???global.info.a_carregar???
Liliana Alves Couto, nasceu em 1979, Natural da freguesia de Sanguedo, do concelho de Santa Maria da Feira. Concluiu Doutoramento em Educação Artística, Faculdade Belas Artes-Porto em 2020; Mestrado em Mestrado em Ensino e Artes Visuais do 3º Ciclo Ensino básico e Ensino Secundário (2ºciclo, profissionalizante) em 2011 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Licenciatura em Arquitectura em 2004 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura. É membro doutorado integrado no i2ads- Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade| Universidade do Porto. Actua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Arquitectura em relação estreita com a área da educação (ciências sociais). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: arte; educação; arquitectura. Actual interesse de investigação: Relação simbólica/sensitiva-espaço escolar-conhecimento & processos de subjetivação, identidade e cultura Visual; métodos de investigação e práticas didático-pedagógicas diversas em educação artística -reconhecer processos de mudança e um novo entendimento pedagógico no quotidiano presente da educação formal/informal, curriculum oculto/ pedagogia invisível; -compreender as relações entre desenvolvimento, criatividade e expressão artística na educação, onde a reflexão contribua para o desenvolvimento duma consciência critica sobre o espaço escolar, a produção de novo conhecimento a partir de arquivos de narrativas diversas (texto; foto; desenho; som...) e as possibilidades da sua utilização em processos de subjectivação pela activação de mecanismos sensitivos/simbólicos, na relação entre o jovem estudante com o espaço escolar mais significativo; identificar novas formas de sociabilidade do jovem na sociedade e ambiente escolar numa perspectiva educacional, critica, formativa e artística. Outras competências/actividades: assumir uma posição crítica e reflexiva enquanto profissional no quer no domínio do ensino (Docente do 3º ciclo EB e Secundário do grupo 600 das artes Visuais) e enquanto arquitecta, com o objectivo de ser um agente capaz de contribuir e promover a mudança social que possa conduzir a um progresso e transformação; questionando metodologias tradicionais lidando com diversos métodos interpretativos de análise e qualitativos; privilegiar o desenvolvimento de novo conhecimento relativo ao papel das artes em diversas configurações educacionais explorando a sua integração e o seu impacto. _____________________________________________________________________________________________________________[Liliana Alves Couto was born in 1979, born in the parish of Sanguedo, in the municipality of Santa Maria da Feira. She completed her PhD in Art Education, Faculty of Fine Arts-Porto in 2020; Master's Degree in Teaching and Visual Arts of the 3rd Cycle Basic Education and Secondary Education (2nd cycle, vocational) in 2011 from the University of Aveiro and Degree in Architecture in 2004 from the University of Porto Faculty of Architecture. Integrated PhD member of i2ads- Institute for Research in Art, Design and Society| University of Porto. She works in the area(s) of Humanities with an emphasis on Arts with an emphasis on Architecture in close relationship with the area of education (social sciences). Assumes a critical and reflective position as a professional in the field of education (Teacher of the 3rd cycle EB and Secondary of the 600 group of Visual Arts) and as an architect, with the aim of being an agent capable of contributing and promoting social change that can lead to progress and transformation; questioning traditional methodologies dealing with various interpretive methods of analysis and qualitative; it privileges the development of new knowledge about the role of the arts in the various educational contexts, exploring their integration and impact.]
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Liliana Alves Couto

Nomes de citação

  • Couto, Liliana

Identificadores de autor

Ciência ID
2C15-B9E1-CED1
ORCID iD
0000-0002-8604-2492
Researcher Id
http://www.i2ads.org/wp-admin/profile.php?updated=true

Telefones

Telefone
  • 225192400 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/12/14
Concluído
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A ESCOLA - ESPAÇOS EXTERIORES, ESPAÇOS EDUCADORES. Consequências das relações simbólicas dos alunos com a arquitectura dos sentidos. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2011
Concluído
Mestrado em Ensino e Artes Visuais do 3º Ciclo Ensino básico e Ensino Secundário (2ºciclo, profissionalizante) (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"“A MAQUETA - ENTRE O ESPAÇO PERCEBIDO E O ESPAÇO TRANSFORMADO. Um estudo sobre a utilização do objeto tridimensional em Educação Visual” " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17,00
2004
Concluído
Licenciatura em Arquitectura (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
"“Um Conhecimento da arquitectura popular/vernácula em Terras de castelo de Paiva: O testemunho da Pedra na Habitação”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15,00 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12 - Atual membro integrado, doutorado Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014/02 - Atual Membro da direção (vogal a convite) da Delegação de Sanguedo- Cruz Vermelha Portuguesa Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
2013 - Atual Eleita nas autárquicas de 2013, 2017 e 2021 como membro do órgão executivo da Junta de Freguesia de Sanguedo - tesoureira Junta de Freguesia de Sanguedo, Portugal
2021/01/04 - 2024/12/31 Docente contratada do grupo 600- horário de 6 horas em 2021, e desde 2021 - presente com 8 horas CASTIIS | Colégio Santa Eulália Sanguedo, Portugal
2023/09 - 2024/08/31 Docente contratada do grupo 600- horário 14 horas Escola Básica 2/3 de Valadares , Portugal
2022/09 - 2023/08/31 Docente contratada do grupo 600- horário de substituição de 14 horas; avaliação docente- Muito Bom. Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira, Portugal
2021/09 - 2022/08/31 Docente contratada do grupo 600- horário de substituição de 14 horas; Directora de turma; avaliação docente com 9,5 ¿ Muito Bom. Escola básica 2/3 D. Pedro I , Portugal
2020/10 - 2021/08/31 Docente contratada do grupo 600- horário de substituição de 14 horas; Directora de Turma; avaliação docente com 8,99 ¿ Muito Bom. Escola Secundária Inês de Castro , Portugal
2021/03 - 2021/06 XVI Recenceamento da População e VI Recenceamento Geral da Habitação -Censos 2021-COORDENADOR DE FREGUESIA na região norte – Município de Santa Maria da Feira- Freguesia de Sanguedo Instituto Nacional de Estatistica, Portugal
2015 - 2019 Em regime de voluntariado na AMICIS, como arquitecta, colaboradora a título gratuito, no Projecto “Casa Verde” -processo de licenciamento de operação urbanística alteração e ampliação de moradia AMICIS - Associação de amigos por uma comunidade inclusiva de sanguedo, Portugal
2013/05/01 - 2014/09/09 Colaboração voluntária, a titulo gratuito, num projeto de alteração à arquitetura existente da Creche Arco-Iris, um estabelecimento lucrativo, de Maria Josefa Sousa, Rua Principal em Sanguedo, Santa Creche Arco-Íris, Portugal
2013/11/01 - 2013/11/30 Colaboração voluntária gratuita num projeto de arquitetura-levantamento do espaço, elaboração plano acessibilidades- complementar processo protocolar atípico com Segurança Social-Centro de Atendimento AMICIS - Associação de amigos por uma comunidade inclusiva de sanguedo, Portugal
2012/05/01 - 2013/06/30 Pontualmente desenvolveu atividade de arquitetura a titulo gratuito junto de particulares: Levantamento de edificados de habitação;estudo de propostas para ampliação/remodelação do existente (Mai. 20 Particulares, Portugal
2012/05/09 - 2012/07/31 docente contratada de escolas públicas - 18 horas semanais, disciplinas de Educação Visual 8º ano e 7º ano Escola EB 2/3 Irene Lisboa Porto (Agrupamento de Escolas Irene Lisboa, Porto), Portugal
2008/01/01 - 2012/05/31 Pontualmente desenvolveu atividade de arquitetura a titulo gratuito junto de particulares: Levantamento de um edificado;estudo de propostas para ampliação/remodelação do existente (Jan. 2008;Fev.2008 Particulares, Portugal
2012/01/17 - 2012/05/08 docente contratada de escolas públicas - 18 horas semanais, disciplinas de Educação Visual 8º ano e Desenho – A 10º ano Escola Secundaria com 2/3 ciclos de Águas Santas (agrupamento de escolas de águas santas), Portugal
2010/09/20 - 2011/08/31 docente contratada de escolas públicas -8horas, as disciplinas de Educação Tecnológica e Tecnologias Artísticas (7º ano) -6horas a disciplina de Educação Visual (7º e 8º anos). Agrupamento Vertical de Escolas da Corga de Lobão & Escola Secundaria de Santa Maria da Feira , Portugal
2010/08/01 - 2011/05/01 Arquiteta colaboradora Projeto de aditamento de duas moradias, com alterações no decorrer da obra das mesmas, para entregar na Câmara de Vila Gaia gabinete de engenharia de Fernando Ramos, Portugal
2009/09/08 - 2010/08/30 docente contratada de escolas públicas -12horas, as disciplinas de Materiais e Tecnologias 12º ano, e Geometria Descritiva 10º ano do Curso Profissional Técnico Design Mobiliário - 11horas a discip Escola Secundaria Infante D. Henrique & Agrupamento Vertical de Escolas da Corga de Lobão, Portugal
2008/09/08 - 2009/08/31 docente contratada de escolas públicas -12horas, a disciplina de Design e Proj. Mobiliário Curso Profissional Técnico Design de Mobiliário a 12º ano e com o cargo de diretora curso -11horas a discipl Escola Secundaria Infante D. Henrique & Agrupamento Vertical de Escolas da Corga de Lobão, Portugal
2009/01/01 - 2009/03/31 Arquiteta colaboradora Colaboração numa proposta dum quiosque para a Quinta do Covelo Porto com as empresas LimaPack/ Empresa Open Time - Representações, LDA. em parceria com a OLÀ! E CMP empresa Open Time - representações, LDA, Portugal
2009/01/21 - 2009/02/04 Frequência de Formação complementar Frequência da Ação de formação creditada de Professores em “Empreendorismo nas Escolas” no âmbito de uma Pareceria da Escola da Corga de Lobão de entre outras do Co Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Portugal
2007/11/03 - 2008/08/31 docente contratada de escolas públicas -horário de 8 horas disciplinas: design Curso Profissional Técnico Design 10º ano; Proj. Tecnológico e Oficinas de Design de Mobiliário do curso Tecnológico de D Escola Secundaria Infante D. Henrique, Portugal
2007/04/01 - 2007/12/31 arquiteta colaboradora Elaboração de projetos de Arquitetura (moradias unifamiliares e alteração do Centro Social de Lourosa; Centro de Dia A.T.L.: telas finais para licenciamento e alteração ao lote Gabinete de projectos do Engº Sergio Gomes, Portugal
2006/09/13 - 2007/08/31 docente escolas públicas Lecionação na Escola Secundária Infante D. Henrique no Porto, horário de 22 horas, as disciplinas de educação visual; Proj. Tecnológico e Oficinas de Design de Mobiliário ao 1 Escola Secundaria Infante D. Henrique, Portugal
2006/03/06 - 2006/09/15 arquiteta atividades no gabinete de arquitectura na empresa Patrícios; projeto de arquitetura 5 moradias, Nogueira da Regedoura; estudo pavilhão Hearth-life do Instituto de Engenharia do Porto, Espar Patricios, SA, Portugal
2006/01/18 - 2006/08/31 docente escolas públicas Lecionação na Escola do Levante da Maia, da disciplina de Educação tecnológica ao 7º, 8º e 9º anos do 3º ciclo(17 horas semanais). Agrupamento de Escolas Levante da Maia, Portugal
2004/07/01 - 2005/08/31 arquiteta colaboração voluntaria, num estudo arquitectónico para ampliação do actual edifício da sede da Cruz Vermelha Portuguesa em Sanguedo, a pedido da junta de Freguesia de Sanguedo. Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa de Sanguedo, Portugal
2004/03/01 - 2005/07/31 arquiteta Estágio para Ordem Dos Arquitetos, sob orientação do Arquiteto Aníbal Cardoso Gomes Coelho & Prestação de serviços no exercício dos atos da profissão; Inscrição nº 13104 na Ordem dos Arquit Empresa Granja & Costa - Arquitectura e Engenharia Lda., Portugal
2004/10/01 - 2004/12/31 Frequência de Formação complementar Frequência de uma ação de formação, promovida pela FELSIS, no âmbito do programa PEPS -Medida FORDESQ, com a designação de Criação de Conteúdos Multimédia com duraç FELSIS - consultoria e formação informática, LDA. Felgueiras, Portugal
2004/10/28 - 2004/10/29 Frequência de Formação complementar Presença nas conferências “(I) Materialidade na Arquitectura Contemporânea. Obra-prima”, as quais contaram com a presença dos Srs. Arqs. Eduardo Souto Moura e Iñaki Organização da Exposição Concreta na Exponor- Feira Internacional do porto, Portugal
2004/10/18 - 2004/10/21 Frequência de Formação complementar Frequências nas Acções de Formação Complementares e de Apoio ao estágio para a ordem dos Arquitectos da secção do Norte, com a duração de 30h nos dias 18,19,20 e 21 Ordem dos Arquitectos da secção regional norte, Portugal
2003/04/30 - 2003/09/01 arquiteta Colaboração na elaboração do projecto de arquitectura para ampliação de um lar de idosos em Oliveira do Arda na freguesia da Raiva no Concelho de castelo de Paiva (a pedido do Centro Social Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Portugal
2002/11/01 - 2003/04/30 arquiteta Estágio curricular na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, sob responsabilidade do Eng.º Aires Nery Esteves (diretor do departamento da CMCP) Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Portugal
2000/09/19 - 2000/12/19 Frequência de Formação complementar Frequência com Bom aproveitamento do CURSO DE INTEGRADO DE GESTÃO, com a duração de 165 horas, promovido pela FEDERAÇÃO das COLECTIVIDADES do DISTRITO do PORTO. ATLANCO - empresa de trabalho temporário, LDA. Pessoa colectiva nº 504537989, Portugal
1999/08/01 - 1999/09/15 Funções em regime de prestação de Serviços na Secção de Contra-Ordenações, no Governo Civil do Porto Governo Civil do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2019 DAS RELAÇÕES SIMBÓLICAS E SENSITIVAS DOS JOVENS COM OS ESPAÇOS ESCOLARES; ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS NOS SEUS CONHECIMENTOS E AÇÃO PARTICIPATIVA.
SFRH/BD/93556/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/01 - Atual Descolonizar_EA [Decolonization of Arts Education]
i2ADS-1997-Descolonizar-EA
equipa investigação
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
2022/02/22 - 2026 [OCUPO_EA] Espaços de ocupação das aprendizagens não normalizadas em Educação Artística. [OCUPO_EA Spaces of occupation of non-standardized learning in Arts Education]
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
2004 - 2013 Colaboração em projectos de intervenção_ in loco (regime de voluntariado)
.
Outra
Concluído
2010 - 2011 Dissertação apresentada no ambito da Pratica de ensino supervisionada do mestrado em ensino das artes visuais na UA, 2011 "A maqueta - entre o espaço percebido e o espaço transformado. Um estudo sobre a utilização do objecto tridimensional em Ed.Vi"
.
Outra
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
2003 - 2004 Prova final na conclusão da licenciatura em arquitectura 2004 "Um conhecimento da arquitectura popular/vernácula em terras de Castelo de Paiva: o Testemunho da Pedra na Habitação"
.
Outra
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. .. "(RE)APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES EXTERIORES: (RE)FLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19. [(RE)APPROPRIATION OF SCHOOL SPACES: (RE)FLECTIONS ON THE IMPACTS OF COVID-19¿Artigo decorrente de um trabalho /estudo ancorado ao projecto semente -OCUPO_EA-Espaços de ocupação das aprendizagens não normalizadas em Educação Artística- do i2ADS". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Ciência Política e Relações Internacionais. 1ª Edição de 2023, 2023.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Couto, Liliana. "A MAQUETA- ENTRE O ESPAÇO PERCEBIDO E O ESPAÇO TRANSFORMADO. Um estudo sobre a utilização do objeto tridimensional em Educação Visual. [THE SCALE MODEL- BETWEEN PERCEIVED SPACE AND TRANSFORMED SPACE A study on the use of the three-dimensional object in Visual Education.]". Revista Indagatio Didactica da Universidade de Aveiro a convite (2017): http://hdl.handle.net/10773/38332.
    Publicado
  2. Couto, Liliana. "ARTES DOS ESPAÇOS- considerações sobre os nexos emocionais e identitários que os jovens criam com a realidade arquitetónica da escola. [ARTS OF SPACES - consideration of the emotional and identity links that young people create with the school's architectural reality]". CARTEMA| PPGAV UFPE/UFPB (2016): https://issuu.com/ppgavufpeufpbrevistacartema/docs/cartema_5.
    Publicado
  3. .. "SENSIBILIDADES E AFECTIVIDADES NAS RELAÇÕES COM O ESPAÇO ESCOLAR - abordagem exploratória dos diálogos e perspectivas dos jovens sobre a imaterialidade dos espaços.[SENSITIVITIES AND AFFECTIVITIES IN RELATIONSHIPS with the SCHOOL SPACE -Exploratory approach on young people¿s dialogues and perspectives about the immateriality of spaces].". ERAS - European Review of Artistic Studies (2015): SENSIBILIDADES E AFETIVIDADES NAS RELAÇÕES COM O ESPAÇO ESCOLAR – ABORDAGEM EXPLORATÓRIA DOS DIÁLOGOS E PERSPETIVAS DOS JOVENS SOBRE A IMATERIALIDADE DOS ESPAÇOS (1library.org).
  4. Couto, Liliana. "AS IMATERIALIDADES DOS ESPAÇOS - A QUARTA DIMENSÃO DA ESCOLA? [THE IMMATERIALITY OF SPACES - SCHOOL´S FOURTH DIMENSION?]". Revista de Psicologia, Educação e Cultura (ISPgaya) (2015): http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Couto, Liliana. "(DES)LOCALmentes e debates sobre a educação artística. 4 ei_ea | O encontro & deslocamentos". In ENCONTRAR SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA PARTILHADA EM CABO VERDE. i2ADS | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2018.
Livro
  1. Couto, Liliana; Paiva, José. ENCONTRAR SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA PARTILHADA EM CABO VERDE - 4º ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA [Finding meaning in the shared experience in Cape Verde].. i2ADS | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 2018.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Couto, Liliana. "¿IMMATERIALITY OF SCHOOL SPACES, a question of memories and identity https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/22/contribution/42172/)". Trabalho apresentado em ECER 2017, Copenhagen: Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research, from 22-25 August, 2017., 2017.
  2. Couto, Liliana. "RESEARCH WITH YOUNG PEOPLE - A PROBLEM OF SUBJECTIVE CONCEPTION". Trabalho apresentado em 4th Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto, (4ª edição 13, 14 e 15 de Janeiro de 2016, Portugal in day 13 of January). http://eprae.nea.fba.up.pt/node/9#overlay-context=, 2016.
  3. Ponnambalam, M. J.; Amarakoon, A. M. D.. "HOW DO WE THINK AND FEEL THE SCHOOL SPACE?: reflections about a research process with young people". Trabalho apresentado em ECER 2016 Dublin- European Conference on Educational Research- "Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers" at University College Dublin from 22-26 August, 2016., 2016.
    10.1063/1.53184
  4. Couto, Liliana. "School spaces and identity processes of students. Relationship between students perception of use of spaces and views of some designer´s theories". Trabalho apresentado em ECER 2015 Budapest - European Conference on Educational Research.| Education and Transition - Contributions from Educational Research. Hungria: Budapeste, 7-11 Setembro, 2015. In http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/20/contribution/35664/; h, 2015.
  5. Couto, Liliana. "RELATIONSHIP WITH THE INTANGIBLE DIMENSIONS OF SCHOOL SPACES- EXPLORATORY APPROACH OF SYMBOLIC SPEECHES OF STUDENTS". Trabalho apresentado em 3nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto 23 nd and 24th March 2015. In http://3eprae.nea.fba.up.pt/node/24 ; http://3eprae.nea.fba.up.pt/program, 2015.
  6. Couto, Liliana. "The model - paradoxes of its representation - some educational consequences". Trabalho apresentado em 2nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto 22nd, 23rd and 24th January 2014 http://2eprae.nea.fba.up.pt/texts, 2014.
  7. Couto, Liliana. "SENSITIVE SCALE MODEL AND THE CONSTRUCTION OF THE SCHOOL OF THE FUTURE: the immaterialities of schools design.". Trabalho apresentado em ECER 2014 (European Conference on Educational Research) | The Past, the Present and the Future of Educational Research. Portugal: Porto, 4 Setembro de 2014 http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/19/contribution/32772/, 2014.
  8. Couto, Liliana; Couto, Arminda da Conceição Alves. "GOSTOS EMANCIPADOS DA EVA|MUSGAMI: reflexões (trans)figuradas a uma narrativa visual emergente.". Trabalho apresentado em Avanca|Cinema 2013, Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, Julho 24-28,pp.956-963. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca. ISBN:978-989-96858-3-3., 2013.
  9. Couto, Liliana. "An Approach of Everyday Life Schools - Narratives, Cultures and Visual Identities". Trabalho apresentado em ECER 2013 Istanbul - European Conference on Educational Research. Turquia: Istambul, 10-13 Setembro, 2013. http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/8/contribution/22783/, 2013.
  10. Couto, Liliana. "“O segredo de Alice”". 2012.
  11. Couto, Liliana; Oliveira, R. M.; Amorim, I.. "“Utilização da maqueta enquanto cenário/espaço arquitectónico na construção de narrativas desenvolvidas em contexto escolar”". Trabalho apresentado em Avanca|Cinema 2011, Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, Julho 20-24, pp.1330-1334, ISBN: 978-989-96858-1-9. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca (A convite dos organizadores). Em https://docs.google.com/file/d/0B5p6HOk6xcf2, 2011.
Resumo em conferência
  1. Couto, Liliana. "ARTE E CLIK: COMO QUESTIONAR A REALIDADE PELA CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS ALTERNATIVOS. [ART & CLIK: HOW QUESTIONING THE REALITY THROUGH THE CONSTRUCTION OF ALTERNATIVE TRIDIMENSIONAL MODEL]". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura" realiza-se no ISPGaya, entre o dia 17 e 18 de Julho de 2015, com publicação no livro de resumos e Actas. [Consulte a ata do 2º congresso (pdf). In http://pec.ispgaya.pt/], 2015.
    Publicado
  2. "EVA|MUSGAMI - AS ESTRATÉGIAS DE SEDUÇÃO NA SALA DE AULA”.". 2013.
  3. Couto, Liliana; Couto, Arminda da Conceição Alves. "“EVA|MUSGAMI - AS ESTRATÉGIAS DE SEDUÇÃO NA SALA DE AULA”". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura- Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas, Vila Nova de Gaia, ISPGaya 28-29 de Junho, 2013 (p.21, Livro de resumos, ISBN:978-972-8182-15-1). http://pec.ispgaya.pt/edicoes/congresso_PEC.p, 2013.
    Publicado
  4. Couto, Liliana; Carvalho, Sérgio. "“Drawing unusual objects after making their acquaintance by touch“". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional Arte, Ilustração e Cultura Visual na Educação Infantil e Primária. Processos criativos e discursos culturais orientados para a infância.” 1ª edição, vol.1. ISBN 978-972-789-368-3 Aveiro: universidade de Aveiro, 2012, p.115. http, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A Escola- Espaços Exteriores, Espaços educadores. Consequências das Relações Simbólicas dos Alunos com a Arquitectura dos Sentidos. [The School – Outdoor Spaces, Educational Spaces. Consequences of Students' Symbolic Relations with the Architecture of Senses].". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, 2020. https://hdl.handle.net/10216/131171.
  2. Couto, Liliana. "A maqueta entre o espaço percebido e o espaço transformado. Um estudo sobre a utilização do objecto tridimensional em educação visual". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2011.
  3. Couto, Liliana. "Um conhecimento da arquitectura popular/vernácula em terras de Castelo de Paiva: o testemunho da pedra na habitação. [A knowledge of popular/vernacular architecture in Castelo de Paiva lands: the testimony of stone in housing]". Licenciatura, Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, 2004. http://dx.doi.org/10.5935/ref.20160026.
    10.5935/ref.20160026

Outros

Outra produção
  1. SPECIES OF SPACES: how students engage with school spaces [ Video and Presentation, contribution ID: 2297 in 29. Research on Arts Education, ECER 2016 Dublin- European Conference on Educational Research- "Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers" at University College Dublin from 22-26 August, 2016.]. The video that will present bits of my research, from the empirical work developed with a group of young students in a school. The starting point was to rethink school space and the ways in which young people relate to it. It tries to understand how symbolic and sensory dimensions of the reality of school spaces, supports a new critical awareness of students over that reality.. 2016. Couto, Liliana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2012/05 Comunicação oral, a convite, intitulada “A Maqueta - Entre o Espaço Percebido e o Espaço Transformado. Um estudo sobre a utilização do objeto tridimensional em Educação visual”, no âmbito do projecto “Teacher Education Review and Update of Curriculum” (TEREC), de referência 511063-TEMPUS-1-PT-TEMPUS-JPCR, integrada na sessão “Apresentação de trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de alunos do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º CEB e no Ensino Secundário coordenada por Teresa Bettencourt.
(Portugal)
2011 COUTO, L. A., OLIVEIRA, R.M. e AMORIM, I.“Utilização da maqueta enquanto cenário/espaço arquitectónico na construção de narrativas desenvolvidas em contexto escolar”, Avanca|Cinema 2011, Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, Julho 20-24, pp.1330-1334. (A convite dos organizadores). Foi realizado um pequeno vídeo de animação designado por “percursos”, complementar deste paper, disponível em http://youtu.be/wN6ypAxk9Cc.
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2008 - 2010 Em termos de orientação realça-se a experiência desenvolvida ao nivel do Ensino secundario e do terceiro ciclo do ensino básico, como professora orientadora de estagios de: um curso de educação e formação TII de tecnico de pre-impressão na Escola Basica/3 ciclo Corga de Lobão (Santa Maria da Feira) e de cursos tecnologicos e profisssionais de tecnicos de Design de Mobiliario na Escola Secundaria Infante D.Henrique no Porto.
Orientador
curso de educação e formação TII de tecnico de pre-impressão e curso profissional e tecnológico de design de mobiliário
Agrupamento Vertical de Escolas da Corga de Lobão & Escola Secundaria de Santa Maria da Feira , Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 Jul.2013 – Organização e realização de WORKshop # iniciação e nível I, ”N´ OFICINA DE BONECOS(AS) EM EVA – Aventura-te no desafio!”,respectivamente de 24-26 Julho 2013 e 29-31 Julho 2013, um projeto com colaboração de Arminda da C. A, em torno da temática “EVA|MUSGAMI - AS ESTRATÉGIAS DE SEDUÇÃO EM (TRANS)FIGURAÇÕES…” no Edifício da Juventude de Sanguedo em Sanguedo. (2013/07 - 2013/07)
Oficina (workshop)
2013 - 2013 Nov.2013 – Organização e realização de WORKshop # iniciação_ 10h| “N´OFICINA DE BONECOS(AS) EM EVA|MUSGAMI”, em Novembro´13: durante os dias 22 e 23 & 29 e 30, nas instalações do Centro de estudos em Lourosa o “CUBO MÁGICO”. (2013)
2013 - 2013 Dez.2013 – Organização e realização de um pequeno WORKshop_3h| criar no natal, com os mais novos, “O MEU DIÁRIO EM EVA” em Dezembro´13: dia 23, nas instalações do Centro de estudos em Lourosa o “CUBO MÁGICO” (2013)
Oficina (workshop)
2013 - 2013 Dez.2013 – Realização um WORKshop # iniciação à arquitectura no 1º Ciclo EB: projecto educativo para pequenos arquitectos e designers_6h|“Oficina Arqu&Clik!”, em Dezembro´13: no dia 30, nas instalações do Colégio Santa Eulália - CASTIIS (Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo) (2013 - 2013)
Oficina (workshop)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10 - Atual Cabo Verde - algumas interrogações em torno da territorialidade [Cape Verde - some questions about territoriality]. 7ei_ea- Encontro Internacional sobre Educação Artística: Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico, 4 a 6 de outubro de 2021, na CPLP: Casos de Cabo Verde e Moçambique. Comunicação em formato online com paper (https://youtu.be/aubLFAVCGiI)
Encontro
7ei_ea- Encontro Internacional sobre Educação Artística: Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico, 4 a 6 de outubro de 2021, na CPLP: Casos de Cabo Verde e Moçambique
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2023/02/24 - 2023/02/24 Realização um WORKshop # “ALUNOS COM RASGOS DE IMAGENS - O transformismo de Ben Heine na escola, com o desenho realizado pelos alunos entre a fotografia e a imaginação.“ No agrupamento de Canelas, no dia da Escola; e Exposição das produções resultantes do projecto desenvolvido na Escola de D. Pedro I em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no âmbito do projecto Linhas de Fuga inscrito no território de acção do OCUPO_EA Espaços de ocupação das aprendizagens não normalizadas em Educação Artística, do i2ADS | FBAUP (enquanto investigadora do i2ads)
Oficina (workshop)
_Linhas no Dia do Agrupamento (de escolas de Canelas em Vila Nova de Gaia)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2023/02/16 - 2023/02/18 Comunicação em roda de conversa - Os espaços Exteriores das escolas- Outros Lugares, outras Aprendizagens [THE OUTDOOR SPACES OF SCHOOLS - OTHER PLACES, OTHER LEARNINGS] no 9º Encontro em Práticas de Investigação e Educação Artística organizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2023. [9.º Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística - Instituto de Educação (ulisboa.pt)] booklet_EPRAE 23 (2).pdf
Encontro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2017 - 2017 Paper online and Presentation COUTO, Liliana A. (2017). “IMMATERIALITY OF SCHOOL SPACES, a question of memories and identity”, contribution ID: 2610, integrante no 29. Research on Arts Education - ECER 2017, Copenhagen: Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research, from 22-25 August, 2017.
Conferência
ECER 2017, Copenhagen: Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research,
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016 - 2016 Jun. 2016 – participou no III FÓRUM DE EMPREENDORISMO SOCIAL AMP2020 que decorreu no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, a 29 Junho 2016. Out. 2016 – presença no Encontro “Interculturalidade em Santa Maria da Feira” (Intercultural cities – Building the future on diversity), realizado no auditório da Escola de Santa Maria da Feira a 10 de Outubro de 2016. Out.2016 – Frequentou acção de formação “turismo Inclusivo – acolher e acompanhar”, no dia 17 de Outubro de 2016, ISVOUGA, em Santa Maria da Feira.
Outro
2016 - 2016 Maio. 2016 – Presença no encontro “A formação de professores no ensino das artes visuais em discussão pública”, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, numa organização da Comissão Cientifica do Mestrado em ensino das artes visuais e Serviço de Pós-graduações da FPCEUP, a 6 de maio de 2016. Maio. 2016 – Presença no encontro “Repensar a infância e a educação”, com Walter Kohan, organizado no âmbito do doutoramento em educação Artística, mestrado em ensino das artes Visuais e NE artística do i2ads
Encontro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016 - 2016 Mar. 2016 – Participação no 4ei_ea IV ENCONTRO INTERNACIONAL sobre EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 13 a 17 de março de 2016, Cabo Verde domingo 13 (chegada), segunda e terça. 14 e 15 de março 2016, organizado pela M_EIA (http://meia.edu.cv/) e FBAUP— nEA (http://www.i2ads.org/)
Encontro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016 - 2016 Fev. 2016 – presença na Conferência, com Chantal Mouffe (Centre for the Study of Democracy, University of Westminster, London) realizada na Aula Magna da FBAUP, no dia 2 de fevereiro de 2016, pelas 16h00, com o título "Afectos, politica agonistica y practicas artísticas” - "Se trata de monstrar la importancia de la mobilizacion de los afectos comunes para la concepcion agonistica de la politica y de examinar el papel central que juegan en ese campo las practicas artisticas y culturales." organizada pelo núcleo de Educação Artística i2ads
Conferência
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016 - 2016 Fev. 2016 – Participação no workshop denominado “Refugiados: Compreender para Agir” realizado no dia 15 Fev. no ISVOUGA- Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, com duração de 5 h (organizado pela Camara Municipal de Santa Maria da Feira e Rosto Solidário).
Oficina (workshop)
2016 - 2016 Video and Presentation COUTO, Liliana A. (2016). “SPECIES OF SPACES: how students engage with school spaces”, contribution ID: 2297 in 29. Research on Arts Education, ECER 2016 Dublin- European Conference on Educational Research- "Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers" at University College Dublin from 22-26 August, 2016.
Conferência
ECER 2016 Dublin- European Conference on Educational Research- "Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers"
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016 - 2016 Paper online and Presentation COUTO, Liliana A. (2016). “RESEARCH WITH YOUNG PEOPLE - A PROBLEM OF SUBJECTIVE CONCEPTION” in the 4th Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto, (4ª edição 13, 14 e 15 de Janeiro de 2016, Portugal in day 13 of January). http://eprae.nea.fba.up.pt/node/9#overlay-context=
Encontro
4th Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto,
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016 - 2016 Paper online and Presentation COUTO, Liliana A. (2016). “HOW DO WE THINK AND FEEL THE SCHOOL SPACE?: reflections about a research process with young people” contribution ID: 2330 in 29. Research on Arts Education, ECER 2016 Dublin- European Conference on Educational Research- "Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers" at University College Dublin from 22-26 August, 2016.
Conferência
ECER 2016 Dublin- European Conference on Educational Research- "Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers"
2015 - 2015 Mar. 2015 – presença no #23_Encontro Aberto com Jorge Larrosa, Universidade de Barcelona, 30 de abril, quinta-feira, 16h00, “Los ejercicios escolares como gimnasia de la atención”, no âmbito do Doutoramento em Educação Artística, organizado pelo núcleo de Educação Artística (NEA) do Instituto de Investigação em Educação Artística – i2ADS, decorrido na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Encontro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2015 - 2015 Abr.2015– Presença no seminário com Jorge Ramos do Ó “O Desejo de uma Escrita Intertextual na Universidade: Os casos Blanchot, Foucault e Derrida” no âmbito do Doutoramento em Educação Artística, organizado pelo núcleo de Educação Artística (NEA) do Instituto de Investigação em Educação Artística – i2ADS, decorrido na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a 17 (das 16h às 19h) e 18 de Abril (das 10h às 13h), na sala 302 FBAUP.
Seminário
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2015 - 2015 Out.2015 – Presença na Conferência Internacional “Governação integrada: a experiência internacional e desafios para Portugal”, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 15 Outubro.
Conferência
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2015 - 2015 Nov.2015- presença no Seminário “Feira 2020: um ecossistema de inovação social”, a 12 Novembro de 2015, no Museu Convento dos Lóios em Santa Maria da Feira, 09h30 às 12h30. Promovido pela ALPE – Agência Local em Prol do Emprego,do projecto Direitos & Desafios, tendo como entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e como entidade coordenadora a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, numa organização conjunta com o IES – Social Business School.
Seminário
2015 - 2015 Mai. 2015 - presença no seminário sobre “A CULTURA CIGANA NA DIVERSIDADE DAS ETNIAS” organizado pelo Atendimento Social Integrado do Município e Ílhavo, no dia 21 Maio 2015, no Museu Marítimo de Ílhavo Nov.2015- presença no documentário e debate “quem se importa|Empreendedorismo social: do desafio à transformação” a 5 Novembro na Casa da Cultura de Gião, Santa Maria da Feira.
Seminário
2015 - 2015 Paper online and presentation COUTO, Liliana A. (2015). “School spaces and identity processes of students. Relationship between students perception of use of spaces and views of some designer´s theories”. Contribution ID-2334, integrante no 29. Research on Arts Education in ECER 2015 Budapest - European Conference on Educational Research.| Education and Transition - Contributions from Educational Research. Hungria: Budapeste, 7-11 Setembro, 2015. In http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/20/contribution/35664/; http://www.eera-ecer.de/e
Conferência
ECER 2015 Budapest - European Conference on Educational Research.| Education and Transition - Contributions from Educational Research. Hungria: Budapeste,
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2015 - 2015 Paper online and presentation COUTO, Liliana A. (2015). “RELATIONSHIP WITH THE INTANGIBLE DIMENSIONS OF SCHOOL SPACES- EXPLORATORY APPROACH OF SYMBOLIC SPEECHES OF STUDENTS” Paper online in the 3nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto 23 nd and 24th March 2015. In http://3eprae.nea.fba.up.pt/node/24 ; http://3eprae.nea.fba.up.pt/program
Encontro
3nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2015 - 2015 Comunicação oral COUTO, Liliana A. (2015). “ARTE E CLIK”: COMO QUESTIONAR A REALIDADE PELA CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS ALTERNATIVOS. no 2º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura" realiza-se no ISPGaya, entre o dia 17 e 18 de Julho de 2015, com publicação no livro de resumos e Actas. [Consulte a ata do 2º congresso (pdf). In http://pec.ispgaya.pt/]
Congresso
2º Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura" realiza-se no ISPGaya,
2014 - 2014 Dez. 2014 - presença no seminário sobre “acessibilidades – boas práticas e oportunidades” uma iniciativa do Pelouro da Cultura, Turismo, Biblioteca e Museus e a Provedoria Municipal para a Mobilidade promovem, 3 de dezembro 2014, no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão; com a participação de especialistas de entidades ligadas às áreas em discussão: Turismo Porto e Norte, Rota do Românico, Apuro e Waterlily.
Seminário
2014 - 2014 Paper online and presentation COUTO, Liliana A. (2014). “The model - paradoxes of its representation - some educational consequences” in the 2nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto 22nd, 23rd and 24th January 2014 (day 23 of January). http://2eprae.nea.fba.up.pt/texts
Encontro
2nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, Faculty of Fine Arts, University of Porto
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2014 - 2014 Paper online and presentation COUTO, Liliana A. (2014). “SENSITIVE SCALE MODEL AND THE CONSTRUCTION OF THE SCHOOL OF THE FUTURE: the immaterialities of schools design”. Contribution ID-2544, no 29. Research on Arts Education na ECER 2014 (European Conference on Educational Research) | The Past, the Present and the Future of Educational Research. Portugal: Porto, 4 Setembro de 2014. http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/19/contribution/32772/
Conferência
CER 2014 (European Conference on Educational Research) | The Past, the Present and the Future of Educational Research. Portugal: Porto
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2013 - 2013 Mar. 2013-presença no “#7_encontro aberto com Nora Sternfeld” – “(UN)LEARNING TOGETHER. CONTACT ZONES IN GALLERY EDUCATION”- organizado pelo Doutoramento em Educação Artística e pelo núcleo de Educação Artística (NEA) do Instituto de Investigação em Educação Artística – i2ADS, decorrido na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a 19 Março de 2013.
