???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Algarve, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Dom Bosco (2019), Licenciada com Láurea Acadêmica em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2019). De 2016 a 2018 foi professora de inglês na Escola Interagir e de português e espanhol na ONG Pré-Vestibular Resgate Popular, onde foi coordenadora do núcleo de linguagens. Nesse mesmo período foi bolsista de iniciação científica e monitora acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi orientada em seu Trabalho de Conclusão de curso "O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras" pelo diretor da faculdade de Letras, o Professor Doutor Sergio de Moura Menuzzi. Em 2019, foi professora de línguas na Academia dos Valentes e professora auxiliar voluntária na Escola Básica da Lejana através do projeto Lusco-Fusco, da Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento. É orientada pelo professor Jorge Baptista em seu projeto de doutoramento "A Aprendizagem da Anáfora em Inglês e Espanhol como Línguas Estrangeiras". Estudou inglês no Kings College Bournemouth em 2013 e espanhol na Universidad de Salamanca em 2017. Possui certificado válido de proficiência em Inglês (IELTS) e Espanhol (SIELE) no nível C1. Participou do curso Educação para Transformação na Queen's University Belfast em julho de 2018 com bolsa do Santander.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Amanda Maraschin Bruscato
Data de nascimento
1997/08/31
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Bruscato, A. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
241E-9BEA-63D5
ORCID iD
0000-0003-0660-9098

Endereços de correio eletrónico

  • amandabruscato@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2019/02 - 2022
Concluído
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2016/08 - 2019/07
Concluído
Pedagogia (Graduado)
Universidade Luterana do Brasil, Brasil
"Relatório dos estágios curriculares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2018 - 2019
Concluído
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Centro Universitário Dom Bosco, Brasil
20
2015/01 - 2018/12
Concluído
Licenciatura em Letras (Laurea)
Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2020 Professora Voluntária de Português ONG Projeto Educacional Alternativa Cidadã, Brasil
2019/05/13 - 2019/12/17 Voluntária UAlg V+, Portugal
2019/09/18 - 2019/12/10 Professora de Línguas Academia dos Valentes, Portugal
2017/08 - 2018/12 Bolsista de Monitoria Acadêmica Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2016/01 - 2018/12 Professora de Inglês de Educação Infantil Escola Interagir, Brasil
2016 - 2018/12 Professora e Coordenadora Voluntária de Português e Espanhol ONG Pré-Vestibular Resgate Popular, Brasil
2018/08 - 2018/10 Professora Estagiária de Português de Segundo Ciclo Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Roberto Landell de Moura, Brasil
2018/08 - 2018/10 Professora Estagiária de Espanhol de Ensino Secundário Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, Brasil
2018/04 - 2018/05 Professora Estagiária de Primeiro Ciclo Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira, Brasil
2018/03 - 2018/05 Professora Estagiária de Espanhol de Terceiro Ciclo Escola Estadual de Ensino Fundamental Nehyta Martins Ramos, Brasil
2013/09 - 2016/01 Professora Auxiliar de Educação Infantil Escola Interagir, Brasil
2014/04 - 2014/06 Assistente Voluntária Casa Geriátrica Luz do Oriente, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/04 - 2017/12 Vozes Negras no Romance Hispano-Americano: A Narrativa Longa do Século XIX
UFRGS
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/10 - 2022 VirTeach Project
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal
Em curso
2018 - 2018 Lógica e Linguagem Natural
UFRGS
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Em curso
2018 - 2018 A autoria entre o retorno e a atualidade: formação discursiva, memória e arquivo
UFRGS
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2018 O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras
UFRGS
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bruscato, A. M.; Baptista, J.. "RELAÇÕES ENTRE TEORIAS LINGUÍSTICAS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS". Revista Educação Cultura e Sociedade 10 2 (2020): 324-338. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/3939.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Bruscato, Amanda Maraschin. "Utilizando o Sketch Engine a Favor do Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Segunda Língua". Fólio - Revista de Letras 11 2 (2020): 89-107. http://dx.doi.org/10.22481/folio.v11i2.5518.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22481/folio.v11i2.5518
  3. Cunha, A.; Bruscato, A. M.. "A Contribution to ESP Teachers’ Training". Annals of the Faculty of Foreign Languages and Literatures of “Dimitrie Cantemir” Christian University XVIII 2 (2020): 11-27. http://aflls.ucdc.ro/doc/FLLS%20Anale_2_2019_web.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. BRUSCATO, A. M.. "Ensino de Língua Inglesa na educação infantil: relatos de prática ancorados na abordagem de compreensão". BELT - Brazilian English Language Teaching Journal 9 2 (2018): 409-416. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31919.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15448/2178-3640.2018.2.31919
  5. Bruscato, A. M.. "Uma leitura dos amores de Stendhal em Memórias Póstumas de Brás Cubas". Revista Mosaico 17 (2018): 40-57. http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/view/529.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Bruscato, A. M.. "As diferenças nos fazem extraordinários!". Bem Legal 8 2 (2018): 41-47. http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicao-2018-2/as-diferencas-nos.
    Publicado
  7. Bruscato, A. M.; Bruscato, A.. "Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de LIBRAS a partir da experiência docente e discente no curso de licenciatura". Linguagens e Cidadania 20 (2018): 1-10. https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/34564.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Bruscato, A. M.. "Estágios e Formação de Professores: construindo uma teia de saberes". In Gestão Escolar e Formação de Professores, 11-15. Porto Alegre, Brasil: Interagir, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Bruscato, A. M.. "Guia de leitura dos romances hispano-americanos com protagonismo negro no século XIX". Trabalho apresentado em XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2017.
  2. Bruscato, A. M.. "Vozes negras no romance hispano-americano: a narrativa longa do século XIX". Trabalho apresentado em XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2016.
Relatório
  1. Bruscato, A. M.. 2019. Relatório dos Estágios Curriculares do Curso de Pedagogia.
Resumo em conferência
  1. Bruscato, A. M.. "Pedagogia Crítica e Inclusão". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica, Porto Alegre, 2019.
    Publicado
  2. Bruscato, A. M.. "O Interacionismo Sociodiscursivo na Educação de Jovens e Adultos". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, Porto Alegre, 2019.
    Publicado
  3. Bruscato, A. M.. "Línguas para Fins Específicos no Ensino Superior: objetivo profissional ou acadêmico e sua relação com abordagens de ensino". Trabalho apresentado em Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: building bridges across the classroom and the professional world, Faro, 2019.
    Publicado
  4. Bruscato, A. M.; Sanchez, G. M.. "Curso de Educação na Irlanda do Norte". Trabalho apresentado em XIV Salão de Ensino UFRGS, Porto Alegre, 2018.
    Publicado
  5. Bruscato, A. M.. "Experiência em Cursinho Popular". Trabalho apresentado em XIV Salão de Ensino UFRGS, Porto Alegre, 2018.
    Publicado
  6. Bruscato, A. M.. "Lendas brasileiras na educação de jovens e adultos". Trabalho apresentado em Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
    Publicado
  7. Bruscato, A. M.. "Guia de leitura dos romances hispano-americanos com protagonismo negro no século XIX". Trabalho apresentado em XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS, Porto Alegre, 2017.
    Publicado
  8. Bruscato, A. M.. "Vozes negras no romance hispano-americano: a narrativa longa do século XIX". Trabalho apresentado em XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, Porto Alegre, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Bruscato, A. M.. "O Artigo nas Gramáticas Contemporâneas Brasileiras". Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/179529.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Pedagogia Crítica e Inclusão V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2019 O Interacionismo Sociodiscursivo na Educação de Jovens e Adultos VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre, Brasil)
2019 Contextualização dos Estágios Curriculares do Curso de Pedagogia
Universidade Luterana do Brasil (Porto Alegre, Brasil)
2019 Línguas para Fins Específicos no Ensino Superior: objetivo profissional ou acadêmico e sua relação com abordagens de ensino Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: building bridges across the classroom and the professional world
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2018 Lendas brasileiras na educação de jovens e adultos Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2018 O artigo nas gramáticas contemporâneas brasileiras Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2018 Curso de Educação na Irlanda do Norte XIV Salão de Ensino UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2018 Experiência em Cursinho Popular XIV Salão de Ensino UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2017 Guia de leitura dos romances hispano-americanos com protagonismo negro no século XIX XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2016 Vozes negras no romance hispano-americano: a narrativa longa do século XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2015 Uma leitura dos amores de Stendhal em Memórias Póstumas de Brás Cubas Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2019 Participação como ouvinte na "V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica"
Conferência
V Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2019 - 2019 Participação como ouvinte no "VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo"
Encontro
VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
2019 - 2019 Participação como ouvinte no Ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica
Encontro
Ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica
Universidade do Algarve, Portugal
2019 - 2019 Participação como ouvinte no VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Encontro
VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Universidade do Algarve, Portugal
2019 - 2019 Participação como ouvinte e assistente voluntária no I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior
Simpósio
I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2017 Participação como ouvinte no evento "Por um Currículo Aberto ao Possível".
Encontro
Por um Currículo Aberto ao Possível
Colégio Marista Rosário, Brasil
2016 - 2016 Participação como ouvinte na "Semana Acadêmica de Letras"
Encontro
Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2015 - 2015 Participação como ouvinte no evento "Inteligência Coletiva: Novos Caminhos para o Professor do Século XXI"
Encontro
Inteligência Coletiva: Novos Caminhos para o Professor do Século XXI
Colégio Farroupilha, Brasil
2015 - 2015 Participação como ouvinte na "Semana Acadêmica de Letras"
Encontro
Semana Acadêmica de Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2013 - 2013 Participação como ouvinte no evento "Transtorno do Espectro Autista"
Encontro
Transtorno do Espectro Autista
Centro Universitario Ritter dos Reis, Brasil
Distinções

Prémio

2018 Destaque no XIV Salão de Ensino UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2018 Bolsa para o curso de verão Educação para Transformação na Queen's University Belfast
Santander UK plc, Reino Unido
2017 Destaque no XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2010 Vencedora do Concurso Nacional "Pense antes que o mundo acabe"
Editora Projeto, Brasil

Título

2019 Láurea Acadêmica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil