???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Albuquerque

Nomes de citação

  • Albuquerque, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
2915-207F-C507
ORCID iD
0000-0001-6370-7677
Google Scholar ID
R62eqXwAAAAJ&hl
Researcher Id
E-3051-2013
Scopus Author Id
55910836100

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2015 - 2020
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Aprender a ler, ler para aprender: o impacto diferencial da mediação didática de escrita inventada no processo de desenvolvimento emergente de literacia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
2017 - 2018
Concluído
Psicofarmacologia para psicólogos (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
17
2013 - 2015
Concluído
Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Postgraduate Certificate)
Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
2013 - 2013
Concluído
Dislexia - Avaliação e Intervenção (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2013
Concluído
Estudos Aprofundados em Psicologia (Pós-Graduação)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
17
2005 - 2010
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"A Evolução da Escrita Inventada e da Leitura Precoce em Crianças de Idade Pré-Escolar: os Efeitos de um Programa de Intervenção de Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/02/15 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/02/18 - 2019/02/24 Investigador visitante (Investigação) University of Oxford Department of Education, Reino Unido
2013/04/10 - 2015/08/27 Investigador (Investigação) Universidade de São Paulo, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/02 - Atual Psychologist P. A. - Psicólogos Associados, Portugal
2017/08/06 - 2019/12/16 National Board CISV Portugal, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12 - 2014/07 Consultant Unfilled.org - teaching kids how to read and write, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/11/11 - 2019/11/11 Aquisição da linguagem escrita e acesso ao princípio alfabético: estudo longitudinal sobre a importância de programas de intervenção de escrita inventada no jardim-­de-infância e suas implicações no início da escolaridade formal
SFRH/BD/112133/2015
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/04/04 - 2019/04/06 European Literacy Network grant: Training School on Spelling Acquisition across Languages
1401-040419-105845
Bolseiro de Investigação
Université du Luxembourg, Luxemburgo
European Cooperation in Science and Technology (e-COST)
Em curso
2019/02/18 - 2019/02/25 European Literacy Network grant: Short-Term Scientific Mission
1401-43247
Bolseiro de Cientista Convidado
University of Oxford Department of Education, Reino Unido
European Cooperation in Science and Technology (e-COST)
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2011/01 - Atual O Impacto de Programas de Escrita Inventada com Crianças em Idade Pré-Escolar na Aquisição Precoce da Leitura
PTDC/PSI-EDD/110262/2009
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014/08 - 2014/12 Padronização Brasileira do Teste Bender Koppitz-2 para Crianças
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2014/03 - 2014/12 Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização II
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2013/08 - 2014/12 Alfabetização e Linguagem Escrita Emergente - Intervenção com Crianças de Educação Infantil
NA
Investigador
Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/08 - 2014/12 Habilidades Cognitivas, de Leitura e de Escrita no Ensino Fundamental
NA
Investigador
Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2013/10 - 2014/09 Crenças de Professoras sobre a Leitura e sua Aprendizagem no Processo de Alfabetização
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2014/01 - 2014/07 Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita em Crianças de 3, 4 e 5 anos: Estudo Experimental sobre Dois Tipos de Instrução em Consciência Fonêmica
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Developing literacy acquisition in Portuguese: a longitudinal intervention study from kindergarten to Grade 3". Trabalho apresentado em Writing Research Across Borders VI, 2023.
  2. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "From invented spelling in kindergarten to reading in first grade: a predictive study with Portuguese children". Trabalho apresentado em Writing Research Across Borders VI, 2023.
  3. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Da escrita inventada no pré-escolar à literacia no 3º ano: um estudo longitudinal". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, Braga, 2022.
  4. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Emergent literacy development in early years: invented spelling mediation sessions in preschool environments". Trabalho apresentado em 3rd International Conference ‘Literacy and Contemporary Society’, Nicosia, 2019.
  5. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Do better invented spellers in kindergarten show more advanced reading and writing skills at the beginning of primary education?". Trabalho apresentado em XVI European Congress of Psychology, Moscow, 2019.
  6. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Escrita inventada no ensino pré-escolar e desempenho académico no início do ensino básico: implicações de um programa de intervenção". Trabalho apresentado em II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar & IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2018.
  7. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Invented spelling group activities and reading and writing acquisition: a 2-year follow-up study from preschool to first grade". Trabalho apresentado em 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education, 2017.
  8. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Promoção de competências metalinguísticas e sucesso na leitura". Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, 2017.
  9. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Predicting reading outcomes in the first year of primary school: the role of invented spellings". Trabalho apresentado em 20th European Conference on Literacy, 2017.
  10. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Será que a escrita inventada no jardim-de-infância contribui para a aquisição formal da literacia no 1º ano de escolaridade?". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
  11. Alves Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.. "Impacto de programas de escrita inventada na aquisição da literacia em meios socioculturais contrastados". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
  12. Alves Martins, M.; Salvador, L.; Albuquerque, A.. "Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading". Trabalho apresentado em Writing Research Across Borders III, 2014.
  13. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Dinâmicas de interação e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
  14. Alves Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A.. "Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese". Trabalho apresentado em 9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) Conference, 2013.
  15. Alves Martins, M.; Albuquerque, A.. "Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, 2013.
  16. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar.". Trabalho apresentado em XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
  17. Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M.. "A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada.". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
Artigo em revista
  1. Albuquerque, Ana; Alves Martins, Margarida. "Invented spelling as a tool to develop early literacy: The predictive effect on reading and spelling acquisition in Portuguese". Journal of Writing Research 14 vol. 14 is (2022): 109-127. http://dx.doi.org/10.17239/jowr-2022.14.01.04.
    10.17239/jowr-2022.14.01.04
  2. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Invented spelling activities in kindergarten: the role of instructional scaffolding and collaborative learning". International Journal of Early Years Education (2020): 1-18. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2020.1760085.
    10.1080/09669760.2020.1760085
  3. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Enhancing children’s literacy learning: from invented spelling to effective reading and writing". L1 Educational Studies in Language and Literature 19 (2019): 1-24. http://dx.doi.org/10.17239/l1esll-2019.19.01.02.
    10.17239/l1esll-2019.19.01.02
  4. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escrita". Análise Psicológica 36 3 (2018): 341-354. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1308.
    10.14417/ap.1308
  5. Alves Martins, M.; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Montanero Fernández, M.. "Otro niño lo escribió así. Ayuda educativa y resultados de actividades de escritura inventada". Revista de Educación 377 (2017): 161-186.
    10.4438/1988-592X-RE-2017-377-357
  6. Albuquerque, Ana; Martins, Margarida Alves. "Habilidades Iniciais de Alfabetização em Português: Pesquisa Transcultural em Portugal e no Brasil". Psico-USF 22 3 (2017): 437-448. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220305.
    10.1590/1413-82712017220305
  7. Sargiani, Renan de Almeida; Albuquerque, Ana. "Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil". Psicologia Escolar e Educacional 20 3 (2016): 591-600. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031057.
    10.1590/2175-3539201502031057
  8. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Promotion of literacy skills in early childhood: a follow-up study from kindergarten to Grade 1 / Fomento de habilidades de lecto-escritura en la primera infancia: estudio de seguimiento desde la educación infantil al primer curso de educación primaria". Infancia y Aprendizaje 39 3 (2016): 592-625.
    10.1080/02103702.2016.1196913
  9. Alves Martins, M.; Salvador, L.; Albuquerque, A; Silva, C.. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading". Educational Psychology 36 4 (2016): 738-752. http://dx.doi.org/10.1080/01443410.2014.950947.
    10.1080/01443410.2014.950947
  10. Alves Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. "Escrita Inventada e Aquisição da Leitura em Crianças de Idade Pré-escolar". Psicologia: Teoria e Pesquisa 31 2 (2015): 137-144.
    10.1590/0102-37722015021639137144
  11. Alves Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. "The impact of invented spelling on early spelling and reading". Journal of Writing Research 5 2 (2013): 215-237. http://dx.doi.org/10.17239/jowr-2013.05.02.3.
    10.17239/jowr-2013.05.02.3
Capítulo de livro
  1. Albuquerque, A.. "Linguagem escrita na educação infantil: práticas pedagógicas promotoras da aprendizagem em sala de aula". In Alfabetização baseada em evidências: Da ciência à sala de aula, 77-91. Brasil, 2022.
  2. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: Um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância". In Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo, 169-186. Lisboa, Portugal: Edições ISPA, 2019.
  3. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância". In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, 181-195. Lisboa, Portugal: ISPA - Instituto Universitário, 2015.
  4. Alves Martins, M.; Salvador, L.; Albuquerque, A.. "Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar". In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação, 704-721. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
Edição de livro
  1. Cardoso de Oliveira, A.; Albuquerque, A.; Garcia, A. M.; Costa Macedo, F.; Félix, S.; Gomes, S.; Torres Pereira, S.; Rebelo Pinto, T.; Matos, Z.. Encontros com a Identidade: o Corpo - Arte no Laboratório, Ciência no Atelier. Lisboa: P. A. - Psicólogos Associados. 2018.
Livro
  1. Alves Martins, M.; Albuquerque, A.; Almeida, T.; Silva, A. C.; Salvador, L.; Moreira Rato, L.; Santos, A. I.. Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal: o que dizem os educadores. Lisboa, Portugal: ISPA. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Albuquerque, A.. "Motivação para ler e fluência leitora: um estudo correlacional no 1º e no 3º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Ciência 2020 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 2020.
  2. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Invented spellings and learning to read words: a two-year experimental research". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  3. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Programa de intervenção de escrita inventada no pré-escolar: implicações a médio prazo para o ensino da literacia". Trabalho apresentado em Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 2018.
  4. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Investigar a aquisição da literacia: um estudo experimental de intervenção e follow-up". Trabalho apresentado em Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portuga, 2017.
  5. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Promoção de competências metalinguísticas e sucesso na leitura". Trabalho apresentado em II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar & III Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2017.
  6. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Metalinguistic skills training in preschool and word spelling in grade 1". Trabalho apresentado em 4th International Congress of Educational Sciences and Development, 2016.
  7. Albuquerque, A.; Sargiani, R. A.. "How children learn to write in Brazilian Portuguese: analysis of preschoolers’ spelling strategies". Trabalho apresentado em 38th International School Psychology Association Conference, 2016.
  8. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Fluência leitora e motivação para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  9. Albuquerque, A.; Alves Martins, M.. "Do metalinguistic activities in kindergarten boost learning to read in Grade 1?". Trabalho apresentado em Twenty-Third Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading, 2016.
  10. Albuquerque, A.; Vidigal de Paula, F.. "Recursos do ambiente familiar e desenho infantil de crianças matriculadas no final da educação infantil". Trabalho apresentado em I Workshop "A USP e as Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância", 2015.
  11. Rosa, H. R.; Alves, I. C. B.; Albuquerque, A.; Migot, J. M.; Sargiani, R.; Oshiro, P.; Pizzitola, J. M.; Santos, M.; Kim, J. K. S.. "Teste do Desenho da Figura Humana: estudos de atualização I". Trabalho apresentado em VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2015.
  12. Albuquerque, A.. "Recursos do ambiente familiar e desenho infantil de crianças matriculadas no final da educação infantil". Trabalho apresentado em VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2015.
  13. Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M.. "O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Invented spelling in early childhood: empirical evidence and intervention methods University of Oxford - Department of Education Seminar
University of Oxford Department of Education (Oxford, Reino Unido)
2019 Written language acquisition in Portuguese: a longitudinal study on the impact of invented spelling intervention in preschool to formal literacy learning Training School on Spelling Acquisition across Languages
Université du Luxembourg (Luxemburgo)
2019 Social interactions in early literacy programmes: a research with Portuguese preschoolers 12th Conference of the International Association for Research in L1 Education
Association for Research in L1 Education (Portugal)
2019 Mediação em programas de intervenção de escrita inventada: ajudas educativas do adulto X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Funchal, Portugal)
2019 Ambientes e práticas de literacia no jardim-de-infância: um estudo de âmbito nacional X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Funchal, Portugal)
2019 Do better invented spellers in kindergarten show more advanced reading and writing skills at the beginning of primary education? XVI European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists' Associations (Moscow, Rússia)
2019 Desenvolvimento da literacia emergente no ensino pré-escolar: qual a repercussão dos efeitos da escrita inventada para aprender a ler e escrever no ensino básico? Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal)
2019 Emergent literacy development in early years: invented spelling mediation sessions in preschool environments 3rd International Conference ‘Literacy and Contemporary Society’
University of Cyprus (Nicosia, Chipre)
2018 Ajudas educativas em programas de escritas inventadas 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada; Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
2018 Escrita inventada no ensino pré-escolar e desempenho académico no início do ensino básico: implicações de um programa de intervenção III Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar & IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Lisboa, Portugal)
2018 Práticas de literacia em jardim-de-infância: um estudo de âmbito nacional XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018 Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018 Early literacy and reading performance: the predictive effects of invented spellings, letter knowledge and phonemic awareness 1st Literacy Summit
European Literacy Network (Porto, Portugal)
2018 “Vamos descobrir as letras e os sons das palavras!”: uma investigação com crianças portuguesas e brasileiras na educação infantil IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 O atelier como prolongamento do corpo do artista Encontros com a Identidade - 2ª Edição
P. A. - Psicólogos Associados (Portugal)
2017 Invented spelling group activities and reading and writing acquisition: a 2-year follow-up study from preschool to first grade 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education
International Association for Research in L1 Education (Tallinn, Estónia)
2017 Como será que se escreve dinossauro? Programas de escrita inventada no jardim-de-infância e sucesso educativo Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2017 Predicting reading outcomes in the first year of primary school: the role of invented spellings 20th European Conference on Literacy
Asociación Española de Lectura y Escritura (Madrid, Espanha)
2017 Como as crianças aprendem a escrever: análise de estratégias de escrita XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Brasil)
2016 Impacto de programas de escrita inventada na aquisição da literacia em meios socioculturais contrastados IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Faro, Portugal)
2016 Será que a escrita inventada contribui para a aquisição formal da literacia no 1º ano de escolaridade? IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Faro, Portugal)
2016 Literacy learning in grade 1: effects of a preschool invented spelling programme The 14th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest Group on Writing
SIG Writing (Liverpool, Reino Unido)
2015 Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2014 Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading Writing Research Across Borders III
International Society for the Advancement of Writing Research (Paris, França)
2013 Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese 9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) Conference
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Paris, França, França)
2013 Será que a escrita inventada em pequeno grupo favorece o desenvolvimento da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar? VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal, Portugal)
2013 Dinâmicas de interacção e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal, Portugal)
2013 Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar. XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Lisboa, Portugal, Portugal)
2012 The impact of an invented spelling programme with pre-school-age children on early reading acquisition. The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest Group on Writing
SIG Writing (Porto, Portugal, Portugal)
2012 A qualitative approach to an invented spelling intervention programme with Portuguese preschool-age-children. The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest Group on Writing
SIG Writing (Porto, Portugal, Portugal)
2011 A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: o impacto de um programa de intervenção de escrita inventada. Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Facultade de Ciencias da Educación, Universidade da Coruña (Coruña, Espanha, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Encontros com a Identidade - 2ª Edição (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
P. A. - Psicólogos Associados, Portugal
2018 - 2018 O Corpo - Arte no Laboratório, Ciência no Atelier (2018 - 2018)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
P. A. - Psicólogos Associados, Portugal
2018 - 2018 XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 - 2015 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2015)
Congresso (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2012)
Congresso (Outra)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/10/04 - 2019/12/13 Teaching Foundational Reading Skills MOOC-Ed
Outro
Teaching Foundational Reading Skills
Friday Institute - NC State College of Education, Estados Unidos
2019/03/11 - 2019/04/14 Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Oficina (workshop)
Spring 2019 Five-week Massive Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Chinese University of Hong Kong, Hong Kong
2019/04/04 - 2019/04/06 Training School on Spelling Acquisition across Languages
Oficina (workshop)
Workshop on spelling acquisition in relation to phonological, morphological and syntactic structures across languages
Université du Luxembourg, Luxemburgo
2019/02/18 - 2019/02/24 Short-Term Scientific Mission
Seminário
Department of Education Seminar
University of Oxford Department of Education, Reino Unido

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - 2020 Intervenção de escrita inventada em idade pré-escolar: impacto intercultural e longitudinal (Doutoramento) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais de educação Outra (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 À descoberta da linguagem escrita Outra (Curso médio) Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Portugal
2013 - 2013 Linguagem escrita na infância: primeiros pensamentos e produções escritas precoces Outra (Pós-Graduação) Universidade de São Paulo, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01/03 - Atual International School Psychology Association
2018/10/03 - Atual European Literacy Network
2018/05/15 - Atual American Psychological Association
2016/01/01 - Atual Society for the Scientific Study of Reading
2011/07 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2008/01 - Atual CISV Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - 2019 Member of the National Board
Diretor
CISV Portugal, Portugal
2013 - 2014 Scientific and educational consultant
Consultor
Unfilled.org - teaching kids how to read and write, Estados Unidos
Distinções

Outra distinção

2019 European Literacy Network grant: Short-Term Scientific Mission
European Cooperation in Science and Technology (e-COST), Bélgica
2019 European Literacy Network grant: Training School on Spelling Acquisition across Languages
European Cooperation in Science and Technology (e-COST), Bélgica
2019 European Certificate in Psychology
European Federation of Psychologists' Associations, Bélgica
2017 Ministry of Education and Science of Estonia bursary: 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education
Ministry of Education and Science of Estonia, Estónia