???global.info.a_carregar???
Filipa Cruz. É Artista com proposta plástica situada entre Artes Plásticas e Literatura, sublinha narrativa, poética, efemeridade, matéria em objetos escultóricos, instalações e livros de artista. Desde 2012, realiza exposições individuais e coletivas. Também é Membro Integrado do Instituto em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Professora Adjunta no Paris College of Art de Paris e foi Presidente (CEO) de Badr Co. Concluiu o(a) Doutoramento em Arte e Design em 2016/02/17 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Licenciatura em Artes Plásticas em 2012 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Maîtrise em Esthétique em 2015 pelo(a) Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne Institut des Sciences Juridique et Philosophique de la Sorbonne, Master em Arts Plastiques em 2015 pelo(a) École Nationale Supérieure des Beaux Arts e Licence em Arts Plastiques em 2013 pelo(a) École Nationale Supérieure des Beaux Arts. Frequenta o(a) Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares pelo(a) Universidade dos Açores desde 2021. É Professor Auxiliar Convidado no(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Professor Adjunto no(a) Paris College of Art, Investigador no(a) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade e Investigadora Colaboradora no(a) CHAM Centro de Humanidades. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 1 livro(s). Organizou 4 evento(s). Participou em 10 evento(s). Orientou 2 tese(s) de doutoramento e coorientou 2. Orientou 11 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 5. Recebeu 9 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Cientista Convidado em 1 projeto(s), Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Outra em 8 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Artes, Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Artes, Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Artes, Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião com ênfase em Filosofia, Humanidades com ênfase em Artes e Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 7 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Artes; Arts; Humanidades::Artes; Humanities::Arts; Escultura; Artes Plásticas; Gelo; Residência artística; Arte; Poesia; Colaboração; Espaço difusor; Curadoria; New Media; Collaboration; Wanderlust; Wandering; Walking; Paris; Berlin; Space; Interdisciplinary ; Berlin-Mitte; Posters; Design; Technology; Creativity; Consulting; Cultural content creation; Business; Art Direction; Storytelling; Character Development; 3D Simulation; Rigging; Drawing; Fine Arts; Light; Luza; Installation; Text; Image; Artist's Book; Sculpture; Artistic residency; Ice; Artistic practice; Artistic Books; Poetry; Language; Materiality; LUZA: Algarve International Festival of Light; Objecto; Espaço; Cerâmica negra; Carvão; Illustration; Visual Culture; Art History; Animation; Practice-based research; Discourse; Ephemeral; Brasil; Século XX; Intermedia; Novos media; Livro de artista; Estética; Literatura; Cultura; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Cruz
Género
Feminino

Nomes de citação

  • de Carvalho e Cruz, Filipa
  • Filipa Cruz
  • Cruz, Filipa

Identificadores de autor

Ciência ID
2A1E-073E-05B2
ORCID iD
0000-0001-9447-5581

Endereços de correio eletrónico

  • cruz_filipa@yahoo.fr (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 915244625 (Pessoal)

Websites

  • https://www.filipacruz.com/ (Profissional)
  • https://map.fba.up.pt/escultura_corpo-docente/ (Académico)
  • https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/func_geral.formview?p_codigo=619991 (Académico)
  • https://www.paris.edu/faculty/cruz-filipa/ (Académico)
  • https://i2ads.up.pt/blog/author/fcruz/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Árabe Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2024
Em curso
Literaturas e Culturas Insulares (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal

Université de Corse Pasquale Paoli, França
2016/02/17
Concluído
Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Tudo o que te queria dizer: A indefinição, ilegibilidade, invisibilidade e insuficiência da linguagem na prática artística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2015/10 - 2015/12
Frequentou
Philosophie Esthétique (Master)
Especialização em Analytic Philosophy
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
2014 - 2015
Concluído
Esthétique (Maîtrise)
Especialização em Esthétique
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne Institut des Sciences Juridique et Philosophique de la Sorbonne, França
Bom
2014 - 2015
Concluído
Arts Plastiques (Master)
Especialização em Arts Plastiques
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
Felicitações à Unanimidade
2010 - 2013
Concluído
Arts Plastiques (Licence)
Especialização em Multimédia
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
2008 - 2012
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Escultura
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/17 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Paris College of Art, França
Paris College of Art, França
2016/09 - 2019/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07 - 2021 Presidente Badr Co., França
Badr Co., França

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03 - Atual Investigadora Colaboradora CHAM Centro de Humanidades, Portugal
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
(...)
2018/09 - 2019/07 Colaboração Cão Português: Espaço Difusor de Arte, Portugal
Cão Português: Espaço Difusor de Arte, Portugal
2014 - 2016/12 Colaboração Espace des Arts sans Frontières, França
Espace des Arts sans Frontières, França
2008 - 2010 Colaboração Movimento Intercultural Identidades. GESTO Cooperativa Cultural., Portugal
Movimento Intercultural Identidades. GESTO Cooperativa Cultural., Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - 2021/10 Bolsa de Criação Artística
Despacho n.º 1525/2020 de 15 de setembro de 2020
Bolseira
Governo dos Açores, Portugal

Secretaria Regional da Educação e Cultura, Portugal
Governo dos Açores

Secretaria Regional da Educação e Cultura
Em curso
2018 - 2018/11/23 Bolsa de Cientista Convidado Herberto Helder - Artes 2016/2017
BCC – HH / Letras
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2016/10 Bolsa de criação artística
Bolseira
Governo dos Açores, Portugal

Secretaria Regional da Educação e Cultura, Portugal
Governo dos Açores

Secretaria Regional da Educação e Cultura
2015 - 2016 Tudo o que te queria dizer: a indefinição, ilegibilidade, insuficiência da linguagem na prática artística
n/a
Bolseiro de Doutoramento
Fundação Medeiros e Almeida, Portugal
2015 - 2015 Commission d aide aux projets, Apoio a Projetos, Artes Plásticas
n/a
Outra
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
École Nationale Supérieure des Beaux Arts
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022/06/30 E PRIMEIRO ERA A PALAVRA: QUANDO ME DÁS OURO, TENHO O CÉU
AVISO N.º 8441-B/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 29 de maio
Programa de Apoio a Projetos 2020 - Criação e Edição
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
2016 - 2016 Felicità
n/a
Bolsa de Criação Artística Artes Plásticas
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Estados da Água
N/A
Membro
Em curso
2019 - Atual Programa de Residências Artísticas "Descongelar"
Descongelar
Outra
Em curso
2015 - 2015 Commission d aide aux projets
Commission d’aide aux projets
Apoio a Projetos Artes Plásticas, Comissão de apoio / Commission d aide aux projets
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
École Nationale Supérieure des Beaux Arts
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Filipa; Casais, Rosinda. "Artistic Spaces as a Web Connected With the Community: Coo195 and Entre as Case Studies". Trabalho apresentado em The European Conference on Arts, Design & Education (ECADE2022), Porto, 2022.
    Aceite para publicação
  2. "O atlas como um instigador de uma viagem no projeto de animação O teu corpo é uma ilha". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Aveiro, 2021.
    Publicado
  3. "A Representação da Ilha e da Montanha Como Refúgio, Como Mutabilidade e Como Abertura para o Não-humano". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Aveiro, 2021.
    Publicado
  4. de Carvalho e Cruz, Filipa; Matos, Grécia Paola. "Reliquary arms and Vanitas: Inscriptions of time, space and matter in fragments and tales of the body, a sculptural approach". Trabalho apresentado em I International Conference on Relic Studies - RelicS 2021, Porto, 2021.
    Em revisão
  5. de Carvalho e Cruz, Filipa; Grécia Paola Matos. "Mira no Infinito e Mira no Outro Espaço, uma reflexão sobre as (in)visibilidades do gesso e do molde na produção artística". Trabalho apresentado em A “Arte” do Gesso — entre a criação e a réplica — Estudo e Preservação, Lisboa, 2021.
    Em revisão
  6. de Carvalho e Cruz, Filipa; Matos, Grécia Paola. "Diálogos e Convergências na Interpretação e Materialização Escultórica do Cartoon: a Escultura do Grande Prémio do PortoCartoon 2019". Trabalho apresentado em International Conference on Illustration and Animation, Barcelos, 2020.
    Publicado
  7. Cardoso, Sandra; de Carvalho e Cruz, Filipa. "The magical unfathomable of Animation: The unknown, the unseen and the folklore". Trabalho apresentado em International Conference of Illustration and Animation, Esposende, 2018.
    Publicado
  8. de Carvalho e Cruz, Filipa; Saisselin, Mary. "How does the audience experience art within a virtual environment today?". Trabalho apresentado em International Conference of Illustration and Animation, Esposende, 2018.
    Publicado
  9. de Carvalho e Cruz, Filipa. "The Intersection Of New Media, Drawing And Obsolete Devices Through Rosa Barba’s And Julião Sarmento’s Artistic Production". Trabalho apresentado em 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16 ART: Artis Intelligentia: IMAGINAR O REAL, 2017.
    Publicado
  10. de Carvalho e Cruz, Filipa. "Between Dialogues: The cross between the artistic practice of Diogo Pimentão and Filipa Cruz". 2017.
  11. de Carvalho e Cruz, Filipa. "Theme of animals in film works by Witold Giersz". Trabalho apresentado em International Conference on Illustration and Animation, 2017.
    Publicado
  12. de Carvalho e Cruz, Filipa. "A persistência de traços materiais e imateriais de intervenções artísticas no espaço público". Trabalho apresentado em ARTE PÚBLICA NA ERA DA CRIATIVIDADE DIGITAL, 2017.
    Publicado
  13. de Carvalho e Cruz, Filipa. "The materiality of text in the universe of illustration". Trabalho apresentado em International Conference on Illustration and Animation, Barcelos, 2016.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. "Referenciada em 'Conta-me um conto' - a biblioteca da Coriscolândia", Açoriano Oriental, 2022
  2. "Filipa de Carvalho e Cruz vence concurso literário", Correio dos Açores, 2020, http://correiodosacores.pt/NewsDetail/ArtMID/383/ArticleID/26078/Filipa-de-Carvalho-e-Cruz-vence-concurso-liter225rio#.X8zmL1Pp_ck.whatsapp.
  3. "Cinzas e cerâmica negra contam histórias em exposição no Porto", Açoriano Oriental, 2016
Artigo em revista
  1. "Os limites expandidos da figura humana de Anthony Gormley: Entre o memorial e o potencialna estatuária". Gazeta #StatuaUrbana_ PatrimoniumCultura (2022):
    Em revisão
  2. de Carvalho e Cruz, Filipa; Grécia Paola Matos. "Do que nada se vê, só se sonha: uma estória de nada sobre as interdições e potencialidades do vazio, da desaparição e do efémero como agentes criativos". RIACT - Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia 2 (2021):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa; Grécia Paola Matos. "PROJETO LIS EXPÕE PEDAÇOS DE VIDAS NUMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA INTITULADA "… E PORQUE OS DESALINHADOS TAMBEM TÊM CORAÇÃO ", NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO FUNCHAL, A 26 DE FEVEREIRO", A VOZ, 2020
Catálogo de exposição
  1. Desatar nós para nós-atar, Texto para a exposição Desatar nós para nós-atar dos estudantes finalistas de Artes Plásticas - Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Museu Municipal De Espinho – Fórum de Arte e Cultura de Espinho, 2022.
  2. E PRIMEIRO ERA A PALAVRA: QUANDO ME DÁS OURO, TENHO O CÉU. Museu Carlos Machado, 2022.
  3. Mulheres artistas docentes: 1970-2019, E CONTUDO ELAS MOVEM-SE! MULHERES E CIÊNCIA. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2020.
  4. XXI BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE CERVEIRA: DIVERSIDADE – INVESTIGAÇÃO, O COMPLEXO ESPAÇO DA COMUNICAÇÃO PELA ARTE. Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 2020.
  5. Exposição E Agora?. Saco Azul - Maus Hábitos, 2017.
  6. de Carvalho e Cruz, Filipa. Felicità. Beaux-Arts de Paris Éditions, Ministère de la Culture et de la Communication, 2016.
  7. de Carvalho e Cruz, Filipa; Rigoulet, Elisa. Felicità: Prologue. Beaux-Arts de Paris Éditions, Ministère de la Culture et de la Communication, 2016.
  8. Rigoulet, Elisa. Félicités 2015. Beaux-Arts de Paris Éditions, Ministère de la Culture et de la Communication, 2015.
  9. de Carvalho e Cruz, Filipa. Everything I would like to tell you - Futuro Não Futuro. Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2012.
Edição de livro
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa. Mulheres artistas docentes: 1970-2019. Porto, Portugal: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 2021.
    Publicado
Livro
  1. Até os tempos não mais serem interditos. Ponta Delgada: Letras Lavadas. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. "Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição". Trabalho apresentado em [e]motion – I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts, 2021.
  2. de Carvalho e Cruz, Filipa; Matos, Grécia Paola. "Proposta aceite: Being more sentient with less, art and sensors as a prosthetics to sense the world: the artistic practice as an expression/placebo for the senses' loss". Trabalho apresentado em 26th International Symposium on Electronic Art ISEA2020 - WHY SENTIENCE?, 2020.
Resumo em conferência
  1. "O som, o tempo e o objeto como catalisadores de pensamento, emoção e movimento na criação artística". Trabalho apresentado em [e]motion – I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts, 2021.
    Publicado
  2. "Reliquary arms and Vanitas: Inscriptions of time, space and matter in fragments and tales of the body, a sculptural approach". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Relic Studies – RelicS 2021, Porto, 2021.
    Publicado
  3. "Mira no Infinito e Mira no Outro Espaço, uma reflexão sobre as (in)visibilidades do gesso e do molde na produção artística". Trabalho apresentado em Congresso A “Arte” do Gesso – entre a criação e a réplica – Estudo e Preservação, Lisboa, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Filipa Sofia Correia Carvalho e Cruz. "Tudo o que te queria dizer: A indefinição, ilegibilidade, invisibilidade e insuficiência da linguagem na prática artística". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10216/82679.
Website
  1. de Carvalho e Cruz, Filipa. Filipa Cruz Portfolio. 2012. http://www.filipacruz.com.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Filipa Cruz; Museu Carlos Machado; João Paulo Constância; Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas. Exposição Individual E Primeiro Era A Palavra: Quando Me Dás Ouro, Tenho O Céu. 2022.
  2. Depois das Tardes de Verão e dos Pesarosos Invernos. 2021.
  3. 20 anos Extéril. 2019.
  4. Tecidos são de luz e são a noite. 2019.
  5. Colectiva de Desenho. 2018.
  6. Filipa Cruz; Henrique Girão; Rui Simões; Estudantes de Comunicação, Design e Multimédia. Concertos com Saúde – Projeto de Animação. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra.. 2018.
  7. [os amantes] Prostituí as palavras para te amar uma vez mais. LUZA Festival. Loulé.. 2018.
  8. Entredois. 2018.
  9. And Now: When the edge becomes surface. 2017.
  10. Saco Azul; Volker Schnüttgen. E Agora?. 2017.
  11. Clamor of the Accordant. 2017.
  12. 15 minutos de Fama. 2017.
  13. O nosso espaço utopista. 2016.
  14. Alexia Fabre; Jean-Charles Massera ; Morgane Tschiember; Jean-Luc Blanc. Felicità.. 2016.
  15. Mas se te desse o tudo dos cantos, ficaríamos sem chão. 2016.
  16. Nimium ne crede colori. 2016.
  17. Portes Ouvertes. 2015.
  18. Poetry in Visual. 2015.
  19. Je suis. 2015.
  20. Parce que les mots ont aussi un dos. 2015.
  21. Mostra Labjovem 2014 - Ilha Terceira, Ilha de São Miguel, Lisboa. 2014.
  22. Arte em Segredo. 2014.
  23. Garush Melkonyan; Marie-José Burki. Watch Out !. 2014.
  24. Brut(e)s!. 2014.
  25. Sens, Galerie Gauche. 2013.
  26. Exposition d’obtention du Diplôme. 2013.
  27. Entre 4 paredes. 2012.
  28. Rute Rosas. Construção/Desconstrução. 2012.
  29. Rute Rosas. Confiar nos becos. 2012.
  30. Mostra Labjovem. 2012.
  31. Futuro não futuro. 2012.
  32. Reminescências #1. 2012.
  33. Projeções 2012 – O Desenho da FBAUP, Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho, Gondomar.. 2012.
  34. Da impressão ao Livro de Artista,. 2012.
  35. DAD 12.13. 2012.
  36. Importa/Exporte: Imaginarius 09. 2009.
  37. Future Places: Outhouse | Portugal Team. 2009.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2022. "XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira | XXII Cerveira International Art Biennial". In WE MUST TAKE ACTION! / DEVEMOS AGIR!.
  2. Estudantes de Artes Plástica - Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 2022. "Desatar nós para nós-atar". In N/A.
  3. Tara Kasenda. 2021. "Eternal Ephemeral". In Eternal Ephemeral.
  4. 2020. "XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira | XXI Cerveira International Art Biennial". In XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
  5. de Carvalho e Cruz, Filipa. 2019. "MULHERES ARTISTAS DOCENTES". In MULHERES ARTISTAS DOCENTES.
  6. Filipa Cruz. 2019. "Até os tempos não mais serem interditos: Herberto Helder, Por sobre as águas".
  7. 2019. "Porque os desalinhados também têm coração".

Outros

Outra produção
  1. Coordenação exposição MAPEriférico. Organização, coordenação e curadoria da exposição "MAPEriférico" no contexto do 2.º ano do Mestrado em Artes Plásticas - Especialidade Escultura. Galeria Cozinha, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Porto. 2020. de Carvalho e Cruz, Filipa.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/21 Aula aberta. Intervenção oral no contexto da disciplina de Desenho A de 12.ºano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental Interculturalidade e Arte Contemporânea
Escola Secundária Antero de Quental (Ponta Delgada, Portugal)
2021/12/09 O som, o tempo e o objeto como catalisadores de pensamento, emoção e movimento na criação artística [e]motion I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/12/09 Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição [e]motion – I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/11/26 Reliquary arms and Vanitas: Inscriptions of time, space and matter in fragments and tales of the body, a sculptural approach I International Conference on Relic Studies – RelicS 2021
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/11/09 Mira no Infinito e Mira no Outro Espaço, uma reflexão sobre as (in)visibilidades do gesso e do molde na produção artística Congresso A “Arte” do Gesso – entre a criação e a réplica – Estudo e Preservação
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/10/20 Opportunities and challenges that the new media and the exploration of technology in the creative context impose on art and design institutions SDB’s International Awards & Conference 2021 – LIAC 2021
London School of Digital Business (Londres, Portugal)
2021/10 A Representação da Ilha e da Montanha Como Refúgio, Como Mutabilidade e Como Abertura para o Não-humano Conferência Internacional de Ilustração e de Animação
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Aveiro, Portugal)
2021/10 O atlas como um instigador de uma viagem no projeto de animação O teu corpo é uma ilha Conferência Internacional de Ilustração e de Animação
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Aveiro, Portugal)
2021/06 Do que nada se vê, só se sonha: uma estória de nada sobre as interdições e potencialidades do vazio, da desaparição e do efémero como agentes criativos RIACT - Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia
José Quaresma (Lisboa, Portugal)
2020/12 Comentadora do encontro - 4ª Estação: Com Garush Melkonyan. CEM — Corpo, Espaço, Matéria
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade [i2ADS] (Porto, Portugal)
2019/11/21 O comportamento da paisagem nas demandas da sociedade contemporânea, um projeto ancorado nas relações entre arte e tecnologia. Wanderlust
Paris College of Art (Paris, França)
2019/10/09 Wanderlust de Rebecca Solnit. Wanderlust
University of Applied Sciences Europe (Berlim, Alemanha)
2019/05/20 Comentadora do encontro - CEM - 2ª Estação: O PROCESSO DO ARTISTA E A EXPERIÊNCIA INCORPORADA. Título - In-corpus: inimigo de todas as construções. CEM — Corpo, Espaço, Matéria
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade [i2ADS] (Porto, Portugal)
2018/01/29 Strategies, doubt, transdisciplinarity and solitude as conditions in art research FIne Arts Sculpture master
(Porto, Portugal)
2016/02 Dissolução, Multiplicação e Indefinição do sujeito Mestrado em Curadoria. Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Professora Doutora Lúcia Matos (Porto, Portugal)
2016 Mas se te desse o tudo dos cantos, ficaríamos sem chão Museum: Faculty of Fine Arts, University of Porto
(Porto, Portugal)
2016 Pour qui la recherche? Rencontres Jeunes Chercheurs 2015-16 Cultural Studies. Université Paris1 Panthéon-Sorbonne. Direction: Françoise Julien-Casanova
(Paris, França)
2015 Dear D. École nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris. Guests: Sylvie Fanchon e Bernard Piffaretti.
(Paris, França)
2015 L’indéfinition du sujet Práticas de Estudos Avançados 2. Faculty of Fine Arts, University of Porto
(Porto, Portugal)
2015 Prologue Guest: Emiliano Battista École nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris
(Paris, França)
2013 Lettres Impossibles Museum - Faculty of Fine Arts, University of Porto
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01 - Atual REUNIÃO DE TERÇA-FEIRA: Narrativas visuais sobre a histeria contemporânea
Coorientador
Artes Plásticas Intermédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/01 - Atual Ineliminável: Extroversão e Ajustabilidade de objetos na prática escultórica
Orientador de Rui Valina Mota
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/09 - Atual Teia (in)comum. Investigação em arte num comum de criação, partilha e mediação na prática artística
Orientador de Rosinda Casais
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/07 - Atual O espaço na pintura e a pintura no espaço. O processo criativo a partir de um pensamento pluriconcetual
Orientador de Maria Eduarda Souto de Moura
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/07 - Atual Sombras sem dono: Do invisível para o visível
Coorientador de Catarina Bach
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/07 - Atual Os corpos fragmentáveis do ser: A exteriorização da experiência do self e a extensão do corpo multissensorial como ação catártica na prática escultórica
Coorientador
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/07 - Atual O espaço { } entre: Interseções poéticas entre a escrita e a rasura nas artes plásticas
Orientador
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/07 - Atual A potência ecológica que resulta da interação entre os organismos-plantas e seres humanos
Orientador
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/10 - Atual O Inominável, o Indefinido e o Desconhecido: Do estudo da metáfora numa produção de autor
Coorientador
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2019/09 - Atual Akrates, O Gesto Incontinente Accionado por uma Prática Artística
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas - Intermedia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - Atual O inominável, o indefinido e o desconhecido: Do estudo da metáfora numa produção de autor.
Coorientador
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2020/09 - 2021/11/26 A Montanha como Metáfora_Exclusão, Anonimato e Invisibilidade na Jornada da Artista Migrante
Orientador
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/12 - 2021/11/17 Algumas Coisas Duram Muito Tempo e mais um Pouco - A obra de arte confessional como ponto de intersecção coletiva e individual
Orientador de Thomas Gabriel Benez Szott
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/10 - 2021/05 ADHD&Design: accessible digital interface and website design for ADHD
Orientador
Transdisciplinary New Media (Mestrado)
Paris College of Art, França
2019/09 - 2020/12/11 Teu Pulsar é Também o Meu – Reflexões sobre a singular pluralidade da (co)existência
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - 2020/12/04 Repetição: Moldes, Instrumentos e Ofício - O Passado Presente no Futuro. O vazio do molde como lugar do gesto de invenção do autortécnico, uma escultura limiar
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas - Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - 2020/12 Um Dia Perfeito de Estúdio: Do surgimento da ideia, à exposição, passando pelo processo
Coorientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - 2020/11/16 Atlas de um passado esvaziado: o poder simbólico na prática do desenho
Orientador de Tiago Castro Eiras
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019/10/30 Uma Vontade Inesgotável de Infinito : Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral.
Orientador de Grécia Paola Gouveia Matos
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019/10/28 Da Coexistência dos Corpos: a Sensação, o Contacto e a Intimidade como estímulos para uma abordagem escultórica ao Corpo.
Coorientador de Sara Martins Gonçalves
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/27 - Atual Descongelar - Programa de Residências Artísticas Organização e Produção do Programa de Residências Artísticas. Parceria entre o Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Diamond Pure-Clear-Ice (2019/11/27)
Outro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09 - Atual "Wanderlust" is a collaborative project conceived as an opportunity to experiment - through the richness of the physical space of two cities (Berlin & Paris) and the virtual space - the gesture of wandering. Through the question "In which way can New Media help establish our relationship to space?", one rethinks and reinvents the possibilities of reflection, creation and intervention through New Media before the importance, the constraints and the persistence of walking in the world. (2019/02)
Encontro
Paris College of Art, França

University of Applied Sciences Europe, Alemanha
2022/05/09 - 2022/05/13 LIMINAL. Exposição finalistas do Paris College of Art (2022/05/09 - 2022/05/13)
Exposição (Coorganizador)
Bastille Design Center, França
2022/02/25 - 2022/03/05 Projeto MAPxMTNM 2022, colaboração entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Paris College of Art. Workshops, experiências de partilha entre o Mestrado em Artes Plásticas e o Mestrado em Transdisciplinary New Media no Porto e em Paris. Colaboração com Klaus Fruchtnis. Participação de Rosinda Casais no workshop "A Walk as a Form of Question". Conversa entre o grupo de estudantes com o Diretor do Mestrado em Artes Plásticas, Professor Doutor Francisco Laranjo. (2018/09)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Paris College of Art, França

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/04/24 - 2022/04/24 Autora representante da Editora Letras Lavadas no âmbito da inauguração da mini-bliblioteca da Coriscolância
Encontro
Inauguração da mini-bliblioteca da coriscolância
Coriscolância, Portugal
2022/04/24 - 2022/04/24 Workshop: Desenho e Poesia
Oficina (workshop)
Workshop: Desenho e Poesia
Coriscolância, Portugal

Letras Lavadas - casa editorial, Portugal
2022/04/04 - 2022/04/04 Lançamento do livro Até os tempos não mais serem interditos
Encontro
Lançamento do livro "Até os tempos não mais serem interditos" da artista plástica Filipa Cruz na Livraria Letras Lavadas
Letras Lavadas - casa editorial, Portugal
2022/02/23 - 2022/02/23 Comunicação no contexto da apresentação do livro: Até os tempos não mais serem interditos
Encontro
Apresentação do livro: Até os tempos não mais serem interditos
Letras Lavadas - casa editorial, Portugal
2021/11 - 2021/11 Intervenção Oral aberta à comunidade de inauguração e de apresentação da exposição individual Depois das Tardes de Verão e dos Pesarosos Invernos
Exposição
Depois das Tardes de Verão e dos Pesarosos Invernos
Museu Municipal de Coimbra, Galeria Almedina, Portugal
2021/09/09 - 2021/09/09 Intervenção Oral aberta à comunidade de inauguração e de apresentação da exposição individual de Eternal Ephemeral de Tara Kasenda como curadora da exposição
Exposição
Eternal Ephemeral
Galerie Virginie Louvet, França
2021/03/20 - 2021/03/20 MTNM Virtual Open House
Outro
MTNM Virtual Open House
Paris College of Art, França
2019/11/21 - 2019/11/29 A collaborative and interdisciplinary project that challenges its understanding of different tools and methods, developing hybrid systems and interdisciplinary solutions. Wandering is the pillar of the experimentation between the 10º arrondissement de Paris and Berlin-Mitte. By impersonating the flaneur’s role, students provide a phenomenological analysis, a better understanding and perception of the spatial structure of the given areas through an exercise of exploration questioning the possibilities of the cultural fabric of Paris and Berlin.
Exposição
Wanderlust
Paris College of Art, França

University of Applied Sciences Europe, Alemanha
2019/06/11 - 2019/06/11 "Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo". Com Moacir dos Anjos e moderação de Filipa Cruz.
Seminário
Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal
2019/03/15 - 2019/03/15 MTNM Open House: Departamento de Transdisciplinary New Media
Outro
MTNM Open House
Paris College of Art, França
2019/03/03 - 2019/03/07 Coordenação da 1ª edição do projeto de colaboração o Mestrado em Artes Plásticas (MAP) e o Mestrado em Transdisciplinary New Media (MTNM).
Encontro
Projeto de colaboração MAP x a (MTNM
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Paris College of Art, França
2018/11/17 - 2018/11/17 MTNM: Open House
Outro
MTNM Open House
Paris College of Art, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/05/09 Unheard Esther Ubong-Abasi (Mestrado)
Paris College of Art, França
2021/05/11 New Media Art and Music
Arguente
Daniel Bande (Mestrado)
Paris College of Art, França
2021/05/11 Installation art
Arguente
Nicholas Mckenna (Mestrado)
Paris College of Art, França
2021/05/11 Art and Augmented Reality
Arguente
Kate Bonner (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/05/06 Plunging into the world of Multisensorial Art in Search of Expanded Perceptions
Vogal
Tahira Karim (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/05/06 Participating in Doug Aitken's Places: A Study of Temporal Experience in Contemporary Places
Vogal
Collin Volpe Kluchman (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/05/06 Charting Artistic Rigor: How three new media artists advance Wassily Kandinsky's theories on abstract painting and harness technology as a form of artistic expression
Vogal
Jonathan Dulay Brandel (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/04/29 Virtual Reality as a Tool to Generate Empathy
Vogal
Isabelle Hoonan (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/04/29 The Concept of Gaze: Fashion, Feminism & the Female Body
Vogal
Florina Vedamuthu Balavendran (Mestrado)
Paris College of Art, França
2020/04/29 Art as Ritual: Participation, Interaction and Rites of Passage
Vogal
Nathan Guerry (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Time of Death, Death of Time
Arguente
Andrew Voxakis (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Designing for the Prosumer
Arguente
Leah Oros (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 The Social and Emotional Experience of the Urban Built Environment
Arguente
Basma Seif (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Psychological Angles in Kazimir Malevich’s Suprematism
Arguente
Claire Leggett (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Contemporary Parisian Society: A Collage
Arguente
Kalina Lukanova (Mestrado)
Paris College of Art, França
2017 Reconstructing and recreating data-inspired art through relational aesthetics
Arguente
Emily Tse (Mestrado)
Paris College of Art, França
2016 Silent Statement
Arguente principal
Sanet Stegmann (Mestrado)
Paris College of Art, França

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07 - Atual Consultoria | Desenvolvimento de projeto | Art Direction | Storytelling | Character Development | 3D Simulation | Rigging | Videojogos | Desenho Badr Co., França

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - Atual Projeto - Escultura Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - Atual Critical Practice and Technology I Transdisciplinary New Media Paris College of Art, França
2018/09 - Atual Práticas de Estúdio e de Investigação Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - Atual Critical Practice and Technology II Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2018 - Atual Creativity and Technology Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2018 - Atual Collaboration and Technology Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2018 - Atual Seminários de Metodologias de Investigação II Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/09 - 2022 Metodologias de Projecto e Prática Profissional - Escultura Artes Plásticas Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/03/15 - 2021/07 Métodos e Linguagens da Escultura Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/10 - 2021/01 Metodologia de Projecto - Escultura Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2021 Meios digitais Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019 Oficina de Vídeoarte I Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Animação I Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/10 - 2018/07 Oficina de Vídeo I Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/10 - 2018 Teoria da Arte Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/10 - 2018 Estudos Artísticos Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/01 - 2018 Oficina de Vídeo II Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2018 Videoarte Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Animação II Comunicação e Design Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Core Studio 1/3 Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2016/10 - 2017 Oficina de Vídeo I Arte e Design (Licenciatura) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2017 MFA Thesis Project Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França
2016 - 2017 MA Degree Transdisciplinary New Media (Master) Paris College of Art, França

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/03/31 Entrevista sobre o livro: Até os tempos não mais serem interditos Letras Lavadas
2019/07/18 "Herberto Helder como nunca viu (ou ouviu) - A mais completa exposição sobre o autor madeirense faz casa no Funchal até meio de Setembro. Oportunidade para (re)visitar Herberto Helder: a obra e a vida". Projeto artístico referênciado Ípsilon - O Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/04/04 - 2022/04/04 Inter Ilhas Obra poética: Até os tempos não mais serem interditos
2017 - 2017 Ensino Eficaz - Filipa Cruz Ensino Eficaz

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/09 - 2019/07 Cão Português: Espaço Difusor de Arte Colaboradora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/09/07 - Atual Reffering Faculty (Gestão Universitária)
Coordenador
Paris College of Art, França
2020/01/06 - Atual Comité de investigação transdisciplinar practice-based research. Membro de comité de investigação transdisciplinar practice-based research. Equipa: Filipa Cruz, Klaus Fruchtnis, Bien Dobui.
Membro
Paris College of Art, França
2022/05/10 - 2022/05/13 Amalgamation Trust the Process. Paris College of Art End of Year Show
Membro
Paris College of Art, França
2018/09/04 - 2019/05 Reffering Faculty (Gestão Universitária)
Coordenador
Paris College of Art, França

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/02/28 - 2022/02/28 A Walk as a Form of Question. Rosinda Casais
Distinções

Prémio

2020 I Prémio Literário Letras Lavadas
Letras Lavadas - casa editorial, Portugal
2015 Félicitée, por unanimidade
École Nationale Supérieure des Beaux Arts, França
2012 Categoria de Escultura na "Exposição Futuro não futuro"
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 Melhor diplomada do Ramo de Escultura 2008-2012
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outra distinção

2022 Artista selecionada XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal
2020 Artista selecionada XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal
2017 Ensino Eficaz
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior, Portugal
2016 Melhor diplomada do Doutoramento em Arte e Design 2015-1016
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 Melhor diplomada em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal