???global.info.a_carregar???
Maria de Nazaré Coimbra is a secondary school teacher with accumulation in higher education. Invited professor of supervision, training and professional development of the master's degree course in Educational Sciences of Lusófona University of Porto. Researcher at CeiED, ULHT. Trainer of continuing courses for teachers, mainly in the language field, and external evaluator of teachers of the CFAE (teachers´ training centre) of Matosinhos. As trainer promotes credited training courses in the Area of Educational Sciences, including Supervision, Project Methodology, Mother Tongue Didactics and Action Research. Author of scientific articles in the area of Pedagogical Supervision, in national and international journals. Maria de Nazaré Coimbra é docente do ensino secundário com acumulação no ensino superior. Professora convidada de supervisão, formação e desenvolvimento profissional do mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto. Investigadora do CeiED da ULHT. Formadora de cursos de formação contínua para docentes, sobretudo na área das línguas, é avaliadora externa da Bolsa de Formadores Internos do CFAE de Matosinhos (centro de formação docente). Como formadora, dinamiza cursos de formação creditados, na área das Ciências da Educação, incluindo Supervisão, Metodologia de Projeto, Didática da Língua Materna e Investigação-ação. É autora de artigos científicos na área da Supervisão pedagógica, em revistas nacionais e internacionais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra

Nomes de citação

  • Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo

Identificadores de autor

Ciência ID
2214-8109-61F6
ORCID iD
0000-0001-6591-3124

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012/02/29
Concluído
Doutoramento em Ciências Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CeiEF/ULHT), Portugal
"O Círculo da Escrita. o Texto Argumentativo e a Consciência (Meta)linguística no Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
2009 - 2010
Concluído
Formação para os Novos Programas de Português do Ensino Básico (Curso médio)
Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
2008 - 2009
Concluído
Língua e Literatura: Questões Científicas e Pedagógicas (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2008/05/19
Concluído
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Concluído em 19-05-2008." (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores - Muito Bom com Louvor
2008 - 2008
Concluído
Educar desde la Autoafirmación y la Inteligencia Emocional (Outros)
Universidad de Salamanca, Psicologia, Espanha
2007 - 2008
Concluído
Língua e Literatura: Questões Científicas e Pedagógicas (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2006 - 2007
Concluído
Supervisão e Coordenação da Educação (Pós-Graduação)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
18 valores
1981/06/30
Concluído
Proficiency in English (Diploma de especialização)
British Council Porto, Portugal
Grade B
1981
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses. (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15 valores
1978/06/30
Concluído
First Certificate in English (Diploma de especialização)
British Council Porto, Portugal
Grade A
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/01 - Atual Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2008/06 - Atual Coordenadora de Projeto (Docente-Ens. Secundário) Escola Secundária do Padrão da Légua, Portugal
1986/09 - Atual Professora do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente de Português) Escola Secundária do Padrão da Légua, Portugal
1992/09 - 2009/07 Orientadora (Docente E. Secundário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2022/12/31 Fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education and teacher education
CERI-OCDE
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Alcina de Oliveira Martins; Maria Nazaré Coimbra; Susana Oliveira Sa; José António Oliveira. "A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9 3 (2020): 341-354. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354.
    10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354
  2. Martins, Alcina Manuela Oliveira; Coimbra, Maria De Nazaré; Oliveira, José António; Maturano, Ariana Souza. "Metodologias ativas para a inovação e qualidade do ensino e aprendizagem no ensino superior". Revista EDaPECI 19 3 (2019): 122-132. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132
  3. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "First Language Teachers’ Development: Learning From Small-Scale Classroom Research". PUPIL: International Journal of Teaching, Education and Learning (2017): https://dx.doi.org/10.20319/pijtel.2017.12.7592.
    55347952100
  4. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Simões, Cláudia Margarida. "Chemistry Teaching in a STSE Perspective: A School Project". American Journal of Educational Research 4 10 (2016): 731-735. http://pubs.sciepub.com/education/4/10/4.
    Publicado • 10.12691/education-4-10-4
  5. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study.". American Journal of Educational Research, 3 (7) (2015): http://pubs.sciepub.com/education/3/7/16.
    http://pubs.sciepub.com/education/3/7/16
  6. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Chemistry Teaching in a STSE Perspective: A School Project.". American Journal of Educational Research, 4(10) (2015):
    http://pubs.sciepub.com/education/4/10/4
  7. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Using Cooperative Learning in a Grammar Workshop: A Case study on Students' Perceptions". Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ) 2 (3) (2015): http://scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/1039/pdf_95.
    http://scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/1039/pdf_95
  8. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Machado, Maria Isabel. "Using Cooperative Learning in a Grammar Workshop: A Case study on Students' Perceptions". Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ) 2 3 (2015): 162-168. http://scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/1039/pdf_95.
    Publicado • 10.14738/assrj.23.1039
  9. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Pinto, Isabel Pereira; Serradas, Rosa. "How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study". American Journal of Educational Research 3 7 (2015): 918-922. http://pubs.sciepub.com/education/3/7/16.
    Publicado • 10.12691/education-3-7-16
  10. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Teacher Training and the Development of First Language Reading Strategies". American Journal of Educational Research, 2 (11) (2014):
    http://pubs.sciepub.com/education/2/11/7/
  11. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Practical reflectivity as a context for teachers´ professional development: a mixed-methods study". Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ), 1 (8) (2014):
    https://scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/746.
  12. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Machado, Maria Isabel. "Investigação-ação: uma estratégia de promoção colaborativa da inovação e mudança de práticas a Português". Revista Científica Vozes dos Vales – UFVJM 6 3 (2014): 1-16. http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files.
    Publicado
  13. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Alves, Carla Dimitre. "Teacher Training and the Development of First Language Reading Strategies". American Journal of Educational Research 2 11 (2014): 1044-1049. http://pubs.sciepub.com/education/2/11/7/.
    Publicado • 10.12691/education-2-11-7
  14. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Pinto, Isabel Pereira; Serradas, Rosa. "Practical reflectivity as a context for teachers´ professional development: a mixed-methods study". Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ) 1 8 (2014): 176-187. https://scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/746.
    Publicado • 10.14738/assrj.18.746
  15. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Supervision and Evaluation: Teacher´s Perspectives". International Journal of Humanities and Social Science 3 5 (2013): 65-71. http://www.ijhssnet.com/journals/Vol_3_No_5_March_2013/7.pdf.
    Publicado
  16. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Martins, Alcina Manuela de Oliveira. "Case Studying Educational Research: A Way of Looking at Reality". American Journal of Educational Research 1 9 (2013): 391-395. http://pubs.sciepub.com/education/1/9/7/education-1-9-7.pdf.
    Publicado • 10.12691/education-1-9-7
  17. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Martins, Alcina Manuela de Oliveira. "O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior.". Revista Nuances: estudos sobre Educação 24 3 (2013): 31-46. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2696.
    Publicado • 10.14572/nuances.v24i3.2696
  18. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Formação e Supervisão: O que move os professores?". Revista Lusófona da Educação 20 (2012): 31-46.
    Publicado
  19. Coimbra, M.N.C.T.; Marques, A.T.; Martins, A.M.O.. "Formation and supervision: What instigates teachers? | Formação e supervisão: O que move os professores?". Revista Lusofona de Educacao 20 (2012): 31-46. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865579737&partnerID=MN8TOARS.
  20. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Escrita Processual e (Meta) Cognição: Perspectivas". Revista OZARFAXINARS 29 (2011): 1-6. http://www.cfaematosinhos.eu/Ed_ozarfaxinars_n29.htm.
    Publicado
  21. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Alunos, Leituras e Valores: Uma Escola para o Futuro". - 0 (2010): 0-0.
    Publicado
  22. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Portefólios Reflexivos em Supervisão pedagógica". - 0 (2010): 0-0.
    Publicado
  23. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "O Mistério dos Leitores Fascinados". Revista electrónica E-fabulations. Electronic Journal of Anglo-American Studies 4 (2009): 111-122. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6552.pdf.
    Publicado
  24. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "A língua no plural: o aperfeiçoamento da competência de comunicação escrita em português". Actas do VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. AGIR VII (2009): 0-0.
    Publicado
  25. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "The (co)construction of competence in writing in the mother tongue. A study in initial training". Revista Linguanet 1 (2009): 1-29. linguanet@fch.lisboa.ucp.pt.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Diálogo sobre a continuação de um projecto", Ler Mais e Escrever Melhor, 2011
  2. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Visão de um projecto: Ler Mais e Escrever Melhor", Ler Mais e Escrever Melhor, 2009
Livro
  1. Teodoro, António, ed.. 06 - Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017). Edições Universitárias Lusófonas. 2018.
  2. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. A Escrita em Projecto. Processos de (co)construção da competência de comunicação escrita em Português, língua materna. Porto, Portugal: Edições Ecopy. 2009.
    Publicado
Manual
  1. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. O Jogo das Palavras. Portugal. 2002.
  2. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. Fichas do Manual O Jogo das Palavras. Portugal. 2002.
  3. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. Palavras Mágicas 1. Portugal. 1995.
  4. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. Palavras Mágicas 2. Portugal. 1995.
  5. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. Palavras Mágicas 3. Portugal. 1994.
  6. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. Palavras Mágicas 4. Portugal. 1994.
Relatório
  1. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. 2010. O círculo da escrita. O texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário.
Tese / Dissertação
  1. Simões, Cláudia Margarida Assunção Ribeiro. "Educação e ensino CTS com projetos sustentáveis de alunos de física e química". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10437/7700.
  2. Alves, Carla Dimitre Dias. "O projeto aprender a crescer : desenvolvimento transdisciplinar da leitura em monodocência coadjuvada no 1.º CEB". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10437/8822.
  3. Máximo, Marilene Santos. "Formação continuada docente em língua portuguesa e o ensino e aprendizagem de gêneros textuais no 9º ano : um estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6905.
  4. Nogueira, Maria João da Cruz Nogueira. "O plano da matemática : contexto facilitador do trabalho colaborativo entre pares : um estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/9131.
  5. Mosca, Vanilda de Oliveira. "Leitura em ação: supervisão e aperfeiçoamento no Ensino Fundamental. Um estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6899.
  6. Machado, Maria Isabel Pacheco Cunha. "Cooperar para aprender: um estudo de investigação-ação no ensino-aprendizagem da gramática portuguesa". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6696.
  7. Tomás, José Francisco. "Prevenção do bullying em comunidade escolar: um estudo numa escola angolana". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/8689.
  8. Carvalho, Maria Nascimento de. "Efeitos do estresse, da sonolência e dos distúrbios do sono nas práticas de docentes do ensino fundamental". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6715.
  9. Lins, Everton Diogo da Silva. "Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/7173.
  10. Lima, Isabel Maria Albuquerque da Costa. "Desenvolvimento da competência científica em atividade laboratorial de ciências naturais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/9072.
  11. Neves, Ana Maria Rodrigo. "Resolução de problemas de física e química em trabalho colaborativo entre pares". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/5869.
  12. Pachêco, Márcia Henrique. "Língua escrita e modelos de aprendizagem na educação infantil". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/6273.
  13. Degan, Vera Lucia. "O lugar da formação do leitor-autor na escola de ensino médio : itinerários e tramas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/6256.
  14. Locateli, Diogo. "Literacia científica e aprendizagem ativa na disciplina de química no 3º ano do ensino médio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10437/6288.
  15. Lira, Nara Neide Teixeira Soares de. "A influência da família e da escola na formação de esquemas iniciais desadaptativos em crianças da educação infantil". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/4945.
  16. Fonseca, Rui Isaque Gonçalves da Ascensão. "Supervisão em comunidade aprendente na perspetiva dos supervisores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/9083.
  17. Luciano, Deolinda Manuel. "Desenvolvimento da competência e do gosto pela leitura em língua portuguesa de alunos angolanos com diferentes línguas nacionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/9076.
  18. Paula, Sandra Carla Barreto de. "A construção da competência de comunicação oral em língua portuguesa nas percepções dos professores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/4998.
  19. Morais, Carla Sofia Alves da Costa Cardoso de. "Um percurso de mãos dadas : cursos profissionais rumo à vida ativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/9071.
  20. Maximino, Odete da Silva. "Supervisor pedagógico : concepções e práticas de um perfil transformador". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/9133.
  21. Lopes, Carla da Conceição Gonçalves. "Supervisão e avaliação de desempenho docente: perceções dos professores sobre observação de aulas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/9098.
  22. Alves, Carla Dimitre Dias. "O fio de Ariadne : a formação contínua do PNEP e desenvolvimento da competência da leitura no 1.º CEB". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10437/2869.
  23. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "O círculo da escrita : o texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10437/4355.
  24. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Processos de (co)construção da competência de comunicação escrita em língua materna: um estudo de caso.". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/11328/79.

Outros

Outra produção
  1. Um Projeto transversal de leitura: concretização e contributos. O presente artigo pretende divulgar parte dos resultados da operacionalização de um Projeto, realizado em monodocência coadjuvada, que focaliza o desenvolvimento de competências transversais de leitura, nas disciplinas de Português e Matemática, de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo decorreu num agrupamento de Escolas do concelho de Gondomar, entre 2014/15 e 2015/16.Trata-se de um. 2017. Alves, Carla Dimitre; CeiED, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa; Coimbra, Maria de Nazaré; CeiED, Universidade Lusófona do Porto e ULHT. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/6059.
  2. Formação e supervisão: o que move os professores?. A finalidade deste estudo é identificar que professores frequentam o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão. Interessa determinar o perfil desses professores, averiguar as suas percepções da supervisão, verificar o que os motiva a investirem na formação contínua e no desenvolvimento profissional e quais são os seus interesses, ao iniciar um segundo ciclo de est. 2012. Coimbra,Maria de Nazaré Castro Trigo; Marques,Anabela Teixeira; Martins,Alcina Manuela de Oliveira. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000100003.
  3. Formação e supervisão : o que move os professores?. A finalidade deste estudo é identificar que professores frequentam o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão. Interessa determinar o perfil desses professores, averiguar as suas percepções da supervisão, verificar o que os motiva a investirem na formação contínua e no desenvolvimento profissional e quais são os seus interesses, ao iniciar um segundo ciclo de est. 2012. Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo; Marques, Anabela Teixeira; Martins, Alcina Manuela de Oliveira. http://hdl.handle.net/10437/2806.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - Atual Leitura, Leitores e Contratos de Leitura. Os Novos Caminhos da Motivação à Leitura no Ensino Secundário
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - Atual Palavras em Diálogo. Competências do Diretor de Turma e Mediação Escola-Família
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016 - 2016 Formação Continuada Docente em Língua Portuguesa e o Ensino e Aprendizagem de Gêneros Textuais no 9º Ano: um estudo de caso.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Leitura em ação: supervisão e aperfeiçoamento no ensino fundamental. Um estudo de caso.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 Educação e ensino CTS com projetos sustentáveis de alunos de Física e Química.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 O projeto aprender a crescer: desenvolvimento transdisciplinar da leitura em monodocência coadjuvada no 1º CEB.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Pedagogia crítica e dialogo intercultural no ensino da língua inglesa
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 Leitura e escrita: lendo o (in)visivel e escrevivendo a cidadania
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Língua escrita e modelos de aprendizagem na educação infantil
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Currículo por competências: desafios e possibilidades na educação básica na rede estadual de Espírito Santo
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 O lugar da formação do leitor-autor na escola de ensino médio: itinerários e tramas
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 Prevenção do bullyng em comunidade escolar: um estudo numa escola angolana.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 O plano da matemática: contexto facilitador do trabalho colaborativo entre pares. Um estudo de caso
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 Efeitos do stresse e da sonolência e dos distúrbios do sono nas práticas dos docentes do ensino fundamental
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 Influência do stresse, da ansiedade e depressão na atenção do estudante surdo.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 Educação inclusiva e desenvolvimento integrado do aluno surdo adolescente. Um estudo de caso.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 Literacia científica e aprendizagem ativa na disciplina de química no 3º ano do ensino médio
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 Cooperar para aprender: um estudo de investigação-Ação no ensino - aprendizagem da gramática portuguesa.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 Desenvolvimento da competência ciêntífica em atividade laboratorial de ciências naturais
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2014 Resolução de Problema de físico-química em trabalho colaborativo entre pares.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2014 Prática reflexiva e desenvolvimento de competências na formação inicial de professores de Matemática.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 Um percurso de mãos dadas: os profissionais rumo à vida ativa.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 O desenvolvimento da competência do gosto pela leitura em língua portuguesa de alunos angolanos com diferentes línguas nacionais.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 Supervisão em comunidade aprendente na perspetiva dos supervisores
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 Supervisão e avaliação de desempenho docente. Perceções dos professores sobre observação de aulas.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 A dimensão afetiva e a sua relevância no ensino da matemática: uma inquietação da supervisão pedagógica
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 A Construção da comunicação oral em Língua portuguesa nas perceções dos professores
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 Currículo e prática pedagógica na disciplina de língua portuguesa
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - 2011 II Encontro: Investigar em Educação e Mudança da Escola
Encontro (Outra)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 Concurso Nacional de Leitura fase de Escola
Concurso (Outra)
Ministério da Educação, Portugal
2011 - 2011 Concurso Literário «Conto de...»
Concurso (Outra)
Direção ESPL / Ministério da Educação, Portugal
2010 - 2010 I Encontro Escolas de Hoje: Perspetivas
Encontro (Outra)
2010 - 2010 Concurso Nacional de Leitura fase de Escola
Concurso (Outra)
Ministério da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2011 - 2011 O Círculo da Escrita. O texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no Ensino Secundário
Encontro
II Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação (CEEF,ULP) e do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF, ULHT): Investigar em Educação e Mudança da Escola
Universidade Lusófona do Porto (ULP), Portugal
2010 - 2010 Mensagem e o Nacionalismo Republicano
Seminário
Seminário O Imperativo Republicano em Debate. Comemorações do Centenário da República Portuguesa
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal
2010 - 2010 Supervisão Pedagógica e Escrita Reflexiva em Formação Inicial
Encontro
I Encontro Escola de Hoje: Perspectivas
Centro de Estudos em Educação e Formação da Universidade Lusófona do Porto (CEEF/ULP), Portugal
2010 - 2010 Supervisão e Escrita em Projecto: Escrita processual (meta) cognitiva no Ensino Secundário
Encontro
Investigar em Educação. I Encontro de Investigadores.
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CeiEF/ULHT), Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2011/01/01 - 2019/12/31 Ler Mais e Escrever Melhor Gráfica Sirirus
2011/05/01 - 2011/07/31 EduSCIENCE

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
1998 - Atual Comissão de Avaliação do Desempenho Docente Escola Secundária do Padrão da Légua, Portugal
1997 - Atual Júri do Concurso do Pessoal Nâo Docente da Escola
1996 - Atual Membro da Comissão Executiva do Plano Anual da Escola do Conselho Pedagógico Escola Secundária do Padrão da Légua, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/05/08 - 2020/05/23 Mestrado em Ciências da Educação- Especialização em Educação e Formação de Adultos • Formação e Desenvolvimento Profissional (24h) Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019/03/22 - 2019/04/13 Mestrado em Ciências da Educação- Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores • Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2018/03/09 - 2018/04/14 Mestrado em Ciências da Educação- Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores • Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 Administração, Supervisão e Gestão Escolar Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 Investigação em Supervisão Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 Supervisão e Didáctica da Escrita. A escrita em Projecto Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto da Educação da Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 C 445. Projecto de Formação para o Novo Programa de Português para o Ensino Básico - I Aperfeiçoamento (Curso médio) Ministério da Educação - CFAE Matosinhos - ESPL, Portugal
2010 - 2010 Administração, Supervisão e Gestão Escolar Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2010 - 2010 Investigação em Supervisão Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2010 - 2010 Supervisão e Didáctica da Escrita. A escrita em Projecto Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto da Educação da Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2010 - 2010 Sessões de Formação Novos Programas de Português para o Ensino Básico Aperfeiçoamento (Curso médio) DGIDC - Ministério da Educação - ESPL, Portugal
2009 - 2009 Administração, Supervisão e Gestão Escolar Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2009 - 2009 Sessões de Formação Novos Programas de Português para o Ensino Básico Aperfeiçoamento (Curso médio) DGIDC - Ministério da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008/12 - Atual APOGEP (Associação Portuguesa de Gestão de Projectos)
2008/01 - Atual The National Writing Project (EUA)
Distinções

Outra distinção

2009 Menção Qualitativa de Excelente (Avaliação de Desempenho Docente 2007-2009)
Ministério da Educação, Portugal