???global.info.a_carregar???
Maria Helena Martins da Costa Pires. Completed PhD in PhD in Communication Sciences in 2007 by Universidade do Minho Institute of Social Sciences, Master in Economic and Social Studies in 1999 by (a) Universidade do Minho School of Economics and Management and Degree in Social Communication in 1996 by Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais. He published 20 articles in specialized magazines. It has 20 book (s). Received 4 prize (s) and / or honors. Operates in the area (s) of Social Sciences with emphasis on Communication Sciences with emphasis on Social Communication and Socio-cultural Communication. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Body; Ache; Virtual reality; It was technical; Social Sciences :: Communication Sciences; Landscape; Salaviza; Movie theater; Scene; Billboards; Outdoor advertising; Representations; Spaces; Image; Publicity; Urban visual communication; Advertising; Urban visual communication; Urban landscape; Communication; Art; Networks; Society; Television advertising; Public service; Braga; Visual cultural; Street; Cities; publicity; practices; speeches; culture; technology; contemporaneity; new media; advertisement; practices; discourses; cultures; technologies; contemporaneity; new media; Graffiti / urban art; Dwell; Up There; Practices; Speeches; Advertisement; Practices; Discourses; Adverts; News; 2000; 2005; Average; Fashion brands; Fashion brands; Urban landscape; Outdoor advertising; Sémiotique sociale; Sémiotique de l'espace; Objets; Performativité; Objects; Performativity; Semiotics of space; Social semiotics; Arts & Humanities; Garden; City; Interior; Outdoor; Identity; Cyberculture; Mediation; Technologies; Human; Network; Effects; Illustrated postcard; Memory; Bragança; Humanities :: Other Humanities; Interdimensionality of the city; City history; Urban public space; Drinking in public; uses of urban space; outdoor advertising; happiness; freedoms and constraints; Outdoor advertising; Daily life; Public sphere and private sphere; Images; Advertising; billboards; Everyday life; Private and public spheres; 659.3; 003; 659.1; Communication; Art; Culture; Technique; News; Illustrated postcards; Imaginary; City-brand; Subversion; Public place; Landscapes; Visual culture; Space; Flâneur; City; Visual culture; Space; Cheers; Positioning; Health units; Thought; Critical; cyberculture; Communication Sciences; average; Dogs; Not human; Otherness; Uses of urban space; Happiness; Freedoms and constraints; Configuration of being; Maisons; Métamorphose; Paysage; Ruines; Houses; Metamorphosis; Landscape; Bad; Postal; Trip; Tourism; gardens; landscape; space; gardens; landscape; space; Social Sciences :: Sociology; Communication and Semiotics; Urban Visual Culture; Communication, Culture and Arts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Martins da Costa Pires

Nomes de citação

  • Pires, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
2D1D-835B-7727

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Gritos na paisagem do nosso interior. A publicidade outdoors e a experiência sensível, nos percursos do quotidiano. À deriva por entre lugares imaginários." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
2007
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Semiótica da Comunicação
Universidade do Minho, Portugal
"Gritos na Paisagem do Nosso Interior - a Publicidade Outdoors e a Experiência Sensível, Nos Percursos do Quotidiano. À Deriva por Entre Lugares Imaginários" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
Estudos Económicos e Sociais (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
"A retórica da imagem, o poder das palavras e a ordem do mercado." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Social Communication (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Três narradores, três narrativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2018 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
2007/07/12 - 2018/09/05 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
1999/12/01 - 2007/07/30 Assistente (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
1997 - 1999 Assistente Estagiário (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

2017 - 2018 Conselho pedagógico
Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - Atual Passeio
UIDB/00736/2020
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2001 - Atual Mediascópio. Estudo sobre a reconfiguração do campo da comunicação e dos media em Portugal
41888
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2011 Os postais ilustrados. Para uma socio-semiótica da imagem e do imaginário. / The Illustrated Post-cards. Towards a Socio-Semiotic of Image and of Imaginarium
PTDC/CCI/72770/2006
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pires, Helena. 2014. "As ruas da cidade e os tempos de crise: exercício de leitura". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
  2. Pires, Helena. 2008. "A publicidade exterior e uma nova «cultura de superfície». Por entre a paisagem urbana, à deriva…". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
  3. Martins, Moisés de Lemos; Pires, Helena; Oliveira, Madalena. 2007. "Dos postais ilustrados aos posts nos weblogues: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
  4. Pires, Helena. 2005. "A publicidade outdoors na reconfiguração da intimidade: o quotidiano administrado sobre a biografia dos indivíduos".
  5. Gonçalves, Helena; Pires, Helena. 2004. "A paisagem urbana e a publicidade exterior: um cenário vivo na configuração da experiência do sentir".
  6. Pires, Helena. 2004. "Gritos na paisagem do nosso interior: a publicidade outdoors no percurso de configuração quotidiana da identidade individual".
  7. Pires, Helena; Gonçalves, Helena. 2004. "“Viagens na minha cidade”: interpelações da publicidade exterior".
  8. Pires, Helena. 2003. "Gritos na paisagem do nosso interior: o outdoor no percurso de configuração quotidiana do ser".
Artigo em revista
  1. Pires, Helena; Mota-Ribeiro, Silvana; Beyaert-Geslin, Anne. 2017. "Comunicação e arte". https://revistacomsoc.pt/article/view/772.
  2. Pires, Helena; Mota-Ribeiro, Silvana; Beyaert-Geslin, Anne. 2017. "Communication and art". http://hdl.handle.net/1822/49347.
    10.17231/comsoc.31(2017).2601
  3. Pires, Helena; Mota-Ribeiro, Silvana; Beyaert-Geslin, Anne. 2017. "Communication and art". https://revistacomsoc.pt/article/view/773.
  4. Correia, Maria da Luz; Pires, Helena; Andrade, Pedro. 2017. "Passeio, passante, passeante. Uma plataforma de arte e cultura urbana". https://rlec.pt/article/view/1817.
  5. Correia, Maria da Luz; Pires, Helena; Andrade, Pedro José de Oliveira. 2017. "Passeio, passante, passeante. Uma plataforma de arte e cultura urbana". http://hdl.handle.net/1822/54178.
  6. Pires, Helena. 2014. "A paisagem urbana e a publicidade de moda: o caso da marca DKNY". http://hdl.handle.net/1822/59855.
    10.17231/comsoc.26(2014).2039
  7. Pires, Helena. 2014. "A paisagem urbana e a publicidade de moda: o caso da marca DKNY". https://revistacomsoc.pt/article/view/1160.
  8. Pires, Helena. 2014. "The urban landscape and fashion advertising: the case of the DKNY brand". https://revistacomsoc.pt/article/view/1161.
  9. Pires, Helena. 2013. "Uses of spaces, freedoms and constraints - São Paulo, clean city: a case study". http://hdl.handle.net/1822/36494.
  10. Pires, Helena. 2013. "Do gesto hesitante da dor à fusão apocalíptica do Corpo - Leitura crítica das ligações na Era da Técnica, Org. de Bragança de Miranda e Teresa Cruz". https://revistacomsoc.pt/article/view/1711.
  11. Pires, Helena. 2013. "Usos do espaço, liberdades e constrangimentos - São Paulo, cidade limpa : estudo de caso". http://hdl.handle.net/1822/29884.
  12. Mora, Teresa; Pires, Helena. 2013. "Pierre-devenir-végétation : Les maisons de Manuel Sendón". http://hdl.handle.net/1822/26063.
  13. Pires, Helena. 2013. "USOS DO ESPAÇO, LIBERDADES E CONSTRANGIMENTOS: São Paulo, Cidade Limpa: estudo de caso". https://rlec.pt/article/view/1746.
  14. Pires, Helena. 2011. "Publicidade ou o ser-corpo da filosofia". http://hdl.handle.net/1822/59924.
    10.17231/comsoc.19(2011).893
  15. Pires, Helena. 2011. "De comment est (re)fait l’espace-entre : a Cidade dos Objectos [La Ville des Objets (Augusto Alves da Silva)]". http://hdl.handle.net/1822/13837.
    10.3917/soc.111.0141
  16. Pires, Helena. 2011. "Publicidade ou o ser-corpo da filosofia". https://revistacomsoc.pt/article/view/1582.
  17. Pires, Helena; Universidade do Minho. 2005. "A publicidade outdoors na reconfiguração da intimidade: o quotidiano administrado sobre a biografia dos indivíduos". http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3311.
  18. Pires, Helena. 2002. "Do gesto hesitante da dor à fusão apocalíptica do Corpo - Leitura de crítica das ligações na Era da Técnica, Org. de Bragança de Miranda e Teresa Cruz". http://hdl.handle.net/1822/60024.
    10.17231/comsoc.4(2002).1305
  19. Gonçalves, Helena; Lázaro, Alexandra; Magalhães, Luísa; Mota-Ribeiro, Silvana; Pires, Helena; Xavier, Paulo. 2000. "«Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para construir uma imagem. Um estudo de caso junto das Unidades de saúde do Baixo Cávado»". https://revistacomsoc.pt/article/view/926.
  20. Gonçalves, Helena; Lázaro, Maria Alexandra Jesus; Magalhães, Luísa; Mota-Ribeiro, Silvana; Pires, Helena; Xavier, Paulo. 2000. "Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para construir uma imagem. Um estudo de caso junto das Unidades de saúde do Baixo Cávado". http://hdl.handle.net/1822/60022.
    10.17231/comsoc.2(2000).1416
Livro
  1. Pires, Helena; Álvares, Cristina; Curado, Ana Lúcia; Mateus, Isabel Cristina; Sousa, Sérgio Guimarães de. 2019. Cães na publicidade. Humanos, (não) humanos ou otherness?. Húmus. http://hdl.handle.net/1822/63011.
  2. Pires, Helena; Mesquita, Francisco. 2018. Publi-cidade e comunicação visual urbana. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/55071.
  3. Pires, Helena; Mesquita, Francisco. 2018. A arte urbana e os lugares do habitar. Up There, o caso da intervenção de Katre no Bairro de Carcavelos. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/55074.
  4. Pires, Helena; Mesquita, Francisco. 2018. Publi-cidade e comunicação visual urbana: introdução. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/55072.
  5. Andrade, Pedro José de Oliveira; Pires, Helena; Mesquita, Francisco. 2018. A cidade interdimensional e as práticas públicas quotidianas. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/55070.
  6. Melo, Ana Duarte; Pires, Helena; Mesquita, Francisco. 2018. A marca dos cidadãos: intervenção, ocupação e subversão na paisagem publicitária urbana. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/55073.
  7. Pires, Helena; Curado, Manuel; Ribeiro, Fábio Fonseca; Andrade, Pedro José de Oliveira. 2017. Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/48374.
  8. Pires, Helena; Curado, Manuel; Ribeiro, Fábio Fonseca; Andrade, Pedro José de Oliveira. 2017. Nota introdutória [a] Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/48375.
  9. Pires, Helena; Curado, Manuel; Ribeiro, Fábio; Andrade, Pedro José de Oliveira. 2017. Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); Húmus. http://hdl.handle.net/10348/8498.
  10. Pires, Helena; Azevedo, Ana Francisca de; Ramírez, Rosa Cerarols; Oliveira, Wenceslao Machado de. 2015. A paisagem nos filmes de Salaviza: entre o fundo e a cena. Universidade do Minho. Departamento de Geografia. http://hdl.handle.net/1822/41752.
  11. Pires, Helena; Martins, Moisés de Lemos; Correia, Maria da Luz. 2014. O real emoldurado. Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). http://hdl.handle.net/1822/35288.
  12. Pires, Helena; Mora, Teresa; Azevedo, Ana Francisca de; Bandeira, Miguel Sopas de Melo. 2014. Jardins - Jardineiros - Jardinagem. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/29793.
  13. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); Pires, Helena; Mora, Teresa. 2012. Encontro de paisagens. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Universidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS). http://hdl.handle.net/1822/29779.
  14. Sousa, José Miguel Braga Figueira de; Pires, Helena; Mora, Teresa. 2012. Paisagens soltas. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/29778.
  15. Pires, Helena; Martins, Moisés de Lemos; Miranda, José Bragança de; Oliveira, Madalena; Godinho, Jacinto. 2011. De passagem. Nos rastos de um percurso imaginário. Grácio Editor. http://hdl.handle.net/1822/40191.
  16. Pires, Helena. 2011. Bragança para sempre. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). http://hdl.handle.net/1822/29989.
  17. Pires, Helena. 2010. A paisagem (urbana) no cinema. Um último plano de leitura. Grácio Editor. http://hdl.handle.net/1822/40499.
  18. Gonçalves, Helena; Pires, Helena; Pinto, Manuel; Marinho, Sandra. 2008. Notícia da publicidade: um quinquénio em análise - 2000/2004. Campo das Letras. http://hdl.handle.net/1822/41100.
  19. Gonçalves, Helena; Pires, Helena. 2003. A publicidade e o serviço público de televisão (o caso RTP) : contributos para uma reflexão. Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS). http://hdl.handle.net/1822/1083.
  20. Gonçalves, Helena; Pires, Helena; Pinto, Manuel, coord.. 2000. Publicidade em notícia. Leitura de linhas de força e tendências. Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS). http://hdl.handle.net/1822/41960.
Tese / Dissertação
  1. Pires, Helena. 2007. "Gritos na paisagem do nosso interior: a publicidade outdoors e a experiência sensível, nos percursos do quotidiano : à deriva por entre lugares imaginários". Doutoramento. http://hdl.handle.net/1822/7100.

