???global.info.a_carregar???
Filipa Cruz. É Artista com proposta plástica situada entre Artes Plásticas e Literatura, sublinha narrativa, poética, efemeridade, matéria em objetos escultóricos, instalações e livros de artista. Desde 2012, realiza exposições individuais e coletivas. Também é Membro Integrado do Instituto em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Professora Adjunta no Paris College of Art de Paris e Presidente (CEO) em Badr Co.. Concluiu o Doutoramento em Arte e Design por Unanimidade com Distinção em 2016/02/17 pela Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Master em Arts Plastiques em 2015 pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris com Félicitations, Maîtrise em Esthétique em 2015 pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne Institut des Sciences Juridique et Philosophique de la Sorbonne, Licence em Arts Plastiques em 2013 pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris e Licenciatura em Artes Plásticas em 2012 pela Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. Organizou 2 eventos. Participou em 3 eventos. Coorienta 2 teses de doutoramento. Orientou 5 dissertações de mestrado e coorientou 2. Recebeu 5 prémios. Participou como Bolseira de Cientista Convidado em 1 projeto (FCT / Universidade da Madeira), ganhou a Bolsa de Criação Artística concedida pelo Governo Regional dos Açores e a Bolsa da Fundação Medeiros e Almeida. Na relação Arte, Poética e Estética, atua nas áreas de Artes e de Humanidades e em Filosofia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Cruz
Género
Feminino

Nomes de citação

  • de Carvalho e Cruz, Filipa
  • Filipa Cruz
  • Cruz, Filipa

Identificadores de autor

Ciência ID
2A1E-073E-05B2
ORCID iD
0000-0001-9447-5581

Telefones

Telemóvel
  • 915244625 (Pessoal)

Websites

  • https://www.filipacruz.com/ (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2016/02/17
Concluído
Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Tudo o que te queria dizer: A indefinição, ilegibilidade, invisibilidade e insuficiência da linguagem na prática artística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2015/10 - 2015/12
Frequentou
Philosophie Esthétique (Master)
Especialização em Analytic Philosophy
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
2014 - 2015
Concluído
Esthétique (Maîtrise)
Especialização em Esthétique
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne Institut des Sciences Juridique et Philosophique de la Sorbonne, França
Bom
2014 - 2015
Concluído
Arts Plastiques (Master)
Especialização em Arts Plastiques
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
Felicitações à Unanimidade
2010 - 2013
Concluído
Arts Plastiques (Licence)
Especialização em Multimédia
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
2008 - 2012
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Escultura
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2018/09/17 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Paris College of Art, França
2016/09 - 2019/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

2019/07 - Atual Presidente
Badr Co., França

Outros

2018/09 - 2019/07 Colaboração
Cão Português: Espaço Difusor de Arte, Portugal
2014 - 2016 Colaboração
Espace des Arts sans Frontières, França
2008 - 2010 Colaboração
Movimento Intercultural Identidades. GESTO Cooperativa Cultural., Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2018/11/23 Bolsa de Cientista Convidado Herberto Helder – Artes 2016/2017
BCC – HH / Letras
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2016 - 2016/10 Artistic Creation’s Grant
29/2006/A
Governo dos Açores, Portugal
Azorean Government

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Programa de Residências Artísticas "Descongelar"
Descongelar
Outra
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa; Matos, Grécia Paola. 2020. "Diálogos e convergências na interpretação e materialização escultórica do cartoon, um estudo da metáfora na Escultura do Grande Prémio do PortoCartoon 2019". In 8th International Conference on Illustration and Animation: International Conference on Illustration and Animation, Barcelos, Portugal. Portugal.
    Em revisão
  2. Cardoso, Sandra; de Carvalho e Cruz, Filipa. 2018. "The magical unfathomable of Animation: The unknown, the unseen and the folklore". Trabalho apresentado em International Conference of Illustration and Animation, Esposende, Portugal. Portugal.
    Publicado
  3. de Carvalho e Cruz, Filipa; Saisselin, Mary. 2018. "How does the audience experience art within a virtual environment today?". Trabalho apresentado em International Conference of Illustration and Animation, Esposende. Portugal: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
    Publicado
  4. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2017. "The Intersection Of New Media, Drawing And Obsolete Devices Through Rosa Barba’s And Julião Sarmento’s Artistic Production". In #16 ART: Artis Intelligentia: IMAGINAR O REAL: 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16 ART: Artis Intelligentia: IMAGINAR O REAL, Brasil, trabalho apresentado em i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 729-737. Brasil: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.
    Publicado
  5. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2017. "Between Dialogues: The cross between the artistic practice of Diogo Pimentão and Filipa Cruz". Sri Lanka. Sri Lanka.
  6. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2017. "Theme of animals in film works by Witold Giersz". In International Conference on Illustration and Animation: International Conference on Illustration and Animation, Portugal. Portugal.
    Publicado
  7. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2017. "A persistência de traços materiais e imateriais de intervenções artísticas no espaço público". In ARTE PÚBLICA NA ERA DA CRIATIVIDADE DIGITAL - Atas do Colóquio Internacional Vol 1: ARTE PÚBLICA NA ERA DA CRIATIVIDADE DIGITAL, Portugal. Portugal: Universidade Católica Editora.
    Publicado
  8. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2016. "The materiality of text in the universe of illustration". In International Conference on Illustration and Animation: International Conference on Illustration and Animation, Barcelos, Portugal. Portugal.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa; Grécia Paola Matos. "PROJETO LIS EXPÕE PEDAÇOS DE VIDAS NUMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA INTITULADA "… E PORQUE OS DESALINHADOS TAMBEM TÊM CORAÇÃO ", NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO FUNCHAL, A 26 DE FEVEREIRO". A VOZ, 2020/03.
Catálogo de exposição
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2016. Felicità.
  2. de Carvalho e Cruz, Filipa; Rigoulet, Elisa. 2016. Felicità: Prologue.
  3. Rigoulet, Elisa. 2015. Félicités 2015.
  4. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2012. Everything I would like to tell you - Futuro Não Futuro.
Poster em conferência
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa; Matos, Grécia Paola. 2020. "Being more sentient with less, art and sensors as a prosthetics to sense the world: the artistic practice as an expression/placebo for the senses' loss". Trabalho apresentado em 26th International Symposium on Electronic Art ISEA2020 - WHY SENTIENCE?.
Tese / Dissertação
  1. Filipa Sofia Correia Carvalho e Cruz. 2016. "Tudo o que te queria dizer: A indefinição, ilegibilidade, invisibilidade e insuficiência da linguagem na prática artística". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10216/82679.
Website
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2012. Filipa Cruz Portfolio. http://www.filipacruz.com.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. 2021. E primeiro era a palavra: Quando me dás o céu, tenho ouro.
  2. 2019. 20 anos Extéril.
  3. 2019. Tecidos são de luz e são a noite.
  4. 2018. Colectiva de Desenho.
  5. Filipa Cruz; Henrique Girão; Rui Simões; Estudantes de Comunicação, Design e Multimédia. 2018. Concertos com Saúde – Projeto de Animação. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra..
  6. 2018. [os amantes] Prostituí as palavras para te amar uma vez mais. LUZA Festival. Loulé..
  7. 2018. Entredois.
  8. 2017. And Now: When the edge becomes surface.
  9. Saco Azul; Volker Schnüttgen. 2017. E Agora?.
  10. 2017. Clamor of the Accordant.
  11. 2017. 15 minutos de Fama.
  12. 2016. O nosso espaço utopista.
  13. Alexia Fabre; Jean-Charles Massera ; Morgane Tschiember; Jean-Luc Blanc. 2016. Felicità..
  14. 2016. Mas se te desse o tudo dos cantos, ficaríamos sem chão.
  15. 2016. Nimium ne crede colori.
  16. 2015. Portes Ouvertes.
  17. 2015. Poetry in Visual.
  18. 2015. Je suis.
  19. 2015. Parce que les mots ont aussi un dos.
  20. 2014. Mostra Labjovem 2014 - Ilha Terceira, Ilha de São Miguel, Lisboa.
  21. 2014. Arte em Segredo.
  22. Garush Melkonyan; Marie-José Burki. 2014. Watch Out !.
  23. 2014. Brut(e)s!.
  24. 2013. Sens, Galerie Gauche.
  25. 2013. Exposition d’obtention du Diplôme.
  26. 2012. Entre 4 paredes.
  27. Rute Rosas. 2012. Construção/Desconstrução.
  28. Rute Rosas. 2012. Confiar nos becos.
  29. 2012. Mostra Labjovem.
  30. 2012. Futuro não futuro.
  31. 2012. Reminescências #1.
  32. 2012. Projeções 2012 – O Desenho da FBAUP, Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho, Gondomar..
  33. 2012. Da impressão ao Livro de Artista,.
  34. 2012. DAD 12.13.
  35. 2009. Importa/Exporte: Imaginarius 09.
  36. 2009. Future Places: Outhouse | Portugal Team.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2020. "XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira | XXI Cerveira International Art Biennial". In XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
  2. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2019. "MULHERES ARTISTAS DOCENTES". In MULHERES ARTISTAS DOCENTES.
  3. 2019. "Até os tempos não mais serem interditos: Herberto Hélder – Por sobre as águas.".
  4. 2019. "Porque os desalinhados também têm coração".

Outros

Outra produção
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2020. Coordenação exposição MAPEriférico. Organização, coordenação e curadoria da exposição "MAPEriférico" no contexto do 2.º ano do Mestrado em Artes Plásticas - Especialidade Escultura. Galeria Cozinha, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Porto..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/10 Comentadora do encontro - 4ª Estação: Com Garush Melkonyan. CEM — Corpo, Espaço, Matéria
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade [i2ADS] (Porto, Portugal)
2019/11/21 O comportamento da paisagem nas demandas da sociedade contemporânea, um projeto ancorado nas relações entre arte e tecnologia. Wanderlust
Paris College of Art (Paris, França)
2019/10/09 Wanderlust de Rebecca Solnit. Wanderlust
University of Applied Sciences Europe (Berlim, Alemanha)
2019/05/20 Comentadora do encontro - CEM - 2ª Estação: O PROCESSO DO ARTISTA E A EXPERIÊNCIA INCORPORADA. Título - In-corpus: inimigo de todas as construções. CEM — Corpo, Espaço, Matéria
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade [i2ADS] (Porto, Portugal)
2018/01/29 Strategies, doubt, transdisciplinarity and solitude as conditions in art research FIne Arts Sculpture master
(Porto, Portugal)
2016/02 Dissolução, Multiplicação e Indefinição do sujeito Mestrado em Curadoria. Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Professora Doutora Lúcia Matos (Porto, Portugal)
2016 Mas se te desse o tudo dos cantos, ficaríamos sem chão Museum: Faculty of Fine Arts, University of Porto
(Porto, Portugal)
2016 Pour qui la recherche? Rencontres Jeunes Chercheurs 2015-16 Cultural Studies. Université Paris1 Panthéon-Sorbonne. Direction: Françoise Julien-Casanova
(Paris, França)
2015 Dear D. École nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris. Guests: Sylvie Fanchon e Bernard Piffaretti.
(Paris, França)
2015 L’indéfinition du sujet Práticas de Estudos Avançados 2. Faculty of Fine Arts, University of Porto
(Porto, Portugal)
2015 Prologue Guest: Emiliano Battista École nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris
(Paris, França)
2013 Lettres Impossibles Museum - Faculty of Fine Arts, University of Porto
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09 - Atual Akrates – O Gesto Incontinente Accionado por uma Prática Artística.
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas - Intermedia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - Atual ALEGORIAS DE UM PASSADO PRESENTE: Vestígios das Narrativas Coloniais.
Orientador de Tiago Eiras
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - Atual Teu Pulsar é também meu. Prática Multidisciplinar como Percepção do Corpo-Natura.
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - Atual A Perfect Studio Day: Processo e trabalho em estúdio.
Coorientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - Atual O inominável, o indefinido e o desconhecido: Do estudo da metáfora numa produção de autor.
Coorientador
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2019/09 - 2020 Repetição: Moldes, Instrumentos e Ofício – O Passado Presente no Futuro. O vazio do molde como lugar do gesto de invenção do autortécnico, uma escultura limiar
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas - Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019/10/30 Uma Vontade Inesgotável de Infinito : Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral.
Orientador de Grécia Paola Gouveia Matos
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019/10/28 Da Coexistência dos Corpos: a Sensação, o Contacto e a Intimidade como estímulos para uma abordagem escultórica ao Corpo.
Coorientador de Sara Martins Gonçalves
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/27 - Atual Descongelar - Programa de Residências Artísticas Organização e Produção do Programa de Residências Artísticas. Parceria entre o Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Diamond Pure-Clear-Ice (2019/11/27)
Outro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - Atual "Wanderlust" is a collaborative project conceived as an opportunity to experiment - through the richness of the physical space of two cities (Berlin & Paris) and the virtual space - the gesture of wandering. Through the question "In which way can New Media help establish our relationship to space?", one rethinks and reinvents the possibilities of reflection, creation and intervention through New Media before the importance, the constraints and the persistence of walking in the world. (2019/02)
Encontro
Paris College of Art, França

University of Applied Sciences Europe, Alemanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/21 - 2019/11/29 A collaborative and interdisciplinary project that challenges its understanding of different tools and methods, developing hybrid systems and interdisciplinary solutions. Wandering is the pillar of the experimentation between the 10º arrondissement de Paris and Berlin-Mitte. By impersonating the flaneur’s role, students provide a phenomenological analysis, a better understanding and perception of the spatial structure of the given areas through an exercise of exploration questioning the possibilities of the cultural fabric of Paris and Berlin.
Exposição
Wanderlust
Paris College of Art, França

University of Applied Sciences Europe, Alemanha
2019/06/11 - 2019/06/11 "Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo". Com Moacir dos Anjos e moderação de Filipa Cruz.
Seminário
Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal
2019/03/03 - 2019/03/07 Coordenação da 1ª edição do projeto de colaboração o Mestrado em Artes Plásticas (MAP) e o Mestrado em Transdisciplinary New Media (MTNM).
Encontro
Projeto de colaboração MAP x a (MTNM
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Paris College of Art, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/05/06 Plunging into the world of Multisensorial Art in Search of Expanded Perceptions
Vogal
Tahira Karim (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/05/06 Participating in Doug Aitken's Places: A Study of Temporal Experience in Contemporary Places
Vogal
Collin Volpe Kluchman (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/05/06 Charting Artistic Rigor: How three new media artists advance Wassily Kandinsky's theories on abstract painting and harness technology as a form of artistic expression
Vogal
Jonathan Dulay Brandel (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/04/29 Virtual Reality as a Tool to Generate Empathy
Vogal
Isabelle Hoonan (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/04/29 The Concept of Gaze: Fashion, Feminism & the Female Body
Vogal
Florina Vedamuthu Balavendran (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/04/29 Art as Ritual: Participation, Interaction and Rites of Passage
Vogal
Nathan Guerry (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Time of Death, Death of Time
Arguente
Andrew Voxakis (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Designing for the Prosumer
Arguente
Leah Oros (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 The Social and Emotional Experience of the Urban Built Environment
Arguente
Basma Seif (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Psychological Angles in Kazimir Malevich’s Suprematism
Arguente
Claire Leggett (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Contemporary Parisian Society: A Collage
Arguente
Kalina Lukanova (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Reconstructing and recreating data-inspired art through relational aesthetics
Arguente
Emily Tse (Mestrado)
Paris College of Art, França
2016 Silent Statement
Arguente
Sanet Stegmann (Mestrado)
Paris College of Art, França

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07 - Atual Consultoria | Desenvolvimento de projeto | Art Direction | Storytelling | Character Development | 3D Simulation | Rigging | Videojogos | Desenho Badr Co., França

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Meios digitais Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/09 - Atual Práticas de Estúdio e de Investigação Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - Atual Seminários de Metodologias de Investigação II Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2020 Critical Practice and Technology I Transdisciplinary New Media Paris College of Art, França
2018 - 2020 Critical Practice and Technology II Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2018 - 2020 Creativity and Technology Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2018 - 2020 Collaboration and Technology Transdisciplinary New Media (Master)
2018 - 2019 Oficina de Vídeoarte I Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Animação I Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/10 - 2018/07 Oficina de Vídeo I Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/10 - 2018 Teoria da Arte Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/10 - 2018 Estudos Artísticos Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/01 - 2018 Oficina de Vídeo II Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2018 Videoarte Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Animação II Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Core Studio 1/3 Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2016/10 - 2017 Oficina de Vídeo I Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2017 MFA Thesis Project Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2016 - 2017 MA Degree Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/07/18 "Herberto Helder como nunca viu (ou ouviu) - A mais completa exposição sobre o autor madeirense faz casa no Funchal até meio de Setembro. Oportunidade para (re)visitar Herberto Helder: a obra e a vida". Projeto artístico referênciado Ípsilon - O Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2017 - 2017 Ensino Eficaz - Filipa Cruz Ensino Eficaz

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/09 - 2019/07 Cão Português: Espaço Difusor de Arte Colaboradora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/01/06 - Atual Criação de comité de investigação transdisciplinar practice-based research. Membro de comité de investigação transdisciplinar practice-based research. Equipa: Filipa Cruz, Klaus Fruchtnis, Bien Dobui.
Membro
Paris College of Art, França
2018/09/04 - Atual Reffering Faculty (Gestão Universitária)
Coordenador
Paris College of Art, França
Distinções

Prémio

2015 Félicitée, por unanimidade
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
2012 Categoria de Escultura na "Exposição Futuro não futuro"
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 Melhor diplomada do Ramo de Escultura 2008-2012
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outra distinção

2016 Certificado de melhor diplomada do Doutoramento em Arte e Design 2015-1016.
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 Certificado de Melhor diplomada em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal