???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Eiras

Nomes de citação

  • Eiras, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
2C18-0FD2-2057
ORCID iD
0000-0002-5296-6806

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Doutoramento em Conhecimento da Literatura (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Fragmentação do Sujeito na Escrita da Modernidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1997
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante Português-Francês (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Fragmentação do Sujeito na Escrita da Modernidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Ciência

2006 - Atual Investigador (Investigação)
Empregador
Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal

Docência no Ensino Superior

2004 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Empregador
Universidade do Porto, Portugal
2002 - 2004 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Outros

1999/09/01 - 2000/08/31 Professor
Empregador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1997/09/01 - 1998/08/31 Professor
Empregador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Eiras, Pedro; Eiras, Pedro. "Hallucinating Gonçalo M. Tavares’ Short Movies". Journal of Science and Technology of the Arts 12 2 (2020): 73-80. https://doi.org/10.34632/jsta.2020.8530.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/jsta.2020.8530
  2. Eiras, Pedro. "Made in America. Gonçalo M. Tavares e a imagem". Colóquio Letras 203 (2020): 29-39.
    Publicado
  3. Maffei, Luis; Eiras, Pedro. "Apresentação: literatura e democracia". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118816.
    10.22409/gragoata.2018n45a1207
  4. Maffei, Luis; Eiras, Pedro. "Introduction". (2018): http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/1207.
  5. Eiras, Pedro. "Apagamentos de Herberto Helder". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/117987.
  6. Eiras, Pedro. "Como se faz uma "orgia do fogo"? Teatro e ritual em Mário de Sá-Carneiro e Antonin Artaud". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118245.
    10.21747/21832242/litcomp39v1
  7. Eiras, Pedro. "As mãos de António Pedro". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105208.
    10.21747/16451112/litcomp36a14
  8. Eiras, Pedro. "O labirinto sem saída. Gonçalo M. Tavares e W. G. Sebald". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/87085.
    10.21747/16451112/litcomp34a23
  9. Eiras, Pedro. "A metamorfose interminável: Mário de Sá-Carneiro, «Feminina»". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/87379.
  10. Eiras, Pedro. "Cremações. Recensão crítica a Fogo, de Gastão Cruz (Lisboa: Assírio & Alvim, 2013)". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/84866.
  11. Medeiros,Paulo de; Eiras, Pedro; Maffei, Luis. "Apresentação [eLyra nº 5]". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/84906.
  12. Eiras, Pedro. "Retrato de Manuel Gusmão enquanto poeta na polis". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/81830.
    10.17851/2317-2096.25.2.25-39
  13. Eiras, Pedro. "Minério, gisandra, wasteland : Carlos de Oliveira e o Fim do Mundo". (2014): http://hdl.handle.net/10216/77755.
  14. Eiras, Pedro. "Japão nos. 1,2, ... A invenção do oriente na poesia de Miguel-Manso". (2014): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/77735.
  15. Eiras, Pedro. "Do dionisismo dândi : entre Fradique e Zaratustra". (2014): http://hdl.handle.net/10216/8335.
  16. Eiras, Pedro. "Scherzo com helicópteros : a metáfora do voo em Herberto Helder". (2014): http://hdl.handle.net/10216/8460.
  17. Eiras, Pedro. "Mário de Sá-Carneiro e a derrota da França: notas sobre ética e estética a partir de uma entrevista escandalosa". (2014): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/84922.
  18. Eiras, Pedro. "Notícias do abismo : Mário de Sá-Carneiro e A Confissão de Lúcio". (2014): http://hdl.handle.net/10216/64763.
  19. Eiras, Pedro. "The innovation of “Poetry 61, today”". (2013): http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/113.
  20. Eiras, Pedro. "(...)". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/79016.
  21. Pedro Eiras. "Da novidade de Poesia 61, hoje: recensão a Jorge Fernandes da Silveira e Luis Maffei (orgs.), Poesia 61 Hoje". (2013): https://hdl.handle.net/10216/127632.
    10.22409/abriluff.v5i10.29694
  22. Eiras, Pedro. "Gérard Genette : a escrita de Figures IV". (2012): http://hdl.handle.net/10216/8594.
  23. Eiras, Pedro. "Ikea, três montagens". (2012): http://hdl.handle.net/10216/64656.
  24. Eiras, Pedro. "Faca partilhada. Sophia de Mello Breyner Andresen e João Cabral de Melo Neto, versão revista do ensaio anteriormente publicado em A Lenta Volúpia de Cair (2007)". (2012): https://hdl.handle.net/10216/64764.
  25. Eiras, Pedro. "Poros, ciclopes, questão de escala: Luiza Neto Jorge e Pipilotti Rist". (2011): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/79027.
  26. Eiras, Pedro. "Ikea, three constructions: Guy Ben-Ner, Carlos J. Pessoa, Ricardo Araújo Pereira". (2010): http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/226.
  27. Eiras, Pedro. "Curto-circuito. Géneros e teoria no teatro de Carlos J. Pessoa". (2010): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/79011.
  28. Eiras, Pedro. "Entre o sofá e o leito da morte". (2010): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/79012.
  29. Eiras, Pedro. "A língua excluída do poema : sobre "Le tiers exclu, fantasia política" de António Franco Alexandre". (2009): http://hdl.handle.net/10216/43008.
  30. Eiras, Pedro. "Traduzindo Um incómodo técnico em relaçao aos fragmentos, de Pascal Quignard : algumas notas de trabalho". (2009): http://hdl.handle.net/10216/61809.
  31. Eiras, Pedro. "Por uma ética da subversão". (2009): http://hdl.handle.net/10216/42992.
  32. Eiras, Pedro. "Raul Brandão e o Marquês de Sade : tentações". (2008): http://hdl.handle.net/10216/23597.
  33. Eiras, Pedro. "Meu Deus de brincar somente... : Bach na poesia de Manuel de Freitas". (2007): http://hdl.handle.net/10216/23650.
  34. Eiras, Pedro. "O fragmento do tempo – Andrei Tarkovski, Lao Zi, Maria Gabriela Llansol". (2006): https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/6985.
    10.34624/fb.v0i4.6985
  35. Eiras, Pedro. "Maria Gabriela Llansol e a rapariga que temia a impostura da língua". (2001): https://hdl.handle.net/10216/127503.
Capítulo de livro
  1. Eiras, Pedro. "Falhar melhor: novos apontamentos sobre a palavra salvação". In Materiais para a Salvação do Mundo, 1. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2021.
    Publicado • 10.21747/978-989-54784-7-7/lib26a1
  2. Eiras, Pedro. "Maria Gabriela Llansol e a sombra das coisas". In As Palavras Justas. Ensaios sobre literatura e direito, 157-169. Coimbra, Portugal: Minerva, 2020.
    Publicado
  3. Eiras, Pedro. "Nota de abertura". In Materiais para o Fim do Mundo Extra-série 2, 3-3. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2020.
    Publicado
  4. Eiras, Pedro. "O Apocalipse segundo Gonçalo M. Tavares – sete apontamentos". In Um Senhor Tavares. Ensaios e erros, 123-135. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  5. Eiras, Pedro; Eiras, Pedro. "Tinha paixão, tinha um copo de cólera?". In As Mãos Precárias. Estudos sobre Raduan Nassar, 103-125. Lisboa, Portugal: IELT, 2020.
    Publicado
  6. Eiras, Pedro. "Que horas são?". In Manuel António Pina. Desimaginar o mundo, 145-156. Lisboa, Portugal: Documenta, 2020.
  7. Eiras, Pedro. "Saldo e ocultação dos Seminários do Fim do Mundo". In Materiais para o Fim do Mundo, 12, 49-53. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2020.
    Publicado
  8. Eiras, Pedro. "Nota de abertura". In Materiais para o Fim do Mundo, 12, 3-3. Porto, Portugal: FLUP-ILC, 2020.
    Publicado
  9. Eiras, Pedro; Ferreira, Vítor. "Nota de abertura". In Materiais para o Fim do Mundo 9, 3. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2017.