Encontro
2013 - 2013 Paper online and presentation COUTO, Liliana A. (2013). “An Approach of Everyday Life Schools - Narratives, Cultures and Visual Identities”. Contribution ID-2393, no 29. Research on Arts Education in ECER 2013 Istanbul - European Conference on Educational Research. Turquia: Istambul, 10-13 Setembro, 2013. http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/8/contribution/22783/
Conferência
ECER 2013 Istanbul - European Conference on Educational Research. Turquia: Istambul
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2012 - 2012 Jan.2012 – Presença na ação de formação, sobre a disciplina de Educação Tecnológica 3º Ciclo, promovida pela Porto Editora, intitulada: “O papel Formativo da Disciplina, Das suas Componentes Estruturantes no Currículo Escolar e a Sua importância para a literacia Tecnológica”. (Espinho, S. Félix Da Marinha, Hotel Solverde 26 Janeiro). Fev.2012 – Presença na ação de formação, desenvolvida pela Porto Editora, subordinada ao tema: “A Disciplina de Educação Tecnológica: palavras-chave. Ideias Estruturantes”, do 3º ciclo do ensino básico (Espinho, S. Fél
Outro
2012 - 2012 Fev.2012 – Presença na ação de formação, desenvolvida pela Raiz Editora, subordinada ao tema: “O cinema de animação em Expressão e Educação Visual” – Formador, Paulo Fernandes (Local, Hotel Vila Galé Porto, Porto, 15 Fevereiro). Mar. 2012-Presença na Ação de formação destinada à formação de professores - jornadas pedagógicas, realizada pelo SPN (direção distrital de Aveiro) - "Que Escola Pública para o século XXI", em S. João da Madeira, no Museu de Chapelaria, a 29 de março (creditada: 8 horas).
Outro
2012 - 2012 Comunicação oral COUTO, Liliana & Carvalho, Sérgio (2012). “Desenho de objectos inusuais conhecendo-os apenas pelo tacto” ou “Drawing unusual objects after making their acquaintance by touch“. Em III Congresso Regional De Educação Artística (Funchal) em 11 de Setembro de 2012.
Congresso
III Congresso Regional De Educação Artística (Funchal)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2011 Ago.2010 - Participação/frequência no Workshop “Cruzar Imagem Real Com Animação”, integrado nos encontros internacionais de CINEMA, TELEVISÃO, VÍDEO E MULTIMÉDIA Avanca´10, sob orientação de Sílvia Defrance (Bélgica) e coordenação de Diogo Carvalho. Jul.2011 - Participação/frequência no Workshop “EXPLORAR A DIRECÇÃO ARTÍSTICA DOS FILMES DE ANIMAÇÃO” integrado nos encontros internacionais de CINEMA, TELEVISÃO, VÍDEO E MULTIMÉDIA Avanca´11, sob orientação de Natalia Mirzoyan (Rússia) coordenação de Patrícia Figueiredo
Encontro
Encontros internacionais de CINEMA, TELEVISÃO, VÍDEO E MULTIMÉDIA Avanca´10 e 11
2008 - 2009 Dez.2008 - Presença numa Sessão sobre Metodologias de Ensino e Aprendizagem: Escolas com Projeto/cultura de Projeto sob orientação da D.ª Luísa Afonso. Nov. 2009- Participação no Encontro de Educação subordinado ao tema: “Geometria descritiva A-10º ano” no Espaço do Professor Porto, realizado pela Porto Editora, 21 Novembro.
Encontro
2007 - 2008 Set. 2007 - Presença no MNSR Porto na Sessão de apresentação e Oficinas de Origami para professores, integrada no programa 5 passos em torno de uma exposição: “Obras-primas de Cerâmica”, 13 Setembro. Jan.2008 - Participação em sessões de apoio e esclarecimento do funcionamento dos cursos profissionais: “Encontros do ensino Profissional – NOVOS DESAFIOS” organizados pela Areal Editores no dia 22 Janeiro
Outro
2006 - 2007 Mai. 2006 - Presença nos Encontros Pedagógicos Areal Editores 2006, subordinado ao tema “Modos de utilização o manual escolar nas práticas pedagógicas e a sua articulação com programas vigentes”, 11 Maio. Set. 2007 - Participação no Encontro de Educação subordinado ao tema: “Área Projeto - 12º Ano” na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto, realizado pela Porto Editora, 14 Setembro.
Encontro

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/02/21 - 2024/02/21 Rádio Sintonia de Santa Maria da Feira - 92.0 FM À conversa com associações/instituições/entidades da Freguesia de Sanguedo: Participação na entrevista conduzida por Filipa Gomes, em directo, nos estúdios da Rádio, enquanto elemento da Direcção da CVP-Delegação de Sanguedo, 21 fev.´24 , 19h-20h. Em sintonia com a Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Sanguedo, 21 fevereiro 2024, 19:00h-20:00h

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/04 - Atual Clube Btt de Sanguedo- Unidos Pelo Pedal (Associação) Presidente da Assembleia- por convite
2022/11/30 - Atual AMICIS (Associação de Amigos por uma Comunidade Inclusiva em Sanguedo) Secretária da Assembleia - por convite

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/03 - 2023/04 Responsável pela orientação estágio na entidade acolhedora, Junta de Freguesia de Sanguedo: Arq. Liliana Couto (enquanto elemento do executivo da Junta de Freguesia de Sanguedo- tesoureira) Josefina a Silva Sousa No.: 41255