Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato
Nomes de citação
- Mourato, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 211C-8697-3332
- ORCID iD
- 0000-0003-4133-7219
Endereços de correio eletrónico
- ana.mourato@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
- ana.mourato@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Websites
- https://www.anamourato.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023 - 2023
Frequentou
|
Ação de capacitação para a área do ensino a distância - Edu Digital (Outros)
Especialização em EaD
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
|
2020/10/05 - 2020/12/07
Concluído
|
Literatura infantil, prácticas psicoanalíticas y expansión de la capacidad simbólica (Postgraduate Certificate)
Especialização em psicanálise, literatura infantil
Facultad de Psicología Universidad de la República, Uruguai
|
9 (0 a 10) |
2017 - 2020
Concluído
|
Acreditada como formadora CCPFC (Diploma de especialização)
Especialização em A47 Psicologia/Psicossociologia; B10 – Orientação Vocacional; B13 – Psicologia da Educação; B9l Educação
(Leitura); CO3 Conceção e Organização de Projetos Educativos. Registo CCPFC/RFO – 31738/12
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Psicologia Educacional (Diploma de especialização)
Especialização em Psicologia Educacional
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2011/10 - 2016
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Perceção dos Educadores sobre as Potencialidades do Livro de Literatura para a Infância." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2008 - 2009
Concluído
|
Pós Graduação em Livro Infantil (Pós-Graduação)
Especialização em Livro Infantil
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
16 |
2006 - 2009
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e Leitura
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"O conto infantil como mediador e contentor ao longo do desenvolvimento.
Estudo de caso: Projeto Ouvir o Falar das Letras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2001 - 2005
Concluído
|
Formação em Psicoterapia psicodinâmica (Pós-Graduação)
Especialização em Psicoterapia
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Portugal
|
|
2000/04 - 2000/07
Concluído
|
Curso de Análise Psicodinâmica do Desenho (Outros)
Especialização em Psicoterapia
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1994 - 1999
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Percepções sobre a Violência na Escola em Crianças de 10/11 Anos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
monografia: 18 valores| media de curso: 15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/15 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2024 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal |
instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal | ||
2023 - 2024 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2022/10/15 - 2023/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2020/12/06 - 2022/07/05 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2021 - 2021 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Gerente Empresa "Saúde Mental e Bem Estar na Infância" | Ana Mourato Lda, Portugal |
Saúde Mental e Bem Estar na Infância, Portugal | ||
2018 - Atual | Formadora Ação: O LIVRO NO PRÉ-ESCOLAR – ESTIMULO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | Ana Mourato Lda, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal | ||
2017 - Atual | Formadora da APEI | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal | ||
2011 - Atual | Formadora Ação: O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? PRÁTICAS DOS 9 AOS 36 MESES do Projeto "Livro para a infância em diálogo com a psicologia do desenvolvimento" | Ana Mourato Lda, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal | ||
2011 - Atual | Formadora Ação: LITERATURA PARA A INFÂNCIA – DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS | Ana Mourato Lda, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal | ||
2009 - Atual | Formadora da Ação: OS MEDOS E OS LOBOS NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA | Ana Mourato Lda, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal | ||
2008 - Atual | Formadora da ação: SELEÇÃO DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA ASSOCIADA ÀS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO | Ana Mourato Lda, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal | ||
2005 - Atual | Coordenadora e dinamizadora de WEBINARS SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL e LITERATURA PARA A INFÂNCIA | Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal | ||
2005 - Atual | Coordenadora e dinamizadora de PROJETO "LIVRO PARA A INFÂNCIA EM DIÁLOGO COM A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO" www.anamourato.com | Ana Mourato Lda, Portugal |
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal (...) |
||
2021/02/24 - 2021/02/24 | Formadora webinar na ESES | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2019 - 2019 | Consultora na Câmara de Oeiras - Divisão de Bibliotecas | Câmara Municipal de Oeiras, Portugal |
Bibliotecas Municipais de Oeiras, Portugal | ||
2017 - 2017 | Formadora ação: O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM CRECHE | Ana Mourato Lda, Portugal |
Ana Mourato Lda, Portugal | ||
2016/04/04 - 2016/04/04 | Formadora convidada para aula no IE da Universidade de Lisboa | instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal |
instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal | ||
2011 - 2016 | Formadora na SCML | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal | ||
2011 - 2014 | Formadora na MARIA ULRICH | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal | ||
2012 - 2012 | Consultoria na Biblioteca de Torres Vedras | Municipio de Torres Vedras, Portugal |
Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Portugal | ||
2004 - 2011 | Formadora no IEFP | Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal | ||
2010 - 2010 | Formadora Curso ISPA | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal | ||
2002 - 2006 | Psicóloga em projeto de animação | ADEC Associação para o Desenvolvimento Educativo de Cascais, Portugal |
ADEC Associação para o Desenvolvimento Educativo de Cascais, Portugal | ||
2000 - 2006 | Psicóloga | Gabinete de Apoio Psicológico, Portugal |
Gabinete de Apoio Psicológico, Portugal | ||
2001 - 2002 | Formadora na VOZ DO OPERÁRIO | Sociedade A Voz do Operário, Portugal |
Sociedade A Voz do Operário, Portugal | ||
2000/05 - 2000/06 | Psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação | Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL), Portugal |
Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL), Portugal | ||
1997 - 2000 | Psicóloga Educacional | ATLA - Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental de Alfama, Portugal |
ATLA - Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental de Alfama, Portugal | ||
1998/10 - 1999/07 | Psicóloga Educacional | Associação de Tempos Livres de Alfama, Portugal |
Associação de Tempos Livres de Alfama, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/08/06 | Fomento del pensamiento introyectivo del niño a través de la mediación del libro álbum. | LA CREATIVIDAD, ESA HUMANA EXPERIENCIA. Diálogos del psicoanálisis con otras disciplinasXI Congreso Internacional APU
Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU) (Uruguai, Uruguai)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2021 | COORIENTAÇÃO da tese de mestrado: Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em Educação Pré-Escolar
Coorientador
|
Mestrado Pré Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/24 - 2021/02/24 | Dinamização da sessão “Ler livros a Bebés? Porquê? Como?“, no âmbito do programa “ÀS QUARTAS NO CAP”, que se realizou, via
zoom, no dia 24 de fevereiro de 2021, das 14h30 às 16h30 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Encontro
|
“Ler livros a Bebés? Porquê? Como?“, no âmbito do programa “ÀS QUARTAS NO CAP”,
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/01/13 - 2021/01/13 | Seminário "Livro para a Infância - Técnicas
de Mediação da Leitura e de Relação / Interação com um grupo de bebés", no III Ciclo de Seminários
- Reflexões e Debates à Volta da Infância 2021 da Escola Superior de Educação de Lisboa
Seminário
|
Mediação da Leitura e de Relação / Interação com um grupo de bebés, no III Ciclo de Seminários - Reflexões e Debates à Volta
da Infância
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/10/21 - 2020/10/22 | COMUNICAÇÃO no 9º Encontro de Literatura Infantojuvenil. Literatura Infantojuvenil, inclusão e cidadania – “A importância
do contexto simbólico da literatura para a infância na inclusão”. Na Biblioteca Municipal de Estarreja. ZOOM
Encontro
|
9º Encontro de Literatura Infantojuvenil. Literatura Infantojuvenil, inclusão e cidadania – “A importância do contexto simbólico
da literatura para a infância na inclusão”.
Biblioteca Municipal de Estarreja, Portugal
|
2019 - 2019 | COMUNICAÇÃO - Comunicação no Encontro AvisEstórias – “O segredo do livro e da leitura no acolhimento do leitor”. Na BIBLIOTECA
MUNICIPAL DE AVIS. Avis
Encontro
|
Comunicação no Encontro AvisEstórias – “O segredo do livro e da leitura no acolhimento do leitor”.
Biblioteca Municipal de Avis, Portugal
|
2019 - 2019 | COMUNICAÇÃO - no Diálogo 4 – “Psicologia e Literatura” -ciclo de diálogos “Psicologia, Artes e outros saberes” integrado nas
comemorações dos 30 anos da SPPC. Na Ler Devagar. Lisboa
Mesa-redonda
|
Diálogo 4 – “Psicologia e Literatura” -ciclo de diálogos “Psicologia, Artes e outros saberes”
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Portugal
|
2019 - 2019 | COMUNICAÇÃO - no II Encontro de saúde e educação na Universidade do Algarve (UAL) - “Mediação da leitura na primeira infância
- a pertinência das diferentes linguagens da relação do adulto com o bebé/ criança”. Algarve
Encontro
|
II Encontro de saúde e educação na Universidade do Algarve (UAL) - “Mediação da leitura na primeira infância - a pertinência
das diferentes linguagens da relação do adulto com o bebé/ criança”.
