???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sofia Isabel Andrade Graça

Nomes de citação

  • Graça, Sofia

Identificadores de autor

Ciência ID
251A-182D-6150
ORCID iD
0000-0003-2521-2184

Endereços de correio eletrónico

  • sofia.graca@campus.ul.pt (Profissional)
  • sigraca@ualg.pt (Profissional)
  • soffiagraca@hotmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 935629990 (Pessoal)

Moradas

  • R. Percursores da Restauração, Caixa Postal 32M, 8700-104, Moncarapacho, Olhão, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/02/26 - 2024/07/06
Concluído
Curso B17: Cenários inovadores de aprendizagem mediados com a plataforma MILAGE APRENDER + (Outros)
Especialização em Didática da História e da Geografia de Portugal
Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal
Excelente (10 valores)
2023/10/27 - 2023/10/28
Concluído
Ação de formação Encontro Matemática nos Primeiros Anos: EMPA 2023 (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Muito Bom
2016/09 - 2022/09/26
Concluído
Doutoramento em Didática da Matemática (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2021/07/02 - 2021/07/02
Concluído
ProfMat 2021: Desafios para o ensino e a aprendizagem da Matemática (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação, Portugal
2020/11/07 - 2020/11/07
Concluído
Encontro: A Matemática nos Primeiros Anos 2020 (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação, Portugal
2019/05/11 - 2019/05/11
Concluído
Aprendizagens essenciais em matemática: Perspetivas e Práticas (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação, Portugal
2017/05/20 - 2017/05/20
Concluído
Encontro: Ensino dos Números e Álgebra (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação, Portugal
2016/07/01 - 2016/07/02
Concluído
Encontro Regional: AlgarMat 2016 (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação, Portugal
Excelente - 10,0 valores e 0,5 créditos
2013 - 2016
Concluído
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (2.º ciclo) (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
"Etnomatemática como prática de ensino: Perspetivas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2013
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (1.º ciclo) (Licenciatura)
Universidade do Algarve, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - 2022/09 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - 2024/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2022/11/14 - 2023/10/13 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022/02/01 - 2022/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2021/03/01 - 2021/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - 2025/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Portugal
Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Portugal
2023/09/01 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Portugal
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Portugal
2022/09/13 - 2023/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Montenegro, Portugal
Agrupamento de Escolas de Montenegro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - 2009/06 Secretariado/Receção Visatempo, Portugal
Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/08/01 - Atual Formadora de professores Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2014/07/18 - 2014/08/24 Eventos Seven Gold - Eventos Unipessoal, Lda., Portugal
2012/07/20 - 2012/08/19 Eventos Seven Gold - Eventos Unipessoal, Lda., Portugal
2008 - 2012 Eventos Dias & Carreira, Lda., Portugal
2008/07/25 - 2008/08/18 Eventos Sasha Beach - Organização de Eventos, Lda., Portugal
2005 - 2006 Eventos Idealnor - Consultadoria de Gestão, Lda., Portugal
2001 - 2003 Eventos Idealnor - Consultadoria de Gestão, Lda., Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/05/01 - 2022/09/26 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
SFRH/BD/130343/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/05/01 - 2018/04/30 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
bd2016#86639
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/01 - Atual Projeto Escola Aprender+ Ambientes Educativos Inovadores
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, A.. "Understanding fraction operations: The case of fraction division.". Trabalho apresentado em CERME Proceedings of the Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  2. Graça, Sofia; Guerreiro, António; Martins, Cristina. "Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes". 2021.
  3. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em X Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  4. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Rational number operations: What understandings do children demonstrate?". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), Utrecht, 2019.
    Publicado
  5. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em III Enjie – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Desigualdades sociais e educativas: Que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Rational numbers operations: What (mis)understandings do children demonstrate?". 2019.
  7. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IX Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2018.
    Publicado
  8. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "As frações no 5.º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos?". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação, Leiria, 2018.
    Publicado
  9. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "As representações dos números racionais na perspetiva de alunos do 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Almada, 2018.
    Publicado
  10. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Bandeiras dos Países: Recurso para o Ensino dos Racionais". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016), Évora, 2016.
    Publicado
  11. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Publicado
  12. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal". Trabalho apresentado em Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa - As múltiplas formas de fazer e comunicar a cultura matemática em língua portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  13. Graça, Sofia; Fonseca, Olga; Cabrita, Alexandra; Lowent, Alice; Caninas, Ana Marta; Rodrigues, Célia; Chan, Mariana. "Iguais, diferentes ou transparentes? Por uma visibilidade da diversidade na literatura para crianças". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas, Faro, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Graça, Sofia; João Pedro Da Ponte; Guerreiro, António. "A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações". Quadrante 32 1 (2023): 6-25. https://quadrante.apm.pt/article/view/31744/22567.
    Publicado
  2. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Operações com números racionais - Que (in)compreensões revelam os alunos?". Revista Eletrônica de Educação Matemática 17 (2022): 1-22. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069.
    Publicado • 10.5007/1981-1322.2020.e82069
  3. Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo…!
    When fractions are not just parts of a whole…". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 23 1 (2021): 683-712. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712.
    10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
  4. Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. "Quando as frações não são apenas partes de um todo...!". Educação Matemática Pesquisa (EMP) 23 1 (2021): 683-712.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Graça, Sofia; Guerreiro, António. "Leitura matemática e texto literário: Construção de tarefas para a sala de aula". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2015.
Resumo em conferência
  1. Graça, Sofia. "Dança matemática das abelhas: um estudo exploratório com conexões da Matemática e das Ciências Naturais". Trabalho apresentado em Inovação no ensino da Matemática e das Ciências, Santarém, 2024.
    Publicado
  2. Graça, Sofia. "Compreender as representações dos números racionais: A importância da modelação". Trabalho apresentado em 1st INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING THINKING EDUCATION IN TRANSITION TIMES, Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Graça, Sofia. "A teaching experiment on fraction division". Trabalho apresentado em The 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Alicante, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade.". Doutoramento, Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 2022. https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10451/58370/1/scnd740756_td_Sofia_Gra%C3%A7a.pdf.
  2. Graça, Sofia. "Etnomatemática como prática de ensino: Perspetivas de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico da cidade de Olhão". Mestrado, Universidade do Algarve, 2015. https://core.ac.uk/download/pdf/61528145.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/01/24 Science and Math? Don't worry, bee dance! Connections between Natural Sciences and Mathematics in Education. World Conference on Teacher Education (WCTE-25)
World Academics (Verona, Itália)
2023/10/27 O papel da modelação na compreensão das operações com números racionais: O caso da divisão de frações XXVI Encontro Nacional - A Matemática nos Primeiros Anos (EMPA)
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023/09/16 A compreensão dos números racionais: Sentido de Número Racional e Sentido de Operação AlgarMat 2023 Encontro Regional de Professores de Matemática
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (Faro, Portugal)
2023/07 Understanding fraction operations: The case of fraction division (CERME 13) 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
Eötvös Loránd University (ELTE) (Budapeste, Hungria)
2022/09/10 Compreender as operações com frações: Qual a importância da modelação? (Conferência Plenária) AlgarMat 2022 - Encontro Regional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática e Agrupamento de Escolas de Silves (Silves, Portugal)
2022/07/19 A teaching experiment on fraction division (PME45)
Universidade de Alicante (Alicante, Espanha)
2022/07/12 Compreender as representações dos números racionais: A importância da modelação 1 st INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING – ICET 2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11/06 Afinal, as frações não são apenas partes de um todo... XXIV Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Online, Portugal)
2021/09/08 Representações dos números racionais no 5.º ano de escolaridade AlgarMat 2021 - Encontro Regional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática (Quarteira / Online, Portugal)
2021/08/26 Fraction Operations With Models Eleventh YERME Summer School (YESS11)
Free University of Bozen-Bolzano and European Society for Research in Mathematics Education (ERME) (Bolzano, Itália)
2021/07/02 Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat2021
Associação de Professores de Matemática (Santerém / Online, Portugal)
2021/03/26 Ensino e Aprendizagem dos Números Racionais no 2.º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2020/11/07 Afinal, a divisão aumenta! O uso de modelos na compreensão da divisão de frações XXIII Encontro Nacional de Professores: Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (online, Portugal)
2019/06 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2019/02 Rational number operations: What understandings do children demonstrate? (CERME 11) Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Utrecht University and Freudenthal Group (Utrecht, Países Baixos)
2019/01 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Lisboa, Portugal)
2018/09/07 Números racionais - Que (in)compreensão revelam os alunos? AlgarMat 2018
Associação de Professores de Matemática e Agrupamento de Escolas D. Manuel I (Tavira, Portugal)
2018/07 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/05 As frações no 5.º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos? Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
2018/04 As representações dos números racionais na perspetiva de alunos do 5.º ano de escolaridade Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal)
2016/11 Bandeiras dos países: Recurso para o ensino dos racionais Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Évora, Portugal)
2016/04 Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal)
2015/10 Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (CiEMeLP)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/12 Iguais, diferentes ou transparentes? Por uma visibilidade da diversidade na literatura para crianças I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01 - 2024/07 Dança matemática das abelhas: Um estudo no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/03/01 - 2020/11/10 Comissão organizadora do XXIII Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos. (2020/11/07 - 2020/11/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2017 - 2017 Comissão organizadora do AlgarMat 2017- Encontro Regional de Professores de Matemática (2017/07/06 - 2017/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016 - 2016 Comissão organizadora do AlgarMat 2016 - Encontro Regional de Professores de Matemática (2016/07/01 - 2016/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Portugal
2014/03 - 2014/03 Colaboração na organização do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (2014/03/02 - 2014/03/05)
Encontro (Outra)
Universidade do Algarve, Portugal
2011/07 - 2011/07 Comissão organizadora do TIC@Algarve'11 - Seminário sobre a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (2011/07/08 - 2011/07/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal

Centro de Competência TIC EDUCOM, Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011/05 - 2011/05 Colaboração na organização das atividades da Semana Aberta 2011 (2011/05/04 - 2011/05/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/05 - 2022/11/05 Moderação do Painel Plenário "Transição entre diferentes etapas educativas: Como?"
Conferência
XXV Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos (EMPA)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/07/27 - 2021/07/28 Participação na II Escola de Verão para Jovens Investigadores em Educação Matemática
Encontro
II Escola de Verão para Jovens Investigadores em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal

Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática, Espanha
2021/02/02 - 2021/02/05 Participação no Pré-CERME 12 (online)
Conferência
Pré-CERME 12
European Society for Research in Mathematics Education (ERME), Alemanha
2021/01/11 - 2021/01/11 Participação no Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
Seminário REASON
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/04/21 - 2020/04/26 Participação no YESS10 - Young ERME Summer School
Outro
YESS 10 - Young ERME Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (ERME), Alemanha
2019/01 - 2019/01 Coordenação de mesa de comunicações livres
Encontro
III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2018/07 - 2018/07 Participação no workshop (W2) "Observação em contextos educativos: Desafios e limites"
Oficina (workshop)
IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2015/06 - 2015/06 Sessão Prática com Debate: Caminhos Matemáticos na Literatura
Encontro
AlgarMat 2015
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Escola E. B. 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, Portugal
2015/03 - 2015/03 Sessão Prática com Debate: Matemática na literatura: Construção de tarefas matemáticas para a sala de aula
Encontro
ProfMat 2015
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Escola Secundária Gabriel Pereira, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/25 Dança Matemática das Abelhas: Um Estudo no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Conexões da Matemática e das Ciências Naturais através do estudo da abelha Apis mellifera.
Orientador
Mónica Alexandra de Oliveira Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/03/01 - 2023/03/22 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13) Budapeste, Hungria.
2018/06 - 2018/09 Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)/ Instituto Freudenthal (Universidade de Utrecht) Países Baixos (Utrecht)
2018 - 2018 Seminário de Investigação em Educação Matemática 2018 Escola Secundária Cacilhas - Tejo (Almada)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/12/02 - 2024/12/12 RevistaMultidisciplinar [RMd] (2184-5492) Paulo Falcão Alves (Universidade do Algarve)
2023/07/01 - 2023/11/30 Educación Matemática Departamento de Matemática Educativa, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (Cinvestav), Instituto Politécnico Nacional, México.
2020/09 - 2020/10 Zetetike (2176-1744) Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/07/30 Prática de Ensino Supervisionada (PES) Mestrado em ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2019/11/12 - 2019/11/12 Operações com números racionais (U. C. Didática da Matemática II) Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2019/10/29 - 2019/10/29 Operações com números racionais (U. C. Didática da Matemática II) Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2019/10/22 - 2019/10/22 Operações com números racionais (U. C. Didática da Matemática II) Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2019/09/25 - 2019/09/25 Percurso Académico no Ensino Superior e Práticas de Investigação em Educação (U. C. Metodologias de Investigação em Educação) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2019/05/16 - 2019/05/16 Números Racionais no Ensino Básico (U. C. Didática da Matemática I) Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2018/10/22 - 2018/10/22 Design Based Research: Uma metodologia de Investigação em Educação (U. C. Metodologias de Investigação em Educação) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025/04/15 - 2025/04/23 Desenvolvimento de atividades e wokshops no âmbito do projeto ED-3057 "Actualización permanente para docentes de Educación Primaria", na Escola de Formação Docente da universidade da Costa Rica. Universidad de Costa Rica, Costa Rica
2024/07/01 - 2024/07/05 Programa ERASMUS + Training: partilha de experiências em sala de aula com recurso a novas metodologias; análise de dados qualitativos resultantes de uma investigação em desenvolvimento no âmbito dos números racionais; e redação de um artigo científico para divulgação do estudo a nível internacional. Universidade de Alicante, Espanha
2023/06/26 - 2023/06/30 Programa ERASMUS + Training para aprender sobre metodologias de ensino inovadoras para aplicar nos cursos de formação de professores. Partilhar experiências e conhecimento na área do ensino e da aprendizagem dos números racionais e aprender sobre novos desenvolvimentos neste tópico. Universidade de Alicante, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Associação de Professores de Matemática Sócia
2016 - 2020 A Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM Sócia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/01 - 2023/12 Comissão Científica do XXVI Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/01 - 2022/12 Comissão científica do XXV Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos (EMPA)
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/04 - 2022 Membro da Comissão Científica do Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos (EMPA).
Membro
Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação, Portugal
2021/04/06 - 2021/11/06 Membro da Comissão Organizadora do XXIV Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Membro da Comissão Coordenadora do Núcleo no Algarve da Associação de Professores de Matemática
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Bolsa de Mérito
Universidade do Algarve, Portugal