???global.info.a_carregar???
Psicóloga (Infância e adolescência), Professora Auxiliar Convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE UL) e Professora Ajunta Convidada da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), Investigadora Doutorada Integrada na Unidade de I&D do Centro de Investigação e Qualidade de Vida (CIQV) do Instituto Politécnico de Santarém. Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa- Instituto de Educação (UL – IE); Mestre em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE - UL); Licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA); Psicoterapeuta Candidata da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica (SPPC), Pós graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa (UCP); Curso Formación Permanente “Literatura infantil, prácticas psicoanalíticas y expansión de la capacidad simbólica” pela Facultad de Psicología da Universidad de la República de Uruguay; certificada como formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO – 31738/12) nas áreas Psicologia/Psicossociologia; Orientação Vocacional; Psicologia da Educação; Educação (Leitura); Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Associada da Associação de Profissionais Educação de Infância (APEI), da Associação Portuguesa de Observação de Bebés - Método Bick (APOBB) e da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica (SPPC). Coordena e dinamiza, desde 2005, o projeto “Livro para a Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento” – www.anamourato.com – onde estão englobadas as seguintes valências: 1) Consultas psicologia em consultório privado; 2) “Ouvir o Falar das Letras” – Projeto de intervenção através da Contoterapia em Educação de Infância e 1º Ciclo; 3) Ateliers com crianças (Livros & Desenvolvimento Infantil); 4) Formações no âmbito do Livro para a Infância e o desenvolvimento da criança; 5) Encontros temáticos com grupos de adultos, utilizando o livro de literatura para a infância como mediador dos encontros; 6) Supervisão e Consultoria de Projetos ligados ao livro para a infância, às ciências da educação e psicologia na infância
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato

Nomes de citação

  • Mourato, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
211C-8697-3332
ORCID iD
0000-0003-4133-7219

Endereços de correio eletrónico

  • ana.mourato@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • ana.mourato@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2023
Frequentou
Ação de capacitação para a área do ensino a distância - Edu Digital (Outros)
Especialização em EaD
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/10/05 - 2020/12/07
Concluído
Literatura infantil, prácticas psicoanalíticas y expansión de la capacidad simbólica (Postgraduate Certificate)
Especialização em psicanálise, literatura infantil
Facultad de Psicología Universidad de la República, Uruguai
9 (0 a 10)
2017 - 2020
Concluído
Acreditada como formadora CCPFC (Diploma de especialização)
Especialização em A47 Psicologia/Psicossociologia; B10 – Orientação Vocacional; B13 – Psicologia da Educação; B9l Educação (Leitura); CO3 Conceção e Organização de Projetos Educativos. Registo CCPFC/RFO – 31738/12
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2018
Concluído
Psicologia Educacional (Diploma de especialização)
Especialização em Psicologia Educacional
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2011/10 - 2016
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Perceção dos Educadores sobre as Potencialidades do Livro de Literatura para a Infância." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008 - 2009
Concluído
Pós Graduação em Livro Infantil (Pós-Graduação)
Especialização em Livro Infantil
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
16
2006 - 2009
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e Leitura
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"O conto infantil como mediador e contentor ao longo do desenvolvimento. Estudo de caso: Projeto Ouvir o Falar das Letras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001 - 2005
Concluído
Formação em Psicoterapia psicodinâmica (Pós-Graduação)
Especialização em Psicoterapia
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Portugal
2000/04 - 2000/07
Concluído
Curso de Análise Psicodinâmica do Desenho (Outros)
Especialização em Psicoterapia
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
1994 - 1999
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Percepções sobre a Violência na Escola em Crianças de 10/11 Anos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
monografia: 18 valores| media de curso: 15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/15 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
2023 - 2024 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/10/15 - 2023/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/12/06 - 2022/07/05 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Gerente Empresa "Saúde Mental e Bem Estar na Infância" Ana Mourato Lda, Portugal
Saúde Mental e Bem Estar na Infância, Portugal
2018 - Atual Formadora Ação: O LIVRO NO PRÉ-ESCOLAR – ESTIMULO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM Ana Mourato Lda, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2017 - Atual Formadora da APEI Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2011 - Atual Formadora Ação: O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? PRÁTICAS DOS 9 AOS 36 MESES do Projeto "Livro para a infância em diálogo com a psicologia do desenvolvimento" Ana Mourato Lda, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2011 - Atual Formadora Ação: LITERATURA PARA A INFÂNCIA – DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS Ana Mourato Lda, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2009 - Atual Formadora da Ação: OS MEDOS E OS LOBOS NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA Ana Mourato Lda, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2008 - Atual Formadora da ação: SELEÇÃO DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA ASSOCIADA ÀS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO Ana Mourato Lda, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2005 - Atual Coordenadora e dinamizadora de WEBINARS SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL e LITERATURA PARA A INFÂNCIA Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2005 - Atual Coordenadora e dinamizadora de PROJETO "LIVRO PARA A INFÂNCIA EM DIÁLOGO COM A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO" www.anamourato.com Ana Mourato Lda, Portugal
Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
(...)
2021/02/24 - 2021/02/24 Formadora webinar na ESES Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Consultora na Câmara de Oeiras - Divisão de Bibliotecas Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
Bibliotecas Municipais de Oeiras, Portugal
2017 - 2017 Formadora ação: O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM CRECHE Ana Mourato Lda, Portugal
Ana Mourato Lda, Portugal
2016/04/04 - 2016/04/04 Formadora convidada para aula no IE da Universidade de Lisboa instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
2011 - 2016 Formadora na SCML Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2011 - 2014 Formadora na MARIA ULRICH Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Consultoria na Biblioteca de Torres Vedras Municipio de Torres Vedras, Portugal
Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Portugal
2004 - 2011 Formadora no IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2010 - 2010 Formadora Curso ISPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2002 - 2006 Psicóloga em projeto de animação ADEC Associação para o Desenvolvimento Educativo de Cascais, Portugal
ADEC Associação para o Desenvolvimento Educativo de Cascais, Portugal
2000 - 2006 Psicóloga Gabinete de Apoio Psicológico, Portugal
Gabinete de Apoio Psicológico, Portugal
2001 - 2002 Formadora na VOZ DO OPERÁRIO Sociedade A Voz do Operário, Portugal
Sociedade A Voz do Operário, Portugal
2000/05 - 2000/06 Psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL), Portugal
Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL), Portugal
1997 - 2000 Psicóloga Educacional ATLA - Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental de Alfama, Portugal
ATLA - Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental de Alfama, Portugal
1998/10 - 1999/07 Psicóloga Educacional Associação de Tempos Livres de Alfama, Portugal
Associação de Tempos Livres de Alfama, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Mourato, Ana; Carvalho, Carolina; Soromenho, Gilda. "Questionário de Conhecimento sobre Literatura para a Infância". Revista Interacções 17 60 (2021): 170-195. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1342.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mourato, Ana. "Mediação da leitura na primeira infância - a pertinência das diferentes linguagens da relação do adulto com o bebé/ criança.". In Uma viagem à Primeira Infância. Portugal: Universidade do Algarve (ISBN 978-989-8859-90-7), 2020.
    Publicado
  2. Mourato, Ana. "Projeto “Ouvir o falar das letras”. O conto infantil como mediador do desenvolvimento emocional.". In Atas do 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 415-423. Braga, Portugal: CIEC- Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mourato, Ana. Devaneios Poéticos de um bebé. Portugal: Edição de autor. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mourato, Ana. "Projeto “Ouvir o falar das letras”. O conto infantil como mediador do desenvolvimento emocional.". Trabalho apresentado em 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2011.
Tese / Dissertação
  1. Mourato, Ana Martins, 1976-. "Perceção dos educadores sobre as potencialidades do livro de literatura para a infância". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24342.
  2. Mourato, Ana Martins, 1978-. "O conto infantil como mediador e contentor ao longo do desenvolvimento : estudo de caso : projecto Ouvir o Falar das Letras". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/904.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/08/06 Fomento del pensamiento introyectivo del niño a través de la mediación del libro álbum. LA CREATIVIDAD, ESA HUMANA EXPERIENCIA. Diálogos del psicoanálisis con otras disciplinasXI Congreso Internacional APU
Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU) (Uruguai, Uruguai)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021 COORIENTAÇÃO da tese de mestrado: Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em Educação Pré-Escolar
Coorientador
Mestrado Pré Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/02/24 - 2021/02/24 Dinamização da sessão “Ler livros a Bebés? Porquê? Como?“, no âmbito do programa “ÀS QUARTAS NO CAP”, que se realizou, via zoom, no dia 24 de fevereiro de 2021, das 14h30 às 16h30 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Encontro
“Ler livros a Bebés? Porquê? Como?“, no âmbito do programa “ÀS QUARTAS NO CAP”,
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/01/13 - 2021/01/13 Seminário "Livro para a Infância - Técnicas de Mediação da Leitura e de Relação / Interação com um grupo de bebés", no III Ciclo de Seminários - Reflexões e Debates à Volta da Infância 2021 da Escola Superior de Educação de Lisboa
Seminário
Mediação da Leitura e de Relação / Interação com um grupo de bebés, no III Ciclo de Seminários - Reflexões e Debates à Volta da Infância
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/10/21 - 2020/10/22 COMUNICAÇÃO no 9º Encontro de Literatura Infantojuvenil. Literatura Infantojuvenil, inclusão e cidadania – “A importância do contexto simbólico da literatura para a infância na inclusão”. Na Biblioteca Municipal de Estarreja. ZOOM
Encontro
9º Encontro de Literatura Infantojuvenil. Literatura Infantojuvenil, inclusão e cidadania – “A importância do contexto simbólico da literatura para a infância na inclusão”.
Biblioteca Municipal de Estarreja, Portugal
2019 - 2019 COMUNICAÇÃO - Comunicação no Encontro AvisEstórias – “O segredo do livro e da leitura no acolhimento do leitor”. Na BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AVIS. Avis
Encontro
Comunicação no Encontro AvisEstórias – “O segredo do livro e da leitura no acolhimento do leitor”.
Biblioteca Municipal de Avis, Portugal
2019 - 2019 COMUNICAÇÃO - no Diálogo 4 – “Psicologia e Literatura” -ciclo de diálogos “Psicologia, Artes e outros saberes” integrado nas comemorações dos 30 anos da SPPC. Na Ler Devagar. Lisboa
Mesa-redonda
Diálogo 4 – “Psicologia e Literatura” -ciclo de diálogos “Psicologia, Artes e outros saberes”
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Portugal
2019 - 2019 COMUNICAÇÃO - no II Encontro de saúde e educação na Universidade do Algarve (UAL) - “Mediação da leitura na primeira infância - a pertinência das diferentes linguagens da relação do adulto com o bebé/ criança”. Algarve
Encontro
II Encontro de saúde e educação na Universidade do Algarve (UAL) - “Mediação da leitura na primeira infância - a pertinência das diferentes linguagens da relação do adulto com o bebé/ criança”.
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2018 - 2018 SESSÃO CENTIFICA - Sessão científica “Livro para a infância em diálogo com a psicologia do desenvolvimento” comentário: Teresa Sá na SPPC (Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica). Lisboa
Mesa-redonda
Sessão científica “Livro para a infância em diálogo com a psicologia do desenvolvimento” comentário: Teresa Sá na SPPC (Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica).
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Portugal
2017 - 2017 COMUNICAÇÃO - Psicanálise dos contos de fadas no Édipo em Alexandria- conversas na Biblioteca da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Obra: The uses of enchantment (psicanálise dos contos de fadas) - Bruno Bettelheim (1976) Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Lisboa.
Encontro
Psicanálise dos contos de fadas no Édipo em Alexandria- conversas na Biblioteca da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Obra: The uses of enchantment (psicanálise dos contos de fadas) - Bruno Bettelheim (1976)
Sociedade Portuguesa da Psicanalise, Portugal
2017 - 2017 OFICINA- IV Encontro de Literatura para a Infância: Segredos por contar. Oficina: Acordar segredos de um livro álbum acolhendo o leitor. ESE de Lisboa
Encontro
IV Encontro de Literatura para a Infância: Segredos por contar. Oficina: Acordar segredos de um livro álbum acolhendo o leitor.
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 COMUNICAÇÃO- Encontro SER BEBÉ XII – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento. APEI na UTAD
Encontro
Encontro SER BEBÉ XII – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2017 - 2017 COMUNICAÇÃO - Encontro SER BEBÉ XI – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento. APEI na ESE de Beja
Encontro
Encontro SER BEBÉ XI – A educação na primeira infância: conceções modelos e perspetivas. Comunicação: O projeto Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento.
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal

Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 COMUNICAÇÃO - 3º Colóquio Internacional LER e SER – Os desafios das escolas do século XXI. Painel 4 - Boas práticas: Das escolas às empresas. Biblioteca Almeida Garret. Porto
Mesa-redonda
3º Colóquio Internacional LER e SER – Os desafios das escolas do século XXI. Painel 4 - Boas práticas: Das escolas às empresas.
Biblioteca Almeida Garret, Portugal
2016 - 2016 OFICINA - III Encontro de Literatura para a Infância “A natureza dos livros”. Oficina: A natureza de um (bom) livro e o desenvolvimento emocional na infância. ESE de Lisboa.
Encontro
III Encontro de Literatura para a Infância “A natureza dos livros”. Oficina: A natureza de um (bom) livro e o desenvolvimento emocional na infância
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 OFICINA - I Encontros de Literatura para a Infância "Textos em diálogo". - Oficina: Literacia na Primeira Infância. ESE de Lisboa
Encontro
I Encontros de Literatura para a Infância "Textos em diálogo". - Oficina: Literacia na Primeira Infância
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 COMUNICAÇÃO - I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Comunicação: "O conto como mediador do desenvolvimento emocional". Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Lisboa
Congresso
I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Comunicação: "O conto como mediador do desenvolvimento emocional"
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2008 - 2008 COMUNICAÇÃO - XXI Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Título da conferência: "O projeto Ouvir o Falar das Letras - O conto como organizador do psiquismo - conta-me uma história". Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Lisboa
Congresso
XXI Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Título da conferência: "O projeto Ouvir o Falar das Letras - O conto como organizador do psiquismo - conta-me uma história"
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Sociedade Portuguesa da Psicanalise, Portugal
2002 - 2002 COMUNICAÇÃO - Colóquio para Educadoras de Infância. Apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho” - abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.). Instituto Jean Piaget. Lisboa
Congresso
olóquio para Educadoras de Infância. Apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho” - abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.).
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2001 - 2001 COMUNICAÇÃO - XXIII congresso do Movimento da Escola Moderna. Título da apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho” - abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.). Évora
Congresso
XXIII congresso do Movimento da Escola Moderna. Título da apresentação: “Ufa! Ou como alguém dizia...Caminhando se faz caminho” - abordagem da dinâmica de uma ATL de acordo com técnicas e estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna (M.E.M.)
Movimento da Escola Moderna, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07/18 Educação Ambiental na Reserva Natural do Cavalo Sorraia e Paul da Gouxa
Orientador
Abalanteia Martinho Nab (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/03/24 A ÁREA DAS EXPRESSÕES EM CONTEXTO DE ATL Desafios e oportunidades no trabalho com crianças
Arguente
Carolina dos Santos Rocha Pato (Mestrado)
instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
2022 “Os Medos em crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico”
Arguente
Cristiana Alexandra Ribeiro Silva: (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 “A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico”,
Arguente
Andreia Sofia Santos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/11/17 Técnicas de mediação de leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escola
Orientador
Ana Soraia Velez Aranha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/11/11 O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idades
Arguente
Márcia Sofia Roque Gomes Amaro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2019 CONSULTORIA - Consultoria realizada com a Direção das Bibliotecas de Oeiras sobre a forma de potencializar o trabalho em rede das equipas do sector Infantil das três bibliotecas municipais, nomeadamente: Biblioteca Municipal de Algés (BMA), Biblioteca Municipal de Carnaxide (BMC) e Biblioteca Municipal de Oeiras (BMO). Oeiras Bibliotecas Municipais de Oeiras, Portugal

Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
2012 - 2012 CONSULTORIA - Supervisão e consultoria na formação e criação do projeto Bebéteca com a equipa da Biblioteca Municipal de Torres Vedras. Torres Vedras Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Seminário de Apoio ao Estágio Curricular/Projeto de Intervenção/Dissertação Educação Social e Intervenção Comunitária
2024 - Atual Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche Educação Pré-Escolar
2024 - Atual Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
2024 - Atual Dinâmicas de Grupo Educação Ambiental e Turismo de Natureza
2024 - Atual Investigação na Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar
2024 - Atual Linguagens e Comunicação Educação Pré-Escolar
2024 - Atual Mediação e Resolução de Conflitos Educação Social
2024 - Atual Prática de Ensino Supervisionada - Creche Educação Pré escolar
2024 - Atual Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico - 1.º e 2. anos 1ºCEB e Matemática e Ciências Naturais 2ºCEB
2024 - Atual Psicossociologia das instituições educativas Administração Educacional
2024 - Atual Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue Educação Básica
2024 - Atual Psicologia da Comunicação Design Digital
2024 - Atual Psicossociologia da Comunicação Produção Multimédia em Educação
2024 - Atual Transições e Vulnerabilidades Educação Social e Intervenção Comunitária
2024 - Atual Psicologia do Desenvolvimento Educação e Formação instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
2021/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em jardim de Infância Mestrado em Educação Pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - Atual Investigação em Educação e Problemas Sociais LEBA20410 (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/10 - Atual Mediação e Resolução de Conflitos LESO10169 (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Investigação da prática de ensino supervisionada MEPRE017 (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Prática de Ensino Supervisionada - Creche MEPRE005 (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Creche MEPRE018 (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche Mestrado Educação pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2023 - 2024 Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche Mestrado Educação pre escolar e 1 ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Dinâmicas de Grupo Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura)
2023 - 2024 Fundamentos Psicológicos da educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Linguagens e Comunicação Mestrado Educação Pre Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Mediação e Resolução de Conflitos Licenciatura Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Investigação na Prática de Ensino Supervisionada Mestrado Pré escolar e 1Ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Modelos de Intervenção em Educação Social Mestrado Educação Social Intervenção Comunitária (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Prática de Ensino Supervisionada - Creche Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância Mestrado Educação Pré Escolar Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Psicossociologia das instituições educativas Mestrado Administração Educacional (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Saúde e Vulnerabilidades na Infância Mestrado Matemática Ciências Naturais, Mestrado Educação Pré Escolar, Mestrado Educação Pre escolar E 1Ciclo Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue Licenciatura em Educação Básica 1 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023 - 2024 Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado)
2022/10/15 - 2023/01/15 Dinâmicas de Grupo Licenciatura em Educação Ambiental e Animação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/10/15 - 2023/01/15 Fundamentos Psicológicos da Educação Licenciatura educação básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/10/15 - 2023/01/15 Linguagens e Comunicação Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/10/15 - 2023/01/15 Prática de Ensino Supervisionada - Creche Mestrado Educação Pre escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/10/15 - 2023/01/15 Psicossociologia das instituições educativas Mestrado em Administração Educativa (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/09/15 - 2023/01/15 Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche Mestrado em Educação Pré Escolar Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/10/15 - 2023/01 Mediação e Resolução de Conflitos Licenciatura em educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Iniciação à Prática Profissional I - Contextos de Creche e Jardim de Infância Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue Licenciatura em educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância Mestrado Educação Pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/09 - 2022/02 Fundamentos Psicológicos da Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/09/16 - 2022/01 Iniciação à Prática Profissional II - Contextos de Jardim de Infância e 1º CEB Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/09 - 2022/01 Didática da Educação de Infância - Creche Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/09 - 2022/01 Mediação e Resolução de Conflitos Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/12 - 2022 Psicossociologia das Instituições Mestrado em Administração Educacional - Ciências da Educação (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2022 Investigação na Prática de Ensino Supervisionada Mestrado em Educação Pré Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2022 Dinâmicas de Grupo Licenciatura Educação Ambiental e Turismo da Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2022 Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005 - 2021/11 WEBINARS - DESENVOLVIMENTO INFANTIL VS LITERATURA PARA A INFÂNCIA - Coordenadora e dinamizadora de encontros temáticos (94 encontros temáticos realizados até à data) com pais e profissionais da área da educação de infância, psicologia e bibliotecas em relação a temáticas que englobam o desenvolvimento infantil e a literatura para a infância (birras e descontrolos emocionais, limites organizadores da infância, medos e da criança, pais suficientemente bons, processos de autonomia) ¿ Presencial e em ZOOM WEBINARS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL VS LITERATURA PARA A INFÂNCIA (Outros) Ana Mourato Lda, Portugal
2021/04 - 2021/06 Literacia Emocional através das Estórias Pós Graduação Arte de Contar Estórias (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020/12/06 - 2021/02/05 Fundamentos Psicológicos da Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008 - 2021 Formadora de 15 ações intituladas: SELEÇÃO DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA ASSOCIADA ÀS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO na ESES, APEI, Escolas e Jardins de Infância privados, Bibliotecas e Câmaras municipais. SELEÇÃO DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA ASSOCIADA ÀS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO (Curso médio) Ana Mourato Lda, Portugal
2020/10 - 2020/12 Linguagem e comunicação MEPRE001 (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2011 - 2020 Formadora de 31 acções de formação ministradas com o título: O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? PRÁTICAS DOS 9 AOS 36 MESES - Na ESES, APEI, Escolas e Jardins de Infância particulares, Bibliotecas, Câmaras Municipais O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? PRÁTICAS DOS 9 AOS 36 MESES (Outros) Bibliotecas, Câmaras Municipais e Estabelecimentos Educativos, Portugal
2011 - 2020 Formadora de 27 ações de formação ministradas com o título: LITERATURA PARA A INFÂNCIA – DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS, na ESES, APEI, Escolas e Jardins de Infância particulares, Bibliotecas e Câmaras Municipais LITERATURA PARA A INFÂNCIA – DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS (Curso médio) Ana Mourato Lda, Portugal
2009 - 2019 Formadora de 14 ações intituladas: OS MEDOS E OS LOBOS NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA OS MEDOS E OS LOBOS NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA (Curso médio) Ana Mourato Lda, Portugal
2018 - 2018 APEI - POTENCIAL DO LIVRO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA EM BERÇÁRIO, CRECHE E PRÉ ESCOLAR - SELEÇÃO, DINÂMICAS DE EXPLORAÇÃO E MEDIAÇÃO POTENCIAL DO LIVRO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA EM BERÇÁRIO, CRECHE E PRÉ ESCOLAR - SELEÇÃO, DINÂMICAS DE EXPLORAÇÃO E MEDIAÇÃO (Curso médio) Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2017 - 2017 Formadora de 2 ações de formação ministradas com o titulo: O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM CRECHE , em Câmaras Municipais e Bibliotecas O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM CRECHE (Outros)
2017 - 2017 AULA ABERTA no ISEC - "O livro e as estórias na relação humana" Aula aberta na pós graduação “Arte de contar estórias” . ISEC (Instituto de Educação e Ciências). Lisboa (2h) Arte de contar estórias (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016/04/04 - 2016/04/04 workshop Literatura Infantil. Dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos no dia 4 de Abril de 2016, entre as 17h e as 18h30, no âmbito da UC Comunicação e Dinâmica de Grupos da Licenciatura em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Conteúdos: Literatura para a infância como mediadores do desenvolvimento emocional; Suportes de Literatura para a infância com itinerários de leitura e intertextualidade entre contos; Selecionar livros adequados às diferentes etapas do desenvolvimento. Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) instituto de educação da universidade de lisboa, Portugal
2011 - 2016 SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA - Formadora. Ministrou módulos do curso de Técnicos de Ação Educativa (Psicologia do desenvolvimento Infantil; Animação em creche e Jardins de Infância) e Agente em Geriatria (Animação em Lares e Centros de dia, Psicologia da velhice). (Curso Técnico Superior Profissional) Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2011 - 2014 MARIA ULRICH - Formadora da Escola Profissional Pedagogia Social da Escola Superior de Educadoras de Infância Maria Ulrich a lecionar a disciplina de Literatura Infantil. UC de Literatura Infantil. (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2004 - 2011 IEFP - Formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Lisboa de Cursos de Educação e Formação de adultos no curso de Técnicos de Ação Educativa (Técnicas animação; Dinamização de atividades lúdico-expressivas na área de expressão musical, plástica e dramática; atividades pedagógicas de acompanhamento estudo e tempos livres; técnicas de expressão e atividades praticas em creche; desenvolvimento infantil; relacionamento empático e afetivo) Desde: 2004 curso de Técnicos de Ação Educativa (Ensino secundário) Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2010 - 2010 ISPA - 1º CURSO AVANÇADO (50h) carteira de ações do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) com a seguinte temática: O CONTO COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL 1ª CURSO AVANÇADO (50h) O CONTO COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL (Curso médio) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2001/10 - 2002/07 SOCIEDADE A VOZ DO OPERÁRIO - Psicóloga Educacional/Formadora. Planeou e ministrou o “Curso de Formação Pedagógica para Ajudantes de Ação Educativa” com os seguintes temas: As diferentes fases do crescimento da criança e do adolescente; O papel do ajudante de ação educativa na dinâmica institucional; Conflitos e gestão de conflitos; Abordagem às novas tecnologias de informação e comunicação; Higiene e segurança no trabalho. Período: Set de 2001 a Maio de 2002. Local: Voz do Operário. (320h) Curso de Formação Pedagógica para Ajudantes de Ação Educativa (Ensino secundário) Sociedade A Voz do Operário, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Ordem dos Psicólogos MEMBRO EFETIVO DA OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses)
2001 - Atual SÓCIA EFETIVA da SPPC (Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica) Sócia
2002 - 2006 ADEC - Responsável, coordenadora e animadora do Espaço Lúdico num Jardim de Infância pertencente ao Projeto Espaços Lúdicos Psicóloga
1997 - 2000 ATLA - Membro da Equipa de organização de projetos de Animação Ambiental da ATLA (Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental de Alfama). Dirigido: crianças dos 3 aos 12 anos.
1998/10 - 1999/07 ATLA - Organização e concretização de um projeto de ecoteca com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita, no âmbito da educação ambiental; Colaboração em projetos de intervenção comunitária numa UNIVA (Unidade de Inserção dos Jovens na Vida Ativa); Colaboração na equipa de organização, concretização e avaliação de projetos de animação sócio-cultural e ambiental Psicóloga