study Conference: Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
Alfréd Rényi Institute of Mathematics and Eötvös Loránd University (Budapeste, Hungria)
2023/01/11 Colaboração docente na prática letiva: a perspetiva dos professores Tertúlias: Educação Matemática
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/10/26 Revisão de Literatura e as suas funções na construção de um projeto de investigação Seminário do curso de Mestrado em Educação Especial
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/07/21 Prospective Primary Teachers' Mathematical Knowledge in a Lesson Study PME 45 (45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematical Education)
Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
2022/07/12 Lesson Study features for supporting the development of prospective teachers' knowledge in Initial Teacher Education: How to develop the primary prospective teachers' knowledge about teaching practice and students' learning processes through lesson study [Symposium] ICET 2022 - 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/11 Prospective Primary Teachers Mathematical Learning With Lesson Study Mathematics Education and Lesson Study in Europe (MELSE III)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11/29 Prospective teachers learn when they share lesson study results WALS2021
World Association of Lesson Studies
2021/08/01 Perspetivas sobre o estudo de aula e a formação de futuros professores XI Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Online)
2021/07/31 O estudo de aula na formação inicial: aprendizagens de duas futuras professoras no campo do conhecimento matemático Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) (Brasil) (Online)
2021/05/29 Da antecipação à análise de respostas dos alunos: uma experiência educativa na formação inicial X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Escola Superior de Educação do Politécnico de Leiria (Online)
2020/12/04 The role of task design in an exploratory approach: What teachers learn through lesson study WALS (World Association of Lesson Studies)
Hosted Online
2020/03/05 Lesson Study in Initial Teacher Education: learning in the field of mathematical knowledge MELSE (Mathematics Education and Lesson Study in Europe Second Research Meeting)
University of Nottingham (Nottingham, Reino Unido)
2018/05/04 Dançando com a Iva: uma experiência de intervenção transdisciplinar com uma jovem com NEE” VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos de Educação (IPCE)
Instituto Politénico de Leiria - Escola Superior de Educação (Leiria, Portugal)
2012/01/07 Educação e formação ao longo da vida: uma perspetiva situada da literacia matemática e tecnológica Fórum de Projetos de Investigação
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UIED (Monte da Caparica, Portugal)
2011/01/08 Educação e formação ao longo da vida: Uma perspetiva situada da literacia matemática e tecnológica Fórum de Projetos de Investigação
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia (Caparica, Portugal)
2010/04/17 Histórias e o desenvolvimento de Sentido de Número no pré-escolar EIEM XX: Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia (Caparica, Portugal)
2006/06/10 Anastácio da Cunha - algumas facetas menos conhecidas XIXº Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2003/11/21 O raciocínio dedutivo e tarefas de natureza investigativa XIX Encontro Nacional de Professores de Matemática
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2003/04/29 Cónicas: uma atividade com recurso a software de Geometria Dinâmica (projeto Geometrix) Universidades Versus Escolas Básicas e Secundárias - Formação Inicial e Práticas Pedagógicas
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015/09 - 2016/07 O uso de material manipulável na resolução de problemas matemáticos em aluno com défice cognitivo ligeiro
Orientador de Ana Raquel Lopes Mendes, N.º 110519
Pós – Graduação Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2015/09 - 2016/07 Práticas colaborativas em Educação Especial
Orientador de Maria Salomé Ferreira Soeiro, N.º 110533
Pós graduação de Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2015/09 - 2016/07 A importância do software educativo na aprendizagem da Matemática do 1.º Ciclo em alunos com deficiência auditiva
Orientador de Ana Cristina Silva Pinto Lourenço, N.º 110540
Pós graduação de Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2014/08 - 2015/12 Resolução de problemas do quotidiano por alunos com dificuldades inteletuais e desenvolvimentais
Orientador de Ana Isabel Cansado Galiau dos Santos, N.º 110527
Pós-graduação emEducação Especial (Domínio cognitivo e motor) (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09 - 2010/07 A resolução de problemas e o desenvolvimento do sentido do número racional no 2.º ano de escolaridade
Orientador de Ana Sofia de Jesus Gomes Picão, N.º 1106
Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09 - 2010/07 A multiplicação no contexto do desenvolvimento do sentido de número
Orientador de Paula Manuela Lopes de Sousa, N.º 1091
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09 - 2010/07 Resolução de problemas: uma experiência no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar
Orientador de Dora Patrícia Marto, N.º 118
Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09 - 2010/07 Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo
Orientador de Teresa Margarida Dias Marques, N.º 1085
