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Rui Prada is Associate Professor at Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa and Senior Researcher in the AI for People and Society Research Group at INESC-ID Lisbon. He has a degree in Computer Science with a specialization in Artificial Intelligence and a PhD in the same field, both from IST. He was co-responsible for the creation of courses on Game Design and Development and the creation of the Specialisation in Games of the Master Program in Information Systems and Computer Engineering at IST. He conducts research on social intelligent agents, affective computing, human-agent interaction, computer games, applied gaming and game AI. He has participated in 15 National and EU research projects, coordinating four of them. He was an invited researcher at the National Institute of Informatics (NII) - Tokyo for five months in 2009 and coordinates, since 2010, an MOU between NII and INESC-ID. He received a NIAS Fellowship for one semester in 2013. His research is grounded on knowledge of social and psychological theories that he frequently uses to define computational models of human-like behaviour for intelligent agents. During his fellowship at NIAS, a social sciences centre, he extended his knowledge on such theories in the area of social identity and social practices. He was a visiting researcher at the Imagineering Institute, Johor Bahru, Malaysia in 2016 for four months. He is the author and co-author of more than 150 peer-reviewed scientific papers presented at international events and journals. He was a member of the organization committee of nine national and international conferences, including: ACII’2007, AAMAS’2008, IBERAMIA’2008, ACE'2011, AAMAS’2015 and DIGRA-FDG’2016. He is one of the founding members of the Portuguese Society of Videogame Sciences (SPCVideojogos) and is co-author of the book “Design e Desenvolvimento de Jogos” edited by FCA.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Filipe Fernandes Prada

Nomes de citação

  • Prada, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
2C1A-FDA9-34C9
ORCID iD
0000-0002-5370-1893
Google Scholar ID
UvoCzwcAAAAJ
Researcher Id
A-6835-2012

Endereços de correio eletrónico

  • rui.prada@tecnico.ulisboa.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Teaming Up Users with Synthetic Characters" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1999
Concluído
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/01 - Atual Investigador visitante (Investigação) National Institute of Informatics (NII), Japão
2006/07 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2016/10 - 2017/01 Investigador visitante (Investigação) Imagineering Institute, Malásia
Imagineering Institute, Malásia
2013/09 - 2014/02 Investigador visitante (Investigação) Netherlands Institute for Advanced Study in the Humanities and Social Sciences, Países Baixos
Netherlands Institute for Advanced Study in the Humanities and Social Sciences, Países Baixos
2009/03 - 2009/08 Investigador visitante (Investigação) National Institute of Informatics (NII), Japão
National Institute of Informatics (NII), Japão

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2006/03 - 2016/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual HumanE AI Network
H2020-ICT-2019-3 - 952026
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
European Commission
2019/10 - Atual iv4XR - Intelligent Verification/Validation for Extended Reality Based Systems
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
EU Framework Programme for Research and Innovation ICT Leadership in Enabling and Industrial Technologies
Em curso
2018/10 - Atual SLICE - Social Learning for Intelligent Characters
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/07 - Atual IMPRESS - Improving Engagement of Students in Software Engineering Courses through Gamification
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020/11 - 2022/10 ID-Gaming - Development of a training program for the improvement of quality of life of persons with intellectual disabilities through serious games
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Union
Em curso
2015/02 - 2019/01 RAGE - Realising an Applied Gaming Eco-system
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
EU Framework Programme for Research and Innovation ICT Leadership in Enabling and Industrial Technologies
Concluído
2015/05 - 2018/04 LAW-TRAIN - Mixed-reality environment for training teams in joint investigative interrogation- Intelligent interrogation training simulator
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
EU Framework Programme for Research and Innovation ICT Leadership in Enabling and Industrial Technologies
Concluído
2010/10 - 2014/09 GALA - GAme and Learning Alliance
EU FP7 ICT-2009.4.2 258169
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Information and Communication Technologies
Concluído
2012/07 - 2014/06 Machinima Storyteller - Tools for Interactive Narrative
QREN - Contract no. Ref: 2011/18547
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Concluído
2010/10 - 2013/12 INVITE - social Identity and partNership in VIrTual Environments
UTA-Est/MAI/0008/2009
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/09 - 2013/08 eCute - education in Cultural understanding technology enhanced
EU FP7 ICT-5-4.2 257666
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Information and Communication Technologies
Concluído
2008/09 - 2013/08 LIREC - LIving with Robots and InteractivE Companions
EU FP7 ICT-215554
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Information and Communication Technologies
Concluído
2009/01 - 2009/03 TARGET - Transformative, Adaptive, Responsive and enGaging EnvironmenT
FP7-ICT-2007-3 231717
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Information and Communication Technologies
Concluído
2006/03 - 2008/02 eCircus - Education through Characters with emotional-Intelligence and Roleplaying Capabilities that Understand Social interaction
EU FP6 - TEL - IST-4-027656-STP
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Sixth Framework Programme
Concluído
2004/01 - 2008/01 Humaine - HUman-MAchine Interaction Network on Emotion
ST-2002-2.3.1.6 507422
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Sixth Framework Programme
Concluído
2003/10 - 2006/09 ELVIS - E-Learning Virtual Interactive Synthetic Characters
EU Asia-Europe IT&C
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission Sixth Framework Programme
Concluído
2002/06 - 2004/05 COLDEX - Collaborative Learning and Distributed Experimentation
EU FP5 IST-2001-32327
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído
2000/02 - 2003/12 DIVILAB - Distributed Virtual Laboratory
EU FP5 IST-1999-12017
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído
2000/05 - 2003/04 SAFIRA - Supporting Affective Interactions for Real-time Applications
EU FP5 IST-1999-11683
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído
1998/10 - 2000/09 NIMIS - Networked Interactive Media In Schools
Esprit funded i3 Project Contract No: 29301
Outra
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rocha, Jose Bernardo; Costa, Luis Felipe Coimbra; Prada, Rui; Silva, Antonio Rito; Goncalves, Daniel; Correia, Pedro. "Quizzes (As a Tool for Self-Regulated Learning) in Software Engineering Education". Trabalho apresentado em CSEE&T'2020 - 32nd Conference on Software Engineering Education and Training, Munique, 2020.
    10.1109/cseet49119.2020.9206235
  2. Guimarães, Manuel; Prada, Rui; Santos, Pedro A.; Dias, João; Jhala, Arnav; Mascarenhas, Samuel. "The Impact of Virtual Reality in the Social Presence of a Virtual Agent". Trabalho apresentado em 20th International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2020.
    Publicado • 10.1145/3383652.3423879
  3. Prasetya, I. S. W. B.; Dastani, Mehdi; Prada, Rui; Vos, Tanja E. J.; Dignum, Frank; Kifetew, Fitsum. "Aplib: Tactical Agents for Testing Computer Games". Trabalho apresentado em EMAS'2020 - International Workshop on Engineering Multi-Agent Systems Companion of AAMAS'2020 - International Conference on Autonomous Agents and Multi-Agent Systems, 2020.
    10.1007/978-3-030-66534-0_2
  4. Hashemian, Mojgan; Mascarenhas, Samuel; Couto, Marta; Paiva, Ana; Santos, Pedro A.; Prada, Rui. "The Application of Social Power in Persuasive Social Robots". Trabalho apresentado em HRI Pioneers 2020 Workshop Companion of the 2020 ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction, Cambridge, 2020.
    Publicado • 10.1145/3371382.3377447
  5. Hashemian, Mojgan; Couto, Marta; Mascarenhas, Samuel; Paiva, Ana; Santos, Pedro A.; Prada, Rui. "Persuasive Social Robots using Reward/Coercion Strategies". Trabalho apresentado em ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction - Late-Breaking Reports, 2020.
    10.1145/3371382.3378373
  6. Tanja E. J. Vos; I. S. W. B. Prasetya; Gordon Fraser; Iván Martínez-Ortiz; Iván J. Pérez-Colado; Prada, Rui; José Rocha; António Rito Silva. "IMPRESS: Improving Engagement in Software Engineering Courses Through Gamification". Trabalho apresentado em PROFES'2019 - 20th International Conference on Product-Focused Software Process Improvement, 2019.
  7. Hashemian, Mojgan; Paiva, Ana; Mascarenhas, Samuel; Santos, Pedro A.; Prada, Rui. "The Power to Persuade: a study of Social Power in Human-Robot Interaction". Trabalho apresentado em RO-MAN'2019 - The 28th IEEE International Conference on Robot and Human Interactive Communication, 2019.
    10.1109/ro-man46459.2019.8956298
  8. Hashemian, Mojgan; Prada, Rui; Santos, Pedro A.; Dias, Joao; Mascarenhas, Samuel. "Inferring Emotions from Touching Patterns". Trabalho apresentado em ACII'2019 - 8th International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction, Cambridge, 2019.
    10.1109/acii.2019.8925505
  9. Rodrigues, Ricardo; Ferreira, Paula; Prada, Rui; Paulino, Paula; Simao, Ana Margarida Veiga. "Festarola: a Game for Improving Problem Solving Strategies". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games), Viena, 2019.
    10.1109/vs-games.2019.8864524
  10. Salta, A.; Prada, R.; Melo, F.. "Solving motion and action planning for a cooperative agent problem using geometry friends". Trabalho apresentado em EPIA 2019 - 19th EPIA Conference on Artificial Intelligence, Vila Real, 2019.
    10.1007/978-3-030-30241-2_8
  11. Alves, Tomas; Martinho, Carlos; Prada, Rui. "Towards Incorporating Personality in Serious Games for Health". Trabalho apresentado em VS-GAMES'2019 - 11th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications, 2019.
    10.1109/vs-games.2019.8864521
  12. Correia, Filipa; Mascarenhas, Samuel F.; Gomes, Samuel; Arriaga, Patricia; Leite, Iolanda; Prada, Rui; Melo, Francisco S.; Paiva, Ana. "Exploring Prosociality in Human-Robot Teams". Trabalho apresentado em 14th ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction (HRI), 2019.
    10.1109/hri.2019.8673299
  13. Rato, D.; Mascarenhas, S.; Prada, R.. "Societies in games: How do players perceive groups of game characters?". 2019.
    10.1145/3341215.3356303
  14. Westera, W.; Fernandez-Manjon, B.; Prada, R.; Star, K.; Molinari, A.; Heutelbeck, D.; Hollins, P.; et al. "The RAGE software portal: Toward a serious game technologies marketplace". Trabalho apresentado em GALA'2008 - International Conference on Games and Learning Alliance, 2018.
    10.1007/978-3-030-11548-7_26
  15. Edwards, B.I.; Muniru, I.O.; Khougali, N.; Cheok, A.D.; Prada, R.. "A physically embodied robot teacher (PERT) as a facilitator for peer learning". Trabalho apresentado em Frontiers in Education Conference, San Jose, CA, 2018.
    Publicado • 10.1109/FIE.2018.8658445
  16. Mascarenhas, S.; Guimaraes, M.; Prada, R.; Dias, J.; Santos, P.A.; Star, K.; Hirsh, B.; Spice, E.; Kommeren, R.. "A Virtual Agent Toolkit for Serious Games Developers". 2018.
    10.1109/CIG.2018.8490399
  17. Correia, F.; Mascarenhas, S.; Prada, R.; Melo, F.S.; Paiva, A.. "Group-based Emotions in Teams of Humans and Robots". 2018.
    10.1145/3171221.3171252
  18. Chandra, S.; Paradeda, R.; Yin, H.; Dillenbourg, P.; Prada, R.; Paiva, A.. "Do Children Perceive Whether a Robotic Peer is Learning or Not?". 2018.
    10.1145/3171221.3171274
  19. Hashemian, M.; Santos, P.A.; Prada, R.; Mascarenhas, S.. "Enhancing Social Believability of Virtual Agents using Social Power Dynamics". 2018.
    10.1145/3267851.3267902
  20. Chandra, S.; Paradeda, R.; Yin, H.; Dillenbourg, P.; Prada, R.; Paiva, A.. "Affect of robot's competencies on children's perception". 2017.
  21. Rato, D.; Ravenet, B.; Prada, R.; Paiva, A.. "Strategically misleading the user: Building a deceptive virtual suspect". 2017.
  22. Paradeda, R.; Hashemian, M.; Guerra, C.; Prada, R.; Dias, J.; Paiva, A.. "FIDES: How emotions and small talks may influence trust in an embodied vs. Non-embodied robot". 2017.
  23. Carreira, P.; Mendes, G.; Barroca, B.; Amaral, V.; Honkapuro, S.; Prada, R.. "Energy behaviour engagement in smart urban environments". 2017.
    10.1016/j.egypro.2017.12.580
  24. Georgiev, A.; Grigorov, A.; Bontchev, B.; Boytchev, P.; Stefanov, K.; Bahreini, K.; Nyamsuren, E.; et al. "The RAGE software asset model and metadata model". Trabalho apresentado em JCSG’2016 - Joint International Conference on Serious Games, 2016.
    10.1007/978-3-319-45841-0_18
  25. Mascarenhas, S.; Degens, N.; Paiva, A.; Prada, R.; Hofstede, G.; Beulens, A.; Aylett, R.. "Modeling culture in intelligent virtual agents - From theory to implementation". 2016.
  26. Pereira, G.; Prada, R.; Santos, P.A.. "Towards social power intelligent agents". 2015.
  27. Pereira, G.; Prada, R.; Santos, P.A.. "Exploring social power intelligent behavior". 2015.
  28. Quiterio, J.; Prada, R.; Melo, F.S.. "A reinforcement learning approach for the circle agent of geometry friends". 2015.
    10.1109/CIG.2015.7317938
  29. Prada, R.; Lopes, P.; Catarino, J.; Quiterio, J.; Melo, F.S.. "The geometry friends game AI competition". 2015.
    10.1109/CIG.2015.7317949
  30. Komatsu, T.; Prada, R.; Kobayashi, K.; Yamada, S.; Funakoshi, K.; Nakano, M.. "Is interpretation of artificial subtle expressions language-independent? Comparison among Japanese, German, Portuguese, and Mandarin Chinese". 2015.
    10.1145/2702613.2732710
  31. Pereira, G.; Prada, R.; Santos, P.A.. "Social theatre: Showcasing social power aware agents (demonstration)". 2015.
  32. Pereira, G.; Ninaus, M.; Prada, R.; Wood, G.; Neuper, C.; Paiva, A.. "Free your brain a working memory training game". Trabalho apresentado em GALA 2014 - 3rd International Conference on Games and Learning Alliance, 2014.
    10.1007/978-3-319-22960-7_13
  33. Hofstede, Gert Jan; Dignum, Frank; Prada, Rui; Student, Jillian; Vanhée, Loïs. "Gender Differences: The Role of Nature, Nurture, Social Identity and Self-organization". Trabalho apresentado em MABS'2014 - International Workshop on Multi-Agent Systems and Agent-Based Simulation, 2014.
    10.1007/978-3-319-14627-0_6
  34. Dignum, F.; Dignum, V.; Prada, R.; Jonker, C.. "Social deliberation for organizations". 2014.
    10.1145/2655985.2655987
  35. Pereira, G.; Prada, R.; Paiva, A.. "Disaster prevention social awareness: The stop disasters! case study". 2014.
    10.1109/VS-Games.2014.7012155
  36. Pereira, A.; Prada, R.; Paiva, A.. "Improving social presence in human-agent interaction". 2014.
    10.1145/2556288.2557180
  37. Baptista, M.; Fang, A.; Prendinger, H.; Prada, R.; Yamaguchi, Y.. "Accurate household occupant behavior modeling based on data mining techniques". 2014.
  38. Baptista, M.; Prendinger, H.; Prada, R.; Yamaguchi, Y.. "A cooperative multi-agent system to accurately estimate residential energy demand". 2014.
  39. Dignum, F.; Hofstede, G.J.; Prada, R.. "From autistic to social agents". 2014.
  40. Dos Anjos, R.K.; Di Tullio, E.; Prada, R.. "Mappets: An interactive plugin for transmedia machinima on Unity3D". Trabalho apresentado em ICEC 2013 - 12th International Conference on Entertainment Computing, São Paulo, 2013.
    10.1007/978-3-642-41106-9_8
  41. Mascarenhas, S.; Prada, R.; Paiva, A.; Hofstede, G.J.. "Social importance dynamics: A model for culturally-adaptive agents". Trabalho apresentado em IVA'2013 - 13th International Conference on the Intelligent Virtual Agents, 2013.
    10.1007/978-3-642-40415-3_29
  42. Pereira, G.; Prada, R.; Santos, P.A.. "Conceptualizing social power for agents". Trabalho apresentado em IVA'2013 - 13th International Conference on the Intelligent Virtual Agents, 2013.
    10.1007/978-3-642-40415-3_28
  43. Dimas, J.; Prada, R.. "Dynamic identity model for agents". Trabalho apresentado em International Workshop on Multi-Agent Systems and Agent-Based Simulation, 2013.
    10.1007/978-3-642-54783-6_3
  44. Kutay, C.; Mascarenhas, S.; Paiva, A.; Prada, R.. "Intercultural-role plays for e-learning using emotive agents". Trabalho apresentado em ICAART 2013 - International Conference on Agents and Artificial Intelligence, Barcelona, 2013.
  45. Pereira, G.; Prada, R.; Santos, P.A.. "Bases of social power for agents". 2013.
  46. Martins, A.C.R.; Freitas, F.G.; Goncalves, P.R.; Prada, R.; Desterro, J.M.P.; Costa, L.; Crisostomo, M.I.. "Developing a prototype of an Oncobiology serious game for medical education". 2013.
    10.1109/SeGAH.2013.6665301
  47. Baptista, M.; Damas, H.; Dimas, J.; Raimundo, G.; Prada, R.; Martinho, C.; Santos, P.A.; Peña, J.. "A serious game based on a public goods experiment". 2013.
    10.1109/SocialCom.2013.116
  48. Mascarenhas, S.; Prada, R.; Paiva, A.; Degens, N.; Hofstede, G.J.. ""Can I ask you a favour?" - A relational model of socio-cultural behaviour". 2013.
  49. Dimas, J.; Prada, R.. "You are who you hang out with: Agents with dynamic identity". 2013.
  50. Pereira, A.; Prada, R.; Paiva, A.. "Socially present board game opponents". Trabalho apresentado em ACE’2012 - 9th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, 2012.
    10.1007/978-3-642-34292-9-8
  51. Brisson, A.; Pereira, G.; Prada, R.; Paiva, A.; Louchart, S.; Suttie, N.; Lim, T.; et al. "Artificial intelligence and personalization opportunities for serious games". Trabalho apresentado em Human Computation in Digital Games Workshop held at AIIDE’2012 - Eighth Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment Conference, 2012.
  52. Gama, S.; Barata, G.; Gonçalves, D.; Prada, R.; Paiva, A.. "A model for social regulation of user-agent relationships". Trabalho apresentado em IVA'2012 - 12th International Conference on the Intelligent Virtual Agents, 2012.
    10.1007/978-3-642-33197-8-33
  53. Pereira, G.; Brisson, A.; Prada, R.; Paiva, A.; Bellotti, F.; Kravcik, M.; Klamma, R.. "Serious games for personal and social learning & ethics: Status and trends". 2012.
    10.1016/j.procs.2012.10.058
  54. Barata, A.; Santos, P.A.; Prada, R.. "AI for massive multiplayer online strategy games". Trabalho apresentado em 7th AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment, AIIDE 2011, 2011.
  55. Pereira, G.; Dimas, J.; Prada, R.; Santos, P.A.; Paiva, A.. "A game prototype with emotional contagion". Trabalho apresentado em ACII’2011 - 4th International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction, 2011.
    10.1007/978-3-642-24571-8_39
  56. Gama, S.; Barata, G.; Gonçalves, D.; Prada, R.; Paiva, A.. "SARA: Social Affective Relational Agent: A study on the role of empathy in artificial social agents". Trabalho apresentado em ACII’2011 - 4th International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction, 2011.
    10.1007/978-3-642-24600-5_54
  57. Pereira, G.; Dimas, J.; Prada, R.; Santos, P.A.; Paiva, A.. "A generic emotional contagion computational model". Trabalho apresentado em ACII’2011 - 4th International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction, 2011.
    10.1007/978-3-642-24600-5_29
  58. Pereira, A.; Prada, R.; Paiva, A.. "Towards the next generation of board game opponents". 2011.
    10.1145/2159365.2159410
  59. Dimas, J.; Pereira, G.; Santos, P.A.; Prada, R.; Paiva, A.. ""I'm happy if you are happy." A model for emotional contagion in game characters". 2011.
    10.1145/2071423.2071426
  60. Sequeira, P.; Melo, F.S.; Prada, R.; Paiva, A.. "Emerging social awareness: Exploring intrinsic motivation in multiagent learning". 2011.
    10.1109/DEVLRN.2011.6037325
  61. Doce, T.; Dias, J.; Prada, R.; Paiva, A.. "Creating individual agents through personality traits". Trabalho apresentado em IVA’2010 - 10th International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2010.
    10.1007/978-3-642-15892-6_27
  62. Leite, I.; Mascarenhas, S.; Pereira, A.; Martinho, C.; Prada, R.; Paiva, A.. ""Why can't we be friends?" an empathic game companion for long-term interaction". Trabalho apresentado em IVA’2010 - 10th International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2010.
    10.1007/978-3-642-15892-6_32
  63. Figueiredo, R.; Carmo, J.; Prada, R.. ""Do you trust me or not?" - Trust games in agent societies". Trabalho apresentado em STAIRS’2010 - 5th European Starting AI Researcher Symposium held at ECAI’2010 - 19th European Conference on Artificial Intelligence, 2010.
    10.3233/978-1-60750-676-8-101
  64. Prada, R.; Camilo, J.; Nunes, M.A.. "Introducing personality into team dynamics". Trabalho apresentado em ECAI’2010 - 19th European Conference on Artificial Intelligence, 2010.
    10.3233/978-1-60750-606-5-667
  65. Leite, I.; Pereira, A.; Mascarenhas, S.; Castellano, G.; Martinho, C.; Prada, R.; Paiva, A.. "Closing the loop: From affect recognition to empathic interaction". 2010.
    10.1145/1877826.1877839
  66. Yongyuth, P.; Prada, R.; Nakasone, A.; Kawtrakul, A.; Prendinger, H.. "AgriVillage: 3D multi-language Internet game for fostering agriculture environmental awareness". 2010.
    10.1145/1936254.1936280
  67. Prada, R.; Dias, D.; Prendinger, H.; Nakasone, A.. "Fostering agriculture environmental awareness". 2010.
    10.1109/VS-GAMES.2010.28
  68. Mascarenhas, S.; Dias, J.; Prada, R.; Paiva, A.. "One for all or one for one? the influence of cultural dimensions in virtual agents' behaviour". Trabalho apresentado em IVA’2009 - 9th International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2009.
    10.1007/978-3-642-04380-2_30
  69. Afonso, N.; Prada, R.. "Agents that relate: Improving the social believability of Non-Player Characters in Role-Playing Games". Trabalho apresentado em ICEC’2008 - 7th International Conference on Entertainment Computing, 2009.
    10.1007/978-3-540-89222-9-5
  70. Mendes, A.C.; Prada, R.; Coheur, L.. "Adapting a virtual agent to users' vocabulary and needs". Trabalho apresentado em IVA'2009 - 9th International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2009.
    10.1007/978-3-642-04380-2_76
  71. Vala, M.; Raimundo, G.; Sequeira, P.; Cuba, P.; Prada, R.; Martinho, C.; Paiva, A.. "ION framework - A simulation environment for worlds with virtual agents". Trabalho apresentado em IVA’2009 - 9th International Conference on Intelligent Virtual Agents, 2009.
    10.1007/978-3-642-04380-2_45
  72. Prada, R.; Ma, S.; Nunes, M.A.. "Personality in social group dynamics". 2009.
    10.1109/CSE.2009.24
  73. Pereira, G.; Santos, P.A.; Prada, R.. "Self-adapting dynamically generated maps for turn-based strategic multiplayer browser games". 2009.
    10.1145/1690388.1690457
  74. Prada, R.; Otero, N.; Paiva, A.. "The user in the group: Evaluating the effects of autonomous group dynamics". 2007.
    10.1145/1255047.1255054
  75. De Melo, C.; Pardal, J.P.; Prada, R.; Pinto, H.S.; Raimundo, G.; Paiva, A.. "Mainstream games in the multi-agent classroom". 2006.
    10.1109/IAT.2006.86
  76. Prada, R.; Paiva, A.. "Intelligent virtual agents in collaborative scenarios". Trabalho apresentado em IVA’2005 - 5th International Working Conference on Intelligent Virtual Agents, 2005.
    10.1007/11550617_27
  77. Prada, R.; Paiva, A.. "Believable groups of synthetic characters". Trabalho apresentado em AAMAS’2005 - 4th International Joint Conference on Autonomous Agents and Multi-Agent Systems, 2005.
  78. Prada, R.; Paiva, A.. "A believable group in the synthetic mind". Trabalho apresentado em AISB'05 the Joint Symposium on Virtual Social Agents: Social Presence Cues for Virtual Humanoids Empathic Interaction with Synthetic Characters Mind Minding Agents, Hatfield, 2005.
  79. Vala, M.; Paiva, A.; Prada, R.. "Tangible influence: Towards a new interaction paradigm for computer games". Trabalho apresentado em ICEC’2004 - 3rd International Conference on Entertainment Computing, 2004.
  80. Vala, M.; Paiva, A.; Prada, R.. "From motion control to emotion influence: Controlling autonomous synthetic characters in a computer game". Trabalho apresentado em AAMAS 2004 - Third International Joint Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2004.
  81. Paiva, A.; Prada, R.; Chaves, R.; Vala, M.; Bullock, A.; Andersson, G.; Höök, K.. "Towards tangibility in gameplay: Building a tangible affective interface for a computer game". Trabalho apresentado em ICMI'03: Fifth International Conference on Multimodal Interfaces, 2003.
  82. Paiva, A.; Prada, R.; Chaves, R.; Vala, M.; Bullock, A.; Andersson, G.; Höök, K.. "Demo: Playing FantasyA with SenToy". Trabalho apresentado em ICMI'03: Fifth International Conference on Multimodal Interfaces, 2003.
  83. Prada, R.; Vala, M.; Paiva, A.; Hook, K.; Bullock, A.. "FantasyA - The duel of emotions". Trabalho apresentado em IVA’2003 - 4th International Working Conference on Intelligent Virtual Agents, 2003.
  84. Höök, K.; Bullock, A.; Paiva, A.; Vala, M.; Chaves, R.; Prada, R.. "FantasyA and SenToy". 2003.
    10.1145/765891.766002
  85. Prada, R.; Paiva, A.; Machado, I.; Gouveia, C.. "You cannot use my broom! I’m the witch, you’re the prince”: Collaboration in a virtual dramatic game". Trabalho apresentado em ITS’2002 - 6th International Conference on Intelligent Tutoring Systems, 2002.
  86. Machado, I.; Paiva, A.; Prada, R.. "Is the wolf angry or... Just hungry?: Inspecting, modifying and sharing characters' minds". Trabalho apresentado em AGENTS’2001 - 5th International Conference on Autonomous Agents, 2001.
  87. Paiva, A.; Machado, I.; Prada, R.. "Heroes, villains, magicians, ...: Dramatis personae in a virtual story creation environment". Trabalho apresentado em IUI’2001 - 5th International Conference on Intelligent User Interfaces, 2001.
  88. Machado, I.; Prada, R.; Paiva, A.. "Bringing drama into a virtual stage". Trabalho apresentado em CVE'2000 - Third International Conference on Collaborative Virtual Environments, 2000.
  89. Prada, R.; Machado, I.; Paiva, A.. "TEATRIX: Virtual environment for story creation". Trabalho apresentado em ITS’2000 - 5th International Conference on Intelligent Tutoring Systems, 2000.
  90. Hoppe, U.; Lingnau, A.; Machado, I.; Paiva, A.; Prada, R.; Tewissen, F.. "Supporting collaborative activities in computer integrated classrooms - The NIMIS approach". 2000.
    10.1109/CRIWG.2000.885160
Artigo em revista
  1. Ferreira, Paula C.; Veiga Simão, Ana Margarida; Paiva, Ana; Martinho, Carlos; Prada, Rui; Ferreira, Aristides; Santos, Francisco. "Exploring empathy in cyberbullying with serious games". Computers & Education 166 (2021): 104-155. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104155.
    Publicado • 10.1016/j.compedu.2021.104155
  2. Hollerit, Bernd; Prendinger, Helmut; Jain, Raghvendra; Fontes, Daniela; Campos, Henrique; Damas, Hugo; Fang, Anjie; Prada, Rui; Cavazza, Marc. "Implementation and Analytics of the Distributed Eco-Driving Simulation iCO2". IEEE Access 9 (2021): 36252-36265. http://dx.doi.org/10.1109/access.2021.3062325.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1109/access.2021.3062325
  3. Rodrigues, Ricardo; Ferreira, Paula da Costa; Prada, Rui; Paulino, Paula; Simao, Ana Margarida Veiga. "Developing Children's Regulation of Learning in Problem-Solving With a Serious Game". IEEE Computer Graphics and Applications 40 5 (2020): 26-40. http://dx.doi.org/10.1109/mcg.2020.3011616.
    Publicado • 10.1109/mcg.2020.3011616
  4. Abu Talib, Ruhiyati Idayu; Nikolic, Predrag K.; Sunar, Mohd Shahrizal; Prada, Rui. "In-Visible Island: Inclusive Storytelling Platform for Visually Impaired Children". Mobile Networks and Applications (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s11036-020-01515-5.
    10.1007/s11036-020-01515-5
  5. Salta, Ana; Prada, Rui; Melo, Francisco. "A Game AI Competition to foster Collaborative AI research and development". IEEE Transactions on Games (2020): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/tg.2020.3024160.
    10.1109/tg.2020.3024160
  6. Edwards, B.I.; Bielawski, K.S.; Prada, R.; Cheok, A.D.. "Haptic virtual reality and immersive learning for enhanced organic chemistry instruction". Virtual Reality 23 4 (2019): 363-373. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048571750&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10055-018-0345-4
  7. Westera, W.; Prada, R.; Mascarenhas, S.; Santos, P.A.; Dias, J.; Guimarães, M.; Georgiadis, K.; et al. "Artificial intelligence moving serious gaming: Presenting reusable game AI components". Education and Information Technologies (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069895570&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10639-019-09968-2
  8. Emma Jaspaert; Diogo Rato; Prada, Rui; Ana Paiva; Geert Vervaeke. "A virtual platform to train cross-national police teams in team collaboration and police interviewing". European Law Enforcement Research Bulletin 4 SCE (2018): 167-175. https://bulletin.cepol.europa.eu/index.php/bulletin/article/view/322.
  9. Stefanov, Krassen; Georgiev, Atanas; Grigorov, Alexander; Bontchev, Boyan; Boytchev, Pavel; Westera, Wim; Prada, Rui; et al. "The RAGE Game Software Components Repository for Supporting Applied Game Development". International Journal of Serious Games 4 3 (2017): http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v4i3.171.
    10.17083/ijsg.v4i3.171
  10. Jorge Penã; Jannath Ghaznavi; Nicholas Brody; Prada, Rui; Carlos Martinho; Pedro A. Santos; Hugo Damas; Joana Dimas. "Effects of Human vs. Computer-Controlled Characters and Social Identity Cues on Enjoyment". Journal of Media Psychology (2017): https://econtent.hogrefe.com/doi/abs/10.1027/1864-1105/a000218?journalCode=zmp.
    10.1027/1864-1105/a000218
  11. Gonçalo Pereira; Rui Prada; Pedro A. Santos. "Integrating social power into the decision-making of cognitive agents". Artificial Intelligence 241 (2016): 1-44. https://doi.org/10.1016/j.artint.2016.08.003.
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  12. Prendinger, H.; Alvarez, N.; Sanchez-Ruiz, A.; Cavazza, M.; Catarino, J.; Oliveira, J.; Prada, R.; Fujimoto, S.; Shigematsu, M.. "Intelligent biohazard training based on real-time task recognition". ACM Transactions on Interactive Intelligent Systems 6 3 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84989807484&partnerID=MN8TOARS.
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  13. Mascarenhas, S.; Degens, N.; Paiva, A.; Prada, R.; Hofstede, G.J.; Beulens, A.; Aylett, R.. "Modeling culture in intelligent virtual agents: From theory to implementation". Autonomous Agents and Multi-Agent Systems 30 5 (2016): 931-962. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945237818&partnerID=MN8TOARS.
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  14. Ninaus, Manuel; Pereira, Gonçalo; Stefitz, René; Prada, Rui; Paiva, Ana; Neuper, Christa; Wood, Guilherme. "Game elements improve performance in a working memory training task". International Journal of Serious Games 2 1 (2015): http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v2i1.60.
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  15. Dignum, F.; Dignum, V.; Prada, R.; Jonker, C.M.. "A conceptual architecture for social deliberation in multi-agent organizations". Multiagent and Grid Systems 11 3 (2015): 147-166. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84947578270&partnerID=MN8TOARS.
    10.3233/MGS-150234
  16. Prendinger, Helmut; Oliveira, Joao; Catarino, Joao; Madruga, Marconi; Prada, Rui. "iCO2: A Networked Game for Collecting Large-Scale Eco-Driving Behavior Data". IEEE Internet Computing 18 3 (2014): 28-35. http://dx.doi.org/10.1109/mic.2014.21.
    10.1109/mic.2014.21
  17. Prada, R.; Prendinger, H.; Yongyuth, P.; Nakasoneb, A.; Kawtrakulc, A.. "AgriVillage: A game to foster awareness of the environmental impact of agriculture". Computers in Entertainment 12 2 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923073556&partnerID=MN8TOARS.
    10.1145/2701657.2633417
  18. Leite, I.; Pereira, A.; Mascarenhas, S.; Martinho, C.; Prada, R.; Paiva, A.. "The influence of empathy in human-robot relations". International Journal of Human Computer Studies 71 3 (2013): 250-260. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84870847748&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijhcs.2012.09.005
  19. Mascarenhas, S.; Dias, J.; Prada, R.; Paiva, A.. "A dimensional model for cultural behavior in virtual agents". Applied Artificial Intelligence 24 6 (2010): 552-574. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77954452373&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/08839514.2010.492163
  20. Prada, R.; Paiva, A.. "Teaming up humans with autonomous synthetic characters". Artificial Intelligence 173 1 (2009): 80-103. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-56249095119&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.artint.2008.08.006
  21. Attasiriluk, S.; Nakasone, A.; Hantanong, W.; Prada, R.; Kanongchaiyos, P.; Prendinger, H.. "Co-presence, collaboration, and control in environmental studies: A Second Life-based approach". Virtual Reality 13 3 (2009): 195-204. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-69249221212&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10055-009-0130-5
  22. Prada, R.. "Teaming up humans with autonomous synthetic characters: Thesis Abstract". AI Communications 21 1 (2008): 83-85. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-40549101877&partnerID=MN8TOARS.
  23. Paiva, A.; Machado, I.; Prada, R.. "The child behind the character". IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics Part A:Systems and Humans. 31 5 (2001): 361-368. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0035439053&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/3468.952711
Capítulo de livro
  1. Rui Prada. "O Ensino de Jogos no Instituto Superior Técnico". 25-33. Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, 2020.
  2. Rui Prada. "The importance of socio-emotional agency in applied games for social learning". In Serious Games, Interaction and Simulations, 6th EAI International Conference, 31-35. Springer, 2017.
    10.1007/978-3-319-51055-2_5
  3. Pereira, André; Prada, Rui; Paiva, Ana. "Social Presence and Artificial Opponents". In Entertaining the Whole World, editado por Adrian David Cheok; Anton Nijholt; Teresa Romão, 115-135. Springer London, Human–Computer Interaction Series, 2014.
    10.1007/978-1-4471-6446-3_7
  4. Pereira, G.; Brisson, A.; Dias, J.; Carvalho, A.; Dimas, J.; Mascarenhas, S.; Campos, J.; et al. "Non-player characters and artificial intelligence". In Psychology, Pedagogy, and Assessment in Serious Games, editado por Thomas M. Connolly; Thomas Hainey; Elizabeth Boyle; Gavin Baxter; Pablo Moreno-Ger, 127-152. IGI-Global - Advances in Game-Based Learning Series, 2013.
    10.4018/978-1-4666-8200-9.ch024
  5. Prada, R.; Paiva, A.. "Social intelligence in virtual groups". In New Advances in Virtual Humans: Artificial Intelligence Environment, editado por Nadia Magnenat-Thalmann; Lakhmi C. Jain; Nikhil Ichalkaranje, 113-132. Springer, Studies in Computational Intelligence, 2008.
    10.1007/978-3-540-79868-2_4
  6. Zagalo, Nelson; Prada, Rui; Machado Alexandre, Isabel; Torres, Ana. "Authoring Emotion". In Affective Computing, editado por Jimmy Or, 391-404. I-Tech Education and Publishing, 2008.
    10.5772/6169
  7. H. Ulrich Hoppe; Andreas Lingnau; Frank Tewissen; Ana Paiva; Prada, Rui; Isabel Machado. "Supporting collaborative activities in computer-integrated classrooms - the NIMIS approach". In The Role of Technology in CSCL : Studies in Technology Enhanced Collaborative Learning, editado por Ulrich Hoppe; Hiroaki Ogata; Amy Soller, 121-138. Springer US, Computer-Supported Collaborative Learning Series, 2007.
  8. Paiva, Ana; Prada, Rui; Machado, Isabel; Martinho, Carlos; Vala, Marco; Silva, André. "Playing with Agents — Agents in Social and Dramatic Games". In Life-like Characters. Tools, Affective Functions and Applications, editado por Helmut Prendinger; Mitsuru Ishizuka, 361-376. Springer Berlin Heidelberg, Cognitive Technologies Series, 2004.
    10.1007/978-3-662-08373-4_15
Edição de livro
  1. Ana Amélia Carvalho; António Coelho; Leonel Morgado; Rui Prada. Atas do 1.º SEVj - Seminário Sobre Ensino de Videojogos. Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. 2020.
  2. Romão, T.; Correia, N.; Inami, M.; Kato, H.; Prada, R.; Terada, T.. Advances in Computer Entertainment Technology” Proceedings of ACE’2011 - 8th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology. ACM International Conference Proceeding Series. 2011.
    10.1007/978-3-319-76270-8
  3. Geffner, H.; Prada, R.; Alexandre, I.M.; David, N.. Advances in Artificial Intelligence - Proceedings of IBERAMIA 2008: 11th Ibero-American Conference on AI. Lisbon, Portugal: Springer Proceedings Series. 2008.
  4. Paiva, A.; Picard, R.; Aylett, R.; Kolias, S.; Ortony, A.; Tao, J.; Prada, R.. Affective Computing and Intelligent Interaction” - Proceedings of ACII’2007 - 2nd International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction. Lisbon, Portugal: Springer Proceedings Series. 2007.
Livro
  1. Carlos Martinho; Pedro A. Santos; Rui Prada. Design e Desenvolvimento de Jogos. FCA. 2014.
Poster em conferência
  1. Prada, Rui; Prasetya, I. S. W. B.; Kifetew, Fitsum; Dignum, Frank; Vos, Tanja E. J.; Lander, Jason; Donnart, Jean-yves; et al. "Agent-based Testing of Extended Reality Systems". Trabalho apresentado em ICST2020 - 13th International Conference on Software Testing, Validation and Verification - Posters Track, 2020.
    10.1109/icst46399.2020.00051
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Using Agent-based Participatory Scenarios to Create Socially Aware Agents
Orientador
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2020/02 - Atual Automatic Generation of Game Challenges
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/01 - Atual Socio-Emotional Agents for User Experience automated testing
Orientador de Pedro Miguel da Rocha Fernandes
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019/02 - Atual Cooperation between Artificial Intelligence Agents and Humans
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017/09 - Atual Procedurally Generated Societies
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017/09 - 2022/05/05 Towards a socio-cognitive perspective of presenteeism, leadership and the rise of robotic Interventions in the workplace.
Coorientador
Gestão (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/01 - 2021/06/09 Persuasive Social Agents using Social Power Dynamics
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009 - 2016/09/05 When "I" Becomes "WE": Creating Agents With Dynamic Identity
Orientador de Joana Dimas Couto Silva
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2015/12 Bases of Social Power for Socially Intelligent Agents
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2015/02 Creating Culturally-Adaptive Agents
Coorientador de Samuel Francisco Mascarenhas
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009 - 2014/04 Socially Present Agents for Tabletop Games
Orientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - Atual Geometry Friends Cooperative Game Artificial Intelligence Competition (2013)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2019/09/13 - 2019/09/13 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos (2019/09/13 - 2019/09/13)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/08/01 - 2016/08/06 DiGRA/FGD’2016 - 1st Joint Interest Conference of DiGRA and FDG Technology Track Chair (2016/08/01 - 2016/08/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2015/05/04 - 2015/05/08 AAMAS’2015 - 14th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems Virtual Agents Track Chair (2015/05/04 - 2015/05/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2014/01/20 - 2014/01/24 "Modelling Social Reality: Emergence of the Glass Ceiling" at Lorentz Center, Leiden, The Netherlands Scientific Organiser (2014/01/20 - 2014/01/24)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2011/11/08 - 2011/11/11 ACE’2011 - 8th Advances in Computer Entertainment Technology Conference Local Organisation and Program Chair (2011/11/08 - 2011/11/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2011/10/10 - 2011/10/13 EPIA’2011 - 15th Portuguese Conference on Artificial Intelligence Local Organisation Chair (2011/10/10 - 2011/10/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2010/09/15 - 2010/09/17 Videojogos’2010 - Terceira Conferência de Ciências dos Videojogos Program Chair (2010/09/15 - 2010/09/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2008/11/06 - 2008/11/07 Zon Digital Games 2008 - Congresso da Comunidade Portuguesa de Jogos Digitais Conference Chair (2008/11/06 - 2008/11/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2008/10/14 - 2008/10/17 IBERAMIA’2008 - The 11th Ibero-American Conference on Artificial Intelligence Local Organisation and Workshop Chair (2008/10/14 - 2008/10/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2008/05/12 - 2008/05/16 AAMAS’2008 - The 7th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems Local Organisation and Local Infrastructure Chair (2008/05/12 - 2008/05/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2007/09/12 - 2007/09/14 ACII’2007 - Second International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction Local Organisation and Submissions Chair (2007/09/12 - 2007/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/22 Musiquence - Design, Implementation and Validation of a Customizable Music and Reminiscence Cognitive Stimulation Platform for People with Dementia
Arguente
Luís Duarte Andrade Ferreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/01/25 Simulating Group Interactions through Machine Learning and Human Perception
Vogal
Fangkai Yang (Doutoramento)
Kungliga Tekniska Högskolan, Suécia
2020/02 Studying Believability in Videogame Creature Design
Arguente
Nuno Vicente Borges Correia Malaquias Barreto (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2019/04 Travel Fidelity in Virtual Environments
Vogal
Daniel Pires de Sá Medeiros (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018/07 Manipulation of 3D Objects in Immersive Virtual Environments
Vogal
Daniel Filipe Martins Tavares Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018/02 The Authorial Game Evolution Tool for Player Experience Design
Arguente
Rui Alexandre Neves Craveirinha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2016/10 Studying the Effects of an Assisted Approach for Playlist Creation
Vogal
Ricardo José São Pedro Dias (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016/06 Emotional State Regulation in Interactive Environments: A Psychophysiological Adaptive Approach for Affect Inductive Experiences
Arguente
Pedro Gonçalo Ferreira Alves Nogueira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016/05 Enhancing Automatic Level Generation for Platform Videogames
Arguente
Fausto José da Silva Valentim Mourato (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015/12 Enhancing the Remote Spectators’ Experience during Broadcasted Live Sports Events
Arguente
Pedro Miguel da Fonseca Centieiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015/11 Human and Intelligent Virtual Agent Teamwork in a Collaborative Virtual Environment
Arguente
Nader Hanna (Doutoramento)
Macquarie University Department of Computing, Austrália
2015/09 Using Natural User Interfaces to Support Learning Environments
Arguente
Juan Fernando Martín San José (Doutoramento)
Universitat Politècnica de València, Espanha
2013/07 Expanding the Magic Circle in Pervasive Casual Play
Arguente
Sofia Ester Pereira Reis (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010/10 Biostories - Geração de Conteúdos Multimédia Dinâmicos Mediante Informação Biométrica da Audiência
Arguente
Vasco Hugo Vinhas Gonçalves Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2010/07 Optimization and Modeling of Content Delivery Algorithms for Dense Mobile Social Networks
Arguente
Fawad Nazir (Doutoramento)
The University of New South Wales, Austrália
2010 Recuperação de Informação Multimédia em Memórias Pessoais
Vogal
Rui Manuel Feliciano de Jesus (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/03 - 2020/05 Avaliação de candidaturas da chamada "Support for Development of European Video Games" promovida por EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) - CREATIVE EUROPE – MEDIA
Avaliador
European Commission
2019/10 - 2019/10 Avaliação de propostas de financiamento do programa Gaming Fieldlab
Avaliador
Dutch Games Association
2019/05 - 2019/06 Evaluation of Grant Applications on Artificial Intelligence for the Marianne and Marcus Wallenberg Foundation
Avaliador
Marianne och Marcus Wallenbergs Stiftelse
2018/03 - 2018/05 Avaliação de candidaturas da chamada "Support for Development of European Video Games" promovida por EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) - CREATIVE EUROPE – MEDIA
Avaliador
European Commission
2018/03 - 2018/04 Evaluation of Grant Applications on Artificial Intelligence and Robotics for the Israel Science Foundation
Avaliador
Israel Science Foundation
2017/07 - 2017/08 Evaluation of Grant Applications on Artificial Intelligence for the Icelandic Research Fund
Avaliador
Icelandic Research Fund

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/04 - Atual SPCV - Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos Sócio Fundador
2012/04 - 2017/04 SPCV - Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos Presidente
2009/03 - 2012/04 SPCV - Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos Vice- Presidente

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/01/01 - Atual Comissão de Gestão do Campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
Membro
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 Nomeação para melhor artigo do congresso AAMAS-2014 - 3º Lugar na track Blue Sky Ideas
2012 Melhor Artigo (Gold Paper) do congresso ACE'2012
2005 Nomeação para melhor artigo do congresso AAMAS-2005 da ACM