    Publicado
  10. Eiras, Pedro. "Nota de abertura". 3-3. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2017.
    Publicado
  11. Eiras, Pedro. "Nota de abertura". 3-3. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2017.
  12. Eiras, Pedro. "Lúcio’s unreadable testimony". 139-156. Berna: Peter Lang, 2017.
    Publicado
  13. Eiras, Pedro. "Jorge de Sena e a salvação". 323-342. Ponta Delgada, Portugal: Ver Açor, 2016.
    Publicado
  14. Eiras, Pedro. "Outra nota para a redefinição da cultura". 195-202. Florença, Itália: Firenze University Press, 2016.
    Publicado
  15. Eiras, Pedro. "Nota de abertura". 3-3. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2016.
    Publicado
  16. Eiras, Pedro. "Nota de abertura". In Materiais para o Fim do Mundo 4, 3-3. Porto, Portugal: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2016.
    Publicado
  17. Eiras, Pedro. "Luiza Neto Jorge: do poema como grande plano". 115-123. Lisboa, Portugal: Documenta, 2015.
    Publicado
  18. Eiras, Pedro. "Em língua plena – notas sobre A Morte sem Mestre de Herberto Helder". 140-149. Rio de Janeiro, Brasil: Oficina Raquel, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Eiras, Pedro. Língua Bífida. Ensaio sobre Ecce Corpus, uma performance de António Gonçalves. Lisboa: Documenta. 2021.
    Publicado
  2. Eiras, Pedro. This Is the Way the World Ends. Bristol, Reino Unido: Hesterglock Press. 2020.
    Publicado
  3. Eiras, Pedro. Vozes, margens, resistência. 2020.
  4. Eiras, Pedro. Saldo e ocultação dos Seminários do Fim do Mundo. 2020.
    10.21747/9789895478408/fdm12a4
  5. Lambert, Fátima; Lino, Patrícia. Materiais para o fim do Mundo 12. 2020.
    10.21747/9789895478408/fdm12
  6. Teves, Vitor. Materiais para o fim do Mundo: extra-série 2. 2020.
    10.21747/9789895478415/lib22
  7. Eiras, Pedro. Como se revela o sabor das coisas. 2019.
  8. Eiras, Pedro. Nota de abertura [Materiais para o fim do mundo (extra-série)]. 2018.
  9. Ramos, Cristina; Monteiro, Hugo; Mesquita, Rui. Materiais para o fim do mundo 11. 2018.
    10.21747/9789899999992/fimdomundo11
  10. Palinhos, Jorge; Moreira, Manuela; Almeida, Cristina Horta de. Materiais para o fim do mundo 10. 2018.
    10.21747/9789899999930/fimdomundo10
  11. Almeida, André Valentim. Materiais para o fim do mundo (extra-série). 2018.
    10.21747/9789899999930/fimdomundoexs
  12. Eiras, Pedro. O Riso de Momo. Ensaio sobre os ofícios de Pedro Proença em torno da exposição O Riso dos Outros. Lisboa / Évora, Portugal: Documenta / Fundação Eugénio de Almeida – Centro de Arte e Cultura. 2018.
    Publicado
  13. Eiras, Pedro; Ferreira, Vítor. Nota de abertura [Materiais para o fim do mundo 9]. 2017.
    10.21747/9789899999909/fimdomundo9na
  14. Outeirinho, Maria de Fátima; Lopes, Jorge Costa; Araújo, Sofia. Materiais para o fim do mundo 8. 2017.
  15. Haysom, Peter; Torres, Rui; Freitas, Sofia. Materiais para o fim do mundo 7. 2017.
  16. Eiras, Pedro. Nota de abertura [Materiais para o fim do mundo 7]. 2017.
    10.21747/9789899937574/fimdomundo7na
  17. Martins, Diogo; Lopes, Helena; Costa, João Pedro. Materiais para o fim do mundo 9. 2017.
  18. Eiras, Pedro. Nota de abertura [Materiais para o fim do mundo 8]. 2017.
    10.21747/9789892076843/fimdomundo8na
  19. Eiras, Pedro. Mário de Sá-Carneiro: 7 tentativas de apresentação seguidas de "Não estou escrevendo uma novela" - uma leitura de A Confissão de Lúcio. 2017.
  20. Eiras, Pedro. […]. Ensaio sobre os mestres. Lisboa, Portugal: Documenta. 2017.
    Publicado
  21. Outeirinho, Maria de Fátima; Lopes, Jorge Costa; Araújo, Sofia. Materiais para o fim do mundo 8. 2017.
    10.21747/9789892076843/fimdomundo8
  22. Eiras, Pedro. Outra nota para a redefinição da cultura. 2016.
  23. Floquet, Daniel; Aguir, Isabel; Correia, Susana. Materiais para o fim do mundo 5. 2016.
  24. Eiras, Pedro. Constança Capdeville: as vozes revisitadas. 2016.
  25. Eiras, Pedro. Nota de abertura [Materiais para o fim do mundo 6]. 2016.
  26. Barros, David Pinho; Bértolo, José; Mendonça, Luís. Materiais para o fim do mundo 6. 2016.
  27. Vieira, Matilde; Garcia, Tiago Sousa; Ferreira, Vitor. Materiais para o fim do mundo 4. 2016.
  28. Eiras, Pedro. Constelações 2. Estudos comparatistas. Porto, Portugal: Afrontamento. 2016.
    Publicado
  29. Eiras, Pedro; Susana Paiva (fotografia). Alumiação. Ensaio sobre poesia, visão e cegueira. Lisboa, Portugal: Huggly Books. 2016.
    Publicado
  30. Eiras, Pedro. Nota de abertura [Materiais para o Fim do Mundo 2]. 2015.
  31. Gomes, Miguel Ramalhete; Mateus, Susana; Vasconcelos, Vasco André Ribeiro de. Materiais para o Fim do Mundo 2. 2015.
  32. Rodrigues, Isabel Cristina; Pereira, Paulo Alexandre; S., Raquel. Materiais para o Fim do Mundo 3. 2015.
  33. Eiras, Pedro. Nota de abertura [Materiais para o Fim do Mundo - 3]. 2015.
  34. Quintais, Luís; Lino, Patrícia. Materiais para o Fim do Mundo 1. 2014.
  35. Eiras, Pedro. Do fim do mundo pelo fogo: cinzas e purificação. 2014.
  36. Eiras, Pedro. Para que servem as histórias que metem medo?. 2014.
  37. Eiras, Pedro. Platão no Rolls-Royce. Ensaio sobre literatura e técnica. Porto, Portugal: Afrontamento. 2014.
    Publicado
  38. Eiras, Pedro. Como se Faz um Jogo das Comunidades?. Lisboa, Portugal: Apenas Livros. 2014.
    Publicado
  39. Eiras, Pedro. Constelações. Estudos comparatistas. Porto, Portugal: Afrontamento. 2013.
    Publicado
  40. Eiras, Pedro; Maffei, Luis. A Vida Repercutida. Uma leitura da poesia de Gastão Cruz. Lisboa, Portugal: Esfera do Caos. 2012.
    Publicado
  41. Eiras, Pedro. Os Ícones de Andrei. Quatro diálogos com Tarkovsky. Coimbra, Portugal: Centro de Investigação em Antropologia e Saúde. 2012.
    Publicado
  42. [Unknown]. Relaçam da solemne procissam de preces, que por ordem da corte Ottomana fizeraõ os Turcos na cidade de Meca, para alcançar a assistencia de deos contra as armas do Augustissimo emperador de Alemanha, & mais potencias Christãas / traduzida de huma que se recebeo dos confins do imperio Mahometano.. Rio de Janeiro, Brasil: Casa da Palavra. 2012.
    10.24157/arc_14104.16
  43. Eiras, Pedro. Um Certo Pudor Tardio. Ensaio sobre os «poetas sem qualidades». Porto, Portugal: Afrontamento. 2011.
    Publicado
  44. Eiras, Pedro. Lendo Camus : eu, visitante, um pouco ladrão. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2010.
  45. [Unknown]. Substâncias Perigosas. Pequeno divertimento sobre literatura em cem lições também conhecido sob o título Substâncias Perigosas em que se explica por que meios os livros matam os seus leitores & onde se dão variados e mui instrutivos exemplos ao alcance do comum dos mortais. Torres Vedras, Portugal: Livrododia. 2010.
    Publicado • 10.24157/arc_14104.16
  46. Eiras, Pedro. O caminho desviado do comum dos homens : parménides em Maria Gabriela Llansol. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2009.
  47. Eiras, Pedro. Tentações. Ensaio sobre Sade e Raul Brandão. Porto, Portugal: Deriva. 2009.
    Publicado
  48. Eiras, Pedro. Boomerang. 27 postais sobre representações da Europa na literatura portuguesa dos séculos XIX a XXI, ou ecos e sombras devolvidos ao remetente, para escrever, enviar e perder. Guimarães, Portugal: Pé de Mosca. 2009.
    Publicado
  49. Eiras, Pedro. A Lenta Volúpia de Cair. Ensaios sobre poesia. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Quasi. 2007.
    Publicado
  50. Eiras, Pedro. A Moral do Vento. Ensaio sobre o corpo em Gonçalo M. Tavares. Lisboa, Portugal: Caminho. 2006.
    Publicado
  51. Eiras, Pedro. Esquecer Fausto. A fragmentação do sujeito em Raul Brandão, Fernando Pessoa, Herberto Helder e Maria Gabriela Llansol. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2005.
    Publicado
  52. Eiras, Pedro. Deus e o seu poeta não são escriturários : ficções da história em Maria Gabriela Llansol. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2004.
Prefácio / Posfácio
  1. Eiras, Pedro. "A batalha entre Marte e Vénus". Prefácio para O Conquistador, de Almeida Faria, 5-21. Porto, Portugal: Assírio & Alvim. 2017.
    Publicado
  2. Eiras, Pedro. "Inventar a antiguidade do som mais antigo". 811-839. Porto, Portugal: Assírio & Alvim. 2015.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Eiras, Pedro. 2019. Madalena de Castro Campos. https://hdl.handle.net/10216/124871.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/11/04 A morte e o poema Dia Literário Herberto Helder e António Ramos Rosa
Centro Nacional de Cultura / Centro Cultural de Belém (Lisboa)
2017/06/06 “Que regarde Eurydice? Notes sur Sophia de Mello Breyner Andresen et Graça Morais” Colloque International Graça Morais : Le Mythe et la Métamorphose
Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France (Paris)
2017/05/17 “Orpheu, 1915: como se organiza um escândalo” (conferência)
Universidade de Sófia, Bulgária (Sófia)
2017/04/21 “A lição das superfícies: oferenda, trevas, silêncio” (conferência de abertura do Seminário) Seminário Procura da Superfície (II) – Apelos de Silêncio: corpo, arte, invisibilidade
Escola Superior de Educação do Porto (Porto)
2017/03/27 “António Patrício e a sombra do mundo” ciclo de conferências “O Palco e a Cidade. Teatro no Porto 1850-1950”
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2017/02/18 “Não mais, musa, não mais – notas sobre o desejo do fim do mundo” (conferência)
aSede (Porto, Portugal)
2017/02/07 “Time to impact = 0. Como filmar o fim do mundo” seminário JRAAS (Junior Researchers in Anglo-American Studies) V
JRAAS (Junior Researchers in Anglo-American Studies) (Porto, Portugal)
2016/11/24 “Não tão iconoclastas quanto isso: Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa em Portugal Futurista" Colóquio Internacional Além de Orpheu. As outras revistas modernistas portuguesas em diálogo intercultural
Universidade de Florença (Florença, Itália)
2016/11/21 O desejo da escrita maldita Congresso Internacional Herberto Helder – a vida inteira para fundar um poema
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/11/07 A condição do exílio. Maria Gabriela Llansol no Brabante Colóquio Internacional Exiliência de Mulheres no Mundo Lusófono (séculos XX-XXI)
Universidade de Paris-Sorbonne (CRIMIC) / Universidade do Porto (FLUP-ILC) (Paris, França)
2016/11/03 Do teatro como ritual: entre Mário de Sá-Carneiro e Antonin Artaud” Colóquio Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/28 As mãos de António Pedro ciclo António Pedro. Comemorações do 50tenário da morte. 1966-2016
Fundação Engº António de Almeida (Porto, Portugal)
2016/05/21 A imagem ausente em Matéria de Rosa Maria Martelo Encontros Literários de Fafe 2016 “A literatura e as artes”
Biblioteca Municipal de Fafe (Fafe)
2016/01/18 Para que serve a literatura?, Conferência de Abertura da Semana das Humanidades - Lugar da Utopia
Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto, Portugal)
2015/12/09 A oeste algo de novo. Literatura portuguesa contemporânea Festival Literário Internacional de Sófia, Bulgária
Festival Literário Internacional de Sófia, Bulgária (Sófia, Bulgária)
2015/12/03 O labirinto sem saída. Gonçalo M. Tavares e W. G. Sebald
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/11/30 Fernando Pessoa e a sua época
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/10/24 Santa Rita Pintor: todas as artes, arte nenhuma Colóquio Internacional Ofício Múltiplo
LyraCompoetics, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa / Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/10/15 Constança Capdeville: as vozes revisitadas
Crimic – Sorbonne/Fundação Calouste Gulbenkian (Paris, França)
2015/06/11 Almada: como se inventa a infância
Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica da Universidade de Pisa, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT-Universidade de Lisboa), Instituto de História da Arte (IHA-Universidade Nova de Lisboa) (Pisa, Itália)
2014/11/21 A interminável metamorfose: Mário de Sá-Carneiro, «Feminina» Colloque International Queeriser le canon artistique et littéraire luso-brésilien
Université Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2014/10/17 Luiza Neto Jorge: do poema como grande plano Jornada “Cinema, Poesia, Escrita”
projecto Falso Movimento (CEC, FLUL) e rede LyraCompoetics (ILC-ML, FLUP) (Lisboa)
2014/10/03 Mário de Sá-Carneiro e a derrota da França: notas sobre ética e estética a partir de uma entrevista escandalosa
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2014/04/10 Japão nos 1, 2, 8… A invenção do oriente na poesia de Miguel-Manso
Universidade de Florença (Florença, Itália)
2014/01/25 Como se de novo fosse criada cada coisa – Sophia e a dança
Companhia Nacional de Bailado (Lisboa, Portugal)
2014/01/24 O fim do mundo como obra de arte
CLEPUL (Lisboa, Portugal)
2013/11/13 Almada: o nome em estado de guerra
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
2013/10/02 O fim do mundo pelo fogo: cinzas e purificação
Grupo de Estudos Lusófonos (Porto, Portugal)
2013/06/11 Pessoa e o futurismo
Universidade Central de Caracas (Caracas, Venezuela)
2013/06/10 Margens do poema
Instituto Português de Cultura, no Centro Português de Caracas (Caracas, Venezuela)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Ousar Corromper: o (O)caso Retratístico em Rui Nunes (pós-doutoramento)
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 Quem me Lembro de Isto: a criação do eu na poesia de Manuel António Pina
Orientador
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 Relações de poder em Milan Kundera e Gonçalo M. Tavares
Orientador
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2017 As Vozes do Silêncio. As marginalia de Vergílio Ferreira nos livros de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Eduardo Lourenço
Orientador
3º ciclo de Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2017 À Sombra do Som da Morte. A poética da escuta e do silêncio em Raul Brandão e Rui Nunes
Orientador
3º ciclo em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 A Representação da Dança na Poesia Portuguesa do Século XX
Orientador
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2014 Carolina Galvão Marcello, Divergentes Convergências: Caio Fernando Abreu e Al Berto
Coorientador
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2014 Limiares do Humano. Estudo sobre Jorge de Sena, Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares
Orientador
Doutoramento em Literatura (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2013 E Então É Verdade: Então a Vida Não Passa disto: Manoel de Barros e o círculo dos três movimentos com vista ao Homem-Árvore
Coorientador
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/06/18 - Atual mesa-redonda com Ana Luísa Amaral, Gastão Cruz e Manuel Gusmão
Mesa-redonda
Carmina 2. Poesia e outras artes

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2016 - Atual documentário Ensaio sobre o Tempo Tempo e literatura
Distinções

Prémio

2006 Prémio PEN Clube Português de Ensaio (referente a 2005)
1998 Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
1998 Prémio Engenheiro Luís Elias Casanovas