Ensino Básico – 1.º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09 - 2010/07 As histórias e as capacidades transversais no domínio da Matemática na Educação Pré-escolar
Orientador de Ana Isabel Leal Domingues, N.º 127
Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008/10 - 2009/07 O jogo na aprendizagem da Matemática e no desenvolvimento de capacidades transversais: uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Isabel de Vasconcelos Sousa, N.º 1094
Ensino Básico - 1º. Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008/09 - 2009/07 O jogo como estratégia de aquisição de competências: uma experiência em torno da geometria no pré-escolar
Orientador de Sandra Sofia Pestanudo Machado, N.º 105
Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008/09 - 2009/07 A geometria no reajustamento curricular de Matemática: uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Ângela Maria Rosa Diniz Rebelo, N.º1098
Ensino Básico – 1.º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008/09 - 2009/07 A importância das histórias no desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar
Orientador de Ana Rita Filipe Serras, N.º 93
Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/10 - 2009/06 A resolução de problemas na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos
Orientador de Cátia Feijão, Nº. 1079
Ensino Básico 1º. Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/09 - 2008/09 O papel das histórias no processo de ensino-aprendizagem da Matemática: a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Língua Portuguesa
Orientador de Helena Isabel Russo Piedade, nº 1080
Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/10 - 2008/07 O Laboratório de Matemática: uma experiência no 1º Ciclo Básico
Orientador de Nuno Miguel Ferreira Oliveira, N.º 1078
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/10 - 2008/07 A multiplicação no contexto do sentido de número
Orientador de Teresa Paula Vitorino Silva Freitas, N.º 1076
Ensino Básico 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2025/05/07 Desafios Matemáticos (2021 - 2025)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
2024/02/01 - 2024/07/18 SIEM 2024 - XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (2024/07/17 - 2024/07/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2024/04/13 - 2024/04/13 Workshop: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, realizado no dia 13 de abril de 2024, organizado no âmbito “Programa Investir na Capacidade (PIC)”, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. (2024/04/11 - 2024/04/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2003/05/14 - 2003/05/14 Organização do concurso Equamat 2003, destinado a alunos do Ensino Básico e Secundário (2003/05/14 - 2003/05/14)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/05/14 - 2025/05/16 III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (III SILSEM)
Seminário
III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (III SILSEM)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil
2023/02 - 2024/07 Projeto de desenvolvimento da plataforma portuguesa Khan Academy, uma parceria entre a Fundação Altice e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, durante o segundo semestre do ano letivo 2022/2023.
Outro
Desenvolvimento da plataforma portuguesa Khan Academy
2021/11/20 - 2021/11/21 Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021
Encontro
EIEM 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Portugal
2019/06/06 - 2019/06/06 II Seminário sobre Estudos de Aula, que decorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Seminário
II Seminário sobre Estudos de Aula
2012/10/06 - 2012/10/07 SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática XXIII
Seminário
SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (XXIII )
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011/01/21 - 2011/01/21 A profissão e a formação: entre a ciência e a arte de ensinar”
Simpósio
A profissão e a formação: entre a ciência e a arte de ensinar”
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2010/04/17 - 2010/04/18 EIEM: XX Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010
Encontro
XX Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009/11/23 - 2009/12/16 Ação de formação “Centros Novas Oportunidade – Missão, Papéis e Funções” Planificada e concebida pela Agência Nacional para a Qualificação e realizada pelo Centro de Formação “Os Templários” Duração: 35 horas Classificação: Excelente – 9,5 (nove cinco)/10
Outro
“Centros Novas Oportunidade – Missão, Papéis e Funções”
Agência Nacional para a Qualificação , Portugal
2009/05/16 - 2009/05/17 EIEM: XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática: Números e Estatística
Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Portugal
2009/04/02 - 2009/04/03 A Matemática nos primeiros anos – XII Encontro Nacional dinamizada pela APM
Encontro
A Matemática nos primeiros anos – XII Encontro Nacional
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008/03/27 - 2008/03/28 A Matemática nos Primeiros Anos - XI Encontro Nacional
Encontro
A Matemática nos Primeiros Anos - XI Encontro Nacional
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008/02/16 - 2008/02/21 5th International Conference on Mathematics Education and Society
Conferência
5th International Conference on Mathematics Education and Society
Centro de Investigação em Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09/21 - 2007/09/22 Seminário promovido no âmbito do projeto “Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares” que decorreu na Escola Superior de Educação de Setúbal.
Encontro
“Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares”
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005/11 - 2006/01 Webdesign e Multimédia” formação no âmbito do programa Fordesq- Formação de desempregados qualificados Duração: 448 Classificação: 17/20
Outro
Webdesign e Multimédia” formação no âmbito do programa Fordesq- Formação de desempregados qualificados
ACISO, Portugal
2005/11/18 - 2005/11/19 18º Seminário Nacional de História da Matemática
Seminário
18º Seminário Nacional de História da Matemática
Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, Portugal
2005/07/17 - 2005/07/22 CIBEM: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática V CIBEM V CIBEM
Sociedade Portuguesa de Matemática., Portugal
2003/03 - 2003/03 IV Curso de LaTex Duração: 16horas
Oficina (workshop)
IV Curso de LaTex Duração
Universidade de Aveiro, Portugal
2002/11/08 - 2002/11/10 Conferência Internacional “Pedro Nunes e a Ciência do seu Tempo”,
Conferência
Conferência Internacional “Pedro Nunes e a Ciência do seu Tempo”
Sociedade Portuguesa de Matemática., Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02/18 - 2025/07/31 Teoria dos Números Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/02/01 - 2025/07/31 Prática Pedagógica III Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/01/09 - 2025/07/31 Prática Pedagógica I e II Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2025/05/31 - 2025/05/31 Workshop de formação para professores: Resolução e Formulação de Problemas de Matemática nos Primeiros Anos: O GeoGebra e resolução de problemas (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/02/20 - 2023/07/31 Geometria e Transformações Geométricas Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/03/01 - 2023/07/31 Tópicos de Álgebra e Funções Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/09/16 - 2023/02/28 Matemática e Resolução de Problemas Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/09/09 - 2022/09/03 Matemática e Resolução de Problemas Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2021/07/31 Matemática II Biotecnologia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2019/09/01 - 2021/03/05 Métodos Quantitativos Aplicados Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2017 - 2019 Matemática I Biotecnologia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2018/03 - 2018/06 Controlo Estatístico da Qualidade TeSP - Inovação e Tecnologia Alimentar Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2017/10 - 2018/03 Análise Matemática Engenharia Alimentar (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Matemática Regular (Ensino básico 2º ciclo) Colégio Diocesano Andrade Corvo, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Matemática (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Diocesano Andrade Corvo, Portugal

Colegio Diocesano de San Ildefonso, Espanha
2015/09/01 - 2017/08/31 Matemática Regular (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Diocesano Andrade Corvo, Portugal
2013/09/01 - 2016/12/31 Métodos e Técnicas de Investigação Pós-Graduação em Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09/01 - 2016/08/31 Tratamento Estatístico Tratamento Estatístico (Licenciatura)
2009/09/01 - 2016/08/31 Projetos de Matemática no Quotidiano Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/09/01 - 2016/08/31 Matemática I Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/09/01 - 2016/08/31 Matemática II Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09/01 - 2016/08/01 Estatística Educação Física, Desporto e Lazer (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2014/09/01 - 2015/08/31 Matemática 2.º Ciclo (Ensino básico 2º ciclo) Colégio Navegantes, Portugal
2014/09/01 - 2015/08/31 Ciências da Natureza Regular (Ensino básico 2º ciclo) Colégio Navegantes, Portugal
2012/09/01 - 2014/08/31 Métodos e Técnicas de Investigação Educação Básica & Educação Social e Desenvolvimento Comunitários (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008/09/01 - 2013/08/31 Educação Matemática Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2009/09/01 - 2012/08/31 Matemática na Educação Básica Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008 - 2012/02 Sociedade, Tecnologia e Ciência Reconhecimento e Validação de Competências (Outros) Centro de Formação Profissional de Tomar (IEFP), Portugal
2006/06 - 2012/02 Matemática para a Vida (Reconhecimento e Validação de Competências) Reconhecimento e Validação de Competências (Outros) Centro de Formação Profissional de Tomar (IEFP), Portugal
2008/01/01 - 2011/08/31 Matemática para a Vida curso de Educação e Formação de Adultos 76114 – Acompanhante de Crianças (Outros) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2008/01/01 - 2011/08/31 Sociedade Tecnologia e Ciência- Fundamentos Curso de Educação e Formação de Adultos: 761176 - Técnico/a de Ação Educativa (entre 2008 e 2011); Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2007/09/01 - 2009/08/31 Seminário Interdisciplinar Educação Básica do 1º. Ciclo (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2002/09/01 - 2003/05/31 Matemática Regular (Ensino básico 3º ciclo) Escola E. B. 2, 3 Fernando Caldeira, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2002 - Atual Associação de Professores de Matemática Sócia n.º 8190

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09/01 - 2025/07/31 Resolução e Formulação de Problemas de Matemática nos Primeiros Anos
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/01/01 - 2025/06/15 Teaching and Teacher Education (0742-051X) Elsevier Ltd