???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Tuna

Nomes de citação

  • Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves

Identificadores de autor

Ciência ID
2C19-987F-752C
ORCID iD
0000-0003-4215-2734

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2006
Concluído
Mini-curso de Produção de Programas de Televisão /Short course on TV Programming (Outros)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2005
Concluído
Curso de Formação em E-learning /Short course on e-learning (Curso médio)
SAF-NOVABASE, Portugal
1999 - 2004
Concluído
Estudos de Tradução / Translation Studies (Doutoramento)
University of Warwick, Reino Unido
"Advertising in Translation: The Translation of Cosmetics and Perfume Advertisements into Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1998
Concluído
Estudos de Tradução / Translation Studies (Pós-Graduação)
University of Warwick, Reino Unido
Aprovado
1987 - 1992
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2021/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1996/03 - 2003/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Membro da Comissão de Autoavaliação do 1º ciclo de Ciências da Comunicação/ 2º ciclo de Ciências da Comunicação / Member of the Communication Sciences Self-Assessment Committee Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016/09 - Atual Coordenação Pedagógica 1º e 2º Ciclo de Ciências da Comunicação / Pedagogic Coordination of the 1st and Cycles of Communication Sciences Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/04 - 2013/10 Presidente do Conselho Científico Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2004/09 - 2010/03 Membro do Conselho Científico Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Membro da Comissão de Curso (1º ciclo/2º ciclo de Ciências da Comunicação) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2014 A génese do jornalismo: Periódicos noticiosos do século XVII em Portugal e na Europa
PTDC/CCI-JOR/110038/2009
Investigador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2008 - 2011 A Teorização do Jornalismo em Portugal: Das origens a Abril de 1974
PTDC/CCI-JOR/100266/2008
Investigador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. ""Mensagens publicitárias com apelos à cidadania em campanhas de natureza comercial e institucional" ( "Advertising messages with appeals to citizenship in commercial and institutional campaigns")". Trabalho apresentado em Construir a Paz: Painel Consumo e Responsabilidade Social, Porto, 2013.
    Publicado
  2. Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários: análise da campanha Delta Q Tisanas 2011 ( Referential infusions as discursive strategies in advertising: analysis of the Delta Q Tisanas campaign)". Trabalho apresentado em JADIS 1 - Primeiras Jornadas de Análise de Discurso, Porto, 2011.
    Publicado
  3. Fonseca, A.M.; Manso, M. C.; Vasconcelos, J.; Tuna, S.. "Inovações Curriculares e Pedagógicas no Âmbito da Adequação aos Requisitos de Bolonha na Universidade Fernando Pessoa". Trabalho apresentado em O Futuro de Bolonha, 10 Anos Depois, Lisboa, 2009.
    Publicado
  4. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Estratégias Translatórias em Textos Publicitários: O Caso Português’". Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto, 2008.
    Publicado
  5. Sandra Gonçalves Tuna. "‘Movimentos translatórios: questões relacionadas com a travessia de fronteiras linguísticas e culturais em textos publicitários". Trabalho apresentado em IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas:, Ponte de Lima, 2008.
    Publicado
  6. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Audience design in translated advertisements". Trabalho apresentado em Workshop Internacional ‘Jovens, Marcas e Estilo de Vida’, Porto, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Advertising as a means of propagating ideology: cosmetic ads shaping beauty patterns through the ages". Token - Special Issue: Propaganda through the ages (2024):
    Aceite para publicação
  2. Freitas, Elsa Simões Lucas; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "O contributo dos estudos discursivos na construção de mensagens publicitárias nos meios digitais: análise da comunicação de uma marca de água de mesa (The contribution of discursive studies to the construction of advertising messages in digital media: analysing the communication of a table water brand )". Linha d´Agua (2024):
    No prelo
  3. Tuna, Sandra Gonçalves. "Carrying advertising messages across media and borders: multilingualism and multimodality in international campaigns". Translation Matters 1 2 (2019): 117-132. http://dx.doi.org/10.21747/21844585/tm1_2a7.
    10.21747/21844585/tm1_2a7
  4. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Promoting Youthfulness: the construction of persuasive discourse and argumentation.". Redis: revista de estudos do discurso 8 (2019): 200-216.
    Acesso aberto
  5. Simões, Elsa; Tuna, Sandra. "Words of empowerment: (pseudo-)scientific discourse in magazine advertisements". Redis: Revista de Estudos do Discurso 6 (2017): 193-211. http://hdl.handle.net/10284/6361.
    Publicado • 10.21747/21833958/red6a8
  6. Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Novas metodologias e abordagens em apelos publicitários: formas responsáveis de consumo na publicidade contemporânea (New methodologies and approaches in advertising appeals: responsible forms of consumption in contemporary advertising)". LABCOM Estudos em Comunicação/Communication Studies: Advanced Methodologies in Communication Studies (Special Issue) 19 (2015): 159-176.
    Publicado
  7. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. "On the implications of non-translation in Portuguese advertising: names in cosmetic products as a case in point". Estudos em Comunicação / Communication Studies 20 (2015): 153-167.
    Publicado
  8. Simões, E.; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa; Tuna, Sandra. "O discurso publicitário em sala de aula : objecto de análise discursiva e modelo de escrita no mundo real (Advertising discourse in the classroom: an object of discursive analysis and a model of writing in the real world)". REDIS: Revista de Estudos do Discurso 3 2 (2013): 53-72. http://hdl.handle.net/10284/6363.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Elsa Simões Lucas Freitas; Tuna, Sandra; Universidade Fernando Pessoa; Freitas, Elsa; Universidade Fernando Pessoa. "Gendered adverts: an analysis of female and male images in contemporary perfume ads". Revista Comunicação e Sociedade: Género e Heterossexualidade - Discursos e Imagens na Publicidade e nos Media 21 (2012): 95-108. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/issue/view/61/showToc.
    Publicado
  10. Jorge Pedro Sousa; Maria Érica Lima; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Patrícia Teixeira. "António Rodrigues Sampaio e a imprensa clandestina da Patuleia (1846-1847)". INTERCOM - Revista Brasileira de Ci~encias da Comunicação 34 2 (2011): 17-36.
    Publicado
  11. Jorge Pedro Sousa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Maria Érica Lima; Patrícia Teixeira. "Jornalista António Rodrigues Sampaio e o “papel civilizador da imprensa'". Revista Temática do Grupo NAMID da Pós-Graduação em Comunicação da UFPB 12 (2011): 1-18. http://www.insite.pro.br/index2.html.
    Publicado
  12. Elsa Simões Lucas Freitas; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. ""Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários: análise da campanha Delta Q Tisanas (Referential infusions as discursive strategies in advertising: analysis of the Delta Q Tisanas campaign).". REDIS 1: Revista de Análise do Discurso / REDIS 1: Journal of Discourse Analysis 1 1 11 (2011):
    Publicado
  13. Elsa Simões Lucas Freitas; Sandra Gonçalves Tuna. "‘Comunicação publicitária em tempos de crise: análise discursiva de estratégias de honestidade em duas campanhas “estilo de vida”". Cadernos de Estudos Mediáticos 07 1 7 (2010): 15-27.
    Publicado
  14. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Foreignness in Perfume Advertising". Bridges and Boundaries 1 (2002): 80-87.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa; Sousa, Jorge Pedro. ""Never let truth get in the way of a good story¿: the journalistic style of Reinaldo Ferreira (Reporter X) and William Randolph Hearst". In The Role of Context in the Production and Reception of Historical News, editado por Brownlees, Nicholas. Peter Lang, 2021.
    Publicado
  2. Lucas Freitas, E.S.; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "A Periculosidade da Publicidade (The Dangerousness of Advertising)". In Perigoso É…., editado por Rita, A.; Ponce de Leão, I.. Portugal: Edições Esgotadas, 2018.
  3. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Uma Análise de Elementos Estrangeiros em Anúncios de Revistas Femininas". In Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas , Investigação & Empresas, editado por Clara Sarmento; Sandra Ribeiro, 161-170. Porto, Portugal: Vida Económica, 2018.
    Publicado
  4. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. "Criatividade em Publicidade: reflexões sobre a criação publicitária enquanto estratégia de intervenção sobre a matéria criativa .". In Fabricar a Inovação O processo criativo em questão nas ciências, nas letras e nas artes, ed. Annabela Rita e Fernando Cristóvã, editado por Rita, A.; Cristovão, F, 000-000. Lisboa, Portugal: Gradiva, 2017.
    Publicado
  5. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Jorge Pedro Sousa; Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Diffusing political knowledge in illustrated magazines: A comparison between the Portuguese O Panorama and the British The Penny Magazine in 1837–1844”.". In Diachronic Developments in English News Discourse, editado por Palander-Collin, M., Ratia, M. and Taavitsainen,I., 157-173. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2017.
    Publicado
  6. Jorge Pedro Sousa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. "The Portuguese press during the Monarchy: From its origins to 1910.". In In A History of the Press in the Portuguese-Speaking Countries, 11-112. Lisboa: Media XXI, 2014.
    Publicado
  7. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. ""Advertising and gender: the case of perfume ads"". In In Comunicação, Representações e Práticas Interculturais: Uma Perspectiva Global / Intercultural Communication, Representations and Practices: A Global Approach. Lisboa, Portugal: UnYLeYa, 2014.
    Publicado
  8. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Eduardo Paz Barroso; Simões, Elsa. "Serralves: Um Museu em Estado de Site.". In Comunicação Digital: 10 anos de Investigação, 183-201. Coimbra: LabCom e MinervaCoimbra, 2013.
    Publicado
  9. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. "Advertising and gender: the case of perfume ads". In Comunicação, representações e práticas interculturais: a global approach, 391-407. São Mamede de Infesta, Portugal: CEI - ISCAP, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Browlees, N.; Simões, E.; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Sousa, J.P.. Shaping Reality in News Reporting From Early Modern English to the Dawn of the Twentieth Century: Conference Proceedings of CHINED V ed. 1. Porto: Media XXI.. Portugal. 2018.
  2. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. Cadernos de Estudos Mediáticos 09: A Comunicação com os Públicos: Espaços, Representações e Abordagens. ed. 9, 1 vol.. Porto: Edições. Porto, Portugal: Universidade fernando pessoa. 2012.
  3. Jorge Pedro Sousa; Maria do Carmo Castelo Branco; Mário Pinto; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Gabriel Silva; Eduardo Zilles Borba; Mónica Delicato; et al. A Gazeta “da Restauração” - Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso. Porto, Portugal: LabCom. 2011.
  4. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. Cadernos de Estudos Mediáticos 08: Comunicação Audiovisual: Identidades, Discursos e Representações. Porto, Portugal: Universidade Fernando Pessoa. 2011.
  5. Elsa Simões Lucas Freitas; Sandra Gonçalves Tuna; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. Cadernos de Estudos Mediáticos 07: Hábitos alimentares, saúde e bem-estar: abordagens comunicacionais. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2010.
  6. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Elsa Simões Lucas Freitas. Cadernos de Estudos Mediáticos 06: Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2008.
    Publicado
  7. Paulo Cardoso; Cairrão, Álvaro; Galhardo, Andreia; Elsa Simões Lucas Freitas; Fernanda Viana; Francisco Mesquita; Sandra Tuna. III Jornadas de Publicidade e Comunicação. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2008.
Edição de número de revista
  1. Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. ""DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens.". (THEMATIC DOSSIER: Advertising in times of pandemic: new challenges and approaches)". COMUNICAÇÃO PÚBLICA 16 30 16 30 (2021): https://journals.openedition.org/cp/11573..
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Estigma (Stigma)". In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade (Dictionary of Crime, Justice and Society). . Sílabo, 2016.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Sonhar (Dream)". In Dicionário Enciclopédico: Comportamento e Saúde Mental (Encyclopedic Dictionary: Behavior and Mental Health). Pactor, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Sousa, Jorge Pedro; Pinto, Mário; Tuna, Sandra; Lima, Maria Érica; Teixeira, Patrícia; Eduardo Zilles Borba; Machado, Liliana Mesquita. António Rodrigues Sampaio: Jornalista (e) Político no Portugal Oitocentista. Covilhã, Portugal: Livros LabCom/Universidade da Beira Interior. 2011.
    Publicado
Manual
  1. Rui Estrada; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. Olimpíadas do Conhecimento, 2016 - Provas de Português,2016. Portugal. 2016.
  2. Simões, Elsa; Rui Estrada; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. Olimpíadas do Conhecimento, 2015 - Prova de Português,2015. Portugal. 2015.
  3. Rui Estrada; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa. Olimpíadas do Conhecimento, 2014 - Provas de Português,2014.. 2014.
  4. Simões, Elsa; Rui Estrada; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. Olimpíadas do Conhecimento, 2013 - Provas de Português,2013.. Portugal. 2013.
  5. Rui Estrada; Simões, Elsa; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. Olimpiadas do Conhecimento 2012 - Provas de Português,2012. Portugal. 2012.
  6. Rui Estrada; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Simões, Elsa; Rita Estrada. Olimpiadas do Conhecimento 2011 - Provas de Português,2011. Portugal. 2011.
Prefácio / Posfácio
  1. Simões, Elsa; Tuna, Sandra. "Introdução a Dossier Temático 'Publicidade em Tempos de Pandemia: Novos Desafios e Abordagens (Introduction to THEMATIC DOSSIER: Advertising in times of pandemic: new challenges and approaches)". Prefácio para Revista Comunicação Pública. 2021.
    Publicado
  2. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Elsa Simões Lucas Freitas. "Nota Introdutória aos Cadernos de Estudos Mediáticos 8:- Comunicação Audiovisual: Identidades, Discursos e Representações". Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2011.
    Publicado
  3. Elsa Simões Lucas Freitas; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Nota Introdutória aos Cadernos de Estudos Mediáticos 07". Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2010.
