???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Manteigas

Identificadores de autor

Ciência ID
291D-1CDE-FDDB
ORCID iD
0000-0001-8870-1765
Formação
Grau Classificação
2007/09/28
Concluído
Saúde Pública (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal
"Satisfação Profissional nos Serviços de Saúde Pública: a satisfação na reestruturação da saúde pública" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Representações Sociais dos Proprietários Florestais sobre a Floresta e o Mundo Rural. O caso de Pedrógão Grande [Social perceptions of forest landowners about the forest and the rural world. The case of Pedrógão Grande]
ReProFlor/IDI&CA/2019
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2018/10/01 - 2019/10/31 SAVING - Sustainable and Active Ageing: Promoting active, healthy and socially integrated ageing
0712030
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017/10/12 - 2019/04/13 Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01 - 2018/01 GLOCAL (agir) - Conhecer o ambiente global para agir localmente: das aprendizagens em espaços naturais à intervenção urbana
Fundo Ambiental 2017
Investigador
Agência Portuguesa do Ambiente, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Adriana Cardoso; Carla Martinho; Ricardo Pereira Rodrigues; Vitor Manteigas; Renato Abreu; Maria João Escudeiro. "ONLINE POST-GRADUATE PROGRAM IN DIGITAL EDUCATION: AN ASSESSMENT OF STUDENT’S PERCEPTION". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1613
  2. Carla Martinho; Adriana Cardoso; Vitor Manteigas; Ricardo Pereira Rodrigues; Reanato Abreu; Maria João Escudeiro. "SATISFACTION WITH REMOTE TEACHING AND THE RETURN TO IN-PERSON TEACHING: PERCEPTION OF HIGHER EDUCATION STUDENTS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1303
  3. Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria João. "O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU". 2021.
  4. Monteiro, Ana; Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor. "Promoção da sustentabilidade ambiental em instituições de ensino superior: estudo de caso da ESTeSL". 2021.
  5. Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana; Manteigas, Vítor; Belo, António; Sarreira, Pedro; Azevedo, Maria Julieta Aguiar Neves de; Escudeiro, M. J.. "A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidade". 2021.
  6. Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Abreu, Renato; Rodrigues, Ricardo Pereira; Martinho, Carla; Escudeiro, Maria. "O ensino à distância no Politécnico de Lisboa: diagnóstico de necessidades de formação". 2021.
  7. Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria. "O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU". 2021.
  8. Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana; Manteigas, Vítor; Belo, António; Sarreira, Pedro; Azevedo, Maria Julieta; Escudeiro, Maria. "A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidade". 2021.
  9. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. "Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa combate COVID-19 com EaD". 2020.
  10. Vítor Manteigas. "Children Exposure to Air Pollutants in ClimACT Schools". Trabalho apresentado em European Aerosol Conference - EAC 2019, Gothenburg, 2019.
  11. Vítor Manteigas. "Indoor air quality measurements in 38 European schools". Trabalho apresentado em 27th International Conference on Modelling, Monitoring and Management of Air Pollution, Aveiro, 2019.
  12. Vítor Manteigas. "Air quality assessment in schools from the European Sudoe Region". Trabalho apresentado em 7th edition of the Iberian Meeting on Aerosol Science and Technology (RICTA 2019), Lisboa, 2019.
  13. Manteigas, Vítor; Lage, J.; Gomes, M.; Giorgetti, G.; Almeida, Susana Marta. "Environmental audits: an analysis prior to the participation of Portuguese schools in the ClimACT project". 2019.
  14. Lage, J.; Manteigas, Vítor; Despiney, A.; Rato, R.; Silva, F.. "The role of the schools at the climate changes’ fight". 2019.
  15. Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor; Teixeira, A. M.; Carvalho, A. R.; Moreira, J.; Tavares, David; Tomás, Maria Teresa; Monteiro, Ana; Viegas, Carla. "Sustainable and active ageing: development and application of SAVING methodology". 2019.
  16. Vítor Manteigas; Almeida, Susana Marta. "Indoor air quality assessment in 38 ClimACT schools". Trabalho apresentado em Indoor Air 2018, Philadelphia, 2018.
  17. Manteigas, Vítor. "Os espaços verdes no desempenho ambiental das escolas ClimACT". Trabalho apresentado em CIALP2018 – Conferência Internacional de Ambiente XX Encontro da REALP (Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa), Aveiro, 2018.
  18. Manteigas, Vítor. "A mobilidade enquanto veículo de transição para uma Economia de Baixo Carbono nas escolas". Trabalho apresentado em CIALP2018 – Conferência Internacional de Ambiente XX Encontro da REALP (Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa), Aveiro, 2018.
  19. Cambão, Ana; Catarino, Ana Sofia; Manteigas, Vítor. "Fenómenos climáticos extremos em Portugal Continental: análise dos dias associados a ondas de calor dos últimos 30 anos". 2018.
  20. Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "The Project "Knowing the Global Environment to Act Locally: From Learning in Natural Areas to Urban Intervention (GLOCAL-act)"". 2018.
  21. Silva, Maria João; Almeida, António; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "Sensing locally in the global environment: using sensors in the teachers’ education". 2017.
  22. Francisco, Sara; Costa, Gonçalo; Manteigas, Vítor. "Ecological footprint as an indicator of sustainability at Lisbon School of Health Technology, Portugal". 2014.
  23. Almeida, Sérgio; Manteigas, Vítor. "Carbon footprint of the academic community of Lisbon School of Health Technology, Portugal". 2014.
  24. Manteigas, Vítor. "Anatomia de uma unidade curricular". 2013.
  25. Machado, C.; Sousa, C.; Santos, N.; Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor. "Environmental sustainability in superior education: case study of Lisbon College of Health Technology". 2012.
  26. Mendes, D.; Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor. "Light pollution and energy efficiency: a case study of the village of Vialonga". 2012.
Artigo em revista
  1. Joana Lage; Ana d’Espiney; Nuno Canha; Vítor Manteigas; José Luís Alexandre; Karla Gonçalves; Ricardo Chacartegui; et al. "Mobility Patterns of Scholar Communities in Southwestern European Countries". Sustainability (2022): https://www.mdpi.com/2071-1050/14/24/16704.
    10.3390/su142416704
  2. M. Almeida-Silva; Jéssica Cardoso; Catarina Alemão; Sara Santos; Ana Monteiro; Vítor Manteigas; Ana Marques-Ramos. "Impact of Particles on Pulmonary Endothelial Cells". Toxics (2022): https://www.mdpi.com/2305-6304/10/6/312.
    10.3390/toxics10060312
  3. M. Almeida-Silva; Ana Monteiro; Ana Rita Carvalho; Ana Marta Teixeira; Jéssica Moreira; David Tavares; Tomás, MT; Andreia Coelho; Vítor Manteigas. "Sustainable and Active Program—Development and Application of SAVING Methodology". International Journal of Environmental Research and Public Health (2022): https://www.mdpi.com/1660-4601/19/11/6803.
    10.3390/ijerph19116803
  4. Monteiro, Ana; Mergulhão, Alexandre; Manteigas, Vítor; Almeida-Silva, Marina. "The impact of COVID-19 in air quality worldwide: a systematic review". (2022): https://doi.org/10.25758/set.2282.
    https://doi.org/10.25758/set.2282
  5. Monteiro, Ana; Mergulhão, Alexandre; Manteigas, Vítor; Almeida-Silva, Marina. "The impact of COVID-19 in air quality worldwide: a systematic review". (2021): https://web.estesl.ipl.pt/ojs/index.php/ST/article/view/2282.
    10.25758/set.2282
  6. Lizana, Jesus; Manteigas, Vítor; Chacartegui, Ricardo; Lage, Joana; Becerra, Jose A.; Blondeau, Patrice; Rato, Ricardo; et al. "A methodology to empower citizens towards a low-carbon economy: the potential of schools and sustainability indicators". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/12943.
    10.1016/j.jenvman.2021.112043
Capítulo de livro
  1. Manuel Barros; Sandra Caeiro; Antje Disterheft; Ana Carla Madeira; Vitor Manteigas; António Gomes Martins; Margarida Ribau Teixeira; Aldina M. Soares. "The Portuguese Sustainable Campus Network: A Knowledge Collaboration for Sustainability Transformation in Higher Education Institutions". 2023.
    10.1007/978-3-031-28793-0_1
  2. Viegas, Susana; Monteiro, Ana; Manteigas, Vítor; Carolino, Elisabete; Viegas, Carla. "Influence of ventilation type in volatile organic compounds exposure: poultry case". Portuguese Society of Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO), 2012.
Livro
  1. Jesús Lizana; Ricardo Chacartegui Ramírez; Susana Marta Almeida; Vítor José Freira Manteigas. The Pathway Towards Low Carbon Schools: Criteria, Targets and Solutions. 2022.
    10.52305/XVSQ6757
  2. Manteigas, Vítor; Raposo, Ana; Escudeiro, Maria João. Book of abstracts of 3rd Sustainable Campus Conference (CCS2021). 2021.
  3. Albuquerque, Paula Cristina; Cabo Verde, Sandra; Manteigas, Vítor; Monteiro, Ana; Ramos, Carla; Silva, Andreia; Viegas, Carla; Viegas, Susana. Congresso internacional de saúde ambiental 2012: livro de resumos. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. 2012.
Poster em conferência
  1. Vítor Manteigas. "Managing indoor air quality in ClimACT Schools". Trabalho apresentado em Xth International Aerosol Conference (IAC 2018), 2018.
  2. Manteigas, Vítor; Almeida, S. M.; Mafra, C.; Leandro, R.; Silva, F.; Rato, R.; d’Espiney, A.; et al. "A transição para uma economia de baixo carbono nas escolas: a aplicação do projeto Interreg Sudoe ClimACT na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa". 2018.
  3. Manteigas, Vítor. "Developing pathways for a low carbon economy in schools". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Urban Health, 2017.
  4. Manteigas, Vítor. "Energy efficiency, comfort and indoor air quality in ClimACT schools". Trabalho apresentado em European Aerosol Conference 2017, 2017.
Relatório
  1. Raposo, Hélder; Ferro, Amadeu Borges; Manteigas, Vítor; Seguro-de-Carvalho, Paula. 2016. Plano de desenvolvimento para o ensino, investigação e ação comunitária. http://hdl.handle.net/10400.21/6671.
Resumo em conferência
  1. Vítor Manteigas. "Fatores ambientais e a “saúde do futuro”". Trabalho apresentado em II Jornadas das Tecnologias da Saúde HFAR-Polo Lisboa, Lisboa, 2018.
  2. Vítor Manteigas. "Indoor air quality measurements in 35 schools of South-Western Europe". Trabalho apresentado em 39th AIVC – 7th TightVent & 5th venticool Conference Smart ventilation for buildings, Juan-Les-Pines, 2018.
  3. Vítor Manteigas; Susana Viegas; Viegas, Carla. "Indoor air quality, ventilation, noise and lighting in Portuguese Schools". Trabalho apresentado em 9th International Conference and Exhibition on Healthy Buildings 2009, Syracuse, New York, 2009.
Tese / Dissertação
  1. Guerreiro, Sónia Patricia de Almeida Santos. "Conhecimentos e práticas na gestão de resíduos hospitalares em postos de colheitas de material biológico, enquanto fatores promotores da otimização dos processos e procedimentos de gestão". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15031.
  2. Forte, Sandra Paula dos Santos Braço. "Extreme weather events, occupational hazards in fire situations and the implications for firefighters' responsiveness: a systematic review". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14605.
  3. Parreira, Paulo Jorge Bettencourt. "Implementação dos serviços de segurança e saúde no trabalho nas unidades de saúde de ilha da Região Autónoma dos Açores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2361.

Outros

Outra produção
  1. Moodle tutorial: transferir conteúdos de uma disciplina para outra (exportar e importar conteúdos). Transferir conteúdos de uma disciplina para outra através de backup e restores. Quais os passos que devo seguir para transferir conteúdos de uma disciplina do Moodle antigo para o novo Moodle?. 2021. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/13031.
  2. O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guião para estudantes). O que terei de fazer para realizar um teste online, na ESTeSL, com o SEB + Moodle + Colibri?. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12984.
  3. Estratégias e ferramentas de avaliação à distância com recurso ao Moodle: como criar um teste no Moodle. Na sequência das medidas assumidas para fazer face à atual conjetura social e académica e tendo em conta a necessidade de “ em todas as UC, a avaliação da aprendizagem à distância, por meios remotos, recorrendo à monitorização através de ferramentas digitais existentes e/ou a disponibilizar”, a Presidência decidiu promover uma formação sobre estratégias e ferramentas de avaliação à distância com r. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12983.
  4. Do presencial à distância! Alinhar a mudança para garantir qualidade do ensino. Objetivo: Criar questões relevantes e o ambiente adequado para a realização de testes à distância. Sumário: 1. Alinhamento construtivista. 2. Avaliação formativa e sumativa em EaD. 3. Boas práticas na avaliação de estudantes em EaD. 4. Boas práticas para testes online em EaD. 5. Como reduzir a oportunidade de fraude académica em EaD.. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12985.
  5. O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guia da formação). Plano: configurar o teste na plataforma Moodle; descarregar e instalar o SEB; configurar o ficheiro SEB através do config tool; colocar o ficheiro SEB na plataforma Moodle; e, depois do teste, o que posso fazer na plataforma Moodle?; simulação da prova.. 2020. Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/12982.
  6. O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar. O projeto “GLOCAL – AGIR” tem como principais objetivos: promover a visitação de áreas naturais; desenvolver atividades e ações no território que valorizem a biodiversidade e a geodiversidade; e promover a compreensão dos serviços dos ecossistemas naturais para os urbanos. Destina-se a estudantes do ensino superior, futuros professores, e a alunos do ensino básico. O projeto vai ao encontro dos Ob. 2019. Almeida, António; Valente, Bianor; Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/9777.
  7. The project ‘Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)’. The project "Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)" began in January 2017. The project integrates five teachers from the Polytechnic Institute of Lisbon (Instituto Politécnico de Lisboa - IPL), 4 from the Lisbon School of Education (Escola Superior de Educação - ESELx) and one from the Higher School of Health Technologies a. 2018. Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/9240.
  8. Sensing locally in the global environment: using sensors in teachers’ education. In order to develop elementary school children's environmental citizenship, the 2lst century teachers have to improve their own environmental literacy and electronic sensors can have an important role in that improvement. The research presented in this paper describes an environmental education project that uses electronic sensors to support future teachers in thinking globally while sensing and a. 2017. Silva, Maria João; Almeida, António; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. http://hdl.handle.net/10400.21/8004.
Distinções

Prémio

2018 Prémio de Excelência da área das Engenharias e Tecnologias
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2018 International Eco-Schools Recognition
Foundation for Environmental Education, Dinamarca
2012 Reconhecimento Público, Inovação e Desenvolvimento
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal