???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Seixas

Nomes de citação

  • Seixas, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
2716-DC5E-B59D

Endereços de correio eletrónico

  • sonia.seixas@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • sonia.seixas@ipsantarem.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2013
Concluído
Neuroeducação (Pós-Graduação)
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
16
2011 - 2012
Concluído
CAGEP - Curso Avançado de Gestão Pública (Outros)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
18,1
2002 - 2006
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Pedagógica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Comportamentos de bullying entre pares. Bem estar e ajustamento escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada com distinção e louvo
1999 - 2000
Concluído
Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense (Pós-Graduação)
Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Portugal
18
1998 - 2000
Concluído
Reabilitação (DESE)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
18
1992 - 1998
Concluído
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
16
1988 - 1992
Concluído
Antropologia Social (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2008/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/01 - 2008/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2000 - 2002 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Instituto Piaget de Almada, Portugal
1997 - 1999 Assistente (Docente Universitário)
Empregador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Cargos e Funções

2020/12/14 - Atual Vice-Presidente
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2019/01 - 2020/12 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/02 - 2020 Coordenadora do Curso de Formação Especializada e Pós-Graduação em Intervenção Precoce na Infância
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/01 - 2019 Coordenadora da Comissão para a Formação Contínua e ao Longo da Vida
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2019 Secretária do Conselho Pedagógico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010/02 - 2014/02 Subdirector de Unidade Orgânica
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009/09 - 2014/01 Coordenadora do Departamento de Educação e Currículo
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008 - 2009 Coordenadora do Mestrado em Educação – Área de Inovação Pedagógica
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1998/04 - 2001/03 Administradora Pedagógica do Departamento de Formação Permanente
Empregador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Seixas, Sónia. "Cyberbullying: Um problema novo? Ou um problema antigo com nova “roupagem”?", Boletim Informativo da ASSP, 2017
  2. Seixas, Sónia; Fernandes, L.. "Prevenção da violência", Newsletter da Casa Pia de Lisboa, 2015
  3. Seixas, Sónia. "Expectativas de pais de crianças com Síndroma de Down educadas em dois contextos educativos distintos", Cadernos do Projeto Museológico sobre Educação e Infância, 2002
Artigo em conferência
  1. Seixas, Sónia; Albuquerque, M.. "Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento em sala de aula". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Investigação, Práticas¿ e Contextos em Educação, Leiria, 2019.
    Publicado
  2. Seixas, Sónia; Fernandes, Luís. "Prevenção do bullying em meio escolar: Apresentação de uma maleta pedagógica.". Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Seixas, Sónia. "Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
  4. Seixas, Sónia. "Violência escolar: algumas considerações conceptuais e metodológicas". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Matemática-ProfMat 2003, 2003.
    Publicado
  5. Seixas, Sónia. "Expectativas de pais de crianças com Síndroma de Down educadas em dois contextos educativos distintos: Ensino Regular e Ensino Especial". Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Seixas, Sónia; Fernandes, L.; Morais, Tito de. "Cyberbullying. O bullying à distância de um clique". Justiça com A 38 (2020): 22-25. https://issuu.com/justicacoma/docs/38_edicao_agosto/22.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Seixas, Sónia. "Invited Commentary. The Challenge of Turning Peers into Active Defenders". The Central European Journal of Paediatrics 16 1 (2020): 93-95.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5457/p2005-114.262
  3. Anastácio, Inês; Seixas, Sónia. "Ensinar e aprender através das inteligências múltiplas (IM): Estudo de investigação-ação numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico". 8 2 (2020): 4-21. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20660.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25746/ruiips.v8.i2.20660
  4. Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia. "Editorial: problemáticas em intervenção precoce e educação especial". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 1-4. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14475.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14475
  5. Rodrigues, Gladys da Silva; Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Apoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadores". 5 1 (2017): 5-20. http://hdl.handle.net/10400.15/2074.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Sousa, Susana Margarida; Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Microcefalia na intervenção precoce: estratégias eficazes de intervenção". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 46-61. http://hdl.handle.net/10400.15/2077.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Caldeira, Zulmira Santos; Seixas, Sónia; Piscalho, I. "Intervenção baseada nas rotinas". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 62-80. http://hdl.handle.net/10400.15/2113.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Santos, Rita; Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Contributos da psicomotricidade na intervenção precoce - estudo de caso". 5 1 (2017): 21-33. http://hdl.handle.net/10400.15/2075.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Albernaz, Ana Cristina; Seixas, Sónia; Madeira, Maria Cristina. "Memórias de bullying na trajetória dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação social". Revista da UIIPS 5 3 (2017): 115-128. http://hdl.handle.net/10400.15/1968.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Cardoso, Carla Margarida Ferreira; Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "A importância do envolvimento da família no desenvolvimento de uma criança com hipotonia neonatal". Revista da UIIPS 5 1 (2017): 34-45. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14478.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Editorial: Perspetivas e olhares sobre problemáticas educativas no âmbito da intervenção precoce e educação especial.". Interacções 12 41 (2016): 1-4. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10831.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Mendes, Patrícia; Seixas, Sónia. "Referenciação numa ELI: Estudo de caso". Interacções 12 41 (2016): 28-50. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10834.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Milheiriço, Ana; Seixas, Sónia. "Humanitude em Intervenção Precoce na infância". Interacções 12 41 (2016): 12-27. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10833.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Seixas, Sónia; Fernandes, Luís; Morais, Tito de. "Bullying e cyberbullying em idade escolar". 7 1-2 (2016): 205-210. http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/viewFile/2409/2568 .
    Acesso aberto • Publicado
  15. Oliveira, Sara Cristina; Seixas, Sónia. "Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying". Interacções 11 38 (2015): 270-292. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8501.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Seixas, Sónia. "Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação". Interacções 10 30 (2014): 44-71. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4025.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25755/int.4025
  17. Seixas, Sónia; Trindade, A. "A arte de ensinar e a ciência do cérebro - Dossier Temático". Educação Inclusiva 6 1 (2014): I-XV.
    Publicado
  18. Seixas, Sónia. "Tipos de famílias que sofrem maus tratos por parte dos filhos adolescentes: uma revisão". Revista da UIIPS 6 2 (2014): 4-29. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2014/03/Revista-da-UIIPS_N6_Vol2_ESES_2014.pdf .
    Acesso aberto • Publicado
  19. Seixas, Sónia; Coelho, Joaquim; Nicholas-Fischer, Gustave. "Bullies, victims and bully-victims: Impact on health profile". Educação Sociedade & Culturas 38 (2013): 51-73. http://hdl.handle.net/10400.15/1030.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Ferreira, Belinda; Borges, Patrícia; Seixas, Sónia. "Os medos na 2ª infância: Concepções e práticas do educador de infância". Interacções 6 15 (2010): 26-40. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/424.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Silva, Dulce; Seixas, Sónia. "As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da matemática: um estudo de caso numa turma do 11º ano". Interacções 6 15 (2010): 141-172. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/429.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Calheiros, Maria José; Seixas, Sónia. "Supervisão das interacções educador-criança: Que relevância na prática pedagógica?". Interacções 6 14 (2010): 185-215. http://hdl.handle.net/10400.15/431.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Seixas, Sónia. "Editorial- Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar". Interacções 5 13 (2009): 1-9. http://hdl.handle.net/10400.15/339.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Raimundo, Raquel; Seixas, Sónia. "Comportamentos de bullying no 1º ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa". Interacções 5 13 (2009): 164-186. http://hdl.handle.net/10400.15/352.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Seixas, Sónia. "Diferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologia". Interacções 5 13 (2009): 63-97. http://hdl.handle.net/10400.15/368.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Seixas, Sónia. "Violência escolar: Metodologias de identificação dos alunos agressores e/ou vítimas". Análise Psicológica 2 XXIII (2005): 97-110. http://hdl.handle.net/10400.15/112.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Seixas, Sónia. "Bullying: incidência do fenómeno em alunos do 3º ciclo da zona da grande Lisboa.". Revista ESES 12 (2005): 69-80.
    Publicado
  28. Seixas, Sónia; Barracho, Carlos; Nicholas-Fischer, Gustave; Carochinho, J. A.; Ponces de Carvalho, António. "Antecedentes da violência em crianças da grande Lisboa: evidências de um estudo exploratório". Psiconomia 1 (2003): 43-50.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Seixas, Sónia; Albuquerque, M.. "Projetos neurodidáticos na prática de ensino supervisionada". editado por Cardona, M.J; Linhares, Elisabete, 65-89. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém, 2020.
    Publicado
  2. Seixas, Sónia; Bernardo, J.. "Envolvimento da família no Jardim de Infância: Um estudo de caso". editado por Cardona, M.J; Linhares, Elisabete, 23-45. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém, 2020.
    Publicado
  3. Seixas, S. & Fernandes, L.. "Bullying e cyberbullying: A escola como espaço de prevenção". In Projeto WebEducaçãoSexual: A educação no espaço escolar, 141-160. Florianópolis, Brasil: UDESC, 2018.
    Publicado • 10.1016/b978-0-12-816653-6.00002-9
  4. Albernaz, A. C.; Seixas, Sónia; Silva, M. C.. "Bullying no ensino superior: diálogos com a educação e em direitos humanos". In Estudos em Educação Social: Suas aplicações na Educação Profissional, editado por D. L. Freitas, G. M. D. de Carvalho, M. Fávero, P. A. Costa & V. M. M. Santos (Orgs.), 255-270. Brasília, Brasil: Instituto Federal de Brasília, 2017.
    Publicado
  5. Seixas, Sónia; Morais, Tito de; Fernandes, L.. "When bullying crosses the screen". editado por J. Richardson; E. Milovidov; R. Blamire, 123-131. Council of Europe, 2017.
    Publicado
  6. Seixas, Sónia. "Bullying e ansiedade de "mãos dadas" na escola". In Infâncias, 62-71. Lisboa, Portugal: Esfera Poética, 2014.
    Publicado
  7. Seixas, Sónia. "La prevención de la violencia escolar y del bullying". editado por C. A. Montolío; C. Ros Ros, 495-548. Valencia, Espanha: Tirant Humanidades, 2014.
    Publicado
  8. Seixas, Sónia. "Rejeição social em jovens vítimas de bullying na escola. Sugestões de intervenção". In Violência na escola, tendências, contextos, olhares, editado por J. Sebastião, 121-160. Chamusca, Portugal: Edições Cosmos, 2010.
    Publicado
  9. Seixas, Sónia. "Agressividade dos alunos e comportamentos de saúde: dois fenómenos transversais em educação". In Transversalidade em educação e em saúde, editado por Hamido, Gracinda; Luis, Helena; Roldão, Maria do Céu, 163-178. Porto, Portugal: Porto Editora: Colecção CIDInE, 2006.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Intervenção Precoce e Educação Especial: Formação & Investigação Centrada nas Práticas". Revista UiIPS 5 1 (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/837.
    Publicado
  2. Seixas, Sónia; Piscalho, Isabel. "Perspetivas e olhares sobre problemáticas educativas no âmbito da intervenção precoce e educação especial". Revista Interacções 12 41 (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/664.
    Publicado
  3. Seixas, Sónia. "Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares". Revista Interacções 5 13 (2009): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/47 .
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Seixas, Sónia. "Santarém EmpCriança". Gradiva, 2019. https://globalskills.pt/dicionario/ .
    Publicado
Livro
  1. Seixas, Sónia; Morais, Tito de; Fernandes, L.. Cyberbullying: Um guia para pais e educadores. Lisboa, Portugal: Plátano. 2016.
    Publicado
  2. Seixas, Sónia; Fernandes, L.. Diz não ao bullying. Não deixes que te façam mal!. Lisboa, Portugal: Plátano. 2015.
    Publicado
  3. Seixas, Sónia; Fernandes, L.. Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas. Lisboa, Portugal: Plátano. 2012.
    Publicado
  4. Seixas, Sónia; Nicholas-Fischer, Gustave; Coelho, J.. Violência escolar e saúde. Do estabelecimento de perfis de alunos às estratégias de intervenção. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação João de Deus. 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Seixas, Sónia; Barbas, Maria Potes; Piscalho, Isabel; Novo, Cristina; Luis, Helena. "Inclusão no ensino superior: uma formação para jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Live2Work: Aumentar as possibilidades de integração com sucesso para pessoas em situações de vulnerabilidade profissional, 2019.
  2. Seixas, Sónia. "Violência escolar - bullying: Práticas de intervenção com jovens em risco". Trabalho apresentado em Colóquio “As Outras Educações – O Trabalho Social com Jovens, 2005.
  3. Seixas, Sónia. "School adjustment in bullies and bullied adolescents". Trabalho apresentado em 27th International School Psychology Association, 2005.
  4. Seixas, Sónia. "Bullies, victims and bully-victims: Do they have a different health profile?". Trabalho apresentado em 9th European Congress of Psychology, 2005.
  5. Seixas, Sónia; Ponces de Carvalho, António. "Bullying et comportements de santé chez les adolescents". Trabalho apresentado em XXIX Symposium de l’Association de Psychologie Scientifique de Langue Française, 2004.
Tese / Dissertação
  1. Seixas, Sónia. "Comportamentos de bullying entre pares - bem estar e ajustamento escolar". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10400.15/111.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 As birras no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Partilha de jogos e objetos nas primeiras idades
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Indisciplina: Conceções em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 A afetividade e a autoridade: um estudo sobre as relações adulto-criança na educação de infância e no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Envolvimento da Família no Jardim de Infância: Contributo para o bem-estar da criança. - Um Estudo de Caso.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Conceções de Encarregados de Educação sobre o Sono em Idade Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "A relevância atribuída pelos/as educadores/as de infância às áreas de conteúdo: Implicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em contexto de Pré-escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes"
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Atitudes do professor face à indisciplina"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Comportamentos Agressivos no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Manifestações de comportamentos agressivos em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "Bullying no Ensino Superior Diálogos com Educação Social e Educação em Direitos Humanos: Reflexões para Intervenção"
Orientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Autonomia no Pré-Escolar. Estratégias utilizadas pelo Educador de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "Os hábitos de sono e suas implicações em contexto educativo"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Temperamento - Haverá diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "O que aprendem as crianças no recreio?"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Compreender a (in) disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: O educador e o professor como promotor da disciplina na sala
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Envolvimento Parental - Estratégias de Envolvimento Parental
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Problemática do Bullying - Perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2007/03/06 - Atual Foi convidada e ouvida, na qualidade de especialista, na Assembleia da República, pela Comissão de Educação Ciência e Cultura da Assembleia da República, tendo a sua intervenção sido incluída no Relatório Final do Grupo de Trabalho “Violência nas escolas” (2007) Assembleia da República - Comissão de Educação Ciência e Cultura, Portugal