???global.info.a_carregar???
António Lopes de Almeida. Doutorado em Turismo em 2015 pela Universidade de Aveiro, Mestre em Marketing em 2002 pela Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Pós-graduado em Estudos Europeus - vertente económica pela Universidade Católica do Porto e Licenciado em Matemáticas Aplicadas em 1989 pela Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. Publicou diversos artigos em revistas especializadas. Atua na área de Ciências Sociais - Turismo e Gestão da Hospitalidade com ênfase em Economia e Gestão. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Turismo; Marketing; Economia .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Lopes de Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, António Lopes de
  • Lopes de Almeida, A.
  • Lopes de Almeida, António

Identificadores de autor

Ciência ID
2512-82B7-2FB2
ORCID iD
0000-0002-6466-9868

Endereços de correio eletrónico

  • lopes.almeida@isag.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Turismo (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Comportamento Sazonal do Mercado Tirístico - o caso do Minho " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/09/01 - 2002/06/05
Concluído
Marketing (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
"A Sazonalidade da Procura Turística: Conceptualização de um Modelo Teórico Aplicado ao Turismo " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990/09/01 - 1991/07/31
Concluído
Estudos Europeus - vertente Económica (Pós-Graduação)
Especialização em Economia
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
1984/09/01 - 1989/12/06
Concluído
Matemáticas Aplicadas (Licenciatura)
Especialização em Informática
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/04/02 - Atual Investigador (Investigação) CICET - FCVC, Portugal
2008/09/01 - 2022/11/30 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2014/09/01 - 2019/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012/09/01 - 2019/07/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1996/09/01 - 2010/07/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rosa Dias Rui; Lopes de Almeida, A.; Hemshorth, Kevin. Autor correspondente: Rosa Dias Rui. "Gastronomy, hospitality and tourism: Portuguese slow food trends". Trabalho apresentado em TWINE Conference - Co-creating sustainable rural tourism experiences with food & wine, local culture, landscapes, and people, Aveiro, 2022.
    Publicado • 10.48528/6m6s-8615
Artigo em revista
  1. Rosa Dias Rui; Lopes de Almeida, A.; Hemsworth, Kevin. "Slow Tourism and Food: The ‘Good’ principle as Portuguese trend". Journal of Tourism & Development 43 (2023): 99-117. https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33001.
    Publicado
  2. Lopes de Almeida, A.; Vieira, Elvira Pacheco; Borges, Ana Pinto. Autor correspondente: Lopes de Almeida, A.. "Segmentation and the Key Communication Channels to Promote a Music Festival – The NOS Primavera Sound Case Study". International Journal of Marketing, Communication and New Media 10 19 (2022): http://dx.doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n19.5-35.
    Publicado • 10.54663/2182-9306.2022.v10.n19.5-35
  3. Borges, Ana Pinto; De Almeida, António Lopes; Vieira, Elvira; Beluccio, Matheus. "TRAVELLING AND DISCOVERING NEW DESTINATIONS AFTER THE COVID-19’S LOCKDOWN: THE ROLE OF ROUTINES AND HABITS". ENLIGHTENING TOURISM. A PATHMAKING JOURNAL 12 1 (2022): 70-93. http://dx.doi.org/10.33776/et.v12i1.5345.
    10.33776/et.v12i1.5345
  4. de Almeida, António Lopes; Kastenholz, Elisabeth. "Towards a Theoretical Model of Seasonal Tourist Consumption Behaviour". Tourism Planning & Development 16 5 (2018): 533-555. http://dx.doi.org/10.1080/21568316.2018.1528564.
    10.1080/21568316.2018.1528564
  5. Kastenholz, Elisabeth; Lopes de Almeida, António. "Seasonality in rural tourism – the case of North Portugal". Tourism Review 63 2 (2008): 5-15. http://dx.doi.org/10.1108/16605370810883905.
    10.1108/16605370810883905
  6. Almeida, António. "Sazonalidade e a Diversificação da Oferta Turística". Territórios do Turismo - Revista Científica do ISAI 2 (2005): 67-84.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lopes de Almeida, A.; Monteiro, Márcia. "Todos queremos uma GOAT (Greatest of all trips)", Marketeer, 2022, https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/04/MKT_Turismo_Fevereiro.pdf.
  2. Lopes de Almeida, A.. "Como vamos viajar no pós-pandemia", Publituris Hotelaria, 2021
  3. Lopes de Almeida, A.. "Apostar no negócio do turismo ainda é economicamente viável?", Publituris, 2021, https://isagnaimprensa.blogspot.com/2021/04/apostar-no-negocio-do-turismo-ainda-e.html.
  4. Lopes de Almeida, A.. "Turismo: como os nómadas digitais vão mudar as viagens de negócios", Publituris, 2020, https://www.publituris.pt/opiniao/opiniao-turismo-como-os-nomadas-digitais-vao-mudar-as-viagens-de-negocios.
  5. Almeida, António. "A hospitalidade na saúde desafios e iniciativas", Hotelaria & Saúde, 2018, http://hdl.handle.net/11328/2761.
Capítulo de livro
  1. Lopes de Almeida, A.; Kastenholz, Elisabeth. Autor correspondente: Lopes de Almeida, A.. "Analyzing Seasonal Differences in a Destination’s Tourist Market: The Case of Minho". In Advances in Culture, Tourism and Hospitality Research, 253-267. Reino Unido: Emerald Group Publishing Limited, 2015.
    10.1108/s1871-317320150000010018
Livro
  1. Gastronomy, Hospitality, and the Future of the Restaurant Industry. {IGI. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9148-2
Resumo em conferência
  1. Mesquita, Susana; Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Lopes de Almeida, A.. "How can accessibility help build sustainable destinations?". Trabalho apresentado em 7th International Scientific Conference ToSEE - Tourism in Southern and Eastern Europe Engagement & Empowerment: A Path Toward Sustainable Tourism, Opatija, 2023.
    Publicado
  2. Lopes de Almeida, A.; Kastenholz, Elisabeth. "Seasonal behaviour of the tourist demand – the case of Minho". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management, Porto, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Almeida, António. "Comportamento Sazonal do Mercado Turístico – O Caso do Minho". Doutoramento, Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14812.