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2018 - 2018 | SESSÃO CENTIFICA - Sessão científica “Livro para a infância em diálogo com a psicologia do desenvolvimento” comentário: Teresa
Sá na SPPC (Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica). Lisboa
Mesa-redonda
|
Sessão científica “Livro para a infância em diálogo com a psicologia do desenvolvimento” comentário: Teresa Sá na SPPC (Sociedade
Portuguesa de Psicologia Clínica).
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Portugal
|
2017 - 2017 | COMUNICAÇÃO - Psicanálise dos contos de fadas no Édipo em Alexandria- conversas na Biblioteca da Sociedade Portuguesa de
Psicanálise. Obra: The uses of enchantment (psicanálise dos contos de fadas) - Bruno Bettelheim (1976) Sociedade Portuguesa
de Psicanálise. Lisboa.
Encontro
|
Psicanálise dos contos de fadas no Édipo em Alexandria- conversas na Biblioteca da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Obra:
The uses of enchantment (psicanálise dos contos de fadas) - Bruno Bettelheim (1976)
Sociedade Portuguesa da Psicanalise, Portugal
|
2017 - 2017 | OFICINA- IV Encontro de Literatura para a Infância: Segredos por contar. Oficina: Acordar segredos de um livro álbum acolhendo
o leitor. ESE de Lisboa
Encontro
|
IV Encontro de Literatura para a Infância: Segredos por contar. Oficina: Acordar segredos de um livro álbum acolhendo o leitor.
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | COMUNICAÇÃO- Encontro SER BEBÉ XII – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto
Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento. APEI na UTAD
Encontro
|
Encontro SER BEBÉ XII – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto Literacia
na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2017 - 2017 | COMUNICAÇÃO - Encontro SER BEBÉ XI – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto
Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento. APEI na ESE de Beja
Encontro
|
Encontro SER BEBÉ XI – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto Literacia
na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento.
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | COMUNICAÇÃO - 3º Colóquio Internacional LER e SER – Os desafios das escolas do século XXI. Painel 4 - Boas práticas: Das
escolas às empresas. Biblioteca Almeida Garret. Porto
Mesa-redonda
|
3º Colóquio Internacional LER e SER – Os desafios das escolas do século XXI. Painel 4 - Boas práticas: Das escolas às empresas.
Biblioteca Almeida Garret, Portugal
|
2016 - 2016 | OFICINA - III Encontro de Literatura para a Infância “A natureza dos livros”. Oficina: A natureza de um (bom) livro e o desenvolvimento
emocional na infância. ESE de Lisboa.
Encontro
|
III Encontro de Literatura para a Infância “A natureza dos livros”. Oficina: A natureza de um (bom) livro e o desenvolvimento
emocional na infância
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | OFICINA - I Encontros de Literatura para a Infância "Textos em diálogo". - Oficina: Literacia na Primeira Infância. ESE de
Lisboa
Encontro
|
I Encontros de Literatura para a Infância "Textos em diálogo". - Oficina: Literacia na Primeira Infância
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | COMUNICAÇÃO - I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Comunicação: "O conto como mediador do desenvolvimento
emocional". Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Lisboa
Congresso
|
I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Comunicação: "O conto como mediador do desenvolvimento emocional"
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2008 - 2008 | COMUNICAÇÃO - XXI Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Título da conferência: "O projeto Ouvir o Falar das Letras
- O conto como organizador do psiquismo - conta-me uma história". Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Lisboa
Congresso
|
XXI Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Título da conferência: "O projeto Ouvir o Falar das Letras - O conto
como organizador do psiquismo - conta-me uma história"
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Sociedade Portuguesa da Psicanalise, Portugal |
2002 - 2002 | COMUNICAÇÃO - Colóquio para Educadoras de Infância. Apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho”
- abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.).
Instituto Jean Piaget. Lisboa
Congresso
|
olóquio para Educadoras de Infância. Apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho” - abordagem da
dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.).
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2001 - 2001 | COMUNICAÇÃO - XXIII congresso do Movimento da Escola Moderna. Título da apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando
se faz caminho” - abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola
Moderna (M.E.M.). Évora
Congresso
|
XXIII congresso do Movimento da Escola Moderna. Título da apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho”
- abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.)
Movimento da Escola Moderna, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/18 | Educação Ambiental na Reserva Natural do Cavalo Sorraia e Paul da Gouxa
Orientador
|
Abalanteia Martinho Nab (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/03/24 | A ÁREA DAS EXPRESSÕES EM CONTEXTO DE ATL
Desafios e oportunidades no trabalho com crianças
Arguente
|
Carolina dos Santos Rocha Pato (Mestrado)
instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
|
2022 | “Os Medos em crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico”
Arguente
|
Cristiana Alexandra Ribeiro Silva: (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 | “A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico”,
Arguente
|
Andreia Sofia Santos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/11/17 | Técnicas de mediação de leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escola
Orientador
|
Ana Soraia Velez Aranha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/11/11 | O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas
idades
Arguente
|
Márcia Sofia Roque Gomes Amaro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | CONSULTORIA - Consultoria realizada com a Direção das Bibliotecas de Oeiras sobre a forma de potencializar o trabalho em rede das equipas do sector Infantil das três bibliotecas municipais, nomeadamente: Biblioteca Municipal de Algés (BMA), Biblioteca Municipal de Carnaxide (BMC) e Biblioteca Municipal de Oeiras (BMO). Oeiras | Bibliotecas Municipais de Oeiras, Portugal Câmara Municipal de Oeiras, Portugal |
2012 - 2012 | CONSULTORIA - Supervisão e consultoria na formação e criação do projeto Bebéteca com a equipa da Biblioteca Municipal de Torres Vedras. Torres Vedras | Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Seminário de Apoio ao Estágio Curricular/Projeto de Intervenção/Dissertação | Educação Social e Intervenção Comunitária | |
2024 - Atual | Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche | Educação Pré-Escolar | |
2024 - Atual | Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
2024 - Atual | Dinâmicas de Grupo | Educação Ambiental e Turismo de Natureza | |
2024 - Atual | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada | Educação Pré-Escolar | |
2024 - Atual | Linguagens e Comunicação | Educação Pré-Escolar | |
2024 - Atual | Mediação e Resolução de Conflitos | Educação Social | |
2024 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada - Creche | Educação Pré escolar | |
2024 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico - 1.º e 2. anos | 1ºCEB e Matemática e Ciências Naturais 2ºCEB | |
2024 - Atual | Psicossociologia das instituições educativas | Administração Educacional | |
2024 - Atual | Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue | Educação Básica | |
2024 - Atual | Psicologia da Comunicação | Design Digital | |
2024 - Atual | Psicossociologia da Comunicação | Produção Multimédia em Educação | |
2024 - Atual | Transições e Vulnerabilidades | Educação Social e Intervenção Comunitária | |
2024 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | Educação e Formação | instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal |
2021/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em jardim de Infância | Mestrado em Educação Pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - Atual | Investigação em Educação e Problemas Sociais | LEBA20410 (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020/10 - Atual | Mediação e Resolução de Conflitos | LESO10169 (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - Atual | Investigação da prática de ensino supervisionada | MEPRE017 (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada - Creche | MEPRE005 (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em Creche | MEPRE018 (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche | Mestrado Educação pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal |
2023 - 2024 | Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche | Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche | Mestrado Educação pre escolar e 1 ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Dinâmicas de Grupo | Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura) | |
2023 - 2024 | Fundamentos Psicológicos da educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Linguagens e Comunicação | Mestrado Educação Pre Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Mediação e Resolução de Conflitos | Licenciatura Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada | Mestrado Pré escolar e 1Ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Modelos de Intervenção em Educação Social | Mestrado Educação Social Intervenção Comunitária (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Prática de Ensino Supervisionada - Creche | Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância | Mestrado Educação Pré Escolar | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Psicossociologia das instituições educativas | Mestrado Administração Educacional (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Saúde e Vulnerabilidades na Infância | Mestrado Matemática Ciências Naturais, Mestrado Educação Pré Escolar, Mestrado Educação Pre escolar E 1Ciclo | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue | Licenciatura em Educação Básica 1 | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância | Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) | |
2022/10/15 - 2023/01/15 | Dinâmicas de Grupo | Licenciatura em Educação Ambiental e Animação (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/10/15 - 2023/01/15 | Fundamentos Psicológicos da Educação | Licenciatura educação básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/10/15 - 2023/01/15 | Linguagens e Comunicação | Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/10/15 - 2023/01/15 | Prática de Ensino Supervisionada - Creche | Mestrado Educação Pre escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/10/15 - 2023/01/15 | Psicossociologia das instituições educativas | Mestrado em Administração Educativa (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/09/15 - 2023/01/15 | Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche | Mestrado em Educação Pré Escolar | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/10/15 - 2023/01 | Mediação e Resolução de Conflitos | Licenciatura em educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Iniciação à Prática Profissional I - Contextos de Creche e Jardim de Infância | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue | Licenciatura em educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância | Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/09 - 2022/02 | Fundamentos Psicológicos da Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/09/16 - 2022/01 | Iniciação à Prática Profissional II - Contextos de Jardim de Infância e 1º CEB | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Didática da Educação de Infância - Creche | Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Mediação e Resolução de Conflitos | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/12 - 2022 | Psicossociologia das Instituições | Mestrado em Administração Educacional - Ciências da Educação (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2022 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada | Mestrado em Educação Pré Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2022 | Dinâmicas de Grupo | Licenciatura Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2022 | Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2005 - 2021/11 | WEBINARS - DESENVOLVIMENTO INFANTIL VS LITERATURA PARA A INFÂNCIA - Coordenadora e dinamizadora de encontros temáticos (94 encontros temáticos realizados até à data) com pais e profissionais da área da educação de infância, psicologia e bibliotecas em relação a temáticas que englobam o desenvolvimento infantil e a literatura para a infância (birras e descontrolos emocionais, limites organizadores da infância, medos e da criança, pais suficientemente bons, processos de autonomia) ¿ Presencial e em ZOOM | WEBINARS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL VS LITERATURA PARA A INFÂNCIA (Outros) | Ana Mourato Lda, Portugal |
2021/04 - 2021/06 | Literacia Emocional através das Estórias | Pós Graduação Arte de Contar Estórias (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2020/12/06 - 2021/02/05 | Fundamentos Psicológicos da Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2008 - 2021 | Formadora de 15 ações intituladas: SELEÇÃO DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA ASSOCIADA ÀS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO na ESES, APEI, Escolas e Jardins de Infância privados, Bibliotecas e Câmaras municipais. | SELEÇÃO DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA ASSOCIADA ÀS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO (Curso médio) | Ana Mourato Lda, Portugal |
2020/10 - 2020/12 | Linguagem e comunicação | MEPRE001 (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2011 - 2020 | Formadora de 31 acções de formação ministradas com o título: O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? PRÁTICAS DOS 9 AOS 36 MESES - Na ESES, APEI, Escolas e Jardins de Infância particulares, Bibliotecas, Câmaras Municipais | O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? PRÁTICAS DOS 9 AOS 36 MESES (Outros) | Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal |
2011 - 2020 | Formadora de 27 ações de formação ministradas com o título: LITERATURA PARA A INFÂNCIA – DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS, na ESES, APEI, Escolas e Jardins de Infância particulares, Bibliotecas e Câmaras Municipais | LITERATURA PARA A INFÂNCIA – DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS (Curso médio) | Ana Mourato Lda, Portugal |
2009 - 2019 | Formadora de 14 ações intituladas: OS MEDOS E OS LOBOS NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA | OS MEDOS E OS LOBOS NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA (Curso médio) | Ana Mourato Lda, Portugal |
2018 - 2018 | APEI - POTENCIAL DO LIVRO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA EM BERÇÁRIO, CRECHE E PRÉ ESCOLAR - SELEÇÃO, DINÂMICAS DE EXPLORAÇÃO E MEDIAÇÃO | POTENCIAL DO LIVRO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA EM BERÇÁRIO, CRECHE E PRÉ ESCOLAR - SELEÇÃO, DINÂMICAS DE EXPLORAÇÃO E MEDIAÇÃO (Curso médio) | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2017 - 2017 | Formadora de 2 ações de formação ministradas com o titulo: O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM CRECHE , em Câmaras Municipais e Bibliotecas | O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM CRECHE (Outros) | |
2017 - 2017 | AULA ABERTA no ISEC - "O livro e as estórias na relação humana" Aula aberta na pós graduação “Arte de contar estórias” . ISEC (Instituto de Educação e Ciências). Lisboa (2h) | Arte de contar estórias (Pós-Graduação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2016/04/04 - 2016/04/04 | workshop Literatura Infantil. Dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos no dia 4 de Abril de 2016, entre as 17h e as 18h30, no âmbito da UC Comunicação e Dinâmica de Grupos da Licenciatura em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Conteúdos: Literatura para a infância como mediadores do desenvolvimento emocional; Suportes de Literatura para a infância com itinerários de leitura e intertextualidade entre contos; Selecionar livros adequados às diferentes etapas do desenvolvimento. | Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) | instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal |
2011 - 2016 | SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA - Formadora. Ministrou módulos do curso de Técnicos de Ação Educativa (Psicologia do desenvolvimento Infantil; Animação em creche e Jardins de Infância) e Agente em Geriatria (Animação em Lares e Centros de dia, Psicologia da velhice). | (Curso Técnico Superior Profissional) | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
2011 - 2014 | MARIA ULRICH - Formadora da Escola Profissional Pedagogia Social da Escola Superior de Educadoras de Infância Maria Ulrich a lecionar a disciplina de Literatura Infantil. | UC de Literatura Infantil. (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2004 - 2011 | IEFP - Formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Lisboa de Cursos de Educação e Formação de adultos no curso de Técnicos de Ação Educativa (Técnicas animação; Dinamização de atividades lúdico-expressivas na área de expressão musical, plástica e dramática; atividades pedagógicas de acompanhamento estudo e tempos livres; técnicas de expressão e atividades praticas em creche; desenvolvimento infantil; relacionamento empático e afetivo) Desde: 2004 | curso de Técnicos de Ação Educativa (Ensino secundário) | Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal |
2010 - 2010 | ISPA - 1º CURSO AVANÇADO (50h) carteira de ações do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) com a seguinte temática: O CONTO COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL | 1ª CURSO AVANÇADO (50h) O CONTO COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL (Curso médio) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2001/10 - 2002/07 | SOCIEDADE A VOZ DO OPERÁRIO - Psicóloga Educacional/Formadora. Planeou e ministrou o “Curso de Formação Pedagógica para Ajudantes de Ação Educativa” com os seguintes temas: As diferentes fases do crescimento da criança e do adolescente; O papel do ajudante de ação educativa na dinâmica institucional; Conflitos e gestão de conflitos; Abordagem às novas tecnologias de informação e comunicação; Higiene e segurança no trabalho. Período: Set de 2001 a Maio de 2002. Local: Voz do Operário. (320h) | Curso de Formação Pedagógica para Ajudantes de Ação Educativa (Ensino secundário) | Sociedade A Voz do Operário, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos | MEMBRO EFETIVO DA OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) |
2001 - Atual | SÓCIA EFETIVA da SPPC (Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica) | Sócia |
2002 - 2006 | ADEC - Responsável, coordenadora e animadora do Espaço Lúdico num Jardim de Infância pertencente ao Projeto Espaços Lúdicos | Psicóloga |
1997 - 2000 | ATLA - Membro da Equipa de organização de projetos de Animação Ambiental da ATLA (Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental de Alfama). Dirigido: crianças dos 3 aos 12 anos. | |
1998/10 - 1999/07 | ATLA - Organização e concretização de um projeto de ecoteca com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita, no âmbito da educação ambiental; Colaboração em projetos de intervenção comunitária numa UNIVA (Unidade de Inserção dos Jovens na Vida Ativa); Colaboração na equipa de organização, concretização e avaliação de projetos de animação sócio-cultural e ambiental | Psicóloga |