Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Eiras
Nomes de citação
- Eiras, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2C18-0FD2-2057
- ORCID iD
- 0000-0002-5296-6806
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004
Concluído
|
Doutoramento em Conhecimento da Literatura (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Fragmentação do Sujeito na Escrita da Modernidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1997
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante Português-Francês (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Fragmentação do Sujeito na Escrita da Modernidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2002 - 2004 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/09/01 - 2000/08/31 | Professor | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1997/09/01 - 1998/08/31 | Professor | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2017/11/04 | A morte e o poema | Dia Literário Herberto Helder e António Ramos Rosa
Centro Nacional de Cultura / Centro Cultural de Belém (Lisboa)
|
2017/06/06 | “Que regarde Eurydice? Notes sur Sophia de Mello Breyner Andresen et Graça Morais” | Colloque International Graça Morais : Le Mythe et la Métamorphose
Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France (Paris)
|
2017/05/17 | “Orpheu, 1915: como se organiza um escândalo” | (conferência)
Universidade de Sófia, Bulgária (Sófia)
|
2017/04/21 | “A lição das superfícies: oferenda, trevas, silêncio” (conferência de abertura do Seminário) | Seminário Procura da Superfície (II) – Apelos de Silêncio: corpo, arte, invisibilidade
Escola Superior de Educação do Porto (Porto)
|
2017/03/27 | “António Patrício e a sombra do mundo” | ciclo de conferências “O Palco e a Cidade. Teatro no Porto 1850-1950”
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
|
2017/02/18 | “Não mais, musa, não mais – notas sobre o desejo do fim do mundo” | (conferência)
aSede (Porto, Portugal)
|
2017/02/07 | “Time to impact = 0. Como filmar o fim do mundo” | seminário JRAAS (Junior Researchers in Anglo-American Studies) V
JRAAS (Junior Researchers in Anglo-American Studies) (Porto, Portugal)
|
2016/11/24 | “Não tão iconoclastas quanto isso: Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa em Portugal Futurista" | Colóquio Internacional Além de Orpheu. As outras revistas modernistas portuguesas em diálogo intercultural
Universidade de Florença (Florença, Itália)
|
2016/11/21 | O desejo da escrita maldita | Congresso Internacional Herberto Helder – a vida inteira para fundar um poema
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2016/11/07 | A condição do exílio. Maria Gabriela Llansol no Brabante | Colóquio Internacional Exiliência de Mulheres no Mundo Lusófono (séculos XX-XXI)
Universidade de Paris-Sorbonne (CRIMIC) / Universidade do Porto (FLUP-ILC) (Paris, França)
|
2016/11/03 | Do teatro como ritual: entre Mário de Sá-Carneiro e Antonin Artaud” | Colóquio Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/28 | As mãos de António Pedro | ciclo António Pedro. Comemorações do 50tenário da morte. 1966-2016
Fundação Engº António de Almeida (Porto, Portugal)
|
2016/05/21 | A imagem ausente em Matéria de Rosa Maria Martelo | Encontros Literários de Fafe 2016 “A literatura e as artes”
Biblioteca Municipal de Fafe (Fafe)
|
2016/01/18 | Para que serve a literatura?, Conferência de Abertura da Semana das Humanidades - Lugar da Utopia |
Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto, Portugal)
|
2015/12/09 | A oeste algo de novo. Literatura portuguesa contemporânea | Festival Literário Internacional de Sófia, Bulgária
Festival Literário Internacional de Sófia, Bulgária (Sófia, Bulgária)
|
2015/12/03 | O labirinto sem saída. Gonçalo M. Tavares e W. G. Sebald |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/11/30 | Fernando Pessoa e a sua época |
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/24 | Santa Rita Pintor: todas as artes, arte nenhuma | Colóquio Internacional Ofício Múltiplo
LyraCompoetics, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa / Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/15 | Constança Capdeville: as vozes revisitadas |
Crimic – Sorbonne/Fundação Calouste Gulbenkian (Paris, França)
|
2015/06/11 | Almada: como se inventa a infância |
Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica da Universidade de Pisa, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional
(IELT-Universidade de Lisboa), Instituto de História da Arte (IHA-Universidade Nova de Lisboa) (Pisa, Itália)
|
2014/11/21 | A interminável metamorfose: Mário de Sá-Carneiro, «Feminina» | Colloque International Queeriser le canon artistique et littéraire luso-brésilien
Université Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
|
2014/10/17 | Luiza Neto Jorge: do poema como grande plano | Jornada “Cinema, Poesia, Escrita”
projecto Falso Movimento (CEC, FLUL) e rede LyraCompoetics (ILC-ML, FLUP) (Lisboa)
|
2014/10/03 | Mário de Sá-Carneiro e a derrota da França: notas sobre ética e estética a partir de uma entrevista escandalosa |
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
|
2014/04/10 | Japão nos 1, 2, 8… A invenção do oriente na poesia de Miguel-Manso |
Universidade de Florença (Florença, Itália)
|
2014/01/25 | Como se de novo fosse criada cada coisa – Sophia e a dança |
Companhia Nacional de Bailado (Lisboa, Portugal)
|
2014/01/24 | O fim do mundo como obra de arte |
CLEPUL (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/13 | Almada: o nome em estado de guerra |
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
|
2013/10/02 | O fim do mundo pelo fogo: cinzas e purificação |
Grupo de Estudos Lusófonos (Porto, Portugal)
|
2013/06/11 | Pessoa e o futurismo |
Universidade Central de Caracas (Caracas, Venezuela)
|
2013/06/10 | Margens do poema |
Instituto Português de Cultura, no Centro Português de Caracas (Caracas, Venezuela)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | Ousar Corromper: o (O)caso Retratístico em Rui Nunes (pós-doutoramento)
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Quem me Lembro de Isto: a criação do eu na poesia de Manuel António Pina
Orientador
|
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Relações de poder em Milan Kundera e Gonçalo M. Tavares
Orientador
|
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2017 | As Vozes do Silêncio. As marginalia de Vergílio Ferreira nos livros de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Eduardo Lourenço
Orientador
|
3º ciclo de Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2017 | À Sombra do Som da Morte. A poética da escuta e do silêncio em Raul Brandão e Rui Nunes
Orientador
|
3º ciclo em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | A Representação da Dança na Poesia Portuguesa do Século XX
Orientador
|
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2014 | Carolina Galvão Marcello, Divergentes Convergências: Caio Fernando Abreu e Al Berto
Coorientador
|
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 - 2014 | Limiares do Humano. Estudo sobre Jorge de Sena, Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares
Orientador
|
Doutoramento em Literatura (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2013 | E Então É Verdade: Então a Vida Não Passa disto: Manoel de Barros e o círculo dos três movimentos com vista ao Homem-Árvore
Coorientador
|
Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/06/18 - Atual | mesa-redonda com Ana Luísa Amaral, Gastão Cruz e Manuel Gusmão
Mesa-redonda
|
Carmina 2. Poesia e outras artes |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2016 - Atual | documentário Ensaio sobre o Tempo | Tempo e literatura |
Distinções
Prémio
2006 | Prémio PEN Clube Português de Ensaio (referente a 2005) |
1998 | Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
1998 | Prémio Engenheiro Luís Elias Casanovas |