Outros

Outra produção
  1. Pires, Helena; Mota-Ribeiro, Silvana; Beyaert-Geslin, Anne. 2017. Comunicação e arte. O presente número trinta e um da revista Comunicação e Sociedade incide, em particular, sobre o tema “Comunicação e Arte”. Nesta mesma publicação, encontram-se reunidos textos que apresentam as mais diversas problemáticas, abordagens e metodologias, ensaiadas com base em modalidades e linguagens artísticas tão diferentes quanto a dança, o teatro, o cinema, as artes visuais. Os casos apresentados,. http://hdl.handle.net/1822/49346.
    10.17231/comsoc.31(2017).2600
  2. Pires, Helena; Mota-Ribeiro, Silvana; Beyaert-Geslin, Anne. 2017. Comunicação e sociedade: comunicação e arte [31, 2017]. O presente número trinta e um da revista Comunicação e Sociedade incide, em particular, sobre o tema “Comunicação e Arte”. Nesta mesma publicação, encontram-se reunidos textos que apresentam as mais diversas problemáticas, abordagens e metodologias, ensaiadas com base em modalidades e linguagens artísticas tão diferentes quanto a dança, o teatro, o cinema, as artes visuais. Os casos apresentados,. http://hdl.handle.net/1822/46239.
  3. Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade; Pires, Helena. 2011. Comunicação e sociedade : publicidade - discursos e práticas [19, 2011]. As transformações sociais, culturais e tecnológicas ocorrentes na contemporaneidade transparecem na publicidade sob o modo particular como os discursos, práticas e processos se agilizam. Novos comportamentos de consumo e de compra, novos usos e práticas, mas também atitudes cada vez mais plurais face à sociedade em geral, por parte de indivíduos que aparentemente não deixam de ser sensíveis às que. http://hdl.handle.net/1822/29822.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/04/28 Who is Erica? Contributos para uma reflexão sobre a ontologia do (não) humano Colóquio Reflexos das Mudanças Societais
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga, Portugal)
2017/03/24 Semiotic segmentation of visual conspiracy theories in portuguese context. Comparative Analysis of Conspiracy TheoriesTurim Meeting
Torino University (Turim, Itália)
2016/09/30 Passeio: histórias e memórias. Uma primeira abordagem Colóquio Braga: Espaços, Culturas e Contemporaneidade. Contributos para pensar a cidade e a cultura
Museu Nogueira da Silva (Braga, Portugal)
Distinções

Prémio

1996 Prémio Engenheiro António de Almeida, for the best average grade in Social Communication in 1995.
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
1995 Prémio de Mérito Escolar (Achievement School Award)
Universidade do Minho, Portugal
1994 Prémio de Mérito Escolar (Achievement School Award)
Universidade do Minho, Portugal
1993 Prémio de Mérito Escolar (Achievement School Award)
Universidade do Minho, Portugal