???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Manteigas

Identificadores de autor

Ciência ID
291D-1CDE-FDDB
ORCID iD
0000-0001-8870-1765
Formação
Grau Classificação
2007/09/28
Concluído
Saúde Pública (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal
"Satisfação Profissional nos Serviços de Saúde Pública: a satisfação na reestruturação da saúde pública" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Representações Sociais dos Proprietários Florestais sobre a Floresta e o Mundo Rural. O caso de Pedrógão Grande [Social perceptions of forest landowners about the forest and the rural world. The case of Pedrógão Grande]
ReProFlor/IDI&CA/2019
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2018 - 2019/10/31 SAVING - Sustainable and Active Ageing: Promoting active, healthy and socially integrated ageing
0712030
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2017 - 2019/04/13 Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2018/01 GLOCAL (agir) - Conhecer o ambiente global para agir localmente: das aprendizagens em espaços naturais à intervenção urbana
Fundo Ambiental 2017
Investigador
Agência Portuguesa do Ambiente, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vítor Manteigas. "Children Exposure to Air Pollutants in ClimACT Schools". Trabalho apresentado em European Aerosol Conference - EAC 2019, Gothenburg, 2019.
  2. Vítor Manteigas. "Indoor air quality measurements in 38 European schools". Trabalho apresentado em 27th International Conference on Modelling, Monitoring and Management of Air Pollution, Aveiro, 2019.
  3. Vítor Manteigas. "Air quality assessment in schools from the European Sudoe Region". Trabalho apresentado em 7th edition of the Iberian Meeting on Aerosol Science and Technology (RICTA 2019), Lisboa, 2019.
  4. Manteigas, Vítor; Lage, J.; Gomes, M.; Giorgetti, G.; Almeida, Susana Marta. "Environmental audits: an analysis prior to the participation of Portuguese schools in the ClimACT project". 2019.
  5. Lage, J.; Manteigas, Vítor; Despiney, A.; Rato, R.; Silva, F.. "The role of the schools at the climate changes’ fight". 2019.
  6. Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor; Teixeira, A. M.; Carvalho, A. R.; Moreira, J.; Tavares, David; Tomás, Maria Teresa; Monteiro, Ana; Viegas, Carla. "Sustainable and active ageing: development and application of SAVING methodology". 2019.
  7. Vítor Manteigas; Almeida, Susana Marta. "Indoor air quality assessment in 38 ClimACT schools". Trabalho apresentado em Indoor Air 2018, Philadelphia, 2018.
  8. Manteigas, Vítor. "Os espaços verdes no desempenho ambiental das escolas ClimACT". Trabalho apresentado em CIALP2018 – Conferência Internacional de Ambiente XX Encontro da REALP (Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa), Aveiro, 2018.
  9. Manteigas, Vítor. "A mobilidade enquanto veículo de transição para uma Economia de Baixo Carbono nas escolas". Trabalho apresentado em CIALP2018 – Conferência Internacional de Ambiente XX Encontro da REALP (Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa), Aveiro, 2018.
  10. Cambão, Ana; Catarino, Ana Sofia; Manteigas, Vítor. "Fenómenos climáticos extremos em Portugal Continental: análise dos dias associados a ondas de calor dos últimos 30 anos". 2018.
  11. Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "The Project "Knowing the Global Environment to Act Locally: From Learning in Natural Areas to Urban Intervention (GLOCAL-act)"". 2018.
  12. Silva, Maria João; Almeida, António; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "Sensing locally in the global environment: using sensors in the teachers’ education". 2017.
  13. Francisco, Sara; Costa, Gonçalo; Manteigas, Vítor. "Ecological footprint as an indicator of sustainability at Lisbon School of Health Technology, Portugal". 2014.
  14. Almeida, Sérgio; Manteigas, Vítor. "Carbon footprint of the academic community of Lisbon School of Health Technology, Portugal". 2014.
  15. Manteigas, Vítor. "Anatomia de uma unidade curricular". 2013.
  16. Machado, C.; Sousa, C.; Santos, N.; Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor. "Environmental sustainability in superior education: case study of Lisbon College of Health Technology". 2012.
  17. Mendes, D.; Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor. "Light pollution and energy efficiency: a case study of the village of Vialonga". 2012.
Artigo em revista
  1. Lizana, Jesus; Manteigas, Vítor; Chacartegui, Ricardo; Lage, Joana; Becerra, Jose A.; Blondeau, Patrice; Rato, Ricardo; et al. "A methodology to empower citizens towards a low-carbon economy: the potential of schools and sustainability indicators". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/12943.
    10.1016/j.jenvman.2021.112043
Capítulo de livro
  1. Viegas, Susana; Monteiro, Ana; Manteigas, Vítor; Carolino, Elisabete; Viegas, Carla. "Influence of ventilation type in volatile organic compounds exposure: poultry case". Portuguese Society of Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO), 2012.
Livro
  1. Albuquerque, Paula Cristina; Cabo Verde, Sandra; Manteigas, Vítor; Monteiro, Ana; Ramos, Carla; Silva, Andreia; Viegas, Carla; Viegas, Susana. Congresso internacional de saúde ambiental 2012: livro de resumos. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. 2012.
Poster em conferência
  1. Vítor Manteigas. "Managing indoor air quality in ClimACT Schools". Trabalho apresentado em Xth International Aerosol Conference (IAC 2018), 2018.
  2. Manteigas, Vítor; Almeida, S. M.; Mafra, C.; Leandro, R.; Silva, F.; Rato, R.; d’Espiney, A.; et al. "A transição para uma economia de baixo carbono nas escolas: a aplicação do projeto Interreg Sudoe ClimACT na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa". 2018.
  3. Manteigas, Vítor. "Developing pathways for a low carbon economy in schools". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Urban Health, 2017.
  4. Manteigas, Vítor. "Energy efficiency, comfort and indoor air quality in ClimACT schools". Trabalho apresentado em European Aerosol Conference 2017, 2017.
Relatório
  1. Raposo, Hélder; Ferro, Amadeu Borges; Manteigas, Vítor; Seguro-de-Carvalho, Paula. 2016. Plano de desenvolvimento para o ensino, investigação e ação comunitária. http://hdl.handle.net/10400.21/6671.
Resumo em conferência
  1. Vítor Manteigas. "Fatores ambientais e a “saúde do futuro”". Trabalho apresentado em II Jornadas das Tecnologias da Saúde HFAR-Polo Lisboa, Lisboa, 2018.
  2. Vítor Manteigas. "Indoor air quality measurements in 35 schools of South-Western Europe". Trabalho apresentado em 39th AIVC – 7th TightVent & 5th venticool Conference Smart ventilation for buildings, Juan-Les-Pines, 2018.
  3. Vítor Manteigas; Susana Viegas; Viegas, Carla. "Indoor air quality, ventilation, noise and lighting in Portuguese Schools". Trabalho apresentado em 9th International Conference and Exhibition on Healthy Buildings 2009, Syracuse, New York, 2009.
Tese / Dissertação
  1. Parreira, Paulo Jorge Bettencourt. "Implementação dos serviços de segurança e saúde no trabalho nas unidades de saúde de ilha da Região Autónoma dos Açores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2361.

Outros

Outra produção
  1. Almeida, António; Valente, Bianor; Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. 2019. O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar. O projeto “GLOCAL – AGIR” tem como principais objetivos: promover a visitação de áreas naturais; desenvolver atividades e ações no território que valorizem a biodiversidade e a geodiversidade; e promover a compreensão dos serviços dos ecossistemas naturais para os urbanos. Destina-se a estudantes do ensino superior, futuros professores, e a alunos do ensino básico. O projeto vai ao encontro dos Ob. http://hdl.handle.net/10400.21/9777.
  2. Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. 2018. The project ‘Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)’. The project "Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)" began in January 2017. The project integrates five teachers from the Polytechnic Institute of Lisbon (Instituto Politécnico de Lisboa - IPL), 4 from the Lisbon School of Education (Escola Superior de Educação - ESELx) and one from the Higher School of Health Technologies a. http://hdl.handle.net/10400.21/9240.
  3. Silva, Maria João; Almeida, António; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. 2017. Sensing locally in the global environment: using sensors in teachers’ education. In order to develop elementary school children's environmental citizenship, the 2lst century teachers have to improve their own environmental literacy and electronic sensors can have an important role in that improvement. The research presented in this paper describes an environmental education project that uses electronic sensors to support future teachers in thinking globally while sensing and a. http://hdl.handle.net/10400.21/8004.
Distinções

Prémio

2018 Prémio de Excelência da área das Engenharias e Tecnologias
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2018 International Eco-Schools Recognition
Foundation for Environmental Education, Dinamarca
2012 Reconhecimento Público, Inovação e Desenvolvimento
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal