???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor Duarte Teodoro
Data de nascimento
1955/02/12
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Teodoro, Vitor Duarte

Identificadores de autor

Ciência ID
2A19-1E93-4EC2
ORCID iD
0000-0002-0314-1883
Google Scholar ID
Wqer7_EAAAAJ

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Aprovado por unanimidade
1978
Concluído
Física, Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2017 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
1988/09/01 - 2014/08/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Cargos e Funções

2014 - Atual (Retired)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. J Alho; H Silva; V Teodoro; G Bonfait. 2019. "A simple pendulum studied with a low-cost wireless acquisition board". Physics Education 54 (1): 015015-015015. https://doi.org/10.1088/1361-6552/aaea9d.
    10.1088/1361-6552/aaea9d
  2. Maria Cristina Costa; António Manuel Domingos; Vítor Manuel Teodoro. 2018. "Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia". Zetetike. https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176.
    10.20396/zet.v26i3.8651176
  3. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. 2013. "Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  4. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. 2013. "Nota Introdutória". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  5. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. 2013. "Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  6. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. 2013. "Nota Introdutória". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  7. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. 2013. "Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  8. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. 2013. "Nota Introdutória". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  9. Neves, R.G.; Teodoro, V.D.. 2012. "Preface of the "Symposium on modelling, computers and interactive environments in science and mathematics education"". AIP Conference Proceedings 1479 (1): 1804-1805. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883105742&partnerID=MN8TOARS.
    10.1063/1.4756528
  10. Fonseca,Fabiano de Souza; Siqueira,Mariana Bassalo; Bruzi,Alessandro Teodoro; Fialho,João Vítor; Ugrinowitsch,Herbert; Benda,Rodolfo Novellino. 2008. "Demonstração e prática mental na aquisição de habilidades motoras". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2008000200008.
  11. Fonseca,Fabiano de Souza; Siqueira,Mariana Bassalo; Bruzi,Alessandro Teodoro; Fialho,João Vítor; Ugrinowitsch,Herbert; Benda,Rodolfo Novellino. 2008. "Demonstração e prática mental na aquisição de habilidades motoras". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2008000200008.
  12. Teodoro, Vitor Duarte. 2004. "Playing Newtonian Games with Modellus". http://hdl.handle.net/10362/2350.
Capítulo de livro
  1. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Integrating computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education". Portugal: Springer. http://hdl.handle.net/11144/3178.
    10.1007/978-3-319-02270-3_38
  2. Neves, Rui; Schwartz, Judah; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor; Vieira, Pedro. "Learning introductory physics with computational modelling and interactive environments". Portugal: University of Jyvaskyla, International Group of Research in Physics Education (GIREP). http://hdl.handle.net/11144/3150.
  3. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Improving learning in science and mathematics with exploratory and interactive computational modelling". Portugal: Springer. http://hdl.handle.net/11144/3147.
    10.1007/978-94-007-0910-2_33
  4. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Integrating computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education". Portugal: Springer. http://hdl.handle.net/11144/3178.
    10.1007/978-3-319-02270-3_38
  5. Neves, Rui; Schwartz, Judah; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor; Vieira, Pedro. "Learning introductory physics with computational modelling and interactive environments". Portugal: University of Jyvaskyla, International Group of Research in Physics Education (GIREP). http://hdl.handle.net/11144/3150.
  6. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Improving learning in science and mathematics with exploratory and interactive computational modelling". Portugal: Springer. http://hdl.handle.net/11144/3147.
    10.1007/978-94-007-0910-2_33
  7. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2013. "Integrating computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education". Springer. http://hdl.handle.net/11144/3178.
    10.1007/978-3-319-02270-3_38
  8. Neves, Rui; Schwartz, Judah; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor; Vieira, Pedro. 2012. "Learning introductory physics with computational modelling and interactive environments". University of Jyvaskyla, International Group of Research in Physics Education (GIREP). http://hdl.handle.net/11144/3150.
  9. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2011. "Improving learning in science and mathematics with exploratory and interactive computational modelling". Springer. http://hdl.handle.net/11144/3147.
    10.1007/978-94-007-0910-2_33
Relatório
  1. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. 2013. Nota Introdutória. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
Tese / Dissertação
  1. Teodoro, Vítor; Roque, Maria Amália Velez Antão. 2018. "A Aprendizagem da Física no 3.º Ciclo do Ensino Básico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/57150.
  2. Roque, Maria Amália Velez Antão. 2018. "A Aprendizagem da Física no 3.º Ciclo do Ensino Básico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/57150.
  3. Teodoro, Vitor; Fernandes, João Pedro Soares. 2017. "Analysing activities in the Portuguese secondary schools’ Science Learning Studios". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/36286.
  4. Teodoro, Vítor; Faustino, Henrique Manuel Domingues. 2017. "RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/24083.
  5. Teodoro, Vítor; Barreiras, Helena Maria Ramos Rodrigues. 2017. "Uma perspetiva interdisciplinar no ensino das Ciências Naturais. Trabalho de Projeto". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/30067.
  6. Teodoro, Vítor; Parente, Fernando; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres. 2017. "Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/27869.
  7. Teodoro, Vitor; Fernandes, João Pedro Soares. 2017. "Analysing activities in the Portuguese secondary schools’ Science Learning Studios". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/36286.
  8. Teodoro, Vítor; Faustino, Henrique Manuel Domingues. 2017. "RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/24083.
  9. Teodoro, Vítor; Barreiras, Helena Maria Ramos Rodrigues. 2017. "Uma perspetiva interdisciplinar no ensino das Ciências Naturais. Trabalho de Projeto". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/30067.
  10. Teodoro, Vítor; Parente, Fernando; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres. 2017. "Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/27869.
  11. Barreiras, Helena Maria Ramos Rodrigues. 2017. "Uma perspetiva interdisciplinar no ensino das Ciências Naturais. Trabalho de Projeto". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/30067.
  12. Fernandes, João Pedro Soares. 2017. "Analysing activities in the Portuguese secondary schools’ Science Learning Studios". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/36286.
  13. Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres. 2017. "Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/27869.
  14. Faustino, Henrique Manuel Domingues. 2017. "RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/24083.
  15. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres; Frade, Susana Rodrigues Marques. 2015. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  16. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Torres, Mafalda Honório. 2015. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14658.
  17. Teodoro, Vítor; Pires, Ana Sofia Cardoso. 2015. "Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (certificação escolar)". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19145.
  18. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Nunda, Ilda Necandi Bartolomeu. 2015. "Relatório de estágio de iniciação à prática profissional e um estudo sobre a Educação para a Saúde". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/16354.
  19. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Abreu, Paulo Nuno Lourenço de. 2015. "Relatório da Prática Profissional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/16532.
  20. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Lopes, Ana Rita Reis. 2015. "Relatório de prática profissional e estudo sobre a relação das atividades extracurriculares com o rendimento académico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18458.
  21. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira. 2015. "Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19008.
  22. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres; Frade, Susana Rodrigues Marques. 2015. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  23. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Torres, Mafalda Honório. 2015. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14658.
  24. Teodoro, Vítor; Pires, Ana Sofia Cardoso. 2015. "Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (certificação escolar)". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19145.
  25. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Nunda, Ilda Necandi Bartolomeu. 2015. "Relatório de estágio de iniciação à prática profissional e um estudo sobre a Educação para a Saúde". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/16354.
  26. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Abreu, Paulo Nuno Lourenço de. 2015. "Relatório da Prática Profissional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/16532.
  27. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Lopes, Ana Rita Reis. 2015. "Relatório de prática profissional e estudo sobre a relação das atividades extracurriculares com o rendimento académico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18458.
  28. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira. 2015. "Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19008.
  29. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres; Frade, Susana Rodrigues Marques. 2015. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  30. Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira. 2015. "Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19008.
  31. Lopes, Ana Rita Reis. 2015. "Relatório de prática profissional e estudo sobre a relação das atividades extracurriculares com o rendimento académico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18458.
  32. Pires, Ana Sofia Cardoso. 2015. "Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (certificação escolar)". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19145.
  33. Torres, Mafalda Honório. 2015. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14658.
  34. Abreu, Paulo Nuno Lourenço de. 2015. "Relatório da Prática Profissional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/16532.
  35. Nunda, Ilda Necandi Bartolomeu. 2015. "Relatório de estágio de iniciação à prática profissional e um estudo sobre a Educação para a Saúde". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/16354.
  36. Frade, Susana Rodrigues Marques. 2015. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  37. Teodoro, Vítor; Marques, Sílvia Bernardes Pacheco. 2014. "Relatório de atividade profissional e uma comparação do estudo da conservação de energia através de um sensor de movimento e de análise de vídeo". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14760.
  38. Teodoro, Vítor; Menas, Maria José Costa. 2014. "Relatório profissional e um estudo sobre “explicar e representar reações químicas no 8.º Ano”". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13285.
  39. Teodoro, Vítor; Ribeiro, Dulce; Teresa, Dora Cristina Gaio. 2014. "A aprendizagem cooperativa: abordagem diferenciada no ensino da Física e da Química. Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14759.
  40. Teodoro, Vítor; Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro. 2014. "O insucesso escolar e as variáveis sócio familiares". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/15404.
  41. Teodoro, Vítor; Gaspar, Maria Margarida; Domingos, Ana Sofia Marques. 2014. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14836.
  42. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Camacho, Susana Paula Ajuda. 2014. "Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e Química do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14998.
  43. Teodoro, Vítor; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes. 2014. "Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso.". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13122.
  44. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; João, Maria Margarida Vicente dos Santos. 2014. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13835.
  45. Teodoro, Vítor; Gaio, Paula Estevão Aleixo Dias. 2014. "Relatório Profissional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13288.
  46. Teodoro, Vítor; Marques, Sílvia Bernardes Pacheco. 2014. "Relatório de atividade profissional e uma comparação do estudo da conservação de energia através de um sensor de movimento e de análise de vídeo". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14760.
  47. Teodoro, Vítor; Menas, Maria José Costa. 2014. "Relatório profissional e um estudo sobre “explicar e representar reações químicas no 8.º Ano”". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13285.
  48. Teodoro, Vítor; Ribeiro, Dulce; Teresa, Dora Cristina Gaio. 2014. "A aprendizagem cooperativa: abordagem diferenciada no ensino da Física e da Química. Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14759.
  49. Teodoro, Vítor; Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro. 2014. "O insucesso escolar e as variáveis sócio familiares". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/15404.
  50. Teodoro, Vítor; Gaspar, Maria Margarida; Domingos, Ana Sofia Marques. 2014. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14836.
  51. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Camacho, Susana Paula Ajuda. 2014. "Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e Química do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14998.
  52. Teodoro, Vítor; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes. 2014. "Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso.". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13122.
  53. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; João, Maria Margarida Vicente dos Santos. 2014. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13835.
  54. Teodoro, Vítor; Gaio, Paula Estevão Aleixo Dias. 2014. "Relatório Profissional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13288.
  55. Camacho, Susana Paula Ajuda. 2014. "Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e Química do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14998.
  56. Domingos, Ana Sofia Marques. 2014. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14836.
  57. Menas, Maria José Costa. 2014. "Relatório profissional e um estudo sobre “explicar e representar reações químicas no 8.º Ano”". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13285.
  58. Teresa, Dora Cristina Gaio. 2014. "A aprendizagem cooperativa: abordagem diferenciada no ensino da Física e da Química. Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/14759.
  59. João, Maria Margarida Vicente dos Santos. 2014. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13835.
  60. Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes. 2014. "Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso.". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13122.
  61. Gaio, Paula Estevão Aleixo Dias. 2014. "Relatório Profissional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13288.
  62. Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro. 2014. "O insucesso escolar e as variáveis sócio familiares". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/15404.
  63. Teodoro, Vítor; Felgueiras, Helena Maria Fernandes. 2013. "Blogues na educação". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9412.
  64. Teodoro, Vítor; Gaio, Mariana; Romão, Cidália Luís Brás. 2013. "Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9341.
  65. Teodoro, Vítor; Nunes, Alexandra; Moreno, Jacinta de Jesus Sousa Afonso. 2013. "Ensino da Física e da Química e as concepções alternativas dos alunos do ensino secundário sobre o conceito de energia: relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/12206.
  66. Teodoro, Vítor; Azevedo, Tiago; Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. 2013. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  67. Teodoro, Vítor; Franco, Telma; Fernandes, Maria José Franco Caixado. 2013. "Relatório de Estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9715.
  68. Teodoro, Vítor; Silva, Maria Cecília Martins Ferreira da. 2013. "The national physics and chemistry exams and the learning of sciences". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/10413.
  69. Teodoro, Vítor; Almeida, Elsa; Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da. 2013. "Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13016.
  70. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar. 2013. "Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos na disciplina de Física 12.° ano". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10436.
  71. Teodoro, Vítor; Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes; Assunção, Elisabete da Conceição da Silva Costa. 2013. "Ensino da física e da química e a motivação escolar dos alunos a ciências físico-químicas: relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10414.
  72. Teodoro, Vítor; Felgueiras, Helena Maria Fernandes. 2013. "Blogues na educação". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9412.
  73. Teodoro, Vítor; Gaio, Mariana; Romão, Cidália Luís Brás. 2013. "Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9341.
  74. Teodoro, Vítor; Nunes, Alexandra; Moreno, Jacinta de Jesus Sousa Afonso. 2013. "Ensino da Física e da Química e as concepções alternativas dos alunos do ensino secundário sobre o conceito de energia: relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/12206.
  75. Teodoro, Vítor; Azevedo, Tiago; Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. 2013. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  76. Teodoro, Vítor; Franco, Telma; Fernandes, Maria José Franco Caixado. 2013. "Relatório de Estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9715.
  77. Teodoro, Vítor; Silva, Maria Cecília Martins Ferreira da. 2013. "The national physics and chemistry exams and the learning of sciences". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/10413.
  78. Teodoro, Vítor; Almeida, Elsa; Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da. 2013. "Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13016.
  79. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar. 2013. "Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos na disciplina de Física 12.° ano". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10436.
  80. Teodoro, Vítor; Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes; Assunção, Elisabete da Conceição da Silva Costa. 2013. "Ensino da física e da química e a motivação escolar dos alunos a ciências físico-químicas: relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10414.
  81. Felgueiras, Helena Maria Fernandes. 2013. "Blogues na educação". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9412.
  82. Moreno, Jacinta de Jesus Sousa Afonso. 2013. "Ensino da Física e da Química e as concepções alternativas dos alunos do ensino secundário sobre o conceito de energia: relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/12206.
  83. Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar. 2013. "Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos na disciplina de Física 12.° ano". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10436.
  84. Afonso, Célia Marques. 2013. "Vantagens da Ciência extracurricular: planificação e desenvolvimento de actividades práticas numa abordagem inquiry-based". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/64689.
  85. Silva, Maria Cecília Martins Ferreira da. 2013. "The national physics and chemistry exams and the learning of sciences". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/10413.
  86. Romão, Cidália Luís Brás. 2013. "Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9341.
  87. Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. 2013. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  88. Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da. 2013. "Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/13016.
  89. Fernandes, Maria José Franco Caixado. 2013. "Relatório de Estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9715.
  90. Assunção, Elisabete da Conceição da Silva Costa. 2013. "Ensino da física e da química e a motivação escolar dos alunos a ciências físico-químicas: relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10414.
  91. Ramos, José Luís; Teodoro, Vítor Duarte. 2012. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  92. Teodoro, Vítor; Barros, Cristina Augusta Guerra. 2012. "A tecnologia no ensino do “Universo” no 7.°Ano de Escolaridade". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10737.
  93. Teodoro, Vítor; Guerra, Ana Rita Penedo. 2012. "Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10738.
  94. Teodoro, Vítor; Ferreira, Álvaro Manuel Folhas. 2012. "A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8287.
  95. Ramos, José Luís; Teodoro, Vítor Duarte. 2012. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  96. Teodoro, Vítor; Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía. 2012. "Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/7816.
  97. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Camoez, João Pedro Bruno Gaspar. 2012. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9136.
  98. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Peça, Inês Isabel Silva Nobre. 2012. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  99. Teodoro, Vítor; Fernandes, Alexandre José Monteiro de Lima. 2012. "Relatório de Atividade Profissional e uma comparação entre o ensino da Física e da Química no ensino secundário em Portugal e Ciências em Inglaterra". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8286.
  100. Teodoro, Vítor; Barros, Cristina Augusta Guerra. 2012. "A tecnologia no ensino do “Universo” no 7.°Ano de Escolaridade". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10737.
  101. Teodoro, Vítor; Guerra, Ana Rita Penedo. 2012. "Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10738.
  102. Teodoro, Vítor; Ferreira, Álvaro Manuel Folhas. 2012. "A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8287.
  103. Ramos, José Luís; Teodoro, Vítor Duarte. 2012. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  104. Teodoro, Vítor; Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía. 2012. "Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/7816.
  105. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Camoez, João Pedro Bruno Gaspar. 2012. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9136.
  106. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Peça, Inês Isabel Silva Nobre. 2012. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  107. Teodoro, Vítor; Fernandes, Alexandre José Monteiro de Lima. 2012. "Relatório de Atividade Profissional e uma comparação entre o ensino da Física e da Química no ensino secundário em Portugal e Ciências em Inglaterra". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8286.
  108. Fernandes, Alexandre José Monteiro de Lima. 2012. "Relatório de Atividade Profissional e uma comparação entre o ensino da Física e da Química no ensino secundário em Portugal e Ciências em Inglaterra". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8286.
  109. Peça, Inês Isabel Silva Nobre. 2012. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  110. Franco, Dulce Maria Morais de Amaral. 2012. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  111. Guerra, Ana Rita Penedo. 2012. "Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10738.
  112. Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía. 2012. "Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/7816.
  113. Ferreira, Álvaro Manuel Folhas. 2012. "A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8287.
  114. Barros, Cristina Augusta Guerra. 2012. "A tecnologia no ensino do “Universo” no 7.°Ano de Escolaridade". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/10737.
  115. Camoez, João Pedro Bruno Gaspar. 2012. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9136.
  116. Teodoro, Vítor; Freitas, João Correia de; Roque, Ana Luísa Dionísio Martins. 2011. "Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/6157.
  117. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. 2011. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8167.
  118. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões. 2011. "Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8168.
  119. Teodoro, Vítor; Freitas, João Correia de; Roque, Ana Luísa Dionísio Martins. 2011. "Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/6157.
  120. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. 2011. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8167.
  121. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões. 2011. "Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8168.
  122. Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões. 2011. "Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8168.
  123. Roque, Ana Luísa Dionísio Martins. 2011. "Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/6157.
  124. Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. 2011. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/8167.
  125. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; Coelho, Élia. 2010. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/5122.
  126. Fortunato, Elvira; Fernando, Ana Luísa; Teodoro, Vítor; Alves, Mariana; Madeira, Florinda; Gonçalves, Alexandra Maria Ferreira. 2010. "Desenvolvimento de tintas fotocrómicas para aplicação em embalagens inteligentes". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9091.
  127. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; Coelho, Élia. 2010. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/5122.
  128. Fortunato, Elvira; Fernando, Ana Luísa; Teodoro, Vítor; Alves, Mariana; Madeira, Florinda; Gonçalves, Alexandra Maria Ferreira. 2010. "Desenvolvimento de tintas fotocrómicas para aplicação em embalagens inteligentes". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/9091.
  129. Coelho, Élia. 2010. "Relatório de estágio". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/5122.
  130. Teodoro, Vítor; Paiva, Ana Maria Videira. 2008. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
  131. Teodoro, Vítor; Boavida, Clara Parente. 2008. "Avaliação da formação contínua de professores no Distrito de Setúbal". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1749.
  132. Teodoro, Vítor; Carneiro, Ana; Silva, Filipa Alexandra Guimarães Godinho. 2008. "O ensino da Física em Portugal na sequência da reforma de 1947". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1948.
  133. Teodoro, Orlando M.N.D.; Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos Jorge Gomes Barranha Lima da. 2008. "Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de Física". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1653.
  134. Restivo, Sal; D’Ambrosio, Ubiratan; Matos, João Filipe; Teodoro, Vítor; Mesquita, Mônica Maria Borges. 2008. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  135. Teodoro, Vítor; Paiva, Ana Maria Videira. 2008. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
  136. Teodoro, Vítor; Boavida, Clara Parente. 2008. "Avaliação da formação contínua de professores no Distrito de Setúbal". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1749.
  137. Teodoro, Vítor; Carneiro, Ana; Silva, Filipa Alexandra Guimarães Godinho. 2008. "O ensino da Física em Portugal na sequência da reforma de 1947". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1948.
  138. Teodoro, Orlando M.N.D.; Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos Jorge Gomes Barranha Lima da. 2008. "Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de Física". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1653.
  139. Restivo, Sal; D’Ambrosio, Ubiratan; Matos, João Filipe; Teodoro, Vítor; Mesquita, Mônica Maria Borges. 2008. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  140. Cunha, Carlos Jorge Gomes Barranha Lima da. 2008. "Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de Física". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1653.
  141. Boavida, Clara Parente. 2008. "Avaliação da formação contínua de professores no Distrito de Setúbal". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1749.
  142. Mesquita, Mônica Maria Borges. 2008. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  143. Paiva, Ana Maria Videira. 2008. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
  144. Silva, Filipa Alexandra Guimarães Godinho. 2008. "O ensino da Física em Portugal na sequência da reforma de 1947". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/1948.
  145. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. 2006. "Os outros ouvem. eu não. : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  146. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. 2006. "Os outros ouvem. eu não. : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  147. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. 2006. "Os outros ouvem. eu não. : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  148. Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. 2006. "Os outros ouvem : eu não : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  149. Valente, Maria Odete; Silva, Cândido Marciano; Teodoro, Vítor. 2002. "Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/407.
  150. Valente, Maria Odete; Silva, Cândido Marciano; Teodoro, Vítor. 2002. "Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/407.
  151. Teodoro, Vítor. 2002. "Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/407.

Outros

Outra produção
  1. Fernandes, João Pedro Soares; Teodoro, Vitor Duarte. 2018. Tendências Recentes na Concepção e Utilização de Laboratórios Escolares. Entre 2007 e 2011, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, conduzido pelo Ministério da Educação, foram renovados os espaços para o ensino das ciências em mais de uma centena de escolas. Essa renovação foi precedida da análise das tendências na concepção de laboratórios escolares em diversos países, nomeadamente no Reino Unido, em que a actividade experimental tem uma forte t. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4111.
  2. Teodoro, Vitor Duarte. 2018. Modellus 4.5 Help Screen, Multiple Pages. https://doi.org/10.5281/zenodo.1135292.
    10.5281/zenodo.1135292
  3. Fernandes, João Pedro Soares; Teodoro, Vitor Duarte. 2018. Tendências Recentes na Concepção e Utilização de Laboratórios Escolares. Entre 2007 e 2011, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, conduzido pelo Ministério da Educação, foram renovados os espaços para o ensino das ciências em mais de uma centena de escolas. Essa renovação foi precedida da análise das tendências na concepção de laboratórios escolares em diversos países, nomeadamente no Reino Unido, em que a actividade experimental tem uma forte t. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4111.
  4. This work is supported by national funds through FCT - Foundation for Science and Technology in the context of the proje. 2018. PROMOVER O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS RECORRENDO AO QUESTIONAMENTO INVESTIGATIVO. Este artigo tem por objetivo investigar como promover o ensino experimental das Ciências, nos primeiros anos de escolaridade, recorrendo ao questionamento investigativo. São cada vez mais os relatórios e estudos que defendem a aplicação desta abordagem, nos vários níveis de ensino. No entanto, são muitos os autores que continuam a referir dificuldades na sua implementação em aula por parte dos pro. http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1771.
  5. Fernandes, João P.; Teodoro, Vitor Duarte. 2017. O desenvolvimento dos espaços para a educação em ciências: do laboratório escolar ao estúdio de aprendizagem de ciências. O laboratório escolar tem grande inércia histórica na Educação em Ciências, assim como a retórica de integração entre teoria e prática, manifesta na relevância dada ao trabalho prático no ensino e aprendizagem das Ciências. Repensar estes espaços escolares, assim como as atividades icónicas que neles ocorrem, poderá ser um ponto de partida para alargar os horizontes e os discursos dominantes sobre. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12225.
  6. Fernandes, João P.; Teodoro, Vitor Duarte. 2017. O desenvolvimento dos espaços para a educação em ciências: do laboratório escolar ao estúdio de aprendizagem de ciências. O laboratório escolar tem grande inércia histórica na Educação em Ciências, assim como a retórica de integração entre teoria e prática, manifesta na relevância dada ao trabalho prático no ensino e aprendizagem das Ciências. Repensar estes espaços escolares, assim como as atividades icónicas que neles ocorrem, poderá ser um ponto de partida para alargar os horizontes e os discursos dominantes sobre. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12225.
  7. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. 2014. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  8. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. 2014. Teaching physics and mathematics for earth sciences with computational modelling. Modern research and other professional activities in many earth sciences areas require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. Learning such advanced knowledge skills is a difficult cognitive process that progressively should bring up a strong background in physics, mathematics and scientific computation that is appropriately adjusted to e. http://hdl.handle.net/11144/3181.
  9. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. 2014. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  10. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. 2014. Teaching physics and mathematics for earth sciences with computational modelling. Modern research and other professional activities in many earth sciences areas require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. Learning such advanced knowledge skills is a difficult cognitive process that progressively should bring up a strong background in physics, mathematics and scientific computation that is appropriately adjusted to e. http://hdl.handle.net/11144/3181.
  11. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. 2014. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  12. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. 2014. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  13. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. 2014. Teaching physics and mathematics for earth sciences with computational modelling. Modern research and other professional activities in many earth sciences areas require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. Learning such advanced knowledge skills is a difficult cognitive process that progressively should bring up a strong background in physics, mathematics and scientific computation that is appropriately adjusted to e. http://hdl.handle.net/11144/3181.
  14. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2013. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. http://hdl.handle.net/11144/3180.
  15. Neves, Rui; Teodoro, Vítor; Fernandes, João. 2013. Dossier Perspectivas e Desafios para a Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Nota introdutória. Apresentação do número 25 da Revista Lusófona de Educação, pelos editores. http://hdl.handle.net/11144/3183.
  16. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. 2013. Modellus: Interactive computational modelling to improve teaching of physics in the geosciences. Many aspects of modern research and other professional activities in the geosciences require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. In-depth meaningful learning of such knowledge skills is a difficult cognitive process which involves developing strong background knowledge of physics, mathematics and scientific computation appropriately co. http://hdl.handle.net/11144/3803.
    10.1016/j.cageo.2013.03.010
  17. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2013. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. http://hdl.handle.net/11144/3180.
  18. Neves, Rui; Teodoro, Vítor; Fernandes, João. 2013. Dossier Perspectivas e Desafios para a Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Nota introdutória. Apresentação do número 25 da Revista Lusófona de Educação, pelos editores. http://hdl.handle.net/11144/3183.
  19. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. 2013. Modellus: Interactive computational modelling to improve teaching of physics in the geosciences. Many aspects of modern research and other professional activities in the geosciences require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. In-depth meaningful learning of such knowledge skills is a difficult cognitive process which involves developing strong background knowledge of physics, mathematics and scientific computation appropriately co. http://hdl.handle.net/11144/3803.
    10.1016/j.cageo.2013.03.010
  20. Neves, Rui; Teodoro, Vítor; Fernandes, João. 2013. Dossier Perspectivas e Desafios para a Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Nota introdutória. Apresentação do número 25 da Revista Lusófona de Educação, pelos editores. http://hdl.handle.net/11144/3183.
  21. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. 2013. Modellus: Interactive computational modelling to improve teaching of physics in the geosciences. Many aspects of modern research and other professional activities in the geosciences require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. In-depth meaningful learning of such knowledge skills is a difficult cognitive process which involves developing strong background knowledge of physics, mathematics and scientific computation appropriately co. http://hdl.handle.net/11144/3803.
    10.1016/j.cageo.2013.03.010
  22. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2013. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. http://hdl.handle.net/11144/3180.
  23. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. 2013. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  24. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2012. Improving science and mathematics education with computational modelling in interactive engagement environments. A teaching approach aiming at an epistemologically balanced integration of computational modelling in science and mathematics education is presented. The approach is based on interactive engagement learning activities built around computational modelling experiments that span the range of different kinds of modelling from explorative to expressive modelling. The activities are designed to make a p. http://hdl.handle.net/11144/3179.
    10.1063/1.4756529
  25. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2012. Improving science and mathematics education with computational modelling in interactive engagement environments. A teaching approach aiming at an epistemologically balanced integration of computational modelling in science and mathematics education is presented. The approach is based on interactive engagement learning activities built around computational modelling experiments that span the range of different kinds of modelling from explorative to expressive modelling. The activities are designed to make a p. http://hdl.handle.net/11144/3179.
    10.1063/1.4756529
  26. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2012. Improving science and mathematics education with computational modelling in interactive engagement environments. A teaching approach aiming at an epistemologically balanced integration of computational modelling in science and mathematics education is presented. The approach is based on interactive engagement learning activities built around computational modelling experiments that span the range of different kinds of modelling from explorative to expressive modelling. The activities are designed to make a p. http://hdl.handle.net/11144/3179.
    10.1063/1.4756529
  27. Teodoro, Vítor; Neves, Rui. 2011. Mathematical modelling in science and mathematics education. Scientific research involves mathematical modelling in the context of an interactive balance between theory, experiment and computation. However, computational methods and tools are still far from being appropriately integrated in the high school and university curricula in science and mathematics. In this paper, it is discussed the relevance of mathematical modelling and illustrated how a compute. http://hdl.handle.net/11144/3802.
    10.1016/j.cpc.2010.05.021
  28. Teodoro, Vítor; Neves, Rui. 2011. Mathematical modelling in science and mathematics education. Scientific research involves mathematical modelling in the context of an interactive balance between theory, experiment and computation. However, computational methods and tools are still far from being appropriately integrated in the high school and university curricula in science and mathematics. In this paper, it is discussed the relevance of mathematical modelling and illustrated how a compute. http://hdl.handle.net/11144/3802.
    10.1016/j.cpc.2010.05.021
  29. Teodoro, Vítor; Neves, Rui. 2011. Mathematical modelling in science and mathematics education. Scientific research involves mathematical modelling in the context of an interactive balance between theory, experiment and computation. However, computational methods and tools are still far from being appropriately integrated in the high school and university curricula in science and mathematics. In this paper, it is discussed the relevance of mathematical modelling and illustrated how a compute. http://hdl.handle.net/11144/3802.
    10.1016/j.cpc.2010.05.021
  30. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2010. Enhancing science and mathematics education with computational modelling. The development of knowledge in science and mathematics involves modelling processes where theory, experiment and computation are dynamically interconnected. For education in these fields to be in contact with their rapid progress and closer to the nature of research, it is crucial that both curricula and learning environments from high school to university manifest effectively a balanced interpla. http://hdl.handle.net/11144/3146.
  31. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2010. Computers, modelling and meaningful learning in science and mathematics. Scientific computation is an essential component for the development of knowledge in science and mathematics. However, the balance that exists in research between computation, experimentation and theory is still far from being adequately incorporated in the corresponding high school and undergraduate university curricula. In this article we discuss the theoretical rationale supporting the developm. http://hdl.handle.net/11144/3149.
  32. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2010. Computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education. Modelling is a central aspect of the research process in science, technology, engineering and mathematics (STEM) which occurs in the cognitive contexto of an interactive balance between theory, experiment and computation. The STEM learning processes should then also involve modelling in environments where there is a balanced interplay between theory, experiment and computation. However, an adequat. http://hdl.handle.net/11144/3148.
  33. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2010. Enhancing science and mathematics education with computational modelling. The development of knowledge in science and mathematics involves modelling processes where theory, experiment and computation are dynamically interconnected. For education in these fields to be in contact with their rapid progress and closer to the nature of research, it is crucial that both curricula and learning environments from high school to university manifest effectively a balanced interpla. http://hdl.handle.net/11144/3146.
  34. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2010. Computers, modelling and meaningful learning in science and mathematics. Scientific computation is an essential component for the development of knowledge in science and mathematics. However, the balance that exists in research between computation, experimentation and theory is still far from being adequately incorporated in the corresponding high school and undergraduate university curricula. In this article we discuss the theoretical rationale supporting the developm. http://hdl.handle.net/11144/3149.
  35. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2010. Computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education. Modelling is a central aspect of the research process in science, technology, engineering and mathematics (STEM) which occurs in the cognitive contexto of an interactive balance between theory, experiment and computation. The STEM learning processes should then also involve modelling in environments where there is a balanced interplay between theory, experiment and computation. However, an adequat. http://hdl.handle.net/11144/3148.
  36. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2010. Computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education. Modelling is a central aspect of the research process in science, technology, engineering and mathematics (STEM) which occurs in the cognitive contexto of an interactive balance between theory, experiment and computation. The STEM learning processes should then also involve modelling in environments where there is a balanced interplay between theory, experiment and computation. However, an adequat. http://hdl.handle.net/11144/3148.
  37. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2010. Enhancing science and mathematics education with computational modelling. The development of knowledge in science and mathematics involves modelling processes where theory, experiment and computation are dynamically interconnected. For education in these fields to be in contact with their rapid progress and closer to the nature of research, it is crucial that both curricula and learning environments from high school to university manifest effectively a balanced interpla. http://hdl.handle.net/11144/3146.
  38. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. 2010. Computers, modelling and meaningful learning in science and mathematics. Scientific computation is an essential component for the development of knowledge in science and mathematics. However, the balance that exists in research between computation, experimentation and theory is still far from being adequately incorporated in the corresponding high school and undergraduate university curricula. In this article we discuss the theoretical rationale supporting the developm. http://hdl.handle.net/11144/3149.
  39. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2009. Computational modelling with modellus: an enhancement vector for the general university physics course. In this paper we present a step forward to improve general physics as an educational experience: the implementation of a new course component composed by innovative workshop activities based on computational modelling in the general physics course taken by first year biomedical engineering students at the Faculty of Sciences and Technology of the New Lisbon University. The activities were created. http://hdl.handle.net/11144/3145.
  40. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2009. Computational modelling with modellus: an enhancement vector for the general university physics course. In this paper we present a step forward to improve general physics as an educational experience: the implementation of a new course component composed by innovative workshop activities based on computational modelling in the general physics course taken by first year biomedical engineering students at the Faculty of Sciences and Technology of the New Lisbon University. The activities were created. http://hdl.handle.net/11144/3145.
  41. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. 2009. Computational modelling with modellus: an enhancement vector for the general university physics course. In this paper we present a step forward to improve general physics as an educational experience: the implementation of a new course component composed by innovative workshop activities based on computational modelling in the general physics course taken by first year biomedical engineering students at the Faculty of Sciences and Technology of the New Lisbon University. The activities were created. http://hdl.handle.net/11144/3145.
  42. Fonseca, Fabiano de Souza; Siqueira, Mariana Bassalo; Bruzi, Alessandro Teodoro; Fialho, João Vítor; Ugrinowitsch, Herbert; Benda, Rodolfo Novellino. 2008. Demonstration and mental practice in the acquisition of the motor skills. Demonstration and mental practice are variables capable to enhance the learning of motor skills. The purpose of this study was to show the empirical knowledge produced on demonstration and mental practice studies, as well as, a possible relation between these variables effects in the acquisition of motor skills. The results of studies suggest that these variables act similarly in the process of me. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/512.
  43. Fonseca, Fabiano de Souza; Siqueira, Mariana Bassalo; Bruzi, Alessandro Teodoro; Fialho, João Vítor; Ugrinowitsch, Herbert; Benda, Rodolfo Novellino. 2008. Demonstration and mental practice in the acquisition of the motor skills. Demonstration and mental practice are variables capable to enhance the learning of motor skills. The purpose of this study was to show the empirical knowledge produced on demonstration and mental practice studies, as well as, a possible relation between these variables effects in the acquisition of motor skills. The results of studies suggest that these variables act similarly in the process of me. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/512.
  44. Teodoro, Vitor Duarte. 2004. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  45. Teodoro, Vitor Duarte. 2004. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  46. Teodoro, Vitor Duarte. 2004. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  47. Teodoro, Vitor Duarte. 2004. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  48. Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte; Vieira, João Paulo Duque; Clérigo, Filipe Costa. 1999. Introdução ao Modellus. http://hdl.handle.net/10183/135346.
  49. Teodoro, Vitor Duarte. 1990. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
  50. Teodoro, Vitor Duarte. 1990. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
  51. Teodoro, Vitor Duarte. 1990. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
  52. Teodoro, Vitor Duarte. 1990. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.