    Publicado
  4. Simões, E.; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. "Nota Introdutória aos Cadernos de Estudos Mediáticos 06". Prefácio para Cadernos de Estudos Mediáticos 06: Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. 2008.
    Publicado
Relatório
  1. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves; Ana Fonseca; Conceição Manso; José Braga Vasconcelos; CArla Barros; Cristina Pimentão. 2009. Acompanhamento do Processo de Bolonha na UFP: relatório dos resultados da auscultação à Comunidade Académica 2008/09.
  2. Fonseca, A.M.; Manso, M. C.; Vasconcelos, J.; Tuna, S.. 2009. Relatório de Concretização dos Objectivos do Processo de Bolonha na UFP, Ano lectivo 2008/09. http://www.ufp.pt/images/stories/aurea/Relatorio_Bolonha_09_vers%C3%A3o_final.pdf.
  3. Fonseca, A.; Manso, M. C.; Tuna, S.; Vasconcelos, J.. 2008. Relatório de concretização dos objectivos do processo de Bolonha. Anos lectivos 2005/06 e 2006/07..
Tese / Dissertação
  1. Teixeira, Maria José da Costa. "A linguagem radiofónica". Licenciatura, 2001. http://hdl.handle.net/10284/2423.

Outros

Outra produção
  1. O discurso publicitário em sala de aula. 2013. Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves. http://hdl.handle.net/10284/6363.
  2. Nota introdutória. 2012. Freitas, Elsa Simões Lucas; Tuna, Sandra Gonçalves. http://hdl.handle.net/10284/3490.
  3. Sobre o papel das estratégias linguísticas nas mensagens publicitárias em outdoors: uma análise de cartazes produzidos por alunos de Ciências da Comunicação. Não obstante a natureza multimodal dos textos publicitários e, como tal, ainteracção dos diferentes elementos na constituição de um anúncio, pretende-se aquisalientar o contributo dos elementos verbais na transmissão da mensagem publicitária,designadamente a forma como se estruturam para a tornar mais eficaz e apelativa.Assim, utilizando os cartazes desenvolvidos para as campanhas elaboradas no âm. 2012. Freitas, Elsa Simões Lucas; Universidade Fernando Pessoa, Porto; Tuna, Sandra; Universidade Fernando Pessoa, Porto. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/910.
  4. Comunicação publicitária em tempos de crise. É objectivo deste artigo analisar duas campanhas multimeios onde o posicionamento de honestidade perante o consumidor se destaca. Trata-se de anúncios de imprensa e televisão de natureza diversa que publicitam produtos diferentes – limpeza e bebidas – mas que coincidem na sua atitude no-nonsense perante o consumo num contexto de fragilidade económica. Nesta análise discursiva pretende-se detectar. 2010. Freitas, Elsa Simões Lucas; Tuna, Sandra Gonçalves. http://hdl.handle.net/10284/3155.
  5. António Rodrigues Sampaio e o Eco de Santarém. António Rodrigues Sampaio desempenhou um papel fundamental no jornalismo político do século XIX. Os seus jornais foram um veículo importante na transmissão dos seus ideais políticos, bem como reveladores das conjunturas jornalística e política da época. Assente numa pesquisa documental, bem como na análise discursiva dos exemplares do jornal, este estudo incidirá sobre o jornal clandestino O Eco d. 2010. Sousa, Jorge Pedro; Tuna, Sandra Gonçalves; Teixeira, Patrícia. http://hdl.handle.net/10284/2812.
  6. Nota Introdutória aos Cadernos de Estudos Mediáticos 06. Introdução, Editorial. 2009. Elsa Simões Lucas Freitas; Tuna, Sandra de Jesus Mendes Gonçalves.
  7. Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha. 2009. Fonseca, Ana; Manso, M. Conceição; Vasconcelos, José Braga de; Tuna, Sandra; Fonseca, A.M.; Manso, M. C.; Vasconcelos, J.; Tuna, S.. http://hdl.handle.net/10284/1301.
  8. Recensão - Da plurivocidade vocabular em Agustina aos galimatias do medialecto (Mário Pinto). Recensão - PINTO, Mário - Da plurivocidade vocabular em Agustina aos galimatias do medialecto. Porto : Edições Universidade Fernando Pessoa, 2007. 354 p.. ISBN 978-989-643-002-3. 2008. Tuna, Sandra. http://hdl.handle.net/10284/923.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/10/14 Workshop: Os Discursos promocionais nos meios digitais: o contributo dos diferentes estudos do discurso na construção e análise de mensagens publicitárias nos novos (multi) meios Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso - JADIS IX - CIED IV
FLUP (Porto, Portugal)
2019/05/24 Never let the truth get in the way of a good story’: the journalistic style of Reinaldo Ferreira (Reporter X) and William Randolph Hearst CHINED VII – CONFERENCE ON INTERNATIONAL NEWS DISCOURSE
(Barcelona, Espanha)
2018/10/19 Promoting Youthfulness: the construction of persuasive discourse and argumentation JADIS VIII · CIED III · Argumentação e Discurso
(Porto, Portugal)
2018/10/12 Carrying advertising messages across media and across borders: translation: issues in multimodal international campaigns International Conference Literature (&), (In)tangible Heritage
CETAPS -Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisboa, Portugal)
2017 Projecting national identity and national stereotypes in advertising discourse with multimodal strategies: two Portuguese ad campaigns as a case in point JADIS VII MEMITA - Media, Power and Identity: Discursive Strategies in Ideologically-Oriented Discourses
JADIS VII MEMITA (Porto, Portugal)
2017 Naturally perfect – implying a unique route to perfection in advertising for cosmetics 38ª Conferência APEAA
(Braga, Portugal)
2016 Words of empowerment: ‘pseudo’-scientific discourse in magazine advertisements ADIS VI / CIED II
ADIS VI / CIED II (Porto, Portugal)
2015 The discourse of international perfume advertising: forms of representing and reading body image 36th APEAA CONFERENCE (Re)Shaping the Humanities: New Forms of Representation, New Ways of Reading
(Vila Real, Portugal)
2015 A study in multimodality: captions, text and images in the Portuguese popular newspaper ‘António Maria’ and in the British ‘The Punch CHINED V - International Conference on Historical News Discourse
(Porto, Portugal)
2014 Uma análise de elementos estrangeiros em anúncios de revistas femininas Marketing Across Cultures
(São Mamede Infesta, Portugal)
2014 Transmitting scientific discourse in the classroom: the rhetoric of knowledge conveyance and related activity elicitation in an academic setting JADIS IV - Jornadas de Análise de Discurso (O Discurso da Ciência)
(Porto, Portugal)
2014 Diffusing political knowledge in illustrated magazines: a comparison between the Portuguese ‘O Panorama’ and the British ‘The Penny Magazine’ in the 1837-1844 period Fourth International Conference on Historical News Discourse
(Helsínquia, Finlândia)
2014 Novos paradigmas linguísticos em campanhas publicitárias internacionais? A utilização das línguas espanhola e portuguesa na publicidade do perfume ‘Aura’ de Loewe,II CONFIBERCOM - Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana: Os desafios da internacionalização
(Braga, Portugal)
2013 Press coverage of the Portuguese Independence Restoration War and belligerent independents’ propaganda in the first Portuguese periodicals: the Gazeta (Gazette) (1641-1647) and the Mercúrio Português [Portuguese Mercury] (1663-1667) Media, War & Conflict Fifth Anniversary Conference
(Londres, Reino Unido)
2012 O discurso publicitário em sala de aula: objecto de análise discursiva e modelo de escrita no mundo real,II JADIS - II Jornadas de Análise de Discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012 Royal and beligerent propaganda in Mercúrio Português (1663-1667) CHINED III - International Conference on Historical News Discourse,
(Alemanha)
2012 Dilemas do discurso publicitário contemporâneo: apelos criativos vs considerações éticas V Jornadas da Publicidade: Publicidade, Públicos e Redes de Influência na Atualidade .
(Portugal)
2011 Sobre o papel das estratégias linguísticas nas mensagens publicitárias dos cartazes O Cartaz no Estágio de Comunicação Integrada
Agência de Comunicação Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2011 THEMES IN PERFUME ADVERTISING: GENDER REPRESENTATIONS II Congresso Internacional de Estudos Interculturais
Centro de Estudos Interculturais (CEI) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto - S. Mamede Infesta)
2011 Mensagens publicitárias com apelos à cidadania em campanhas de natureza comercial e institucional I Congresso Internacional 'Construir a Paz'
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2010 Pioneers of Journalism in Portugal: the Gazeta as a case in point (1641-1647) The joint journalism historians conference (The American Journalism Historians Association and the AEJMC History Division Joint Spring Meeting)
CUNY Graduate School of Journalism (Nova Iorque, Estados Unidos)
2010 António Rodrigues Sampaio e o “papel civilizador da imprensa XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul, Brasil)
2010 The Genesis of Portuguese Journalism and "The Relações" by Manuel Severim de Faria Ecrea 2010 - 3rd European Communication Conference
(Hamburgo, Alemanha)
2010 Revisitar a Pedagogia no Novo Modelo de Ensino Superior Revisitar a Pedagogia no Novo Modelo de Ensino Superior
Instituto Politécnico de Castelo Branco (CAstelo Branco, Portugal)
2010 «O Espectro» no rasto da crise social da Patuleia XXX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social
Associação Portuguesa de História Económica e Social (Lisboa, Portugal)
2009 Comunicação Publicitária em Tempos de Crise: análise discursiva de estratégias de honestidade em duas campanhas multimeios VI jOrnadas de Publicidade 2009: OS NOVOS TERRITÓRIOS DA PUBLICIDADE
SOPCOM- GT Publicidade (Braga, Portugal)
2008 Estratégias Translatórias em Textos Publicitários: O Caso Português’ III Jornadas de Publicidade e Comunicação
(Porto, Portugal)
2008 Movimentos translatórios: questões relacionadas com a travessia de fronteiras linguísticas e culturais em textos publicitários IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas: Literatura e Geografia - da geografia das palavras à geografia das migrações
(Portugal)
2001 Perfume Advertising in translation: The Portuguese Casa Translation and Mediation
Warwick University (Coventry - UK, Reino Unido)
2001 Foreignness in Perfume Advertising Graduate Conference
The University of Warwick (Coventry - UK, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual O logótipo:importância nas empresas do seculo XXI e evolução do logo 'Checkmate'
2013 - Atual O slogan na publicidade: processo de elaboraçãodo slogan no caso do grupo Check-MAte
2013 - Atual Tradução na publicidade: tradução de anúncios publicitários de produtos para o cabelo.
2013 - Atual Publicidade: conceção de uma campanha publicitária
2010 - Atual A Fotografia na Publicidade: o caso Europacolon
Orientador
2010 - Atual Caracterização do público-alvo de acordo com o briefing da Europacolon
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/06/21 - 2023/06/28 A comunicação das marcas nas instituições de ensino superior privadas no Brasil: Um estudo sobre os apelos da comunicação de quatro IESP à captação de alunos
Orientador de Vania Lucia Ribeiro de Carvalho
Ciências da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 - 2021/10/25 A Incessante Procura pela Perfeição. A Influência da Publicidade nos Estereótipos Femininos"
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/07/20 - 2019/07/30 Moda feminina: um estudo sobre o impacto do Instagram no processo de decisão de compra
Orientador de Juliana Andrade Melo
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/05/08 - 2019/03/25 Os millennials e as suas expectativas do mercado de trabalho e das organizações Um estudo acerca dos estudantes do ensino superior do concelho do Porto
Orientador de Maria João Almeida e Costa Cardoso Torres
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - 2014 A importância do logótipo. Estudo de caso: Grupo Ímpar
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 A Importância da Tipografia no Cartaz Publicitário – Caso Europacolon
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 As redes sociais na comunicação: O caso Europacolon
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Etapas do desenvolvimento de uma campanha publicitária
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Temática saúde na publicidade
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Sinestesia: a cor no anúncio de imprensa
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 O slogan na publicidade
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 O UNIVERSO PUBLICITÁRIO DO BAR FORUM D’ HORAS
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 O Impacto da Comunicação Interpessoal na Empresa
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Comunicação Empresarial Externa
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - Atual I Conferência Internacional Cinema & Conflito: Guerra e Violência e o V OPVC: Guerra & Violência (2023/03/01 - 2023/03/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023/11/02 - 2023/11/02 Co-organizadora de track temático 'Communication Cities' no âmbito da conferência ICOTTS23 (indexação Scopus + ISI) (2023/11/02 - 2023/11/02)
Conferência (Coorganizador)
2023/11/02 - 2023/11/02 Membro do Scientific Committee do 5th International conference on Tourism Technology and systems ICOTTS23 ) (2023/11/02 - 2023/11/02)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2022/07/26 - 2023/04/26 4ª Edição do do Dia das Ciências da Comunicação (2023/04/26)
Conferência
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/04/27 - 2022/04/27 Dia das Ciências da Comunicação - 3ª Edição (2022/04/27 - 2022/04/27)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/05/02 - 2019/05/02 Dia das Ciências da Comunicação (2019/05/02 - 2019/05/02)
Conferência
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 CHINED V: International Conference on Historical News Discourse
Conferência (Outra)
2011 - 2011 O Cartaz no Estágio de Comunicação Integrada
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2011 - 2011 I Simpósio de Ciências da Comunicação
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 III Jornadas de Publicidade e Comunicação
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2001 - 2001 Translation and Mediation
Conferência (Outra)
University of Warwick, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/02 - 2023/11/04 Moderação de Sessão: Session 15 - (Virtual Presentation) RESEARCH IN DIFFERENT SCIENTIFIC AREAS in the INTERNATIONAL CONFERENCE ON TOURISM TECHNOLOGY AND SYSTEMS - BACALAR, MEXICO
Conferência
2023/03/30 - 2023/03/30 Sessão sobre Revisão Sistemática da Literatura
Seminário
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011 - 2011 O Cartaz no Estágio de Comunicação Integrada
Seminário
O Cartaz no Estágio de Comunicação Integrada
Agência de Comunicção da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 I Simpósio de Ciências da Comunicação
Simpósio
I Simpósio de Ciências da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 António Rodrigues Sampaio: O principal jornalista político oitocentista português e a imprensa clandestina da Patuleia (1846-1847)
Encontro
VIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (VIII SBPJor).
2010 - 2010 REVISITAR A PEDAGOGIA NO NOVO MODELO DE ENSINO SUPERIOR
Seminário
REVISITAR A PEDAGOGIA NO NOVO MODELO DE ENSINO SUPERIOR
IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2009 - 2009 IV Jornadas Internacionais de Jornalismo
Conferência
2008 - 2008 III Jornadas de Publicidade e Comunicação
Conferência
2008 - 2008 III Jornadas Internacionais de Jornalismo
Congresso
III Jornadas Internacionais de Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Workshop Internacional Jovens Marcas e Estilos de Vida
Oficina (workshop)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/18 O jornalismo regional no Distrito do Porto
Presidente do júri
Carlos Miguel Coelho Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023/06/28 "A Origem Africana do Consumidor como Variável nas Preferências Publicitárias e Escolhas de Consumo: Uma Análise no Contexto da Sociedade Portuguesa"
Presidente do júri
Ana Rita Almeida Landim Nogueira Branco (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/10/01 Reading Habits in the Digital Age: Marketing Strategies to Promote Reading among Children and Young Adults
Presidente do júri
Monika Dimitrova (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/08/29 A influência da música na narrativa cinemática
Arguente
Ana Cristina Teixeira Patrício (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/08/29 Cinema em Portugal hoje: o caso de Listen Maria João Freitas Belo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/08/21 Mediatização da Pandemia: Interfaces de uma instituição: O Site e o Facebook da DGS
Arguente
Beatriz Passos Cação (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/07/29 O mundo da publicidade e da comunicação digital: Um olhar sobre o seu impacto no universo da Banda de Música de Arrifana"
Presidente do júri
Ana Maria Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/07/14 TECNOLOGIAS INTEGRADAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA: O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA
Presidente do júri
Clarice Moreira Menezes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/02/02 Women’s Activism in The Moroccan Digital Public Sphere: Rising Above Conservatism and Fighting for Social Change
Presidente do júri
Hajar Hachki (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020/03/20 O papel dos influenciadores digitais como intermediários privilegiados entre as empresas e os consumidores: uma análise de discurso de conteúdos no Instagram
Presidente do júri
Joana Isabel Sousa Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/06/14 O Ciberespaço enquanto Palco de Confissões e Contradições: Uma Problematização a Partir da Notícia de Um Caso de Estupro Coletivo de Uma Adolescente Brasileira
Presidente do júri
Carlos Augusto Fernandes do Nascimento (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/05/06 Mecanismos da Publicidade - A Persuasão Existente nos Anúncios de lingerie - Um Estudo Comparativo entre Faixas Etárias
Presidente do júri
Beatriz Lopes da Costa Ruivo Venâncio (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 A divulgação da ciência em redes sociais: o uso do Facebook por instituições de pesquisa do Amazonas Cristiane de Lima Barbosa (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Interatividade e relacionamento de operadoras de saúde brasileiras por meio do Facebook: estratégias para promoção da saúde Paola Lanzalotta Marcelino (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 O Consumo de Produtos Alimentares: Hábitos, Critérios de Escolha e Fatores de Influência na Decisão de Compra – Uma Abordagem Exploratória Patrícia Isabel Cardinale (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 ‘Comunicação Organizacional Interna em Contexto Académico: Diagnóstico e Proposta de Intervenção’ Henrelly Raony Viana (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Geração Y: Expectativas de Carreira, Comprometimento e Desafios Organizacionais’ Janaina Weidgenant (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 A Comunicação dos Ícones de APPS: Uma Abordagem Sígnica da Imagem da Marca nos Dipositivos Móveis Bruno Diego Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Era Uma Vez: Aprender a Aprender… Contribuições da Criatividade e da Inovação para o Formador/Instrutor de Programas de Desenvolvimento nas Organizações Beatriz Helena Schulze (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 Compreensão da Terminologia Legal em Adolescentes Escolarizados Amarildo Rodrigues de Matos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 As características criativas dos jogadores brasileiros de futebol Alessandro César Finardi (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Criatividade e Inovação no design de produto: a ressignificação criativa no contexto da marca Alessi Roberto Sansão Júnior (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 O culture jam e o logótipo: uma noção de crítica social no consumismo global Carlos Manuel Santos de Barros (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Como planear uma estratégia de comunicação e a importância da criatividade na publicidade Marisa Raquel Teixeira Rodrigues (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 A importância do logótipo: estudo de caso Grupo Ímpar Helena Antunes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Marca: Eu Beatriz Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Análise e leitura da (s) estória (s) de uma marca : O cruzamento de estratégias publicitárias e fílmicas como processo de criação do discurso publicitário nos spots de televisão da Optimus Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 O briefing na campanha de publicidade: um estudo de caso (Outro)
2013 Marketing de guerrilha como arma de comunicação: uma abordagem À sua utilização nas organizações (Outro)
2010 A importância da cor na campanha para a Europacolon Rafaela Peixoto (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49) Lucília Monteiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Alimentação infantil no primeiro ano de vida: Hábitos de Consumo Pedro Campos Cruz (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília Ana Rita Amaral (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Análise gráfica da campanha publicitária PSP Bárbara Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming") Filipe Alexandre Loureiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Análise do nome e do logótipo magma Maria de Fátima Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Franchising - Caso Fotosport Carolina Cardoso P. F. da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Blog: análise à imagem de uma marca Sónia Rosa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying Gilberto Fernando Silva Ramos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Estudo da campanha publicitária: alerta bullying Maria Teresa Moreira Silveira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Géneros de fotografia no mundo da Publicidade José Cálix (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Publicidade: da teoria à prática Fernando Miguel da C. Ferreira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Impacto dos Serviços de Entretenimento em Centros Comerciais Cláudia Alexandra Filipe Caseiro Arrepia (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Gil Sousa Fashion Jewellers, um caso de sucesso no mercado nacional Sónia Alexandra Fernandes Pinto Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Semiótica da embalagem – a garrafa da coca-cola Paula Sofia Ramalho Pires (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Comunicação e Imagem nas Microempresas: o caso kit d’ideias Pedro Manuel da Costa Pinto Magalhães (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A perspectiva dos jovens consumidores face à utilização do humor na publicidade Luís António da Cruz Machado Cardoso Vaz (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 O rótulo – uma ferramenta de comunicação Nuno Romão Leite Pinto da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Comunicação dirigida ao target juvenil: a publicidade na revista ragazza Sónia Alexandra Rodrigues Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 ICOTTS 23:
2023 - 2023 ICITED 23

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2011/10/20 - Atual Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - 7 Edições Universidade Fernando Pessoa
2010/09/13 - Atual Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 06 Edições Universidade Fernando Pessoa
Atual Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 05 Edições Universidade Fernando Pessoa
Atual Cadernos de Estudos Mediáticos - 8
2023 - 2023 Vista (e-ISSN 2184-1284)
2023 - 2023 Comunicação Pública: Vol. 18 N.º 34 (2023): Número com dossiê temático
2018/06/14 - 2018/12/28 Mediapolis: Media, comunicação e género: novos territórios de esperança e novas fronteiras de injustiça (e-ISSN: 2183-6019) Impactum Journals
2009/07/20 - 2009/12/15 Cadernos de Estudos Mediáticos 7 - Saúde, Lazer e Hábitos de Consumo: Abordagens Comunicacionais Edições Universidade Fernando Pessoa
2008/06/01 - 2008/12/01 Cadernos de Estudos Mediáticos 06: Novos Média, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar Edições Universidade Fernando Pessoa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/09/01 - Atual Escrita Publicitária I Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Gramática e Laboratório de Comunicação IV Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Teoria da Tradução Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Métodos de Investigação em Estudos Linguísticos Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Inglês 4 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Inglês 3 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Inglês 2 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Gramática e Laboratório de Comunicação 1 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Gramática e Laboratório de Comunicação 2 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Estágio de Publicidade 1 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - Atual Inglês 1 Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/05/27 - 2022/05/27 Seminário: Publicidade Internacional: que implicações na construção das mensagens? Ciências da Comunicação (Doutoramento) Universidade da Beira Interior, Portugal
2013/09/01 - 2014/01 Estudos Linguísticos Estudos Culturais (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento Humano da UFP (FP- B2S)
Atual Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras - APROLÍNGUAS
Atual SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação
Atual CEC - Centro de Estudos de Comunicação
Atual Clube de Leitura da Universidade Fernando Pessoa
2013 CECLICO - Centro de Estudos da Cultura, Linguagem e Comportamento

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Curso de Ciências da Comunicação
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão Científica da ICITED'23: International Conference in Information Technology and Information
Membro
2010/04 - 2013/10 Presidente do Conselho Científico
Presidente / Vice-presidente
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2013 Membro de Conselho Científico
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal